quarta-feira, agosto 01, 2012

Selva formativa!

(Clicar para ampliar e ler)
.
A sensatez findou-se. Já não interessa (é irrelevante!) a formação pré-graduada de cada profissional (que servirá de base de sustentação teórico-prática à formação pós-graduada),  o seu campo de actuação, a segurança dos utentes e a qualidade dos cuidados. O que se pretende  é formar, formar, formar, vender, vender, vender. A quem? Não interessa; basta que pague. O resto não interessa!
.
Chegou a anarquia formativa! Doravante, o propósito de cada profissional será progressivamente extinto e dar-se-à início a uma era concorrencial, muito menos circunscrita, pouco regulada, onde cada classe terá de se munir dos melhores argumentos científicos, técnicos e práticos para angariar "clientes" e convencer os empregadores a optar pela sua contratação (e não por outro profissional de outra classe)!
.
No futuro um utente pode ter um penso complexo prescrito e executado por um Fisioterapeuta e um TAC realizado por um Farmacêutico...

Comments:
A isto se chama "mix skills"!!! Não era o DE um grande adepto disto?? Não usava o termo para agumentar tentativas absurdas de usurpação de funções Medicas??

Pois, pensava que so funcionava num sentido?? olhe que não...
 
"O que eu pergunto é porque acontece isto? Na minha opinião, em primeiro lugar, porque a enfermagem abrange tantos campos de actuação que não nos conseguimos tornar "especialistas" em nenhuma campo específico, não conseguimos ser insubstituíveis em nada, o que é muito perigoso para uma profissão. Em segundo lugar, porque, começando na nossa Ordem e terminando nos próprios profissionais, só vejo preocupação que os AAM (ou AO) não usurpem funções como "levar a comida à boca do doente" ou "lavar as costas do doente no chuveiro" (a "optimização da fralda" nem os AAM querem), as outras funções, mais complexas, mais diferenciadas, com mais visibilidade mas também responsabilidade estão à disposição de quem as quiser roubar e até somos nós que lhes ensinamos as técnicas (pela ambição de mais "meia dúzia de tostões"). Quando daremos conta que nos vendemos a nós próprios?"

in: http://tinyurl.com/cavsq5y (2009)

P.S.: o que tem a OE a dizer sobre (mais) isto? Para quando uma definição concreta do acto de enfermagem?
 
a ordem que intervenha. pois se os enfermeiros estão proibidos de formar outros profissionais que não enfermeiros em assuntos que não lhes dizem respeito os "senhores professores enfermeiros" também não.
 
"Já não interessa (é irrelevante!) a formação pré-graduada de cada profissional (que servirá de base de sustentação teórico-prática à formação pós-graduada)"

A enfermagem serve de sustentação teórico-prática para alguma coisa?
 
Esperemos que a Ordem não se fique por fotografias e dizeres mas que passe JÁ ao ataque, a esta humilhação e usurpação d actos de enfermagem!
 
Depois fazem uma pós-graduação e acham que são especialistas em tratamento de feridas e andam para ai a prometer curas milagrosas para feridas cronicas, em doentes com multi patologias, trazem novidades e dizem que são os maiorais das feridas e que se os Enfermeiros em 3 ou 4 anos não conseguiram que a ferida cicatriza-se é porque são ignorantes, mas depois a decepção dos utentes é ainda maior, ou porque gastaram as suas poupanças no tratamento milagroso que não teve o melhor dos resultados, ou porque ainda ficaram pior do que estavam.
 
“ Anónimo disse...
A isto se chama "mix skills"!!! Não era o DE um grande adepto disto?? Não usava o termo para agumentar tentativas absurdas de usurpação de funções Medicas??

Pois, pensava que so funcionava num sentido?? olhe que não...

8/01/2012 12:55:00 AM”

Desculpe lá, mas que tem o cu a ver com as cuecas??
Acha que tem jeito um farmacêutico aprender a fazer pensos, ou um fisioterapeuta a administrar medicação?

Lembre-se que Enfermagem e Medicina, tem actos exclusivos, mas outros que são partilhados. ECD e prescrição são uns deles; lá por o enfº especialista em SMO poder fazê-lo, está a usurpar actos médicos ou está a executar actos inerentes à pratica de Enfermagem, que calham de ser parecidos com os de medicina??
É que querer a mama toda - típico de médico - é diferente de querer segurar o que a cada um deverá somente pertencer!

