terça-feira, outubro 16, 2012

Orçamento de Estado - Saúde 2013

(Clicar para ampliar e ler)
.
Isto é inqualificável! Um país onde na rubrica das políticas de recursos humanos não constam os termos "Enfermagem" ou "Enfermeiros" - onde a única valorização é da carreira médica - é um país ingovernável, discriminador e insustentável, sem projectos ou estratégia consistente. É um país que modela um sistema de saúde sem futuro.
Ler aqui o Orçamento de Estado para 2013.

Comments:
Então? Não era este o MS amigo dos enfs? A OE até tomou as dores deste MS quando se manifestou a favor dos partos em casa; do fim dos CSP; das contratações a prazo; da racionalização de trats...
enfim, é ver o enfermeiral a morrer moribundo, cambada de incompetentes e frsutrados é o que vocês são!
 
Então e nós??? Vamos Ficar parados????
 
Enquanto haver estas atitudes corporativistas não vamos a lado nenhum.

Mas o engraçado é que os enfermeiros reclamam dos médicos, mas querem ter as mesas atitudes corporativas que interessa apenas à classe e pouco interessa ao que deveria ser o elemento mais importante na saúde que é o Utente....
 
Criem um sindicato que faça greves sem cuidados mínimos.

Cada vez gosto mais do SEP.

Nódoas...
 
A verdade e que o SEP a OE e o SEN são antienfermagem com os resultados obtidos cada um tira as suas conclusoes
 
Quanto a incompetentes e frustrados há-os em todos os sectores quer seja médicos ou enfermeiros mas este sistema só está virado para um lado que é o dos médicos.
As 40 horas é só um pretexto pois eles nem as vão cumprir, os médicos de familia são uma miséria e vão continuar a faltar pois só vão dar as 6 consultas e a seguir é vê-los ir para o par-time.
Enfim tudo na mesma mas os médicos com mais umas centenas de euros no bolso e o zé povinho nickles batatoides, é uma animação.
Isto só lá vai de uma maneira separar o público do privado e cumprir horários aí sim era vê-los a bufar até lá temos de continuar a ver esta corja a ganhar balurdios e a fazer népia.
 
foi nisto que o SEP nos meteu!!!
e os chefes e enf. diretores que para se meterem e manterem nos lugares fizeram o que está a vir à tona à enfermagem cidadaos e utentes.
a enfermagem a continuar assim terá os dias contados!!!!
 
Afinal lá se zangaram as comadres... :D

Afinal o MS amigo dos enfermeiros, "cagou neles" como de costume :D

Tão amigos que eles eram, tanta promessa, sorriso para a TV, já eram quase mini médicos na boca deste MS e do bastonário da OE...

Por este blog, os habituais frustrados, na altura transvestidos de pavões glorificavam o MS, que ia fazer dos enfermeiros aquilo que todos queriam, mas nunca conseguiram...

Como sempre, os enfermeiros, classe mesquinha, invejosa e hipócrita da de caras com a realidade. Uma realidade eternamente secundaria, subalterna, marginal quando comparada com a classe medica.

E sim, quem insiste nessa comparação são os enfermeiros, pode ser que comecem a aprender...,embora duvide!
 
Com uns imbecis no sindicato que esperam? Resposta ao acordo - é necessário contratar mais enfermeiros. Só se fòr para pagiar os srs Drs., chamar os doentinhos e servir-lhes os cafés quando vêm ao serviço - nem 10h. vão quanto mais 40h.
 
E enquanto isto acontece, andam os sindicatos e a OE a caçar gambuzinos.. E que tal unirem-se todos de uma vez por todas e protestar conta estas políticas de uma vez por todas? Já estava mais que na hora.
 
Aonde está o lobby dos enfermeiros?
Aonde estão os enfermeiros a escrecerem em revistas sobre este aumento escandaloso em tempos de crise?
Se fossem os enfermeiros a terem aumento, eram só capas de revistas e jornais ....claro que artigos escritos por medicos a falar desta pouca vergonha....
 
