quinta-feira, dezembro 20, 2012

Alguém percebe isto?!

Hoje acedi o Facebook e bati de frente com a ignorância:
.
.
Li este comentário e percebi que a (colega?) Enf. Inês ignora um chorrilho de factos. Logo à cabeça, notoriamente, desconhece o que é a Ordem dos Enfermeiros. 
Eu explico: sumariamente, Inês (que entra na crítica só por pela crítica pura, sem saber o porquê), a Ordem constitui-se como uma associação com poderes delegados pelo Estado/Tutela, nos próprios Enfermeiros! Isto significa que os Enfermeiros têm o poder de se auto-regularem e decidirem o seu futuro (dentro daquilo que baliza a política do sistema, tal com em todas as Ordens). Apenas isto é já privilégio! Talvez, se, hipoteticamente, não existisse a Ordem, estaríamos agora bem pior.
.
Em segundo lugar, pareceu-me escandalizada pelo valor da quota: 8,50 euros/mensais. Talvez não saiba (concluo logo que não!), mas este valor é um esmola comparativamente a todas as outras Ordens profissionais. Manter uma organização tão pesada como a Ordem dos Enfermeiros, requer capital. Este dinheiro deve ser encarado como um investimento no futuro! Já pensou nisso? Os Arquitectos pagam o dobro a uma Ordem bem menos interventiva, operante, e com um estrutura organizacional bem mais leve!!
.
Em terceiro, constatei o seu aborrecimento pelo fector de lhe ter sido ofertado uma agenda e uma caneta! "Até a podia comprar num supermercado" - Desabafa! 
A Inês pertence aquele sub-grupo de Enfermeiros para quem está sempre tudo mal! Se lhe é ofertada uma agenda, fica desagradada, se não tivesse sido, criticava a sua falta (uma agenda é instrumento de trabalho)! Todavia, a quota não serve para (só para) isto! 
Sabe para que serve, Inês? Pelo vistos não, porque se soubesse tinha recato em afirmar publicamente coisas destas! Mas até nisto a Ordem é-lhe benevolente e pronta: o conjunto de protocolos que estabeleceu (sem qualquer obrigação) permite à Inês poupar muito mais do que pagou! Sabia, Inês?! Óbvio que não. A Inês critica sem conhecer ou saber! Sabe, eu próprio já comentei e critiquei imenso a Ordem, mas estava (plenamente) consciente sobre aquilo que proferia!
.
Em quarto, notei uma certa tristeza/revolta da Inês relativamente à incapacidade da Ordem em "honrar a profissão". Sabe o que a Ordem tem feito, Inês? Quantos documentos produziu? Quantas reuniões? Quanto processos instaurou a favor dos Enfermeiros? Quantas queixas dirigiu à IGAS, ERS, MP, ASAE, etc? Que acções desenvolveu para fomentar a dignidade da profissão? Quantas visitas de acompanhamento do exercício profissional fez? Sabe a quantos grupo de trabalho pertence? Sabe quantos Pareces forneceu? Quantos encontros políticos efectuou? Quantas propostas fez? Quantas iniciativas tomou? Sabe sequer por que objectivos luta? Sabe que nenhum dos elementos da Ordem aufere de um simples honorário/salário (nem sequer o Bastonário!)? A Inês não sabe rigorosamente nada.
No mínimo (pelo menos), sabia que se precisar do que quer que seja no domínio profissional (excluindo o foro sindical), a Ordem estará do seu lado a custo zero? Defende-la-à (a si, e à tal honra profissional), por exemplo, em tribunal até às últimas instâncias, independentemente dos custos inerentes?! Sabia, também, que se bater à porta do Senhor Bastonário, será atendida pessoalmente e escutada de forma atenta, e que ele tentará tudo o que está ao seu alcance para a ajudar?! 
.
Em quinto lugar, leio que uma outra Inês não paga as quotas a "esses xulos".
Secundarizando, até, tudo o que esta afirmação implica, e pressupondo inclusivamente que a outra Inês não tem a cédula profissional (que lhe permite exercer) devidamente actualizada e válida, a Inês está ser egoísta e incorrecta: ao não pagar, sujeita todos os outros que pagam (voluntariamente) de bom grado, a suportar todos os custos. Isto revelam uma inconcebível falta de sentido de união e ética profissional! Mas 2013 guarda uma surpresa (das grandes!) para a outra Inês ...
.
Em sexto, uma nota à referência da Inês à luta pela "nossa carreira". Antes de mais duvido que seja "nossa", Inês, porque, provavelmente, enquanto muitos lutaram a Inês estava deitada no sofá, de pijama! Para a "carreira" não se bate à porta da Ordem... sabia, Inês? Para comprar agendas vai ao talho? Não, vai à livraria. Há portas e portas. Há portas que juridicamente não se podem abrir, Inês. Acorde. Informe-se. Aja! Conhece os Estatutos da Ordem? Alguma vez os leu sequer? Já foi a alguma Assembleia? Tenho quase a certeza absoluta que... não.
.
Por fim, permitam-me só que confesse que não compreendo o objectivo que materializa  a discordância permanente com tudo, independentemente do vector que as dirige: discordar porque existe/sim/não, discordar porque não existe/sim/não! 
Recentemente tivemos a possibilidade de assistir à nomeação do Enfermeiro Armando Leal como Director Regional da Saúde, nos Açores, que se configura como o cargo máximo do sector naquela região autónoma. Eu interpretei e entendi isto como um privilégio, um motivo de alegria para todos nós, quanto mais não seja pela quebra de preconceito e a abertura de um precedente a que o nosso país ainda não está habituado! 
Estranha e paradoxalmente, muitos Enfermeiros ficaram insatisfeitos (pasmem-se!), insurgindo-se contra o colega nomeado!! Se o Director indigitado não fosse Enfermeiro, insurgiriam-se contra a classe e contra a Ordem, porque não conseguem colocar nenhum colega em lugares de decisão e influência! Mas a verdade é que, agora, o Director é Enfermeiro. Resultado? Insurgem-se e criticam da mesma forma! Alguém percebe esta lógica?! Eu não.
_________________________________________________
P.S. - Nada me move contra a Inês, apenas, e só, usei o seu comentário como exemplo.

Comments:
Que vergonha Inês! :((((((
 
Ha algumas coisas que a Ordem deve fazer e não faz... Diminuir o numero de vagas, este é o nosso grande problema.. quando o Faz pergunto lhe eu? alexandre Pinto
 
A inês é uma miúda nova, insconsciente, que nem sabe o que se passa na ordem, ou quem é a ordem! Devia ter mais vergonha!
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Grande Inês!!!!
 
Grande Inês!!!!
 
A Inês não é contra a Ordem, a Inês não é contra tudo. A Inês só é contra o facto de, por exemplo, não haver carreira de Enfermagem, ou de este País nos obrigar a ir trabalhar para fora. Quando é que já se viu um recém-licenciado e um profissional que já trabalha há mais de 30 anos terem o mesmo estatuto? Era suposto esse profissional que trabalha há mais de 30 anos subir na carreira, mas não, ela não existe! A Inês também está contra o facto de MILHARES de Enfermeiros terem de sair do País e ninguém fazer nada. Isto sim revolta-me, e revolta-me ainda mais por eu mesma ter de sair do País! Se vocês não têm, ou não tiveram, essa necessidade ainda bem. Mas eu tenho. Porque ninguém dá emprego a um recém-licenciado, e ninguém lhe dá o mínimo de respeito. Posso ser nova, inconsciente, o que quiserem; mas não, não tenho vergonha do que disse. Tenho vergonha deste País e de não ver nada a melhorar, pelo contrário, a piorar. Sabem o que é durante os 4 anos de curso ouvir todos os dias, em todos os estágios: desiste do curso, isto não tem futuro. E eu pensava: Não, não desisto, porque isto é o que sempre quis e hei-de fazê-lo, aqui, ou do outro lado do mundo. Pensem o que quiserem, mas eu não me conformo com isso.
 
