terça-feira, novembro 13, 2012

Comer gato por lebre.


Perguntaram-me hoje "como ia a questão do pré-hospitalar". 
- "Está tudo parado"?
.
Não; não está. Apesar do espinhoso legado (este processo já viu nascer a dentição de leite, deu os primeiros passos e andava entretido no infantário), os dias têm fervilhado com reuniões, fundamentações baseadas em evidências, intervenções estratégicas e trabalho. Há coisas inadmissíveis!, principalmente quando as circunstâncias que poderiam, em parte, justificar/mitigar a sua "proto-admissibilidade-condicional-e-restrita-a-prazo" já não mais estão reunidas. 
A população não merece ser enganada. Mas não falta quem tente.

Comments:
DE outra vez a brincar com as imagens ;) Recorrer a uma instituição privada de voluntários para encontrar a palavra "nurse" num casaco florescente... Quando na verdade, o NHS não utiliza enfermeiros no Pré Hospitalar. Apenas Paramédicos e Médicos (sobretudo nos Helis)... Shame on you!!
 
Espero bem que a Ordem dos Enfermeiros não baixe os braços....os enfermeiros tem que ser a classe primordial do PH.
 
Esta de greve?

Parece que sim
 
Pois daqui depreende-se que aOrdem está a marcar passo contra este gamanço enfeitado em defesas do Sistema NS. A ver vamos.
 
Há cursos que são essenciais à civilização e a demonstrar isso está a longevidade da sua existência a forma estrutural com que se afirmam na sociedade e assim também como contribuíram para a evolução cívica da mesma, desde os tempos da antiga Grécia. Essas profissões, ditas estruturantes são: medicina, direito, filosofia e matemática, tudo o resto deriva destas e, nalguns casos, surgiram a reboque da evolução dos tempos outras profissões que constituíram e afirmaram a sua importância para o normal funcionamento das sociedades, são elas, p.ex: economia, eng civil/arquitectura, eng informática, mais uma vez, todas as outras formações vão beber a estes cursos, ditos basilares.
Relativamente à enfermagem, com todo o respeito que tenho por enfermeiros, devo afirmar: a enfermagem é uma formação técnica, acessória e, como qualquer curso essencialmente técnico, pode facilmente ser substituído por quem faça determinada tarefa, desde que para isso o empirismo contribua. É esse o problema, a falta de diferenciação, ou seja, falta aos enfermeiros algo em que eles de facto possam dizer que sem eles, mais ninguém faz aquilo, mais ninguém sabe fazer; algo que não acontece com as profissões estruturantes que referi acima.
A enfermagem vai de facto ser ultrapassada pelos TAEs, pois estes, vão ser treinados a desempenhar essa tarefa ou, para os mais sensíveis, técnica de enfermagem...
 
POR MUITO QUE ME CUSTE ANONIMO DAS 12:22 VOCÊ TEM RAZÃO; MAS A CUKPA É NOSSA PORQUE NÃO CONSEGUIMOS DEMOSTRAR QUE SOMOS ESSENCIAIS. BASTA ESTAR NUMA CAMA DE HOSPITAL PARA SABER QUE SEM ENFERMEIROS OS SERVIÇOS PARAM. DAR VALOR AO QUE FAZEMOS PORQUE FUNDAMENTADO É A NOSSO PRINCIPAL DIFICULDADE. POR CULPA NOSSA JÁ QUE PERDEMOS O NOSSO TEMPO A DISCUTIR O SEXO DOS ANJOS E A PREOCUPARMO-NOS COM GALÕES E OUTROS TITULOS.
MAS NÃO PENSE QUE QUALQUER UM SEM ESTUDAR CONSEGUE ASSISTIR OS DOENTES, É PURA MENTIRA!
 
Cada abécula...óh sr. anatomia de um Médico, projecto de médico ou coisa que se pareça...o problema de alguns profissionais quer sejam de saúde quer não é mesmo esse: pensarem ser insubstituíveis...cada vez mais a evolução do ser humano dita que cada um pode fazer de tudo, pois a nossa capacidade está cada vez mais desenvolvida...se me dizem que com a perícia, qualidade ou com as bases técnico-científicas inerentes, isso já é outra questão...
Já como dizia o outro: poder até podia mas não era a mesma coisa!!!
Lá está...esse tipo de comentários só provam que muitos homens e mulheres conseguem ser o exemplo de mentalidades mesquinhas e rudimentares...
 
Nos tempos que correm até ja ví indireitas e curandeiros fazer melhor que muitos medicos.Os sr(s) doutores (o que eu duvido que o sejam),não terão um melhor bloog de comentar do que este que até pertence a uma area técnica?A enfermagem mete de facto muito prurido a certas criaturas.
 
E a ordem vai levantar processos disciplinares aos enfermeiros que dêem formação aos TAE?
 
