quinta-feira, outubro 18, 2012

:((

.
Ler notícia do Público, aqui.
.
.
Ver vídeo da TVI, aqui.

Comments:
É triste mas e a realidade que temos neste país...
 
A Ordem tem que inequivocamente dar uma resposta firme e violenta a este estado de coisas.Sobretudo sindicatos e Ordem devem falar a mesma linguagem. Num momento onde o salário dos nossos colegas médicos é aumentado, num momento onde se formalizam concursos (alguns até são considerados desertos por falta de candidatos) para a carreira médica, num momento onde são abertos concursos de consultores para a carreira médica... Não falando já nas promoções e progressões da carreira militar!!! Os enfermeiros hoje não têm carreira, não têm expectativa de a ter,mas todos estão de acrodo que a enfermagem é essencial!!! Eis então o paradigma!!! O celebre romance de de George Orwell - O triunfo dos porcos - serve-nos que nem uma luva... "Somos todos iguais, mas uns são mais iguais que outros"!!! Viva Portugal!!!!
 
Eis um protesto simples, singelo mas com a força de mil manifestações. Isto fica pá memória!!! Sr. Bastonário mexa-se! Sindicatos acordem!!! Vamos à luta com força!!! Onde está o espírito de outrora????? Estes gajos do poder não merecem que a gente retribua nada!!!
 
Porra é preciso humilhares-te assim tanto? Até parece que vais para a guerra e és objector de consciencia.. tem dó meu... pensava que a bimbalhada era tesa mas pelos vistos... que vergonha...
 
Foram embora deste país, para um bem melhor e ainda choram?! Quem cá fica é que tem razões para chorar...
 
Foram embora deste país, para um bem melhor e ainda choram?! Quem cá fica é que tem razões para chorar...
 
Provavelmente deve ser um defeito do blog que não posta em tempo real... ò alentejano de évora??? quem se está a humilhar??? Essa foi pa quem???
 
Normalmente sou bastante critico em relação ao que aqui transpira, este ódio pelos médicos é deslocado e já cheira mal... Mas não posso deixar de ficar sensibilizado com a partida de parte da minha geração para o estrangeiro. É certo que formamos enfermeiros a mais, mas ninguém deveria ser obrigada a emigrar. Muito menos quando isso acontece por sermos governados por políticos profissionais, que só olham pelos seus interesses pessoais.

 
A carta tem a sinceridade de um miúdo de 24 anos.

Compreendo, mas o país não tem obrigação de empregar todos os que insistem em tirar cursos sem saída profissional. Toda a gente sabe o estado em que a enfermagem está e ainda insistem em inscrever-se neste curso. Todos ficamos prejudicados com esta ecatombe de licenciados, que sem se aperceberem estão a alimentar a gula das escolas, da ordem, e a prejudicar as condições de trabalho e a carreira que não se discute.

Há poucas opções, mas esta teria concerteza um desfecho assim.

Mais se seguirão, a avaliar pela quantidade de gente que frequenta as escolas de enfermagem. Talvez esta divulgação sirva de alerta para os que ainda não perceberem que enfermagem não é a melhor saída no momento, a menos que seja para trabalhar fora.





 
o pior é k nem sabem falar ingles...
 
Espero que os responsáveis pela enfermagem portuguesa percebam de uma vez por todas que a emigração não é positiva.

A ideia de que os enfermeiros portugueses são os melhores do mundo é um LOGRO! O que se passa é simples: temos excesso de enfermeiros (a Ordem continua a dizer que não!) que depois vão trabalhar para outros países (contra a sua vontade e da sua família), nalguns casos em condições não muito atractivas. E claro, do ponto de vista demográfico, hipotecamos o futuro do país!