Ó ines, emigra e não voltes! Queremos colegas que colaborem e não falem mal só por falar!!!!!!!!!
 
Infelizmente este tipo de discurso é muito frequente entre os enfermeiros, que continuam a confundir o que é da responsabilidade da Ordem e o que é da responsabilidade dos sindicatos. Se é verdade que a actuação da Ordem nem sempre foi a mais correcta, não é menos verdade que tem vindo a melhorar e a sua simples existência é um factor de prestígio para a classe. Não foi por acaso que outra classe profissional da área da saúde tudo fez para evitar que a nossa Ordem fosse criada.
 
Quem negociou a carreira dos médicos?Foram só os sindicatos?
 
lamentável
simplesmente lamentável
quando uma jovem colega não pode expresar os seus sentimentos sem ser vaiada.
Sim, estou de acordo. Deviam fazer e não fazem, deviam actuar e não actuam.
Aceitem as criticas da mesma forma que até á 1 ano atrás faziam estas mesmas criticas a outros.
Será que acham que têm feito um trabalho memorável?
não me parece.
Acordem desse vosso feudo nascissico e tratem de encontrar formas de resolver os problemas que nos assolam.
Até lá vão continuar a ouvir falar em incompetência. Se não têm estofo para ouvir, então é simples, podem sair (da pesada máquina) onde estão inseridos e dar lugar a outros. ADEUS
 
"Não se admite que um recém-licenciado e um profissional que trabalha há 30 ou mais anos tenham o mesmo "nível de carreira", porque ela não existe."

Isso não está relacionado com a Ordem.
 
Chuta pra canto....
 
Chuta pra canto....
 
Chuta pra canto....
 
Inês, isto não desculpabiliza o que disse. Em primeiro porque admite que afinal a culpa não é da Ordem. E se, cito: "eu pensava: Não, não desisto, porque isto é o que sempre quis e hei-de fazê-lo, aqui, ou do outro lado do mundo", então... entra em contradição: ". Isto sim revolta-me, e revolta-me ainda mais por eu mesma ter de sair do País!" .
Ou seja, quando toca a nós, revolta! Pois revolta, Inês! Critique quem tem de criticar e se pode imputar responsabilidades| Não pode imputar nada do que referiu à Ordem! Una-se, seja pró-activa, para evitar que a coisa "toque a nós"!
 
A inês varela é uma cachopa nova, sem responsabilidade e sem saber o que diz. Quando crescer vai perceber o mundo
 
"E desculpe, mas com tantas reuniões e documentos que a Ordem fez, onde está a nossa carreira?"

Inês, leu o que eu escrevi?! A Ordem não tem nada a ver com a carreira!!! De uma vez por todas: isso é um assunto sindical!!
 
Realmente, como disse um colega acima, é lamentável uma pessoa não se poder manifestar que lhe cai logo tudo em cima. Eu não tenho que me justificar com vocês. Mas sabe, se não tivesse responsabilidades se calhar ficava de "pijama sentada no sofá" como disse o administrador do blog. Pensava que era um País livre, onde temos liberdade de expressão, afinal não... E mais lhe digo, não me conhece, não conhece a minha vida, não diga que tenho de crescer sff!!
 
Inês, pode manifestar-se à vontade, mas com consciência e inteligência. naõ impute aos alhos as culpas dos bugalhos, e fundamentalmente, quando fizer uma declaração pública, saiba sobre o que diz ou fala! Apesar de tudo, tenho a certeza que será sempre bem-vinda pelos membros da Ordem.
 
Lição n.º 1- não meter com o dr enf

Lição n.º 2 - saber crtiicar

Lição n.º 3 - colaborra nas lutas profissionais
 
a Ordem estará do seu lado a custo zero? Defende-la-à (a si, e à tal honra profissional), por exemplo, em tribunal até às últimas instâncias, independentemente dos custos inerentes?!
Desta não estava à espera!!!!!
Só se for para a condenar!!!!! A ordem não tem essa competência, só de fiscalização dos cuidados de enfermagem.
 
Não pode defender, mas pode condenar?! Então tem a competência ou não? :) Está a misturar alhos com bugalhos...
 
Os enfermeiros são sempre uns ingratos, ainda por cima é um comportamento infeliz, uma vez que são ingratas quando ainda por cima não sabe o que se fez, fez e planeia fazer. mas tb não têm qq interesse em procurar saber!
 
EU estou como a Inês, ainda não consegui perceber para que serve a OE, ....
 
Num terreno de 40 mil metros quadrados situado na freguesia de Paradela será construído o Espaço Social do Enfermeiro, um equipamento que visa proporcionar momentos de conforto, bem-estar e de convívio aos enfermeiros e suas famílias, mas também um espaço para formação e outros compromissos profissionais. Este será o resultado materializado do que está contemplado no protocolo ontem assinado pelo Enf. Germano Couto, Bastonário da Ordem dos Enfermeiros (OE), pelo Sr. Miguel Costa Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, e pelo Sr. Manuel Faria Oliveira, Presidente da Junta de Freguesia de Paradela.

OLHA O NOSSO DINHEIRINHO!!!!
 
"EU estou como a Inês, ainda não consegui perceber para que serve a OE, ...."


então n tem capacidade para ser enfermeira, se não percebe o simples
 
o "simples" é saber ser Enfermeiro, e não o que é a Ordem. e esse espaço social do Enfermeiro, faz-nos melhores enfermeiros??!!
 
Não estou em desacordo com o explicado por parte do DE, mas nunca o teria feito da mesma maneira. Até porque se o primeiro e último nome já atenta à privacidade da colega, então a foto também disponibilizada é, na minha opinião, um completo atentado.

Atentem que o Facebook é uma rede social, mas de carácter pessoal e apenas acessível a quem o utilizador quer.

DE, em jeito de nota futura, seria bem mais positivo ocultar o nome e fotografia das pessoas envolvidas, nem que seja por uma questão de respeito.

Melhores cumprimentos,
PC
 
Neste tempos dificeis dizer mal de tudo funciona como escape mesmo que seja só por ter de pagar a quota.... O aumento da quota quando nos diminuem o vencimento não foi bem aceite e aqui a responsabilidade é da ordem... virou os enfermeiros contra a ordem é um facto embora o aumento tenha sido pouco mas foi um aumento...
 
A emigraçaõ de enfermeiros é um facto porque há demasiados em Portugal, não há trabalho para todos... Por outro aldo a Ordem não pode vir dizer que há 25000 mil vagas de enfermeiros em Portugal.. Isto cria falsas espectativas nos jovens que depois se sentem enganados quando são forçados a emigrar... Se faltassem esses enfermeiros todos só poderia querer dizer que a saúde em Portugal está pelas horas da morte e isso mais uma vez não é verdade...Se um desabafo de uma jovem incomodou tanta gente então o bastonario tambem devia estar calado em vez de dizer baboseiras e mentiras...
 
A ordem não acha que há demasiados cursos de enfermagem em Portugal? Que quem não quiser emigrar não tem emprego? E que tem feito? Tem alertado os jovens estudantes para este facto? Os cursos só vão acabar quando não houver alunos?Que tem feito para evitar que as escolas de enfermagem chumbem alunos só para que paguem mais anos de propinas? Não sabem de nada? A maioria dos enfermeiros acha que a ordem foi um tique de novo riquismo dos enfermeiros e não serve para nada a não ser para receber as quotas... Cabe á Ordem contrariar esta opinião com acções concretas, com intervenção nos hospitais , informada, actuante em prol dos enfermeiros... Ou só serve para punir algum desgraçado com azar na vida?...
 
Calma colegas...a Inês fez um desabafo secalhar mal direccionado...mas acho que todos entendemos a onde ela queria chegar. Inês a Ordem é uma das maiores conquistas feita pelos Enfermeiros. Muito as suas lamentações não são da responsabilidade da nossa Ordem. O País está a saque é altura de lutarmos todos unidos e não estarmos a atacar uns aos outros...deixemos pf a Ines em paz!
 