Anónimo das 11.42

Tanta verdade num so comentário...

Os enfermeiros não tem nada que estar revoltados, eu diria, nem sequer tem nada que comentar um assunto que simplesmente não lhes diz respeito...

Infelizmente alguns nem isso percebem e caem na esparrela do autor deste blog, que por puras frustrações pessoais,direciona tudo que de mau há no mundo e sociedade contra os médicos... Enfim, temos pena!!

Vá, censure lá mais este!
 
Mais um barrete para os enfermeiros... está na hora de abrir os olhos e pensar um passo à frente da actualidade.
Enquanto, ficarmos agarrados apenas às falas cordiais, a bajolar os senhores do poder e não agirmos de modo concreto e incisivo, não passamos disto. Repetimos, vezes sem conta, os erros do passado e não aprendemos, isto leva a pensar se realmente refletimos e revemos as nossas acções.

Ana Temudo
 
Enquanto os "ENFERMEIROS"não tiverem a verdadeira consciência, do seu real valor na sociedade e se deixem «coitadinhizar-se» não teram visibilidade!!!!Participem e intervenham e nunca fiquem à margem dos acontecimentos.Juntem forças...sólidas e sérias.Creio que´só assim conseguimos dar valor á "ENFERMAGEM" ,
 
"Os enfermeiros não tem nada que estar revoltados, eu diria, nem sequer tem nada que comentar um assunto que simplesmente não lhes diz respeito...

Infelizmente alguns nem isso percebem e caem na esparrela do autor deste blog(...)"


Os Enfermeiros não têm uma palavra a dizer sobre o Orçamento de Estado? Não são contribuintes? Não têm uma palavra a dizer sobre a forma como é despendido o seu dinheiro?

Os Enfermeiros não têm nada a dizer sobre Políticas de Saúde? Não são profissionais do sector? Não se preconiza o envolvimento de todos os stakeholders num processo estratégico?

Enfim; em pleno Séc. XXI leio cada coisa.
 
Caro Doutor Enfermeiro,
É sempre bom vê-lo nos comentários, com certeza que tem todo o direito de comentar o orçamento de estado. Mas diga-me porque não comentou as medidas que calham a todos, a subida do IRS, do imposto sobre o combustível, a diminuição da contratação de funcionários públicos... e se foi concentrar na conversa de sempre?!

Será você tão deslocado da realidade que acredita realmente que é a classe médica a culpada do estado do país, que vão ser os médicos a levar o país à ruína? Será que não percebe que só contribui para passar uma imagem mesquinha e invejosa da sua classe?

Se querem ser respeitados como enfermeiros, desmarquem-se de vez dos médicos e você devia já ter percebido que tem um papel de responsabilidade com este blog (sim eu sei que se não picar os médicos, não tem metade dos comentários) mas já é altura de prestar realmente um serviço à sua classe e sair da sombra dos médicos. Se continuar assim nunca vão passar, como já aqui foi dito por outras pessoas, de "wanna be" mini-médicos e nunca vão ser respeitados como enfermeiros que são. Pense nisso, que você não é tão limitado como as vezes quer fazer parecer.
 
Não DE os enfermeiros enquanto ENFERMEIROS nada Tem a ver com acordos com outras classes, nomeadamente com a classe Medica...
Se se preocupasse tanto com a sua, como se preocupa com a classe Medica, talvez a enfermagem não estivesse tão de rastos...
De resto s a negociação fosse com auxiliares, maqueiros, ou seguranças do hospital, a coisa era lhe indiferente... Mas com os Médicos,upa upa!!!

Ja agora, enquanto contribuinte tem todo o direito de analisar o OE! Mas com tanto para comentar fixou se no mesmo de sempre, lamentável!
 
"É sempre bom vê-lo nos comentários, com certeza que tem todo o direito de comentar o orçamento de estado. Mas diga-me porque não comentou as medidas que calham a todos, a subida do IRS, do imposto sobre o combustível, a diminuição da contratação de funcionários públicos... e se foi concentrar na conversa de sempre?!"


