segunda-feira, setembro 17, 2012

2118 Euros

Em pleno troikismo, num contexto de desemprego sem precedentes, empobrecimento asfixiante, cortes salariais cegos, despromoção social e num cenário de fome, downgrade económico e desespero...

 .
... e continuam em negociação com a(s) tutela(s).
.
Um dos autores do blog Portugal Contemporâneo chama-se Joaquim Couto; médico de profissão e fenómeno por vocação. Exprime-se assim:
.
Exemplo 1 (clicar na imagem para ampliar e ler):
.
O que "falha"? 
Inteligência para perceber como é são feitas as contabilizações utilizadas para as "estatísticas dos rácios". Como em quase todos os países da Europa - por exemplo - o conceito de "Enfermeiro" é variável (ao contrário do de "médico", o que torna as estatísticas mais rigorosas e potencialmente extrapoláveis) e existem vários níveis de Enfermeiros, além de outros técnicos auxiliares, as estatísticas relativas à Enfermagem estão, obviamente, sobrestimadas. Fica para um próximo post, como aliás tinha prometido ao Enf. Jacinto Oliveira, a proposta de um método que permita uma comparabilidade razoável.
Quanto ao médicos, a explicação é simples: estão nos sítios errados, desorganizados em termos funcionais e improdutivos.
.
Exemplo 2 (clicar na imagem para ampliar e ler):

.
:) Relembro que há bem pouco tempo os Médicos fizeram uma greve geral e uma manifestação nacional. Portanto, passo a concluir que nem lêem jornais, nem aprendem com os outros. 
Ah, e também deram um excelente contributo para "combater o défice das contas públicas".
.
Exemplo 3 (clicar na imagem para ampliar e ler):

.
Confesso que a minha bússola perdeu o norte. Não percebi onde está o tal "erro"...
.
Exemplo 4 (clicar na imagem para ampliar e ler):

.
Subremunerar um trabalhador é empobrecer o país, subtraindo-lhe a riqueza produzida pelo seu capital humano. Investir nos recursos humanos é o maior e melhor investimento que qualquer nação pode fazer. Mas o Doutor Quim não compreende isto. Julga que as flutuações da oferta/procura mercado são vantajosas, mesmo aquelas que subvalorizam o trabalho (sobretudo o qualificado e especializado). Essas variações podem ser importantes para os mercados, compras e vendas, matérias primas, etc, mas como processo que vise suster o valor do trabalho é um erro crasso. Esta crise é a prova disso mesmo. 
Mas posso fazer uso do mesmo argumento que o Doutor Quim utiliza: para que é o Governo deve pagar 3000, 2500 ou 2118 euros ao Médicos, quando, neste momento, por 1000 ou 1500 não vai faltar gente para trabalhar? O mercado foi às favas?
Não se preocupem. Alguns indignados transferir-se-iam para o privado, outros emigrariam, todos os outros ficarão, dominados pela lei do mercado.

