segunda-feira, dezembro 17, 2012

As magníficas pulgas do INEM!




"INEM já poupou meio milhão de euros em horas extra pagas aos enfermeiros" link 

De vez em quando lá sai mais uma notícia de charme encomendada pelo INEM. Hoje saiu mais outra - oca como uma noz sem miolo. Todavia vai convencendo o povo, que é manifestamente leigo nestas matérias.
.
Por partes então. Integração dos meios do pré-hospitalar (SIV's e VMER's) nos respectivos serviços de urgência e "não apenas à espera de uma chamada", como afirma o Dr. M Rego O, Presidente do INEM). Até nem discordo.
.
Enquanto os profissionais aguardam a sua solicitação/activação, treinam as suas "competências" na área do doente crítico/emergência.
Esta medida está intimamente relacionada com a poupança destes largos milhares de euros em Enfermeiros (a notícia imputa esta poupança aos Enfermeiros apenas, mas o Dr. Rego, a bem da juztissa, explicita que esta concerne aos "Médicos e Enfermeiros" - é uma técnica psicológica: dá uma no cravo, para rebentar logo a seguir a ferradura!). 
É que ao poupar estas horas ao INEM, o Dr. Rego esmifrou-as (e bem!) ao SNS. Não, bruxo! Não paga o INEM, mas paga o riquíssimo Estado! Foram habilmente chutadas para outro gabinete de contabilidade!
.
Se o financiamento do INEM não depende directamente do Estado ("a totalidade da receita do INEM é obtida através da transferência de 2% sobre os prémios de determinado tipo de seguros, efectuada pelas companhias de seguros"), tal como já explicou em tempos o Dr. Rego, então configuraria uma acção benévola, racional, sábia e prudente o auxílio do INEM ao Ministério da Saúde (que já padece de carências e elevadas dívidas aos Enfermeiros!), ao suportar parte desses encargos remuneratórios; mas não! Foi um excelente negócio para o INEM! Fornece a chapa amarela e quatro pneus, o resto que se lixe!
.
Em segundo, tal como referi em cima, mas reitero, é por achar bem que os Enfermeiros "não fiquem apenas à espera de chamadas", mas sim a "contribuir como toda a sua diferenciação científica e técnica em prol dos utentes" (Rego, 2012), que me questiono: enquanto, por exemplo, os Enfermeiros das SIV's dão o melhor de si para salvar vidas nos serviços de urgência e a investir na manutenção das suas competências, então, os TAE's (o segundo tripulante destas ambulâncias) onde investem e mantêm as suas "competências"?
A julgar pelos factos: a lavar e limpar as ambulâncias, ver televisão, eructar, ganhar pulgas, etc. E quer o Dr. Rego que estes jovens-de-panela-de-pressão tenham mais competências!! Treinam e mantêm-nas onde? A puncionar e a monitorizar a tais pulgas? A injectar fármacos na almofadas dos sofás? Ou enquanto tratam da quinta no facebook? Não tarda têm mais competências para a agricultura do que para a emergência!
.
O INEM é um fenómeno na rentabilização financeira: esbanjou muitíssimo dinheiro a dar formação de condução a Enfermeiros das SIV (que não conduzem), que nunca vão fazer VMER! Desbaratou outro tanto a formar (quase) a totalidade dos Enfermeiros das SIV para poderem tripular os helicópteros, mas até hoje nunca nenhum o fez!
.
Por fim, em tónica concluiva, assevera o Dr. Rego que "todas estas medidas salvaram muitas vidas"! Vamos lá ver: como é que ele sabe? Com que fundamentação profere estas declarações?
___________________________________________________________
Nota: Dr. Rego = Miguel Rego Oliveira, Presidente do INEM.


Comments:
UHUH, DE on fire!
 
Este INEM é um logro, uma mentira, uma fachada! Em todo o lado o serviço piorou. Nos CODU é uma confusão total, ninguém quer saber, com estes fluxogramas nem são precisos médicos. Nos meios de rua a desmotivação é total, a instabilidade é rainha. Os novos meios de logísticas são um confusão brutal. o INEM está a morrer!
 
Realmente isto da integração nos SUB foi um EXCELENTE NEGÓCIO PARA O INEM!
 
Ups, mais umas verdades... o drenf não pára!
 
