quinta-feira, novembro 15, 2012

Bastonário dixit.


"A tendência é substituir, muitas vezes, mão-de-obra qualificada por "técnicos que não têm qualificação. 
Um exemplo caricato é a tentativa do Ministério da Saúde de substituir Enfermeiros altamente qualificados em emergência pré-hospitalar por técnicos sem qualquer formação. 
"Qualquer dia, temos um enfarte do miocárdio na rua e quem nos socorre são pessoas com o nono ano, que fizeram o curso de seis meses de formação de emergência pré-hospitalar e que vão decidir e diagnosticar o que fazer. Isto é completamente irreal, este país não existe" link
 - Enf. Germano Couto, Bastonário da Ordem dos Enfermeiros -

Comments:
...sic transit gloria mundi

resta agora, é que as nossas justas pretensões e defesa do que a "nós pertence", sejam devidamente encetadas!
 
Que o primeiro a enfartar na rua seja um desses idiotas que querem "fazer morcelas sem sangue!..."
 
Engraçado que em relaçao a questao SIV vs VMER a sua posição ja nao e essa...
Como se pode defender ambulancias com TAE e Enfermeiro quando se deveria isso sim, defender VMER com Medico + SBV cm TAEs...

Como sempre se percebe à distancia o seu fanatismo... Lobby da enfermagem ao mais nivel, desavergonhado e irresponsavel, nem que para isso diminua ou ponha em causa a vida dos doentes...

Parabens DE!
 
Adoro a parte do texto em que mais uma vez, de forma escandalosa a OE se tenta colar aos Medicos...fazendo crer que os TAE devam ser supervisionados por enfermeiro OU Medico LOLOL Como se fosse +- a mesma coisa...

Acordem para a vida, na EPH como em tudo em saude, quem coordena, quem supervisiona, quem diz o que se faz ao doente é o Medico!!! E os enfermeiros estao, tal como os TAEs, sob a alçada do mais diferenciados... Eu sei que isto vos causa urticária, mas aguentem!

 
Aplaudo a visibilidade que o Enf Germano tem dado aos Enfermeiros....Agora só aplaudo de pé quando estiver no papel os TAE 's no seu lugar a auxiliar e o ph centrado nos enfermeiros...
 
E o Germano sabia o que fazer? Népia ligava 112 e lá vão os taes. Podes estrebuchar á vontade, está na lei e no princípio do ano já começa a formação. Vai ladrando que a caravana vai passando. Tu não contas com uma variante muito importante: È que os enfermeiros são burros por natureza e tirando 3 a 5% que trabalham em su ou ci, não sabem por onde se lhe pega em emergência, nem SBV. BJS
 
http://www.rcmpharma.com/actualidade/saude/16-11-12/estudantes-de-medicina-promovem-congresso-de-humanizacao-dos-cuidados-de-
 
CUIDADO COM O QUE SE DIZ... Quem cospe para o ar, cai-lhe natesta... Os enfermeiros já deviam ter aprendido isto!!!
 
REALMENTE....CADA VEZ QUE AQUI VENHO TENTAR LER ALGO INTELIGENTE NAO DEIXO DE CONSTATAR QUE O NIVEL DOS COMENTARIOS CONTINUA A SER GERADO NA MAIORIA DAS VEZES POR GENTE QUE CRESCEU MAS QUE AINDA NAO AMADURECEU. QUE FALTA DE MATURIDADE!....E DE EDUCAÇAO! ONDE ESTÁ O RESPEITO POR VÓS PROPRIOS E POR QUEM VAI RECEBER OS VOSSOS CUIDADOS AQUI O QUE TEMOS EM COMUM É O CUIDAR E NESTE RINGUE A LUTA TEM QUE TER UM OBJECTIVO -O BEM DA PESSOA QUE SE TEM PARA CUIDAR MAS REINA O ODIO DE PROFISSIONAIS LADO A LADO NAS CAUSAS QUE FEIO ! ....UNS CONTRA OS OUTROS PARECE QUE AINDA NÃO SAIRAM DO LICEU !ANA MONTEIRO
 
Concordo com o que o nosso bastonário diz! Mas mais do que isso é surreal apercebermo-nos que havendo enfermeiros no desemprego, com os quais o governo gastou milhares na sua formação, queira agora formar técnicos sem competência formativas. Enfim, vivemos num país em que os interesses de alguns se sobrepõem ao bem estar da população.

Nota: Mente tacanha daqueles que pensam que o pré-hospitalar deve ser entregue a outros profissionais que não os enfermeiros. No final de contas, quem vai sofrer é a população, mais ninguém.