Se há expressão infeliz do actual bastonário é a da “exportação”…

 
"(...)o país não tem obrigação de empregar todos os que insistem em tirar cursos sem saída profissional."
Mas tem a obrigação de sustentar as escolas de enfermagem só para não dispensarem os professores e assim passamos a formar enfermeiros para exportação. Um jovem que neste momento queira trabalhar fora sabe que a enfermagem é uma saída e todos nós a financiarmos formação para os gringos usufruírem , está bem pensado sim senhor.Que tal fecharem as escolas de enfermagem durante 3,4 anos para regular o mercado, aos professores que realmente interessam coloca-los em licença sabática aos outros manda-los fazerem-se á vida. Duvido que estes enfermeiros jovens que emigram voltem e Portugal continua a perder e a ficar cada vez mais velho.
 
naturalmente não é ódio que tenho pela classe dos meus colegas médicos (ao contrario de alguns quererem vincar o facto) tenho ódio é de aqueles legislam e privilegiam uns em detrimento de outros profissionais. Em tempo de crise é certo que as desigualdades agravam-se. Então não façamos coisas que agravem essas desigualdades. Já se questionário como é que um médico vai encaixar o seu horário de 40 horas (que foi negociado)? É fácil... Basta estender o horário pelas horas não assistências (que dequalquer modo ninguém as cumpre mas são assinadas)e assim sai sempre do serviço mais cedo. Eis a lógica da batata!!!
 
Para quem ainda não percebeu, enfermagem só não tem saída profissional porque os governos e administrações hospitalares ainda não se deram conta que temos de nos desdobrar para garantir o mínimo de qualidade nos cuidados... Quem está todos os dias no terreno é que o pode comentar!! Inventaram uma sistema de avaliação das necessidades de horas de cuidados de enfermagem que só serve para nos fazer perder tempo, porque ainda que mostre que há défice de enf. nos serviços, ninguém liga a isso!!
Pergunto, mais uma vez, se a Ordem não tem mesmo nada a dizer sobre este estado de calamidade!!!
Um país que OBRIGA os seus trabalhadores qualificados - nos quais investiu durante anos de formação - só pode ser de 3º mundo...
 
que façam boa viagem!!
 
Emigrar e escrever uma carta ao Cavaco, que se está cagando e só pensa na sua reforma de 10 mil euros, não é humilhação então é o quê? Toda a gente vê que andamos a formar enfermeiros para o desemprego e a Ordem faz o quê? Nada... Quantos enfermeiros vão para a rua dos 50 mil a despedir?
 
vao ter melhor futuro
a culpa é das escolas que formam para o desemprego só para manterem os senhrores prof.s
 
os medicos nao precisam de emigram
os diretores clinicos é ve-los a arranjar quintinhas para justificarem os seus contratos e para estarem a dormir!!!!
 
É enervante esta situação! Aqui no serviço já somos 2 a falar desta perspectiva. Emigrar para a Suiça!
 
Claro, não podia haver uma discussão sem falarem em médicos... Mas fique sabendo que os médicos também estão a emigrar, muitos da nova geração até optam por fazer a especialidade fora de portugal, como por exemplo na Alemanha.

Há que lembrar que medicina, gostem ou não, é o curso mais difícil de se aceder. Grande parte tem capacidades acima da média e quase todos são bastante orgulhosos. Não se pode esperar em ter a nata de uma geração a tirar um curso, para no fim se contas serem desrespeitados com ordenados exploratórios, mesmo que para vocês enfermeiros, que acham que se pode comparar formações, o ordenado seja elevadíssimo.

Sim há muitos de nós a pensar emigrar, não são só os técnicos que são melhor pagos lá fora que aqui em Portugal. E quem quer conseguir ter a melhor vida com os conhecimentos e a formação que tem, não é em Portugal que fica.
 
Pobre país..
sofrida vida, em ser-se enfermeiro
em ser-se português..
 
Estes porque estão formados numa área carente noutros países podem partir. Parabéns! Já uns meus amigos, um formado em gestão e outro em engenharia civil foram a Londres e voltaram para trás sem nada.
 
