sexta-feira, setembro 21, 2012

A falta de planificação ministerial é imperdoável!



Comments:
Como é possível um Bastonário dizer um disparate destes?
O principal designío da OE é garantir aos cidadãos cuidadosn de enfermagem de qualidade (ver estatuto da OE.
Ora se reconhecemos que existem enfermeiros em falta, logo, os cuidados estão comprometidos (lógica).
O que deve fazer um Bastonário? lutar, mobilizar a profissão e exigir o nº de enfermeiros necessários, isso é que é trabalho em defesa da enfermagem e dos enfermeiros.
O vazio intlectual e profissional não permite a estes órgãos da OE ver além do seu umbigo.
Estão todos à procura de lugares em qualquer sitio gastando o nosso dinheiro em grandes jantaradas e publicidade nas revistas.
Ao branquear as politicas de degradação da nossa profissão levadas a cabo por este governo estão a enterrar definitivamente todos os ganhos de decadas de trabalho e afinco dos enfermeiros Portugueses.
Fomos vendidos aos interesses pessoais e politicos do Germano e companhia, espero que sirva de lição para o futuro.
 
Que visão redutora tem este bastonário. devia centrar-se no que lhe compete e anda a querer agradar aos blogues. Então se faltam enfermeios nos serviços o remédio é atacar impedindo a formação? Mas quem disse que os jovens portugueses não têm direito a formação? Quem disse que vão trabalhar todos em portugal? Será que os estudantes de economia ou gestão têm todos trabalho em Portugal? Estão carradas deles lá fora bem da vida em vez de andarem por aqui a limpar esquinas ou a se deprimir. ou este bastonário quer ficar para a história como o português que contribuiu para a ilitracia dos jovens portugueses. Se quer falar da formação centre-se na qualidade da mesma que vai ver que por si só já diminui o nº de formados em enfermagem.
 
Quer dizer, parou o modelo de desenvolvimento profissional (vamos lá saber porquê) e anda preocupado com a formação, causa que não lhe diz respeito...hi...hi...
 
é um discurso pouco objectivo, não faz sangue e não causa impacto nem mobiliza. Como pode um bastonário dizer que há falta de enfermeiros, quando saem 3500 enfs/ano das escolas... se o mercado não os absorve, então é pq estão a mais; se são 3500, então estamos a dar uma má formação em enfermagem; se vamos/temos maus profissionais, com uma formação deficiente, sem ensino ministrado por professores competentes, com um ensino clínico que mais parece uma anedota, então é da responsabilidade do bastonário denunciar esta vergonha que se transformou o "ensino" da enfermagem.
 
Falta, agora, é concretizar essas medidas; o quanto antes!!

Espero para ver quais medidas e para quando, serão implementadas.
 
Muito bem! Quero ver ações.

 
DR. Veja lá se se entende de uma vez por todas com o bastonário quanto à falta ou excesso de enfermeiros...

Isto porque ou faltam ou não. Se não faltam a oferta é excessiva, se faltam ( mas não são contratados), como diria o outro "é o mercado... ####úpido"!!!
 
Finalmente!! Fez-se Luz! ainda que ao fundo do túnel!...
 
Poucas vezes concordei com o Germano...mas sim, reduzam por favor a oferta formativa porque a qualidade cada vez é mais deplorável.

Veja-se a escola de Coimbra que com falta de quem com competência queira orientar alunos por meia duzia de tostões aceita para orientadores ....enfim!

É esta a oferta formativa; Formar maus profissionais que no desemprego perdem o puco ou nada que aprenderam....

Saudade do tempo dos 60 enfermeiros/ano em Coimbra com emprego garantido em todo o lado!!!!!!!!!!!
 
"...com uma formação deficiente, sem ensino ministrado por professores competentes, com um ensino clínico que mais parece uma anedota, então é da responsabilidade do bastonário denunciar esta vergonha que se transformou o "ensino" da enfermagem."

Isto é que devia preocupar o bastonário, que enfermagem temos e que enfermagem queremos.Os professores são uma anedota relativamente ao ensino clínico, que dissonante é a formação dos jovens profissionais da realidade. Hoje nas escolas a palavra de ordem é reflexão-ação, tudo colado a cuspo , estes professores sabem lá o que se passa nos serviços de saúde.Até há 10 anos atrás enfermagem era um curso que preparava para o mundo do trabalho , hoje prepara para o desemprego.Antigamente os professores iam aos serviços tinham relações de parceria com os profissionais da prática, o novo método das escolas atualmente é "estimular" a autonomia dos alunos , são estes que negoceiam os estágios, a figura do professor orientador é uma anedota permite-lhe ficar com a bunda na escola , os alunos que se orientem ou desorientem, são senhores professores, não são enfermeiros professores.
 
É necessário congelar as vagas a 100% para o próximo ano e seguintes (10 anos) e extinguir 90% das Escolas Superiores de Enfermagem. Existem 65 mil enfermeiros no país. Desde que existe Portugal (quase 900 anos) nunca houveram tantos.
 