Tanta preocupação com o INEM e não se preocupam com 25 mil enfermeiros desempregados.
Eu sou Enfermeiro.
 
Lembro-me perfeitamente do Dr Miguel do INEM dizer nas aulas na escola de enfermagem de santa do Porto que não existe necessidade de por um licenciado nas ambulâncias, que era um desperdício ter um tecnico tão qualificado nas ambulâncias...

Aqui está, escolas que contratam docentes pagas com dinheiro dos enfermeiros e que F***** os enfermeiros. Onde está a ética? Onde estão as professoras que contratam estes professores médicos para nos darem aulas e que denigrem a enfermagem? E os enfermeiros que fizeram o cursinho deste professor e estão desempregados?

Tanta falta de competência e mérito nas escolas....
 
"Tanta preocupação com o INEM e não se preocupam com 25 mil enfermeiros desempregados.
Eu sou Enfermeiro."

Secalhar o INEM iria diminuir este desemprego não???

Puxa la pela cabecinha e entende o pk da preocupação com o INEM!


 
isto para não referir os locais onde retiraram ou estão prestes a retirar 1 elemento/turno à equipa do SUB devido à integração do elemento da siv! o problema é quando hà uma ativação!
 
a questao que deixo a quem me saiba responder é: os salarios dos profissionais medicos e enfermeiros das vmers foram devidamente actualizados???

Ou limitaram se a triplicar o trabalho destes profissionais, pagando o mesmo que quando estavam apenas e so disponiveis para sairem na VMER??

E a operacionalidade?? Alguem se convence que estando as equipas em diversos afaseres no SU, tem a mesma prontidao de saira do que se estivessem simplesmente a espera da chamada???

Mais o INEM a pensar em numeros e a esquecer o objectivo fundamental para o qual existe.... Ja agora, faz alguem sentido um instituto publico ter um "gabinete de comunicaçao e imagem"??? Andamos todos basicamente a pagar a pessoas que tratam de melhorar e escamotear a verdadeira imagem do INEM junto da populaçao....
 
Anónimo Anónimo disse...

Tanta preocupação com o INEM e não se preocupam com 25 mil enfermeiros desempregados.
Eu sou Enfermeiro.

12/18/2012 06:29:00 a.m.

oh sócio se o inem fosse como aqui se dejesa que fosse metade desses enfermeiros tinham emprego....


 
EE.LCA

Se o mundo fosse como aqui se deseja, nada mais existia a não ser enfermeiros!!

Profissionais multifacetados, tecnicamente ultradesenvolvidos e cientificamente inultrapassaveis... ou nao!
 
Doentes criticos a serem transportados por ambulancias SIV... uma vergonha!!

A Lei de transporte de doentes, obriga as ambulancias de cuidados intensivos dos Bombeiros, a terem na sua tripulação obrigatoriamente um Médico, além de um TAT condutor, e um enfermeiro ou TAS na célula...

Mas o INEM vive noutro país, não precisa de cumprir Leis nacionais que se aplicam a toda a gente... Não, o INEM transporta quem quer, como quer, com tripulações que não estão preparadas nem técnica nem cientificamente para fazerem transporte de doentes críticos... Vale tudo neste país para se pouparem uns cobres...
 
LA´isso é verdade, se um enfermeiros vai para o SUB manter as competências, o tae mantém-nas onde?? a dormir na base??
 
Rego está na hora de voltares para a Horta. Ou de andares a ir para as aulas na faculdade de sirene para armar ao cag***ão. ou de dizeres que os enfermewiros são os maiores e imprescindiveis, para logo que te pões com tae´s à frente, dizer que os enfºpe são mas é uma m**da.
És sim tu, um regador mentiroso!
 
Até que enfim, esta medida só peca por tardia....Para alem de por medicos e enfermeiros a trabalhar acaba o regabofe das passeatas pelas cidades e esplanadas ou turnos inteiros a ver tv, jogar e dormir ou seja tudo o que não tem a ver com o trabalho para o qual foram contratados...Desde o inicio que devia ser assim...
 
Tanta estupidez nestes comentários! Irra! Que irritante gentinha que fala do que não sabe! Não há um comentário que se aproveite! Boas Festas!!!
 
