domingo, setembro 23, 2012

Excelente medida!


"Vamos começar no dia 1 de Outubro a campanha de vacinação contra a gripe sazonal.(...) vamos cobrir toda a população de pessoas com mais de 65 anos, as quais devem dirigir-se aos centros de saúde, sem precisar nem de receita médica nem de nenhuma guia de tratamento”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Leal da Costa." link
.
"Sem dizer o custo da medida, o governante adiantou que “não será muito significativo” em relação ao programa de vacinação que tem sido feito nos anos anteriores. “O acréscimo é muito justificado em relação ao que é o ganho preventivo”, justificou."

Portugal dispõe de um dos melhores planos de vacinação do mundo! Há que prestar aos Enfermeiros os devidos créditos, obviamente!
A gripe sazonal é uma das maiores patologias epidémicas e atinge, como é sabido, grupos populacionais vulneráveis, com custos associados altíssimos. É inequivocamente um problema de saúde pública e deve ser encarado e tratado como tal (e não nos supermercados da cruz verde que pisca!)
.
No ano transacto, com a administração de injectáveis nas farmácias, sem registo ou controlo, aconteceram episódios caricatos e perturbadores: indivíduos que foram vacinados em duplicado, ao passo que outros nem sequer viram a agulha! Uma balbúrdia! 
Assim, com esta medida, o cenário epidémico será, com certeza, perspectivado de uma forma rigorosa, monitorizável e rastreável, com os utentes a serem vacinados autonomamente pelos seus Enfermeiros (profissionais devidamente qualificados). 
Sem dúvida, uma garantia de continuidade, qualidade e segurança!

Comments:
Acha ??? Eu não! A medida foi bem pensada, mas mal implementada e planeada !

A medida é excelente a sua implementação foi terrível, até dia 20 os profissionais de sáude nada sabiam desta medida e esperavam há algum tempo uma resposta da DGS, sim porque enviei email a questionar e não obtive reposta .

Ninguém nos cuidados de saúde primários sabia que ia ser implementada. Não se fez um levantamento do número de vacinas que serão necessárias, alguém na DGS sabe o número de população inscrita por ACES !?. Alguém irá adequar a compra de vacinas a este número ?

Espero que não deitemos mais vacinas fora , por falta de planeamento estratégico. Na saúde não se planeia .... E isso reduz e efectivade-custo das nossas intervenções. A medida é de louvar a o planeamento e o envolvimento dos profissionais que a operacionalizam não ! Talvez se houvessem Enfermeiros neste grupo a "coisa do planeamento melhorasse "

 
O que aqui também se passa, mais parece, é o governo a tentar achar maneira de escoar o excedente de vacinas para a gripe A na altura (os milhões que isso custou Ana sonsa Jorge).
A vacina para a gripe sazonal tem que ser vigiada e administrada por enfermeiros, não por farmacêuticos ou técnicos que é espetar de qualquer maneira, sem controlo ou registo.
 
A administração da vacina é um ato meramente técnico que pode ser realizado, com os devidos riscos, por qualquer técnico de saúde minimanete preparado.

A vacinação exige outro nivel de competência e não se restringe à pica. Aqui é que os enfermeiros podem, se quiserem, dar cartas. Digamos que, a pretexto da pica, se tem acesso à pessoa e a oportunidade de informar e formar as pessoas para comportamentos preventivos de saúde mais saudáveis.

Penso que todas as oportunidades de promover a nossa imagem profissional e elevar o nosso papel junto da população são estratégicas e é uma boa ocasião para que a OE emita uma orientação atualizada, à população, sobre a Gripe e um conjunto de orientações aos profissionais para que todos os tópicos relevantes sejam devidamente transmitidos no ato da vacinação, quer ao doente, quer aos cuidadores informais.

Pode parecer elementar, mas é essencial e é muitas vezes o básico que fica esquecido.

VV
 
"Enfermeiros dar cartas" na administração de vacinas? Está tudo louco! Pois se é o básico do vosso trabalho, é a vossa obrigação, querem dar cartas em quê? Façam é o trabalho como deve ser e deixem-se de politiquices que nem estamos em tempo disso.
 