Por um lado percebo a Ines, mas por outro.... Entendam uma coisa...Os Enfermeiros são uns burros que não sabem argumentar NADA de NADA, muito menos os cachopos que acabadinhos de sair da escola!!! Força Inês...nunca desistas!
DE tenha vergonha! A ordem não mete o bedelho na forma como a estrutura da classe esta projectada pk sao todos uns monus. Nas outras classes vemos a ORDEM a meter o bedelho em TUDO. Alias a ordem PODE mexer-se bem mais do que já se mexeu quanto à carreira de enfermagem. Não tem razao nenhuma no que está a dizer DE...NENHUMA! Mas por outro lado...MUITO BEM DITO. Esta malta precisa de uns açoites porque dizer à boca cheia que não precisa da ordem para nada é CRIMINOSO! Digam antes...NAO PRECISAMOS DO SEP PARA NADA...e aí já estarão a ser corretos.

Enfª Tania Silva

 
Bem pela primeira vez na vida nao concordo 100% com o DE, tudo o que disse pode ser verdade e tudo o que a ines disse por ser baboseira, mas nada disso apaga o facto de haver milhares de enfermeiros sem emprego em Portugal numero esse que se podia reduzir caso a ordem diminuisse o numero de vagas e impusesse uma média minima de candidatura algo como uns modestos 15 valores... ( Poderá dizer-me que a ordem nao tem poderes para isso... tudo bem, que os arranje que se imponha que se esfole toda que é para isso que voces enfermeiros pagam as cotas)

Feliz Natal já agora :)
 
isto é o que dá não se ser anónimo!
critica-se e logo tudo cai em cima.
parece que já nem há liberdade de expressão.
não tarda nada (coitada da GRANDE INES)estao-lhe a levantar um processo
grande INES apesar da (INfelicidade do que disse, teve a coragem para tal, só por isso deve ser vangloriada!!!

 
eu ainda nao percebi pk se revoltam porque tem que sair do pais...
Nasceu na decada de 80 uma geraçao integrada na europa, onde deixaram de existir fronteiras e passamos a ser um grande pais, a europa.
Acham que nos EUA um enfermeiro que vai da california para new york é emigrante? Podemos encarar os problemas reais da enfermagem dispostas em piramide, no cume esses problemas chocam com outras piramides de outras classes profissionais. Normalmente os estrategas estao no topo e conhecem -se muito bem... O que acaba por desempatar é questao cultural, dai a importancia de o povo ter que descobrir a enfermagem.
 
DR. ENF. ESTÁ A SER RIDICULO. A ORDEM DOS MÉDICOS IMPOS-SE E DE QUE MANEIRA PARA AJUDAR OS SINDICATOS A CONSEGUIREM UM AUMENTO DE 700 EUROS. E A DOS ENFERMENIROS CONSEGUE O QUÊ? PUNIR ENFºS? NA CARTA QUE ENVIOU( E QUE AT+E ME AGRADOU ) NEM O TITULO PÔS ( ENFº)DEPOIS QUEREM VISIBILIDADE SOCIAL.A ORDEM DIOS MÉDICOS OU OUTRA QUALQUER TRATA OS MEMBROS DA CLASSE COM CLASSE ( EX: DR., eNGº ETC) PENSE NISTO E TENHA VERGONHA
 
Este desabafo da Inês se fosse proferido no periodo do anterior mandato da Ordem, em vez de ter um caracter depreciativo, teria um elogio por parte do carissimo DE.

Já vi que não se pode criticar a Ordem no Facebook. E os Sindicatos? Posso? Agradecia esclarecimento.
 
"...mas este valor é um esmola comparativamente a todas as outras Ordens profissionais...." e quanto é o vencimento destes outros profissionais ??!!
"...Manter uma organização tão pesada como a Ordem dos Enfermeiros, requer capital..." - E porque é tão pesada??!! É uma Ordem tão nova MAS com hábitos de velos...
"...Este dinheiro deve ser encarado como um investimento no futuro! Já pensou nisso?..." Doutor Enfermeiro você é tão cómico !!!
"...Os Arquitectos pagam o dobro a uma Ordem bem menos interventiva, ..." Ora repita lá: qual é o ordenado médio de um arquitecto??!! Não brinque, DE, estar dentro da OE mudou o seu entendimento das coisas... pois... nada como ter um tacho...
 
Eu conheço a OE os seus estatutos e blá blá continuo sem perceber porque é que continuam as escolas a mandar chouriços cá para fora para irem para o desemprego, continuo sem perceber porque é que os enfermeiros são pagos a preço da treta e acho que isto é da responsabilidade da OE que até agora ainda não vi nada, infelizmente acho que só mudaram as moscas. Bom Natal
 
"então n tem capacidade para ser enfermeira, se não percebe o simples"

o simples resume-se a isto, desemprego, carreira de enfermagem uma miragem, diminuição dos salários, precaridade,... é simples, eu continuo sem perceber para que serve a ordem...


 
Comparo a revolta da Inês à do DE algum tempo atrás, na altura em que elaborei o seguinte post:
http://esseenfermeiroe.blogspot.pt/2009/11/desordem.html
E que continua a fazer sentido, pois as mudanças não foram assim tantas, caro colega. A defesa que agora elaborou da OE não se enquadraria maioritariamente, também, na altura da "anterior OE", que tantas criticas (justas) mereceu da sua parte? Será que a OE já cumpre os seus deveres e merece portanto a nossa simpatia ou indiferença?
"...atribuições:
-"Proteger o título e a profissão de enfermeiro, promovendo procedimento legal contra quem o use ou exerça a profissão ilegalmente"; [cumpre? não me parece...]
-"Contribuir, através da elaboração de estudos e formulação de propostas, para a definição da política da saúde"; [também fica muito aquém...]
-"Zelar pela função social, dignidade e prestígio da profissão de enfermeiro, promovendo a valorização profissional e científica dos seus membros"; [continua a falhar redondamente, e continua a empurrar para os sindicatos a dignidade e prestigio roubados aos enfermeiros que trabalham a preço de saldo, que não vêm o seu trabalho reconhecido, que vêm os seus direitos negados para beneficiar outros profissionais que trabalham ao seu lado; quando vão parar de empurrar para os sindicatos e se passam a aliar a estes como outras Ordens o fazem e com resultados visivelmente muito positivos?]
-"Fomentar o desenvolvimento da formação e da investigação em enfermagem, pronunciar-se sobre os modelos de formação e a estrutura geral dos cursos de enfermagem";[continuamos com o mesmo problema, não é verdade? "muita parra, pouca uva..."]. Se acha que as colegas se precipitaram nos comentários que fizeram, eu acho que cometeu o mesmo erro na análise que fez aos mesmos. Devia talvez fazer uma análise a um outro comentário que anda ultimamente a circular no facebook, relativamente à dignidade e ao orgulho de "limpar o cú", este com uma lógica bem mais difícil de perceber.
 
"Sabe o que a Ordem tem feito, Inês? Quantos documentos produziu? Quantas reuniões? Quanto processos instaurou a favor dos Enfermeiros? Quantas queixas dirigiu à IGAS, ERS, MP, ASAE, etc? Que acções desenvolveu para fomentar a dignidade da profissão? Quantas visitas de acompanhamento do exercício profissional fez? Sabe a quantos grupo de trabalho pertence? Sabe quantos Pareces forneceu? Quantos encontros políticos efectuou? Quantas propostas fez? Quantas iniciativas tomou? Sabe sequer por que objectivos luta? Sabe que nenhum dos elementos da Ordem aufere de um simples honorário/salário (nem sequer o Bastonário!)?" Tanta coisa? EEEEH!? Se calhar nem têm dormido?
Bem, uma coisa é certa: com tanto trabalho da OE até me admiro como é que não me têm caído mais euros na minha conta... Já agora, onde estão os resultados de tanto trabalho? Posso concluir que são muito pouco produtivos!
Considera então o DE que 8,50€/mês é uma esmola. Eu então digo-lhe, para o que a OE produz é dinheiro a mais! Quando refere que a quota que os enfermeiros pagam à ordem é uma esmola, esquece-se de dizer qual é o vencimento das profissões que pagam mais às suas ordens... só depois é que se podem fazer as devidas proporções e consequentemente as comparações.
Se a decisão fosse minha já tinha deixado de pagar cotas à OE há muito tempo, à semelhança do que fiz com o SEP.
 
