sábado, outubro 27, 2012

Os loopings do pré-hospitalar...


No passado dia 11 de Novembro decorreu uma reunião relativa à organização do sistema de emergência pré-hospitalar, entre a Ordem dos Enfermeiros (OE) e Secretário de Estado Adjunto da Saúde (SEAS), Dr. Leal da Costa.
.
Coube na ordem de trabalhos a discussão do modelo de assistência pré-hospitalar concebido e proposta por Grupo de Trabalho constituído pela OE para o devido efeito.
Foi uma reunião muito positiva interessante, tendo tido início com alguns considerações  do SEAS muito positivas sobre outras temas - relativos à Enfermagem (compromissos  de futuro -  mais adiante serão conhecidos) não previstos na agenda do encontro.
.
Tudo decorreu muito bem, e todas as propostas/contributos da OE foram calorosamente recebidos pelo Dr. Leal da Costa, que se mostro conhecedor do processo e afirmou um conjunto de pressupostos que geraram consenso entre todos os intervenientes e, posteriormente, fomentaram a concordância final relativa ao paradigma do pré-hospitalar português: "os meios de intervenção pré-hospitalar devem ser constituídos por profissionais de saúde, nomeadamente médicos e/ou enfermeiros". A conclusão final da reunião foi indubitável para ambas as partes: "assumiu o compromisso de desenvolver as diligências necessárias com o INEM, de forma a desenvolver e implementar o modelo proposto pela OE. Esta instituição reafirmou que a sua principal preocupação é a garantia de respostas com qualidade e segurança à população, com particular tenacidade numa área tão sensível como a emergência pré-hospitalar. 
A tutela informou ainda que não será criada, de momento, qualquer nova carreira para a área da Emergência Pré-Hospitalar". Além desta inexorável declaração de compromisso, ficou acordado, também, o regresso dos Enfermeiros aos CODU (os Enfermeiros têm provas dadas em todo o tipo de triagens!).
.
No passado dia 24 de Outubro eis que é publicado em Diário da República o Despacho n.º 13794/2012 do Ministério da Saúde (prontamente repudiado e refutado pela OE), assinado pelo mesmo Dr. Leal da Costa e datado de 8 de Novembro (3 dias antes da reunião supra-referida!) - informação que foi sonegada durante a reunião! Os Enfermeiros não apreciaram este gesto.
Lendo com alguma atenção o tosco Despacho é possível extrair algumas ilações.
Não se observam particularidades e disposições objectivas especiais (que colidam directamente com as intenções dos Enfermeiros para a qualidade e segurança do pré-hospitalar) de forma explícita, mas implicitamente abre portas a astutas maquinações (com competências que até já vêm noticiadas no Jornal de Notícias. Curioso...): altera a denominação das SBV, equipa as mesmas com material inespecífico de estabilização clínica e assistência obstétrica, que supostamente é inacessível às competências dos Tripulantes de Ambulância de Emergência (TAE), deixa à consideração e livre-arbítrio do próprio INEM (na pessoa do Dr. Rego - Miguel Rego Oliveira - ilustre Presidente do casebre) o desenho das competências dos TAE's, joga com os timings da troika, etc.

Permita-me que relembre a todos um pressuposto fulcral: os Enfermeiros são a maior classe do sector da saúde. Não há nenhuma medida política, estratégica ou de outra índole que seja operacionalizável se não se obtiver a colaboração dos Enfermeiros! Nenhuma! Nunca houve; nunca haverá!
.
(Clicar para ampliar e ler)
.
Pese (e muito) este facto, depois do Sr. Bastonário da OE, Enf. Germano Couto ter revelado o seu desagrado, obteve de imediato importantes feedbacks do Dr. Leal da Costa e um telefonema pessoal do Sr. Ministro da Saúde, Dr. Paulo Macedo: "Sr. Bastonário, temos de marcar uma reunião urgente para um entendimento". O Sr. Ministro sua preocupação e sensibilidade para importância dos Enfermeiros nesta matéria. A reunião ficou marcada, segundo sei, para esta semana. 
.


Cabe agora ao Sr. Ministro da Saúde pacificar (e resolver) a questão perante o ponderado (mas intransigente) Bastonário da OE. Está em cima da mesa a vida ou a morte de muitos cidadãos. Com Enfermeiros é possível um sistema de emergência pré-hospitalar eficaz, eficiente e seguro, tal como comprovam as evidências devidamente fundamentadas publicadas nas comunicações científicas (link 1 e link 2).
.
Aproveito o momento para disponibilizar a informação de que Malta (mais outro país!) decidiu, no passado mês de Setembro, introduzir mais Enfermeiros no seu sistema pré-hospitalar e reforçar as respectivas competências

Em todo o mundo os Técnicos de Emergência são uma terceira escolha (de recurso), fruto da escassez de Enfermeiros. Cada vez mais, na maior parte, os Enfermeiros são cada vez mais uma aposta no pré-hospitalar. Portugal parece um autista que conduz em contramão.
Queremos um pré-hospitalar desqualificado, com técnicos de panela de pressão, amacacados com dois ou três protocolos médicos? Não, obrigado. 
.


