quinta-feira, janeiro 03, 2013

Conclusões médicas.

.
Este estudo é da autoria de Médicos (publicado na prestigiada Revista The Lancet). A conclusão é deles, não é minha. Fica, portanto, afastada a hipótese corporativista e laudatória. Perante isto, que ilações se podem extrair?podem ser acusados. As evidências são claras.

Comments:
Vai haver invejosos a dizer que isto é fake, e que tem erros disto e daquilo... Mas enfim, o pior cego é aquele que não quer ver... Aos poucos nós vamos ganhando terreno e é isso que nos deve motivar.
 
Que argumento haverá agora contra?
 
É por estas e por outras que este blog é uma palhaçada.

The study found: 'Nurse practitioners provided better care than junior doctors.'

Almost all doctors in an A&E department are junior staff who have worked there for only a short time, whereas nurses are more likely to have seen and done it all.

Conclusão, acha o sr. DE uma grande proeza comparar-se enfermeiros com 30 anos de SU, com Médicos recém licenciados?!?! E mesmo assim, a diferença foi de apenas 2%???? E apenas relativo a "minor injuries"?!?!

Que circo, e ainda há quem o siga fielmente...

Se tivesse um pingo de vergonha na cara, colocava o artigo ou link completo, para que os seus pares, que tão facilmente caem na esparrela, pudessem ao menos ter algum sentido critico. Mas assim se vê a "massa critica" da enfermagem.

Ps: EE.LCA vais ganhando terreno?? Deve ser na EPH, só pode...
 
Tenham calma! O artigo compara enfermeiros (desde o inexperiente ao mais experiente) com junior doctors (médicos com pouca experiência ou recém licenciados).

Falta, por exemplo esta parte: "Almost all doctors in an A&E department are junior staff who have worked there for only a short time, whereas nurses are more likely to have seen and done it all".

Não vamos dar o passo maior que a perna não é Doutor Enfermeiro? Há uns tempos atrás o sôtor enfermeiro falava em sustentar as suas ideias e tal, com provas e evidências e que os outros falavam sem ter argumentos. (Que é como quem diz, o Doutor Enfermeiro tem sempre razão e os outros são uns iletrados.)

Pois é. Assim se vê a sua argumentação. Pega num texto, e selecciona o que lhe interessa. Ocultou foi a parte mais interessante. Escolheu a parte que lhe interessou para vangloriar a enfermagem. Só faltou o resto não é?
 
Desde quando é que os enfermeiros não tem uma atitude corporativa?
Porque é que não fazem um estudo em Portugal, procurar um estudo que agrade à corporação de enfermagem é fácil, fazer um é que é difícil.....
 
Desde quando é que os enfermeiros não tem uma atitude corporativa?
Porque é que não fazem um estudo em Portugal, procurar um estudo que agrade à corporação de enfermagem é fácil, fazer um é que é difícil.....
 
O estudo compara médicos recém licenciados vs enfermeiros com anos de experiência nos A&E services.

Mesmo assim, pese embora a enorme diferença de experiência, há uma diferença de apenas 2% (!!!!) e só relacionado com "minor injuries", entre os dois grupos...

A unica conclusão a tirar, sr. DE, é que alem deste blog ser cada vez mais uma aldrabice que so serve para fomentar guerras entre profissionais, tal como o próprio estudo conclui, por todas as razão e mais algumas, os Médicos serão sempre Médicos, e não podem nem devem ser substituídos por outros profissionais, menos habilitados...
 
Não vejo assim tão grande problema. Muitos enfermeiros comparados têm tantos anos de exercício como os médicos aqui em questão...
 
Neste artigo o dr enf tornou a ser inteligentíssimo. fartei-me de pensar como é que ele daria ênfase a um estudo com algumas fragilidades e acho que já percebi. foi uma jogada de mestre DE...
 
Caro Dr Enf, tem que argumentar de forma mais sólida, pois assim toca o ridículo e chega a atingir a humilhação própria.
Lanço mais um desafio, depois de lhe indicar a obra do Enf Amendoeira (docente em Setúbal e estimado amigo), publique estes estudos na integra, talvez a determinada altura seja referido que a evidência demonstra que os enfermeiros têm os olhos mais bonitos que os médicos e assim, este torna-se o grande argumento (baseado na evidencia (!)) para que os enfermeiros comecem a assistir a partos; calma, nem a todos, só aos mais simples, porque aos outros vamos chamar o obstetra... não é assim, enf do norte?
 
Como alguém pode ser inteligente ao comparar alhos com bugalhos?
 
Senhor Enfermeiro (Para mim não é Doutor , nem com "D" maiúsculo nem "d" minúsculo), este foi o maior tiro no pé que você deu na história do meu seguimento no seu blog, que frequento admito, para me regozijar com as suas "aventuras" na "quest" de se comparar a um grupo de indivíduos claramente mais dotados de conhecimento do que você. PONTO FINAL
Se fosse mais homenzinho (com "h" minúsculo) colocaria o artigo completo e não este excerto adulterado e propício a induzir em erro.
Há muito que gostava de lhe fazer uma pergunta, já que diz que os "nurses do it better" consegue-me explicar o porque detalhado de se recomendar aspirina a doentes que sofreram um enfarte do miocárdio, ou até porque se utilizam os bloqueadores beta?
Gostava de saber a sua resposta fundamentada no que aprendeu na escola de enfermagem em que andou (portanto sem fazer uma visitinha ao google ou ao wikipedia).
 
Ó doutormédico não precisas vir ao blog se tanta impressão te dá? Ou ainda nãi faltou a net por aí em Lafões? Então, o ambiente tem sido bom? Muito calor nas orelhas? Desliga o ar quente. Ou ficas aí na fria Covilhã já que gostas tanto de passear a vaidade mas não tanto de estudar. Talvez ajude, senão pedes à Enfª Chefe que te sopre. Ela até um empurrãozinho te dá vê lá. É puro afecto de tão bom rapaz que és.
 
anatomia de mérdico disse: "para que os enfermeiros comecem a assistir a partos; calma, nem a todos, só aos mais simples, porque aos outros vamos chamar o obstetra... não é assim, enf do norte?"


Não, chama-se o Obstetra para os partos difíceis.
De resto, fica tudo a cargo do parteiro. Sabe que nos paises ditos "avançados", por vezes o Obstetra só vê mãe e criança uns bons meses após o parto.
Aqui, o que interessa é cesarianas a dar com um pau!E o dinheiro para alimentar privados.