Aqui, num blog temático (Saúde), comentei a questão das políticas de saúde.
Relativamente a outros assuntos, obviamente que não deixei de os comentar em sede própria, como qualquer cidadão participante e interessado.
 
"Não DE os enfermeiros enquanto ENFERMEIROS nada Tem a ver com acordos com outras classes, nomeadamente com a classe Medica"

Sou Enfermeiro e cidadão. É indissociável. Todavia, os Enfermeiros não têm nada a dizer sobre Políticas de Saúde? Não são profissionais do sector? Não se preconiza o envolvimento de todos os stakeholders num processo estratégico?
 
Esta questão de que se deve ou não comentar ....nem se deveria colocar ...
Claro que temos e devemos questionar porque é que em tempos de CRISE se acorda uma nova carreira mais dispendiosa ...
KAFKIANO este pais em quem menos trabalha e quem menos produz é mais valorizado !!!
Claro que os enfermeiros têm TODO o direito de contestar ... trabalhamos lado a lado e sabemos o que que passa diariamente com a actividade desta gentinha que agora é recompensada ...
Tenho pena do País em que vivo !!!
Tenho pena do Sindicato que tive e que tenho ( cambada de moços pequenos sem qualquer poder de argumentação )
Tenho pena de ter tido uma OE completamente alienada com èticas, lirismos, filosofias, epistemiologia e outros afins e que se esqueçeram que com o aumento brutal do numero de escolas e das fornadas de enfermeiros perderiamos TODO o nosso PODER...

RIP ENFERMAGEM PORTUGUESA


 
"Anónimo" das 10/16/2012 04:00:00 p.m. porque chamas aos enfermeiros frustrados? Com tanta frustração e gozo em ver os enfermeiros na lama, mais faz parecer que és mais frustrado.. e seriamente doente quiça.
..bem hei-de tentar entrar numa USF que ouvi dizer que lá pagam bem a médicos e enfermeiros; desde que se seja perfumado... ; )

 
Eu julgo que enquanto nos pautar-mos por entrar em perspectivas de razoabilidade, diplomacia, fé, a coisa não vai lá...

Porque perdura esta discriminação violenta e redutora, da Enfermagem?

eu gostava, muito sinceramente, que os sindicatos concertassem LUTA, como já havia dito, decisiva e liminar.
Como muito falado e ameaçado pelo SE, oxalá que uma greve que espelhe a de 1976 -a tal em que pela 1ª vez na história foi executada requisição civil -seja encetada...

É profundamente revoltante assistir à continuação da discriminação dos enfermeiros, e do contínuo benefício aos médicos; nada contra eles mas contra os governantes e médicos-políticos, que cospem na enfermagem, no seu valor.
Proteger o seu terreno, queimar tudo à volta...
que desespero..
 
Não percebo o porquê de tanta indignação com o acordo com os médicos. Não foi assim tão bom, aumentaram o número de horas de trabalho, o número de horas de urgência, o número de utentes para os médicos de família e quanto ao ordenado ainda gostava que alguém fizesse as contas, que com estes novos escalões do IRS não me parece que tenha sido um aumento assim tão significativo, se o foi de todo.
 
AhAhA, este anonimo das 11:42 deve ser o tal merdico-estudante-enfermeiro de arganil. o mais conhecido enf Santos, o tal palhacito que passa as horas a lamber as botas dos medicos na esperança de vir a fazer parte duma usf, mas espera santos, a enfa chefe vai fazer-te a cama e os teus colegas o funeral, tal ´´e a forma como lhes tornas a vida num inferno.
 
