quarta-feira, novembro 21, 2012

SIV's só com Enfermeiros!


.
Parece uma VMER mas não é. Este é o novo projecto açoriano que foi premiado e reconhecido a nível nacional: novas Ambulâncias SIV. 
O projecto está dotado com sessenta Enfermeiros e três SIV's. Apenas Enfermeiros! Não só na tripulação das viaturas, mas também no atendimento e triagem das chamadas telefónicas no âmbito da emergência pré-hospitalar.
Este prémio mereceu do Ministro da Saúde, Dr. Paulo Macedo, as seguintes palavras: "O conhecimento aplicado leva a saltos qualitativos na saúde e exemplo disso é reconhecimento do trabalho dos profissionais portugueses".
Os excelentes projectos devem ser copiados.


Comments:
Estava mesmo agora a enviar-lhe esta noticia por email....bom exemplo de como se deu emprego a 60 enfermeiros!
 
Quer com isto dizer que defende o fim das VMERs e o fim dos Médicos na EPH?!?!

Parece-lhe portanto que estes veiculos são a melhor forma de servir a população dos Açores, privando-a de cuidados Médicos?
 
Um esclarecimento, não são apenas enfermeiros, existe sempre um médico regulador que está em contacto com a equipa da SIV e que prescreve medicação e dá outras orientações.
 
Emergência "Médica" sem Médicos... LOL

Crise a quanto obrigas... põe-se la uns enfermeirecos a 3€/hora e fica a coisa composta... o "Zé Açoriano" nem faz ideia do que é SBV, SIV, ou SAV, para ele tá tudo porreiro...LOL
 
Paradigma do que deve ser o pré-hospitalar.

 
Meu caro a informação está parcialmente errada: a tripulação da siv é um bombeiro (condutor) e um enfermeiro.E a triagem telefónica não é feita apenas por enfermeiros, mas sim, existe um enfermeiro na central que tb atende chamadas.
 
Talvez por o veículo ser mais barato, ficam com dinheiro para pagar aos Enfermeiros.
 
Não têm os Enfermeiros que se preocupar com os tae, é relembrarem-se que o que o secretário adjunto arrotou é inconstitucional. Nada disto irá passar de umas minis mais pesadas com que alguns foram enganando o bucho e a cabeça.
 
Muito bem!!! Bom exemplo de evolução na enfermagem!!
 
Muito bem!!! Bom exemplo de evolução na enfermagem!!
 
Parabéns por um projecto sólido, promisor, que demonstra junto da população (e não só a necessitada) o valor e nível de qualificação dos Enfermeiros portugueses.

É assim que se demonstra qualidade e competências, não ao comparar Enfermagem com outras classes profissionais.


 
Excelente!!
 
Acho importantíssimo referir que apesar de ter enfermeiro e bombeiro como tripulação, também tem um médico com acesso a dados imediatos de sinais vitais da vítima e com contacto directo com a equipa de intervenção.
 
Resta saber se assim se deu trabalho a setenta novos enfermeiros ou se pelo contrário se deu mais 70 segundos e terceiros empregos a enfermeiros que já se encontravam empregados em outros local!!!
 
portanto, este projecto é excelente apenas e só porque todos os serviços são prestados por enfermeiros...
nada mais interessa...
 
Parabéns Açores...lá vem os medicos para aki meter o bedelho... afinal nap é azul é azul marinho...santa paciencia...
 
É impossível que sejam 60 enfermeiros.Há aqui qualquer engano....
 
Continuo a perguntar ao DR. Enfermeiro como está a questão do pré-hospitalar, mas no continente, vai ou não...
 
Deixe me dizer lhe na mesma arma corajosa que utiliza, o anonimato, que gostava de o ver a verbalizar todos os insultos que aqui profere mas na cara das pessoas, dos profissionais que aqui ofende. Deixe me deixar lhe também um conselho, mude o nome do blog, pode ser para: O Marinho Pinto da enfermagem portuguesa, ou Líder do HAMMAS da enfermagem portuguesa... Porque não assumir e candidatar se a um lugar de decisão e aí de forma cívica e não demagógica defender os seus pontos de vista. Aí sim tínhamos homem...
 