Comments:
Ora esta!!?
Para seguir cegamente protocolos, sem suporte científico e técnico por trás, coisa que assiste a um Enfermeiro, não se augura nunca um cuidado pré-hospitalar qualificado.

espero (desespero) que, da parte da OE e dos sindicatos, não haja quaisquer cedências.
eu já estou farto de tanto paleio, tanta ameaça e conversas mansas e diplomacia que, após quase uma quinzena de anos, os enfermeiros continuem a não receber como licenciados, que não tenham uma carreira digna, que andem sempre a levar no lombo e cada vez mais diminuidos...
isto tudo, tanta m#$"#! junta, desanima..

se realmente os Enfermeiros são a maior classe profissional na saúde, se realmente são vitais, um alicerce... então quando é que começamos em definitivo a usar essa alavanca?
somos em número, somos em qualidade... ESTAMOS À ESPERA DO QUÊ AFINAL??!
 
Espero que a OE tenha a serenidade e ao mesmo tempo a agressividade que se justifica para atacar este problema... Sempre no bom interesse da população e sem descurar os direitos, até aqui esquecidos, dos Enfermeiros.

E QUE OS ARAUTOS DA DESGRAÇA SAIBAM NESTES MOMENTOS ESTAR COM A ORDEM E NÃO COM OS OUTROS PARA DESTRUIR A ORDEM...
 
Pela boca morre o peixe.

Esta ordem só apanhou o isco.

Muito bem explicado dr enfermeiro.


Ainda estamos em outubro

 
Nota-se que anda muito bem informado.

Não vi a informação no site da Ordem.
 
Mas como é que o DE sabe do telefonema pessoal do ministro ao bastonário? Isto é para andar nos blogues? por isso é que os governantes estão a gozar connosco.
 
Só é pena esquecerem a acta assinada pela OE antes deste bastonário em como CONCORDAM com as competências a dar aos TAE.
Em suma, mudou o governo, o presidente do INEM, o bastonário da OM e a posição foi sempre a mesma: COMPETÊNCIAS PARA OS TAE. Muda o lobby na OE muda-se logo a postura...

E o burro sou eu?
 
estás à espera de quê, enf do norte??
vai à luta! bem sei que a escolinha da tua terra encerrou por falta de qualidade (até era capaz de ser um bom sítio para ti), mas ainda tens faro como alternativa para combateres essa frustração de quereres ser em vez de parecer, aliás, nem pareces, és. és um cada vez mais diminuído (enfermeiro)
 
Uma amiga minha fez hoje um AVC. Foi transportada ao hospital por uma ambulãnica do INEM. Os tripulantes instruiram a filha que acompanhava a doente, para não a deixar adormecer e lhe ir a dar chapadas durante o caminho.

Há dias foi um homem que enfartou num restaurante onde eu estava a almoçar; os tripulantes da ambulância que o foram buscar demoraram uma eternidade a avaliar sinais vitais, avaliar glicémia, fazer perguntas com cujas respostas não iriam fazer rigorosamente nada. Foi tempo precioso queimado por indivíduos que não podem fazer depender a vida das pessoas da sua ignorância e consequente impossibilidade de agir no melhor interesse da pessoa.

Talvez o Sr. Ministro não tivesse conhecimento deste tipo de ocorrência quando decidiu ignorar que os profissionais melhor qualificados para assistir o cidadão em matéria de saúde, são médicos e enfermeiros.

VV
 
VAMOS FAZER GREVE MAS SÓ ENFERMAGEM, VAMOS LEVAR OS HOSPITAIS AO COLAPSO PARA QUE TODOS VEJAM O NOSSO PAPEL,,CONHECIMENTO, TUDO ESTÁ Á VOLTA DO MÉDICO ,VAMOS ABRIR OS OLHOS AO POVO.ESTOU FARTO DESSES MÉDICOS QUE TUDO FAZEM PARA NOS ESVAZIAR . A CARREIRA MÉDICA AS 40 HORAS É TUDO MENTIRA,NÃO CUMPREM HORÁRIOS,NÃO PRODUZEM NADA. LISTAS DE ESPERA É SÓ PARA DAR NAS VISTAS.ESTOU FARTO DE MENTIRAS,SÃO MUITOS ANOS A SUPORTA-LAS.MAIS QUANTOS ANOS VOU SER OBRIGADO A ESTAR CALADO E A FECHAR OS OLHOS?A ENFERMAGEM TEM QUE FAZER ALGO.VAMOS PROVAR QUE SOMOS CAPAZES E OS HOSPITAIS SÓ FUNCIONAM BEM COM OS ENFERMEIROS.SOMOS FUNDAMENTAIS.TANTA REVOLTA...

