quarta-feira, setembro 05, 2012

Chiste do jornal Expresso?


Este é um excerto de um texto publicado no jornal Expresso. Antes de mais, parece querer passar a mensagem que os níveis de emprego entre os Enfermeiros recém-licenciados são satisfatórios - o único erro do texto, uma vez que o resto é anedótico, incompatível com a credibilidade e imagem do referido jornal.
Quem não tem média para Medicina pode, também, sempre tentar ingressar em jornalismo, porque não?  ("não com os mesmos salários, claro")
É falacioso pensar que Enfermagem recolhe os maioria dos alunos que não conseguiram aceder aos cursos de Medicina. O grosso da fatia está, provavelmente, distribuída entre a Medicina Dentária, Farmácia, Medicina Veterinária, etc. "Não com os mesmos salários, claro". 
Existem vários alunos de Enfermagem que tinham notas para entrar em Medicina, mas assim não desejaram.
Quanto ao salário, já dizia Einstein, tudo é relativo.

Comments:
eu fui um deles... 18.5
e como eu muitos mais, neste momento a trabalhar duramente contra vícios culturais a tentar elevar a profissão ao seu podium merecido!


 
Eu não acho assim tão grave...até pq numa grande maioria dos casos até é verdadeiro. Veja os cursos de Medicina para licenciados...abundam enfermeiros. A questão a meu ver, prende-se exactamente com os baixos salários e não com a profissão.
Eu não gosto de Medicina, nunca quis ser médica, adoro ser enfermeira e no entanto invejo-lhes o estatuto e sobretudo o salário.:)
 
DE disse: "Existem vários alunos de Enfermagem que tinham notas para entrar em Medicina, mas assim não desejaram.
Quanto ao salário, já dizia Einstein, tudo é relativo."

É verdade sim senhor! Tenho amigo meu de turma de liceu, que tinha média de 18 e meio e optou por enfermagem, por não lhe ser atractivo o trabalho de médico, porque queria acabar o curso e começar a ganhar dinheiro o quanto antes.

Enfermagem, na altura, já começava a meter-se no lodo mas também se tinha emprego garantido e um salário razoável - não justo- mas pelo menos ainda disfarçava...
agora.... é o que se vê.. =/

Acredito que haja colegas que estejam em Enfermagem por 2ª escolha, uma minoria ao contrário do que é professado por alguns snobs; assim como há médicos que estão em medicina não por escolha deles, mas por pressão cerrada dos pais; é o caso de dois primos meus. Um terceiro, também a estudar medicina, está no curso por vocação e vontade férrea - estudou 3 anos sem desistir (a tal gistória de falhar o curso por décimas) para ir para o curso que tanto queria; não para andar a passear estetoscópios ou camisolas de curso em centros comerciais no calor, mas sim por gosto.
Lembrem-se que os Enfermeiros, também o são, por gosto; embora seja uma profissão vilipendiada e ignorada.



 
Impressioante, sempre a falar dos medicos/ medicina....e querem fazer dsto blog de enfermagem!,,,
 
lol enfermagem é obviamente o curso dos aspirantes a mini medicos, sempre o foi, sempre o será...

E nao e so em Portugal, em todo o mundo é assim, qual e o espanto...

Acho imensa piada ao "cranio" dos 18,5 que entrou em Enfermagem em vez de Medicina, deves ter tanto 18,5 como eu tinha 12 ;) nabo!

ps: Este assunto era demasiado facil de esclarecer. Coloque aqui em grande plano, as listagens dos primeiros 20 colocados em enfermagem de cada escola!! Faça isso DE e depois ja conversamos...

 
O Expresso tem razão! Os enfermeiros portugueses só não encontram trabalho se não quiserem sair do pé das saias da mamã e do bem bom de portugal. Ou não vivemos na europa? Olha lá se o enfermeiro americano chora para mudar do texas para nova yorque ou para a califórnia! È que quando queremos dinheiro da europa somos europeus e recebemo-lo com toda a desfaçatez, quando queremos ir de férias adoramos poder circular à vontade, mas para os enfermeiros irem para outro país, ai coitados vão emigrar...Ah mas se forem outros profissionais já elogiamos as suas saídas e sucessos...que mentalidades tão pequeninas...e querem elevar o nível da profissão? só a rebaixam e tenho a certeza que o que está em causa são corporativismos dos instalados que a serem poucos qualquer coisa serve, desde que ganhem dinheiro e ainda falam em valores éticos? ou será ética utilitarista?
 