Enfim total autonomia!!! O bombeiro é só para conduzir e acartar! E o médico é para, para... Ah! Tirar alguma possível dúvida e passar receitas por telefone, finalmente pré-hospitalar de excelência só com enfermeiros. Ignorantes esses TAE`s que pensam precisar desses médicos para alguma coisa.
 
Trabalhei nos Açores e os cuidados de saúde às populações é muito melhor do que no continente e apostam soretudo na àrea da prevenção(apesar de ilhas estão muito bem) e sim saem o significado SBV, SIV e SAV
 
Total autonomia?!? Mas autonomia em que???

Desde quando é função da enfermagem TRATAR de doentes urgentes/emergentes sem presença Médica fisica no local???

Isto é uma autentica palhaçada isso sim, num país de bananas, sem Leis que protejam os cidadãos, que diga-se em boa verdade, pagam suficientes impostos para terem disponiveis um batalhão de Medicos se assim fosse necessario...

Anda-se a brincar com a vida dos doentes, colocando na primeiro linha de auxilio gente com menos formação daquela que deveria estar, tudo aquilo que aqui tanto se discutiu em relaçao aos TAEs, é perfeitamente aplicavel a enfermagem, do ponto de vista de não saber estar, nem ocupar o seu lugar, a nivel de EPH...

E vem aquele triste falar em autonomia...
 
Faço parte deste projecto e posso assegurar que todos nós fomos contratados pela proteção civil. logo não é em regime de acumulacao. este projecto é bom não por ser feito por enfermeiros, mas sim por ter sido utilizado um grupo profissional de saúde bem formados. usando assim algo que já existia sem recorrer a outros técnicos muito menos preparados. A nossa formação em SAV foi feita pelo INEM por isso sabemos bem o quê éSBV SIV e SAV...
 
Questão 1: Quem deu formação em condução de emergência..?

Questão 2: Quem conduz, afinal..?

Questão 3: Tripulação composta APENAS por enfermeiros ou por bombeiros e enfermeiros..?

Questão 4: Se aquela carrinha está registada como ambulância..?

Questão 5: As triagens são feitas EXCLUSIVAMENTE por enfermeiros, como a notícia dá a entender..?

Questão 6: Quem é a entidade que forma, acredita e garante a qualidade através de auditorias a este tipo de serviço..?

Questão 7: 20 Enfermeiros por viatura... num total de 60?

Tantas mas TANTAS questões... Fico curioso e a aguardar maiores esclarecimentos!
 
Parece-me certo. Os enfermeiros só num ilhéu é que conseguem este protagonismo que tanto ambicionam... :)
 
Já diminuíram o numero de vagas nas escolas ? Não ? Então ainda não me acredito em nenhuma ordem dos enfermeiros.. continuam a ser todas iguais !
 
Isto é passar de Volkswagen para Kia, literalmente e em todos os aspectos.
 
" Anónimo Anónimo disse...

Quer com isto dizer que defende o fim das VMERs e o fim dos Médicos na EPH?!?!

Parece-lhe portanto que estes veiculos são a melhor forma de servir a população dos Açores, privando-a de cuidados Médicos?

11/21/2012 08:24:00 p.m."

Sabe que na Austrália, as Urgências são asseguradas só0 por Enfermeiros; quando ha necessidade de Médico, chama-se o dito.
Aqui no EPH, é a mesma coisa, se for preciso dá-se um toque ao médico e ele ajuda.

É o que devia acontecer nos CSP também, p.ex., onde se inventa trabalho para médico de família, roubando-o ao enfermeiro.

 
Este blog parece o National Geographic!!

Eles têm semanas temáticas dedicadas a vários assuntos (semana do tubarão, semana terror e etc)...aqui pelos visto é a semana de bater nos TAE´s!

Para a semana voltamos aos farmacêuticos ou quiçá aos TDT...