"(...)o país não tem obrigação de empregar todos os que insistem em tirar cursos sem saída profissional."
Mas tem a obrigação de sustentar as escolas de enfermagem só para não dispensarem os professores e assim passamos a formar enfermeiros para exportação. Um jovem que neste momento queira trabalhar fora sabe que a enfermagem é uma saída e todos nós a financiarmos formação para os gringos usufruírem , está bem pensado sim senhor.Mas também estes jovens já sabiam o que lhes ia acontecer!!! lágrimas de cocodrilo!!!Que tal fecharem as escolas de enfermagem durante 3,4 anos para regular o mercado, correr com gente que só está nas escolas por ser amigo das directoras e directores das escolas, sem mérito algum????são uma vergonha nacional, alguns deles de tão tacanhos que são!!!!!!

Esta gente deu cabo da profissão e da carreira!!!!!!!!!!!!!!!!
Os jovens até dão pena porque nem autoestima têm!!!!!!!!!vão e não voltem mais!!!!!!!!!!
 
janbus disse: "Não se pode esperar em ter a nata de uma geração a tirar um curso, para no fim se contas serem desrespeitados com ordenados exploratórios, mesmo que para vocês enfermeiros, que acham que se pode comparar formações, o ordenado seja elevadíssimo. "

1º) concordo: os enfermeiros são desrespeitados com ordenados exploratórios
2º) sim pode-se comparar enfermagem com medicina: ambas de elevada complexidade, penosidade, risco, exigência pessoal, técnica e intelectual. Mas uma, explorada e humilhada ao mais baixo nível; outra, sempre privilegiada e protegida.
Nada contra que médicos ganhem bem, afinal estudaram para isso e fazem um trabalho digno; só que, parece que esquece, enfermagem partilha desses adjectivos.
não peço para ganhar tanto como um médico, sequer;: peço antes para ser pago como Licenciado, e de acordo com as premissas envolvidas na minha profissão, a penosidade, cpomplexidade, etc..

e também há muita gente, em engenharia aeroespacial, enfermagem, biomédica, arquitectura, com capacidades acima da média. E são também parte da "nata" de uma geração. mas há natas e natas....
abç.
 
Os médicos também estão a emigrar?... ò Janus desculpa lá, mas é só abrir o D.R. ou a BEP e poderás constatar que estão a abrir concursos para médicos nos diferentes hospitais públicos a um ritmo quase diário e muitos deles são considerados desertos por falta de candidatos... Deixa-me rir!!!! Diz antes que os médicos emigram porque não é prestigiante ir para um centro de saúde de aldeia fazer M.G.F.

 
" taresa pinto disse...(...)
Os jovens até dão pena porque nem autoestima têm!!!!!!!!!vão e não voltem mais!!!!!!!!!!

10/20/2012 08:01:00 p.m."

Vão e não voltem mais? Porquê? Taresa pinto que mal lhe fizeram estes jovens, simplesmente tentam sobreviver, porque não calam o que lhes vai na alma não têm auto- estima? Você é uma arrogante que fala de barriga cheia. Vão e voltem sim senhor e que seja pequena a ausência, o nosso país qualquer dia vira um deserto demográfico, os países do norte da Europa estão a ter visão de futuro, adquirem profissionais europeus, jovens e com possibilidade de contribuírem para o aumento da natalidade estão a investir ao contrário do primeiro ministro de Portugal que manda emigrar a malta, Portugal vai virar o Inatel da Europa.....
 
"Janus disse...(...)Sim há muitos de nós a pensar emigrar, não são só os técnicos que são melhor pagos lá fora que aqui em Portugal(...)"