Tem algum jeito andarem a ensinartratamento de feridas a um nutricionista ou fisioterapeuta??
É PURAMENTE UMA PROCURA DESENFREADA de sacar euros ao incauto ou oportunista!!

Espero uma atitude da Ordem dos Enfermeiros em relação a esta pouca vergonha, DE!!!
 
Enquanto a Ordem não atacar de frente o maior cancro da Enfermagem - as Escolas - continuaremos a ver a serem vendidas as competências dos Enfermeiros a toda a gente.

Muito me preocupa que a Ordem ande a intervir em várias frentes esquecendo-se do mais importante, aquilo que tem minado a Classe por dentro.

As inúmeras Escolas de Enfermagem, muitas delas de qualidade muito duvidosa (se é que há dúvidas quanto à sua falta de qualidade) não só destroem a Enfermagem lançando muita gente para o mercado de trabalho tornando-o uma selva como lançam muitos Enfermeiros com uma formação medíocre que baixam o nível dos Cuidados de Enfermagem porque sempre nos pautamos.
A somar a isto temos o desbaratar dos actos de Enfermagem que a troco de meia dúzia de tostões vão sendo atribuídos a outras profissões.

Serve de muito a Ordem andar a lutar noutras frentes enquanto a Enfermagem vai sendo minada por dentro. Enquanto o Enf. Germano Couto não fizer desta questão a prioridade n.º1 a Enfermagem tem o seu futuro comprometido.
Já ficaria muito satisfeito e creio que já resolveria mais de metade dos problemas que enfrentamos se a Ordem fizesse da problemática das Escolas de Enfermagem a sua única prioridade pois tudo o resto é divagação enquanto isto não for resolvido.
 
Gostava de ouvir o Mauro Germano agora.

Mas o mais certo é ficar calado que nem um rato
 
Mais uma vez, 100% de acordo com o Dr. Enfermeiro!
Mas atenção: a análise deste problema leva-me para outras observações.

Isto passa-se só no Piaget.
Na Atlântica , parece que também há uns cursitos desse género. Aliás, é delicioso ver uns crominhos a fazer publicidade no Facebook a essa “banha da cobra”…


(sic transit gloria mundi)
 
"Vanessa F. disse...
Gostava de ouvir o Mauro Germano agora.

Mas o mais certo é ficar calado que nem um rato

8/01/2012 04:54:00 PM” Sim que aquilo na Católica enquanto for rendendo uns trocos, deixa cá apoiar as privadas, sobretudo a dele!! E que se fechem escolas públicas para virem mais ovelhas pastarem para as privadas certo?
 
"Lembre-se que Enfermagem e Medicina, tem actos exclusivos, mas outros que são partilhados. ECD e prescrição são uns deles; lá por o enfº especialista em SMO poder fazê-lo, está a usurpar actos médicos ou está a executar actos inerentes à pratica de Enfermagem, que calham de ser parecidos com os de medicina??"

Prescripção de medicamentos e ECD são actos partilhados pela Medicina e enfermagem?!?!? LOL você é esquizofrénico, é que só pode... Realmente essa tem sido a tentativa desmesurada da enfermeiragem, algo que não passa disso, tentativa... Obrigado pelo momento :D
 
Antes de mais deixem-me dizer que sou fisioterapeuta, que estou solidário com a classe de enfermagem e estou contra a mediocridade que se tornou a área da saúde (salários, condições de trabalho, etc...). No entanto não resisto a fazer a seguinte comparação... aos enfermeiros doí ver este tipo de formação publicitada, pois a mim doí-me ver enfermeiros pseudo-especialistas em reabilitação. Eu não quero tratar feridas, nem nunca o iria achar uma hipótese, mas porque é que os enfermeiros se acham capazes de fazer reabilitação e substituir, no mínimo, 3 profissões!!?? A especialização em enfermagem de reabilitação dura 3 semestres. É ridículo. Desculpem, mas a mim parece-me que os enfermeiros começam a provar do próprio veneno. A bola de neve formativa de enfermeiros leva-os a usurpar muitas funções que nunca serão deles. Já agora, os enf. reabilitação sabem mesmo fazer tudo aquilo que foi publicado em DR relativamente às suas competências? Parece-me que não. O bom de tudo isto é que acho que todas os profissionais da área da saúde sabem isto.
Despeço-me dizendo que nunca irei tratar feridas. Não estou formado para isso. Antes de avançarem "para cima" de outras profissões, pensem em controlar a vossa formação de base.
 