Cumps
 
" Anónimo disse...

Adoro a parte do texto em que mais uma vez, de forma escandalosa a OE se tenta colar aos Medicos...fazendo crer que os TAE devam ser supervisionados por enfermeiro OU Medico LOLOL Como se fosse +- a mesma coisa..."


Sim, são a mesma coisa; profissionais de saúde; autónomos e únicos nas suas competências próprias.



" Acordem para a vida, na EPH como em tudo em saude, quem coordena, quem supervisiona, quem diz o que se faz ao doente é o Medico!!! E os enfermeiros estao, tal como os TAEs, sob a alçada do mais diferenciados... Eu sei que isto vos causa urticária, mas aguentem! "



Acorda para a vida! Quem manda, dirige, coordena, siupervisiona, nas UCCI??... e nas ECL? =D

ai é o médico que me diz como e quando fazer um penso, aspirar um utente, adequar a dieta, suturar uma ferida, etc e etc?? =D lol

aiai esta mania de querer mandar...! nem em casa vestes as calças quanto mais...! Põe na cabeça que ser médico, não é ser patrão de enfermeiros. bjocas!
eheh
 
Ai DE, parece todo entusiasmado com esta tirada para o ar e o que diz da reunião última para tratar deste assunto? Está na página da OE. GC não foi? Leia com atenção os não resultados. Acabe com este blogue porque está a ajudar a destruir a profissão. Os enfermeiros a ofenderem outros e a serem humilhados e olhe que os políticos também consultam e apercebem-se dos estados de alma e quanto mais em baixo mais peso vem de cima. Pense bem e decida melhor ainda.
 
..."aspirar um utente, adequar a dieta, suturar uma ferida, etc e etc?? "

Enf do Norte, podemos portanto concluir que es "autonomo" para fazer basicamemte aquilo que os Medicos consideram ser de baixissima competencia tecnica, e delegam nos enfermeiros essas tarefas!!
Os meus sinceros parabéns :)
A mamã deve estar mesmo orgulhosa! O filho é quase um mini medico!! :)

 
Bandos de míudos insolentes e mal-formados, são o espelho de uma educação familiar e formação profissional medíocre. Só querem saber de quem manda mais e ganha mais, se calhar tanto médicos e enfermeiros ou aspirantes a tal que tanto comentam aqui, não produzem rigorosamente nada de jeito, porque quem fala ou trata estes temas desta forma não pode ser nada de jeito na vida...
 
TA(TAnsos)ES(ESpecialistas)=TAES.
É comum vê-los a fazer compras no supermercado com as fardas vestidas a pensar que são alguém. Coitados!....
Pobres ignorantes!...
Há dias presenciei um espetáculo que não percebi muito bem: dois desses TAES andavam nas compras (com as suas fardas florescentes), entretanto alguém se sentiu mal no supermercado e eles prontamente socorreram. Mandaram afastar toda a gente (quase em histeria) e tomaram conta da situação. Um saíu e apareceu com uns aparelhos(não faço ideia o que eram!...),depois de avaliações pediram açucar e começaram a encher a boca da Srª de acucar,a Srª não reagia e começaram a dar-lhes umas palmadinhas na cara, a mulher começou a fazer barulho com a boca parecendo querer tossir (parecia que estava semi-morta) e de repente começa a ficar com a cara roxa (pensei que tinha um enfarte) e deixou de fazer barulho, (penso que alguém já tinha ligado para o INEM). Entretanto chega um medico e um enfermeiro (também com fardas florescentes!) e com umas mochilas de onde tiraram outra maquina ligada a um tubo e tiraram todo o acuçar que os primeiros tinham posto na boca da srª. Ao mesmo tempo que puseram um soro. Passado cerca de 30 segundos a 1 minuto abriram a boca à Srª e puseram um tubo muito grosso com um fio, mas só passados 5 minutos ela começou a recuparar. ouvi o medico dizer ao enfermeiro "esta foi por pouco".
Não sei o que se passou concretamente, mas pela cara do medico percebi que algo esteve errado.
Como não deixaram ir o marido a acompanhar a Srª na ambulancia que a veio buscar, eu próprio ofereci-me para levar o sr ao hospital, na viagem conversei com ele e fiquei a saber que a Srª era diabetica e tomava insulina, que já tinha desmaiado outras vezes, mas agora que tinha sido muito pior "até ficou roxa".

 
O que manda neste tipo de decisões, são os números.

