segunda-feira, dezembro 10, 2012

Os beijoqueiros de mãozinhas!

"Enfermeiros gestores denunciam à OE incongruência legislativa que leva à ocupação de lugares de gestão por critérios menos claros" link

É óbvio e previsível. Discordo em absoluto dos convites que provêm de Médicos (ou outros profissionais) que ocupam os lugares de topo na gestão. Posso ATÉ nem discordar  em absoluto do conceito de convite per si, desde que seja feito com base em critérios de mérito e competência e nunca orientados/designados pelos tais gestores, uma vez que hipotecam e condicionam de forma inequívoca a liberdade gestionária dos Enfermeiros (prejudicando, habitualmente, os interesses da profissão e condições de exercício).
.
O mesmo se aplica ao novo regime de gestão em comissão de serviço, previsto na nova carreira de Enfermagem.

Comments:
Os enfermeiros, deveras que me deixam intrigado… Nos hospitais e centros de saúde do Estado exigem mil e uma coisas... Nas clínicas privadas assisto a cada coisa que nem vos conto aqui…
Mas tudo bem, faz parte do jogo de cintura…

Saudações natalícias,
(Cirurgião da Naifa)
 
Decididamente, este blogue segue um rumo que não deixa margem para dúvidas: fintar os reais problemas da Enfermagem de modo a não criar muitas ondas.
Toda a gente sabe que há muito existem “critérios menos claros”!!!
E a OE acha que isso só acontece nos ACES? Será que não se passa algo idêntico nos hospitais?
Reparem que não há uma crítica ao convite. Que é como quem diz:”se ele for feito de certa forma, podemos até aceitar”… Parece que estou a ver o Enf. Germano a apertar a mão ao Enf. Belmiro…

Deixemo-nos de tretas!!! O compadrio é um dos maiores cancros da nossa profissão. Enquanto os cargos de chefia/direcção não forem ocupados por pessoas que chegam até eles de forma justa e transparente, escusamos de andar aqui com falinhas mansas.
Sim, é o que isto é! São falinhas mansas. A OE e o seu bastonário perdem oportunidades, a cada dia que passa, de dar um murro em cima da mesa e enfrentar a realidade. Estará já o Enf. Germano Couto a preparar o que irá fazer depois de ocupar a cadeira de bastonário?

 
Mas o que é que esperam da nova carreira que na perspetiva dos sindicatos, apoiada pelo silêncio da Ordem dos Enfermeiros, apenas tinha um objetivo: acabar com os enfermeiros chefes!

Agora aguentem....
 
Estamos a assistir a coisas tipicas da decadente vida que temos. Reformaram a carreira (quanto a mim para mal)não acautelaram os interesses da classe em completo (chefias e gestores)e assistimos hoje a nomeações e convites ad-hoc. Uma vergonha. No fim, quando a carreira esyiver implementada por inteiro, os melhores vão ficar de fora pois os reles já foram convidados e assumiram os lugares. Viva Portugal!!!
 
Venha o diabo e escolha - literalmente.

Escolher a dedo, por amigo, camarada de partido, cabeleireiro da mulher ou compinhcha de café, é o que sempre se viu..

Aliás, vejam as USF p.ex. - e eu sei de gente que se tentou afiambrar para entrar numa, na base da graxa e da maledicência dos proprios colegas, mas que não deu assim tanto resultado.. ; )
certo, terrorista beirão? =) (opá desculpa, é mais forte do que eu =D )
agora a sério, os jobs for the boys já metem nojo. Os critérios de selecção devem estar melhor definidos; e vedados a quem não reunir competência para ocupar determinados cargos.

 
Caro cirurgião da naifa:

Nessas mesmas clínicas não vê os seus colegas também a fazer coisas que nunca fariam no público? É que os motivo$ para que isso aconteça são os m€smo$ (em escalas diferentes), mas não deixa de ser curioso que isso aconteça, nos meus colegas e nos seus. Por mim, venha a exclusividade.
 
Oh DE então não concorda com os convites que tanto jeito dão aos médicos, gestores e políticos? Mas o bastonário concorda em absoluto. Vejam lá se ele não foi à madeira dizer que estava tudo bem com a gestão quando para aí dúzia e meia de supervisores foram colocados numa espécie de cave e foram nomeados uns caras que só nos oprimem nos serviços. Na altura ainda barafustei embora como prestador não me afetava muito e vi a ordem na madeira a dizer o que achava certo ou errado, mas agora está tudo bem para o bastonário e pelos vistos também os que são da ordem agora que me parecem que ainda não sabem o que andam lá a fazer. Ó DE esclareça lá junto do Enfº Germano se n´~ao foi isso que ele disse para os microfones.
 
acabar com os enfermeiros chefes!

E há cada um!.....