Meu caro Janus você também é técnico, técnico de medicina.
Em relação a emigrar é outra conversa, deixe acabar o proteccionismo vigente que aí é que vai saber o que é emigrar.Quanto a alguns de vós terem de ir para o estrangeiro para tirar a especialidade, acho muito bem se durante anos e anos o erário público financiou as especialidades aos médicos espanhóis que depois as foram exercer no serviço nacional de saúde espanhol, acho bem que vão fazer o mesmo á Alemanha, também sabemos é que entrar em determinadas especialidades é só para os melhores dos melhores e alguns de vocês entraram em medicina graças ao poder económico dos papás e assim na mesma lógica, como não conseguem em Portugal uma especialidade com uma boa privada, os papás lá a pagam no estrangeiro.Daí ainda bem que a nota de entrada para a faculdade vai abranger os trés últimos anos do secundário e não só o 12º ano, como se verificou nestes últimos anos. Deveria era ser com um exame nacional e o aluno não poder fazer o exame aonde estudou. Aquando da saída das listas das avaliações das escolas ficou bem patente como os com mais poder económico, conseguem que os seus filhotes entrem em medicina. Colocam-nos nos estabelecimentos que melhores garantias lhes dão para expressarem a sua superioridade dos genes económicos e assim conseguem o passaporte para medicina.
 
ENTÃO A ABERTURA DOS 750 LUGares para enf este ano?!?!? para o proximo ano seriam mais, mas não vejo nada!!!

ABERTURA DE CONCURSO PARA ENF PRINCIPAIS?!?!
E VALORIZAÇÃO DOS ENF ESPECIALISTAS?!?!?

OS SINDICATOS ANDAM A NANAR! PRINCIPALEMTNE O SEP , O PAI E MAE DESTA PORCARIA DE CARREIRA!!!!!!!!!
 
ENTÃO A ABERTURA DOS 750 LUGares para enf este ano?!?!? para o proximo ano seriam mais, mas não vejo nada!!!

ABERTURA DE CONCURSO PARA ENF PRINCIPAIS?!?!
E VALORIZAÇÃO DOS ENF ESPECIALISTAS?!?!?

OS SINDICATOS ANDAM A NANAR! PRINCIPALEMTNE O SEP , O PAI E MAE DESTA PORCARIA DE CARREIRA!!!!!!!!!
 
Porque a ordem na pessoa do sr bastonario Germano não promove o fecho das Rscolas de Enfermagem por algum tempo?

Porque não se alteram os estatutos e não diminuem a cotização dos membros?

Em tempo de crise porque será?

Isto não é so o problema da emigração, é dos que por cá ficam.
 
Tanto drama.... até parece que é de agora que as pessoas emigram....
 
Emigrou dr enfermeiro?
 
O Lobbie dos profesores instalou-se a partir do momento em que se fundou a Ordem dos Enfermeiros, a partir desse momento começou o principio do fim da Enfermagem em Portugal.

Os professores de Enfermagem e a Ordem dos Enfermeiros são os responsáveis pela decadência da profissão.
 
Queremos mais.Onde está o Doutor Enfermeiro?Está a poupar na escrita ,ou foi ter com a TROIKA?

 
http://dre.pt/pdf2sdip/2012/10/206000000/3497334974.pdf

Este é o inicio dos TAE a criar acessos, administrar medicação etc. ESTA FEITO!
 
" Anónimo disse...

Tanto drama.... até parece que é de agora que as pessoas emigram....

10/22/2012 03:32:00 p.m."


Não entendo... diga-me, se você tivesse que tudo largar - namorado, amigos, família, casa, as raízes culturais, não pelo "espírito de aventura, bora lá emigrar que é como passar férias prolongadas" mas porque pura e simplesmente não há qualquer hipótese de arranjar emprego... seria-lhe facil, era?

é que anda muita boa gente a por-se ao fresco deste país, por desespero (não há empregos e os que sobram, são muito mal pagos e em condições deploráveis), por cansaço (fartos de esperar dos governantes, ordem e sindicatos, por justiça, criação de vagas de emprego, remuneração justa, condiçõies dignas, medidas de luta e de remodelação da Enfermagem que nunca mais chegam, mas são constantemente prometidas e ameaçadas), e por revolta.

