segunda-feira, outubro 01, 2012

SNS está quase a perder o "N"...

.
Foi publicado hoje, pelo Gabinete do Secretário de Estado Adjunto da Saúde (o Médico Fernando Leal da Costa), em Diário da República, o Despacho n.º 12876/2012, que visa constituir "um grupo de trabalho com o objectivo de analisar as condições de abertura do modelo C de USF, a título experimental, ao sector social e cooperativo".
.
A delegação de serviços públicos do Estado noutros sectores paralelos, constitui uma espécie de privatização. Ainda que salvaguardando o facto de ser a "título experimental", é inequivocamente um mau pronúncio para a universalidade, equidade e acessibilidade dos cuidados de saúde primários. 
Se para os cidadãos será nefasto, para os profissionais as possíveis implicações deverão ser encaradas e perspectivadas com apreensão.
.
Uma vez mais assistimos a uma dessintonia entre o discurso ministerial pró-Enfermagem e acção dos seus Secretários de Estado.
Uma prova desta incoerência é a ausência de Enfermeiros deste "grupo de trabalho". Como é possível afastar a Enfermagem deste tipo de decisões, contra tudo o que é preconizado pela Organização Mundial de Saúde e outros organismos?

Comments:
Onde anda a vós da OE.
Onda anda o seu poder politico dr enfermeiro.

Onde anda o SE, SINDICATO DESTE GOVERNO E DAS PROMESSAS AOS ENFERMEIROS DOS C.SAÙDE?

Onde anda esta gente toda?
 
Isto acontece pelas boas imagens que o dr enfermeiro passa aqui dos enfermeiros.

A si se devem muito. Obrigado pela ajuda que tem dado á enfermagem.

Deve se sentir orgulhoso disso.
 
" Como é possível afastar a Enfermagem deste tipo de decisões, contra tudo o que é preconizado pela Organização Mundial de Saúde e outros organismos?"


Porque a vossa classe está ao nível das Assistentes operacionais.

Ponto final.
 
Aconselho a ver a definição de enfermeiro nos novos dicionários de cor verde...

" profissional que presta cuidados sob orientação do médico"....
 
Anónimo disse...
Aconselho a ver a definição de enfermeiro nos novos dicionários de cor verde...

" profissional que presta cuidados sob orientação do médico"....

10/01/2012 11:18:00 p.m.





E é mentira?? LOLOLOL
 
Tenho pena! Mas só os credíveis são convidados! Neste momento assistimos a um degradar da credibilidade da enfermagem, por pressões externas, mas também porque é muito fraquinha em termos de argumentos a atual Ordem. Se a Mª Augusta e Cª tinha defeitos mas trabalhava sustentadamente, agora é fogo de vista...e isto é percebido por quem de direito...
 
Então nas Farmácias vão ter formação sobre injectaveis, reacções anafiláticas e etc... Ordem dos Enfermeiros??
 
Engraçado... realmente o futuro tem com cada ironia.
Tenho estado na expectativa de ler os comentários de enfs moralizadores, educados, cheirosos, obesos e defensores das USF´s... os tais que em momentos de desnorte lá vão passeando-se como os Messias da enfermagem, os tais que falam, falam... aliás... tiram apontamentos, mas não fazem nada!!!
As USFs são o que de pior há na saúde; as USFs são um verbo de encher que não se aplica aos enfermeiros, jamais um enfermeiro terá algo a dizer... mas, começo a achar, cada vez mais, que os enfermeiro servem para... "encher".

"Doutor Médico": Não é para quem quer, é para quem pode.
 
Por mais floreados que apresentem, os Enfermeiros nas USF são meros empregados de consultório.

Se é isso que querem, que lhes faça muito bem.

Eu, enfermeiro aposentado, tenho muita pena.
 