O anónimo "9/05/2012 02:13:00 a.m" não é "anónimo"!
Na verdade chama-se "Napoleão"!!!
 
"É evidente que enfermagem acolhe a gigantesca maioria de alunos que nao conseguiram entrar em Medicina. Dentaria e farmacia tambem o fazem, ainda assim nestes 2 cursos sao normalmente alunos bem melhores (basta ver as medias dos ultimos colocados)."


Facilmente de compreende o fenómeno. Além do facto daqueles alunos que "rasaram" a média para acesso à medicina escolheram como alternativa directa(daí as médias mais elevadas) a farmácia, veterinária, dentária,etc, podemos pensar que, se farmácia, por exemplo, disponibiliza (por motivos óbvios) menos vagas para o acesso, a média do último aluno é razoável. Se abrir mais vagas, o que vai acontecer é que média do último aluno tende, cada vez mais, a inferior...

Já ouvi muitas crianças, adolescentes, etc, a confessarem o "sonho" de serem enfermeiros. Nunca ouvi nenhum que, por vontade própria, ou aspiração vocacional, pretendesse ser farmacêutico (ou dentista)...
 
Para o atrasadinho: 9/05/2012 03:22:00 p.m.

http://forumenfermagem.org/forum/index.php?topic=7123.0

14140322 ( muito prazer)

Seu ignorante....
 
Uma realidade quase mais velha que a Sé de Braga e este blog acha que o artigo é ridículo... Mais ridículo é o que o DE acaba por escrever. Sempre a querer negar a realidade.
 
Eu sempre que vejo pérolas destas não sei se ria ou se chore !! Mas acho sempre que se alguem levasse isto a tribunal haveria materia judicial a ser estudada. Afinal eu sinto-me ofendido e ultrajado.


Esta ideia de enfermagem ser a 2º opção dos que nao entram em enfermagem é completamente errada se assim fosse as médias seriam muito mais altas,uma vez que os renegados dos doutorzecos iriam encher algumas das vagas sendo as outras ocupadas por pessoal com medias de 16 e 15 como foi o meu caso...

Eu sempre quis ser enfermeiro, alem disso nunca tive uma imagem dos médicos como 90% da população tem, e se calhar mais importante que abrir as pessoas ao meio, é cuidar delas dar-lhes assistencia, conforto,e dar-lhes a ajuda a que a sua vida seja o mais normal possivel no periodo de doença.... A minha média foi de 15 e tal (não me lembro das decimas exactas)como tal tinha um vasto leque de cursos por onde podia escolher e alguns deles com saida profissional practicamente garantida, mas o meu sonho era ser enfermeiro e por isso hoje ca estou, orgulhoso e nada arrependido, e ate agora muito bem formado.


 
Esta notícia é completamente disparatada. Aliás, basta ver que a maior parte dos alunos que entra com boa média em Enfermagem nem sequer se candidata para Medicina, porque não alcança as médias exigidas. Por isso sabemos lá quantos enfermeiros são candidatos a médicos frustrados...E, basta ver as colocações em Enfermagem, que são públicas, para perceber que há alguns alunos com média para Medicina que escolheram Enfermagem. São duas profissões diferentes, com propósitos diferentes, e diminuir os enfermeiros desta forma, ou reduzi-los a candidatos a médicos, é desprestigiante para um jornal destes.
 
" A questão a meu ver, prende-se exactamente com os baixos salários e não com a profissão.
Eu não gosto de Medicina, nunca quis ser médica, adoro ser enfermeira e no entanto invejo-lhes o estatuto e sobretudo o salário.:)"


Perfeitamente de acordo, colega! =)
 
" lol enfermagem é obviamente o curso dos aspirantes a mini medicos, sempre o foi, sempre o será...

E nao e so em Portugal, em todo o mundo é assim, qual e o espanto...

Acho imensa piada ao "cranio" dos 18,5 que entrou em Enfermagem em vez de Medicina, deves ter tanto 18,5 como eu tinha 12 ;) nabo! "

Mais nabo é que apelida ; )
nabo é quem não reconhece que sempre quis usar enfermagem como trampolim para medicina (nada contra isso mas sim com a postura arrogante que o "anónimo" assume) só para andar a passear a parvoíce e pseudo-elitismo num blog de enfermagem; só para provocar e fazer-se valido (tal como disse o outro: não confundir com Válido).

um abraço lá para o teu quintal nabiça!
 