Diga-me: é o que lhe ensinam em Coimbra ou no meio do monte? =)
que os enfermeiros parteiros são uns vigaristas? Uns xamãs da idade média que insistem no parto o mais natural possível, e evitar também o quanto possivel, a "faca"? Só para se dizerem importantes...
aiai projecto de médico... corporativismo ainda de berço, sim senhor.




 
"" Há muito que gostava de lhe fazer uma pergunta, já que diz que os "nurses do it better" consegue-me explicar o porque detalhado de se recomendar aspirina a doentes que sofreram um enfarte do miocárdio, ou até porque se utilizam os bloqueadores beta?""

...Ou se calhar até recomendar que beba um copito de vinho, coma um chocolatito de quando em vez, que faça algum desporto aeróbico simples, que tenha cuidados quando for fazer amor e não se exaltar, que suba escadas com calma, que lhe dê no peixe e no azeitinho....

É que cuidados de saúde, ou mais precisamente de enfermagem, não se focam só nos fármacos; a prevenção, mais que o remedeio, é um pilar da enfermagem =)

 
Um Blog dee é um Enfermeiro que é mais (mal) frequentado por TAES e SÔTORES.
Epá! Larguem o osso. Já sabemos que os TAES são muito bons e que querem ficar com a tachada do Pré-Hospitalar e estão sentados nos CODUS a arranjar desculpas para não se enviarem ambulâncias aos enfartes e por aí fora....
Os médicos, também já sabemos o que andam a fazer (alguns, não todos). Principalmente no Estado... Em S.João fogem do Bloco como o Diabo da Cruz, a ver se chega rápido a Hora do Almoço para irem operar ao Privado, mas Também poderia dizer Santa Maria e por aí fora...

TODOS Vós, lembrem-se... os vossos ultimos momentos serão muito provavelmente acompanhados por um enfermeiro que está sozinho no turno da noite com mais 20 doentes para tratar... É mesmo assim que querem tratar que um dia vai lá estar à vossa espera...

Vou contar-vos uma historia rápida...

À algum tempo, um médico que trabalhava comigo teve uma doença oncológica e foi internado...
Quem acham que o visitou mais vezes, teriam sido os colegas doutores....??? Não... Foram os Enfermeiros colegas do seu serviço que o visitavam mais regularmente para dar "força, ânimo, esperança" até ao ultimo dia....
 
É natural que os enfermeiros sejam melhores no que fazem e o façam com menos erros, pois o seu trabalho é mais simples, exige menos técnica e conhecimentos... dah!
 
"Minor-injury care by nurse practitioners or junior doctors"

Ou seja, os médicos maçaricos acabados de sair da faculdade são apenas 2% piores que enfermeiros em topo de carreira, nas LESÕES MENORES. Nas restantes, os enfermeiros experientes são piores.

Conclusão: é expectável que médicos com os mesmos anos de exercício que esses enfermeiros do SU sejam melhores em tudo.

Isto é uma palhaçada pegada.


 
"Perante isto, que ilações se podem extrair?podem ser acusados. As evidências são claras."

Que tu és burro.
 
Acho que as pessoas - em especial estudantes de medicina que vêm roncar para o blogue - que o que interessa sobretudo, é que foram médicos a admitir que podem ser "piores" ou menos aptos que enfermeiros.
É que aqui, e em muitos sítios, toma-se a ideia que médicos sabem sempre mais e melhor que enfermeiros, só por serem o que são.
Custa admitir que não se sabe tão bem ou menos bem que um Enfermeiro?
Pensai lá roncões.
 
Anónimo de 09.57, porque são mais dotados que o Dr. Enfermeiro?
São cruzados com cavalos ou assim??
Você, concerteza que deve ser, com mula, burro, urso ou parecido.
Por isso que nem animal com "A" grande você merece.
 
"Anónimo disse...
Senhor Enfermeiro (Para mim não é Doutor , nem com "D" maiúsculo nem "d" minúsculo), este foi o maior tiro no pé que você deu na história do meu seguimento no seu blog, que frequento admito, para me regozijar com as suas "aventuras" na "quest" de se comparar a um grupo de indivíduos claramente mais dotados de conhecimento do que você. PONTO FINAL
Se fosse mais homenzinho (com "h" minúsculo) colocaria o artigo completo e não este excerto adulterado e propício a induzir em erro.
Há muito que gostava de lhe fazer uma pergunta, já que diz que os "nurses do it better" consegue-me explicar o porque detalhado de se recomendar aspirina a doentes que sofreram um enfarte do miocárdio, ou até porque se utilizam os bloqueadores beta?"



Agora com essa da aspirina é que arruinaste aqui o blog do senhor enfermeirinho ahahaha
 
"Enfº do Norte disse...
"" Há muito que gostava de lhe fazer uma pergunta, já que diz que os "nurses do it better" consegue-me explicar o porque detalhado de se recomendar aspirina a doentes que sofreram um enfarte do miocárdio, ou até porque se utilizam os bloqueadores beta?""

...Ou se calhar até recomendar que beba um copito de vinho, coma um chocolatito de quando em vez, que faça algum desporto aeróbico simples, que tenha cuidados quando for fazer amor e não se exaltar, que suba escadas com calma, que lhe dê no peixe e no azeitinho....

É que cuidados de saúde, ou mais precisamente de enfermagem, não se focam só nos fármacos; a prevenção, mais que o remedeio, é um pilar da enfermagem =)"


Só me leva a crer que vocês enfermeiros não passam de máquinas sem capacidade de raciocínio lógico, pois de certo nao me sabe explicar o porque do "chocolatinho", o porque do "peixinho", o porque , o porque , o PORQUE no geral. Fazer é com vocês, pensar é que já é com os médicos, e mesmo assim vocês querem ser melhores do que eles.
Enfermeiro do Norte e arredores, vá lá "cuidar" dos seus doentes com copinhos de vinho e pomadas que há gente com mais conhecimento a cuidar males maiores. Se tirou o curso de enfermagem teve uma cadeira chamada Fisiologia concerteza, portanto compreendo que saiba responder à pergunta feita pelo anónimo de uma maneira mais elegante e menos "pseudo-intelectual" digo eu.