" anatomia" disse: "Relativamente à enfermagem, com todo o respeito que tenho por enfermeiros, devo afirmar: a enfermagem é uma formação técnica, acessória e, como qualquer curso essencialmente técnico, pode facilmente ser substituído por quem faça determinada tarefa, desde que para isso o empirismo contribua."


...você esquece é que também os médicos, são facilmente substituiveis; é que já se aperceberam por aí, que passar receitas e exames, prescrições várias, triagens de urgência, partos, etc, bastam enfermeiros - tal como na austrália, EUA, inglaterra, dinamarca....

..ups!

estas coisas vão para todos os lados.. ;)
 
... por raciocínios como o da abécula é que a Astronomia, que "bebe" na Matemática, não tem qualquer interesse, tal como não interessa para nada todo o restante conhecimento que se gera e multiplica quando se cruzam áreas do saber humano. O "efeito Medici" é algo que lhe é estranho, não?

A Medicina, por exemplo, nem sequer é elementar porque, no período a que se reporta, não existe "medicina" na aceção contemporânea do termo. No passado, qualquer barbeiro ou boticário fazia de cirurgião e diagnosticava doenças; há sítios no mundo ATUAL onde ainda assim é. O que houve foi algumas pessoas que começaram - "bebendo" de outras áreas do conhecimento que se estavam a desenvolver - a construir o que hoje se conhece por medicina, que a seu tempo desaparecerá e dará lugar a outras coisas. Tudo evolui e não há muitos anos era impensável avaliar uma TA em casa... Como vê, tão dispensáveis são uns (os enfermeiros) quanto os outros (os médicos), assim se use a mesma lente para perscutar o futuro.

VV
 
ao ministro de educaçao la de cima...enfermagem tem 240 ECTS sabes kt tem as tuas profissoes basilares?
180 e pouco mais... vai estudar o relvas||
 
Ao anónimo das 7.50, se tivesse estudado história da medicina talvez soubesse que o que escreveu é mentira. Se quer afirmar alguma coisa informe-se primeiro, e não use conhecimento comum. É óptimo em conversas de café, entre os seus, mas uma inutilidade quando entra em discussões com quem está um "bocadinho" mais informado.

A medicina já existe como profissão liberal de base cientifica, mais ou menos regulamentada, desde a grécia antiga, com certeza já ouviu falar de Hipócrates, e não consta que fosse barbeiro ou boticário. Mas espante-se, que até ao que se considera ser a modernidade, os cirurgiões, as cirurgias e tudo o que envolvesse mexer em sangue era um trabalho menor e relegado para os barbeiros e afins, que você fala. Que na verdade até eram mais comparados aos actuais enfermeiros que propriamente aos médicos, devido exactamente a vertente técnica do procedimento e à falta de autonomia e background cientifico (muitos nem sabiam ler).

Mas este post não é sobre história antiga, e é bom que abram bem os olhos, srs. enfermeiros. Já há tanto tempo que o D.Enf, anda a olhar de baixo para cima a tentar denegrir a profissão médica que se esqueceu de olhar para baixo. Já chegou a altura de começar a fazer um verdadeiro serviço publico à enfermagem, e defender o espaço da profissão em vez de tentar meter-se em bicas de pés. E aí quando souberem o vosso lugar talvez possamos beneficiar todos. Pois, é óbvio, que ainda assim, são mais capazes que uns gajos das novas oportunidades.
 
Oh senhores, como se os ECTS fossem sinonimo de alguma coisa.
Mas já agora Medicina tem 360, é bom saber, que a sua lógica, faz de Medicina o pináculo do saber. Senhor DE pode fechar o site, a questão central foi resolvida!
 
Anatomia de médico, parece que o sr é mesmo só anatomia de médico!... Falta-lhe o essencial - A fisiologia de médico, por isso é que diz essas bacoradas.
Enfim....,
como alguém dizia “dum coice de um Burro ninguém está livre”
 
...você esquece é que também os médicos, são facilmente substituiveis; é que já se aperceberam por aí, que passar receitas e exames, prescrições várias, triagens de urgência, partos, etc, bastam enfermeiros - tal como na austrália, EUA, inglaterra, dinamarca....