 
Penso conhecer razoavelmente a situação organizacional deste tão falado INEM, mas muito especificamente, o percurso de enfermeiros dentro do INEM.
Neste percurso residem muitos dos atropelos que têm gerado polémica. Recentemente o INEM era uma organização com alguns caloiros e inexperientes, pessoas que desenvolveram uma excelente relação afetiva com o INEM, com a farda amarela que exibem enquanto trabalham e quando não trabalham, mesmo ate quando vão ao supermercado, aproveitando-se claramente do estatuto de evidencia positiva com que a sociedade vê estas fardas amarelas, por de trás de uma imagem, inegavelmente de respeito que o próprio INEM tem, até porque cada cidadão facilmente se imagina vitima, o que favorece o reconhecimento social desta gente.
Contudo sabemos que este reconhecimento, mascarou durante muito tempo e ainda hoje a incompetência, a falta de formação de uma grande parte destes "pilotos" "maqueiros" e tripulantes de ambulâncias, longe de garantir uma eficiente resposta em situações de emergência.
Mais recentemente o INEM decidiu profissionalizar-se, inserindo pessoas com formação especifica, inicialmente médicos, depois enfermeiros, mas que ainda hoje são um numero reduzido numa organização, que não sendo composta por voluntários existem muitos trabalhadores no terreno com ausência de formação, embora se intitulem TAE e outras coisas, e lutem, o que acho muito bem, por um reconhecimento profissional.
O grupo de enfermeiros existente no INEM, não souberam até hoje demarcar-se deste grupo de profissionais do nada, que apenas usam uma farda amarela e que por tal se julgam habilitados a resolver situações que desconhecem por ausência de formação.
Os enfermeiros ficaram subordinados a este grupo sem formação mas maioritário dentro da organização, nomeadamente aqueles enfermeiros que aceitaram ser meros coordenadores a troco de um qualquer gabinete ou de um pouco mais de autoridade, esquecendo que tem uma carreira e em consequência exigir a aplicação desta, o que nunca fizeram.
Não vou alongar mais, apenas deixar aqui um principio básico, que sem a aplicação do mesmo, estou convicto de que estas questões vão continuar e os enfermeiros apenas andam a abrir caminho a uma serie de indivíduos sem formação e demasiado ambiciosos, porque acham que o INEM é deles e não admitem nem sabem trabalhar com mais ninguém.
ASSIM :
Devem separar-se as aguas e quem " tiver unhas que toque guitarra" .
AMBULANCIAS SBV / AEM
. Tripuladas pelos funcionarias do INEM e podem actuar tais como os bombeiros ao nível de Suporte Básico.
AMBULANCIAS SIV
.Tripuladas apenas e exclusivamente por enfermeiros,( 2 por ambulância.)
atuam ao nivel de Suporte intermedio.
VMER
.Viaturas medicas tripuladas por 2 médicos, reconhecendo aqui, no imediato algumas dificuldades e temporariamente um deles poder ser substituído por alguém com formação em condução e suporte básico.
Estou convicto de que nesta base poderemos construir em articulação uma boa base para um trabalho eficiente no âmbito da emergência.
Claro que as ambulâncias em primeira linha serão as de SBV (maior numero) depois SIV e depois VMER.

 
Adivinhem quem vi no passado dia 26 a almoçar com o ministro da saude perto da assembleia da republica? o sr dr enf claro! por isso sabe do telefonema! Ele estava lá!!!!!!!!!!
 
O Bastonário foi gozado pessoalmente ao mais alto nível.
Espero que esteja à altura para fazer "pagar" a afronta à dignidade da classe que ele representa. Tenho a certeza que os Enfermeiros estão prontos para ajustar contas com os mentirosos e traidores.
 
Proponha uma greve de forma a que todos os problemas da enfermagem fossem resolvidos de uma vez por todas. Seja enfermeiros do INEM, seja com os vencimentos, seja com a carreira. Seja contra todas a formas de exploração dos enfermeiros. Isto já foi falado e concerteza resolvia alguns problemas da nossa classe. Uma paralisação dos blocos e consultas externas. Sendo por tempo indeterminado e que todos os outros colegas suportassem o vencimento perdido por parte dos colegas. Era uns trocos a cada um e talvez surtisse alguns frutos!!
 
