quarta-feira, março 13, 2013

Insónias.

.
As memórias do processo negocial da carreira de Enfermagem ainda me causam insónias. Há coisas que não consigo ultrapassar. Coisas que me causam desconforto intelectual, arrepiando a minha saudável pacificação "interna".
.
O SEP luta, agora, instituição a instituição, pelo (merecido) ajustamento da grelha salarial dos CIT's para os 1201 euros. Coisa que não conseguiu junto da tutela, através da aplicação de uma tabela colectiva obrigatória.
.
O que me atormenta é a (nefasta) recordação que no dia 7 de Setembro de 2009, a Ministério da Saúde propôs 1407,45 euros para o início de carreira dos Enfermeiros. 
Alguns meses depois, o SEP trouxe para "casa" os famigerados 1201 euros. Menos do que a proposta inicial do Governo! É obra!
.
Pelo meio ainda assinou um acordo com a Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (acordo que justificou a retirada da proposta dos 1407 euros por parte da Ministra Ana Jorge), reduzindo os salários dos Enfermeiros do Espírito Santo Saúde! É obra... dupla!

Comments:
dr enfº,

havia um comunicado so SEP em pdf na altura em que falava nessa contraproposta do ministerio da saude mas que eu nunca mais consegui encontrar no site deles. Guardou ou tem acesso a ela? Publique-a aqui ou mande-me por email se tiver enfamf@gmail.com.
abraço.
 
http://www.sep.org.pt/~seporg/images/stories/sep/accaosindical/2010/01/130110confsind.pdf

ora cá está. a proposta do MS na página 2 1407,45e. concerteza que houve um bom motivo para nao aceitarem. Não se esqueçam que todos os sindicatos estavem ao barulho.

 
O SEP é, indiscutivelmente, o grande responsável pela situação miserável em que se encontra a enfermagem.
Esses senhores do SEP deviam ter vergonha pelo imenso mal que fizeram quer aos enfermeiros "do Estado" quer aos enfermeiros dos privados.

Como há ainda enfermeiros iludidos e que por cima ainda pagam quotas a quem mais não tem feito do que os maltratar?
 
Estou totalmente de acordo consigo.
Po esse mesmo motivo deixei de ser sindicalizado e delegado sindical.
 
Quem fez isso devia estar preso, gostava que o DE explicasse melhor o porque dos sindicatos terem deixado fugir/ignorado/recusado esses ja melhorzinhos 1400€

abraço
 
vejo o título do blog doutor enfermeiro, em primeira instancia acho que é um blog que fala bem da profissão que tenta organizar movimento para priorizar os direitos da profissão, mais na verdade o que vejo é um monte de noticia denegrindo ainda mais essa profissão que ninguém sabe ao certo o papel que tem porque os próprios enfermeiros que se dizem senhores do conhecimento não sabem de porra nenhuma, com o perdão da palavra, falo isso porque faço enfermagem eu odeio a minha faculdade e só estou continuando por razões familiares, mas até o final do ano desisto, os alunos não se interessam em aprender novas coisas, só colam nas provas os professores não estimulam pelo contrario só acham defeitos na profissão e ainda os enfermeiros querem brigar pelo espaço dos médicos, eu faço enfermagem a 2 anos e até agora não entendi o que é essa profissão o que faz e pra que serve. Então doutor enfermeiro eu lhe peço se você quer que sua profissão seja valorizada comece primeiro selecionando melhor as noticias do blog porque essas que li só estão me fazendo odiar ainda mais essa profissão.
 
Se é isso que sente e pensa (anonimo das 01:49), faça o favor e a honestidade de não prosseguir com os estudos, pois certamente esta não é a sua vocação
cump,
José Gomes
 
http://www.facebook.com/groups/enferm/permalink/558384510847743/
 
O SEP aceitou baixar dos 1400 para os 1200 porque o ministério não concordava com o desmantelamento das categorias de chefe e supervisor, que o SEP queria destruir, assim chegou-se a um acordo: sep aceitou baixar para os 1200 e o ministério aceitou destruir as categorias de chefe e supervisor... por isso agradeçam à Guadalupe!!! Os chefes ficaram reduzidos a escombros e os ordenados de inicio também...
 
