segunda-feira, janeiro 07, 2013

As raias andam no INEM...

.

Neste vídeo podemos ouvir as chamadas trocadas com o INEM relativamente ao caso do Maestro Correia Martins. Recordo que o desfecho foi o falecimento do senhor. Conclusão: estamos entregues à bicharada! É elementar, meus caros Watsons
É difícil definir a profissão dos "atendedores de chamadas". Não são profissionais de saúde, isso é ponto assente. Nem esses, nem os tais TAE's. São algo sem genética bem definida. Quanto à Médica... o seu procedimento é lamentável e reprovável. Logicamente, a prisão é algo previsível para estas três figuras! Mas, apesar de tudo, "continuam ao serviço", afirma o INEM!! -  "como não poderia deixar de ser", reitera.
Há aqui, notoriamente, uma relação linear muito forte: há medida que tentam afastar os Enfermeiros... coisas "más" acontecem. "Dá raia" - citando a Operadora! E estas coisas "más", infelizmente, pagam-se com vidas humanas!
Para haver aqui justiça tem que rolar mais do que três cabeças...

Comments:
Podia ter sido um enfermeiro a meter a pata na poça. Não percebo o que é que os enfermeiros no geral poderiam fazer de diferente neste contexto. Pessoas diferentes têm atitudes diferentes, não está relacionado com a profissão que têm.
 
Isso, continua a cuspir no prato oh sr. doutor enfermeiro..

1º - Devias ouvir a chamada NA TOTALIDADE, e não a versão trabalhada pela TVI. A TOTALIDADE. A forma como essa senhora insultou os operadores envolvidos (mas isso não lhe interessa mostrar...)talvez justifique o desfecho deste triste episodio.

2 º - Estás a falar de um serviço - CODU - de onde os enfermeiros foram ESCURRAÇADOS, sairam pela porta do cavalo. Dor de cotovelo?

3º - Estás a pegar numa noticia de... 2009. Em 2010/2011/2012... não arranjavas noticia mais recente? O INEM atende centenas de milhares de chamadas por ano... Bem, eles sao mesmo bons! Só em 2009 é que correu mal... Credibilidade?

4ª - A operadora não tem que "CONTAR AO MÉDICO". O médico OUVE AS CHAMADAS, é a sua competência. A decisão de NÃO TRANSPORTE é SEMPRE médica. Santa ignorância. Faz uns estágios no CODU...

5º - Pelos sinais e sintomas que eram descritos pela senhora, uma dor toracica com varios dias de evolução, misturadas com dores de corpo, que aumentam com a inspiração profunda... um utente que vem ao telefone e fala sem qualquer indicio de dispneia... isto é uma dor de origem cardiaca? A tua escola de enfermagem deve ser muito melhor que a minha, seguramente. Ou diferente, pelo menos. Ou em ultima análise não percebes nada de emergência.

6º - Quem são os enfermeiros para fazerem juizos de valor de outras classes profissionais, nomeadamente TOTES/Médicos e os TAE (que vos causam tantas gastrites..) ?!?

7º - Tu e a tua conversa de "doutor rego" e "matutanos" são os CULPADOS pelo afastamento dos Enfermeiros do INEM. Vocês cospem no prato. E contas com o apoio de meia duzia de pacóvios que vem para aqui ler "textos de almanaque" com palas nos olhos. Estás a fazer ter opinião. A opinião e a atitude errada, meu caro.

8º- Os enfermeiros já são a MAIORIA dos candidatos a TAE, por exemplo. Enquanto a nossa enfermagem está muribunda (em grande parte graças a conteudos como o deste blog), continuam a criticar e tentar destruir os outros quando deviam era tentar consolidar o POUCO QUE A ENFERMAGEM PORTUGUESA AINDA TEM.

9º A noticia é de 2009 mas eu deixo-te um novo ano: 2014. Neste ano acabam os enfermeiros no INEM, em grande parte por culpa de ALGUNS ENFERMEIROS queatiram em todas as direcções, como de resto é apanágio.

10º - Cá te esperamos no CODU. O saber não ocupa lugar, e até os Grandes Enfermeiros podem aprender alguma coisa com um mísero tote como eu.
 
@anónimo Os enfermeiros normalmente têm mais medo que algo de ruim aconteça e menos problema em pedir ajuda aos outros profissionais de saúde, ora se uma pessoa desatasse a dizer que tem dor no peitoa a irradiar para o braço esquerdo garanto-lhe que essa informação chegaria ao médico na primeira chamada.
 
"Anónimo disse...