Bem, desde já,obrigada a todos os que me têm apoiado. Realmente não fazia ideia que um desabafo pudesse levantar tantas questões e tantos problemas. Apenas dei a minha opinião e mostrei a minha revolta. Acredito que a Ordem trabalhe para nós, mas gostava de ver algo em concreto. Há muitos assuntos que a Ordem não resolve, eu sei, mas porque não se junta aos sindicatos e lutam, juntos?
E respondendo ao comentário de emigrar da Califórnia para New York desculpe lá mas não vamos comparar. Eles falam a mesma língua, eu vou ter de aprender tudo noutra língua..o falar, termos técnicos, terapêutica, procedimentos...TUDO! É um bocadinho diferente, e muitas vezes desanimador! Não nos compare com os anos 80, estamos em 2012, muita coisa mudou e evolui, ainda que algumas não tenha sido para melhor.
E já agora, essa "esmola" que o DE fala...se calhar faz falta a muita gente para ir trabalhar, ou simplesmente para comer..sabia?
 
Tive que ir ao FB ler os comentários no original!!
Nós somos realmente uma classe fantástica!!
Expliquem-me como esperam que os outros nos respeitem e que consigamos ter reconhecimento social e profissional, se somos exímios a falar mal de nós próprios e da estrutura que, mal ou bem, representa todos os enfermeiros!?
Com amigos destes, não precisamos de inimigos. Nós próprios vamos tratar de implodir a classe!!
Tentem aprender alguma coisa de positivo com outras classes da saúde, até podem a andar a comer-se vivos dentro de casa (e olhem que andam quase sempre), mas cá para fora passam uma imagem de união! Ainda temos muito que crescer.

 
este mês paguei 9 euros!!! houve aumento?
 
A ordem não tem nada a ver com a carreira!
Certo, claro.

Não tenho ouvido outra coisa, a ordem defende o interesse dos utentes e a qualidade dos cuidados prestados.

A ordem é uma conquista dos enfermeiros e sem ela estaríamos pior.

Pois, pois, pois

A qualidade dos cuidados prestados depende da qualidade da carreira que se tem, da motivação, da vontade que se tem em entrar nas portas do local de trabalho, todos os dias.

Quem não associa a ordem à carreira e às condições de trabalho, desculpe, mas é idiota.

Eu não sou a madre teresa, essa era santa, eu não, todos os pareceres da ordem dizem que o enfermeiro tem apenas de prestar todos os cuidados que tiver que prestar ao utente, sobre que condições for.

Não me venham com retórica barata e dizer que desconhecemos a realidade porque somos jovens e inconscientes e só temos direito a ter direitos daqui por muitos anos.

Eu leio os pareceres da ordem, as notas de imprensa, vou às assembleias, os estatutos, o MDP e a porcaria do código deontolóogico e tenho a minha opinião formada, que com argumentos sólidos meu querido Enfermeiro Director, concordo plenamente com a ideia transmitida pela colega Inês.

A colega Inês transmite a revolta de enfermeiros, que apesar de serem mais novos, muitos são mais competentes que os idosos de barbas brancas que se mexem pelos corredores do poder, a combinar almoços e jantares e investimentos bancários às custas das quotas que serveriam para defender orgulhosamente a qualidade dos cuidados pois claro que a carreira é coisa de sindicatos.

Uns gritam "queremos mais dinheiro"

Outros, como a Inês, gritam, "queremos respeito"

Como eu a percebo meu caro Enfermeiro Director, porque criticar a Inês que teve de emigrar, quando se ganha na casa dos milhares, é vergonhoso, porque a Inês, caro amigo nunca vai poder almejar ter um futuro, na profissão que infelizmente quis seguir, neste triste país, onde a competência, o empenho, o profissionalismo, a honestidade, valem tanto como cascas secas.

Eu não te critico Inês, não, eu digo, demitam-se os incompetentes, idiotas e vendidos, e dêem oportunidade a quem tem vontade de fazer alguma coisa.

 
Caro DE acredite que é verdade quando recebi o envelope com a agenda abri-o plenamente confiante de que se tratava da agenda habitual enviada pelo SEP, e aflorou-me logo o seguinte pensamento logo este ano que estou a precisar de uma agenda escolheram uma tão pouco prática , estava a contar colocar o conteúdo na minha capinha de cabedal e sai-me uma com argolas , ora bolas! De repente olho com espanto, não é do SEP é da OE! Fiquei contente, afinal ainda vou ter uma agenda prática, ainda falta a do sindicato!
Agendas á parte, concordo consigo que todos nós temos de ser mais participativos na nossa Ordem e nos espaços próprios fazermo-nos ouvir. Discordo consigo em que o preço da cota é acessível, porque não é, trabalho há 25 anos e ganho á volta de € 1000, pago as cotas com muito sacrifício e não compreendi porque foram aumentadas e a desculpa de que foi uma decisão tomada no outro mandato não serve, também não contava com o corte do subsidio de férias e natal, este foi-me imposto o que dificulta o honrar dos meus compromissos. Todos nós vivemos momentos de aflição económica, este aumento das cotas neste contexto considero-o doloroso e pouco sensato.
Sabe sinto vergonha e raiva pelo desrespeito a que somos votados todos os dias, sabe porque não mudamos? Porque nas instituições somos tratados como indiferenciados, somos sem rosto , esta nuance permite ás chefias elaborarem os horários com menos efectivos, não há o reconhecimento da diferenciação, portanto qualquer um é substituível e as competências são ignoradas, há que iludir as dotações seguras. E com o tempo tem vindo a agravar-se.

 
Há grande DE! Até o facebook estremeceu hj!! ehehe
Bom Natal e 1 abraço

PR
 
realmente foi uma argumentação muito bem elaborada na defesa da OE...
Caso o comentario da nossa Ines fosse dirigido a um qualquer sindicato certamente seria aplaudido pelo DE!!
foi uma argumentaçao de agradavel leitura, peincipalmente: 'Sabia, também, que se bater à porta do Senhor Bastonário, será atendida pessoalmente e escutada de forma atenta, e que ele tentará tudo o que está ao seu alcance para a ajudar?!' MORRI!
quando o sr. exmo. bastonario demora quase um ano a ter reuniões com presidentes de escolas de enfermagem! fantastico oque os tachos no levam a defender!
ps - não publique tambem este comentario como tem feito com outros que tenho tentado enviar!!
 
É compreensível o desabafo da Inês, mas intolerável a sua ignorância. Os Enfermeiros têm de uma vez por todas mostrarem que merecem a Licenciatura. Duvido muito que outros profissionais de outras ordens tenham tamanho desconhecimento da função da sua ordem profissional como os Enfermeiros.
Não se limitem ao que vêm na televisão, pois infelizmente os media manipulam-nos a todos. Quem fala na televisão geralmente é quem a televisão quer que fale...
O que custa colocar, tal como se colocam posts no DE e Facebook, sugestões, reclamações, exigências á ordem? Todos nós temos o dever de participar junto da Ordem. Porquê estar sempre á espera que os outros façam? Até temos de pagar as cotas!

Já agora, relativamente aos sindicatos, esses facultativos. Mas á semelhança da Ordem, estamos melhor com eles ou sem eles?
 