Desde 1999 que o SEP só tem feito asneiras. Primeiro foi não querer que os enf.s que iam fazer a licenciatura fossem posicionados automaticamnet na carreira técnica superior com o vencimento a condizer. Diziam-nos eles (eu na altura era sindicalizado lá e delegado aqui num grande hospital da zona centro),esses dirigentes, que todos vós conhecem ou já ouviram falar que não podiamos ter enfermeiros de 1ª e enf.ºs de 2ª, que uns ganharem mais que outros era uma injustiça, pois todos eram enfº e todos estavam aptos a trabalhar apenas com o bacharelato. Que iria criar divisão e guerras dentro da classe e no proprio sindicato. Respondi que ganhar mais e serem posicionados convenientemente era um incentivo para os colegas fossem fazer a licenciatura com mais motivação. Continuavam com a sua irredutivel teoria e repetiam que não faltava assim tanto tempo para que todos estivessem licenciados (previa-se 5 anos), e que aí todos iriam ser posicionados convenientemente de acordo com a sua formação académica. Como devem compreender abandonei o sindicato 3 anos depois e agora passados cerca de 13 anos estamos como os colegas todos sabem.
Os meus pesames a todos os dirigentes do SEP, pela falta de visão estratégica, coerencia, atitude e honestidade com os colegas
um abraço para alguns bons delegados que tem.
Neste momento há alguém que se aproxima mais das minhas convições sindicais e da minha visão de classe.
Abraço a todo
 
E a ministra ainda foi muito generosa, perante tal calhandrice.
Então vais trabalhar para aquele a 900 e pico euros e para nós queres 1500 e tal. Que negociadores são vocês?!!!! Devem é estar a gozar comigo..........................

 
È urgente outro sindicato que represente os enfermeiros!


Tal como estamos fartos de ver as mesmas caras todos os anos na assembleia da republica e que destruiram o país, é tempo de abandonar toda esta corja de sindicatos e renovar!
 
Também não percebo porque o hospital de coimbra que teve uma leitura honesta da lei procedeu automaticamente ao reposicionamento dos enfermeiros e temos a desonestidade dos outros hospitais em querer pagar o que sendo já por si injusto não procedem à atualização dos salarios e que contribuem para agravar da situação dos enfermeiros e desta injustiça!
 
Também concordo em absoluto de que o SEP foi o grande coveiro da enfermagem, inquestionavelmente responsável pela situação actual de desrespeito e desvalorização dos Enfermeiros.
Todos nos lembramos das posições patéticas do seu líder , nomeadamente sobre o seu cadáver...

 
O SEP acha sempre que faz muito bem e é adorado, mas a verdade é que é amplamente detestado pelos enfermeiros. O curioso é que o SEP anda a travar uma guerra silenciosa com a ordem Porquê ficaram melindrados com a derrota da Augusta
 
Não haja duvida, este blog é mesmo o espelho de "paz interior" LOL
 
Os principais dirigentes e o própio SEP são todos comunistas, quiseram tanta igualdades e só destruíram a carreira , chefes especialistas todos....ordenados ....licenciados....? SEP...RUA....DEMITAM-SE TENHAM CORAGEM,NÃO TENHAM MEDO DE LARGAR O TACHO....

 
A enfermagem registou ao longo das últimas décadas, a começar com a Ministra Leonor Beleza, um
notável progresso, sob diferentes aspectos.
O SEP, em pouco tempo, conseguiu que esse progresso se transformasse em absoluto retrocesso, destruindo não só a carreira como também a autonomia que os enfermeiros levaram anos a conquistar. Veja-se o que fizeram às chefias, não que sejam as próprias chefias a sofrer as consequências, mas sim os próprios enfermeiros, substituindo-as por "coordenadores" que mais não são do que simples seguidores da coordenação médica, de quem passaram a depender. Nos CSP(USF), o SEP teve a arte de transformar os enfermeiros em simples empregados de consultórios.
Foi, de facto,obra.
 
boa noite,

em relação aos CHUC há uma clausula nos contratos dos CIT que obrigatoriamente obrigava os CHUC a fazer essa atualização salarial. Isto já foi confirmado pela própria diretora dos recursos humanos em entrevista. Fica a dúvida se não houvesse essa clausula se eles atualizavam de boa vontade...
mas relacionado com sindicatos e este post dr enfº pq não um projeto novo. Vamos formar um sindicato, com ideias novas, sem filiações partidárias, pelos os enfermeiros e pela enfermagem portuguesa!!!
 