Para o técnico de saúde:
Todos sabemos que a vacinação é função dos enfermeiros e que é a nossa "obrigação", no entanto há muita diferença entre simplesmente cumprir a obrigação e dar a pica e aproveitar esse momento para fazer algo mais. È aqui que reside a diferença! E isto passa-se em todas as profissões. Alguns médicos também se limitam a olhar para os doentes e a prescrever medicação sem lhes dar qualquer explicação. Apenas fizeram os mínimos, mas se explicarem adequadamente o plano de tratamento esclarecendo as duvidas dos doentes, marcam pontos e fazem a diferença.Tal como o farmacêutico comunitário quando se limita a vender medicação, em vez de esclarecer os utentes sobre a mesma. Na sua profissão, também se deve passar o mesmo, alguns colegas fazem o mais básico e outros fazem algo mais e marcam a diferença.

Ana B.
 
@ enf do norte.
A maneira como escreves atesta aquilo que te define, no fundo, aquilo com que adjectivas os outros, sem saberes quem são, nem sonhares, funciona como um espelho e define, penso eu, o teu berço... mas como já disse, o fato da ignorância e da ofensa gratuita e barata, sem nível, fica-te bem. Talvez esse ódio e frustração contra uma mera personagem, seja um escape por aquilo que desejavas ser. A mim cabe-me lutar por aquilo que acredito e acredita, já lutei bem mais pela enfermagem do que alguma vez sonharás fazer, lanço-te um desafio (se me permites, claro): já que recordas com saudade e entusiasmo o que o defunto talibã escreveu, mostra aqui ao povo a forma como ele sempre defendeu a enfermagem, algo que tú, nunca tiveste nível para fazer nem denunciar como eu sempre fiz, algumas vezes com vitórias estrondosas. é isso que não te entra no encéfalo, é que por estar em medicina, não quer dizer que passei a ser inimigo, nem a desdenhar nos enfermeiros, apenas aponto fragilidades da classe, postura semelhante à que o autor deste blog por vezes tem, agora menos, desde que perdeu alguma imparcialidade!

"Doutor Médico": Não é para quem quer, é para quem pode.

PS: é triste qd julgamos conseguir estatuto com base na má educação/formação e ofensa. é excelente qd ganhamos estatuto com base no mérito e valor próprios, lá está, é o nível!

PS2: prometo não voltar a dar-te cavaco... ficas muito bem assim e tens feito um excelente trabalho.
 
excelente medida???? pois eu acho que não. que puder pagá-la deve pagá-la.
 
ao comentário 9/23/2012 07:32:00 p.m.:

"Dar cartas" é estar, neste caso, na liderança das respostas de saúde ao problema da gripe, no âmbito da vacinação como eu referi, e não da "administração de vacinas" como referiu no seu comentário, tão irado.

Estar na linha da frente deste tipo de resposta é acreditar na prevenção e contribuir para que as pessoas não fiquem doentes.
A prevenção da gripe passa pela pica e não só; as restantes medidas de profilaxia, se corretamente ensinadas e aplicadas, são eficazes na diminuição do risco de infeção.

Quanto ao ser o "básico do vosso trabalho", gostava de saber onde foi buscar essa ideia completamente míope sobre o trabalho dos enfermeiros. Já tinha percebido, logo pela forma como se auto-denomina como "Técnico de Saúde", que não teria alcançado o sentido do meu comentário, o que torna esta troca de ideias desinteressante porque nem eu sei o que é um "Técnico de Saúde", nem o seu discurso tem ponta por onde se lhe pegue.

Obrigada na mesma por ter permitido, através da sua intervenção, ilustrar como temos um caminho longo a percorrer na saúde.

VV


 
"Anónimo disse...
excelente medida???? pois eu acho que não. que puder pagá-la deve pagá-la.

