quinta-feira, fevereiro 28, 2013

Excelente!

(Clicar para ampliar e ler)
.
Esta proposta é apenas a ponta do iceberg das recomendações internacionais:
.
.

Irrita-me quando notícias como estas são intituladas da forma como esta foi. Subverteu tudo o que subjaz à mesma. Todavia, é inteligível qual a contribuição pretendida e a forma como tudo isto entronca na evolução internacional da Enfermagem (perfeitamente sustentado por inúmeros estudos que fizeram desvanecer eventuais dúvidas). 
É uma questão de (re)estabelecer referenciais do exercício profissional dos Enfermeiros, concedendo à profissão toda a abrangência natural que os pressupostos teóricos formulam.
.
Nada tem a ver com "subtituir", mas, ao invés, com a essência da Enfermagem. Esta papel já foi dos Enfermeiros. Só depois vieram os Médicos. 
Partos, outro exemplo. Esse papel é/já foi dos Enfermeiros. Só depois vieram os Médicos. E assim sucessivamente.
.
Recordo-me da introdução da Triagem de Manchester em Portugal e da polémica sobre que deveria ser o triador - o Médico ou o Enfermeiro? 
Este dilema foi resolvido de forma inequívoca e cristalina: em todas as formações e provas os Enfermeiros classificaram-se sempre melhor do que os Médicos. Foi o fim das discussões e das interrogações. Este é um exemplo das tais evidências a que regularmente me refiro.
.
Da Ordem dos Médicos aguardo um apoio efusivo (não é que me interessem muito). 
A julgar pelo apoio do seu Bastonário a técnicos desqualificados noutras áreas, desta feita só pode aplaudir. E relembro que estamos a discutir e a tentar redefinir áreas de actuação entre duas profissões graduadas no ensino superior português.
.
Excelente proposta da Ordem dos Enfermeiros!

Comments:
pois claro... quando se trata de enfermeiros nunca se trata de "substituir"...
 
Agora já está bem a substituição! Mas o aumento das competências não?
 
Recuperar funções que, sempre foram dos enfermeiros.Não se trata de substituir mas desempenhar as funções já á muito desempenhadas por nós e que nos foram retiradas.É este o verdadeiro papel dos enfermeiros.Quando me formei em 1983 tinhamos uma grande autonomia nos Centros de Saúde e é tempo de a recuperar.Força enfermeiros.
 
Não se trata de aumento de competências...
 
O SEP não defende os CIT's...

Sou CIT há 15 anos, com mestrado e doutouramento em curso, e para mim não há:
- 1200€ de salario base, apenas 1020€;
- acesso à categoria de enf principal;
- carreira...

AGORA ANDAM NO CHBA COM REUNÕES... HÁ 15 ANOS QUE ANDO NISTO.

JÁ ME RISQUEI, PORQUE FARTEI-ME DE TANTOS ANOS DE INÉRCIA PAR COM OS CIST´S
 
excelente!
 
Isto é mais TAE's que enfermeiros. Neste caso caros amigos está-se apenas a defenir-se o que já acontece há anos!
Bem diferente de vocês...profissionais de saúde a martelo. Meninos que nunca estudaram...
 
que bom... mais trabalho pelo mesmo ordenado miserável!
 
Esperem que vem ai os argumentos de que o pessoal médico esta a zelar pelos doentes...só nao zelam pelo impostos que pagam....Aplaudo sim senhor ...e até faço o harlen shake se for preciso...
 
É favor nao misturar assuntos, a triagem de Manchester é a simples aplicacao de um algoritmo decisorio, quanto menos se cerebrar melhor!! Admito que por defeito de Formacao um Médico que esteja perante um doente com falta de ar comece logo a tentar fazer um diagnostico e nao aplique Tao bem o algoritmo, agora usar isto como sinonimo de mais CONHECIMENTOS dos Srs enfermeiros vai uma grande distancia.
 
Parece-me que o DE vive num mundo ilusório um pouco desfasado da realidade da enfermagem portuguesa actual. "já foi dos Enfermeiros"... sim, mas de que enfermeiros? Não daqueles que agora constituem a maioria do nosso mercado de trabalho, não não daqueles que só vêm cuidados de higiene à frente, querendo transformar locais de tratamento em locais de banhos, não aqueles que são licenciados e por isso autónomos nas suas decisões... de fazer sempre o que o médico MANDA, que cumprem puras rotinas sem saber sequer porque o fazem, que tratam o doente holisticamente, em todas as suas dimensões, mas se esquecem que ele tem uma doença e o seu principal objectivo é curá-la, não daqueles que tratam o doente de forma muito humana e até abdicam das suas necessidades humanas básicas como comer, ou ir ao wc, pelo bem deste e não dão conta que assim vão perdendo a sua própria humanidade, tornando-se a curto prazo nuns inúteis, não daqueles que têm medo de perder as tarefas indiferenciadas para pessoal auxiliar/técnico e têm também medo de ganhar tarefas mais diferenciadas que acarretam mais responsabilidade e exigem mais conhecimentos, que sabem não possuir...
Eu já perdi a minha esperança numa enfermagem melhor e vejo que a tendência é para piorar.
 