Comments:
Oh! DE estou bastante aborrecido consigo , mas agora acredito que faz censura, só publica o que lhe interessa. Constatei que não publicou o meu post sobre as competências do enfermeiro especialista. No Decreto Lei nº 248/2009 artigo 9, ponto 2 refere que só os enfermeiros especialistas podem integrar profissionais e orientar alunos (espantoso, então os enfermeiros de cuidados gerais têm competência para prestar cuidados de enfermagem aos clientes e depois vêm outros que não estão nessa área exercer função de supervisão??)brinca não! Aonde está a autonomia do enfermeiro licenciado? Subalternizado pelo enfermeiro especialista?Torno a relembrar-lhe a si e a outros enfermeiros responsáveis pela situação calamitosa a que chegou a valorização das especialidades de enfermagem, durante anos andou-se a gastar dinheiro do erário público em especialidades e 90% não as exerce, simplesmente foram uma etapa para concorrerem a enfermeiros chefes.
O resultado está á vista outros grupos profissionais foram apoderando-se das nossas competências, a maioria dos especialistas são enfermeiros chefes e não as exercem, só trabalham nos dias úteis das 8 ás 16 horas. Agora deixam de ser chefes passam a ser formadores , e os cuidados aos clientes como enfermeiros especialistas quem os presta? Outras profissões estão atentas á falha e irão reclamar esses cuidados dado que o enfermeiro especialista não os exerce.
As escolas astutas já se aperceberam que existe um potencial de candidatos a formadores e criaram logo os mestrados de supervisão.
O Germano em entrevista televisiva, referiu que as competências do enfermeiro para se manterem este tem das exercer, então digam-me que competências práticas têm os Sr.s professores doutores das escolas de enfermagem, que já não exercem há uma infinidade de anos.
Os mestrados estão estruturados para acomponente de investigação, mas pouco para a prática, salvo raras exceções, desde que se tenha jeito para a escrita criativa tá-se bem, e isto não se passa só nas privadas, passa-se na pública de Lisboa cheia de "pedegree": faz lembrar uma situação caricata que ouvi hoje na radio os reitores das universidades mais interiores estão todos chateados porque as vagas dos seus cursos de engenharia não foram preenchidas, porque passou a ser obrigatório ter matemática para concorrer a esta área, e a bem da verdade concordo 100%, custa-me a conceber como era possível a matemática não ser um requisito obrigatário de acesso. Os mestrados estão quase iguais muita parra pouca uva, têm tanto blá! blá! nem só de filosofia se vive, as ciências exatas também desenvolvem a mente, e da matemática nem se fala.
 
Não percebo porque é que ninguém fala do episódio recente da Ordem ter rejeitado a inscrição de especialistas formados na Escola Superior de Enfermagem do Porto...
 
Para pagar a mádicos salários decentes, dinheiro não falta;
para pagar aos Enfermeiros um salário digno de Licenciado/ Técnico superior... tá quieto!!
Prá raio que os parta! Governo de caca!
 
Alguem mais viu o parvalhão do inimigo da Enfermagem Manuel Pizarro, junto da manifestação dos trabalhadores, contra a privatização da RTP??

Já a pensar na Camâra do Porto aquele moina! Vai plantar batatas Pizarro, já que à Enfermagem, a enterraste bem fundo!
 
Pela defesa do SNS, bradavam eles!

Uma ova!!
 
Acho que ele devia ter envergado pela area de Saude mental e psiquiatrica, talvez desse modo não tivesse tanta diarreira mental....


PS: Hoje tive a minha 1º aula de médico cirurgica, qual o meu espanto quando o professor se apresenta e nos diz " Olá eu sou prof. X e sou medico internista ali no hospital" Tudo normal até aqui, sabem o que ele disse a seguir " Serao voces os primeiros estudantes de enfermagem fazer greve aos estagios e manifestações, enquanto nao vos garantirem uma redução das vagas, salarios como devem de ser, e a garantia de que pelo menos 70% de vos irao ter emprego ????

É bom saber que tenho medicos perto de mim que nos respeitam e nos querem ver com condições melhores...

Quanto ao jaquinzinho apenas lhe digo que volte para a america que lá e que ele esta bem...
 
DE gostei deste post... esquecem-se que têm telhados de vidro. E quanto ao indivíduo Manuel Pizarro só me apraz dizer uma coisa: não fazes cá falta nenhuma!
EI
 
Não se preocupem que a austeridade medicocentrica ainda não rebentou..aguardem pela próxima semana . No entanto o perigo e o desmoronar das próximas medidas para com os médicos reside na passagem do governo à esquerda nomeadamente o PS onde paira o Sr Dr Pizarro com a pasta da saúde já prometida. Deixo-vos estas informações como um apreço pela.vossa profissão . Abraços
 
Confesso que senti arrepios ao ler as palavras do blogger em causa... mas no pior sentido possível! Trata-se de uma prosa ultraliberal neofascista típica de alguém que perante outra pessoa não vê um ser-humano, mas sim um instrumento obrigatoriamente a ser capitalizado seja de que forma for.

Qualquer cidadão racional, coerente e ponderado seguramente concordará que a remuneração justa e adequada para cada actividade profissional deve sempre considerar factores como grau académico/complexidade/penosidade/risco. Nunca apenas (se é que de todo) o número de pessoas dispostas a exercer essa actividade e o ponto ao qual, no seu desespero, estão dispostas a rebaixar-se para o efeito. Aliás, foi essa lógica de desregulação (pseudo-auto-regulação?) que nos trouxe à situação em que nos encontrámos hoje. Mas o passado já lá vai, e felizmente temos o Sr. Dr. Joaquim Couto, regressado das Américas para instruir os nativos relativamente ao seu futuro. American arrogance perhaps?