O SEP QUE MUDE DE DENOMINAÇÃO PORQUE DE FACTO NÃO REPRESENTA TODA A CLASSE DOS ENFERMEIROS PORTUGUESES.
 
SEP
Somos
Enrabados
Permanentemente ... e ao que parece até gostam pois continuam no sindicato ...

Complemento de formação
Licenciatura
Horários acrescidos
Carreira
Enfermeiros Especialistas
Chefes
Cortes salariais
Redução de 50 % das horas extraordinárias e horas de qualidade !!!

Irra ... que estes senhores só fazem e fizeram asneira ...
Sr José Carlos Martins e Sra Guadalupe ... vocês são a imagem do pior que pode haver na Enfermagem Portuguesa ...
Por favor ... ide embora e não voltem ...


 
Concordo inteiramente com o anónimo de 3/13/2013 11:26:00 PM.
Também passei pela experiência de trabalhar com delegado sindical do SEP que achava ser uma barbaridade um licenciado poder ganhar mais que um bacharel!
Por estas e outras "luminosas ideias sindicais" é que deixei de ser sócio.

 
Dr Enfermeiro e restantes colegas...isto só lá vai com um candidatura ao sep organizada única e exclusivamente para retirar estes senhores que só nos prejudicam e envergonham..e porque não depois acabar com o sep como sindicato.

 
O SEP não queria licenciados a ganhar mais, mas agora estão todos satisfeitos!....mais um a vez se fez a sua vontade!
Somos todos licenciados a ganhar como bachareis
 
O SEP, enfermeiros Carlos Martins, e Guadalupe - não esquecendo a pior bastonária que a Enfermagem jamais terá, a camarada Augusta: vocês são, pela vasta maioria dos enfermeiros,
DETESTADOS!!!

Horrivel prestação, posições e pensamento anacrónico e estúpido!

Têm medo de largar o tacho?

Medo de oferecer o cadáver prometido???

PIREM-SE!!!!
 
Se tiverem memória o Se , sempre falou em 1500.00€. Foi sempre a medida deste Sindicato.
O enf Azevedo nunca assinou nada abaixo desse valor, logo colegas é necessário união, se o Sep falhou, ninguém tem duvidas, demos força ao SE, sindicaliza te no verdadeiro Sindicato, que tem por lema ,a Enfermagem primeiro.
 
não paguem mais para o ".. só por cima do meu cadáver ..." lembram-se!!!!!!!
 
a questão dos 1400 euros, teve na sua genese o mesmo prurido da Licenciatura!!!
 
O SEP só nos tem dado tristeza...
 
Consulto a pagina do SE com muita frequência e estou prestes a tornar-me sócio deste sindicato,já me desvinculei do SEP por desacordo e destruição da nossa carreira.Como é que o SEP teve a coragem de "assacinar" esta carreira?

 
SEP?? FORA!!!
 
Já estou fora do sindicato Vermelho!...
Eu que até sou do Benfica.
Mudo para o Norte, mas não mudo para o Porto. Adoro o meu Benfica!...
Abraço
 
O facto do SEP pertencer à CGTP não justifica nada de nada. Basta verem o caso da FENPROF e da FNAM que têm uma atitude completamente diferente. Isso das bocas dos vermelhos a mim não me diz nada, conheço gente de sindicatos da CGTP que são militantes de vários partidos e muitos são independentes, mas claro que há muitos também ligados ao PCP.

Mas é também normal que os sindicatos da CGTP de profissões com técnicos superiores/altamente especializados sejam muito mais independentes.

O SEP tomou sempre uma atitude submissa e...francamente ...BURRA! Nivelou tudo sempre por baixo!

Onde já se viu um enfermeiro especialista ter o mesmo vencimento, a mesma categoria que um não especialista...isto é desvalorizar completamente a formação e a especialidade e a enfermagem em si ...

Da mesma forma deviam continuar a existir graduados....

Da mesma forma deviam continuar a existir a categoria de enfermeiro chefe e supervisor, a forma de aceder e de manutenção da função é que poderia ser diferente. Que tal uma eleição ou uma avaliação por concurso público?

Hoje temos uma confusão monumental! Com enfermeiros especialistas e com vários anos de serviço com vencimentos por vezes até inferiores a recém formados. Alguém leva a sério uma profissão assim...

