terça-feira, dezembro 04, 2012

Preocupações relativas...

.
Portugal tem vindo a deparar-se com graves restrições financeiras, de tal modo que o ensino superior parece estar a tornar-se insustentável.
A partir deste título jornalístico relativo à classe médica é possível assumir uma conclusão interessantes: o Estado assume a incapacidade formativa e financeira.
Transportando o problema para a Enfermagem, o "problema" torna-se uma "calamidade": ruptura manifesta e objectiva da capacidade formativa (alunos com ensinos clínicos em locais impensáveis!... Docentes sem qualificações!... Requisitos de admissão nivelados pelo mínimo dos mínimos!...). Podemos perceber por aqui que o problema também tem paridade no sector privado! É muito grave! 
Mas podemos pensar, na mesma medida de grandeza precupativa, nos 750 milhões de euros que os actuais alunos em formação consomem... para rumarem ao desemprego. 
O Estado investe 750 milhões sem retorno! Mas isto não parece preocupar ninguém

Comments:
O estado???? e os próprios hospitais que matam a enfermagem quando nao dao condições para os seus enfermeiros se qualificarem???? Não é apostar nos mínimos???? E quando aos médicos dão oportunidades e comissão gratuita de serviço e aos enfermeiros nem o estatuto trabalhador estudante autorizam???
 
Isto é muito triste... mesmo muito triste!
 
Existe sempre um direito que o povo detém...podem usar todos os mecanismos de ilusao, podem ameaçar tudo que quizerem ..Mas o povo kd ve k falta comida e respeito, vira á paulada kem kizer.... so digo isto.
Esta msg é para akeles k decidem e oprimem uma profissao como a enfermagem...

 
As reformas na saúde são urgentes e a solução não passa pelas PPP!
 
Não sei onde foi buscar esses números mas com certeza que esses 750 milhões não são gastos na totalidade em cursos sem saída, nem tão pouco são sem retorno como diz. A não ser que me explique, qual o retorno ou a vantagem de uma sociedade sem formação superior.
 
DE

Não sei quem é nem imagino sequer o que faz em termos de enfermagem (se está ligado á docência, aos cuidados ou á gestão). Acompanho este blog há muitos anos e penso que tem sido importante em termos de informação e até de mobilização. Penso tb, no entanto, que ultimamente se está a transformar num local de má lingua e de opiniões menos esclarecidas e pouco assertivas e que até chega a denegrir a nossa imagen com ataques insultuosos uns aos outros. Parece que os enfermeiros só estão preocupados com TAE ou médicos.

Gostaria muito que este espaço voltasse a ser construtivo e que servisse para mobilizar a classe com propostas e meios de luta que de uma vez por todas nos unam e nos façam ter o reconhecimento e a dignidade que estamos a perder diariamante.
 
12/05/2012 08:16:00 a.m.

Esta foi para o enf de reabilitação do alto minho??
 
O link da notícia? pode publicar, por favor?
 
Ja n defende a sua querida ordem da mudança DE
 
Olha, olha!
O magnânimo Dr. Enfermeiro teve um rasgo de lucidez…
Os 750 milhões há muito que preocupam algumas pessoas. Outras há, que só há uns meses acordaram para esta realidade…

 
Anónimo disse: "E quando aos médicos dão oportunidades e comissão gratuita de serviço e aos enfermeiros nem o estatuto trabalhador estudante autorizam???"
O estatuto de trabalhador estudante é conferido desde que se reúnam as condições legalmente previstas para a sua concessão. Não está portanto sujeito a uma autorização arbitrária da administração
 
é pá, e a ida a tribunal de 1 médico e 2 operadores de central de emergência a tribunal???

vêm o que eu lhes digo: se os enfermeiros n tivessem saído dos CODU isto nunca teria acontecido...

sem enfermeiros no CODU a vida das pessoas está em risco!!
 
colega anónimo das 07:21:00 p.m.

O estatuto trabalhador estudante não carece de autorização colega, é um direito consagrado na lei, até aos contratados a prazo, desconhecer a lei é perder capacidades reivindicativas.Nenhum de nós tem o direito de reclamar do que seja quando não faz valer os direitos, poucos, que tem.
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
outra coisa: alguém reparou que no U24 nunca aparecem Enfermeiros? Só tae´s?
Nem se dão ao trabalho de identificar os enfermeiros da triagem... ,as pode ser impressão minha.. vou investigar quem são os produtores do programa a ver se há interesses... ; )
 
FECHEM 90% DAS ESCOLAS SUPERIORES DE ENFERMAGEM E LIMITEM O CURSO A 300 VAGAS POR ANO, EM TODO O PAÍS.
 
Anónimo disse...
colega anónimo das 07:21:00 p.m.