 
Os Enfermeiros Chefes e Supervisores chegavam a essa categoria na carreira por concurso público e como tal independentes e equidistantes das direcções e administrações, de tal modo que as mesmas mudavam e os chefes continuavam, até porque o lugar deles não dependia de favores políticos ou outros.
O SEP achou por bem entrar numa de poder popular e não só destruiu a carreira como entregou os Enfermeiros aos bichos.
Tenho pena! Agora aguentem, porque o pior ainda está para vir!
 
Não entendo colegas, ficámos todos adormecidos??!! deixamos que nos cortem no pouco q ganhamos?? e O SEP, onde anda o homem do cadáver? e SE e o seu poeta? E o SIPE e o seu sabichão?! ninguém faz nada por nós?! Dr Enf. comecemos aqui um novo sindicato q defenda a profissão e uma des-sindicalização em massa desses pseudo-sindicatos...
 
1º - o autor do blog cospe para o ar;

2º - o cirurgião da naifa tem TODA a razão
 
DE... Mozinhas? Muito soft... Diria beijoqueiros de cus...
 
Então por nomeação não era bom??? Exterminar os chefes e supervisores melhor??!!! Um dia a resposta estará ai... é mais do que claro que a beijoquice aos srs drs médicos tinha que acontecer!!!
Como acham que chegou tão além o enfº bigboss dos algarves, que depois dá umas quintas aos enfermeirecos que o bajulam?? É amigo do diretor do inem... eis o pais dos armandinhos...beijoqueiros...
 
Falem lá daqueles que querem acabar com os enfermeiros de reabilitação.
 
sim sim acabar com os enfermeiros chefes!!!..pk?? é enf.chefe de dois enfermeiros e ta preocupado é?? vai maze trabalhar pa!! bando de imprestáveis!!!! Nao fazeis falta nehuma nos serviços!!! Desinfectem la dos poleiros...andam a fazer que fazem e ainda metem o bedelho na formaçao dos alunos!!! irrita-m essa gente
 
bem então camarada na naifa, fale lá dos médicos que aceitam trabalhar 35h semana em privados por 850euros mês...
 
A Carreira de Enfermagem ("de acordo com a vontade dos Enfermeiros" diz o SEP), eliminou a componente hierárquica (os médicos foram claros na sua carreira - "sem hierarquia não há carreira médica" - SIM e OM). Eliminou o concurso público e apostou na nomeação.
Como o Enf. Director é nomeado (ficou a dever favores a alguém), vai nomear os Enf. para a composição da Direcção de Enfermagem (ficam a dever favores ao Director), estes vão nomear as chefias de Enfermagem para os serviços (ficam a dever favores a quem já deve favores), e tudo vai ser melhor.
Tão melhor que já se observam os resultados - MEDO.
MEDO é o que hoje sentem os Enfermeiros e aqueles que foram favorecidos com os tais favores, como maioritariamente de gestão nada sabem, governam com base no MEDO.
Nas crises, o pior da sociedade vem sempre ao de cima. è o que é visivel já na Enfermagem.
Falam de critérios para a nomeação. Quem já viu esses critérios ou quem os compreendeu.
Os Enf. Supervisores, Chefes, Especialistas, Graduados são LIXO. Chegou a geração dos Enfermeiros que devem "favores" e que fazem o que lhes mandam; o CA. o Director Clinico os Directores Departamento e por último o Enf. Director.
O resultado para o futuro dos Enfermeiros vai ser brilhante, quem o afirmava era o SEP. Boa Sorte.

 
O SEP ENVIA MAIL'S A DIVULGAR O CONGRESSO DE ALTERNATIVAS E TAL... EM FARO...

DESCONTO PARA ISTO???
 
Os chefes de carreira e supervisores aproveitaram muitos anos... para chegarem aonde se encontram tiveram de beijar muitas mãozinhas (talvez nem todos, mas a maioria). Representavam a elite e sempre desprezaram os colegas que prestavam cuidados. As "cunhas" e convites em vez de virem de médicos gestores ou outros profissionais, provinham dos colegas já instalados na carreira (supervisores e directores de enfermagem). Estes lugares intermédios de gestão vivem disto, de servir os interesses de quem está em cima e de oprimir quem está em "baixo"...
 


"" A ler e reflectir...

"Assunto: O ato de Limpar o cú!

O estigma que se criou à volta deste procedimento é curioso. Pelo menos na minha perspetiva. Os outros cursos de saúde continuam a repudiar este ato e fazem dele objeto de troça. As pessoas cerram os lábios e fazem cresceras narinas, como se de algo horrível se tratasse. Cada
vez que tocam no assunto, riem e gozam com a maior das indiferenças.