Temo no entanto estar a pregar aos peixinhos, já que o conceito de dignidade profissional deverá ser algo de completamente alienígena ao autor supra-citado, ou, no mínimo, privilégio reservado a uma certa classe profissional que eu muito respeito e na qual se incluem alguns bons amigos.

Mas divago... O que importa salientar é que, por detrás do discurso falacioso aqui em debate, facilmente se identifica o verdadeiro objectivo do autor: sugerir, em jeito de lobbying, uma redistribuição dos recursos ao dispor do Ministério da Saúde. É que quanto menos for atribuído aos enfermeiros, mais sobra para renegociar a carreira médica.

PS - Sim... Sou enfermeiro. E não... nunca precisei de pôr um pé em solo Norte Americano para estar familiarizado com o conceito de "lobbying" ou para (ainda no tópico do ultraliberalismo) sugerir um aumento do número de vagas nos cursos de medicina que encontre eco na actual oferta académica de enfermagem, "just for the hell of it". Não vá alguém mudar de opinião...
 
LCA: meu caro, não imagino uma qq faculdade de medicina onde um enfermeiro leccione uma qq cadeira a alunos de medicina, tal seria constrangedor para ambas as partes.
Quanto ao resto, junta-te aos bons e serás melhor do que eles!!!
Dá cumps aos Prof Albuquerque e, pergunta-lhe que curso está a tirar?
 
Os médicos lutam por salários compatíveis com a sua função, responsabilidade e formação. Não lutam para reduzir os salários aos Enfermeiros, para limitar as suas aspirações a melhores salários ou para os subalternizar. Pena é que no seio da Enfermagem alguns tentem fazer acreditar que tudo o que os Médicos fazem tem o propósito velado de coartar a luta dos Enfermeiros. Agora, as conquistas da Enfermagem não podem ser efetuadas às custas das cedências dos Médicos, numa lógica de benfeitoria, mas sim por via do reconhecimento da importância dos Enfermeiros pela tutela e sociedade .
 
"Agora, as conquistas da Enfermagem não podem ser efetuadas às custas das cedências dos Médicos"

correcçao:" agora as conquistas da enfermagem nao podem ser utilizadas para proveito proprio dos médicos"

Saiba que os enfermeiros sabem fazer luta social porque sempre tiveram que ajustar os ataques repetidos pela tutela( lado médico) já os médicos nao tem cultura de luta social, nao sabem simplesmente fazer uma greve sem que soe a chantagem infantil.
 
Anatomia de um médico, o docente em causa (que eu nem devia me referir pois o sr esta a violar a privacidade dele a referir o nome dele num blog publico)e um excelente professor que de facto esta a tirar esse curso que o senhor esta a pensar bem sei disso, mas olhe que umas aulitas de humildade, trabalho em equipa, e modelo holistico dadas por um enfermeiro aos alunos de medicina nao ficavam mal, tal como nao fica mal aulas dadas por um medico a enfermeiros sobre patologias varias.
 
se há enfermeiros a ganhar 1500, queriam médicos a ganhar oque? 1600? não faltava mais nada...
 
LCA

falta de humildade, é achar que só os enfs podem dar "aulas" a médicos sobre modelo holístico, humildade, etc.
Não formate o seu espírito dessa maneira, pois há de tudo em todo o lado, não pense que só os enfs gostam de ser enfermeiros, que os médicos não gostam do que fazem e que só o fazem por interesse, a determinada altura parece que qq médico é obrigado a ter que conviver com esse preconceito, mas não é assim, aliás, neste momento há mais enfs a não gostarem do que fazem, do que médicos que querem ser enfermeiros ou outra coisa, daí o exemplo que lhe coloquei, o qual não entendeu.
Não lhe perguntei que curso está a tirar esse brilhante docente e enfermeiro, perguntei-lhe porque acha que esse enfermeiro está a tirar medicina, o que acha que um professor de enfermagem procurará na medicina??? é fácil, vá-lá!!!
 