Doutor Enfermeiro, esqueces-te que os enfermeiros pagam "pouco" de quota, mas tb são os que pior recebem. 10 euros (2013) para quem recebe 800 e poucos euros liquidos no final do mês é sem duvida incomodo.

Bem hajas Inês, estou ctg.
 
Antes de mais, uma saudação à Inês!
Tal como muitos enfermeiros, teve a coragem de dar a cara no Facebook. Aliás, nessa matéria, o Dr. Enfermeiro não pode falar muito, pois há anos que permanece no anonimato…

Caso não tenha reparado Dr. Enfermeiro, no grupo “Enfermeiros” do Facebook, são vários os tópicos de discussão relacionados com este tema. E encontra lá muitas opiniões parecidas com a da Inês. Aliás, se a Ordem dos Enfermeiros estivesse muito interessada na tão prometida “proximidade” aos Enfermeiros, poderia ir lá de vez em quando, tentar perceber o que vai na alma da classe.

Diz que a estrutura da Ordem é pesada. Então, o Enf. Azevedo tinha razão!
Diz que a “carreira” não é da competência da Ordem. Haverá certamente, imensos aspectos em que isso é verdade. Mas não se esqueça que muitos enfermeiros com poder de decisão nas instituições de saúde, são enfermeiros. Veja a exploração de enfermeiros no Hospital de Loures. E a Ordem não diz nada sobre isso?!
Diz que o Bastonário não ganha um cêntimo. Será? Não havia ordenado para ele e para os Presidentes das Secções Regionais? Mas tudo bem, se não ganha monetariamente, ganhará com certeza por via indirecta. Não há quem diga que o Enf. Germano já está a preparar um salto para o futuro?
Diz que nós só sabemos criticar-nos uns aos outros? Olhe, e ainda bem! A crítica (sem ofensa) é muito saudável. Já se esqueceu do tempo em que até a voz “catárrica” da Enf.ª Maria Augusta lhe incomodava? E engana-se quem pensa que as outras classes são mais unidas que a nossa…

Quanto aos Açores, fica claríssima a posição da Ordem dos Enfermeiros: todos nos devemos orgulhar quando algum enfermeiro passa para o lado de lá (cadeira do poder)!
FALSO! Seja qual for o cargo ocupado por um enfermeiro, os motivos que estiveram na base dessa escolha devem ser justos e transparentes. É vergonhoso o método que há anos vigora na “nomeação” de enfermeiros directores…
E para que não haja confusões: o cargo máximo do sector da saúde nos Açores não é o cargo de Director Regional, nem muito menos é ocupado por um enfermeiro.

(Márcia)
ARS-LVT

 
É miserável a forma como este "DR"ENF trata os seus colegas... mais uma vez este blog consegue humilhar a enfermagem.
Caro "Dr" Enf, somos velhos conhecidos e inimigos, não tenho medo de si nem do seu papagaio, pois a cobardia do anonimato é algo que nos une e que jamais deve ser usado contra quem se identifica...
 
é vergonhosa a forma como os enfºs falam mal deles e da própria profissão!!! A menina Inês tem de crescer e aprender a defender a sua profissão e não a fazer uma publicação tão desprestigiante numa rede social!!! Por amor de Deus... são estes "pequenos aspectos" que, também, nos distinguem das outras classes!! Critique o que acha que deve criticar, mas num local apropriado!!!
 
Ora prezada Inês, consigo filtrar a sua frustração em parte pois, em certa forma, partilho dela.

Andamos há anos para que a Enfermagem seja melhor tratada; para que nos paguem como Licenciados; que tenhamos uma Carreira condigna e hierarquizada; que haja dotações seguras de enfermeiros nos serviços; que se fechem escolas e se limite fortemente o numerus clausus.
Que se aumentem e não nos roubem competências; etc....

No entanto, creio que a OE, em semelhança com a OMédicos, que se mete ao barulho com os sindicatos médicos (e olhem o resultado, o aumento jeitoso que usufruiram e da abertura de vagas), devia estar mais próxima dos Sindicatos.

Percebo que da parte do SEP, esses camaradas anacrónicos, de palas ao lado dos olhos, uns tangas e inúteis, e logo da OE, não haja muita vontade de diálogo mas: tem que ser!

Colegas, se andam - com toda a justeza - desiludidos com o SEP, então vocacionem esforços para o SE, ou SIPE.

Ordem, atem laços com os Sindicatos; Unam-se! Ordem e Sindicatos e sobretudo, enfermeiros: partímos tudo!!!


Mas percebe-se, percebe-se a frutração da jovem colega....
Mas faço questão de lembrar, a pesada herança deixada pela antiga Ordem (Maria Augusta, deus nos livre!!!!)... é muita poeira e pó para limpar... Eu acredito, eu quero acreditar, que a OE continuará a defender-nos, a promover o nosso trabalho junto do povo, a unir-se aos Sindicatos certos.


 
Realmente DE, poderia abster-se de comentários à sra. enfermeira Inês...até porque existem muitas "Inês" por este país fora a pensar e a dizer o mesmo. Deixe que lhe diga que sempre valorizei a sua ideologia mas desta vez estava melhor nos bastidores sem ofender de forma ignorante.
Quanto à Regulamentação da profissão blá blá blá só lhe digo o seguinte: Anda tudo atrás do mesmo...louros, lobbys e job for the boys...não me venha dizer que é da competência dos sindicatos ou da ordem...estas próprias entidades têm dificuldades em perceber o que é do seu âmbito de actuação/competência! Olhe que já tive várias oportunidades de o dizer pessoalmente a elementos quer da actual ordem quer a membros do sindicato. Para sua curiosidade, sabe qual foi a resposta? Nula, zero, nada, nem um único argumento...a não ser: "está tudo em aberto"...poupem-me!!! Aberto a quê? Só se for à desgraça!
Se conseguissem obter algo grandioso já saltavam cá para fora a dizer que foi a ordem que conseguiu ou os sindicatos...tretas é o que lhe digo. Perdoem-me a ofensa mas não consigo deixar de pensar que são uma Cambada de falhados.
Ninguém ouse retorquir a este meu comentário dizendo ou questionando o que tenho feito pela profissão!! Acreditem que tenho feito muito mais que muita gente que se diz membro da OE ou SEP.
Fico triste com a pobreza do "estado da arte".
Quanto à Inês só lhe digo: O desabafo até pode ter sido inocente e inofensivo mas temos que ter mais cuidado com o que dizemos sobretudo quando estamos expostos a um público alheio porque num país como este em que se vive numa democracia de ditadura pode ser perigoso!
DE, desejo-lhe melhores dias!
Um abraço.
 
será o Dr enf como o Dr médico? é que ambos sofrem de labilidade opinativa e ambos mal-tratam a enfermagem e os enfermeiros olhando apenas para os seus umbigos. Se bem me lembro o próprio Dr enf postou há uns tempos uma forte crítica à subida do emolumento mensal das cotas. Estranho! e são estes tipos que fazem a opinião da enfermagem e lideram a classe??
 
Se tivesse vergonha dr enfermeiro, não alimentava estas conversas que só dizem respeito aos enfermeiros.

Como voce esta bem e nada lhe custou para subir ao poleiro, pensa que os outros enfermeiros nomeadamente os recem licenciados,não tem o direito á reclamação da exorbitancia que pagam para a ordem, nos tempos que correm.
Pensa que todos têm o seu vencimento e os seus tachos.

Tenha nivel, pelo cargo que ocupa, o ninimo que se lhe exige.

Tenha um Bom Natal
 
Se não há lugar para os Enfermeiros portugueses exercerem a profissão no seu próprio país porque é que abrem ainda mais vagas de ano para ano?R-I-D-I-C-U-L-O...
Abram mais vagas para os estudantes fazerem Ensinos Clínicos em cresches e em Escolas. Nas creches é que se desenvolvem as competências. Abram mais vagas para o resto do Mundo continuar a esfregar a mãos de satisfação. "Se tenho mão de obra qualificada a custo ZERO para quê investir na formação de Enfermeiros"...Pensam eles e pensam bem...aiiiii não!que maravitaaaaa!
 