(DE publique este comentário ao invés do que fez com outros meus)
 
Sou enfermeiro e já consulto este blog já faz uns anos, mas cada vez tenho mais vergonha de alguns comentário que aqui vejo. Sempre me disseram para nunca discutir com o parvo que ele faz-nos baixar ao nível dele e ganha em experiência. Dar trela a esses senhores que querem destruir o pré-hospitalar principalmente quando a sua formação foi dada por enfermeiros é perda do nosso tempo!! Vamos à luta pelas vias certas e exigir da nossa ordem acção capaz na defesa dos cidadãos. Como é que estes senhores com umas horitas de formação vão ter destreza para puncionar um doente que se encontra, por exemplo, em choque hemorrágico! Eu com 4 anos de formação ainda era um menino nas competências técnicas que são necessárias para agir em contexto de urgência e emergência! E estes senhores querem puncionar doentes em choque com umas horas de formação e sem treino! Eles no máximo dos máximos vão picar um doente por dia! Um enfermeiro num dia bom de pouco trabalho é capaz de puncionar uns 20 doentes numa urgência. E ainda só estamos a falar de Técnica! Porque Deus nos livre que o protocolo não se aplique ao caso que encontram!

Em relação aos médicos deixem-se de guerras que não ganhamos nada com isso! Vamos crescer na nossa ciência e arte e defender os interesses dos utentes.

Não vamos destruir um projecto fantástico que são as SIVs com guerras parvas e continuar a apostar no reconhecimento das nossas mais que provadas competências em contexto de urgência/emergência.
 
Oh anonimo das 05:57 pm

Es de tal maneira "autonomo" que tal como qualquer TAE, nem um miseravel DAE podes utilizar sem a devida formação previa... Sim, porque de acordo com a Lei, es tão leigo como qualquer outra pessoa (excepto Médicos, obviamente)... Lá se vê a autonomia... LOL :D
 
http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=63493
 
Ó Dr. Enfermeiro (Belmiro Rocha ou não…),
O recém-empossado secretário regional da saúde é casado com uma enfermeira que trabalhou no Santa Maria…
Há quem se esteja a roer de inveja…

 
Parabéns ao governo dos Açores! Até que enfim que alguem reconhece o valor dos enfermeiros.
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
"Anónimo" disse...

"Oh anonimo das 05:57 pm

Es de tal maneira "autonomo" que tal como qualquer TAE, nem um miseravel DAE podes utilizar sem a devida formação previa... Sim, porque de acordo com a Lei, es tão leigo como qualquer outra pessoa (excepto Médicos, obviamente)... Lá se vê a autonomia... LOL :D ""

E ele a dar-lhe... mas então, que andam DAE a fazer nos Centros de Saúde, ou nas UCC ou USF??! Ou nos hipermercados, ou aeroportos? De certo que num FeiraNova, se não está lá nem Enfº, méd, ou TAE ou bombeiro, o DAE está feito exactamente para LEIGOS utilizarem.

Opá a sério... vai lá plantar batatas =D
os enfºs possuem autonomia, e vao ter mais; se assim não fosse, se não te dessem tanta comichão os Enfermeiros.. porque perderias o teu tempo em provocações de teclado?..

=D
 
Sr.Doutor Enfermeiro.

Numa fase destas anda com as ideias muito fundidas.

A imobilidade da Ordem diz-lhe alguma coisa.

Muito bem se canta na Sé, mas é quem é.

Tenha uma boa semana de trabalho
 
E da reuniao ninguem fala? O grande defensor da enfermagem que ia mudar tudo e devolver a dignidade à profissão Germano, o que fez de concreto até agora? É que do SEP já não s espera nada.
 
la esta um enfermeiro e uma mistura de tudo... servem para tudo e fazem tudotudo... 60 enfermeiros divididos em 3 meios? da cerca de 20 por meio... certamente que 59 trabalham em outro lado... ou seja mais 60 enfermeiros no desemprego graças ao egoismo da classe... tenham juizo... preocupem se com o hospital e deixem o Ph para quem gosta e trabalha... os tae sao profissionais nao amadores quenfaz EPH so pelo status e pelo dinheiro, felizmente na maioria dos tae nao somos elitistas, egoistas nem mercenarios...
 