PS: já conheço bem a sua técnica de resposta a este tipo de comentários, por isso peço-lhe que se prive dos típicos comentários alusivos ao quão inveja eu tenho, o quão campestre sou, o quão egocêntricos são os médicos... etc, e se concentrasse a responder direito a este comentário. Secalhar vai ser desta que vou ler um comentário seu em condições.
Cumprimentos
 
Há médicos e médicos. Há enfermeiros e enfermeiros.

... O que eu desconfio é que os enfermeiros sabem muitas coisas.

O que é certo é que, com as capacidades que os imberbes estudantes de medicina ou os ressabiados médicos AQUI pretendem fazer crer que um enfermeiro tem, talvez um dos doentes de quem cuidei hoje tivesse papado a metformina 850 às 9h e outra igualinha às 12h, ou então levado com a solução de nistatina com lidocaína por via endovenosa. Ah! Ia-me esquecendo... No outro dia também tinha dado uma amarguinha ao doente que entrou com um AVC porque era ansiedade...

É pá, desculpem lá mas há muita coisa que se não fosse filtrada pelos enfermeiros era muito mau mesmo. Os médicos de hoje não são, nem de perto nem de longe, comparáveis, em atenção e responsabiliadde, aos Séniores que, podem ser muito Srs Professores mas não dão as calinadas que agora são o nosso dia a dia.

Não sei que m**`**a de cursos de medicina fazem que, já no internato são autênticas nódoas e fazem perguntas que assustam. Só tenho pena de não apanhar uns quantos pelo caminho que os punha na linha! E em sentido!

cumps


A verdade é que a enfermagem "filtra" muita escória e mal dos doentes se assim não fosse.

 
Se quer ser sério, coloque o link para a notícia completa - http://www.guardian.co.uk/uk/1999/oct/17/anthonybrowne.theobserver2

Corporativista é o senhor.
 
"PS: já conheço bem a sua técnica de resposta a este tipo de comentários, por isso peço-lhe que se prive dos típicos comentários alusivos ao quão inveja eu tenho, o quão campestre sou, o quão egocêntricos são os médicos... etc, e se concentrasse a responder direito a este comentário. Secalhar vai ser desta que vou ler um comentário seu em condições.
Cumprimentos"

O enf do norte costuma é responder com base no talibã, é que deve ter um caso amoroso mal resolvido com este das beiras, deve ser tipo um triangulo amoroso entre as beiras e o norte, com nupcias na covilha LOL
 
DE, antes de mais, agradeço-lhe com toda a sinceridade este genial post. Genial por uma simples razão, normalmente considero genial toda e qualquer coisa que me faça rir por mais de 5 min. Foi o que sucedeu, e agradeço-lhe uma vez mais. Então o "doutor", o apologista da argumentação sólida, o apaixonado pelo raciocínio lógico, enfim, o defensor da proficiência intelectual, então o "doutor", dizia, apresenta um artigo (confiante que ninguém desmascaria o embuste) em que a conclusão a que efectivamente se chega é que os enfermeiros já com larga experiência cometem erros em apenas menos 2% dos casos comparativamente com médicos acabadinhos de sair da escola?? Hilariante!! Meu caro, das duas, certamente uma: ou se trata de uma brincadeira (genial, como já lhe disse), ou o blog foi "hackeado" por algum malfeitor com o intuito de fazê-lo passar por vexame e auto-humilhação, se de facto foi esta última hipótese que sucedeu, parabéns ao tirano informático, foi bem sucedido.
 
Meus senhores,

o que, porventura, teve qualidade para ser publicado numa das melhores revistas científicas do mundo, não reúnde critérios de qualidade para alguns ilustres comentadores. Passou fino crivo de vários de um conselho científico e técnico com inúmeros experts, mas não passa o de alguns comentadores, que acharam que tinham encontrado uma enfermidade: uma grande incompatibilidade comparativa, o que colocava em causa a idoneidade deste estudo. Não coloca.

Obviamente, esta publicação não inocente.

Em primeiro, como seria lógico o estudo compara algumas "tarefas" comuns entre as duas classes. Se quer comparar, ter que ser algo comum. Ou não?!

Não estava em causa a experiência, mas sim que executava as referidas tarefas. Em lado algum refere que os Nurse Practinioners tinham muita experiência? Não. Posso presumir que os recém-formados também foram englobados no estudo!!
Portanto, o estudo está bem feito e é claro.

Mas, se os meus caros querem estudos de experiência profissional comprovadamente nivelada, então temos muitos.
Há bem pouco tempo, um abrangente estudo norte-americano revelou que os Enfemeriros Anestesistas prestam cuidados tão "bons" como os Anestesistas, que lhes valeu em tribunal uma estrondosa vitória num processo movido pelos Médicos. Os Enfermeiros venceram (e muito bem!) com recurso a uma fundamentação sólida e evidências sustentadas. E assim, conquistaram a independência de exercício. Simplesmente, em muitos estados americanos, os Enfermeiros laboram sem Médico. Existem instituições sem Anestesistas, apenas Enfermeiros Anestesistas.

Também um grande estudo inglês que demonstra que os Enfermeiros prescrevem tão bem quanto os Médicos. E, se reflectirem bem, são comparados GP's com enorme experiência prescritiva versus Enfermeiros com menos experiência (uma vez que a possibilidade prescritiva existe há relativamente pouco tempo). Mesmo assim, os Enfermeiros revelam-se excelentes!

Dizia, lá atrás, um comentador, que presumo ser Enfermeiro, que esta publicação não era inocente. E não é, de facto. Então temos por aqui um largo rol de manifestantes contra este estudo (por este comparar Enfermeiros com "Junior Doctors"), quando na sua revista, a Ordem dos Médicos apresenta um estudo que acusa os Enfermeiros de ter piores indicadores na saúde materna e obstétrica (quando comparando com Obstetras)... curioso, é que o mesmo compara Obstetras experientes com Enfermeiros menos experientes!!!! A sorte é madrasta, meus senhores!
 
OS ENFERMEIROS NÃO POSSUEM CONHECIMENTOS DE LONGE PARA MEDICAR LOOOOL
 
"OS ENFERMEIROS NÃO POSSUEM CONHECIMENTOS DE LONGE PARA MEDICAR LOOOOL"

Nos países onde prescrevem a formação é adequada. Conclusão: os e-s-t-u-d-o-s dizem que não cometem mais erros do que os Médicos.
 