Se a emigração, a si, fosse uma única via, ao invés duma opção...
por favor reflicta, há muita gente a desesperar... largar tudo para trás dos ombros não é assim tão fácil.

além de que é ver muita gente a levar o "enorme esforço e investimento que o País neles depositou" (como disse o gasparzinho), ou seja competências e conhecimento, para fora do país.. é, sai toda a gente a ganhar..

 
http://www.enfermeiros.pt/content/view/1344/1/

"Carta aberta ao Exmo sr Jornalista Camilo Lourenço - jornal de Negócios" (em relação à emigração de jovens enfermeiros/ licenciados)
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Enf. Do norte

Podias era aproveitar, e apanhar o barco tambem...menos um frustrado "wannabe doctor" neste pais ;)
 
"se você tivesse que tudo largar - namorado, amigos, família, casa, as raízes culturais, não pelo "espírito de aventura, bora lá emigrar que é como passar férias prolongadas" mas porque pura e simplesmente não há qualquer hipótese de arranjar emprego... seria-lhe facil, era?"

Não seria fácil, mas seria superável, o que não é fácil é não ter trabalho nem dinheiro.

"é que anda muita boa gente a por-se ao fresco deste país, por desespero (não há empregos e os que sobram, são muito mal pagos e em condições deploráveis), por cansaço (fartos de esperar dos governantes, ordem e sindicatos, por justiça, criação de vagas de emprego, remuneração justa, condiçõies dignas, medidas de luta e de remodelação da Enfermagem que nunca mais chegam, mas são constantemente prometidas e ameaçadas), e por revolta"

Os problemas da saúde não são de agora, nem vão passar com o fim da crise e os enfermeiros ainda vão tendo ofertas de emprego, já o mesmo não se pode dizer de outros profissionais de saúde.

"Se a emigração, a si, fosse uma única via, ao invés duma opção...
por favor reflicta, há muita gente a desesperar... largar tudo para trás dos ombros não é assim tão fácil."

Há muita gente a desesperar mas os empregos não vão surgir de um dia para o outro e os enfermeiros quando saem de Portugal, saem com um contrato de trabalho, com boas remunerações, regalias, para países onde são valorizados, agora ficar cá à espera que o estado abra as 750 vagas para resolver o problema, boa sorte, quantos enfermeiros há no desemprego? quantos concursos são viciados?

"além de que é ver muita gente a levar o "enorme esforço e investimento que o País neles depositou" (como disse o gasparzinho), ou seja competências e conhecimento, para fora do país.. é, sai toda a gente a ganhar.."

Quanto a isso não me preocupa nada, assim que acabar a minha formação faço questão de ir para o estrangeiro, onde serei mais valorizado, algo que dificilmente vou conseguir cá.
E se dantes eu já pensava em emigrar, pela a aventura e para conhecer outras realidades, neste momento é por necessidade porque arranjar emprego é como encontrar uma agulha no palheiro.
 
Vão e não voltem mais? Porquê? Taresa pinto que mal lhe fizeram estes jovens, simplesmente tentam sobreviver, porque não calam o que lhes vai na alma não têm auto- estima? Você é uma arrogante que fala de barriga cheia". acho que a Teresa não é arrogante!!!É realista. porque este choro todo!!!Têm trabalho, vão emigrar ficam melhor!!!!para que tanta falta de auto-estima??? não admira, os enfermeiros são uns coitadinhos, a quem toda a gente faz mal!!!!mas´isso não é necessário porque se fazem mal uns aos outros!!!! Estou de acordo com a Teresa. Gente desta. mais me parecem uns lambechatos que outra coisa!!!!Portugal já é o Inatel da Europa há imenso tempo!!!!!!!!!!!
 
No pré-hospitalar já foste!!! Quero ver o teu post sobre isto...Vai ser só espuma a sair te da boca!!!
 