O grande defensor da enfermagem que ia mudar tudo e devolver a dignidade à profissão Germanoo que fez de concreto até agora.


Leva as quotas aos enfermeiros, e ai deles que não paguem, levam logo com um processo em trbunal, olaricas... toma lá que é para aprenderes.
 
Enf. do Norte

Dá-te lá ao trabalho de ler a legislação vigente sobre DAE...

Alias lembro-me que quando foi criada, foi tema de grande debate (leia-se escandalo) neste blog, o facto dos enfermeiros, de igual forma que o "Zé Bombeiro" serem obrigados a efectuar curso de formação com o famoso aparelho para legalmente o poder utilizar. De resto, os unicos isentos disto são os Médicos, a quem a Lei reconhece a natural autonomia para operar com os mesmos :)

Urticaria??

Informa-te um bocado rapaz.
 
Depois de ler grande parte destes comentários fico sem saber se devo esclarecer algumas ávidas mentes ou então se o silêncio é a melhor resposta à ignorância. Preferi esclarecer algumas questões.. As viaturas SIV são um projecto multidisciplinar (acho que já esclarece muito, mas vou continuar..)! Envolvem médicos, enfermeiros e bombeiros(TAS). A triagem é feita por enfermeiros. A viatura SIV é tripulada por um bombeiro e por um enfermeiro. O médico regulador pode acompanhar clinicamente o doente ao segundo e se necessário poderá ser feita video conferencia (daí ter ganho o prémio como podem constatar na notícia.. mas muita gente chegou apenas ao fim do titulo e deve ter ficado cansada). Chamem telemedicina ou o que quiserem, mas o que importa é que a população e a região ganha! Intervenção imediata no local antes de chegar ao hospital! Importa também não menosprezar o trabalho dos bombeiros porque nada seria possivel sem eles, sem o seu bom senso e falo tanto dos bombeiros das corporações de todas as ilhas como dos que fazem parte do projecto! Assim como também são necessários médicos! Existe uma equipa volto a frisar e não há exurpação de funções! Este é um projecto empreendedor e fantástico.. Que pode e deve sofrer ajustes para a sua optimização? sim pode e deve!! Mas podem ter a certeza que ninguem será menosprezado nesse processo! Principalmente a população!! Ah, para responder á questão dos 60 enfermeiros?? Devem ser sim..Não se esqueçam que existem 3 viaturas em três ilhas diferentes e são necessários recursos humanos para assegurar não um mas três serviços! Espero ter sido esclarecedor!
 
Nunca mais se diz nada da reunião que houve no dia 20 não se diz nada??? Isso sim e que é importante, o nosso futuro!
 
Do SEP não se espera nada, que novidade!

Da Ordem, também já me chateia a pouca visibilidade que se está a dar a este e outros assuntos.
Como é?
 
" Anónimo disse...

Enf. do Norte

Dá-te lá ao trabalho de ler a legislação vigente sobre DAE...

Alias lembro-me que quando foi criada, foi tema de grande debate (leia-se escandalo) neste blog, o facto dos enfermeiros, de igual forma que o "Zé Bombeiro" serem obrigados a efectuar curso de formação com o famoso aparelho para legalmente o poder utilizar. De resto, os unicos isentos disto são os Médicos, a quem a Lei reconhece a natural autonomia para operar com os mesmos :)

Urticaria??

Informa-te um bocado rapaz.
11/26/2012 10:32:00 p.m.

Oh rapºazola estou informado sim; a utilização dos DAE preconiza-se pela utilização do pºublico em geral, quando não houver presença de pessoal médico ou outro profissional de saúde ou tºecnico habilitado.
De resto, não percebo as dúvidas...
De resto sim, tenho total autonomia e responsabilidade de recorrer a este dispositivo se vir alguém à rasca no Pingo Doce.

Prurido? Deixa crescer as unhas rapaz ;)
 
Notícia falsa,volto a repetir... notícia falsa por parte do gestor deste blog.

O projecto SIV não é nada do que este senhor referiu. O médico tem total controlo sobre todo o processo e tudo se processa com a sua autorização.

É de tal forma verdade o que estou a dizer que o próximo passo será colocar médico no terreno 24H.