"Anónimo disse...
"OS ENFERMEIROS NÃO POSSUEM CONHECIMENTOS DE LONGE PARA MEDICAR LOOOOL"

Nos países onde prescrevem a formação é adequada. Conclusão: os e-s-t-u-d-o-s dizem que não cometem mais erros do que os Médicos."


não sei se lá fora são adequados ou não.
AQUI EM PORTUGAL não são, portanto tem de admitir que delegar o acto de prescrever a um enfermeiro è atrocioso.
 
Em algum lado mencionei que o estudo foi realizado em Portugal ou que poderia ser extrapolado de forma válida para Portugal?

Quando em Portugal os Enfermeiros prescrevem (sim, porque é uma questão de tempo), haverá, certamente, um reajuste formativo e certificação da competência. Portanto, pacífico.
 
"Quando em Portugal os Enfermeiros prescrevem (sim, porque é uma questão de tempo), haverá, certamente, um reajuste formativo e certificação da competência. Portanto, pacífico."

O "reajuste formativo e certificação da competência" chama-se curso de medicina tal e qual como é leccionado neste momento. O conhecimento científico necessário para um acto de prescrição não se ganha num "reajuste formativo" meu caro, mas na frequência de cadeiras como Bioquimica, Fisiologia, Biologia Celular e Molecular, Histologia, Patologia, Farmacologia entre outras (muitas delas leccionadas em cursos actuais de enfermagem, mas a questão é, serão suficientemente profundas, serão eficazes na percepção de todos os algoritmos que um fármaco irá despoletar? A minha resposta é, NÃO. Uma das grandes diferenças entre os dois cursos é esta carga cientifica que nos dá legitimidade para fazer algo como medicar. Por muito que chore e que escreva no seu blog todas as suas revoltas, nunca vai ter argumentação face ao quão impossivel é adaptar o curso de enfermagem para o acto de prescrever, pois para isso, repito, seria necessário quase a totalidade de um curso de medicina.
 
"Doutor Enfermeiro disse...
Em algum lado mencionei que o estudo foi realizado em Portugal ou que poderia ser extrapolado de forma válida para Portugal? "


CLARO QUE FEZ. Ao publicar o texto é isso mesmo que afirma. Se não pretendesse extrapolar para a realidade Portuguesa tinha claramente sido mais explicito.
 
" portanto tem de admitir que delegar o acto de prescrever a um enfermeiro è atrocioso."


:) os SOS's... o que são? Não fica ao critérios dos Enfermeiros quando os prescrever e administrar? :)
Não diga mais nada, caro.
 
":) os SOS's... o que são? Não fica ao critérios dos Enfermeiros quando os prescrever e administrar? :)
Não diga mais nada, caro."

Se considerar SOS's como a totalidade do acto de prescrever muito bem, tem toda a razão. Prescrevam quantos SOS's acharem necessários
 
Não, não mencionei. Espero que saiba ler e interpretar.

Relativamente à prescrição, volto a referir: se o meu caro tivesse razão, as evidências confirmar-lha-ia, certo? Mas não confirmam. E são claras: os enfermeiros prescrevem tão bem quanto os médicos! Estão publicados em inúmeras revistas indexadas e prestigiadas! O Netherlands Institute for Health Services Research tem um slogan muito simples: "A pill from the nurse is just as safe as a pill from the doctor" (http://doutorenfermeiro.blogspot.pt/2008/12/porque-que-holanda-tem-um-dos-melhores.html)
 
Conclusões de um estudo holandês: ""The clinical outcomes are just as good when nurses are the ones writing out the prescriptions. And with regard to the quality of the care provided, patients experience this as being the same or even better""!
 
"Doutor Enfermeiro disse...
Não, não mencionei. Espero que saiba ler e interpretar.

Relativamente à prescrição, volto a referir: se o meu caro tivesse razão, as evidências confirmar-lhas-ia, certo? Mas não confirmam. E são claras: os enfermeiros prescrevem tão bem quanto os médicos! Estão publicados em inúmeras revistas indexadas e prestigiadas! O Netherlands Institute for Health Services Research têm um slogan muito simples: "A pill from the nurse is just as safe as a pill from the doctor" (http://doutorenfermeiro.blogspot.pt/2008/12/porque-que-holanda-tem-um-dos-melhores.html)"


Sei ler e interpretar muito bem graças a Deus. Ao afirmar "A conclusão é deles, não é minha. Fica, portanto, afastada a hipótese corporativista e laudatória. Perante isto, que ilações se podem extrair?" está claramente a transpor a afirmação para a realidade Portuguesa. Se não foi assim qual o seu objectivo com este post? Se compara realidades diferentes de Portugal, pode ser que os cursos de enfermagem LÁ FORA sejam melhor dados do que cá. Mas isso não faz sentido a partir do momento que estamos a falar de contextos completamente diferentes. Como pode afirmar "A conclusão é deles, não é minha" quando em PORTUGAL isto não se verifica?
 
"Doutor Enfermeiro disse...
Conclusões de um estudo holandês: ""The clinical outcomes are just as good when nurses are the ones writing out the prescriptions. And with regard to the quality of the care provided, patients experience this as being the same or even better""!"


Arranje-me um estudo que diga essas mesmas palavras em Português meu caro... NÃO ARRANJA.
Qual é o sentido de dizer que os enfermeiros são melhores que os médicos quando compara países diferentes do seu, com ensinos diferentes do seu, mentalidades diferentes do seu?
Se fosse verdadeiro a si mesmo dizia: OS ENFERMEIROS LÁ FORA TÊM MAIS CAPACIDADE DO QUE OS MÉDICOS, MAS CÁ DENTRO (EM PORTGAL PORTANTO) NÃO TÊM.
Se me dissesse isso (aliás, sugiro que acrescente isso no seu post) eu não teria mais por onde pegar.
 
Em tempos Copérnico enfrentou o mesmo problema. Apesar das crescentes evidências, ainda existiram pessoas com crenças baseadas em fé, pressupostos e preconceitos.

Quando em muitos países os Enfermeiros começaram a prescrever, vários Médicos anunciaram o fim do mundo! Volvidos vários anos, as evidência estão do lado dos Enfermeiros! Mais: em vários países os Enfermeiros já não se limitam a uma lista de fármacos! Prescrevem de forma independente qualquer fármaco!
 
"Arranje-me um estudo que diga essas mesmas palavras em Português meu caro... NÃO ARRANJA."