9/24/2012 08:31:00 p.m."
ESTOU PERFEITAMENTE DE ACORDO QUEM PODE PAGAR DEVE PAGAR , SENÃO AONDE ESTÁ A EQUIDADE? ATÉ PARECE QUE QUEREM DAR UMA AJUDINHA Á INDUSTRIA FARMACÊUTICA PARA MANTEREM OS NÍVEIS DE VENDA EM RELAÇÃO AOS ANOS ANTERIORES, CONTINUA O REGABOFE E AS RAZÕES QUE NINGUÉM CONHECE.
O IDOSO É PARCEIRO , ALGUÉM JÁ FEZ O LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES E O CONCENTIMENTO INFORMADO. SÓ DEVE SER VACINADO QUEM QUIZER, NÃO DESEJO DE MANEIRA NENHUMA VER A REPETIÇÃO DA HISTÓRIA COMO NO CASO DA COMPRA DE VACINAS DA GRIPE A, COMPRADASVSEM QUALQUER CRITÉRIO, EM QUE QUEM OPTOU POR NÃO SE VACINAR CHEGOU A SER CONSIDERADO INIMIGO PÚBLICO.
EM TEMPOS DE CRISE ESTA É SO PARA ALGUNS , OS OBJETIVOS DE VENDAS DE VACINAS TEM DE SER MANTIDOS.......
 
A estratégia da saúde pública deve ter em conta os efeitos que os comportamentos de saúde têm sobre o indivíduo e sobre os restantes cidadãos.
Perante uma situação de elevado risco de transmissão, e não sendo obrigatória a vacinação, todas as medidas que ajudem a população a aderir à prevenção são positivas, entre elas a gratuitidade da vacina.
Todos pagamos para que o maior número possível seja vacinado, mas os benefícios sobrepõem-se às questões da equidade (neste caso, de justiça social).

Não é na vacina que se poupa nem é com a vacina que a indústria farmacêutica enriquece. Comparando o que se vai gastar com uma vacina para cada pessoa e atendendo às externalidades associadas ao fenómeno que se pretende controlar, o que se gastaria com a doença espalhada pela comunidade (custos pessoais, gastos em medicamentos e eventuais internamentos, idas às urgências, consequências graves na saúde das pessoas, custos económicos,...) não seria mais caro do que a vacinação gratuita? A indústria farmacêutica não ganha mais com a doença?

Quanto ao levantamento de necessidades, não é viável listar os interessados e depois comprar exatamente 2357893 vacinas! Há estimativas que devem ser tidas em conta e o consentimento, embora implícito no momento em que a vacina é voluntária e o indivíduo a deseja fazer, deve ser efetivamente formalizado. Isto já é uma questão cultural que deve ser devidamente atualizada porque no nosso sistema ainda predomina a atitude paternalista dos médicos e maternalista das enfermeiras sobre o cidadão. Os incapazes de decidir por si devem ser devidamente protegidos pelos mecanismos legais definidos para essas situações.

VV
 
Era o que faltava que a vacinação fosse obrigatória , até parece que em todas as condições a vacina é inócua.
Pena quem é responsável só achar que a vacina da gripe é mais vantajosa e a industria farmacêutica não ganha com estas campanhas , ganha sim senhor e não é pouco. claro que para algumas pessoas não é viável comprar exatamente o que se precisa, nunca foi desde que se pague com o dinheiro de todos, gaste-se!
Que inocente que a industria farmacêutica é! As vacina da meningite e do cancro do colo do útero não deviam ser gratuitas? Claro os pais assustados compram-nas de qualquer maneira, não é?
Gostaria de saber se não é verdade que na maioria dos casos de gripe sem tratamento são 31 dias, com tratamento 30 dias, melhorar as condições de vida dos idosos proporcionar-lhe pensões condignas em que tenham possibilidade de ter uma alimentação cuidada , habitação salubre, com o gás e a electricidade acessíveis que lhes permita uma climatização adequada da habitação , estas medidas são mais inócuas para o sistema imunitário do idoso, do que a vacinação em massa não dão é tanta massa á industria farmacêutica. .

 
9/25/2012 08:59:00 p.m.

A vacina é a solução possível, pois não há sítio no mundo em que, perante os riscos que a gripe encerra, se vá a correr dar comer aos pobres e arranjar os telhados, os esgotos... Isso é poesia e nós vivemos no mundo real onde não há muito tempo se limpavam as mãos no pelo dos cães, durante as refeições.
Não podemos alimentar expetativas nas pessoas quando não existem recursos para as satisfazer. Era bom que muita coisa mudasse no que respeita à saúde e talvez os maiores "culpados" das doenças não sejam os obesos, os fumadores, os toxicodependentes,... Talvez sejam os governos quando permitem e promovem condições que favorecem a doença, mas essa é outra questão.