so o ordenado nao é substituido
 
Isto a aplicar-se tal COMO PARECE ESTAR A SER DESENHADO nos centros de saúde será mais um disparate. Será sempre mais trabalho e responsabilidade por menos dinheiro (é um facto). E será mais um obstáculo para o acesso a cuidados de saúde diferenciados. O enfermeiro num CS após a sua triagem terá possibilidade de marcar uma consulta urgente (ou num prazo razoável, tendo por base a situação de cada um)num oftalmologista, num psiquiatra, num gastroenterologista, etc... se sim aplaudo, mas muito provavelmente não. Por isso isto será sempre visto como mais um muro no acesso aos cuidados de saúde. A gestão das doenças crónicas e da saúde das pessoas pode e deve ser da responsabilidade dos enfermeiros, mas o que estão a fazer é empurrarem o que não presta para os enfermeiros, vão estupidamente dar a cara aos utentes pela destruição de um SNS de qualidade. Eu defendo mais autonomia para os enfermeiros, mais especialização e diferenciação, mais responsabilização enquadrada num contexto de cuidados de saúde de qualidade e numa carreira de enfermagem que dignifique as competências dos enfermeiros (não esta carreira absurda). E defendo um acesso muito mais fácil e "liberalizado" aos cuidados de saúde por parte da população. Na escolha dos prestadores de cuidados (enfermeiros, médicos e outros)Qual a necessidade de passar pelo médico de família para marcar uma consulta de pediatria, de oftalmologia, etc... as pessoas não têm formação...então ofereçam essa formação, e aí os enfermeiros têm um papel importante na orientação/gestão da saúde dos indivíduos e famílias. Não se esqueçam que ainda vivemos num país em que há um atraso enorme no diagnóstico precoce de cancro entre outras doenças e onde as pessoas ainda esperam e desesperam por uma cirurgia e por uma consulta ... e vivemos num país envelhecido em que temos uma enorme quantidade de pessoas com necessidade de acompanhamento, vigilância, gestão da sua saúde, da medicação, a necessitar de cuidados de reabilitação, cuidados ao domicílio, etc... e onde a resposta das várias especialidades de enfermagem é fundamental e também tão incipiente...
 
O que é um caso de rotina? é como uma massagem no norte, ou é para chamar o médico e este é que define, já agora quem chama quem? é o enfermeirinho que vem chamar/pedir ao Dr para ir ver a utente????
 
Excelente, mas o ordenado não é justo obviamente.
Os médicos são pagos a preço de ouro por fazer estas funções e nós que iremos executa-las continuaremos com o mesmo ordenado miserável.
Acredito que ainda haja esperança.
 
excelente!... mas e o ordenado?!
 
Mais trabalho e responsabilidade pelo mesmo dinheiro? NÃO, OBRIGADO!
 
Ainda nao peceberam que a unica vantagem em ter o enfermeiro a desempenhar estas tarefas é precisamente ser mais barato??? LOL

E ainda vem aqui inocentes perguntar por aumento de salariio?? É nao ter mesmo noção nenhuma...
 
LProlog concordo plenamente com o que afirma! Cá em Portugal fala-se a boca cheia que temos dos melhores Enfermeiros do Mundo! eu quando me dizem isso fico a pensar se as pessoas sabem o que dizem...provavelmente não conhecem outras realidades onde realmente os Enfermeiros se dedicam a tarefas diferenciadas e que exigem conhecimento e responsabilidade! Por cá o que interessa é higienes, higienes e mais higienes! ou seja somos nos proprios os Enfermeiros que nos colocamos num patamar inferior! apenas queremos tarefas menos diferenciadas...depois como acham que conseguem ter peso a negociar carreiras e aumentos de ordenado? quem negoceia olha para os Enfermeiros como profissionais pouco diferenciados, isto porque, so se preocupam com higienes, higienes e ah mudar fraldas e limpar cus! certa altura vi um comentario aqui de alguem qe dizia quando se trata de nivelar ca em Portugal faz-se sempre por baixo e isso na Enfermagem é bem verdade! Os Enfermeiros cá querem muita coisa mas têm medo que os auxiliares passem a assumir os cuidados de higiene e conforto!do mesmo modo que é um desperdicio de dinheiro os médico realizarem certas tarefas que podem perfeitamente ser realizadas por Enfermeiros tambem é um desperdicio os Enfermeiros realizarem certas tarefas que podem ser muito bem executadas por auxiliares!ser diferenciado é executar tarefas e procedimentos diferenciados nao basicos!É por haver estas mentalidades que a Enfermagem em Portugal nao anda para a frente! Continuem com as higienes que isso é que é trabalho diferenciado e que merece um ordenado elevado!
 
Aí está uma notícia que vai deixar o Doutor Enfermeiro (Belmiro?) muito decepcionado…
http://portadaloja.blogspot.pt/2013/03/o-sistema-convida.html

 
A GUADALUPE COLOU-SE AO PROTESTO QUE INICIOU NA MAC... DIZENDO QUE FALTAM ALGÁLIAS...