É óbvio que não arranjo estudos portugueses, amigo! Se os Enfermeiros em Portugal ainda não prescrevem, como quer que existam estudos? O que se faz são previsões de evolução da profissão de acordo com experiências de outros países. Portanto, há que reproduzir as condições. Relembro que nos melhores sistemas de saúde do mundo, os Enfermeiros prescrevem... coincidência?!
Isto diz-nos o quê? Que é uma questão de tempo, meu caro. O lobby poderá aguentar a barra algum tempo só...
 
Os seus argumentos são em tudo semelhantes aos dos Médicos americanos no seu processo contra os Enfermeiros Anestesitas! Relembro que os Enfermeiros GANHARAM com base nas evidências!!
 
"Doutor Enfermeiro disse...
"Arranje-me um estudo que diga essas mesmas palavras em Português meu caro... NÃO ARRANJA."


É óbvio que não arranjo estudos portugueses, amigo! Se os Enfermeiros em Portugal ainda não prescrevem, como quer que existam estudos? O que se faz são previsões de evolução da profissão de acordo com experiências de outros países. Portanto, há que reproduzir as condições. Relembro que nos melhores sistemas de saúde do mundo, os Enfermeiros prescrevem... coincidência?!
Isto diz-nos o quê? Que é uma questão de tempo, meu caro. O lobby poderá aguentar a barra algum tempo só..."


Meu caro doutor enfermeiro, cada vez mais me questiono da sua capacidade intelectual, eu estou definitivamente com dificuldades em fazê-lo perceber um conceito muito simples, vou tentar ser um bocado mais "esmiuçado" pois talvez perceba melhor:
O acto de comparar algo é legitimo quando estão em causa vários factores passiveis de ser comparados. A transposição de algo, de uma realidade neste caso, apenas é possivel quando esses factores de comparação são minimamente semelhantes. Caso contrário, o modelo a transpor não funcionará no ambiente discrepante.
Muito bem, isto para dizer o quê? Que por mais que diga que lá fora os enfermeiros medicam e que são melhores do que os médicos (a realidade deles portanto), isso não é passivel de ser comparado com a nossa realidade, pois em Portugal os vários indicadores que se avaliam, tais como a formação, a mentalidade, etc são drasticamente diferentes.
Você não poderá afirmar que A é melhor que B num contexto X e que A é melhor que B num contexto Y. Percebeu? Porque o A e o B em X são diferentes do A e o B em Y.
 
" Doutor Enfermeiro disse...
Os seus argumentos são em tudo semelhantes aos dos Médicos americanos no seu processo contra os Enfermeiros Anestesitas! Relembro que os Enfermeiros GANHARAM com base nas evidências!!"

e você a dar-lhe com estas comparações. é um caso perdido meu caro
 
:)
Não vale a pena discutir muito mais. As evidências estão aí e a realidade caminha a passos cada vez mais largos para elas.
Repare no seu raciocínio no final do seu comentário. Lá atrás escrevi isto: "Portanto, há que reproduzir as condições". Desculpe, mais claro do que isto é impossível.
Uma última vez: os estudos referem-se a realidades exteriores e são positivos. Como tal, podemos pensar em projectar para nós uma realidade semelhante. As evidências apoiar-nos-ão. O sistema de saúde agradecerá: ficará mais ágil dinâmico, acessível, sustentável, e com ganhos mais evidentes em saúde!
 
":)
Não vale a pena discutir muito mais. As evidências estão aí e a realidade caminha a passos cada vez mais largos para elas.
Repare no seu raciocínio no final do seu comentário. Lá atrás escrevi isto: "Portanto, há que reproduzir as condições". Desculpe, mais claro do que isto é impossível.
Uma última vez: os estudos referem-se a realidades exteriores e são positivos. Como tal, podemos pensar em projectar para nós uma realidade semelhante. As evidências apoiar-nos-ão. O sistema de saúde agradecerá: ficará mais ágil dinâmico, acessível, sustentável, e com ganhos mais evidentes em saúde!"


Claro que não vale meu senhor. Consigo não dá para discutir um grande espectro de temas (quando estes fogem à sua área de conforto, e não tem aqui os seus fãs a ajudar a fazer o trabalho chato que é responder a estes "chatos" que vêm para blogues às 2.30 da madrugada). Espero que o tempo lhe traga maturidade e skills e que efectivamente consiga o que deseja. Não tenho problema nenhum que os enfermeiros prescrevam o mesmo, ou até mais que nós. Isto desde que o façam bem e sustentadamente. O benefício é para o doente e isso é que interessa.
Mas mais uma vez lhe digo, que para isso acontecer MUITO terá que mudar. Não se pode delegar algo como isto a não ser que se tenha a certeza que o fazem bem.

Esse conceito de "bem" é que infelizmente não é consensual. Porque aposto que com alguns workshops muitos de vocês já estariam prontos para pegar na caneta e fazer umas borradas.

Muito boa sorte, de verdade.
Cumprimentos
 
O dr Enf derreteu mais um. Deixou o médico sem saída:):):):) você é tao mau dr enf:):):):)
 
""Anónimo disse...

"PS: já conheço bem a sua técnica de resposta a este tipo de comentários, por isso peço-lhe que se prive dos típicos comentários alusivos ao quão inveja eu tenho, o quão campestre sou, o quão egocêntricos são os médicos... etc, e se concentrasse a responder direito a este comentário. Secalhar vai ser desta que vou ler um comentário seu em condições.
Cumprimentos"

O enf do norte costuma é responder com base no talibã, é que deve ter um caso amoroso mal resolvido com este das beiras, deve ser tipo um triangulo amoroso entre as beiras e o norte, com nupcias na covilha LOL
1/06/2013 04:35:00 p.m.""


Calma, que o triângulo não fica pela Covilhã lá com o Antº Santificado das USF, agora vai chegando a Coimbra também =) (tou a chegar perto??...)
O caso de amor, nao ´ºe mal resolvido; parece é que estes estudantes de Medicina, e ainda Enfermeiros, é que têm coisas mal resolvidas.

Antes, diziam mal de médicos e Medicina; agora, dizem mal dos enfermeiros e Enfermagem. E fazem questão de, por insegurança, questões de apêndices anatómicos escusos, infantilidade ou por sociopatia, insistir em vir ao blog DE não para participar, enquanto enfermeiros - que o são - , mas como estudantes de Medicina (pseudo-elitistas), e denegrir a sua profissão e colegas.