De facto é isto que denigre a enfermagem e que amputa qualquer esperança que pareça haver da enfermagem evoluir como ciência ou fonte e raiz de conhecimento.
Os enfermeiros não devem "desejar substituir médicos", não devem desejar "fazer igual aos médicos", muito menos ser secretários dos médicos.
Estou envolvido no ensino da enfermagem e não gostaria de ver a enfermagem portuguesa igual à dos países que enunciou, nesses, os enfermeiros são meros administrativos, poucos são os que permeabilizam uma veia periférica. É muito pouco.
Quanto ao resto, a medicina enquanto ciência nunca vai desaparecer e sim, já é do tempo da antiga grécia, o que vai cada vez mais é aparecer pequenas ilhas onde se vão desenvolver algumas competências técnicas e é aqui que a enfermagem está a perder a luta, focada em assuntos pouco importantes e infantis.
Os enfermeiros devem sim, dar visibilidade ao que fazer, evidenciarem as suas acções e adquirirem autonomia fundamentada na prova (evidence).
Não caiam na asneira de fazerem como os biólogos, bioquímicos, físicos... que investigam, mas quem fica com os louros, entenda-se visibilidade é a medicina, pois é a medicina que mostra o trabalho ao doente e esta é a sua grande arma.
Fiquem bem!

 
"Enfº do Norte

...você esquece é que também os médicos, são facilmente substituiveis; é que já se aperceberam por aí, que passar receitas e exames, prescrições várias, triagens de urgência, partos, etc, bastam enfermeiros - tal como na austrália, EUA, inglaterra, dinamarca....

..ups!

estas coisas vão para todos os lados.. ;)"


AH AH AH AH AH AH!!!
Por eztez ladoz é zo homenz com petoz.

Para vocês são todos substituíveis, isto claro, menos os enfermeiros...essa pedra basilar da saúde em Portugal!!!!!!

Acho que sim, despedimentos em massa para tudo o que não é enfermeiro na área da saúde e depois gradualmente contratarem enfermeiros.

AI MEUS DEUS que cabecinhas :p
 
Para o anatomia de um merdico apenas deixo a seguinte frase que vi algures por ai:

"A enfermagem foi uma Mãe que nutriu, zelou e amparou a Filha Medicina até que ela cresceu e se destacou."
 
isto é o cumulo do estrebuchar do morto! então não é que o EELCA agora refere que a enfermagem é que deu origem à medicina, como é que é??? a medicina é filha da enfermagem?? esta vai fazer as delicias do meu fim de semana, adorei a forma como a anatomia desmascarou a enfermagem e deixou os enfermeiros no ridiculo das sua argumentações... enfim, nem sabem qd começaram, na história os cuidados médicos, calhando, devem acreditar que o Gaylor Focker é o vosso messias americano.
Isto é do melhor.
LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL
 
Anatomia de um Medico

Por favor, ja chega!!! Não lhes batas mais que isto ate a mim me doi lololol

É impressionante como a elevação de alguém devidamente informada, consegue com meia duzia de linhas calar e humilhar quem prima pela maldicencia, inveja cronica e medicridade...

Enf. Do Norte es o bobo da corte. E quando nos encontrarmos no CHAM farei questão de to dizer pessoalmente :)

 
Meu amigo anónimo primeiro duas afirmaçoes
Tratar=Medicina
CUIDAR= ENfermagem


Nos primordios dos tempos tratavam alguem ??? com que medicamentos com que plantas com que tecnicas ???? Onde estava a medicina ????
No entanto ja os gregos e os povos antes deles nao deixavam morrer ninguem ao desemparo, CUIDAVAM Deles ate a morte chegar, confortavam-nos aliavam-lhes a dor da maneira que podiam estavam ao seu lado permanentemente, por isso sim os humanos começaram a prestar cuidados de enfermagem muito antes se quer sonharem o que era a medicina.
 
Em resposta ao "Anatomia de um Médico disse"

Com que conhecimento de causa é que fala da formação ou do que é ser enfermeiro? Se não é enfermeiro esteja calado, limite-se a falar da realidade da sua profissão. Pelo seu discurso, deve ser um tenrrinho que acabou, ou ainda anda a acabar o internato. É com cada melro...
Cumps



 
" Anónimo disse...

isto é o cumulo do estrebuchar do morto! então não é que o EELCA agora refere que a enfermagem é que deu origem à medicina, como é que é??? a medicina é filha da enfermagem?? esta vai fazer as delicias do meu fim de semana, adorei a forma como a anatomia desmascarou a enfermagem e deixou os enfermeiros no ridiculo das sua argumentações"


Então... quando hipócrates nasceu, foi uma parteira ou um médico que o ajudou a nascer? e a cuidar das suas maleitas? etc.. eeheh

depois, não sei onde o professor enfermeiro desmascarou a enfermagem... acho que quem precisa ser desmascarado, deve ser ele...
bom fim de semana então ;)
 
Senhor DE pode fechar o site, a questão central foi resolvida!

Acho que está td dito, a anatomia do médico desmascarou completamente a enfermagem, nem os próprios enfermeiros se tinham apercebido disto!

PS: talvez por isso não queiram ser chamados de doutores.
 
É TEMPO DE UNIÃO ENTRE TODOS; SINDICATOS, ORDEM ENFERMEIROS E ASSOCIAÇÕES,
PARA COMBATER QUEM QUER FAZER MAL AOS ENFERMEIROS.
ISTO DO INEM É A PONTA DO ICEBERG!!!
 