Se os Enfermeiros querem justiça, então tem de ser em relação a todas as situações. Se outro licenciado não pode aceder a formações supostamente exclusivas da área de enfermagem, o mesmo também deverá acontecer. Tal como deverá deixar de acontecer a mania de os enfermeiros acharem que sabem tudo e que podem fazer de tudo: que podem ser psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas, etc., etc. Trabalho SNS há quase 15 anos e sei bem do que estou a dizer e conheço inúmeros enfermeiros que são da mesma opinião. Quanto mais querem fazer, menos fazem naquilo em que são os principais responsáveis: os cuidados de enfermagem MESMO. Os tratamentos, os curativos, e afins. É para isso que a população quer enfermeiros, não para o resto. Ver enfermeiros de secretária é no mínimo ridículo.
 
Deveriam ver os inúmeros cursos organizados por empresas de formação destinadas exclusivamente para fisioterapeutas. Nem os enfermeiros esp. em reabilitação podem frequentar esses cursos. Outro desses exemplos é a escola sup. de osteopatia de Madrid (polo de Lisboa), uma das melhores da europa, pelo menos a de Madrid, dirigida por um osteopata e fisioterapeuta. Nenhum enfermeiro pões lá os PÉS!!
Somos uns burros e cada vez cavamos a nossa cova mais fundo!!
 
"Lembre-se que Enfermagem e Medicina, tem actos exclusivos, mas outros que são partilhados. ECD e prescrição são uns deles; lá por o enfº especialista em SMO poder fazê-lo, está a usurpar actos médicos ou está a executar actos inerentes à pratica de Enfermagem, que calham de ser parecidos com os de medicina??"

O enf do norte deve viver num mundo paralelo, pois já não é a primeira vez que o vejo manifestar delirios ou desejos recalcados do que queria que a enfermagem fosse. Enfermeiros não prescrevem legalmente medicamentos nem ECD.
 
"Anónimo disse...
"Lembre-se que Enfermagem e Medicina, tem actos exclusivos, mas outros que são partilhados. ECD e prescrição são uns deles; lá por o enfº especialista em SMO poder fazê-lo, está a usurpar actos médicos ou está a executar actos inerentes à pratica de Enfermagem, que calham de ser parecidos com os de medicina??"

Prescripção de medicamentos e ECD são actos partilhados pela Medicina e enfermagem?!?!? LOL você é esquizofrénico, é que só pode... Realmente essa tem sido a tentativa desmesurada da enfermeiragem, algo que não passa disso, tentativa... Obrigado pelo momento :D

8/01/2012 09:11:00 PM “

âhhhhh.... os Enfermeiros especialistas em SMO PODEM prescrever ECD e medicação! em que mundo vive amigo? Só porque o lobbie médico tem andado à maluca a tentar axfixiar essas competências, o facto é que PODEM!
Aceite esta realidade; aceiten que cada vez mais os médicos vão perdendo esses monoºólios e formas de justificarem algum poder:
já são os Enfºs de família; os especialistas em SMO com medicação e ECD; os enfºs de Reabilitação com dispositivos técnicos e a seguir mais virá; os coordenadores enfermeiros das UCC; etc =)

sente-se ameaçado pelso enfermeiros? vá dar uma voltinha à praia e isso passa-lhe ; )
 
anónimo disse:
“ (...) pois a mim doí-me ver enfermeiros pseudo-especialistas em reabilitação. Eu não quero tratar feridas, nem nunca o iria achar uma hipótese, mas porque é que os enfermeiros se acham capazes de fazer reabilitação e substituir, no mínimo, 3 profissões!!?? A especialização em enfermagem de reabilitação dura 3 semestres. É ridículo. Desculpem, mas a mim parece-me que os enfermeiros começam a provar do próprio veneno. A bola de neve formativa de enfermeiros leva-os a usurpar muitas funções que nunca serão deles. “


!º) será que não foram os fisioteraºpeutas que usurparam uma função de enfermagem; eu repito: veio 1º o Enfº ou o FST?

