quarta-feira, janeiro 02, 2013

Miguel Oliveira da Silva, Presidente do CNECV*: mais competências para os Enfermeiros!

.
Neste caso, como noutros, os Enfermeiros sempre argumentaram com evidências.
________________________________________________
* - Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida

Comments:
Evidencias???

De um individuo em clara guerra com o actual bastonário da OM?!?! Vale de alguma coisa esta simples "opinião"?? Será realmente isenta??
Qualquer biscoito que lhe atiram, vem o DE logo a correr... nem sequer pensa se o biscoito foi realmente atirado, ou simplesmente caiu do bolso roto...

E já agora, "opiniões" já são evidencias??
 
Quais as técnicas dos enfermeiros, li agora no cogitare recomendo
 
""Anónimo disse...

Evidencias???

De um individuo em clara guerra com o actual bastonário da OM?!?! ""


E que tem estar em "guerra" com o bastonário popularucho da OM?
A comissão CNEVC emitiu o seu parecer, implicando a diminuição de prescrição anárquica ( e interesseira) de medicamentos e ECD - é ou não sabido o conluio com laboratórios ou marcas de medicação? Pois é jacaré..!

Quanto aos partos, o interesse dos particulares em venderem à maluca, as cesarianas, é negócio que rende e bem - e isto é bem sabido.

Por isso, é que ceder os partos à natureza, onde os parteiros são exímios em respeitá-la e favorecê-la, dá que falar e pensar - e sobretudo, mais uma vez, impedir a Enfermagem de assumir um papel que lhes pertence. Partos complicados, aí sim, requer Obstetra.

Mas... os interesses corporativistas (que muitos médicos assumem e é o caso deste em entrevista) já são mais dificeis de dissipar.
até ao dia ;)
 
Enf. do Norte

Não lhe reconheço, enquanto enfermeiro, nenhuma capacidade para decidir quais os partos que devem ou não ser seguidos por Obstetra, não lhe cabe nem caberá (esperemos) essa decisão.
Do meu ponto de vista, os cidadãos pagam impostos mais do que suficientes para serem seguidos pelos profissionais mais diferenciados, leia-se Médicos Obstetras, assim como pelos restantes que rodeiam e bem as parturientes sejam enfermeiros, auxiliares, maqueiros etc...

Quanto aos lobbys da classe médica, existem seguramente... Mas, e os da Enfermagem?? É preciso ter muita latosa para vir aqui falar de lobbys de outras classes, quando TODAS as classes tem os seus, e as ordens profissionais são pouco mais que defensoras oficiais desses lobbys... e sim meu caro, enfermagem tem-nos aos montes... Veja lá o caso dos TAEs. Se achar que acessos venosos periféricos, e administrar medicação, é exclusivamente acto de enfermeiros (quando nem sequer é verdade, qualquer Médico sabe e pode fazê-lo obviamente), não será isto também um lobby??o lobby da enfermagem na EPH??
 
De facto este Prof Miguel Oliveira e Silva define-se quando diz que os médicos devem dar mais atenção aos gastos do que à doença e ao doente.
De facto este blog define-se quando critica quem lhe quer usurpar funções (não competencias (!)) e publica este post duma entrevista pobre de conteúdo, em que se torna evidente que há um indivíduo desnorteado e dominado pela angústia de ser bastonário da OM.

Caro enf do norte, tenho prurido em ler o que escreve, pois denota um grande desconhecimento do que lhe é de facto exigido. Por pena e por responsabilidade vou indicar-lhe a obra do Prof José Amdendoeira, enfermeiro e destacada personagem da enfermagem nacional... um verdadeiro exemplo que o Sr enf do norte devia ler, estudar e só depois opinar sobre a sua nobre profissão, talvez isso sim, seja prestar um grande serviço à enfermagem. Não tem que agradecer, faço isto por pena.

 
"Neste caso, como noutros, os Enfermeiros sempre argumentaram com evidências."

O que entende por "evidencias", DrEnf? Espero que não se estaja a referir a estudos de satisfação (!), talvez tb seja melhor ir ler um pouco da obra do Enf Amendoeira.

 
"Por isso, é que ceder os partos à natureza, onde os parteiros são exímios em respeitá-la e favorecê-la, dá que falar e pensar - e sobretudo, mais uma vez, impedir a Enfermagem de assumir um papel que lhes pertence. Partos complicados, aí sim, requer Obstetra. "

Tretas, como de costume!!