Se temos enfermeiros que insistem em fazer pensos com DAKINS, águas oxigenadas, bacitracinas e cola cuspo, se insistem em tentar combater osteomielites com instilações de toda a porcaria que se lembrem antes de referenciar para quem de direito, se andam meses a enfiar algodões nos dedinhos com unhas encravadas, e a enfiar compressas embebidas em todos os solutos imagináveis para "fechar" os sinus, não podem exigir que os outros respeitem o seu espaço, porque para fazer estes disparates amigos, basta alguém com a 4 classe. se querem ser reconhecidos, façam para isso.

"Se querem ganhar mais, justifiquem, não façam uso do argumento idade, porque muitas vezes ter mais anos de serviço devia ser sinónimo de desconto no ordenado.

O ordenado deve ser indexado à competência, e a competência mostra-se todos os dias, com rigor, e trabalho diário para fazer melhor."

Meu Deus... que tareia... até já se humilham mutuamente... EELCA, desculpa lá este desabafo duma enfermeira , estou com esperanças quanto à sua fértil criatividade para branqueares a enfermagem.
 
Eu não sei para que continuar com estas discussoes ( ate sei, ver se temos melhores salarios)quando nos temos argumentos IRREFUTAVEIS do nosso lado um muito simples é:

Se os enfermeiros nao valem um ca%#%$" se as coisas que fazem um analfabutro podia fazer porque é que o nosso curso superior sem o 2 que dura mais anos que os outros e com mais ects. Se os enfermeiros nao valem nada entao porque é que os hospitais publicos e privados os continuam a contractar, porque razão são a classe mais representada no SNS.... podia estar aqui a noite toda, boa sorte a contrariar a realidade que acabei de dizer, se conseguir refutar factos aconselho seriamente a visitar alguem...

 
" Anónimo disse...

Anatomia de um Medico

Por favor, ja chega!!! Não lhes batas mais que isto ate a mim me doi lololol

É impressionante como a elevação de alguém devidamente informada, consegue com meia duzia de linhas calar e humilhar quem prima pela maldicencia, inveja cronica e medicridade..."


é impressionante o histórico de erros de ortografia, para quem se diz que pode e quer e coiso. Muito bem sim senhor...!



" Enf. Do Norte es o bobo da corte. E quando nos encontrarmos no CHAM farei questão de to dizer pessoalmente :)

11/17/2012 10:20:00 a.m. "

o que é um cham? e sim, força aí, oportunidades para me "calares" não faltam, mas, é ir tentando... como fez o doutormºerdico Tozé Santos de Arganil que já tem o craveiro em cima, ou o Julinho do Icbas? Ou o outro das exclusividades de suturar e etc? ou o anatomias, gente que foi/ é enfermeira e agora, nutrem um ódio vincado para a sua profissão e colegas de trabalho... muitos parabéns, são um orgulho para a Saúde... e muito honestos.

Continuo: porque persistem em vir insultar enfermeiros? sei que vos metemos medo, se sentem ameaçados, é normal pois afinal, exclusividades e preciosidades são volateis, mas não é preciso tanta coisa pá. Se vão ser médicos otimo, já têm a papa feita para o futuro; deixem os enfermeiros lutar pelo que têm direito, não se metam a meter nojo ou impedir a nossa evolução (que é/foi também, parte da vossa).
bom fim de semana.
 
Diga lá então como anda a questão do pré-hospitalar? Esqueça lá esta e por favor deixe de enganar e instigar os seus colegas. A inveja é muita feia, contra a força não há resistência meu velho...
 
Oh TAE as coisas estão a ir bem obrigado :)
Vai ser impedida a criação de nova "carreira" e os Técnicps vão continuar a ser meros técnicos, assistentes, ajudantes, com toda a dignidade claro mas sem as competencias de um enfermeiro :)
 
Posso deixar o meu número de telemóvel para me avisarem quando os Enfermeiros conseguirem "impedir" a criação da nova carreira dos TAE?

Fico sentada e acordada ao lado do telemóvel, ansiosamente aguardando que o mesmo toque. Qual Portuguesinho à espera que o outro volte, desde que desapareceu num dia de nevoeiro...

Acordem! PREOCUPEM-SE MAIS COM O QUE JÁ TEMOS, COM OS NOSSOS DIREITOS. NÃO TEMOS FEITO MERDA NENHUMA POR NÓS!!! NÃO CRESCEMOS!!! NÃO TEMOS ESTATUTO NENHUM!!! E A FIGURA QUE FIZEMOS NAS SIV FOI VERGONHOSA!!! São técnicos e vão acabar por ganhar praticamente TANTO COMO NÓS, já perceberam isso? SIM PORQUE EU NÃO RECEBO COMO LICENCIADA!!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!