Mais rigor por favor.
 
Coisas importantes que o dr enfermeiro não referiu:

- o médico tem total controlo de todo o processo.

- o médico ganha 30 euros/h e o enfermeiro 8 euros/h.

Sem mais, um abraço.
 
Já viu Belmiro, e o projecto até foi elaborado por um médico... essa classe horrorosa...
 
Enf. do Norte

Tens autonomia a mais é na garganta rapaz, que atras do PC fazes e aconteces e no dia a dia, provavelmente nem SBV sabes fazer... enfim...
 
Sou membro da equipa SIV Açores.
A equipa SIV é formada por aproximadamente 60 bombeiros, 60 enfermeiros e 20 médicos. A tripulação da SIV é composta por um bombeiro TAS (condutor) e um enfermeiro. A triagem telefónica não é feita apenas por enfermeiros, mas sim, existe um enfermeiro na central (coe) que tb atende chamadas. O papel do médico não é descurado. Temos protocolos onde os enfermeiros podem ser autónomos até certo ponto. depois terá que ter aprovação médica após conferencia via telefone, rádio ou videochamada. O monitor/desfibrilhador está em constante ligação à internet, onde o médico regulador poderá verificar e avaliar em tempo real os sinais vitais da vítima. Todos os membros da equipa prestam serviço à SRPCBA. Toda a equipa é auditada regularmente por uma equipa de auditores. Todos os registos, ocorrências e comunicações são auditadas e consequentemente avaliadas.
Toda a equipa tem experiência e formação em todas as componentes de pré-hospitalar e passou por rigorosa avaliação e selecção.

Em resposta a muitos anónimos que não têm crédito nenhum, os Açores não estão em África, não vivemos em cabanas de palmeiras, não vestimos tangas de palha e em certos aspectos é muito mais desenvolvido que as restantes regiões do país, inclusive a capital de Portugal!
 
Se ter enfermeiros e bombeiros a acorrerem a situações de emergência, enquanto o Médico é obrigado a "avaliar" pelo telefone ou internet, é sinal de desenvolvimento... então fico bem melhor cá na terrinha...
 
Oito meses de existência deste projecto e as conclusões são evidentes:
1- Os custos dispararam...as transferências de verbas para a protecção civil tornaram-se OBSCENAS com a necessidade de pagamento dos profissionais das viaturas SIV.
2- A esmagadora maioria dos casos de intrevenção das viaturas SIV revela-se desnecessária, estando clínicamente, perfeitamente ao alcance de um simples transporte em ambulância ou até mesmo apenas em viaturas particulares (mas há que justificar os custos...e como tal, houve ordens políticas concretas para que os critérios de intrevenção utilizados pela triagem telefónica fossem alterados de modo a que as viaturas circulassem de sirenes ligadas mais vezes...sobretudo no período pré eleitoral!!!)
3- A idoneidade da grande maioria dos enfermeiros das viaturas SIV é discutível...até com recém formados, que nunca exerceram em meio hospitalar!!! e muito menos em contexto de urgência/emergência!
4- A suposta formação dos enfermeiros foi manifestamente insuficiente quer em termos de tempo, forma e conteúdo.
5- A quantidade de situações de transporte sem nenhuma intrevenção que não seja a de monitorização e administração de oxigénio é assustadora!
6- De um modo geral, o grau de gravidade dos utentes que dá entrada nos S.Urgência provenientes de transporte com acompanhamento das equipas SIV, não é proporcional à real gravidade da situação, sendo que salvo excepções, a esmagadora maioria de internamentos de situações urgentes/emergentes continua a ser proveniente de situações sem intrevenção das equipas SIV!
7- Dadas as reduzidas distâncias nas ilhas, o ganho de tempo na chegada à ocorrência de uma viatura SIV em comparação com a ambulância é desprezível e são até frequentes os casos em que o transporte para o hospital é retardado porque a ambulância tem de aguardar pela chegada da viatura SIV
E o rol de desfuncionalidades poderia continuar...