Engraçado... realmente o futuro tem com cada ironia.
Tenho estado na expectativa de ler os comentários de enfs moralizadores, educados, cheirosos, obesos e defensores das USF´s... os tais que em momentos de desnorte lá vão passeando-se como os Messias da enfermagem, os tais que falam, falam... aliás... tiram apontamentos, mas não fazem nada!!!
As USFs são o que de pior há na saúde; as USFs são um verbo de encher que não se aplica aos enfermeiros, jamais um enfermeiro terá algo a dizer... mas, começo a achar, cada vez mais, que os enfermeiro servem para... "encher".

"Doutor Médico": Não é para quem quer, é para quem pode.

10/02/2012 06:07:00 p.m.
Moralizadora... muito pouco
Educada... sempre, foi isso que me incutiram desde pequena
Cheirosa ... sim!! tomo banho todos os dias
Obesa... Não!! IMC 23, relação musculo gordura dentro do parametro considerado normal
Defensora das Usf's ... sim até porque trabalho numa e sei o que faço no dia, nunca desvalorizando o trabalho dos colegas das ucsp , caso não saiba os indicadores de enfermagem hoje em dia são praticamente iguais numa ou noutra equipa na uls onde "encho" todos os dias
Tirar apontamentos... eu por acaso aponto tudo na cabeça tenho boa memória... como duas nozes todos os dias!!! Mas normalmente o que aponto é sempre importante e articulo os novos conhecimentos adquiridos!! Estou a falar a sério!!! se calhar está espantado até porque eu sou enfermeira e não penso!!!!
Usf modelo C ... qual novidade? quem está numa deveria saber que é a última linha de contratualização e que mais tarde ou mais cedo isto iria acontecer até porque o modelo instituido em Portugal é copiado!!!
Grupo de trabalho maioritariamente costituido com médicos? Muito mal !! Nas USF trabalham 3 grupos profissionais distintos que deveriam estar representados!!! Afinal UM DOS principios destas não é a IGUALDADE e o fim das HIERARQUIAS? Mas pronto, quanto a isto também não é de admirar só demonstra o país retrogado que possuimos, sempre a bater na mesma tecla. o sns ao longo dos anos tem vindo na sua maioria a ser gerido por médicos e vê-se o caos em que ele está!!!!Mas tais entidades divinas têm que estar em tudo e todo lado,,, às vezes até estão em dois sitios diferentes ao mesmo tempo ... de certeza a ENCHER!!!!
AH em relação ao encher depende do sentido que quer dar à palavra ... encher pneus??? encher balões ??? encher garrafas ??? explique-se por favor!!!
 
"Como é possível afastar a Enfermagem deste tipo de decisões, contra tudo o que é preconizado pela Organização Mundial de Saúde e outros organismos?"

Porque não se haveria de afastar a Enfermagem Portuguesa de tal, tendo em conta a (fiel) descrição da mesma feita nos vários posts deste blog, complementada pelos comentários aos mesmos?
 
sabe o que era porreiro acontecer... era TODOS OS ENFEMEIROS TEREM CORAGEM DE:
Hipotese 1- desertar o país, e os que ficam, que se desenrasquem (falo das outras classes que tem a mania que nao precisam de ninguem e que são os deuses do universo
Hipotese 2- fazer apenas o que os outros dizem que podem fazer ou seja, deixar de lembrar o medico que se esqueceu de cortar um antibiotico, ou de prescrever isto e aquilo, ou que o doente nao pode tomar aquilo porque e alergico e o medico nem reparou no assunto... enfim deixar de trabalhar em equipe porque pelos visto nao pertencem a ela....
hipotese 3- invadir o ministério da saude e exigir respeito de uma vez por todos, obrigar todos os cab__s a irem parar ao hospital e serem tratados SEM ENFERMEIROS NENHUNS... SÃO BONS ENTAO QUE SE TRATEM SOZINHOS.... este país fede!
 