Podia ter sido um enfermeiro a meter a pata na poça. Não percebo o que é que os enfermeiros no geral poderiam fazer de diferente neste contexto. Pessoas diferentes têm atitudes diferentes, não está relacionado com a profissão que têm."


1º, um enfº, se mete a pata na poça, tem que responder criminalmente, e perante a Ordem (duplo "castigo");
depois, o facto de ter um curso de base de 4600 horas, + a formação inerente à prática de EPH, dá- outra visão, e atitude, a ter perante os casos.
mais, tendo uma profissão, estando inserido num grupo profissional de direito, tem não só Ética (valores fulcrais, do agir e do pensar), e Deontologia.


 
Este espaço está de parabéns pela divulgação de informação muito importante para a Enfermagem nacional, não tem qualquer necessidade de continuar com guerras, inflamadas vaidades pessoais.
Envergonhado com a atitude deste blog de tentativa de juízo público de "classes" diferentes. Deve-se ser objectivo e isento na apresentação da informação.

 
Contra a Usurpação e na Defesa da Saúde dos cidadãos, façam como eu, queixa ao provedor de justiça sobre o despacho que amplifica competências dos TAE: http://www.provedor-jus.pt/?idc=52
 
Isto é mais um argumento que os CODU's deveriam ser enfermeiros e não operadores...não estamos lidar com call center de vendas mas sim com vidas humanas... A OE devia propor o modelo da Saúde 24. Um exemplo de sucesso!
 
quando isto aconteceu, os enfermeiros ainda estavam no codu. o que fez o enf que lá estava?!?!?! porque nãol se sobrepôs ao médico e ao OPCEM (esses seres desprovidos de qq saber) e mandou logo 3 sbv, 2 vmer e 1 heli para o local????
 
Este comentário só pode vir de alguém que apenas quer deitar abaixo imensos profissionais da classe que operam nos CODUs e na Emergência Pré-Hospitalar (desde SEMPRE).
Contudo, é apenas a opinião deste senhor. As pessoas são inocentes até prova em contrário e neste caso será o julgamento, portanto até lá ninguém é culpado de nada. O Sr. Dr. Ennfermeiro (que não sei bem que titulo é este) acha que ouviu as chamadas completas? O sr faz ideia de quantas vidas se calhar não ajudam os seus colegas enfermeiros da Saude 24? Se calhar vai dizer, nenhuma porque não enviam ninguém, só dão aconselhamentos. E quando se tratam de verdadeiras emergências médicas, como profissionais de saude, em vez de só transferirem pro CODU e que tal dar os aconselhamentos? Dão aconselhamento de SBV? De manobras DOVA? De arrefecimento de convulsões febris? Pois... não. Então vá mas é fazer o seu papel de enfermeiro e cale-se!!
 
Qualquer enfermeiro por mais inexperiente que seja sabe bem que em caso de dúvida, devem ser valorizadas as queixas do doente..ou seja, em caso de dúvida, age-se como tal.

O Anónimo das 02.12 am deve ser mais um desqualificado que também não sabe bem o que anda a fazer no inem além de ganhar dinheiro e tirar o lugar a pessoas mais competentes. Como é possivel que venha para aqui dizer "Não percebo o que é que os enfermeiros no geral poderiam fazer de diferente neste contexto. Pessoas diferentes têm atitudes diferentes, não está relacionado com a profissão que têm."
Espero ter respondido à sua IGNORÂNCIA. Vá-se formar e depois venha para aqui fazer comentários decentes e fundamentados.
Não se está a discutir atitudes diferentes...está-se a falar de negligência profissional de 3 pessoas.
Responda-me uma coisa? Trabalha no Inem? Que padrinho o levou para lá? Que formação e experiencia tem?

 
Desculpe mas não concordo. Não compare a formação de um enfermeiro com quem atende estas chamadas. São os enfermeiros quem muitas vezes chama a atenção aos médicos sobre diversos aspectos: "Dr., mas veja lá que também se passa isto...". Como tudo, há bons e maus profissionais. Os enfermeiros logicamente não são perfeitos. Mas são um elo importante e fundamental, sem dúvida com grande contribuição na prevenção do erro clínico. Posso dizer inclusivé que estudos recentes demonstraram mesmo que enfermeiros têm taxas de erro clínico mais baixas do que os médicos do mesmo serviço. Cumps!
 
Anónimo Anónimo disse...

Podia ter sido um enfermeiro a meter a pata na poça. Não percebo o que é que os enfermeiros no geral poderiam fazer de diferente neste contexto. Pessoas diferentes têm atitudes diferentes, não está relacionado com a profissão que têm.