ATÉ FALTAM, MAS... ELA JÁ NEM SABE ALGALIAR... ESTÁ HÁ TANTO TEMPO FORA DO HOSPITAL...
 
m
 
Deixem os "casos de rotina" para os enfermeiros, porque no fim, quando a situação, no fim da linha é complexa, eles chamarão o Médico. Acho bem, é necessário colocar os enfermeiros de centro de saúde a justificar aquilo que ganham!
 
Caro Dr. Enf. Este caminho apesar de interessante não é o que irá resolver nenhum dos problemas dos enfermeiros. Esta alteração irá durar cerca de 7 a 10 anos até os médicos começarem a ter excedente de pessoal depois voltará tudo à estaca inicial ou pior. Esta alteração serve apenas para reduzir o trabalho dos médicos e manter a população calma porque a avalanche de pessoas a fugir das taxas nos hospitais está a aumentar. Por fim mais uma vez digo caro Dr Enf o caminho é: Exigir qualidade nas Escolas, quem não a tiver fechar, criar centros de investigação aplicada, fazer parcerias de formação com a universidade, em cursos como biologia, farmácia, medicina, bioquimica. Enquanto a enfermagem se fechar nela própria ocorrerá o oposto da evolução (porque a evolução existe na diversidade e não na homogeneidade) Por favor ouçam-me, não por mim que a enfermagem não tem muito a dar-me, mas pelos jovens coitados que sonham com uma profissão e encontram algo que não sei denominar. Obrigado
 
Aumentam as competências dos Enfermeiros, baixam-lhe os vencimentos e sobem o dos médicos!?

Sejamos lúcidos!!!



 
Alguns Enfermeiros saltam em gáudio perante a notícia, pois vêem ali um caminho para a prescrição e para o diagnóstico. Mas o conteúdo da ideia é "tão somente" colocar os Enfermeiros na participação da gestão de patologias crónicas, o que significa promover e proteger a saúde desses grupos de doentes (e não tratar a doença) e dar-lhes o papel de "health screeners" ou seja, de posto avançado de vigilância do sistema de saúde junto dos seus utentes.
Este papel é de facto um dos pilares da Enfermagem (e não o da prescrição pois esse o médico o faz melhor) e uma das funções mais importantes de qualquer sistema de saúde.
A dificuldade resulta basicamente do facto de uma parte dos Enfermeiros se sentir atraído pelo modelo biomédico, pela receita, pelo exame. É uma questão de escolha: se pelo exercício de uma Enfermagem verdadeira e de alta qualidade, que confira aos cidadãos um sentimento de investimento na sua Saúde efectuado pelo estado, ou se pelo "franchising" de actos médicos avulsos e desconexos, numa lógica "low-cost" dando ao cidadão a ideia de que isto é apenas mais um sintoma Troikicista do desinvestimento do Estado na (sua) saúde.

 
O pré hospitalar sempre foi de técnicos. Só depois vieram os enfermeiros.

I rest my case.
 
Mas que no entanto escrevem "definir-se". Não dão erros de palmatória.
 
Não sei porque razão tantos foguetes! Mesmo que isso venha a acontecer, não é pela nossa importância no sistema, mas apenas poque fica mais barato.
Aqui está a OE a desvalorizar a profissão.
E o DE acha bem verder os nossos cuidados por nada. Esta proposta noutros tempops e nem quero imaginar o que diria.
 
Sr. Anónimo lá de cima, ainda me devem uma explicação sobre o fascínio em torno do acto de prescrição.

Será que existe tanta gente desejosa de rabiscar dosagens, e autografar para o doente levar para casa e emoldurar?

É que até a Tia Maria lá da minha região "prescreve" às amigas o que bem lhe apetece e acha correcto, e nunca andou em guerras para tal.
 
Aprendam alguma coisa útil!
Sem guerras e pelo mesmo objectivo:

http://www.record.xl.pt/multimedia/videos/interior.aspx?content_id=808267&fb_action_ids=3988409443586&fb_action_types=og.likes&fb_source=other_multiline&action_object_map=[581710111842123]&action_type_map=[%22og.likes%22]&action_ref_map=[]
 
sr. morais:

Com certeza...não podia estar mais de acordo!
 
De "doentes crónicos" passou-se para "casos de rotina" e a seguir virá "nos casos de baixa importância": é o down-grading da Enfermagem em pleno funcionamento!
 
Anónimo disse...
O pré hospitalar sempre foi de técnicos. Só depois vieram os enfermeiros.

I rest my case.

3/05/2013 06:42:00 PM



MAs agora são os enfermeiros que estão e ficarão no préhospitalar. Vai estudar!
i rest my case
 
Em todas as formações e provas os Enfermeiros classificaram-se sempre melhor do que os Médicos - LOL. Não sei como tal terá sido possível, a avaliar pelas triagens maravilhosas que fazem!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!