Infelizmente vivem-se tempos de trevas a todos os níveis em que os valores respeito, dignidade, humanidade para algumas pessoas não fazem qualquer sentido. Nos momentos de crise da humanidade houve sempre destes homenzinhos com "h" pequeno que para reinarem dividiram , privaram os outros da sua liberdade. Assiste-se a uma desvalorização das competências dos enfermeiros, por puro snobismo e querer manter uma ordem podre que em nada favorece o cidadão, "o poder médico" quer viver no passado,neste país só se importa de fora as malas louis vuitton e afins para os instalados no poder se pavonearem, o que é favorável para o povo é perigoso e assusta.
Classe política deste pais,não têm desculpa por não terem oportunidade de conhecer,pois fartam-se de viajar, porque teimam em serem tão arcaicos e construírem um sistema nacional de saúde medico-centrista, se nem a população já crê em semelhante patranha, gostam tanto de trazer coisas do estrangeiro então tragam métodos dos países desenvolvidos com provas dadas em ganhos de saúde e não perpetuem politicas terceiro mundistas.
Hoje todos podem fazer tudo, alguns médicos que estão em posições de decisão e influência politica tentam desregular para instalarem os seus lobbis,e fazerem vigar as suas empresas de cuidados de saúde, mas atenção que esta desregulação do vale tudo aparentemente parece querer manter os médicos no poder , mas enganem-se senhores médicos porque estes colegas vossos barões da medicina quando atigirem os seus objetivos vão cegamente atacar os próprios colegas escravizando-os, prova disto são noticias veiculadas na comunicação social que por exemplo empresas de médicos reformados vão gerir centros de saúde, que imoralidade se estes médicos estão aptos a trabalhar então porque foram reformados, sobrecargando o erário público. Médicos os vossos futuros carrascos, são estes vossos colegas.

 

Onde anda o Bastonário da OE? Que diz ele sobre a administração de injectáveis nas farmácias??
 
É a vida de um pobre... neste país impera a impunidade. "Deixá-los sofrer... eles farão a revolução". É lá!
 
"Médicos aceitam 2.746 euros para trabalhar 40 horas". (DE, 2012) Assim, não está fácil. Só este dinheirinho para uns trabalhadores tão dedicados à causa pública?
 
A culpa....a culpa....é de quem?
Para que queremos um culpado??
Vamos enforca-lo??
Será deste blog?
Será desta mesquinhes???
Espero que o "lapis azul" não me corte o pensamento e o teclado.
Para este blog que mais parece uma novela brasileira quando começará a ser construtivo???
NUNCA !!!!!
 
Realmente depois de ler alguns dos comentarios aqui postados so me apetece dizer que a solução, seria fazer uma greve de uma semana sem recursos minimos, e entao ai se via se os enfermeiros faziam falta ou não, quando os doentes começassem a cair que nem tordos, depois talvez suplicassem por nos, mas pronto...
 
O problema da enfermagem é que há uma grande parte não gosta da prestação de cuidados nem de ser enfermeiro...gosta de ser sindicalista..fazer parte da ordem..fazer parte de conselhos de administraçao, ser professor das escolas superiores de enfermagem..ser chefe de qualquer coisa..ou responsavel de coisa e meia..fazer parte de comissoes e grupos..ser formador de qualquer coisa..tudo menos estar perto do doente.
 
Lprolog. vai plantar batatas!
 
"doutor"mérdico disse: "As USFs são o que de pior há na saúde; as USFs são um verbo de encher que não se aplica aos enfermeiros, jamais um enfermeiro terá algo a dizer... mas, começo a achar, cada vez mais, que os enfermeiro servem para... "encher".

"Doutor Médico": Não é para quem quer, é para quem pode."

podes fundamentar esse parecer, das USF serem o que de pior há na saúde? porquê? não é por terem-te negado acesso a uma (e consequentemente aos seus incentivos), espero..
e em que servem os enfermeiros para "encher"? enche só quem quer.. ou quem pode. ou quem para pouco mais serve que.. encher. o saco. roto.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!