1/07/2013 02:12:00 a.m.

Amigo para começar os enfermeiros nao tratam ninguem por "P5" é o Sr. Asdrubal ou a Srºa Fortunata só ai podes vem uma humanizaçao dos cuidados imensa, ou o simples facto de nos importamos com o outro ser humano e nao com o "p5 da dor das costas" de nos pormos no lugar do doente de valorizarmos SEMPRE a sua dor quer sejamos chamados ao meio dia como as 3 da manha num hospital mal vemos uma campainha tocar no minuto seguinte estamamos lá, isso me amigo faz a diferença e torna pessoas de branco em ENFERMEIROS... Tenho dito!
 
Sou enfermeiro.
Trabalho na S24.
Nunca existe esse tipo de linguagem com os utentes na S24 mas a descrição da dor é tudo menos típica... quem disser o contrário é porque não percebe nada de cardiologia/emergência... se fossem enviadas as VMER para todas as dores no peito mesmo não tipicas era bom.... mas é irreal... mesmo assim estão sempre indisponíveis...
foi um erro, mas pedir cadeia por isto só porque não são enfermeiros acho que é um bocado ridiculo DR ENF...
nem parece seu...
por mais que me enervem os TAE/Operadores do CODU não vamos tb agora querer a desgraça deles a qualquer custo
 
LOL

O enfermeiro ali era tão importante como uma viola num enterro!!

Aliás nem sequer tem competência nenhuma para diagnosticar o que quer que fosse.

O erro do CODU e sobretudo das OPCEMs foi não conseguir retirar a informação de relevo do utente, e partiram cedo demais do principio que este estaria a aldrabar. O erro da Médica foi acreditar nos OPCEMs quando estes nem sequer lhe transmitiram toda a informação.

Do ponto de vista MÉDICO, com informações tão dúbias e dispares, não há qualquer motivo nenhum para accionar VMER (que seria o meio capaz de fazer a diferença)...

É lamentável que tudo lhe sirva para afogar essa exacerbada frustração em não ter sido Médico, e em ter acabo o tacho da enfermeiragem no CODU. Quando os enfermeiros se limitavam a aquecer o lugar, nem atendiam directamente os utentes, nem decidiam coisa nenhuma nos meios a enviar..

Conclusão, DE és um frustrado! Rennie que isso passa!!
 
Acho inadequado um tecnico de saude como se intitulam os Sr´s Enfermeiros fazerem este tipo de comentarios. O desemprego é lixado mas não se esquecam que é á custa do facto de alguns sr´s enfermeiros terem 4 empregos os outros estão na merda. Tudo onde possam meter nariz lá estão eles, preocupem-se primeiro com a vossa classe e cuidem os vossos.

 
Se alguns senhores intitulados Enfermeiros fosse é levar no real cuzinho sem ajuda de lidocaina isso é que era. Esquecem-se que tentam furar em todo o lado e até ser medicos, só que a média para medico ainda é alta e não há privado senão...
 
Só é pena ter-se "esquecido" que esta chamada data de há 3 anos atrás!!!

Repito, 3 ANOS ATRÁS!!!!

Então e agora, ONDE ESTAVA O GLORIOSO ENFERMEIRO NO CODU à data desta chamada???

Afinal O ENFERMEIRO FEZ ALGUMA DIFERENÇA?!?!

Uma vez mais, fica evidente a sua dor de cotovelo... Felizmente a mama nos CODUs acabou, e em breve nas VMERs e SIVs também!!

Como fica bem patente, nem para evitar erros servem!!
 
"Há aqui, notoriamente, uma relação linear muito forte: há medida que tentam afastar os Enfermeiros... coisas "más" acontecem. "Dá raia" - citando a Operadora! E estas coisas "más", infelizmente, pagam-se com vidas humanas!"

É só pena, seu triste,à data dos factos, ainda haverem enfermeiros no CODU...

E esta hein??
 
Estes Srs do INEM/TAE tentam usurpar tudo a todo o custo.. postos de trabalho destinados a pessoais com mais competências, competências profissionais e até só falta apoderarem-se deste blog..RIDICULO
Vêm para aqui falar só daquilo que lhes convêm... A verdade Srs TAE é nua e crua..situações como esta repetem-se diariamente.
Façam um favor à vossa classe.. arranjem um blog só vosso onde possam ir contar o conto da carochinha a outros ou será que nem para isso são competentes!!??
LAMENTAVEL o Dr Enfermeiro permitir que este senhores tentem vir para aqui vender peixe podre..


 
Até à data ainda não ouvi nenhum Enfermeiro interveniente nestas chamadas telefónicas.
 