Anónimo Anónimo disse...

Enf. Do norte

Podias era aproveitar, e apanhar o barco tambem...menos um frustrado "wannabe doctor" neste pais ;)

10/25/2012 08:42:00 a.m.


ok... fantástico..
 
..e doutor já eu sou... frustrado é certo; por ser um doutor mal pago e mal aproveitado
 
A verdade do que se passa na Assembleia da Repúblca.

O problema é que o que é escrito a seguir não é mentira, é pura verdade! Coitados dos deputadas(os) e ministras(os), ganham pouco, têem poucas mordomias e benesses, por isso "merecem ser tratados assim"... É uma pouca vergonha! Daí o estado do País.

Repórter do IP tomou pequeno almoço, almoçou, lanchou, jantou e apanhou bebedeira no bar da Assembleia da República, por apenas 1 euro e 50 cêntimos.

Quando as refeições escolares no Básico atingem os 3,80 euros, o IP viu os preços do bar da Assembleia da República, frequentado por deputados e ministros. Eram 8 da manhã e o repórter pediu um café e um bolo de arroz, tendo pago 15 cêntimos, 5 doi café e 10 do bolo! Vendo ali mama da grossa, o repórter bebeu 10 minis, tendo pago 1 euro, pois cada mini custa 10 cênimos! A seguir, o repórter mamou uma garrafa de Famous Grouse (2 euros), uma Aristoff (1,50 euros) e uma Bombay Sapphire (1,65 euros). Ao almoço, o repórter comeu gambas , camarão tigre, lavagante, sapateira, queijo da Serra, presunto de Barrancos, garoupa e bife do lombo, regado com Palácio da Bacalhôa, por 3 euros! Pedindo champanhe Krug (3 euros a garrafa) e caviar beluga (1 euro, 500 gramas), o repórter passou a tarde no bar da AR, rodeado das deputadas Rita Rato, Francisca Almeida, Ana Drago e Marisa Matias. Parecia que estava no Lux!

AM, no Jornal Público - Inimigo Público

E CONTINUAM ESTES SEM VERGONHA A AUMENTAR OS IMPOSTOS E A PEDIR SACRIFICIOS AO POVO....
 
deixem os chefes reformarem-se que só andam a xular o erário e já sobra mais pa pagar a kem trabalha
 
Caro João franco lambechato é você se fica melhor fora do seu país emigre, os enfermeiros que no seu país são desconsiderados noutros são valorizados, mas daí a não se poderem lamentar por emigrar é muita presunção da sua parte e dessa taresa, sabe dou-lhe um conselho que recomenda aos outros, a porta da rua é serventia da casa, se não tem uma profissão desejada na estranja não desespere, está sempre a tempo de tirar o curso de enfermagem. Escolas não lhe faltam.

 
Dr Enfermeiro que se passa está com gripe??? Ou emigrou?
 
"Anónimo disse...
Estes porque estão formados numa área carente noutros países podem partir. Parabéns! Já uns meus amigos, um formado em gestão e outro em engenharia civil foram a Londres e voltaram para trás sem nada.

10/20/2012 05:14:00 p.m."

Obrigado!! Mas sabe porque não tentam o Brasil consta que engenheiros e arquitectos são muito procuradas, parece que na Noruega também. Boa sorte para eles.
 
"..e doutor já eu sou..."

Assim fala o Enf Do Norte, o tal que quer ser como o anormal do DoutorMédico, mas não pode.
 
Alguem me explique porque raio vão os médicos fazer greve em 14 de novembro quando tiveram êxito nas negociações (de 1800 para 2700euros, nada mau ein?)!!

Será que o Carlos Martins vai lá pedinchar para se poder juntar aos camaradas médicos? que Cromo... Defesa do SNS, pois sim!
A nós é que ninguém defende!