Ao menos em enfermagem não entram pelo ensino recorrente.já em medicina....

 
" A questão a meu ver, prende-se exactamente com os baixos salários e não com a profissão.
Eu não gosto de Medicina, nunca quis ser médica, adoro ser enfermeira e no entanto invejo-lhes o estatuto e sobretudo o salário.:)"

Concordo 100% a medicina nunca foi a minha escolha em 1982 a minha média era de 16,2 valores e se quisesse tinha ido para medicina, tal como foram colegas minhas, caso não saiba nos anos 80 eram essas as médias e no ano de 1975 entrou quem quis. Realmente só me arrependo porque hoje seria mais bem remunerado.
Venha a enfermagem a ser devidamente remunerada e outras profissões protegidas como é a medicina, então vamos ver se tantos a escolhem.É simplesmente preocupante a atitude de superioridade ridícula destas pessoas que se dizem médicos ou futuros médicos, revelam uma falta de humildade perigosa destilando preconceito neste blogue, como seres humanos revelam ter um fundo pérfido, esta constante afirmação de superioridade demonstra falta de análise critica, com um super ego compatível com patologia do foro psiquiátrico.
 
Anónimo das 9/06/2012 08:30:00 p.m. disse...

Ao menos em enfermagem não entram pelo ensino recorrente.já em medicina....


Depois desta intervenção so consigo dizer:

AMÉN !!!!!

Já agora vejam esta noticia http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=58541
Daqui a uns tempos temos bombeiros taes e todas essas classes a pedirem equivalencias para doutores medicos muahahahah, Entao depois e que me rio tanto prestigio e têm alunos do recorrente aos montes, e daqui a uns anos vao ter por equivalencia !!! ;D
 
um perigo sem duvida vem aí uma fornada de merdicos com virtudes de extrema direita . Odio contra os medicos estrangeiros, ódio contra os enfermeiros, ódio contra resto dos profissionais de saude, ódio contra o estado que desinfecta médicos do poleiro da saude, ódio contra os utentes pk já viram na internet que tao com uma faringite e querem o antibiotico. Eles andam ai nos hospitais, elas vão de minisaias e olhos sulfatados, eles de iPhone ....
 
CADA COMENTARIO DE MERDA...EM ESPECIAL DE UNS MERDAS QUE SE JULGAM BONS MEDICOS...ALGUNS SÃO UNS NABOS...SOU ENFERMEIRO Á 30 ANOS E JÁ CONHECI E CONHEÇO ALGUNS NABOS E OUTROS MUITO BONS MEDICOS ASSIM COMO ENFERMEIROS...AQUI OS QUE DEPRECIAM A PROFISSÃO DE ENFERMAGEM SENDO MÉDICOS SÃO UNS NABOS DE CERTEZA...INCLUSIVE COMO GENTE...O MESMO OPINO DE ENFERMEIROS QUE SÓ DIZEM MAL...A PRENDAM A SE VER AO ESPELHO...
 
" Anónimo Anónimo disse...

O Expresso tem razão! Os enfermeiros portugueses só não encontram trabalho se não quiserem sair do pé das saias da mamã e do bem bom de portugal. Ou não vivemos na europa? Olha lá se o enfermeiro americano chora para mudar do texas para nova yorque ou para a califórnia!"

Ai é seu esperto? Se fosses tu que estivesses obrigado a emigrar e a deixar as tuas raízes, familia, amigos para trás, a conversa seria outra. Nabo!
 
Esperem,esperem ao que parece vão deixar entrar os do ensino recorrente , mas vão salvaguardar mais umas vagazitas pos betos das privadas, parece que a associação de pais dos colégios privados querem ver os seus euros a serem transformados em entradas directas em medicina, tal como e acordado com o director das escolas kd fazem o investimento/ pagamento/ suborno ( matricula para os leigos...)
 
O doutor enfermeiro pk nao publicas um post do genero : vende-se entrada em medicina para os que tiverem dinheiro!!! Aposta cmg como isso acontece e tem acontecido ao longo dos anos ....
 