"Até à data ainda não ouvi nenhum Enfermeiro interveniente nestas chamadas telefónicas."

Claro que não, prova inequívoca que foi uma decisão acertada corre-los do CODU!!

Para receber passagem de dados, qualquer OPCEM serve... Triagem não fazem, decisões Médicas muito menos...

Para que serviam então os enfermeiros no CODU?? Quantas centenas de milhares de €€ foram gastos com gente que nem se sabia bem o que estava ali a fazer??

Uma vergonha de país!!

 
Continou sem perceber...
Mas existe possivel comparação entre os profissionais de saude Enfermeiros e...,
-Desculpem qual é o seu grau academico?
-Fora da esfera do inem qual é o seu titulo profissional?
-Se eles ficarem desempregados,aonde poderam ir procurar emprego?
- Qual a progressão academica em mestrado/doutoramento.....

Por FAVOR NÂO COMPAREM

Que são elementos precisos e fundamentais não existe dúvidas, mas...

POR FAVOR NÂO COMPAREM

 
Não querem comparar os TAE's aos enfermeiros, mas os enfermeiros comparam-se aos médicos ahaha é exactamente a mesma coisa
 
Anónimo disse...

Não querem comparar os TAE's aos enfermeiros, mas os enfermeiros comparam-se aos médicos ahaha é exactamente a mesma coisa

1/07/2013 10:31:00 p.m.

Temos lincenciatura ? Temos
Temos Mestrados ? Temos
Temos Douturamento? Temos
Produzimos conhecimento? Produzimos
Salvamos Vidas ? Salvamos
Podiam existir uma sem a outra? NÃO


A unica diferença esta nos bolsos uns pesados e outros com teias de aranha...
 
"EE.LCA disse...
Anónimo disse...

Não querem comparar os TAE's aos enfermeiros, mas os enfermeiros comparam-se aos médicos ahaha é exactamente a mesma coisa

1/07/2013 10:31:00 p.m.

Temos lincenciatura ? Temos
Temos Mestrados ? Temos
Temos Douturamento? Temos
Produzimos conhecimento? Produzimos
Salvamos Vidas ? Salvamos
Podiam existir uma sem a outra? NÃO


A unica diferença esta nos bolsos uns pesados e outros com teias de aranha..."

Amigo, as coisas não são tão lineares assim.
 
Parabéns ao Enfermeiro da Saúde24 pela honestidade e hombridade do seu comentário, que revela PROFISSIONALISMO E DIGNIFICA A ENFERMAGEM.

Já o resto que por aí se escreve... Ódios de estimação ou muita dor de cotovelo, não me revejo nesses "doutores enfermeiros". A minha Enfermagem é outra!
 
Ai está algo que as vossas licenciaturas, mestrados, doutoramentos, pós graduações e especialidades não vos dão. Inteligência e interpretação do português. Os TAE/TOTE não querem ser comparados aos enfermeiros nem nunca quiseram. Estas classes ocupam o pré-hospitalar desde... deixa lá ver... desde SEMPRE!!!
Vários TAEs têm formação académica em enfermagem, psicologia, cardiopneumonologia, proteção civil e até engenharia, portanto isso dos graus... cresçam um bocadinho!!
As vossas (de alguns de vós) opiniões.
Onde os TAE podem procurar emprego fora do INEM? Onde os enfermeiros também procuram!!!
Afinal o que vocês enfermeiros querem? Ir pro INEM? Então se querem dar o exemplo podem começar pelas corporações de bombeiros e CVP pelo país fora porque são estes que asseguram em maior percentagem o socorro pré-hospitalar.
Comparar a Saude 24 ao CODU? Lol!! Só quem não sabe o que é o CODU é que o pode fazer... vão atender lá umas chamadinhas e depois digam o que é que um enfermeiro faz a mais do que um TOTE e onde é que a formação de enfermagem que dão na faculdade se integra naquelas funções!!!
Já repararam nos sistemas pré-hospitalares mais evoluidos do mundo (EUA, GB, Austrália) quantos enfermeiros trabalham no pré-hospitalar? Nem mesmo médicos (só em algumas situações excepcionais). Enfim... metam se na vossa vida, nas vossas carreiras e deixem de atacar as outras, que só revelam que a vossa formação académica é tão alta que deixam de ter formação humana e civica.

Boa noite a todos!!!
 
É tão bom ver os TAE 's a espernear... Isto ainda agora começou.....
 