O a assunto dos 1201e para os CIT paraece não interessar a ninguem? AO Dr. Enf. interessa é que os 20 ou 30e hora das VMER parece que vai acabar e ao SEP o assunto prioritario e a direcção de enfermagem apesar de ser agora em janeiro que a medida devia entrar em vigor. Enfim mais uma vez bem defendidos
 
deixa-me ver se percebi: sendo assim, todos os enfermeiros de siv e vmer não integradas nos serviços de urgência mantêm e investem as suas competências "a lavar e limpar as ambulâncias, ver televisão, eructar, ganhar pulgas"?

ou não é razoável esta conclusão?

e em relação a essas limpezas, iluminados houve que achavam que esta seria só para os TAE... no entanto, o tal Dr. Rego que tanto desdenha tratou de lhes fazer um desenho a explicar um conceito simples: sujam os 2, limpam os 2.

e para os enfermeiros que vêm para aqui cantar hossanas a este novo modelo, falem com os vossos colegas a norte sobre a azia que por lá vai... é que desabituar de mamar milhares de euros em horas extras não é fácil...levaram com um irónico agradecimento do Dr. Rego por terem permitido tal poupança...

 
Doentes criticos a serem transportados por ambulancias SIV... uma vergonha!!

A Lei de transporte de doentes, obriga as ambulancias de cuidados intensivos dos Bombeiros, a terem na sua tripulação obrigatoriamente um Médico, além de um TAT condutor, e um enfermeiro ou TAS na célula...

"Mas o INEM vive noutro país, não precisa de cumprir Leis nacionais que se aplicam a toda a gente... Não, o INEM transporta quem quer, como quer, com tripulações que não estão preparadas nem técnica nem cientificamente para fazerem transporte de doentes críticos... Vale tudo neste país para se pouparem uns cobres..."

Qual TAT ou TAS??? Enfermeiro e Médico, vai la ver as Recomendações do transporte de Doente Critico da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos!
 
João Vaz sabes ler??

De facto a SPCI faz RECOMENDAÇÕES, que a meu ver devem ser acatadas.

Porém, uma coisa são recomendações, outra é a LEI :)

E essa diz clara e inequivocamente que ambulancias de cuidados intensivos tem de ter na sua tripulação um MEDICO, sendo os outros elementos, TATs, TAS, OU enfermeiro,portanto a inclusão deste ultimo NÃO é OBRIGATORIA :)

Peço desculpa pelo uso do Capslock mas é so para garantir que lês melhor desta vez, aquilo que eu escrevi...

É que o cerne da questao nem esta na guerrinha pseudo-básica de quintal TAE/enfermeiro, porque essa para mim, nem aquece nem arrefece. O problema aqui é mesmo termos doentes criticos a serem transportados por TAE+enfermeiro, quando tanto as RECOMENDAÇÕES, como a propria LEI OBRIGAM a presença de um MEDICO na ambulancia... Ainda para mais doentes criticos...uma vergonha!!

Mas isto é um país de show-off e faz de conta onde tudo é possivel...
 
Não se esqueçam das horas que a integração das SIVs nos SUB, acarretam para o SNS pois sao os mesmos enfermeiros para muito mais horas.Pelo menos na minha SUB, tendo em conta que nao há horas extraordinarias, passamos a ter um horario subcarregado, mais trabalho, sem qq remuneração.
Afinal esta poupança toda é feita á minha custa tb que nem sequer quiz tirar o curso para as SIV.
 
a integração nao é só bla bla bla, eles trabalham mesmo nas SUBS E APLICAM TODO O SEU VASTO CONHECIMETO CIENTIFICO?????
 
Desculpem lá contrariar o colega do blog mas quem faz a limpeza de esfregona na mão é tb o Sr Enfermeiro. Não tardará muito que o estejamos a fazer dentro do Hospital.
e sempre que podem fogem para limpar a ambulancia e para a repor e verificar as chek lts
 
Para o " Anónimo disse...
João Vaz sabes ler??

De facto a SPCI faz RECOMENDAÇÕES, que a meu ver devem ser acatadas.

Porém, uma coisa são recomendações, outra é a LEI :)

E essa diz clara e inequivocamente que ambulancias de cuidados intensivos tem de ter na sua tripulação um MEDICO, sendo os outros elementos, TATs, TAS, OU enfermeiro,portanto a inclusão deste ultimo NÃO é OBRIGATORIA :)

Peço desculpa pelo uso do Capslock mas é so para garantir que lês melhor desta vez, aquilo que eu escrevi...