Em suma, e para quem não conhece a realidade no terreno, este projecto de viaturas SIV nos Açores, só funciona no papel e em dados estatísticos completamente enviezados e manipulados.
Para além de ser altamente gastador de recursos, tem-se revelado apenas útil para dividendos políticos e para alguns enfermeiros/médicos àvidos de dinheiro ou de pseudo currículum!!!

E tenho pena que os enfermeiros e médicos filosóficos, académicos candidatos a mestres ou professores deixem de ter sangue na farda e abdiquem de valores de rigor científico e competência técnica em favor de dados e ideias manipuladas apenas para prestígio académico pessoal ou subjugação ao poder político.
 
Ao antigo sr enfermeiro anónino, seria util que se identifica-se. pois se está tanto a par dos dados estatisticos deveria estar mais a par do serviço em si e da sua capacidade.
como ja foi referido os enfermeiros passaram por criterios de seleção e formação especifica. alguns deles ja com experiencia do pre hospitalar.
se percebesse minimamento as situações de prognostico das vitimas, saberia que perder algum tempo no local justifica o atraso ao hospital a fim de se manter a vitima viavel até a sua chegada.
quanto as verbas, nao vamos discutir por ai, mas neste projeto piloto nao teve agravamento de encargos, até porque parte do seu financiamento veio de instituições privadas.
Agora a população queixava-se que nao tinha um sistema pre-hospitalar diferenciado, agora tem!
Peço, a quem aqui fez tanta apreciação de dados estatisticos e de verbas mal atribuidas segundo o mesmo, apresente-se e discuta diretamente com o presidente do governo regional, com o secretario da saude e com o proprio presidente do SRPCBA. todos estes conhecimentos sao fenomenais, no entando a cobardice é demasiada para se falar apenas por tras de um anonimato. sendo claramente alguém especialmemte conhecido.
 
Bem, obviamente existe alguém a "picar-se".
È preciso não esquecer que este tipo de serviço é bastante inovador (que o diga o prémio Nacional recebido, bem como o que toda a imprensa tem escrito acerca).
Também, na minha humilde prespectiva, a maioria da população tem um grande respeito pelo trabalho desenvolvido por este profissionais (pelos vistos, nem toda.
Ora, tendo em conta que este serviço não serve os interesses instalados na área da saúde (de alguns profissionais)numa satira de just for the boys ou até do pagamento de favores atuais e antigos, torna-se claro que nunca haverá um consenso de que se trata de uma mais valia para todos os habitantes desta região.
Eu diria até, que toda a ajuda é necessária e bem vinda, quando os valores sociais se sobrepõem aos interesses pessoais (não acham? Utopia? Talvez).
Bem, quanto á experiência, nem se quer é augumento (querem ver), eu bem que podia ser recem licenciado e ser TAS à mais de 10 anos (tinha ou não alguma experiência?) ou então, se pensarmos que um TAS recem formado nem direito a estágio tem, inicia logo a atividade, não digo que seja bom, mas também é preciso reflectir.

Finalizando, desejo o melhor trabalho nas melhores condições possiveis a estes profissionais (Bombeiros, Enfermeiros e Médicos)que muito nos dão e sobretudo NÂO DESILUDEM.
 
ggg
 
De fato isto é mesmo muito engraçado tb já ouvi falar que após a conclusão do Centro de Saude da Madalena-Ilha do Pico, tencionam fechar as urgências dos Centros de Saúde de São Roque e Lajes do Pico. Acho piada esta situação Encerram-se unidades que dão assitência médica emediata nos concelhos (+-2tachos) em detrimento das famosas SIV (criação de vários tachos) em que a assitência médica é nula. Já agora poupar dinheiro é mentira, quanto a empregar mais enf., outra mentira; onde vão colocar os enf.dos Centros de Saúde a encerrar...! Picarotos preparem-se para efeturem, em alguns casos cerca 65 km para receberem assistência médica no centro de Saude da Vila da Madalena. Tb já agora gostaria de perceber se os médicos que estão de serviço vão continuar a dormir em casa e a receber como estivessem de serviço, mais uma lacuna da lei que não consegue perceber, devem ser uns desgraçados muito mal pagos.

 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!