2) os enfºs de Reabilitação tem como escopo do seu trabalho os AUTOCUIDADOS; os FST a recuperação da função, da MECÂNICA.

3º) os Enfºs de Reabilitação, juntam todo o trabalho da equipe multidisciplinar (FST, TFala, TOcupacional (outra sacada de enfermagemde rreabilitação!), psicólogo, nutricionista) e desenvolvem-no para o utente; O Enfº de Reabilitação, sabendo de todas essas valências e praticando-as, junta-as com as que são desenvolvidas com maior pormenor pelos diferentes técnicos.

entendam que enfermagem é mais polivalente que as outras profissões técnicas; é normal que para servir de fulcro da equipe, tem que saber e praticar (desde sempre!) as diferentes valências (de terapia da fala, de fisioterapia, de nutricionista ETC).
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
“ Anónimo disse...
Deveriam ver os inúmeros cursos organizados por empresas de formação destinadas exclusivamente para fisioterapeutas. Nem os enfermeiros esp. em reabilitação podem frequentar esses cursos. Outro desses exemplos é a escola sup. de osteopatia de Madrid (polo de Lisboa), uma das melhores da europa, pelo menos a de Madrid, dirigida por um osteopata e fisioterapeuta. Nenhum enfermeiro pões lá os PÉS!!
Somos uns burros e cada vez cavamos a nossa cova mais fundo!! “


hããã... eu sou diplomado em Osteopatia; fui formado por fisioterapeutas, osteopatas, enfermeiros, radiologistas, técn. motricidade humana... e éramos de alunos, metade Enfº, metade FST...
 
“ O enf do norte deve viver num mundo paralelo, pois já não é a primeira vez que o vejo manifestar delirios ou desejos recalcados do que queria que a enfermagem fosse. Enfermeiros não prescrevem legalmente medicamentos nem ECD. “

LEGALMENTE, não o fazem; mas fazem-no....
E só para que não fique algo por esclarecer, os ECD e Mx não são uma fixação como o apelida; são apenas meios de aumentar a autonomia da prática de Enfermagem; tal como a prescrição dos pensos que agora são os enfºs que o fazem; tal como a prescrição de dispositivos técnicos; tal como a gestão de unidades de saúde;

E lembre-se, isto vai acada vez mais aumentar; por isso que está assustado e melindrado, e vem atacar enfº num blog de enfrmagem; é ou não é? =D eheheh aceite a realidade
mas eu também aceito que, para chegarmos a moldes semelhantes aos dos EUA, Inglaterra, Dinamarca, Australia etc, ainda vai demosrar muito... são anos e anos de corporativismo médico asfixiante e anacrónico; mas que vão - e estão a ser - dirimidos ; )
 
"Deveriam ver os inúmeros cursos organizados por empresas de formação destinadas exclusivamente para fisioterapeutas. Nem os enfermeiros esp. em reabilitação podem frequentar esses cursos."

Pois, têm formações bases diferentes.

"Outro desses exemplos é a escola sup. de osteopatia de Madrid (polo de Lisboa), uma das melhores da europa, pelo menos a de Madrid, dirigida por um osteopata e fisioterapeuta. Nenhum enfermeiro pões lá os PÉS!!"

E porque haveriam de por lá os pés se a sua formação base é diferente dos Fisioterapeutas?

Não vejo qual é o problema de haver cursos específicos para cada profissão.

Quanto a esta "Pós-Graduação em feridas" é para o piaget enganar mais uns quantos e ganhar uns trocos....

Já agora: "convencer os empregadores a optar pela sua contratação (e não por outro profissional de outra classe)!" não é isso que acontece com os enfermeiros de reabilitação? convencer os empregadores a optar por eles em vez de outros profissionais?
 
Mas será possivel que os anónimos Dr's Fisioterapeutas que aqui andam atirar postas de bacalhau nao entendem que de 1+1=2 ???!!!