É que o cerne da questao nem esta na guerrinha pseudo-básica de quintal TAE/enfermeiro, porque essa para mim, nem aquece nem arrefece. O problema aqui é mesmo termos doentes criticos a serem transportados por TAE+enfermeiro, quando tanto as RECOMENDAÇÕES, como a propria LEI OBRIGAM a presença de um MEDICO na ambulancia... Ainda para mais doentes criticos...uma vergonha!!

Mas isto é um país de show-off e faz de conta onde tudo é possivel...

12/20/2012 06:43:00 p.m."

Fique o sr. sabendo que por todos os hospitais onde trabalhei (e não foram poucos) os próprios médicos de recusavam a ir..."é trabalho sujo...por mãozinhas??? Nem pensar..."
olhe que eles próprios o dizem...portanto, no país onde estamos não me venham com a teoria do está na lei...
 
" a teoria do que está na Lei"...

é assim que é encarada a questão... fiquei esclarecido. Se os Médicos se recusam a ir, não deviam. Mas antes disso é preciso perceber porque é que se recusam e ir, e não ficar apenas nessas inferências primarias do "sujar as maozinhas" que alem de fúteis, são por demais falsas ate pela realidade do transporte de doentes críticos...

Mas quando se faz da opinião pessoal regra geral, está tudo dito...
 
Os enfermeiros SIV tiveram condução de vmer mas nunca farão. Aposto que o DE sabe a resposta a esta pergunta...
 
[url=http://www.freewebs.com/buyamitriptyline]buy amitriptyline 50 mg
[/url]purchase endep australia
amitriptyline 75 mg tablets
amitriptyline 25 mg for sleep
buy endep 25 mg Melbourne
london buy amitriptyline 50 mg


 
Vejo aqui muitos a falar e so a dizerem asneiras grosseiras ora então vejamos...

O inem reduziu mais de um milhão de euros em horas extraordinárias... é uma questão de numeros e passo a explicar:

1. com o pagamento das horas por metade iria se prever uma redução efectiva de metade do valor do ano passado.

2. o Inem não paga feriados aos TAE e aos Enfermeiros logo não representa despesa.

3. 2011 horas a 100% 2012 horas a 50%

Assim podemos concluir que o inem aumentou o número de horas extraordiniarias contudo o seu pagamento é inferior ao do ano anterior... desta forma é ridiculo este tipo de noticias pois so desmentem a verdade que se passa no instituto!

Alguém dizia que na rua andam desmotivados.... a muitos anos que se anda desmotivado... tirando os meninos bonitos que nada fazem e que são reconhecidos

alguém dizia que deveriam aumentar o valor pago nas vmer's! Faslo, são do proprio hospital a auferir valores superiores ao das horas extraordinarias logo existe diferenciação no posto de trabalho entre as classes.

Alguém disse que as vmer's trabalham mais agora... o mal é que as vmer's não eram pagas para trabalhar mas sim para passear e para passear com estilo num carro amarelo com umas luzinhas azuis... acabou se isso... para se ganhar dinhero tem que se trabalhar... a população não tem culpa que os sr.º enfermeiros e médicos estejam na vmer para descansar e dormir entre os turnos marcados no hospital.

E sobre as Vmer's digo isto... é um clube elitista onde so entra quem o chefe assim o deixar... é vergonhoso vmer's apenas com 5/6 enfermeiros a repartir um pagamento a rondar os 12 a 15 €... por dia a vmer poderá render a um enfermeiro cerca de 250€ a 300€ e a um médico em 24 h 600€ a 900€...

e ainda acham mal pago!? tenham vergonha...

Seja ele enfermeiro, medico, tae esta se no inem para trabalhar com deveres mas tambem com direitos
 
"A Ordem dos Enfermeiros (OE) entregou hoje, no Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa, uma providência cautelar com efeitos suspensivos imediatos do Despacho n.º 16401/2012, de 26 de dezembro. Este documento, a par com o Despacho n.º 13794/2012 de 24 de outubro, permite que Técnicos de Ambulância e Emergência (TAE) prestem cuidados, até agora reservados a enfermeiros e a médicos, colocando em risco a saúde da população."

ASSIM SIM TEMOS ORDEM!AQUI ESTÀ UMA BOA NOTICIA
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!