Aqui também apareçem uns pardais que não são pardais, a mandar umas bojardas...nem todos os comentadores são enfermeiros!!!
 
ordem = LOL. o xô tôr diz que a ordem faz e acontece mas como vemos, nao obtem nada. onde anda o EPT? e depois claro, manter numeros elevados de vagas para que nem sequer seja possivel implementar, lolada. para o ano horas de qualidade cortadas a 50% + todos os outros cortes na funçao publica (irs, subdisdios, etc) e as cotas.. aumentam, lolada. a ordem a preocupar-se claramente com os 'subordinados'. sim, porque o que me parece é que a ordem criada em 98 (? sinceramente nao me apetece procurar efectivamente a data porque é perder tempo de vida)produziu boas e belas coisas (repe, CD, foi criada com boas razoes, e obrigado por isso. Mas desde que eu estudo/sou enfermeiro, vejo uma inutilidade, pasmaceira nesses sr's que se preocupam mais com os doentes fazem queixa de enfermeiros do que com enfermeiros que sao agredidos por doentes. E alem da roubalheira que sao 96€ por ano, ainda me obrigam a pagar até ao dia 21, como se o mês acabasse a 21, lolada. E sou obrigado a pagar multa se nao pagar a tempo, mais uma maneira de roubar o enfermeiro (rico que se farta!) obrigado ordem!
 
Creio que não há dúvidas: este é um tópico que deixa claro o desnorte que vai neste blogue e na actual direcção da Ordem dos Enfermeiros. As contradições estão à vista de todos…

O comentário do Enf. do Norte é a cereja no topo do bolo :)
Passado um ano da tomada de posse do novo bastonário, ainda têm a lata de dizer que a culpa é da Maria Augusta?! Francamente! Toca a arregaçar as mangas e defendam a Enfermagem! Deixem-se de desculpas!

Eu fui dos que mais a critiquei, e fiquei contente por haver mudança nos comandos da profissão. Mas relembro que o Enf. Germano conviveu pacificamente com a anterior bastonária durante 4 anos. Se ela teve uma performance assim tão má, não percebo porque é que ele não “deu um murro em cima da mesa”…

 
1ºA melhor parte, é que a Ordem que regula uma profissão, descarta sempre a responsabilidade para o sindicato quando não convem. Mas relembro que sem dinheiro, a Ordem também não existe e com isto quero dizer que se calhar deviam aprofundar melhor o que deve fazer uma Ordem Profissional.
2ºO discurso da inês e de muitos outros enfermeiros só traduz os erros de comunicação da ordem dos enfermeiros.
3ºA ordem desenvolve muito trabalho, é verdade, mas deixo 2 perguntas:

Primeira: a tal ordem que regula a profissão, afirma que temos o direito a usar e a ser tratados pelo titulo profissional, muito bem. Quando enviaram as agendas, porque é que o titulo profissional não vem mencionado no envelope?!

Segunda: Desenvolvem tanto trabalho e tantas recomendações, quantos coordenadores, chefes e diretores já foram condenados pela ordem por não implementarem o trabalho desenvolvido pela ordem?
 
É vergonhosa a forma como vem aqui supostos enfermeiros, defender um COBARDE que humilha sob o anonimato, colegas que bem ou mal, concordando-se ou não, deram a CARA e expressaram as suas opiniões num PAIS LIVRE!!!

Continuem a defender a cobardia do anonimato deste blog, continuem a apoiar as guerras que este frustrado fomenta com outros profissionais, o futuro não será promissor seguramente!

Este blog demonstra bem o carácter da enfermagem...
 
É vergonhosa a forma como vem aqui supostos enfermeiros, defender um COBARDE que humilha sob o anonimato, colegas que bem ou mal, concordando-se ou não, deram a CARA e expressaram as suas opiniões num PAIS LIVRE!!!

Continuem a defender a cobardia do anonimato deste blog, continuem a apoiar as guerras que este frustrado fomenta com outros profissionais, o futuro não será promissor seguramente!

Este blog demonstra bem o carácter da enfermagem...
 
Em 24 anos de profissão nunca senti a necessidade de ter uma Ordem, e inclusivé a morada que conta na ordem é uma morada onde não habito para não ter que me "aborrecer" com os envios ou desvios. Sou completamente feliz sem me aperceber da existência da ordem, só me "chateia" é a obrigatoriedade de ter que pagar no final do ano o montante porque desde que esta "coisa" apereceu é o único senão que considero na minha pacata existência como enfermeira é ter que pagar a cota. Ainda hoje não percebo porque é que temos que ter em lisboa uma vivenda na Gago Coutinho e outra filial na Rua Castilho, não é um bocadinho exagerado a localização de topo desta organização? Quem é que paga estas "casinhas" e os contínuos congressos que organizam? Enfim... prefiro ignorar, ter o meu próprio seguro e o meu próprio advogado, porque como devem calcular jamais recorreria ao de lá...concordo em pleno com a Inês e com os demais "likes"... a ordem devia era dar mais ouvidos aos enfermeiros e perguntar mesmo se queremos ordem ou não.Sempre que pergunto a enfermeiros o que acham, a maioria diz que prescindia e que sente que é completamente "roubado" com as cotas obrigatórias. Aliás, existem imensos enfermeiros que não regularizaram o cartão depois do complemento ou do mestrado só para não terem que pagar. Devia pensar-se nisso.
 
Há muito que digo: este espaço não têm credibilidade nenhuma. Digo que a personalidade do DE é esquisofrénica. Comparem os seus conteúdos de há um ano para trás com os deste ano e confirmarão o que digo. Prestaria um bom serviço à enfermagem se de uma vez por todas desaparecesse e deixasse de instilar o ódio entre os enfermeiros, a seu belo prazer e interesse.
 
Há muito que digo: este espaço não têm credibilidade nenhuma. Digo que a personalidade do DE é esquisofrénica. Comparem os seus conteúdos de há um ano para trás com os deste ano e confirmarão o que digo. Prestaria um bom serviço à enfermagem se de uma vez por todas desaparecesse e deixasse de instilar o ódio entre os enfermeiros, a seu belo prazer e interesse.
 
Bem haja Inês pelos teus comentários. Continua e não tenhas medo de ser livre.
 
A INÊS TEM RAZÃO. AUMENTARAM A QUOTA QUANDO OS ENFERMEIROS REDUZEM O SEU RENDIMENTO...


 
Estive a ler os comentários e de fato os colegas não fazem a mínima ideia da necessidade de uma profissão ser regulada por uma ordem. Ela não existe só para pagarmos quotas! Já pensaram nisso?!
A maioria queixa-se da inércia da OE, mas será que algum já teve a coragem de se informar daquilo que ela realmente faz?
Também é certo, não é por termos uma ordem que nos podemos desresponsabilizar e colocar todas as nossas expetativas relativas à profissão nessa entidade. é no dia-a-dia que nos devemos afirmar como Enfermeiros e de uma vez por todas não virar as costas à nossa Ordem!

 
" Ainda hoje não percebo porque é que temos que ter em Lisboa uma vivenda na Gago Coutinho e outra filial na Rua Castilho, não é um bocadinho exagerado a localização de topo desta organização? Quem é que paga estas "casinhas" e os contínuos congressos que organizam? Enfim... prefiro ignorar, ter o meu próprio seguro e o meu próprio advogado, porque como devem calcular jamais recorreria ao de lá...concordo em pleno com a Inês e com os demais "likes"... a ordem devia era dar mais ouvidos aos enfermeiros e perguntar mesmo se queremos ordem ou não.Sempre que pergunto a enfermeiros o que acham, a maioria diz que prescindia e que sente que é completamente "roubado" com as cotas obrigatórias. Aliás, existem imensos enfermeiros que não regularizaram o cartão depois do complemento ou do mestrado só para não terem que pagar. Devia pensar-se nisso."