Anatomia de um Médico disse...

"LCA: meu caro, não imagino uma qq faculdade de medicina onde um enfermeiro leccione uma qq cadeira a alunos de medicina, tal seria constrangedor para ambas as partes.
Quanto ao resto, junta-te aos bons e serás melhor do que eles!!!
Dá cumps aos Prof Albuquerque e, pergunta-lhe que curso está a tirar?

9/19/2012 09:37:00 a.m."

OOps que te enganaste! Quem andava a leccionar sutura de feridas na escola de Medicina de Coimbra? Quem leccionou ciências de Enfermagem na Escola de Medicina da UBI? Quem leccionaou SAV aos alunos do 2º ano?

Embrulha querido ;)
 
ide po caralho tou farto desta merda toda, bando de imprestaveis, parasitas da sociedade, fazeis tanto em nome dos utentes como bin laden fazia em nome de alá, falsos, hipocritas, dao-nos uma mao com outra espeta-nos nas cotas.
sinceramente o que interessa ao fim do dia é o pilim como vejo aki ao compararem salarios... Muito do vosso caracter como profissionais se reflecte naquilo que escrevem, de facto sois uma amostra muito significativa das verdadeiras intensoes que tendes como #profissionais de saude". Que anedotas, agora que o caldo está quente vindes todos á rua, pois claro que sim afinal a saude sempre foi um paraiso fiscal. Achi muito bem voçes medicos e enfermeiros que trabalhem seus vagabundos, aprendizes de um plano curricular de vicios, tiques, manias,etiquetas,bajulisses,e o cara-----lho.
 
pode actualizar o valor.
os médicos já garantiram mais de 2500 euros base, fora subsidio de risco e de fazer urgência...definitivamente temos que agradecer ao SEP a fantástica carreira negociada...já agora ainda se lembram que tivemos quase a ganhar 1500 euros mas devido à austeridade viemos para 1200, outros com a austeridade ainda levam mais....valemos o que somos o que fazemos...continuem a agitar a bandeirinha vermelha...:(

 
" o que acha que um professor de enfermagem procurará na medicina??? é fácil, vá-lá!!! "

Talvez.. Ganhar melhor/ condignamente como Licenciado!
É que Enfermagem.. é o que se vê! Acredito que se os Enfermeiros fossem devidamente valorizados, não sentiriam a necessidade de passar para Medicina.
 
"OOps que te enganaste! Quem andava a leccionar sutura de feridas na escola de Medicina de Coimbra? Quem leccionou ciências de Enfermagem na Escola de Medicina da UBI? Quem leccionaou SAV aos alunos do 2º ano?

Embrulha querido ;)"

Peço desculpa, mas uma sutura é um acto médico, jamais e em tempo algum um enfermeiro terá autonomia para suturar, a menos que esse acto lhe seja delegado pelo clínico de serviço. Ciências de enfermagem não é uma cadeira leccionada nos diferentes currículos de medicina, pode estar a confundir com outro curso ou formação complementar. Quanto ao SAV, tratasse de uma curso profissional e, como tal, um enfermeiro pode assumir-se como formador e um médico como formando, mas não em contexto de formação base, pois como espero que tenha conhecimento, um enfermeiro é licenciado e segundo bolonha não pode leccionar cursos de mestrado pois tem um grau inferior.
Quanto ao querido, esqueça... já nem a minha amante acredita nisso :)
 
"Talvez.. Ganhar melhor/ condignamente como Licenciado!
É que Enfermagem.. é o que se vê! Acredito que se os Enfermeiros fossem devidamente valorizados, não sentiriam a necessidade de passar para Medicina."

ERRO: O referido professor de enfermagem vai, quando for médico, ganhar menos do que ganha como docente da carreira docente do ensino politécnico superior.

Vá lá, mais tentativas, é fácil!!
 
" se há enfermeiros a ganhar 1500, queriam médicos a ganhar oque? 1600? não faltava mais nada... "

Onde é que há Enfermeiros a ganhar de base 1500 euros?!?
Um especialista, se tiver sorte de ser colocado (ao contrário de médicos que têm a especialidade paga e quase sempre garantida), aufere 1400 euros.