"Anónimo disse...
É necessário congelar as vagas a 100% para o próximo ano e seguintes (10 anos) e extinguir 90% das Escolas Superiores de Enfermagem. Existem 65 mil enfermeiros no país. Desde que existe Portugal (quase 900 anos) nunca houveram tantos.

9/21/2012 11:02:00 p.m."

Não pode ser! Lá o nosso Bastonário ficava sem o part-time. Coitados dos senhores professores, para a Europa não podiam emigrar pois segundo o Bastonário por exemplo o Reino Unido está a fechar estabelecimentos de ensino, restam os PALOPs (alguns já andam por lá a farejar).Coitados dos PALOP nem sabem no que se vão meter. Caso sejam menos dados á aventura sempre podem voltar á prática, vai ser deprimente só quem não estiver bom da cabeça os contrata.
 
Uma frase inteligente e que só quem não vê quem não quer.

É verdade que há muitos Enfermeiros no desemprego mas e porquê?

1º- Porque não são contratados o n.º suficiente para a dotações seguras dos Serviços

2º- MESMO que fossem respeitadas as dotações e os Serviços TODOS de TODO o País tivesse o n.º de Enfermeiros correctos AINDA ASSIM haveria DESEMPREGO e porquê?
Porque simplesmente, mesmo para as necessidades e carências do País se andam a formar Enfermeiros a mais.

Ora se se anda a formar Enfermeiros a mais e ainda temos a agravante de se formar excessivamente Enfermeiros basicamente andamos a queimar dinheiro e para isso e como diz e bem o Bastonário então mais vale reduzir a oferta formativa pois embora possa o País continuar sem as devidas dotações pelo menos não se lança mais gente para o desemprego ou anda-se a oferecer ao estrangeiro mão-de-obra qualificada e ao preço da chuva (já que não têm os encargos com a formação).


Apoiado Enf. Germano Couto!
Mas agora é tempo da OE passar das palavras à acção, chega de protelar lá para 2015 o estudo sobre a qualidade das Escolas de Enfermagem.

Tal estudo tem que ser feito e já!
Ver quais a Escolas tanto Públicas como Privadas que são autênticos abortos e encerrar essas IMEDIATAMENTE ou então não aceitar na Ordem quem delas saia e quanto às que reunirem a qualidade mínima exigida há que avaliar imediatamente se estão a formar o número de alunos correctos dando assim a devida formação a cada um individualmente e quais as tendo alunos em número excessivo simplesmente acabam prejudicando a formação individual de cada um dos seus alunos.




 
Com o devido respeito pelo colega do primeiro comentário, parece-me que ele não vive no mesmo país que nós. O facto de se diminhir a oferta formativa não impede os enfermeiros de, se quiserem, irem viver e trabalhar no estrangeiro. Mas deverá ser uma opção do próprio e não uma obrigação por força das circunstâncias que são atualmente e pelos próximos anos a falta de emprego em portugal por falta de capacidade do estado de pagar as contas.

Não quero aqui discutir quem tem a culpa mas o que é certo é que estamos falidos e não há emprego nas diferentes áreas profissionais.

Mas mesmo que esta situação não existisse parece-me que em qualquer curso se deve ter controlo sobre as vagas sob o risco de, se assim não se fizer, se criar um exercito suplente de licenciados que acabam por desvalorizar a profissão no mercado de trabalho.

Assim, independentemente das divergências que aparenta ter com o Bastonário, penso que deveria refletir melhor sobre o que se está a passar com os enfermeiros neste país.

Cumprimentos
 

De peço desculpa por me desviar do tema, aproveito para partilhar consigo esta informação que me deixou estarrecido e que coloca por terra muitos dos mitos acerca dos comportamentos ditos saudáveis, que a pessoa tem de adoptar para se manter saudável. Infelizmente nestesúltimos cinco anos tenho vivido de perto com pessoas que me são queridas e foram apanhados pela doença oncológica ( cancro de mama , fígado colon, pulmão), os dedos das mãos não chega para enumera-los, interrogava-me constantemente porquê se a maioria nem tinha grandes comportamentos de risco, hoje por acaso encontrei a resposta :
Des chercheurs français ont étudié secrètement, pendant deux ans, 200 rats nourris au maïs transgénique. Tumeurs, pathologies lourdes… une hécatombe. Et une bombe pour l'industrie OGM.
(Cet article paraît dans le "Nouvel Observateur" daté du 20 septembre 2012)

http://contra-faccao.blogspot.pt/
http://tempsreel.nouvelobs.com/ogm-le-scandale/20120918.OBS2686/exclusif-oui-les-ogm-sont-des-poisons.html
Etude publié par la revue américaine "Food and Chemical Toxicology"

“Des images qui vont faire le tour de la planète et d’internet, puisqu'elles seront diffusées sur Canal+ (au "Grand Journal" du 19 septembre) et sur France 5 (le 16 octobre dans un documentaire). Pour les OGM, l’ère du doute s’achève. Le temps de la vérité commence.”
O porquê de haver tanta situação oncológica? Aqui está a resposta, do que comemos e não sabemos que comemos , alimentos trangenicamente modificados e pesticidas.
Sei que não é um post para publicar , no entanto acredito que lhe irá dar uso no futuro. Quanto sofrimento se inflige a troco da ganância do terrorismo económico de uma minoria.
Quanto dinheiro se poupava no tratamento da doença e m sofrimento se as politicas fossem outras.