Que vergonha... VocÊs é que devem ser os tais casos de terem entrado para enfermagem porque não deu para outra coisa, e agora tratam de projectar as vossas ideias e postura, para cima de tudo o resto ;) É curioso o facto que comprovo: são os antigos enfermeiros que agora estão cursando medicina, que mais dizem mal da enfermagem. Os médicos, de origem, nem se chateiam. e respeitam os enfermeiros, é o que vejo comigo! Conto pelos dedos as vezes que um mérdico me tentou intimidar ou mostrar que "é mais do que eu". Talvez sorte da minha parte? Ou será que os novos médicos, estão a ser enformados numa perspectiva pluridisciplinar, e que afinal, não são os detentores únicos e exclusivos, do saber e do fazer, em Saúde?..

Sou eu que estou mal resolvido, e tenho um gene de ódio inexplicavel a todos os médicos... Não, só aos que se armam ao cag**hão, julgando-se melhores, especiais.

E sim, dei fisiologia, anatomia, biomecânica, histologia..... e dei ciências de Enfermagem, epistemologia, estágios para ser ensinado a Cuidar... enfim, fui bem formado para ser enfermeiro, e não médico. E se for preciso, meto-o ao bolso, quanto à fisiologia que tanto apregoa, quanto mais anatomia =) é, também estudei isso; sim, também posso saber bem melhor disso, que um médico (heresia!!). E não faz de mim seu substituto. Mas sim, igualmente VÁLIDO!

É. Esquece-se que os enfermeiros, também têm capacidades. Não são substitutos de médicos nem o querem ser. Vocês, amigos que estudais medicina e esqueceis a vossa génese - também vos lembrais quando faziam de vocês, de quando em vez, mais diminuidos do que realmente são?
Que pensavam dos médicos ou estudantes, que diziam a vocês, o que dizem agora vocês de nós?? sou eu que estou mal resolvido... ;)

esqueceis a oportunidade de formar e reformar as opiniões dos vossos colegas estudantes, e a respeitar o vossa profissão e curso originais?
Nããã, os enfºs que se f****! Muito agradecido por terem abandonado a minha classe profissional. Agora, deixem-se no vosso canto, metam as provocações de ressabiado e de menino ao saco. Antes que o saco vos meta a vocês..

perdoem o texto, é 2f e os meus dedos estão animados.
e como é ladrar para o ar... até à próxima provocação ; )
até lá, vão-se encher de pulgas!!

 
TAU!

Mais um mérdico (não médico)que foi tombado do seu pseudo-pedestal! :) :)
Então tem mais evidências? Mais provocações de cartolina? É que munições/ evidências não faltam do nosso lado.
A sério, não têm mais nada que fazer que vir para aqui provocar os enfermeiros? Mas pelos vistos são os estudantes e não os profissionais que se dão ao trabalho. Frustrados concerteza, andam a dizer-lhes na escola que os enfermeiros de nada sabem e fazem e que são seus criados, chegam aos serviços e a história é outra.
Aposto que no serviço piam fininho, fininho. Ah pois é!
OhPá vão instigar guerras entre enfermeiros e médicos lá pro Iraque ou bombaim! Isto é que farta! Vão mas é trabalhar e estudar! E lembrem-se de que são os enfermeiros vossos aliados, tal como são os médicos os nossos. Guerras? Já o mundo tem que chegue.
Cumprimentos!



 
Tanta conversa meus caros metam na cabeça que será mesmo uma questão de tempo para o lobby médico cair... nao só pela evolução que se verifica nos restantes paises desenvolvidos como até o governo perceber que com isso o sistema de saude será mais agil e com menos desperdicio de dinheiro público...relativamente a se os Enfermeiros Portugueses estao a altura ou não é outra questao... pergunto aos senhores sera que os Enfermeiros dos outros paises estavam no inicio? claro que nao, foi-lhes dada formação nesse sentido! o que acontecerá cá tambem! a questao aqui é quando o governo decidirá iniciar este processo e nao ceder ao lobby médico porque a partir daí tudo serirá como nos outros paises... esta é a realidade...e tenham a noção que neste campo Portugal esta atrasado decadas relativamente a outros paises e cada vez mais paises estao a aderir a estas praticas por isso duvido muito que sejamos o unico pais onde os Enfermeiros nao vao prescrever.
 
Por acaso é isto que eu admiro no doutorenfermeiro. Consegue por em papel aquilo que se pensa de uma forma muito precisa. Argumenta muito bem. Desarmou logo o comentador.
 
" Anónimo disse...
Por acaso é isto que eu admiro no doutorenfermeiro. Consegue por em papel aquilo que se pensa de uma forma muito precisa. Argumenta muito bem. Desarmou logo o comentador."

Mas você acha de verdade que o dr enf desarmou o comentador? MEU DEUS
 
"E sim, dei fisiologia, anatomia, biomecânica, histologia..... e dei ciências de Enfermagem, epistemologia, estágios para ser ensinado a Cuidar... enfim, fui bem formado para ser enfermeiro, e não médico. E se for preciso, meto-o ao bolso, quanto à fisiologia que tanto apregoa, quanto mais anatomia =) é, também estudei isso; sim, também posso saber bem melhor disso, que um médico (heresia!!). E não faz de mim seu substituto. Mas sim, igualmente VÁLIDO!"

enfermeiro do norte, em que país das maravilhas vive você para afirmar que é igualmente válido a um médico?
 
"And with regard to the quality of the care provided, patients experience this as being the same or even better"

Mas desde quando é que um doente sabe o que medicamento é melhor ou pior para o seu caso?! Hilariante!

 
O melhor sistema de saúde do mundo é o Francês, onde os enfermeiros têm um curso de 3 anos e estão a anos-luz de prescrever seja o que for.
 
Se desarmou?? Só um CEGO e um MENTECAPTO é que vê nem percebe!!! Claro que desarmou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
"O melhor sistema de saúde do mundo é o Francês, onde os enfermeiros têm um curso de 3 anos e estão a anos-luz de prescrever seja o que for."

Esse ranking a que se refere tem como critérios "health, health equality, responsiveness, responsiveness equality, and fair financial contribution", ou seja não reflecte apenas indicadores de qualidade assistencial em saúde.

Posso dizer, por exemplo, que os piores sistemas de saúde do mundo (até já só falo de países do primeiro mundo), são completamente médico-centrados! Portanto...
 
Realmente, o DE sabe como faz as coisas. Conhece a classe a que pertence e sabe que, salvo algumas boas excepções, os enfermeiros se contentam com o que lhes é dado e não querem saber de fontes. Assim, partilham massivamente partes de notícias e isso basta-lhes. É por isso que a enfermagem está no caminho em que está.