Objectivos da Greve
O Sindicato dos Médicos do Norte, Sindicato dos Médicos da Zona Centro, Sindicato dos Médicos da Zona Sul, depois de consultarem a classe médica entendem convocar esta greve com os seguintes objectivos:
1- Defender o Serviço Nacional de Saúde (SNS) que, pelo seu elevado desempenho e pelos seus excelentes indicadores que colocam o nosso país nos primeiros lugares a nível internacional, tem sido o pilar fundamental da Coesão Social e do próprio Estado Social.
2- Contra os cortes orçamentais na Saúde previstos no OE para 2013, contra o aumento das taxas moderadoras e contra os cortes no apoio aos doentes crónicos e nos transportes de acesso aos cuidados de saúde.
3- Acabar com as políticas recessivas que promovem o retrocesso económico e o desemprego.
4- Adoptar um programa de desenvolvimento dirigido ao investimento e à revitalização do sector produtivo.
5- Exigir um programa de emergência de combate ao desemprego.
6- Contra os cortes nos salários e nas reformas e contra o roubo do 13º e 14º mês (subsídio de férias e de Natal).
7- Contra o aumento brutal do IRS.
8- Contra a destruição das Funções Sociais do Estado.
9- Contra o desmantelamento e a degradação dos serviços públicos.
10- Contra as privatizações das empresas estratégicas para o desenvolvimento do país.
11- Contra o aumento dos preços de bens e serviços de primeira necessidade, bem como de impostos e taxas diversas.
12- Defender a Contratação Colectiva.
 
Voltou novamente a emigrar dr enfermeiros, ou anda a reunir com o Ministro da saude por causa do pre-hospitar, dos ganhos dos medicos e dos enfermeiros que emigram.
Anda a tratar destes assuntos?

Assim esta desculpado.

Triste sina ser enfermeiros e estar dependente desta m...

Agora é que era e é o que vemos.


 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
dr enfermeiro que tal falarmos do acordo do bastonário com o camarada leal?digo "companheiro" é assim que se tratam lá no partido?!
Vou desejar ver uma fotografia de amigos na próxima revista da Ordem a falar do acordo histórico da qualidade em saúde que se irá desenvolver no INEM.
O pré hospital e o enfermeiredo
 
Fugiu-lhe o assunto Dr. Enfermeiro.

Não tem havido novos desenvolvimento nos Enfermeiros?
 

"" Esta traição do Ministério da Saúde vem na sequência de um conjunto de opções políticas que deixam antever a manutenção e reforço do médico-centrismo e taylorismo no Sistema de Saúde no seu conjunto, com progressivo desmantelamento do SNS. A exclusão de enfermeiros do grupo de trabalho que vai propor o modelo C (privatização) das USFs, a rúbrica da saúde no Orçamento de Estado 2013 sem qualquer menção à Enfermagem e aos enfermeiros mas com garantias de aumento salarial e progressão na carreira aos profissionais de medicina, a falta de solução para todos os enfermeiros contratados e a continuidade de concursos nomeadamente o da ARS LVT (3,96 eur/hora) são bem demonstrativos de um súbito preconceito que norteia o atual Ministério da Saúde (sobretudo depois da greve dos médicos) e a sua falta de visão de um sistema que integra várias profissões, e onde os enfermeiros representam o maior grupo profissional. ""
 
Bye bye enfermeiros do pré hospitalar...

Quando se perde demasiado tempo preocupados com outras classes, acaba-se por ser ultrapassado...

TAEs do INEM a praticarem actos Medicos, sempre na dependência técnico cientifica dos MÉDICOS... Assim sendo, ultrapassam claramente as competências dos enfermeiros nesta área, e como se nao bastasse são ainda mais baratos...

Conclusão, tal como 1+1=2, o futuro da EPH em Portugal, passara por TAEs e Médicos... Enfermeiros? Ate sempre!
 
Mas, Enf do Norte? O que é que tem contra as USF´s??
 
Alguém me diz em que extensão trabalha o Santos de Arganil?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!