De base, um Enfº deveria estar a auferir 1400/ 1500 euros. Nada me importa que médicos recebam 2000.. desde que o salário dos Enfºs seja condizente com o seu status técnico, científico, laboral, académico.
 
Mais um "Polvo" que está centrado no futuro dos médicos, não como profissionais para assistirem as pessoas, mas como profissionais de de alto estatuto social. Fazem tudo e não fazem nada.
Os doentes, esses que aguentem!!
Que mentalidade tão atrasadinha, muito agarrada ao dinheiro e muito pouco interessada no brio e ética profissional.
Não dão mais que isto, numa fase tão delicada!! Pobre inteligência...

Felizmente, neste momento, a maioria dos profissionais de saúde já não pensa e age como estes senhores.
Ainda não entenderam, que esse caminho pode estar certo, apenas e só, na cabeça deles mas não está certo para a realidade actual??

AT

 
Mais um "Polvo" que está centrado no futuro dos médicos, não como profissionais para assistirem as pessoas, mas como profissionais de de alto estatuto social. Fazem tudo e não fazem nada.
Os doentes, esses que aguentem!!
Que mentalidade tão atrasadinha, muito agarrada ao dinheiro e muito pouco interessada no brio e ética profissional.
Não dão mais que isto, numa fase tão delicada!! Pobre inteligência...

Felizmente, neste momento, a maioria dos profissionais de saúde já não pensa e age como estes senhores.
Ainda não entenderam, que esse caminho pode estar certo, apenas e só, na cabeça deles mas não está certo para a realidade actual??

AT

 
" Anatomia de um Médico disse...

LCA: meu caro, não imagino uma qq faculdade de medicina onde um enfermeiro leccione uma qq cadeira a alunos de medicina, tal seria constrangedor para ambas as partes. "

Contrangedor porquê? Um enfermeiro não pode ensinar um médico?!! Não tem nada que lhe ensine? Sabe tudo, você? Não há-de nunca, aprender com um enfº, esses mamíferos rasteiros.. O.o


""Peço desculpa, mas uma sutura é um acto médico, jamais e em tempo algum um enfermeiro terá autonomia para suturar, a menos que esse acto lhe seja delegado pelo clínico de serviço.""


=D se calhar, e tem mesmo tudo a ver com isto de suturar... vá saber quem andou a ensinar grandes cirurgiões a suturar; creio que terá uma surpresa (mas faça-o mesmo).
A mim, vão-me pôr na prisa, por ter suturado duas mãos cheias de gente; Ao Sindicato dos Enfermeiros (SE), vão manda-los a todos para a prisa por organizarem um curso de sutura de feridas para Enfºs, leccionado por um, Enfº. =)


E suturar, NÃO é um acto médico exclusivo, onde foi alucinar com isso? AAh o belo do adjectivo; exclusivo, essa bela localidade..! tão habitada e visitada por alguns.
...Também na altura os médicos até na prescrição e execução de pensos queriam enfiar o nariz (como em tudo ao que Saúde diga respeito, para alguns o espectro de se acharem maiorais e "exclusivos", dá nisto...) mas é o que se vê =)
Enfº, faz o penso, autonomamente; Enfº, diagnostica e actua, autonomamente; Enfºs (e este tema, para muito susto de alguns "maiorais-médicos", vá-se saber porquê mas enfim) prescrevem e prescreverão mais fármacos, ECD (o susto, a calúnia e o horror!!); Enfºs, já coordenam serviços de Saúde e mais virá com os CSP;

Enfim, os Enfºs, também fazem parte do panorama da Saúde... Saúde, não é só Medicina nem à Medicina PERTENCE; Enfºs, não são sombras nem migalhas, e seria de bom tom - profissional, moral, e por um sentido de justiça e bom senso - reconhecer o seu valor; tanto pelo governo, como por alguns colegas de trabalho - médicos.

é que os vícios e valor inflacionado já há muito instalados, vão desvanecendo-se, pouco a pouco infelizmente e com muito suor, onde a soberba, o poder e uma tendência para MONOPOLIZAR, vão sendo substituidos, naturalmente e como noutros Serviços nacionais de Saúde acontece, por outros profissionais, igualmente, qualificados; mas mal utilizados.

 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!