CONCORDO NA INTEGRA A lojistica da ORDEM DOS ENFERMEIROS NAS ZONAS DE LUXO É PURO SNOBISMO e os burros dos enfermeiros a pagar as cotas "ditas pequenas" com sacrifício.

Ah!Ah!Ah! O título de enfermeiro é um direito pelo qual se deve ser tratado....vá fazer o 2º ciclo na ESEL e respeitosamente perde o título, de Sr./Srª ENFERMEIRO(a) é promovido de imediato a ESTUDANTE, deve ser orientação da ORDEM DOS ENFERMEIROS.
 
Alguns colegas não participam nem valorizam a Ordem.Se não concordam,lutem,vão ás reuniões,organizem grupos de pressão,etc.Criticar é fácil.Fazer algo custa pessoalmente e leva a sacrifícios.
 
Independetemente do que disse a Ines, pergunto: mas afinal o que fez de diferente esta "ordem" da anterior, para que o dr enfª a defenda tanto, quando no passado a tanto criticava?? è que eu não senti nem vi nada de diferente???

Sim, de facto há alguns problemas que só os sindicatos é que podem resolver, mas de facto os médicos uniram sindicatos e ordem e tiveram o resultado que tiveram, muito diferente do da enfemagem....

Até ponho em dúvida que o facto de um enfermeiro com 25 ou 30 anos tenha praticamente o mesmo salário de um recem licenciado, não seja um problema da Ordem, pois para alem do aspecto salarial implica o da DIGNIDADE PROFISIIONAL E PESSOAL....mas como sempre na enfermagem apenas interessa criticar quando convem e Você de facto deixa muito a desejar: as suas criticas são puramente dirigidas aos seus interesses....é que eu já venho seguindo o seu blog, e se no inicio até concordava consigo, agora começo a ver-lhe a careca.....

Por isso Ines faça como eu:

Mude de profissão, passa a ganhar mais sem ter que espera por ordens ou sindicatos de enfermagem e exerço uma profissão verdadeiramente autónoma, sim AUTÓNOMA, NÃO COM AUTONOMIA CAMUFULADA COMO A DE ENFERMAGEM, SOU RESPONSÁVEL PELO QUE FAÇO, MAS SOU EU QUE DECIDO, NÃO DEPENDO DE TERCEIROS.

Tenho dito.
 
até parece o parlamento: O DE vestiu a capa de governante e deixou no lixo a capa de opositor e o mais engraçado é que aqueles que ele aqui contesta, têm a mesma linha critica do DE há um ano...e DE agora comoverdadeiro membro de um governo até tem um discurso contraditório.....Próprio de politicos oportunistas...
 
Que lindo, o enfermeireco que se acha doutor a descascar numa colega que desabafou a sua frustração contra uma ordem, que tantas vezes ele próprio já falou mal. E ainda para mais veio o rebanho de deslavados do cérebro defender que, sim senhor! realmente não se fala mal da ordem, que sacrilégio oh Inês, emigra que não fazes cá falta... E depois quem é que só sabe falar mal, senhor enfermeiro que quer ser doutor? Mas espere será que alguém ganhou um cargo na ordem?!?! fica a questão...
 
GANDA INES
Sim tens razão OE=Xulos de cima a baixo da estrutura. Cá por Évora conheço alguns que falavam muito e agora andam mt caladinhos.
 
Estou disiludido com o comentario agressivo do DOUTOR ENFERMEIRO a esta colega, este comentario da ines retrata o que maior parte dos enfermeiros sentem por associaçoes ordens e etc mais que os defedem e gerem a sua profissao, um desacreditar do sistema e que eles so existem para favorecer alguns!
 
“ O comentário do Enf. do Norte é a cereja no topo do bolo :)
Passado um ano da tomada de posse do novo bastonário, ainda têm a lata de dizer que a culpa é da Maria Augusta?! Francamente! Toca a arregaçar as mangas e defendam a Enfermagem! Deixem-se de desculpas! “

Que foi meu querido? disse alguma inverdade?
A Maria Augusta, que deus a tenha, nao deixou um enorme monte de esterco, pelos 8 merdosos anos em que esteve a comandar a OE??

Este corolário n\ao tem que ser modificado? Quem dera que tudo o que tem que ser mudado, o fosse num estalar de dedos..

E olhe, também eu estou contra os 8,5euros de cotas, quando os Enfermeiros sofrem um corte brutal no seu salário!! Mas compreendo a necessidade de ter uma Ordem; e a necessidade de muito mudar a bosta deixada por trás às custas da camarada e mui competente Mª Augusta, essa nódoa SEPista!
 
@ anónimo das 7 p.m.:

Vá fazer a escola primária e é logo promovido a estudante, para aprender a escrever e não voltar e escrever "lojistica" nem "cotas"...
 
Boa tarde,

Em primeiro lugar um feliz natal para todos enfermeiros e respectivas familias.

Em relação ao DE, criticar é facil, claro que a colega em questão não tem razão, mas ja se perguntoi o porque de a colega não ter a informação que o DE tem?

Não deve criticar a colega, mas sim informar...


 
Doutor Enfermeiro, tenha vergonha na cara. No tempo das outras senhoras criticava por criticar e agora ninguém pode criticar estas senhoras. Quer lá ver que são intocáveis e têm feito um excelente trabalho. Gostava de saber qual?
Falam mal dos médicos mas vejam a intervenção da Ordem deles, a classe está bem porque a Ordem deles quer lá saber se são funções da Ordem ou do sindicato. Mas nós somos "melhores" e temos pudores em que a Ordem faça o que é melhor para a classe. Vejam se a Ordem dos Médicos na carreira não se sentou na mesa das negociações. E a nossa? Vejam onde eles estão e onde estamos nós. Enfim...
Inês tens toda a razão, estes tipos faziam o mesmo antes mas agora estão no tacho e já não se pode criticar.
 
É mais fácil obter a categoria de enfermeiro do que ser soldado do exército.
Regulem as vagas e deixem de lado a cantiga
Do faltam enfermeiros.
 
Muito obrigado Dr Enfermeiro, agradeço a sua mudança de posição.
Uma pessoa sempre tao atenta e interventiva, quanto às decisões da Ordem que agora arranjou um tacho e passou a perceber que afinal a Ordem faz um trabalho excelente. Convenhamos, igual ao anterior tão criticado.
Saudações cordiais
 
"Anónimo disse...
@ anónimo das 7 p.m.:

Vá fazer a escola primária e é logo promovido a estudante, para aprender a escrever e não voltar e escrever "lojistica" nem "cotas"...

12/25/2012 12:14:00 a.m."
As verdades custam a ser reconhecidas não passa de um ou uma mesquinho(a) professor(a) doutor(a) da ESEL, que tem vergonha de ser enfermeiro(a) , a maioria deles deviam regressar aos cuidados para terem certificação do título de enfermeiro, o que vai ao encontro do que foi veiculado pelo bastonário nos Orgãos de comunicação. A prática é essencial para a manutenção de competências.
Falam contra as escolas privadas e nesta pública há alguns professores que são autenticas abéculas, vaidosas a chular o erário público.
Compreendeu muito bem aonde queria chegar, a falta de respeito a que os enfermeiros são sujeitos, ao serem tratados apenas como estudantes, numa relação de cima para baixo.É tempo de se repensarem as especialidades e estas serem efetuadas em contexto de trabalho, acabava-se logo a mama e reduzia-se o corpo docente a metade.
Que espírito mesquinho o seu, porque escrevi lojistica em vez de logística, manda-me para a primária, respondo-lhe na mesma moeda não lhe fazia mal nenhum deixar a docência e voltar aos cuidados, tinha é que emigrar que em Portugal com a sua falta de experiência prática ninguém lhe dava emprego.
 