COMO E POSSIVEL A ENFERMAGEM TER TIRADO FUNÇOES A FISIOTERAPIA SE ESTA VEIO MUITO DEPOIS ???? A FISIOTERAPIA INPIROU-SE NA ENFERMAGEM AGAROU NUMA DAS SUAS VALENCIAS E APERFEIÇOU-A. AINDA NEM OS FISIOTERAPEUTAS SONHAVAM O QUE ERA O ESTERNOCLEIDOMASTOIDEU JÁ OS ENFERMEIROS TRATAVAM DOS TROCICOLOS...

Já agora boa sorte a formarem a ordem dos fisioterapeutas mais uns taxitos que se arranjam...
 
O tratamento de feridas é exclusivo da medicina e enfermagem? Onde está definida a separação, essa e as outras fronteiras que dividem o que é de uma profissão e de outra? Onde está definido que determinada intervenção terapêutica é do domínio EXCLUSIVO de uma profissão? Onde está claramente identificada a interdição de uns no campo de atuação de outros?

Quanto ao fecho de escolas, duvido seriamente que a intenção não seja mais do que desviar potenciais clientes de umas escolas para outras. Há lobis instalados na OE, alguns dos quais bem posicionados para aceder a lugares chave para este tipo de decisão. Não vale a pena mencionar nomes pois o comentário será de imediato censurado, mas atenção às más companhias Sr Bastonário. A ambição dentro da nossa OE tem sentido quando contida dentro dos limites do interesse dos Enfermeiros e não quando se move pela vaidade e necessidade de prestígio aos olhos dos outros. Não estamos interessados em bonecos giros, mas em gente que defenda a integridade da profissão.
 
Esta pós-graduação é CLARAMENTE UMA ENGANO PARA ROUBAR DINHEIRO A QUEM GOSTA DE SER ENGANADO!

É que legalmente um Fisioterapeuta ou um Farmacêutico, um Nutricionista, um Biólogo mrinho NÃO PODEM EXECUTAR ESTES ACTOS DE ENFERMAGEM!

Quero ver a Ordem dos Enfermeiros a Tomar uma posição!! É usurpação de competências! É a anarquia total!!

E se forem Enfermeiros a leccionar estes cursos... então que sejam punidos, pois estão a contribuir para a desgraça da Enfermagem!!!
 
O Talibã anda constantemente a mudar de pseudónimos, mas sempre com a mesma estratégia de deita-abaixo! Hei-de perguntar ao Enfermeiro do Norte para dizere quem ele é para deixar de vir respingar uns bitaites covardes e anónimos no Blog.
 
"!º) será que não foram os fisioteraºpeutas que usurparam uma função de enfermagem; eu repito: veio 1º o Enfº ou o FST?"

Por acaso a Fisioterapia nasceu após a 1ª Guerra Mundial, quando um grupo de Enfermeiras decidiu que era preciso algo mais que enfermagem para reabilitar os soldados que voltaram da guerra ;)

E isto foi retirado de um livro de enfermagem de reabilitação ;)

"os enfºs de Reabilitação tem como escopo do seu trabalho os AUTOCUIDADOS; os FST a recuperação da função, da MECÂNICA."

Portanto um enfermeiro de reabilitação com horário de especialista (só faz manhas) tem tempo para os autocuidados?

Mas já agora,porque é que falam da enfermagem como se fosse algo com patentes registadas....
 
" EE.LCA disse...
COMO E POSSIVEL A ENFERMAGEM TER TIRADO FUNÇOES A FISIOTERAPIA SE ESTA VEIO MUITO DEPOIS ???? A FISIOTERAPIA INPIROU-SE NA ENFERMAGEM AGAROU NUMA DAS SUAS VALENCIAS E APERFEIÇOU-A. AINDA NEM OS FISIOTERAPEUTAS SONHAVAM O QUE ERA O ESTERNOCLEIDOMASTOIDEU JÁ OS ENFERMEIROS TRATAVAM DOS TROCICOLOS...
"
"A ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE FISIOTERAPEUTAS (APF), é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 12 de Novembro de 1960"

"A Enfermagem de Reabilitação portuguesa nasceu na década de 1960, com a Enfermeira Sales Luís"

Portanto ambas apareceram na decada de 1960....
 
" Enfº do Norte disse...

hããã... eu sou diplomado em Osteopatia; fui formado por fisioterapeutas, osteopatas, enfermeiros, radiologistas, técn. motricidade humana... e éramos de alunos, metade Enfº, metade FST..."