 
E o ISAVE que agora também inventou um "ano zero" em Enfermagem e outros cursos de Saúde para alunos que não tenham o 12º ano concluído, em jeito de lhes sacar mais uns euros valentes e fazer crer aos estudantes, ignarantes e que só podem ter papás ricos para andar a estourar dinheiro num "ano zero" (risos!) só para enganar?

Isto é que é imaginação! É por escolas destas que o resto das privadas sofre com o estigma de serem de fraca qualidade!
 
Alguém me explique, porque conseguiram os médicos há uns anos atrás, que o governo congelasse as entradas no curso de Medicina.
Todo poderoso lobby...! este Governo, como os que o antecederam querem mesmo arruinar Enfermagem! Vejam lá se a OMédicos também não vai fuçar acerca destes assuntos de formarem-se mais do que deviam. Claro que a OEnfermeiros também o deve fazer!
Temos Enfermeiros a mais para o mercado, pouco absorvente de tanta e tanta gente!
 
É inadmissível que alguns colegas continuem a considerar que há falta de enfermeiros. De facto nos serviços eles não abundam, mas se procurarmos nos centro de emprego eles devem ser às centenas... Quem beneficia com esta situação são as entidades empregadoras, que ao invés de pagarem 10 euros/hora pagam a 2/3 euros. Por favor... Haja alguém capaz de colocar o dedo...
Bem-haja sr.º bastonário!
 
até que enfim..... embora pareça tarde
 
Parabéns bastonário germano couto
 
Isso já se dizia muito antes do Enfermeiro Germano chegar à Ribalta! Gostaria de ver a OE passar das palavras aos atos.
 
Caro enfermeiro Germano é ficar no desemprego no nosso País porque nos outros Países há emprego è triste investir nos alunos e vê-los partir com um sonho de um dia voltarem...È necessario fazer alguma coisa pois os cuidados vão ficarem assegurados pelos enfermeiros " velhos " pois já se fala nas reformas para os 65 anos isto vai ficar interessante e não se vê ninguem a fala sobre isto... como pode um enfermeiro trabalhar até aos 65 anos ? já se imaginaram ? flor
 
Pois eu acho que este bastonrio tem razão. Só é pena que as tomadas de decisão não sejam coerentes com o que ele diz. Ainda à dias solicitei à Ordem uma posição sobre o acompanhamento/ orientação de alunos (por enfermeiros que não são pagos para tal) e o que ele me respondeu, foi que são reconhecidas competencias para orientar. Ora bolas, senhor bastonário... O que não quero é orientar mais alunos para não sobrecarregar mais o mercado de trabalho. Que orientem aqueles que são pagos para tal (porfessores e outros enfermeiros). Desafiava os colegas a negarem-se a orientar alunos.
 
Caro anónimo das 9/24/2012 08:38:00 p.m 100% de acorde que oriente alunos quem é pago para isso (os professores), não são estes os supra sumos da batata doce, os reis da evidência cientifica.
Em relação ao pedido de parecer á ordem sobre a orientação de alunos
em que foi informado que os enfermeiros tem competência para isso, concordo, mas também concordo que o enfermeiro não deve ser obrigado a orientar se a situação não está de acordo com as suas convicções, por outro lado o trabalho que não é remunerado não tem visibilidade, é o que se tem passado com a formação estes anos todos em que os enfermeiros da prática tem sido tratados como os empregados dos professores, mas quando regressam novamente á escola em situação de alunos são humilhados. Há uns anos atrás tinha -se prazer em formar novos enfermeiros porque sabíamos que a maioria das vezes ficavam a trabalhar no serviço , mais que não fosse era um investimento no futuro nas nossas dotações, hoje vão para o desemprego ou são exportados, situação vergonhosa, portanto o enfermeiro que não concorde deve ter direito a ojeção de consciencia.
 
ESTÁS A VER COMO SE FAZ AUGUSTA? LUCI?? E GS????????

ESTÁS A VER COMO SE FAZ AUGUSTA? LUCI?? E GS????????

ESTÁS A VER COMO SE FAZ AUGUSTA? LUCI?? E GS????????
 
eu tb acho preferivel nao orientarem que andarem a meter nojo nos serviços, a meterem-se com os alunos a rebaixarem a formaçao. Sao essses orientadores que destroem os alunos, nao ensinam nada, nao partilham e ficam á espera do erro para protagonismo. gilhotina para esses enfermeiros que deviam ter vergonha na cara... depois vem dizer que os alunos hoje em dia nao sabem nada, o tempo deles é que era FIXE!!! BANDO DE CROMOS!!!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!