"O estatuto trabalhador estudante não carece de autorização colega, é um direito consagrado na lei, até aos contratados a prazo, desconhecer a lei é perder capacidades reivindicativas.Nenhum de nós tem o direito de reclamar do que seja quando não faz valer os direitos, poucos, que tem.

12/05/2012 10:00:00 p.m."

Meu caro aonde tem estado, a realidade é outra e bem mais cruel e alei é muito maleável , vou-lhe explicar como se veda o direito á formação dos enfermeiros.O parecer das Administrações vem com a seguinte clausula SE O SERVIÇO O PERMITIR, e raramente o permitem na prática.
 
Hoje 06/12/2012 por volta das 06.45 horas (no cruzamento com a avenida Estados Unidos) a Avenida Gago Coutinho em Lisboa esteve fechada, por acidente aparatoso com ambulância do INEM. Parecia uma cena de Hollywood. É urgente que os responsáveis do INEM dêem formação aos seus profissionais que mesmo numa emergência o respeito pelas regras cívicas na condução são para ser respeitadas e as vidas que pretendem salvar não valem mais do que as dos automobilistas que encontram pelo caminho, as quais estes põem em risco por condução intempestiva e perigosa, muitas vezes causadoras de acidentes graves na via pública.
 
Ó enfermeiro do norte..perguntavas pelo doutormérdico?? posso-te ajudar...depois da desacreditaçao do curso de medicina em aveiro teve que se por na alheta... o puto deve de andar desorientado...
 
Sr. Doutor enfermeiro!
Fale lá com o se grande amigo agora Bastonário (substituto da anterior Bastonário que você tanto falou bem) para que mande validar o titulo de enfermeiros especialista aos enfermeiros que o fizeram. Ou por outro lado não dê idoneidade formativa às escolas de enfermagem que dão esses cursos e prometem mundos e fundos aos desgraçados enfermeiros só pelo pagamento de mais umas propinas e para alguns não perderem o tacho.
Mas quão arrependido estou em ter votado no Enfermeiro Germano e nesta Ordem. Tamanha inércia, muita propaganda, muita comunicação social, muitas entrevistas e muita pouca ação ou será inação? Falam, falam, falam mas só isso, nada mais. Uma coisa é certa Congressos de deontologia e ética são história do passado foi a única mais valia.
Gostava que todos os enfermeiros fizessem GREVE ao pagamento das cotas da Ordem durante o ano de 2013 e subsequentes queria ver se tinham coragem de levantar tantos processos.
Sabe sem enfermeiros os Hospitais e Centros de Saúde não trabalham.
Se ficarmos todos sem cédula profissional atualizada, vamos ser colocados na rua, os hospitais vão fechar, os centros de saúde não abrem as portas. Claro que não caros colegas.
Colegas não paguem mais cotas à Ordem.
Já agora cá entre nós, este enfermeiro também continua anónimo tal como o Dr. Enfermeiro, não me leve a mal.
 
Gostava de saber que curso estão atirar os filhos do DE ou que pensam tirar. Será que oDe os vai inscrever num curso de tratador de patos ou galinhas. È que com estes cursos o estado não gasta dinheiro e parece que têm muita empregabilidade.
Oh DE preocupe-se com a qualidade da formação e não com a formação ppte dita. Ah e já agora preocupe-se com linguagens menos dignas do blogue e tiradas tb agressivas para outras profissõess. Serão somente os enfermeiros a ficar afetados na sua reputação e depois andem todos a chorar.
 
Como se explica ser atribuido um estatuto trabalhador estudante a um enfermeiro e a outro nao no mesmo serviço? E ambos com aproveitamento no ano anterior?

Há abuso de poder nas direcções d eenfermagem que põem e dispõem dos direitos que são dados pela constituição portuguesa e não pelos chefes e directores hospitalares...

E não apenas em relação ao estatuto...quantos enfermeiros têm direitos que são negados pelos que pensam ser os juízes das leis e dependendo da cara do enfermeiro dizem se tem ou não direito....


Um abuso completo...è necessário infelizmente por esta corja toda a trabalhar!
 
Estatuto de Trabalhador Estudante!
se o serviço o permitir!!!!
ou melhor!
se o enfermeiro que pretende fazer formação é um LAMBE BOTAS da CHEFA!

isto é a realidade de muitos locais,
a uns à maleabilidade para tudo e a outros nem 1 hora!
e esta hem!!!!
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Ah e o Anatomia de Médico/ professore de enfermagem/ estudante de Medicina/ que fala mal do ensino de Enfermagem/ que diz que suturar é exclusivo acto médico/ que prepara mal os alunos e mete-lhes na cabeça que vão para pouco servir que escravos para Médicos?

Já alguém descobriu quem essa personagem é?
Querem pistas? :)
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!