Não vi referido o nome da escola, pode se saber qual foi?
 
Sem dúvida que a ORDEM tem de meter na ordem dado que a falta de bom senso impera a troco dos EUROS!
Nem queria acreditar nos conteúdos programáticos dirigidos a outras profissões sem ser Enfermeiros...
Descalabro completo...
Valha-me Deus!
 
O Tratamento de feridas é multidisciplinar! Por isso é que GAIF, ELCOS,APTFeridas são associações científicas idóneas, que contam com nutricionistas, médicos, farmacêuticos e Enfermeiros na sua constituição.Cada um destes elementos tem papeis distintos, colaborativos respeitando as competências dos outros.
Por exemplo, um nutricionista é o melhor profissional para efectuar o ajuste/avaliação nutricional num paciente com ferida e determinadas carências nutricionais, o farmacêutico conhece a fundo os materiais de penso em termos da sua constituição, o Enfermeiro avalia, executa, decide e muitas vezes coordena estes "actores".
Também todos estes grupos profissionais têm amplo trabalho na investigação sobre tratamento de feridas ( Deve-se entender "tratamento" no seu sentido lato, que vai além do cuidado de penso).
Na Europa e nos Estados Unidos, existem centros de excelência de tratamento de feridas, que assenta numa lógica de multidisliplinaridade.
Quem não entende isto, não percebe por certo nada de Feridas!
 
" Por acaso a Fisioterapia nasceu após a 1ª Guerra Mundial, quando um grupo de Enfermeiras decidiu que era preciso algo mais que enfermagem para reabilitar os soldados que voltaram da guerra ;)

E isto foi retirado de um livro de enfermagem de reabilitação ;) "

Exacto - veio por isso, a Enfermagem de Reabilitação (enfermeiras que criaram, e não fisioterapeutas...) ;)
 
Obrigado caro futuro colega enfermeiro do norte por sustentar a minha argumentaçao com provas factuais :b
 
"Enfº do Norte disse...
Exacto - veio por isso, a Enfermagem de Reabilitação (enfermeiras que criaram, e não fisioterapeutas...) ;)"

Não, veio a Fisioterapia ;)

"Physiotherapy developed as a discrete professional group when four nurses organised themselves to protect the name of massage nurses from the scurril- ous reporting of the press. In the early years of the last century, massage nurses, later physiotherapists, began to develop a treatment typography distinct
from that of the medical professions and that could lay claim to its own know- ledge base. Using the recently developed electrical treatments and exercises, the proto-physiotherapist became an enabler of the physical recovery of the patient, coming into her own during First World War."

Fonte: Advancing Practice in Rehabilitation Nursing
 
Não, vieram 1º a Enfermagem, e depois a fisioterapia, advinda de enfermagem... já cansei de tocar na mesma tecla, continuem vocês a bater no bombo e façam a festa...



“"anónimo disse: os enfºs de Reabilitação tem como escopo do seu trabalho os AUTOCUIDADOS; os FST a recuperação da função, da MECÂNICA."

Portanto um enfermeiro de reabilitação com horário de especialista (só faz manhãs) tem tempo para os autocuidados? “


Amigo, que entende você pelos autocuidados?...
tem toda a lógica que a enfermagem de Reabilitação seja muito em parte desenvolvida nos turnos da manhãs: erguer do leito, vestir e despir, tomar banho, ir ao sanitário, treino de marcha, treino de deglutição, higiene oral, pentear o cabelo....

São sobretudo os autocuidados, a devolução da autonomia possível, o escopo do enfº de Reabilitação. Onde junta as diferentes valências de TO, TFala, FST, etc.

Percebeu agora? de que serve uma anca com uma ferida bem cicatrizada, ou com bom grau de força e amplitude de movimento (coisas em que o Fisioterapeuta também ajuda a incrementar), se depois o doente não consegue sozinho, erguer e deitar-se no leito, ou vestir-se??
espero ter ajudado a clarificar o trabalho e importância de cada profissional; e sobretudo, que é o Enfº de Reabilitação o elemento à volta do qual todos os outros gravitam - e mais uma vez, sem prejuízo do valor de cada profissional.