O ensino da enfermagem em Portugal não se compara ao ensino destes profissionais a que o DE se pretende comparar quando afirma "A conclusão é deles, não é minha. Fica, portanto, afastada a hipótese corporativista e laudatória. Perante isto, que ilações se podem extrair?". Tal como afirma o seu colega enfermeiro a exercer no Reino Unido, uns comentários mais acima.

Transcrevo partes do abstract acessível a todos quantos pretenderem aceder (sei que não serão muitos, é certo):
"Compared with the rigorous standard of the experienced accident and emergency research registrar, nurse practitioners and junior doctors made clinically important errors in 65 (9·2%) of 704 patients and in 80 (10·7%) of 749 patients, respectively. This difference was not significant."

Conclui-se que:
"Properly trained accident and emergency nurse practitioners, who work within agreed guidelines can provide care for patients with minor injuries that is equal or in some ways better than that provided by junior doctors." Retirado do abstract para que todos possam aceder: http://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(99)02447-2/abstract.
 

A única coisa que o estudo conclui é de que os enfermeiros com experiência são melhores em 2% que médicos sem experiência, e a diferença nem significância tem.

Antes de quererem ser mini-médicos tentem ser mais críticos, deixem de engolir tudo o que vos servem de forma acéfala.
 
" enfermeiro do norte, em que país das maravilhas vive você para afirmar que é igualmente válido a um médico?"

Esquece não dou mais para este peditório..
Por mais que o diga, que és um revoltado frustrado, e que remetes a tua noção de te validares, em jeito de provocações a Enfermeiros (mas só pelo anonimato - que to desfaço num ápice - e pela net).. não adianta, hás-de ser sempre um snob. um elitista.
Até ao dia que isso te dê a volta e te morder no rabo.
bem haja, goodbye.
 
LOL... a maneira como alguns srs drs enfermeiros se vangloriam com esse post é paradigmático... Perante isto, que ilações se podem extrair?
 
"Almost all doctors in an A&E department are junior staff who have worked there for only a short time, whereas nurses are more likely to have seen and done it all"


Meus caros, vocês sabem o que significa "Junior Doctors" em Inglês? Significa o equivalente a INTERNOS DE ANO COMUM, estudantes com experiência quase nula.
Ahahahaha doutr enfermeiro, vá-se encher de moscas, pois das duas uma:
1) ou considerou "junior doctors" como doutores junior, médicos que trabalham à pouco tempo, o que não é verdade, pois estes são internos.
2) ou então pensou que todos os frequentadores deste blog são ignorantes como você e ninguem iria reparar na comparação entre profissionais e estudantes.

AHAHAHAHA PIOR POST DE SEMPRE, afogue-se na sua inveja
 
Anónimo disse...

LOL... a maneira como alguns srs drs enfermeiros se vangloriam com esse post é paradigmático... Perante isto, que ilações se podem extrair?

1/08/2013 11:20:00 a.m.

Que somos tao desprezados em Portugal que qualquer coisinha que nos levante o ego e nos de razao nas nossas revindicaçoes para nos é ouro.
 
Se "Nurses do better" então quando "Nurses are sick" deveriam ser "treated by peers".
 
Em vez de perdermos tempo a tentar explicar porque é que a minha galinha é melhor que a do vizinho e deixar perpetuar esta rivalidade idiota que nada traz de produtivo.
Ambas as classes têm competências diferentes e ambas as classes têm a infelicidade de ter profissionais despreocupados e negligentes, como tal o que deveríamos fazer era tentar colmatar as falhas existentes no nosso sistema de saúde.
Existem equipas multidisciplinares por isso mesmo, não para andarmos aqui a saltar a cerca, a tentar adquirir competências que não são nossas, mas para trabalharmos para o bem das pessoas de quem cuidamos.

Esta rivalidade de classes já pertence ao século passado. Vamos parar com isto e fazer realmente produtivo para o bem comum.
 
Vê-se de longe que o sr enfermeiro não lê muitos artigos nem o sabe fazer. E na mesma situação estão todos os seus fieis súbditos.
 

"não sei se lá fora são adequados ou não.
AQUI EM PORTUGAL não são, portanto tem de admitir que delegar o acto de prescrever a um enfermeiro è atrocioso. "

Bem, ATROCIOSO é esse português mas... nada que os médicos estudantes, que já têm a mania que sabem mais e de tudo que enfermeiros e mesmo os médicos formados, não nos habituem ;)
faz-me lembrar o terrorista Santos.. domina tanto o português como de enfermagem e medicina.
Mas enfim, já fujo do assunto =D (não leves a peito zé, é para te picar ;)

Enfim, os estudos EVIDENCIAM ganhos, na Saúde, para os utentes; do lado dos Enfermeiros.
que mais querem?! o resto, são provocações de meia tigela, força nisso... =P



 
""não sei se lá fora são adequados ou não.
AQUI EM PORTUGAL não são, portanto tem de admitir que delegar o acto de prescrever a um enfermeiro è atrocioso. "

Bem, ATROCIOSO é esse português mas... nada que os médicos estudantes, que já têm a mania que sabem mais e de tudo que enfermeiros e mesmo os médicos formados, não nos habituem ;)
faz-me lembrar o terrorista Santos.. domina tanto o português como de enfermagem e medicina.
Mas enfim, já fujo do assunto =D (não leves a peito zé, é para te picar ;)

Enfim, os estudos EVIDENCIAM ganhos, na Saúde, para os utentes; do lado dos Enfermeiros.
que mais querem?! o resto, são provocações de meia tigela, força nisso... =P"


Claramente típico deste "Zé" Enf. do Norte pegar por erros ortográficos para sustentar os seus comentários. Palminhas para si.
Enfie-se num buraco, você e o ensino de porcaria que é leccionado em enfermagem em Portugal. Se critica o anónimo por ter dado um erro, eu critico-o a si por afirmar que os estudantes de medicina o fazem tambem (embora possa invocar os métodos "alternativos" de acesso à medicina, a maioria dos estudantes são bem mais inteligentes que vocês.) Custa a engolir? Acredito que sim, mas é a realidade.
Não aprecio estas comparações, mas quando as vejo a ser feitas tambem não gosto de as passar em branco.
Que estudos senhor enfermeiro? Que ganhos senhor enfermeiro? Vocês com os seus "conhecimentozinhos" de Anatomia, Fisiologia e Farmaco faziam o que sem os médicos? Adorava conversar consigo pessoalmente sobre este assunto, aposto que levava uma coça e ganhava logo vontade de voltar a estudar :D vá... força nisso
 
