quarta-feira, agosto 01, 2012

Reunião inédita: OE reúne com SEES, A3ES e DGES (sobre desregulação da oferta formativa)!

.
"A Ordem dos Enfermeiros (OE) reuniu, a 24 de Julho, com a Secretaria de Estado do Ensino Superior (SEES), com a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e com a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES). Tratou-se de uma reunião de trabalho solicitada pela OE a 25 de Junho de 2012 e que, pela primeira vez, reuniu representantes das quatro entidades acima referidas.
.
Em discussão estiveram assuntos como a desregulação da oferta formativa para a Enfermagem, bem como as questões relacionadas com a atribuição do título de enfermeiro especialista. Deste encontro de trabalho resultou a inequívoca constatação de que tanto o Ministério da Educação e Ciência como a Ordem dos Enfermeiros defendem que, de acordo com a legislação em vigor, apenas os Cursos de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem (CPLEE) dão acesso à atribuição do título de enfermeiro especialista.
.
Recorde-se que estes cursos são regulados pelo Ministério da Educação e Ciência e sujeitos à emissão de parecer por parte da OE. Salienta-se que a entrada em vigor do novo regime jurídico dos graus e diplomas do Ensino Superior originou a actual desregulação da oferta formativa. Esta realidade tem gerado situações em que a OE se vê impossibilitada de atribuir o título profissional de Enfermeiro Especialista por falta de cumprimento dos requisitos legais." link

Comments:
..Já lá vai uma semana!

Se a Ordem não põe ordem nisto, estamos desgraçados
 
Ora toma.
Germano no seu melhor.
 
Se for para sermos levados a sério como aconteceu na proposta de redução de vagas, estamos fo....
 
A Ordem no seu melhor. Realmente...
 
Isto sim, é uma boa iniciativa...

http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Femprego.forumenfermagem.org%2F&h=5AQH6D90y
 
finalmente. bem hajam

desassossego
 
corrigido:

http://emprego.forumenfermagem.org
 
Ora aqui está o tolo no meio da ponte.
Enquanto as Augustas figuras da OE devia ter simplificado o processo de especializção dos enfermeiros nos serviços onde aprendem a ser mestres, quiseram continuar a fazer as formações pós escolares.
Agora nem uma coisa nem outra coisa.
Aqui está uma boa oportunidade de copiarem outras Ordens.
Afinal a OE tem ou não competência para atribuir o título de especilista?
Era nestas coisas que o Germano se devia entreter, assim como a dar caça e coça aos curandeiros em vez de andar a fazer de sindicalista liliputiano.
Se ele fizesse isso, até podia haver mais lugares para enfermeiros desempregados.
Agora até os calistas ou podofilos ganham 25 euros nas consultas no pingo de mel doce. Já só estão a 4 euros das consultas dos médicos...
Um dia ainda os vamos ver a impedirem os enfermeiros de tratarem de borla os pés dos diabéticos.
Aqui está outro tema para os Germanicos cuidarem.
Trabalhinho com cunho exclusivo da Ordem não lhes falta. Só que esse tem mosquitos e não tem o terreno lavrado. è preciso lavrá-lo para lançar a semente.
O dos Sindicatos já está lavrado e é mais fácil fazer figura (triste)!
 
A minha alma está quase parva; andei à procura do link do SE, que tenho uma vaga ideia que já esteve no seu B, sr. DE e não encontrei!
Foi saneamento político ou problema de odores?
DE diga coisas, p.f.
 
Já vai tarde! As vagas para este ano já foram disponibilizadas!
 
Mas não disse por que não aparece o link para Sindicato dos Enfermeiros (SE). Será que é por um estar no bom caminho e o outro não?!
Qual deles?
 