O apoio da ordem dos médicos a esta palhaçada dos TAE foi dado concerteza em troca da atualização da tabela salarial!! Em tempo de crise e contenção onde já se viu pagar mais 1000 euros por 5 horas de trabalho por semana. Onde estão os meus mais 300 euros ou 400!! Isto devia ser denunciado!!
 
Temos os tecnicos de farmácia a dar injectáveis, os TAE a dar medicação entre outras coisas, tecnicos de laboratórios a colher sangue!! Qualquer dia passamos o tempo a fazer festas na cabeça dos doentes. Lembrem-se que á uns anos atrás o hospital Amadora Sintra queria dar formação aos auxiliares para terem mais competências no bolco operatório. Por isso estamos com um problema na enfermagem, este ultimo o do inem o mais gritante. Ou nos unimos ou deixamos de existir.
 
Eh pá, temos montes de países a mandar os tecnicos à vida porque agora têm enfermeiros e andamos nós aqui em portugal a fazer o contrário!
 
Para os que aqui sempre falaram mal do Prof Doutor JMSilva, fica a humilhação deste bastonário da OE.
Com os médicos é assim, já não há mais contratos ao mais baixo preço; os recém-licenciados vão ter uma carreira digna e com entrada por concurso público; os mais velhos vão ter as hierarquias salvaguardadas, enfim, é uma classe blindada e com a garantia de que daqui por três anos podem reabrir nova negociação colectiva.
Nos enfermeiros é isto, humilhação, vergonha e tristeza por uma OE que é amiguinha deste MS.
 
Que Ministro da educação tão ignorante nós temos, que nada entende do ministério que devia dirigir é urgente recambia-lo para as terras do tio Sam.Em plena assembleia no seu discurso a 27 de Outubro menciona o ensino de auxiliar de enfermagem como pertencendo ao ensino politécnico,é mesmo um incompetente, explique em que recanto de Portugal são ministrados cursos de auxiliares de enfermagem. Você nem para auxiliar de ministro serve seu alienado.
 
" GAMBUZINO disse...

estás à espera de quê, enf do norte??
vai à luta! bem sei que a escolinha da tua terra encerrou por falta de qualidade (até era capaz de ser um bom sítio para ti), mas ainda tens faro como alternativa para combateres essa frustração de quereres ser em vez de parecer, aliás, nem pareces, és. és um cada vez mais diminuído (enfermeiro) "

Oh camarada, a minha não escola não fechou !!? Fica sabendo que é das mais antigas do país =)
E sou diminuído na minha profissão; não sou diminuído enquanto pessoa. E sou o que sou, Enfº. e tu que fazes pela profissão? =D
 
Desculpem a minha sincera opinião. Mas desde há muito tempo que vejo este cenário acontecer. Acho que as palavras aplicadas no autoclante sao fortes pois os TAE devem ser respeitados pelo trabalho que fazem e que desenvolvem no dia a dia. E bem verdade tambem que alguns se "armam em pequenos enfermeiros ou medicos" sem muitas vezes ter a minima capacidade de cientifica. MAs outros são espectaculares e entendem o seu papel.
Mas apesar de todas as criticas que possamos fazer lhes, devemos primeiros autocriticar nos. Muita da formação dada aos TAE é por enfermeiros e nao vejo quer ao nivel do INEM quer a outros niveis esses enfermeiros criticarem ou boicotarem essa formação. Pelo menos não se manifestam publicamente. Por isso e apesar de tudo devemos, também, arrumar a nossa casa.

João Duarte
enf. Nº Ordem 45972
 
Que desilusão! Enquanto profissional da saúde deparei-me com este blog, e não posso deixar de o dizer que o grave problema deste blog é que não contribui em nada para uma devida discussão e reflexão acerca dos nossos problemas. A génese assenta apenas na critica do outro! Sr. Admnistrador/Sr. Enfermeiro lanço-lhe um desafio lance noticias dignas de serem discutidas e pare lá de meter estas imagnes sobre outros profissionais da nossa área! Vamos dicutir a sério, aquilo que nos preocupa: a alta taxa de desemprego! Sem discussão e reflexão nunca vamos conseguir NADA! Apenas apagamos pequenos fogos, por exemplo este e não discutimos o essencial! Neste caso, nós é que parecemos os macacos a subir e trepar pelas árvores e sem saber onde cair!!!!

 
Quem quer ser respeitado tem que se dar ao respeito e tú, enf do norte, já não é a primeira vez que neste espaço, humilhas a profissão que te põe comida no prato, és o chamado chico-esperto dos tempos neo-liberais.
 