...ainda bem que onde trabalho, não há destas quesílias; trabalho com um grande fisioterapeuta, uma TO espectacular e criativa, uma TFala muito eficaz, médicos perspicazes e respeitadores, etc.
Todos vêm o Enfº de Reabilitação como o fulcro do trabalho a dsenvolver. e fazemos, felizmente, um bom trabalho =)

espero que os fisioterapeutas que estavam então um pouco confusos sobre quem faz o quê e como o faz, fiquem mais esclarecidos e acalmados; o enfº de Reabilitação não vos rouba trabalho: amplia-o. e vice-versa =)
 
querem roubar o trabalho todo aos médicos e substituir os mesmos, mas se alguem vos faz o mesmo jesus arreganham logo os dentes. gente mesquinha
 
querem roubar o trabalho todo aos médicos e substituir os mesmos, mas se alguem vos faz o mesmo jesus arreganham logo os dentes. gente mesquinha
 
É lindo ver a preocupação e problemas éticos quando as funçoes de enfermagem sao roubadas por outros, mas quando se trata de roubar competencias aos médicos....!!!!
 
Viva A empreendedora do Cartaxo Srª Enfermeira Albertina Mendonça, e a revista da OE ainda publicita isto.

“Anónimo disse...
Oh! DE estou estupefacto perante a falta de horizonte visão de alguns colegas que se acham o máximo, e o que fazem é diminuírem a imagem social dos enfermeiros nas pequenas coisas do dia a dia , é que não são os clientes ou a sociedade que não nos valorizam, são os próprios enfermeiros e o mais triste, é que sem terem consciência desse facto.
Ora ao ler um artigo da revista da ordem dos enfermeiros nº 42 de Julho de 2012 deparo-me com um artigo em que apresenta a UCC do Cartaxo coordenada pela Sª Enfª Albertina Mendonça, no qual é apresentada a EQUIPA MULTIDISCIPLINAR:10 profissionais na equipa nuclear- sete enfermeiros (das quais duas são especialistas de Enfermagem comunitária e um terceiro elemento tem a especialização feita na mesma área.
Uma fisioterapeuta (Drª Ana Patrícia Costa), uma terapeuta ocupacional (Drª Vanda Varela) e uma assistente Administrativa (Helena Gomes) e 6 profissionais a tempo parcial- dois enfermeiros especialistas em enfermagem de saúde materna e obstetrícia e em enfermagem saúde infantil e pediátrica, uma enfermeira com especialização em saúde mental e psiquiátrica, um clínico especialista em medicina geral e familiar ( Dr. Pedro Alves), uma higienista oral ( Drª Célia Nunes), uma psicóloga ( Drª Ana Filipa Gonçalves), uma cardiopneumologista (Drª Sandra Rodrigues). Teve uma técnica de serviço social em estágio.
Srª Enfermeira Albertina Mendonça espero que na sua UCC o mapa de pessoal não seja assim descrito , porque está a induzir em erro a população que a senhora tanto quer assistir. Os seus enfermeiros nenhum é licenciado? pois apresenta outros profissionais como doutores:
Cardiopneumologista- é técnica de,. cardipneumologia; higienista oral, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional etc., descrimina-os pelos nomes e aos enfermeiros apresenta-os deste modo: x são isto x são aquilo sem os descriminar pelo nome. Mais grave determinados enfermeiros são especialistas outros são especializados (pergunto-lhe esses especializados não têm mencionado na cédula profissional enfermeiro especialista? Têm não têm , então srª enfermeira são especialistas). Quando designar um enfermeiro da sua unidade dê-lhe o mesmo tipo de tratamento uma enfermeira (Drª..........).Depois queremos ser valorizados com os próprios cromos que nos dirigem a promoverem a subalternização.Não fique com a impressão que concordo com o tratamento por Dr. porque não concordo, cada um devia ser chamado pelo nome da sua profissão e não confundir o cliente com tanto "doutor".
Aproveito para informa-la que não se designa técnica de serviço social, mas técnica superior de serviço social e já não há a categoria de técnica administrativa, mas de assistente técnica. Para terminar a OE a gastar dinheiro num spot publicitário nas televisões e os próprios enfermeiros no seu dia a dia a darem tiros no pé.”

 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!