Disseste (quase) tudo LCA ;)

deixa-os ladrar.. quando as mortes e erros se forem acumulando.. aí falamos, de evidências!
abç
 
Anónimo disse...
Circula pelos corredores do Centro Hospitalar da Cova da Beira - Covilhã, o boato de que o CA vai, a partir do presente mês, proceder ao pagamento de um prémio de gestão aos Enfermeiros Chefes (300euros)...Como anda a Enfermagem...Compram-se as chefias, para ajudarem na exploração de quem trabalha...... Vergonha, vergonha, vergonha...Não me ocorre dizer mais nada...

 
A MOVING PEOPLE PORTUGAL RECRUTA DE MOMENTO:

- ENFERMEIROS PARA TRABALHAR NA BÉLGICA.

POR FAVOR ENVIE O SEU CV PARA: fs@movingpeople.com

visite também a nossa página do facebook:
www.facebook.com/movingpeopleportugal
 
Acho graça quando falam que a dor na era tipica que não seria para enviar a VMER com a descrição dada...concordo plenamente que com a descrição dada nao devia ser enviada uma VMER, mas, em caso de duvida pelo menos uma SBV deveria ter sido enviada!!a questão aqui foi o tempo de espera que a vitima teve ate ir para o hospital...se tivessem enviado logo uma SBV o desfecho seria outro! trabalho numa urgencia e ja vi o INEM (SBV) serem activadas por muito menos que isto! relativamente as coparações pois ja foi aqui dito e muito bem que em qualquer parte do mundo enfermeiro é enfermeiro, agora TOTE ou TAE ou o que queiram chamar aos restantes funcionarios do INEM fora de Portugal ou mesmo fora do INEM nao sao nada! só isso traduz logo a diferença! venha quem vier estes funcionarios que atendem as chamadas nao sao profissionais de saude logo nao têm competencias para o ue fazem! visto que os Enfermeiros nao servem metam os Médicos a atender as chamadas!
 
Ouçam lá mas como não há-de a senhora insultar a operadora??

Se fosse o meu pai, e eu a ser atendido por uma incompetente técnica, mandava-a abaixo de braga!!

Como pode uma técnica, sem experiência clínica, sem ser profissional de saúde, estar a mandar bitaites sobre o que é ou o que não é? e ainda por cima manda vir com a esposa do morto??!

depois de ver a merda ou raia, que estava a fazer, hora e meia depois, aparece a ambulância..
Quem aposta que mais destes casos vão acontecer?
tristeza... nem vai tanto pela competência ou falta dela, da operadora, mas da insensibilidade, do desprezo, que revelou.
Mas isto revolta ou não?

antes de mandarem bitaites, estudantes e/ ou técnicos aprendizes de enfermagem, pensem lá se fosse da vossa família, como iriam reagir... ahhh pois...
 
o sistema é que está mal!!! Qunatas vezes tenho que dizer isto!!! Quem é que no seu pleno juizo e consciência se arrisca a desvalorizar queixas que não dá para constatar in loco?? Só mesmo os tótós dos operadores (sim... sim... Eu já sofri na pele a incompetência)e os abutres dos outros profissionais (médicos e enfermeiros) que não os apoiam e não levantam o problema.
Lá diz o poeta "Andar no mundo sem ter a noção de como ele funciona é a mesma coisa que entrar numa biblioteca imensa sem tocar em livro nenhum".
 
O atendimento á esposa e o interrogatório ao doente/falecido foi de um desrespeito e prepotência, que só os ignorantes podem ter, qualquer pessoa ao ver o familiar mal se descontrola emocionalmente , o profissional de saúde tem de saber ter isso em conta, de maneira nenhuma deve utilizar uma linguagem de conflito, tem de ser imparcial e saber colocar-se no lugar do outro, o que não aconteceu com a operadora.
Se quem dirige o INEM não vê mais valias nos enfermeiros então coloquem médicos, não brinquem com as nossas vidas, só para poupar uns trocos.
 
Parabens ao comentário de 1/07/2013 04:13:00 a.m.....

Antes de continuar devo dizer que sou enfermeira. Devo dizer também que vivo esta guerra dia-a-dia. Devo dizer, igualmente, que há MUITO bons TAE's, MUITO bons TOTE's, MUITO bons médicos e MUITO bons enfermeiros, no INEM. Mas em TODO o lado há BONS e MAUS profissionais, e na classe da enfermagem não é excepção. E não me venham dizer que um enfermeiro que faz asneiras é punido pois assisto diariamente a asneiras imperdoáveis. E todos os enfermeiros ou membros das outras classes cometem erros. Que também custam vidas. Não podem afirmar com tanta veemência que os erros são punidos quando tantos e tantos passam ao lado de pessoas que fazem de propósito por fechar os olhos.