Cada vez mais é preciso saber ler, não pensar. É a base de uma ditadura dos tempos modernos. Depois de todos saberem ler, criam-se uns protocolos e os os mais aptos a lê-los e decorá-los, são os melhores profissionais. É assim nos novos hospitais, no inem, enfim.. por toda a administração pública. se calhar a volta deve comecar mesmo por ai, deixar cair os mais aptos em leituras de protocolos e valorizar e crescer com os poucos seres pensantes que andam por ai... (que cada vez são menos, apesar de serem licenciados)
 
ESTAS A VER COMO SE FAZ AUGUSTA? LUCY E GS............
 
TAE: 12º ano mais um curso no INEM... ou seja, na prática podemos ter uma pessoa com o 9º ano + novas oportunidades (12º ano...lolololol) mais curso do INEM = alguem com qualificações altamente duvidosas a quem o ministério entrega a vida das vítimas..... este país é do pior!!!! e o secretáriod e estado, é médico???? deve ser do curso do relvas!
 
Os únicos amacacados e desqualificados psicologicamente aqui são voçÊs!!Sou tecn de saude que graças a voçes não tenho emprego na minha áera.. voçês foram os primeiros a roubar competências a outras profissões! querem crescer graças a desgraça de outros! Olhem bem para os vossos planos curriculares e vejam se saem das universidades prontos a enfrentar as ruas.. La por alguma coisa teem que frequentar curso especifico do INEM para a emergência pré-hospitalar! e mesmo assim muitos de voçês vão lá e chumbam!!Ninguem vos quer roubar competências.. os TAE são uma classe que já merece crescer a muito tempo, são eles que dão a cara e o corpo na maioria das nossas cidades! Somos humanos e por vezes erramos.. mas também voçês erram numa sala de uma urgência num hospital, numa enfermaria.. e para o anónimo VV de
10/27/2012 11:40:00.. viva deve ser um herói por apenas com o olhar perceber que alguém esta a enfartar!! devia ser clonado já que mentes destas não se podem desperdiçar!! Abram os olhos e avancem.. o importante aqui é salvar vidas!!

 

... Então se o DE priva com o Sr. Ministro, faça-lhe chegar a informação - que de certeza não tem pois se tivesse não permitiria tal vergonha -, que num CH perto de si (do Ministro) abriu um serviço de cirurgia de ambulatório de PONTA, cujo investimento e inauguração foram ABAFADOS, e que afinal labora 3 dias por semana, algumas horas, estando nos restantes 2 dias, o pessoal a coçar a micose. Nesse lugar, um nevus é excisado com anestesia local mas debitado como MELANOMA e com sedação; para compôr a falsidade, são feitos todos os procedimentos administrativos e clínicos inerentes a uma colecistectomia: desde a entrada do doente, o vesti-lo dos pés à cabeça, o infetar de uma sala de BO, os telefonemas da praxe no pós-operatório e as perguntas da treta: vomitou? teve febre? caiu para o lado? etc... Tudo isto em várias destas farsas que são realizadas, normalmente, numa sala de pequena cirurgia em qualquer consulta externa do país.
O Sr. Ministro também pode ficar ao corrente do quanto nós, cidadão comuns, estamos a PAGAR para que o anestesista receba um pagamento que é IMORAL, pelo que faz e pelo que não faz mas escreve que faz. A fingir é posta uma máscara na cara do doente para FINGIR que fez um "cheirinho"...
O que é isto? Os enfermeiros estão cheios de fazer parte disto.
 
Reestruturação no INEM já... colocar os enfermeiros e medicos nos serviços de urgência a ganharem horas normais e a trabalharem quando não houver saidas... Acabem com a mama a ganhar balurdios e a passearem nas horas vagas em esplanadas ou a dormirem noites inteiras sem uma unica saida... E depois admiram-se de serem trocados por outros tecnicos que ganham menos... ou julgam que são insubstituiveis?
 
João,

isto está a um nível mais alto, em que é fundamental os TAE entenderem bem o seu lugar e não assumirem funções para as quais não têm conhecimento cientifico.
Não podem simplesmente querer passar por cima de uma classe que detém uma eficiência construida ao longo de tantos anos de experiência e investimento.
Deve-se respeitar e apoiá-los mas também fazer entender que estão a ultrapassar os limites e a entrar num campo para o qual não estão habilitados e que podem pôr em risco, vidas.


Ana Temudo
 
ESTAS A VER COMO SE FAZ AUGUSTA? LUCY E GS............

Esta é boa.

Trás de nós vira......,quem pior fará.

Esta a ver como é G.C. e D.E. e B

Não cuspas para o ar, que a saliva te caem em cima.

NÃO TENHO NADA A VER COM OS MENCIONADOS.MAS ANDO ATENTO.
 
"GAMBUZINO disse...