Realmente, tenho pena que o site do SE (sindicato dos Enfermeiros) não figure nos links ao lado; é que o SEP é bastante criticado pelo DE e restante enfermagem, assim como o SE, ok. E mesmo que tenha havido alguma fricção de opiniões entre DE e SE, creio que deveriam ser ultrapassadas, no sentido de que, Sindicatos, não é só SEP (ainda mais um sindicato tão... enfim...) e o SE, apesar de haver quem goste e não goste, é um sindicato que já muito fez pela Enfermagem.


Mas enfim, são ditames do gestor do blog e quem manda é que sabe... espero que um dia o DE volte atrás nesta decisão; e reconheça que o Enfº Azevedo, partilha certas características, como já mencionei, com o DE; homens que agitem as águas, que abanem as estruturas, que não tenham medo de por em cheque sequer os próprios colegas enfºs quando fazem caca e coloquem em risco o bom nome da Enfermagem =)
 
Viva A empreendedora do Cartaxo Srª Enfermeira Albertina Mendonça, e a revista da OE ainda publicita isto.

“Anónimo disse...
Oh! DE estou estupefacto perante a falta de horizonte visão de alguns colegas que se acham o máximo, e o que fazem é diminuírem a imagem social dos enfermeiros nas pequenas coisas do dia a dia , é que não são os clientes ou a sociedade que não nos valorizam, são os próprios enfermeiros e o mais triste, é que sem terem consciência desse facto.
Ora ao ler um artigo da revista da ordem dos enfermeiros nº 42 de Julho de 2012 deparo-me com um artigo em que apresenta a UCC do Cartaxo coordenada pela Sª Enfª Albertina Mendonça, no qual é apresentada a EQUIPA MULTIDISCIPLINAR:10 profissionais na equipa nuclear- sete enfermeiros (das quais duas são especialistas de Enfermagem comunitária e um terceiro elemento tem a especialização feita na mesma área.
Uma fisioterapeuta (Drª Ana Patrícia Costa), uma terapeuta ocupacional (Drª Vanda Varela) e uma assistente Administrativa (Helena Gomes) e 6 profissionais a tempo parcial- dois enfermeiros especialistas em enfermagem de saúde materna e obstetrícia e em enfermagem saúde infantil e pediátrica, uma enfermeira com especialização em saúde mental e psiquiátrica, um clínico especialista em medicina geral e familiar ( Dr. Pedro Alves), uma higienista oral ( Drª Célia Nunes), uma psicóloga ( Drª Ana Filipa Gonçalves), uma cardiopneumologista (Drª Sandra Rodrigues). Teve uma técnica de serviço social em estágio.
Srª Enfermeira Albertina Mendonça espero que na sua UCC o mapa de pessoal não seja assim descrito , porque está a induzir em erro a população que a senhora tanto quer assistir. Os seus enfermeiros nenhum é licenciado? pois apresenta outros profissionais como doutores:
Cardiopneumologista- é técnica de,. cardipneumologia; higienista oral, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional etc., descrimina-os pelos nomes e aos enfermeiros apresenta-os deste modo: x são isto x são aquilo sem os descriminar pelo nome. Mais grave determinados enfermeiros são especialistas outros são especializados (pergunto-lhe esses especializados não têm mencionado na cédula profissional enfermeiro especialista? Têm não têm , então srª enfermeira são especialistas). Quando designar um enfermeiro da sua unidade dê-lhe o mesmo tipo de tratamento uma enfermeira (Drª..........).Depois queremos ser valorizados com os próprios cromos que nos dirigem a promoverem a subalternização.Não fique com a impressão que concordo com o tratamento por Dr. porque não concordo, cada um devia ser chamado pelo nome da sua profissão e não confundir o cliente com tanto "doutor".
Aproveito para informa-la que não se designa técnica de serviço social, mas técnica superior de serviço social e já não há a categoria de técnica administrativa, mas de assistente técnica. Para terminar a OE a gastar dinheiro num spot publicitário nas televisões e os próprios enfermeiros no seu dia a dia a darem tiros no pé.”

 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!