" Claramente típico deste "Zé" Enf. do Norte pegar por erros ortográficos para sustentar os seus comentários. Palminhas para si.
Enfie-se num buraco, você e o ensino de porcaria que é leccionado em enfermagem em Portugal "


=D não te cansas??! aiai..
Epá esta faz-me lembrar um desses artistas, o tal zé terrorista das beiras, Santo Assunção padroeiro de Lafões; pródigo em armar-se ao jogral, gelatinoso nas suas opiniões em relação à enfermagem e enfermeiros, medicina e médicos (não é preciso citar outra vez, pois não talibã?).
Não acredito que um indivíduo que dá erros de palmatória, em português, seja mais inteligente do que eu..

Podes acreditar, que médicos me perguntam, sobre anatomia, fisioogia, etc - à falta de google, e na presença de espírito de equipa e respeito, perguntar, não mata! ;)
eu se tenho dúvidas sobre a actuação de um fármaco e efeitos fisiológicos, não perco face em perguntar aos médicos que comigo trabalham, como funciona x e como interage y.
O mesmo acontece com eles, não têm complexos em assumir dúvidas perante os enfermeiros (sorte minha, talvez? é que são jovens, já com outro paradigma de ensino e de trabalho.

mas deve ser porque não são dos tais frustrados que entraram para enfermagem, contrariados, e que queriam antes outra coisa ( sem problema, e que os há, há - mas não projectem a vossa situação para cima dos outros, vale?)- e ao acederem pela porta do cavalo, viram-se para trás, e cospem nos enfermeiros (obrigado pelo respeito já agora!!)).
é caso do j.duarte do icbas, do anatomias, do talibã - tudo enfermeiros que entraram para medicina (assume-se aqui um padrão, ao que parece..).
curioso, de facto.. patológico?.. ridículo?.. a falta de mulher, de vida, de carácter, de confiança, e excesso de vaidade, dão nisto. ok.

É verdade, preciso dos médicos tanto como eles precisam de mim. O binómio de saúde, pauta-se sobretudo por estas duas profissões, e pela cumplicidade que assumem.
deus queira que nunca tenha como colegas médicos gente da tua laia; que tentam escudar a falta de carácter e inteligência emocional, atrás dos cursos e dos títulos =)
mas, a fachada logo cai...

vá, fica lá no teu pedestal, não te abanes muito que ainda cais ;)
um abç

(já agora, e porque não arranjarem um blog para estudantes de medicina, onde podem ventilar a vossa... qq coisa, contra os enfermeiros, mas sem os incomodarem com provocações de caca? se tanto odeiam enfermeiros e enfermagem, porquê insistir em mandar bitaites, aqui??!
curioso, de facto... patológico?..

 
Enfº do Norte disse...
curioso, de facto.. patológico?.. ridículo?.. a falta de mulher, de vida, de carácter, de confiança, e excesso de vaidade, dão nisto. ok.

LOOOOOOOL 20 a zero :D

(já agora, e porque não arranjarem um blog para estudantes de medicina, onde podem ventilar a vossa... qq coisa, contra os enfermeiros, mas sem os incomodarem com provocações de caca? se tanto odeiam enfermeiros e enfermagem, porquê insistir em mandar bitaites, aqui??!
curioso, de facto... patológico?..
vá, fica lá no teu pedestal, não te abanes muito que ainda cais ;)

Sócio és o rei!!! Pena é que eles não desistem, sao como aquelas bacterias multi resistentes, chatas para caraças x)


 
pois, é com boquinhas que voês vão lá. booooa enfermeiro do norte
 

"=D não te cansas??! aiai..
Epá esta faz-me lembrar um desses artistas, o tal zé terrorista das beiras, Santo Assunção padroeiro de Lafões; pródigo em armar-se ao jogral, gelatinoso nas suas opiniões em relação à enfermagem e enfermeiros, medicina e médicos (não é preciso citar outra vez, pois não talibã?).
Não acredito que um indivíduo que dá erros de palmatória, em português, seja mais inteligente do que eu.."

Não, estás enganado e só atestas a tua estupidez e tudo o que aqui é escrito acerca da tua personalidade paranoide.
 
Ó talibã das beiras queres que tambem eu cite as tuas fantasticas asneiras em portugues?
Não é por estares em medicina que és mais inteligente (lol) que qualquer enfermeiro.
Então se pensarmos assim, qualquer médico ou estudante eram mais inteligentes que tu antes de teres entrado na medicina. É isso? :D
Asno!
Deixa-te estar em Arganil a andar de bicicleta, que não sejas atropelado por nenhum trator.
Estupido :D
 
Mais nada, mas o asno já não está em arganil, deixou a enfermagem (graças a Deus) e está a terminar o 5 ano lá na beira baixa. já se acha médico e diz que vai ser cirurgião, por isso já sabem, tentem não ter que ser operados a nada, nem para tirar uma unha encravada :)
 
Nã, o Asno aionda está no 3º ano.
Vão lá à UBI, os colegas dele não o suportam, os da escola e os do trabalho. Por isso é que já correm com ele.
Pode ser que o Enfermeiro Santos Assunção possa tentar ir para uma USF depois do curso feito... ou não! :D
Mas dizem que a antiga chefe de Lafões 1 já lhe fez a folha, é que este blog é muito lido. E nem por estar a infernizar a vida dos colegas enfermeiros, os tais que tiveram o que ele nunca teve, uma cunha por serem bons profissionais e porreiros, que lá entraram na USF, lhe tem ajudado à fantasia USF.
Mas os colegas já lhge descobriram a careca. Os médicos também, que isto de muito mulherio junto já se sabe no que dá, e não acham muita piada já confessaram.
Dizia ele que o que têm é inveja os enfermeirecos e as administrativas. Não é mesmo nojo.
Já agora, o Anatomia de Médico é dos sitios de Viseu também? Devem ser muito íntimos estes dois asnos, partilham a palha de certo.

 
Dr Enfermeiro.

Até pode ter razão.

Agradeço-lhe nesse sentido que me apresente a relação Ordenado Médico/Ordenado Enfermeiro desses países tão evoluídos no público.

Obrigado.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!