Quem quer ser respeitado tem que se dar ao respeito e tú, enf do norte, já não é a primeira vez que neste espaço, humilhas a profissão que te põe comida no prato, és o chamado chico-esperto dos tempos neo-liberais.
10/28/2012 04:27:00 p.m."

?? =) care to explain? não percebi, juro.. como humilhei eu a profissão? sou chico-esperto, em que sentido? a única coisa que humilhei foi o chico-esperto das beiras, like a boss! =D
ajuda-me a perceber? obg ; )
 
" TACSP disse...

Os únicos amacacados e desqualificados psicologicamente aqui são voçÊs!!Sou tecn de saude que graças a voçes não tenho emprego na minha áera.. voçês foram os primeiros a roubar competências a outras profissões! querem crescer graças a desgraça de outros! Olhem bem para os vossos planos curriculares e vejam se saem das universidades prontos a enfrentar as ruas.. La por alguma coisa teem que frequentar curso especifico do INEM para a emergência pré-hospitalar! e mesmo assim muitos de voçês vão lá e chumbam!!"


Hãã.. quer ver que um TAE, que acabou de fazer o 9º, está melhor preparado para "as ruas"..??!
um enfº, quendo sai da universidade, está preparado para enfrentar uma panóplia de coisas, mas no sentido geral; é por isso, um enfº generalista; depois, dependendo do serviço que for trabalhar, é feita a integração, a assimilação das especificidades, especializam-se...
É por isso normal que os enfºs no INEM, tenham integração, cursos, especialização, reforço de conhecimentos e técnicas...
Mas, contrariamente aos técnicos de ambulancia, um enfº possui de base, uma bagagem técnica e científica que nenhum TAE pode emular. É a GRANDE diferença.

depois, os enfºs não "foram os 1ºs a roubar competências a outras áreas, mas sim o contrário; pense lá: podologistas, fisioterapeutas, nutricionistas, .... quem veio primeiro?? (sem reservas quanto ao valor destas classes mas são coisas que a Enfermagem "perdeu"... tal como esta treta do EPH!).

e os "enfºs não querem crescer graças à desgraça de outros"; os enfºs, já estão na merda... desgraçados como todos os outros...
 
Existem aqui comentários que não são dignos de enfermeiros.Por favor não os publique, assim não vamos a lugar nenhum.
 
Sr Enf do Norte.. para sua falta de formação no assunto todos os TAEs têm 12ºano.. e até lhe digo mais, a maioria até é licenciada!!que diga que o antigo curso TAS era curto para as exigências? sim concordo..dai se querer aumentar número de horas de formação e mais especificação ao assunto em causa!Não me diga é que, com 4 anos de curso, consegue dominar todas as áreas que referiu!!podologistas, fisioterapeutas, nutricionistas.. e eu acrescento TACSP.. foram profissões criadas na área da saúde e merecem todo o respeito e reconhecimento porque todos eles estudaram para exercer!!falou e muito bem na especialização.. agora porque não fazer o mesmo na emergência pré-hospitalar?..
Vá..procure lá mais um "tacho" num dos lares da sua residência onde só aparece 2 vezes por semana/3h por dia para 50 utentes dependentes e a tirar o lugar a um profissional a tempo inteiro... Voçês próprios acabam com a profissão de enfermeiro, não chamem mais ninguém ao barulho!!
 
Vou contar uma história:

O Zé (vamos chamar-lhe assim) sempre gostou da área da saúde, então ingressou num curso de Primeiros Socorros e adorou!

Posteriormente deu-se como voluntário para os bombeiros, durante este tempo criticou os TAE porque para quê tê-los quando os bombeiros fazem tudo igual? E os enfermeiros? Estudaram para estar num hospital e não para andar na rua, nem têm formação nas técnicas de imobilização; "os bombeiros é que são fixes e os donos do PH."

O INEM abriu concurso para TAE e o Zé lá concorreu, com a camisola vestida e já com 1 ano como TAE para o nosso Zé os bombeiros passaram ser uns básicos e estagnaram, só servem para virar minis! E os enfermeiros? Uiiii…na opinião do Zé não fazem nada no PH, deveriam estar no hospital com as outras especialidades porque a rua não é a praia deles. "São uns bazaroucos e não vêm nada do PH e estão sempre criticar o pessoal do PH."

Então ponderou entrar para Enfermagem e não é que o Zé conseguiu?
Agora trabalha no hospital, e há muito que deixou o INEM para trás…mas…e a opinião do Zé mudou? Sim mudou…os bombeiros continuam as mesmas "pipas básicas andantes" e os TAE? "Esses gajos?!?! Não passam de condutores, meros transportadores de pessoas que não sabem nada, nem uma tala sabem usar!!!!"