Parabéns aos que detestam este blog por só acentuar o que é negativo em vez de cultivar coisas positivas e fazer crescer a classe.

O Sr. Dr. Enfermeiro está de parabéns por ser tão cruel, negativo, frio e de atitudes ridículas e ainda conseguir arrastar consigo todas as pessoas que fazem deste blog uma arma de arremesso. Digo-vos que todos vocês que veneram este blog devem ser de uma extrema infelicidade! Que vazios.... Parem com estas guerras, deixem de ser mais um português que só sabe falar mal e incendiar e façam alguma coisa por vocês e pelo país.

Cresçam!
 
Comentário a:
"Anónimo disse...
Estes Srs do INEM/TAE tentam usurpar tudo a todo o custo.. postos de trabalho destinados a pessoais com mais competências, competências profissionais e até só falta apoderarem-se deste blog..RIDICULO
Vêm para aqui falar só daquilo que lhes convêm... A verdade Srs TAE é nua e crua..situações como esta repetem-se diariamente.
Façam um favor à vossa classe.. arranjem um blog só vosso onde possam ir contar o conto da carochinha a outros ou será que nem para isso são competentes!!??
LAMENTAVEL o Dr Enfermeiro permitir que este senhores tentem vir para aqui vender peixe podre.."



Parece-me inacreditável a ignorância deste senhor (a). Parece inacreditável que um meio como este Blog que em 70% das situações fala dos amigos TAE's e do amigo INEM venha para aqui dizer que só nos falta apoderar desta porcaria de blog que só sabe falar mal.

VERDADE? Querem a verdade? A verdade é que nesta vergonha de país a maioria das pessoas que pedem ambulância têm unhas encravadas! E as situações que são graves são trabalhadas, as pessoas são auxiliadas, chegam vivas ao hospital. Ah! e outra coisa! Quantas vezes chegam ao hospital (os graves) e têm enfermeiros, sim esses da MINHA CLASSE, que demoram meia hora a deslocar-se para o seu posto de trabalho e fazer triagem (porque o estado não tem dinheiro para contratar mais para ficar um sempre lá sentado).
Os enfermeiros que fazem o que lhes manda um computador e também pensam, sim também pensam. Mas em todo lado há bons e maus profissionais. E, acreditem, já vi colegas a fazer barbaridades SÓ na triagem!!!

VOU APAGAR ESTE BLOG DO MEU COMPUTADOR, DOS MEUS ALERTAS, DE TUDO. ESTE BLOG QUE FAZ A MINHA CLASSE SER TÃO PODRE! SIM, PEIXE PODRE!
 
Não analisei mt o vídeo nem o vi mais que uma vez. Sou psicólogo não trabalho no inem, mas uma forte dor no peito que irradia para o braço não são sintomas típicos? Agora entrando no meu campo, sinceramente eu cá acho que aqui nestes comentários está a faltar a humanização que deveria ter havido no sucedido, sabem o que é a sensação de impotência perante alguém que esta a falecer a vossa frente? Afinal estão á espera que um cidadão comum em situação de shock/stress lhes relate os sintomas clínicos de um EAM?? A dor no peito e irradiação para o braço não chega para levar a sério um utente em desespero? Aqui os comentários pautam-se pela ignorância. Sinceramente o que me vai fazer deixar de vir a este blog não é o sumo dos posts mas sim a gentalha que por aqui comentam... Em relação ao video em sim, uma vergonha, não tinha conhecimento, mas talvez tivesse sido essa a intenção.
 
Só gostava que em vez de se preocuparem com o mal dos outros, se preocupassem com o nosso bem. Cada vez tenho mais vergonha
 
Oh Jorge Pereira esse ultimo teu comentario mata-me de rir...deves ter a mania que es muito inteligete e sabido ja deves ter estado no pré hospitalar nos EUA, Canada e Australia...fica sabendo que nos estados unidos ja existem Enfermeiros no pré hospitalar isto nas ambulancias! porque pra teu espanto eles enfermeiros sempre tiveram presentes no pré hopitalar dos estados unidos (flight nurse diste algo??) lá os helis sao tripulados por um enfermeiro e por um paramedico realizam transportes inter hospitalares e actuam na emergencia pre hospitalar em situações que o justifiquem! a diferença é que nos EUA, Canada e Australia existe muita falta de Enfermeiros e Médicos se não logo vias que acontecia com a emergencia pré hospitar e quem a dominava! aconcelho-te a ler estudos a comparar a realidade desses paises com a realidade da Holanda e Suecia...estes ultimos considerados de topo e de melhor qualidade relativamente aos americanos e restantes depois de leres diz-me qual foi a difereça que encontraste. Cumprimentos
 
Anónimo das 1/09/2013 01:28:00 p.m

Mas quê?!?! Agora até psicólogos tem voto na matéria sobre EAM!?!?! Não me faça rir, o seu comentário só revela a ignorância de quem não faz ideia nenhuma do que é um EAM, os sinais e sintomas que apresenta, o seu diagnóstico e tratamento...