Só há uma solução, que é acabar com esta carreira anedótica, injusta, inexequível, patética, simplista e também por vezes confusa, incoerente.... e fazer uma nova carreira tendo por base ....... a anterior (a qual estava globalmente bem estruturada).

FS
 
SEP? LOL!!

Pagar 1% do meu magro salário para estes sacanas que destruiram a minha carreira? LOL!!

Acreditar em tangas de "greves" de 1 turno e acreditar que estes comunas querem o bem comum? LOL!!

Ir em defesa do SNS com os médicos? LOL!!

Acreditar no cadáver do Martins, esse invertebrado? Ou na Guadalupe? Ou na Maria Augusta? LOOOL!

Só quem por parvoíce ou por tacho, é que dá quase 200euros por ano a estes merdosos....
 
Estes tipos (Augusta, Martins, Guadalupe e demais...) pensavam que os enfermeiros continuavam a "dormir", entretidos com o seu trabalho e não viam que lhes andavam a "comer as papas na cabeça!"
CUIDADO SENHORES QUE O GIGANTE ACORDOU!.... E parece-me que enquanto não puser ordem na casa vai fazer muito "sangue". Esperem para ver!....


 
Não, não, não senhor
Já agora olhem para as cores da pagina do SEP e dos cartazes de rua do PCP, BE!... `
Que interessante: Os portistas começam a adorar vestirem-se de vermelho!...
 
Na verdade os enfermeiros estão descontentes e tem razão para estarem, mas não é de críticas ANÓNIMAS E COBARDES que se constrói a PROFISSÃO de ENFERMAGEM.
A profissão de enfermagem, cabe a todos os ENFERMEIROS e é com confrontos directos ás pessoas em causa, mencionando-lhes os erros e orientando-as com alternativas, opiniões, sugestões, que a mesma pode engrandecer, sair do fosso em que se encontra. Foi o SINDICATO em causa que negociou a carreira? Não foi o Governo do Sócrates que a IMPÔS? O que fizeram os ENFERMEIROS, perante estes factos? ACOBARDARAM-SE. AS MANIFESTAÇÕES NACIONAIS, são para todos, inclusive ENFERMEIROS. Quantos se manifestam? O Sr Manifesta-se? Certamente que não, mas critica!
A sua força identificada é necessária mas não o é detrás das cortinas. O seu comportamento até ao momento e com teor de razão, não presta, porque é um COBARDE!
 
uuuuuuhhhh finalmente este pessoal acordou pra vida!!!! Mas foi preciso tantos anos? Criou-se a ordem e entregou-se a sua gestão à incompetente da Augusta, que se soube servir da ordem em vez de ser ela a servir a ordem... Os sindicatos foi outra palhaçada... só querem cotas para alimentar os seus dirigentes... com o sr. azevedo isto seria diferente, mas como o sr é um individuo do norte e não tem papas na língua, os caros colegas, muito intelectuais que são, nunca aceitaram ser representados por ele, preferindo outras senhoras, que só nos f***ram... Parece que acordaram agora, o germano couto já está na ordem, mas já vi pessoal a reclamar com ele... o homem ainda mal se sentou na cadeira e vocês já querem milagres??? quem é que programou o aumento das cotas da ordem quando o pais estava a entrar em crise e a enfermagem a caminhar a galope para o desemprego? quem é que deixou proliferar escolas e mais escolas, cursos e mais cursos de enfermagem? era mais fácil abrir e licenciar um curso de enfermagem numa qualquer universidade privada do que abrir e licenciar uma tasca numa qualquer esquina de uma rua da capital do império...
 
Vergonhoso esta corja de sindicatos! Rua com eles, venham pessoas com merito e novas!

Um novo sindicato já!

Como em tanto tempo no pelouro, só desgraçaram a nossa profissão!

Um enfermeiro recem licenciado ganhar o mesmo que um enfermeiro com 8, 9 10 anos de profissão????

E já para nao falar nos outros enfermeiros!

Claro que merecem ganhar como lice3nciados, tal como todos os outros enfermeiros!!!!


E se os enfermeiros do publico tem direito a ADSE e ferias porque é que nós não temos????????????????

Discriminação!

Abaixo esta corja e estes decisores que na oposição defendem uma coisa, já no poder compactuam com estas injustiças!

Porque não mostrar as intervenções do PSD e do CDS PP na assembleia da republica quando defendiam a classe de enfermagem?

Hipocrisia é necessária ser denunciada nos media!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!