O DE enervou-se e com razão. Há colegas que só criticam por criticar..
 
De acordo com o dicionário de língua portuguesa da porto editora online
http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa-aao/COTA

"Cota significa porção determinada de algo, parcela com que cada pessoa contribui para determinado fim, quinhão, quota.
(Do latim quota (parte), «a parte que toca a cada um»)"

Portanto cota=quota e cotas≠quotas
Venho por este meio agradecer ao anónimo das " 12/25/2012 12:14:00 a.m" a avaliação da minha instrução primária.
DE aproveito para deixar uma sugestão, que tal OE auscultar a nível nacional, através de questionário a todos os enfermeiros que frequentaram as escolas públicas e privadas de enfermagem, nos últimos 10 anos no 1º e 2º ciclos, para avaliação das mesmas ( qualidade da supervisão/orientação, adequação dos conteúdos formativos ás necessidades reais de cuidados etc. As diferenças entre as escolas públicas e privadas seriam avaliadas e talvez muito trigo virasse joio.



 
Que bom DE, este blogue é cada vez mais um espaço de enxovalho da classe. Não só pelos posts que faz mas principalmente pelos comentários que aqui aparecem...
 
Tenho uma dúvida....
Os 8,5 Euros que todos nós pagamos também servem para pagar os empréstimos contraídos à banca para pagar as luxuosas sedes da OE. Ou não?
Nota: não poderemos passar a sedes digitais? Talvez os 8,5 euros possam baixar, não?
 
"E desculpe, mas com tantas reuniões e documentos que a Ordem fez, onde está a nossa carreira?"

Inês, leu o que eu escrevi?! A Ordem não tem nada a ver com a carreira!!! De uma vez por todas: isso é um assunto sindical!!


Pois é. Tem toda a razão. Mas... ponha os olhos na Ordem dos Médicos que se mete em tudo e ganha quase tudo!

 
Falam falam, falam falam e não dizem nada...

Muito se critica a OE, o que é facto é que raramente vi críticas construtivas a esta Ordem. "Deviam fazer isto e aquilo", mas como? Expliquem concretamente, fundamentem!
"Criticam a Mª Augusta mas ainda não vi fazerem mais que ela", Não querendo afirmar que para trás só ficaram cinzas, as famosas Torres Gemeas demoraram poucas horas a cair, levaram cerca de 6 anos a serem construidas... Um ano é pouco para oito...
 
Já não visitava este blog há algum tempo... E fiquei triste por ter voltado a visitar!

O que aqui lemos leva-nos a chegar a certas conclusões:
1- o discurso do administrador do blog(concerteza mais velho e experiente) ao criticar, da forma como o fez, a jovem colega Inês foi triste e lamentável!;
2- Muito admirava o mesmo administrador deste blog, mas o seu discurso mudou ao longo dos anos de blog...levando ao ponto 3;
3 - Porque é que o administrador do blog(concerteza mais velho e experiente) não entrou em contacto com a jovem Inês e tentou esclarecer com ela todas as dúvidas ou falta de informação que ela poderia ter? Acha que sem compreender a sua situação e desabafo, expondo-a publicamente de forma mesmo humilhante, foi a melhor solução? Onde está o sentido construtivo da nossa classe?
4 - Onde está a união da nossa classe? Nem os mais novos sabem o que (se intitulam de)os mais velhos passaram, nem vice-versa! E os mais velhos não se esqueçam que também tiveram início de carreiras e que apesar de dificuldades (para alguns)gostaram que os ajudassem, que os respeitassem e que tivessem um juízo construtivo para com eles.
5- Os ditos mais novos estão a passar o que NINGUÉM na enfermagem passou, porque nem estágios gratuitos os aceitam!

Lamento o que se está a passar no mundo, no país e na nossa profissão. Trabalho há dez anos e neste período de tempo vejo cada vez mais egoísmo, falta de respeito e o salve-se quem puder! Podíamos ser a classe profissional mais forte do país! lutarmos todos no mesmo sentido. Temos características ímpares, mas que tem vindo a ser diluídas pelas más, como foi o exemplo deste post. Estámos todos a passar uma má fase, existem colegas nossos com muitas dificuldades: uns a nível económico (e muito graves!), outros de precariedade laboral, outros que nem trabalho tem! Sejamos unidos, construtivos porque se o futuro se adivinha difícil sem estes valores mais difícil será.
Sinto-me triste com a profissão, lutei muito para tirar o curso e conseguir trabalho, vivi muita precariedade, e as condições futuras são cada vez piores... mas vai-se lutando quando se sente apoio dos nossos colegas.. Se a palavra de ordem é critica desconstrutíva, e o não se importar com o outro, que são os nossos, que sou eu ou qualquer um enfermeiro que está a ler este comentário, para mim acaba a descrença completa na minha profissão...

Reflitam e ajudem-se e sejam construtivos!

MC
 
Desconheço se a colega Inês prejudicou algum enfermeiro. Apenas deu a sua opinião, que eu respeito, quer concorde ou discorde.

Agora, quando a OE se regozija por um Enfermeiro assumir um cargo político, pessoa essa que fez o que fez no Algarve, de forma pouco transparente eu digo: esse fulano não é Enfermeiro, tem é o Curso de Enfermagem. Ele é essencialmente político, refugiando-se no seu reduto xuxalista. No Algarve não deixa saudades. Aliás, já foi tarde...

Passem bem e votos de um bom ano!
 
Lá para casa ainda não chegou a dita agenda e canetinha.
Será por ter as cotas de 2012 por pagar?
Será que com a regularização das cotas, me enviam a prendinha?
Vou esperar para ver?
Mas se quem não paga a cotazinha, não leva prendinha, faz-me pensar que o dinheiro da cotazinha apenas me servirá para a cotazinha.
Queria tanto uma agenda e uma caneta, agora que o ano já começou e ando a apontar o horário e trocas, a lápis nas costas do horário.

 
ja visito este blog ha alguns anos e nunca vi nada assim!

destratar uma colega que decidiu ventilar as suas opinioes, correctas ou nao, e as suas frustrações, todas as temos contra esta vergonha que foi, é e será(?) a ordem dos enfermeiros.

Muito infeliz este post, vergonhoso mesmo mas nao da parte da ines, que nao imagino o que esteja a passar,
vergonhoso da parte do moderador, doutor enfermeiro, que sentiu o seu orgulho ferido pois concerteza que trabalha para a ordem e decidiu enxovalhar esta jovem profissional...

parabens ao post de MC de 12/31/2012 01:17:00 PM que disse com mestria exactamente aquilo que penso!!
 
A ordem é importante sim senhor! Mas ás vezes confundimos a Ordem com os k lá estão a representá-la. Esses são por vezes pessoas k conhecemos nos nossos hospitais como gente k anda atrás do poder e se preocupa apenas com o próprio umbigo e isso dá uma certa descrença nalguns momentos, não me refiro ao bastonário, que nem sequer conheço, mas áquelas moscas que o representaram nalguns hospitais como o meu e k como enfermeiros nunca os colegas os viram fazer nada de jeito e agora se acham muito importantes. Eu sou enfermeira há 27 anos e também vivi e continuo a viver bem sem a ordem,mas pago sempre as cotas, e considero que tudo tem um tempo, e a nossa ordem é ainda muito jovem... como a inês, e axo k daqui a uns anos iremos cogratular-nos com a sua existênca! Agora aessas moscas a k me referi á pouco só digo k não vão ao pote com tanta sede,não é preciso ultrapassar os colegas a todo o custo, o k é para ser vosso será... Ambição sim mas com a dgnidade k a profissão e até os lugares k representam na ORDEM o exigem. Inês, os tempos vão melhorar e tu se quiseste tanto ser enfermeira acredito que vais ser daquelas que contribuem para k a nossa profissão seja muito valorizada!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!