Mas agora o Zé não destila ódio só pelo pessoal do PH, também já englobam os TDT, os médicos e os auxiliares…”os Enfermeiros são o pináculo da evolução da saúde."


Graças a Deus que existem neste país Enfermeiros com E (muito) grande e sabem respeitar as outras especialidades sem criarem guerrinhas…pessoas como o Zé são uma raça em vias de extinção porque enquanto não respeitarmos o próximo não merecemos o mesmo respeito!

Para mim são todos necessários e preciosos, desde o enfermeiro que está administrar a terapêutica ao doente, como o médico que examinou o doente e que o enfermeiro está administrar a terapêutica, como o auxiliar que limpou o vómito do doente que o médico examinou e que o enfermeiro está administrar a terapêutica, como o TAE/TAS que foi buscar a vítima e a transportou para o hospital onde o auxiliar limpou o vómito do doente que o médico examinou e que o enfermeiro está administrar a terapêutica.

Deixem de disparar em 360º contra tudo e todos...
 
Enf.do Norte

Os enfermeiros saem de Politécnicos, não de Universidades :D

Não confundir por favor, que não somos todos iguais...
 
Na minha modesta opiniao isto são interesses ocultos, como é que a ordem os médicos apoia isto? se for para aumentar competencias dos Enfermeiros nao pode ser porque nao têm conhecimenos para isso mas os TAE ja podem fazer mundos e fundos sem haver nenhum problema??? acho tao ilariante estes TAE que vêm falar das ruas como se fossem os maiores meus amigos os TAE entraram em acividade em 2004 ha muito tempo que os Enfermeiros e medicos andavam na rua em conjunto com o TAS! para o que usou o argumento de que os Enfermeiros necessitam de tirar um curso para o pré hospitalar e que por isso estao mal preparados fique sabendo que os MEDICOS TAMBEM NECESSITAM TIRAR O CURSO!!!! e porque nao fala disso ou porque nao os tenta diminutir dizendo que estao MAL PREPARADOS!!!!??? acho muito bem que a ordem se oponha a este grupo profissional que pouco sabe e pouco sabera!
 
Que pouca vergonha, sempre a lixar a Enfermagem! Andamos anos esperando que ordem ou sindicatos façam algo decente por nós, que o governo nos reconheça e nos trate devidamente.

É um cansaço que desespera! É uma gatunagem e discriminação que já mete nojo e desespera tambem as constantes promessas de greves e mais sei lá que nunca dão em nada!
Greve indeterminada da enfermagem já!
 


http://www.simedicos.pt/Noticias/Emergencia-medica-sem-medicos-e-sem-enfermeiros_9308.aspx
 


http://www.simedicos.pt/Noticias/Emergencia-medica-sem-medicos-e-sem-enfermeiros_9308.aspx
 


http://www.simedicos.pt/Noticias/Emergencia-medica-sem-medicos-e-sem-enfermeiros_9308.aspx
 


http://www.simedicos.pt/Noticias/Emergencia-medica-sem-medicos-e-sem-enfermeiros_9308.aspx
 


http://www.simedicos.pt/Noticias/Emergencia-medica-sem-medicos-e-sem-enfermeiros_9308.aspx
 


http://www.simedicos.pt/Noticias/Emergencia-medica-sem-medicos-e-sem-enfermeiros_9308.aspx
 
Estes Secretários de estado e da saúde são todos uns pulhas!
Uns sacanas autênticos para a |enfermagem! Agora, é o leal (médico) a dar tanga aos Enfermeiros. Antes, foi o pulha do pizarro (médico e agora a filar-se à Câmara do Porto), vão ser filhos da mãe lá prá Birmânia!

Agora, pergunto, é para continuar a levar com estas merdas, ou é para fazer realmente alguma coisa sobre isto, sobre as negociações com os médicos? Se há dinheiro para aumentar iuns, há para nós!!
 
ENFERMEIROS TÊM BOM REMÉDIO!!
GREVE DIA 14 DE NOVEMBRO.
ATENÇÃO QUE A GREVE É PARA TODOS!RECORDO QUE OS ENFERMEIROS SUBSISTENTES, OS AJUDANTES DE CHEFES, ENFERMEIROS QUE SE DIZEM DA GESTÃO AINDA SÃO ENFERMEIROS.
APROVEITEM O DIA 14 PARA SE MANIFESTAR, POIS OS VOSSOS AMIGOS DO GOVERNO ESTÃO PRESTES A ALTERAR A CONSTITUIÇÃO E NESSA ALTURA JÁ NÃO HAVERÁ MAIS GREVES!FINITUM
 
Vou contar uma história:

O Zé (vamos chamar-lhe assim) sempre gostou da área da saúde, então ingressou num curso de Primeiros Socorros e adorou!