Não tenho dados sobre custos, mas acredito que os tratamentos sejam mais caros do que a vacina e rendam mais aos laboratórios.

VV
 
"A vacina é a solução possível, pois não há sítio no mundo em que, perante os riscos que a gripe encerra, se vá a correr dar comer aos pobres e arranjar os telhados, os esgotos... Isso é poesia e nós vivemos no mundo real onde não há muito tempo se limpavam as mãos no pelo dos cães, durante as refeições."
Não ironize de um assunto sério, o risco de gripe agora virou moda e negócio, quanto a limpar as mãos aos pelos dos cães até á pouco tempo, só se foi na sua casa.

 

anónimo das 05:21:00 p.m.

"quanto a limpar as mãos aos pelos dos cães até á pouco tempo, só se foi na sua casa."

Sabe muito de vacinas, mas não percebeu a metáfora.

VV





 
talibã... cresce, garoto...
 
doutormérdico disse:
" (...) No entanto meu caro Doutorzeco, nem sempre isto acontece; se temos médicios a violarem grávidas e crianças da Casa Pia, também temos enfermeiros sem as mínimas condições que aparecem no post.
Posto isto, receio que sejas mais um mamífero armado em Doutorzeco que mem para veterinário servias, poís também os animais merecem ser tratados por um ser provido de altruísmo, carácter, espirito e intelecto, o que deu para perceber, não abunda para os teus lados.
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível.

PS: Espero não ter usado termos muito complexos que o nosso Doutorzeco não consiga encaixar.
# posted by Talibã das Beiras : 12/09/2009 10:24:00 PM ""


Certo... a má educação e arrogância e frustração, é tudo apanágio meu... ;)
zétó, come papa e muita sopa, pode ser que te façam crescer, já que não te vales por muito mais.. =)

 
""quanto a limpar as mãos aos pelos dos cães até á pouco tempo, só se foi na sua casa."

Sabe muito de vacinas, mas não percebeu a metáfora.

VV
9/28/2012 09:46:00 a.m.
"
Percebi a metáfora muito bem, você parece é que não percebe que em relação á vacinação massiva indescriminada tendo como único critério a idade,é que considero condenável. Meu caro tem de se habituar á diferença de opinião, nem todos pensam nas vacinas como a solução para todas as situações.Considero que algumas vacinas foram e são essencias para a humanidade,mas tudo com peso e medide, a da gripe quanto á minha humilde opinião na grande maioria dos casos não se inclui no grupo. Os enfermeiros na sua maioria sempre foram profissionais que não se influênciam por modas, nem por necessidades artificiais.Alguns idosos com 65 e mais anos, necessitam de mais coisas do que vacinas da gripe, atualmente é vergonhoso verificar que muitos não utilizam os serviços de saude porque não têm dinheiro, sito-lhe um exemple um idoso vai ao centro de saúde para avaliar o INR paga € 5 , é-lhe pedido o contolo deste paga mais € 1,70 e no dia sequinte vai ao médico ajustar a medicação e paga novamente € 5. Se tiver necessidade de o fazer semanalmente continua a pagar. Ainda acha admissível estas campanhas de vacinação da gripe
para todos, independentemente dos rendimentos, não deixo de pensar que alguém está desesperado por vender vacinas. Neste Portugalinho alguns ainda tentam atirar areia para os olhos do povo e custa-lhes a aceitar, que também se pense no que não está explicito.

 
taliparvo desaparece pá!
Deixa te lá estar pela medicina a provocar chinfrim e quisilias e poe-te a milhas que já metes nojo, deves mesmo ser doente mental não ves que te comportas como uma criança mimada!
 
Ai! Por esta o governo não esperava, tanta procupação com a vacinação e um problema maior e real de saúde pública se se propagar quero ver como vai ser. Sim estou a referir-me á febre por dengue, viva o país das vacinas da gripe!!!! Gripe é o maior problema da atualidade e as farmaceuticas já têm a contabilidade equilibrada, porque os parvos dos portugueses estão cá mesmo é para pagar impostos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!