Naturalmente que limpar um cú não é um procedimento difícil e qualquer analfabeto o pode fazer. Mas não seria igual.
...
Qual será a primeira impressão que a pessoa tem do trabalho do enfermeiro? Não fosse esta uma pergunta retórica, aquilo que mais se ouviria seria “Dar vacinas” e “Faz higienes”. Francamente, esta ideia tão limitada que ainda subsiste tão viva na população, não está certa e não está errada, porém, leva a pensar num trabalho leve, fácil e pouco desgastante dos enfermeiros.

Decerto que qualquer comum dos mortais se gabaria do facto do individuo licenciado com tão prezado conhecimento lhe limpar o cú, com a maior alegria e simpatia. Porém, aquilo que não sabem, e que os tão bem rotula, é que o cú foi observado e as fezes foram avaliadas. São tão ingratos que nem percebem que os substituímos numa das tarefas mais íntimas do ser humano, a higiene. Talvez não saibam que é um parâmetro tão importante que ao ponto de ser registado diariamente.

Fui eu, tão estimado Sr. Enfermeiro, que coloquei a fralda e as manápulas sujas no contentor, mas também fui eu que alertei a nutricionista sobre a sua alimentação e também fui eu que abordei o médico sobre a sua diarreia, e da possível troca do antibiótico. Era eu, que após tantas intervenções e preocupações, todos os dias, continuava de volta das suas fezes e digníssimo cú, à espera de resultados. Já viu!? Tantos profissionais trabalharam para sí, o doutor explicou-lhe a situação e alertou-o da mudança do antibiótico e a Srª Nutricionista referiu-lhe a mudança da alimentação. E eu? Limpei-lhe o cú!...

Sabe quantos doentes diferentes me passaram pelas mãos? Quantas personalidades e quantos corpos. É por isso que já sou mestre na comunicação e guardo a sua privacidade como se fosse a minha, todos os dias. E mesmo assim, o Sr. Doente põe o pé fora do hospital e ri, ri da minha profissão, opinando regularmente sobre assuntos que caem de boleia nos jornais que não percebem nada do assunto.

A doente A.G da cama 6 tinha dado entrada no serviço com o diagnóstico de pneumonia, mas eu vi-lhe uma fístula no cú! O Doente V.P da cama 15 tinha DPOC, mas eu prestei atenção na possível alteração hepática pela coloração das suas fezes. E você pergunta: “Ah! Como é que o Sr. Doutor adivinhou?” Pois, não adivinhou, foi o «limpa cús» que lhe disse!

Aposto que da próxima vez, espero que não seja para breve, quando for internado, vai desejar fugazmente que seja o Sr. Enfermeiro a limpar-lhe o cú!

Um bem haja a todos aqueles que enchem a boca para desdenhar do que não percebem, não fazem e não sentem a enfermagem.

Abraço,

H.T. ""
 
Extraordinario como tanta gente se preocupa com pintelhos.... É-me igual estar como chefe A ou B pois isso em nada contribui para o meu desempenho... Ou pensam que muitos que lá estão desde sempre não são "afilhados" de alguem? E um diretor de serviço não há-de querer trabalhar com alguem da sua confiança? Ou tem de gramar um carreirista só porque sim? a maior parte dos comentarios até metem nojo....
 
H. T.

ÈS O MEU HERÓI!!!
O PROBLEMA DOS ENFERMEIROS QUE REPUDIAM E DELEGAM ESSAS FUNÇÕES É PRECISAMENTE ESSE!!!NÃO SABEM E NÃO VÊEM MAIS DO QUE UM CÚ!!!!!!!!!!!!!!

BEM HAJAS E QUE EXISTAM MUITOS COMO TU PARA QUE OS DOENTES SEJAM SEMPRE CUIDADOS E NÃO TRATADOS DISTO OU DAQUILO, MAS DE TUDO
 
Anónimo disse...
sim sim acabar com os enfermeiros chefes!!!..pk?? é enf.chefe de dois enfermeiros e ta preocupado é?? vai maze trabalhar pa!! bando de imprestáveis!!!! Nao fazeis falta nehuma nos serviços!!! Desinfectem la dos poleiros...andam a fazer que fazem e ainda metem o bedelho na formaçao dos alunos!!! irrita-m essa gente

12/14/2012 01:02:00 a.m.

Meu Deus!!! Tanta raiva contida... Devia de ir a um psicólogo ou psiquiatra colega... Acho que não está nada bem.
 


O SEP ENVIA MAIL'S A DIVULGAR O CONGRESSO DE ALTERNATIVAS E TAL... EM FARO...

DESCONTO PARA ISTO???

12/14/2012 09:04:00 p.m.


Colega desconta só porque quer! Ou aposta em outro Sindicato ou guarde ese 1% que muito pão pode comprar, nestes tempos tão miseráveis!

Continuar a pagar para os imprestáveis do SEP, ou é por burrice ou por pouco amor ter à profissão de Enfermagem!
 
O SEP que vá À MERDA!!!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!