Para quem está contra as greves e as manifestações, lembro que foi em plena crise que os médicos se manifestaram, de forma incisiva, com manifestações na rua e ameaça de greve. Não foi preciso muito para que estes, que são os principais responsáveis pelos elevados gastos na saúde (ordenados elevadíssimos com pagamentos hora escandalosos, não cumprimento de horários de trabalho, prescrição de exames da treta, medicamentos mal prescritos, internamentos mal geridos, doentes mal seguidos, mau aprobeitamento de recursos como blocos operatórios, insistência na burocracia parola de que qualquer peidinho tem que ser observado pelo doutor, alimentação da imprescindibilidade da prescrição médica para tudo e mais um par de botas, atitudes de laisser faire,... étc.), tivessem a recompensa tão merecida: mais dinheiro, mais cautela na implementação das mudanças na carreira médica - as 40h é "gradual", a avaliação do desempenho vai "iniciar-se" quando os outros profissionais, a criadagem, bem ou mal, já "presta contas# há muitos anos -, e mais vaidade por mais uma vez verem reforçado o seu estatuto de deuses na sociedade.

As estruturas que assumem a liderança da nossa profissão deverão, urgentemente, discutir o que se está a passar e informar os enfermeiros sobre as ações necessárias para que possamos lutar em conjunto em vez de andarmos revoltados nos serviços e desmoralizados com as perspectivas de futuro.

É que afinal eu desconfiava, mas agora tenho a certeza, que o problema na saúde não é de falta de dinheiro.
Não se quer é mandar embora quem chama "merda de velhos" aos doentes, e "estou-me a cagar para este hospital". Palavras de médico, que infelismente não são inéditas, mas sim exemplares.


 
Pode ser feita uma greve a actos isolados?

 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
De resto, espero que a OE na pessoa do Enfº Germano, que tem primado por boas relações com o Ministério da Saúde, faça pºressão para que a classe que representa, seja devidamente valorizada e apreciada;

espero dos Sindicatos atitude férrea, sobretudo do SE que do SEP, bem... wiskas saquetas viva o partido kirikiriki bandeiras e apitos...

Andamos fartos de tão mau governo, tão fraca e disforme defesa dos interesses da Enfermagem, tanta promessa e tão pouca coisa concreta!!...
 
Ah sim o Santo dos Santos.. nem em jeito de sermão decorado e adornado aos peixes (nem a peixeiros nem a margaridas)... tanto café passeado, tanta graxa besuntada, tanto bolejo e jactância de se afirmar futuro médicodoutor e logo, superior - mas ninguem passa cartão, nem ajudam os bicos de pé ou cunhas nem nada, ao el dorado chamado USF... e porque será!...

sempre lhe resta vir ao DE mandar bocas aos seus colegas enfermeiros, atacando-os, qual Caim, esquecendo a sua genética ( a profissional, digo); ou insistir dizer a toooda a gente que é coisa e coiso, quando no fim nem coiso, nem coisa; pérolas!
mas, isto de bradir facas e perdigotos contra os seus tem cá cada coisa... é que as anas e as marias, vão aprendendo o que os beatos das beiras santas escrevem sobre elas... e outras pessoas que não deviam; cá se fazem..

(algo me diz que do doutormºérdico só restarão ataques vindos da sombra... a careca e musgo mental têm destas coisas, descobrem-se)
 
Infelizmente os Enfermeiros não tem qualquer poder negocial devido ao excesso de formação e consequente excesso de oferta no mercado de trabalho.
Pelo contrário os médicos sempre lutaram no sentido de controlar o excesso de medicos no mercado e desta forma poder controlar o seu valor remuneratório!
São as leis universais de mercado a funcionar
LEI DA OFERTA E DA PROCURA!!



 
Boa noite,

Sou Enfermeiro e o tipo do meu contrato é o CIT.

Aquando da negociação da carreira da enfermagem em 2009, ficou acordado que em 2013 todos os enfermeiros passariam a usufruir de um salario base de 1201e.

Entretanto, liguei para os RH do CHLC a questionar se os CIT também seriam abrangidos por esta medida, que faz todo o sentido, e eu estava convencido que sim.

A resposta que obtive foi que apenas os enfermeiros que estão no quadro serão aumentados. Bem, uma vergonha.