Parabéns Enfermeiros, parabéns Enfermagem, notas minimas de entrada nos cursos entre 11 e 15 valores!!!

Onde andam os 19's que podiam ter entrado em Medicina mas sempre sonharam ser enfermeiros, e nunca na vida quiseram outra coisa???

DE coloque la as listagens para se ver as verdadeiras notas dos candidatos a enfermagem!! Tenha vergonha na cara, diga a verdade por uma vez na vida!!

Enfermagem, invariavelmente aqui ou na china, o curso de quem não entrou em Medicina!
 
Aqui ficam as notas dos colocados em enfermagem no Porto (supostamente uma das mais conceituadas e com notas mais elevadas)!!!

Aguardo ansiosamente comentários a estas notas, sobretudo às colocações e quantos realmente com nota para Medicina quiserem enfermagem... :D

Enf. do Norte, venham de lá esses comentários e deturpaçoes esquizofrénicas da realidade!! ;)

http://www.dges.mec.pt/coloc/2012/col1listaser.asp
 
PUTO PELO QUE SEI O ANONIMO DAS 9/05/2012 07:55:00 CALOU-TE BEM CALADINHO... FOSTE PRECIPITADO E ENFIOU-TE UM PANINHO NA BOCA,
AGORA DEVIAS TER GANHO VERGONHA E NAO APARECERES MAIS POR AKI..... OUVISTE SIM É PARA TI:
9/09/2012 10:52:00 a.m.

OUTRA COISA O PAIS ESTÁ PIOR DO QUE NUNCA E SE FOSSE A TI APRENDIA A RESPEITAR OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM PORQUE ELES FAZEM O QUE TU FAZES, MAS MAIS BARATO.
DANTES TINHAM REPRESENTANTES NO GOVERNO, MAS AGORA NAO....
A POLITICA É DE CONTENÇAO, NAO SOIS POLITICOS..SOIS MÉDICOS SOIS CARNE PARA CANHAO...O DINHEIRO ACABOU E IDES TER DE VERGAR A MOLINHA.....




 
deixem-se de tretas. não conheço um único enfermeiro honesto, q pudesse entrar em medicina e escolhesse enfermagem. A começar por mim. no meu tempo entravam 400 gajos por ano em medicina, e não consegui. senão, claro q preferia. trabalhar no mesmo ramo, por melhor salário, e a "mandar" nos restantes? deixem-se de tretas, e sejam honesto para podermos falar a serio do que nos diz respeito...
 
Ó anónimo, há pelo menos dois colocados que poderiam entrar em Medicina. E outros que, com nota para entrar em Medicina, entraram em outros cursos. Basta ver a lista ordenada de candidatos e as preferências de cada um...
 
" Enfermagem, invariavelmente aqui ou na china, o curso de quem não entrou em Medicina! "

Sim, pois de resto, foi o seu caso =)

E sim, existe gente com notas altas, que não optaram por cursar medicina; é dificil interiorizar isto?

....projecção, essa bela localidade =P
 
A Enfermagem já não é o sonho de ninguém, é um pesadelo e todos sabemos isso. Nunca ouvi nenhum colega enfermeiro a dizer que gostaria que os filhos fossem enfermeiros... é sintomático, não achas Sérgio???

Nunca foi o meu sonho ser enfermeiro, sou enfermeiro quer queiram ou não... aprendi a gostar da enfermagem, enquanto "vocação", mas o que é isso de vocação??? a enfermagem é uma profissão e as profissoes atribuem remuneração a quem as exerce, as profissoes atribuem um estatuto a quem as habilita... o que é a enfermagem então??? do que será que gostão os enfeemeiros e o que querem da enfermagem????

Doutor Médico: Não é para quem quer, é para quem pode.
 
Doutor médico os erros ortográficos é de propósito?
ou é a tua costela de enfermeiro que o obriga....


médico
 
és muita nabo anónimo das 11.31
 
"Enfermagem, invariavelmente aqui ou na china, o curso de quem não entrou em Medicina!"

Quem rima desta maneira, vive cheio de peneira. E já agora, "china" escreve-se com letra maiúscula e "Medicina" escreve-se com letra minúscula, seu poeta de guano!
 
Por acaso não foi para rimar, mas gostei do seu comentário!! É sinal que o leu e percebeu!!