Se os enfermeiros querem ser obstetras, então que o façam na plenitude. Ou seja, partos naturais, complicados, assim assim etc!!!

Se não se sentem capazes de garantir com qualidade cuidados as situações graves, porque razão reclamam para si este tema??? Que sentido faz, privar os profissionais devidamente habilitados a realizar todo o tipo de intervenções, de assistirem com o mais elevado grau de diferenciação as grávidas, em prol de uma classe que quer fazer tudo um pouco, mas só as coisas básicas, vá, que o complicado já é demais!! Ridiculo.

Querem administrar medicação, mas so alguma. Querem EPH, cria-se a SIV, porque SAV sozinhos, não podem. Colocam acessos venosos, periféricos, porque centrais é com o Médico. Partos sim sr, mas so os naturais! ECD só alguns, e mesmo esse não fazem ideia como interpretar...enfim
Os eternos "quase médicos!"... que frustrante deve ser...
 
António Ferreira!??? Essa mistura de Sócrates e Vale Azevedo!? Investiguem bem para saber o quão corporativista é esse senhor, nomeadamente no que se refere ao lobie gay... falem do Nuno Gama, do La Féria... enfim... é por isso que o país chegou ao que chegou!
 
" Enf. do Norte

Não lhe reconheço, enquanto enfermeiro, nenhuma capacidade para decidir quais os partos que devem ou não ser seguidos por Obstetra, não lhe cabe nem caberá (esperemos) essa decisão. ""

a mim que tem que caber essa decisão, mas sim aos parteiros, obstetras, sobretudo, à lei e à razão.

Vai dizer-me que os parteiros não têm decisão, competência e autonomia para assistir com qualidade e segurança um parto dito normal?

Que seria do mundo até hoje, nos 250.000 anos desta Humanidade, sem Obstetras e Cesarianas... =D

deixa de olhar para o umbigo jacaré
 
Anonio 1/03/2013 03:44:00 p.m. Es tão ignorante mas tão ignorante que até me faz confusão...mas provavelmente nao tens culpa porque nunca saiste de Portugal para conhecer outras realidades fora de Portugal relativamente a Saude... vai viajar pesquisa e conhece a realidade de outros países antes de dizeres tanta asneira!!! ficaras surpreendido ao descobrires que existem paises onde Enfermeiros executam o SAV autonomamente sem qualquer médico presente, eles proprios executam exames complementares de diagnostico e interpretam, prescrevem e administram medicação por ai a fora...e o mais espantoso é que isso acontece em paises de 1º MUNDO! vais-me agora dizer que em Portugal é que se esta correcto???
pensa lá o porque de este serviço nacional de saude ser tão caro??´um grane motivo é que os médicos querem fazer tudo com vista a encher as suas carteiras!!!Acho graça a ignorantes que falam sem conhecimento de causa e levam cegamente a sua opiniao para a frente!
 

""...Se não se sentem capazes de garantir com qualidade cuidados as situações graves, porque razão reclamam para si este tema??? Que sentido faz, privar os profissionais devidamente habilitados a realizar todo o tipo de intervenções, de assistirem com o mais elevado grau de diferenciação as grávidas, em prol de uma classe que quer fazer tudo um pouco, mas só as coisas básicas""

Oh básico, gravidezes de baixo risco, porque precisam do obstetra, e porque não parir em casa?
Gravidezes de alto risco, já carece do obstetra mas não só! Esqueces dos enfºs parteiros. Também estão no Bloco que engraçado. Ou só lá vez os Cesarianas? (quase 90% de cesarianas em alguns privados, porquê? --> parir por via natural, não dá tanto dinheiro, certo?

Pá a sério. Nem com o Craveiro a respirar-te no lombo te chega?
A Albernaz ainda não disse nada??
Espera...
 
É isso enfermeiro do norte! Quando andavamos nas cavernas não havia obstretas à mama das cesarianas, negócio bem rentável como é sabido, certo anatomia de médico? Foste bem calado, embrulhem!
 
Pois mas pelos vistos, para alguns, o parto natural, é anti-natura !!
hoje em dia, nossa senhora, como não ir parir no hospital, e sobretudo, de cesariana?!!?

 
Isto só vem atestar mais uma vez que o principal entrave á progressão dos Enfermeiros são os próprios Enfermeiros.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!