Agradeço que faça um post dedicado a este assunto para ver se os sindicatos se começam a mexer antes que seja tarde. Pois em janeiro já ha mais impostos e 200e a mais ajudam muito!

Obrigado
 
"Anónimo disse...

Não percebo o porquê de tanta indignação com o acordo com os médicos. Não foi assim tão bom, aumentaram o número de horas de trabalho, o número de horas de urgência, [...]

10/17/2012 12:38:00 p.m."


Estamos a afastar-nos do cerne da questão, mas permitam-me o breve "off topic": acredita mesmo no que escreveu, caro amigo? Olhe que no nosso SNS e pela minha experiência, da teoria à prática vai uma enorme distância!

Mas concordo consigo na questão da indignação. Tenho bons amigos médicos e só lhes posso dar os parabéns pelo vantajoso acordo atingido pela respectiva classe profissional em tempo de vacas magras. Eles zelam pelos seus interesses e ponto final. Não posso censurar os médicos, ou quem quer que seja por essa atitude. O mundo em que vivemos é mesmo assim - dog eat dog!

O problema aqui é de perspectiva: ao invés de se preocuparem com as conquistas dos médicos, os enfermeiros devem isso sim olhar para as cedências do Ministério da Saúde. Os sindicatos têm obrigação de se aproximarem do Sr. Ministro e exclamar de forma bem clara que afinal, se existe margem negocial para uns, ela terá obrigatoriamente de existir para todos os outros. A Troika ainda não suspendeu a Constituição e ainda vivemos em democracia!!!
 
LOL Talibã das Beiras fugiste?
Já te despediram??
 
qual quadro?isso já não existe!!!aumentados???quando?ahahahah!!!!!!!!!!!!!!!!
 
Está a prepara-se a revolta dos enfermeiros. O Aviso está feito. Aconselho os colegas a lerem sobre 1976, para superarmos em grande!Colegas comecem a preparar-vos e mentalizar-vos para a luta, porque vai ser a doer.
37 anos depois....
2013 vai ser o novo marco histórico!
Não vale a pena "queimar cartuchos" com greves que não são nossas!


 
ENTÃO A ABERTURA DOS 750 LUGares para enf este ano?!?!? para o proximo ano seriam mais, mas não vejo nada!!!

ABERTURA DE CONCURSO PARA ENF PRINCIPAIS?!?!
E VALORIZAÇÃO DOS ENF ESPECIALISTAS?!?!?

OS SINDICATOS ANDAM A NANAR! PRINCIPALEMTNE O SEP , O PAI E MAE DESTA PORCARIA DE CARREIRA!!!!!!!!!
 
E a Ordem ? Onde anda o Germano e sua trupe?
 
Colegas,
Comprendo que muintos dos colegas não tenham visão politica para perceberem quando estam a ser manipulados.
Para mim era previsivel tudo o que esta a contecer.
Pf crescam mais um pouco.
A ENFERMAGEM NECESSITA EM Primeiro lugar de crecer.
Em negociações ,em especial neste momento, é necessario conhecimento politico de muintos ANOS e não para iniciates.
É bom que pensem em assumir o vosso lugar de licenciados em todas atitudes ou postura geral, é BOM !!!
Aí pensai em assumir uma verdadeira GREVE. LAMENTO EM DIZER.


 
EU APELO AO ENF. AZEVEDO PARA RESOLVER ESTA CONFUSÃO TODA DESTA TRAPALHADA de carreira.

espero que acete mais um desafio

mariajoana
 
Bem... já vi aqui muitos comentários... estou de acordo com grande parte, mas a verdade é que se não formos nós a fazer, nada vai ser feito, portanto proponho ideias que funcionem como pressão e nada de greves da "treta" à SEP, porque desses já eu estou farto há séculos!!
Que tal fazer-mos abaixo-assinados com todos os que estão nesta situação em todos os hospitais do pais?? Se não funcionar podemos sempre bater onde mais doi, gastar material à bruta... basta ser discretos e não haverá culpados!!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!