Mas agora, até psicólogos já mandam o seu biteite sobre patologia Médica... enfim, haja pachorra! Qualquer dia também querem prescrever...ups! Mas para isso também já existem e há muito mais tempo, Médicos Psiquiatras...

Respondendo à sua pergunta, NÃO!! Dor no peito, dor generalizada no corpo inteiro, dor que se modifica com a ventilação NÃO SÃO CARACTERÍSTICAS DE EAM! NEM AQUI NEM NA CHINA!!!

Uma vez mais, o erro desta chamada foi feito pelos OPCMEs que não souberam/conseguiram retirar a informação de relevo do utente!! A decisão médica de não enviar VMER, TENDO EM CONTA OS DADOS, foi acertadissima.
 
"Os enfermeiros que fazem o que lhes manda um computador e também pensam, sim também pensam. Mas em todo lado há bons e maus profissionais. E, acreditem, já vi colegas a fazer barbaridades SÓ na triagem!!!

VOU APAGAR ESTE BLOG DO MEU COMPUTADOR, DOS MEUS ALERTAS, DE TUDO. ESTE BLOG QUE FAZ A MINHA CLASSE SER TÃO PODRE! SIM, PEIXE PODRE!"

É, se não te importas faz isso!
obrigado!
 
para o animal 1/10/2013 09:14:00 a.m.

um homem que vomita tem dor no peito, com dor que irradia para o membro normalmente afectado, nao tem activaçao dos meios...nao me façam rir....espere deixe o homem ir ao livro de anatomopatologia para lhe comunicar os sintomas acertados do EAM.. Afinal gasta-se tanto dinheiro em merda no inem, que nao chegam uns trocos para ir buscar um probre desgraçado, que nao tem os sintomas que a médica( idiota)quer...cale essa boca!!
Quer dizer se tivesse apenas dor abdominal para alem da dor precordial, ja nao é EAM...E acha que os sintomas sao imediatos?? sabe qual o nome da escala que mede as fases do Shock cardiogénico? Mas o senhor ainda pensa que nao foi um EAM??? Nao seja ridiculo o senhor é ridiculo...
 
" Uma vez mais, o erro desta chamada foi feito pelos OPCMEs que não souberam/conseguiram retirar a informação de relevo do utente!! A decisão médica de não enviar VMER, TENDO EM CONTA OS DADOS, foi acertadissima. "

É, vê-se pelo resultado. Acertadíssima, realmente.
 
Não sei se os comentários feitos aqui são baseados num ódio ao Dr.Enfermeiro ou são apenas ignorância.

Então alguém que liga para o INEM, diz que se está a sentir mal e menciona "dor no peito" não é para o operador suspeitar de algo iminente?
Que sejam condenados e bem! Não há justificação possível. A isso tudo ainda se acrescenta a arrogância da operadora e da "doutora".

Cá para mim parece que o protocolo que ensinam aos operadores do INEM deve ser: - Tá a esvair em sangue, com tripas de fora ou a espumar da boca: VMER a caminho. Para tudo o resto, responder com arrogância e insultos, vangloriando-se "eu é que sei, eu é que sou a "profissional"!", vá mas é ao seu médico de família ou arraste-se ao hospital mais próximo.




 
Tal como a Dr.ª Leonor Beleza foi processda pelo famoso caso dos hemofilicos,também estes miseros governantes (que fazem de lacaios amestrados tecnicos de coisa nenhuma), deveriam ser processdos.
Tribunal com eles. Dr.a Ana jorge, manuel Pizarro, Miguel Oliveira e outros envolvidos. Não podem ser os inocentes a pagar com a vida as asneiras destes trapalhoes.
 
Eh pá a culpa não é vossa. Peço desde já desculpa pela situação.

Ninguem me manda vir aqui comentar com enfermeiros, questões que são puramente de diagnóstico Médico, e para as quais, os srs. não estão minimamente capacitados.

As minhas desculpas outra vez!
 
Anónimo das 03:06:00 p.m.
Que idade tens??? Acaba la o curso e depois falamos... Kd entrares ao serviço arma-te em sabichao com os enfermeiros e depois vais ver onde vais parar....otário...
 