Posteriormente deu-se como voluntário para os bombeiros, durante este tempo criticou os TAE porque para quê tê-los quando os bombeiros fazem tudo igual? E os enfermeiros? Estudaram para estar num hospital e não para andar na rua, nem têm formação nas técnicas de imobilização; "os bombeiros é que são fixes e os donos do PH."

O INEM abriu concurso para TAE e o Zé lá concorreu, com a camisola vestida e já com 1 ano como TAE para o nosso Zé os bombeiros passaram ser uns básicos e estagnaram, só servem para virar minis! E os enfermeiros? Uiiii…na opinião do Zé não fazem nada no PH, deveriam estar no hospital com as outras especialidades porque a rua não é a praia deles. "São uns bazaroucos e não vêm nada do PH e estão sempre criticar o pessoal do PH."

Então ponderou entrar para Enfermagem e não é que o Zé conseguiu?
Agora trabalha no hospital, e há muito que deixou o INEM para trás…mas…e a opinião do Zé mudou? Sim mudou…os bombeiros continuam as mesmas "pipas básicas andantes" e os TAE? "Esses gajos?!?! Não passam de condutores, meros transportadores de pessoas que não sabem nada, nem uma tala sabem usar!!!!"

Mas agora o Zé não destila ódio só pelo pessoal do PH, também já englobam os TDT, os médicos e os auxiliares…”os Enfermeiros são o pináculo da evolução da saúde."


Graças a Deus que existem neste país Enfermeiros com E (muito) grande e sabem respeitar as outras especialidades sem criarem guerrinhas…pessoas como o Zé são uma raça em vias de extinção porque enquanto não respeitarmos o próximo não merecemos o mesmo respeito!

Para mim são todos necessários e preciosos, desde o enfermeiro que está administrar a terapêutica ao doente, como o médico que examinou o doente e que o enfermeiro está administrar a terapêutica, como o auxiliar que limpou o vómito do doente que o médico examinou e que o enfermeiro está administrar a terapêutica, como o TAE/TAS que foi buscar a vítima e a transportou para o hospital onde o auxiliar limpou o vómito do doente que o médico examinou e que o enfermeiro está administrar a terapêutica.

Deixem de disparar em 360º contra tudo e todos...

10/29/2012 11:23:00 p.m.
Anónimo Anónimo disse...

Enf.do Norte

Os enfermeiros saem de Politécnicos, não de Universidades :D

Não confundir por favor, que não somos todos iguais...

10/30/2012 03:48:00 p.m.


Explique-me a diferença sff sem ser a diferença do nome
 
Aleluia. Uma opinião digna, inteligente e que respeita a classe.
 
Já sao LARGAS dezenas os TAE que sao ENFERMEIROS de formação. Faça o favor de dobrar a língua e não cuspir no prato onde ainda pode vir a ter de comer. Respeite se quer ser respeitado porque nunca me atrasei no pagamento das cotas da Ordem, mesmo sendo TAE. Obrigado
 
Um enfermeiro recém licenciado saí preparado para fazer emergência pré hospitalar..? Fogo a tua escola deve ser muito melhor que a minha...
 
Parabéns pela resposta! Brilhante e inteligente! 100% de acordo!!!
 
Um TAE NUNCA terá equivalência a um Enfº ou um médico; não adianta dourar a pílula...
Tenho grande respeito pela tarefa de TAE, mas não venham cá agora meter as mãos no que aos Enfºs e Médicos (profissionais de saúde) pertence, sobretudo dos Enfºs!
 
EE.LCA

É a diferença entre um curso de politécnico, e um Universitário. Na Universidade, estudam alunos de cursos "a sério", nos politécnicos, todos os outros... ;)


 
Muito boa resposta.. muito inteligente!! e entao os enfermeiros que saem de escolazinhas da cruz vermelha.. estao em que grupo??
 
Continuem Srs. Enfermeiros a darem formação a esses gajos, so para em vez de andarem de Opel passarem a andar de mercedes...
Temos que nos unir.
 
" Anónimo disse...

EE.LCA

É a diferença entre um curso de politécnico, e um Universitário. Na Universidade, estudam alunos de cursos "a sério", nos politécnicos, todos os outros... ;)
11/02/2012 01:40:00 p.m. "

uô hooou! ena então o meu curso, não é "superior", porque é "politécnico"? a minha licenciatura, mestrado, doutoramento, não o são tanto como numa "universidade"? eu que saiba, tenh um curso universitário, um curso superior.
=D ri-me! dividir cabelos com esses argumentos... não caias do pedestal com tanto peito inchado! =P
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!