Enquanto um TAE receber os seus 700 euros com aumento de competências ou não, nunca nenhum enfermeiro vai conseguir ocupar o lugar destes.

A despesa fala mais alto e o INEM nunca vai contratar enfermeiros para ocupar funções em ambulâncias desta natureza porque seria dar um tiro no pé, do ponto de vista economicista, perda de poder dos poucos médicos da casa e especialmente perda de poder dos muito poucos enfermeiros coordenadores da casa.

Não se esqueçam que os TAE's fazem a sua guerra de uma forma mais inteligente do seria de esperar, nunca pedem aumentos de remunerações apenas aumento de competências para o bem da população.

"E o burro sou eu!!!"
 
" Anónimo Anónimo disse...

..."aspirar um utente, adequar a dieta, suturar uma ferida, etc e etc?? "

Enf do Norte, podemos portanto concluir que es "autonomo" para fazer basicamemte aquilo que os Medicos consideram ser de baixissima competencia tecnica, e delegam nos enfermeiros essas tarefas!!
Os meus sinceros parabéns :)
A mamã deve estar mesmo orgulhosa! O filho é quase um mini medico!! :) "


não meu Santo de Arganil de baixo, a mamã está orgulhosa por ter um Enfº em pleno em casa =)
e tarefas de baixissima competência técnica... tipo escrevinhar e carimbar papeis como fazem alguns, é extremamente complexo; ou mandar bitaites anónimos pela net.
Mas, ainda há dias andava outro carapau de corrida a dizer que suturar, era "exclusivo" médico... ainda estou à espera de resposta...
mas diz-me lá... o craveiro anda contente?? a albernaz, já disse qualquer coisa à outra? boa sorte ;)
 
Pedro Lopes
11/18/2012 01:38:00 a.m.

OS TAE SÃO UNS MALUCOS!!!

Também sabemos umas histórias, conhece aquelas:

Aquela da Enfermeira que fazia SBV com a vítima sentada no sofá?

A do Enfermeiro na urgência que tirou o colar cervical da equipa numa suspeita de TCE/TVM (queda superior a 5m) para colocar o do hospital?

A da enfermeira que dizia para não se tocar na vítima para não despoletar um AIT e que já tinha tido uns 10 desde que ligou 112?

Etc etc etc....

NINGUÉM É PERFEITO e todas as profissões têm os maus e bons profissionais!


 
Caro Pedro Lopes,

Adoro o seu conto de embalar, pela sua descrição nota-se que pouco sabe de PH e acima de tudo nota-se que vê muito ER.

Quando contar uma história verdadeiramente verídica então eu bato palmas.

Entretanto o que sugere que os TAE´s tivessem feito?
 
caro
11/18/2012 04:57:00 p.m.
Vá perguntar a quem sabe!Eu não sei...
Eu frequento este blogue como muitos outros e às vezes deparo-me com cada comentário que fico arrepiado.
Eu só percebi que algo não correu bem, agora pergunte aos especialistas na materia!.... que eu disso nada percebo.
Mas posso já dizer-lhe que, como cidadão que nada tem a ver com saúde, estou assustado, por mim e pelos meus familiares e amigos.
Esteja descansado que se ninguém der uma explicação sobre o que correu mal (será que é confusão minha?!), eu procurarei informarmá-lo.
Se os especialistas disserem que o procedimento é correto, fico mais descansado.
De qualquer forma deixa-me enjoado os fardados flurescentes a fazer compras em pleno supermercado, e as fardas não diziam "médico, enfermeiro, maqueiro ou outro, diziam TAE"... Digo-lhe mais não é humano nem toleravel que levem a esposa e deixem ficar o marido ali sem qualquer explicação. Até pode ser muito técnico, mas não é digno para um ser humano.
Eu compreendo fortemente o vosso anonimato
Abraço
Pedro Lopes
 
Pedro Lopes

11/18/2012 11:16:00 p.m.

Você tem tanto de "cidadão que nada tem a ver com saúde" como eu tenho de Cientista Nuclear!!!!

As artimanhas que vocês recorrem para criticarem!
 
Projeto SIV a bombar nos Acores....sem TAE 's à mistura :-)
 
Resta saber a legalidade desse mesmo projecto siv. As siv em Portugal também começaram bem... AGora é aquilo que se vê lol... digamos que são "o estrabuchar do morto"... ;)
 
E o sr. bastonário sabe quantos enfermeiros fazem parte dos corpos de bombeiros onde eles proprios adoram trabalhar com TAE e TAS.
Incrivel essa sabedoria.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!