Passei pela seguinte situação: um senhor teve uma paragem cardíaca dentro do meu local de trabalho e recebeu os primeiros socorros ali mesmo, porque havia pessoas com formação em primeiros socorros. Enquanto era dado o suporte de vida, estive longo tempo a ouvir as perguntas mais parvas, como a insistente "que idade tem o senhor" depois de eu dizer muitas vezes que o senhor mal tinha tido tempo de falar connosco antes de sofrer a paragem. Tive que dizer qualquer idade para que passassem à questão seguinte. Eu dizia "rua tal..." e respondiam-me "travessa? lugar?"... Só faltaram-me perguntar o tamanho de sapatos que o senhor vestia ou se estava a chover ou fazer frio... Pouca ou nenhuma importância deram às condições físicas do senhor, que eu tentava descrever e a cada momento era interrompida com uma questão "non sense" como se nada tivessem percebido do que eu tinha dito antes. Há que se preparar essas pessoas para um atendimento telefónico realmente objectivo, mas respeitoso para com aqueles que estão apenas em busca de um socorro imediato.
 
Boaa noite sr Doutor Enfermeiro !O meu nome é luis Santos Sou tripulante de ambulancia de socorro com muito orgulho e
Já a algum tempo que sigo as suas trocas de galhardetes entre TAS E TAE !
Será que nao está na hora de TODOS pararem e se juntarem para defenirem as funçoes de cada um?
os TOTE os TAE e os TAS têm formaçao especifica para o que fazem tal como os enfermeiros que atendem o linha saude24 que depois de tantas pergntas o que fazem é enviar um fax para o hospital e dizerem ao contactante para ir ao hospital ! O que se passouem relaçao a esta chamada qunato a mim a grande responsabilidade é da medica reguladora que nao deu relevancia aos sinais e sintomas! Falhas todos temos ! Gostava tambem que viesse a publico as más praticas de alguns medicos e enfermeiros porque tambem as ha ! Ninguem é perfeito e nao vos tiro o vosso valor estudaram 4 anos fizeram trabalhos de investigaçao estagios etc etc e dou valor a isso , nos TAS so temos 6 semanas de formaçao com muita pena minha, mas se fosse preciso 4 anos eram 4 anos!
Para terminar digo que bom e maus profissionais ha em todo lado seja onde for sejam enfermeiros ou TAE e por vezes vimos alguem com farda do inem que diz TAE mas de base têm o curso de enfermagem só que concorreram ao curso de TAE.
Saudações
 
sinceramente eu nao percebo o que tem na cabeça esses enfermeiros que vao trabalhar para TAE...Nao percebo faz-m especie...
 
li atentamente o que foi aqui escrito e venho vos dizer o seguinte.

entrei no inem em 2004... tenho feito todas as formações exigidas para o desempenho da minha função... ja vi enfermeiros e entrar pelo codu e a sair... nessa altura não existiu nenhum benificio em concreto para o desempenho da nossa actividade porque o que lá faziam qualquer pessoa o consegue fazer... dizer "transportem ao Hospital" cheguei a ter situações em que o enfermeiro me perguntou se queria ajuda telefonica para fazer SBV... epa ironico mesmo... será que estes senhores se esquecem que so a pouco tempo é que aprendem isso nas escolas!?

depois começou a historia da carreira! carreira para ca, carreira para la e ainda não vejo a luz ao fundo do tunel...

sobre esta noticia questiono!?

Será que o enfermeiro é um ser que não comete erros!? que não se engana!? que não falha em nada mesmo nada!?

certamente que erra e não é pouco é só ver os incidentes!! existem os publicos que saem na comunicação social e os outros que nem aparecem..

Meus amigos nos TAE'S não estamos a tirar o lugar a ninguém... apenas queremos aprender mais e fazer mais... porque o que esta aqui em causa é diminuir a dor e o sofrimento de quem mais precisa!

Agora pensem o seguinte se voces chegaram onde chegaram dentro dos hospitais porque é que na rua não podemos aprender mais, fazer mais e melhor?!
 
O que teem os TAE a ver com isto???? lolololol
 
Porque ou es burro ou es ignorante. Contrato. Ordenado certo. ADSE. Função Pública. Ministério da Saúde. Organismo com elevado reconhecimento público. Mas acima de tudo porque é uma excelente alternativa ao DESEMPREGO, quando existem contas para pagar. Acorda, meu caro.
 
Pergunta, vao os enfermeiros ou será que vão os auxiliares? Pois falar é fácil.


 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!