Ps: Não preciso de lições de Português, nem o seu 11 de média o habilitam a tal ;)
 
"doutor"mérdico disse:
“ Nunca foi o meu sonho ser enfermeiro, sou enfermeiro quer queiram ou não... aprendi a gostar da enfermagem, enquanto "vocação", mas o que é isso de vocação??? a enfermagem é uma profissão e as profissoes atribuem remuneração a quem as exerce, as profissoes atribuem um estatuto a quem as habilita... o que é a enfermagem então??? do que será que gostão os enfeemeiros e o que querem da enfermagem???? “


TóZé das beiras, terrorista da saude mental e dignidade dos Enfermeiros, lembra-te que muitos de nós, “gostão” do que fazem, tem vocação, e muito dão à Enfermagem.
Pena é que em certa medida, a Enfermagem não lhes devolve na mesma medida, ou seja, apesar do grande valor do que fazem na e pela sociedade, continuam a ser muito pouco valorizados por isso;
no sentido financeiro sobretudo (licenciados/ técnicos superiores a ser remunerados como bacharéis), porque socialmente, na minha experiência e fora algumas concepções mais retrógradas e snobs, os Enfºs são muito valorizados, quanto ao seu valor.

As pessoas cada vez mais, paulatinamente, reconhecem os Enfºs; na ponderação que exercem nos cuidados de Saúde, no valor humano e técnico que oferecem; no quanto trabalham e pouco auferem; em quanto são explorados e postos de parte.

Olhe que faz-me muito sorrir por dentro quando ouço isto da boca dos utentes; anima-me. Mas, também me ladeia a tristeza, de saber que algumas pessoas hão-de sempre ver os Enfºs como algo acessório (talvez numa altura em que verdadeiramente precisarem de nós, o conceito lhes mude), que minem a classe por dentro (teu caso, e de outros enfºs frustrados e que dão tiros nos pés - não esquecendo, NÃÃO, os camaradas sindicalistas e mª augustas), e que a classe política esteja tão alheada da realidade. Pouca compreensão - e pouco lobbie - ajuda a apelar a esses malandros. enfim...

 
" Anónimo Anónimo disse...

Por acaso não foi para rimar, mas gostei do seu comentário!! É sinal que o leu e percebeu!!

Ps: Não preciso de lições de Português, nem o seu 11 de média o habilitam a tal ;)"

Não se calhar precisas mesmo é dum carolo nessa telha muita burra. Fedelho! Qual a tua média, arrota lá? Tive 17. Tens 18? Parabéns, abre um tasco que sempre te podes gabar aos imprestaveis como tu. Talvez eles te passem a mão no pelo, só por seres o maior do bairro.
 
Estou lixado... tive média de 19, como serei eu classificado????

0-17: não fedelho. (vulgo enf)
18: fedelho
19-20: ????


 
É muito triste constatar que neste Portugal á beira mar plantado a tacanhez e o preconceito continuem á solta, as pessoas sejam catalogadas pelo que parecem não pelo que valem, noutras sociedades os percursos escolares não são apenas valorizados pelas notas que se conseguem , que na maioria das vezes apenas valorizam os que têm capacidade para decorar em que a criatividade é ausente.
Muito do sucesso hoje depende do status dos papás, das roupas que vestem, do carro que conduzem do bairro que habitam, filho de dr. é sempre esperto, se anda em colegiozinho as notas no secundário são sempre fantásticas, parece que agora nalguns até dão acesso direto á faculdade. Igualdade de oportunidade aonde está essa quimera. Oh! dr médico causa-me asco, faz-me lembrar os bufos do estado novo, sempre a tentar apontar o dedo aos outros para salvar o couro cobarde. Reflete Egas Moniz foi prémio Nobel e formou-se com 10 valores. Sousa Martins Foi um médico fantástico ainda hoje admirado formado em farmácia e medicina , hoje esta situação não era possível por imposição lobista das ordens profissionais, o único fim deste brilhante médico era em prol dos doentes, hoje a maioria vai para a profissão para se dar bem na vida.
Se gosta de medicina desfrute exerça-a com respeito pela pessoa, não se ache, o máximo o universo não está centrado no seu umbigo, ainda bem que deixou de ser enfermeiro, mas também não o quero para meu médico, porque pessoas como você não me inspiram confiança.
 
Excelente resposta aqui exposta.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!