sexta-feira, abril 12, 2013

Perigo!

.
Recebi vários e-mails de colegas que expressaram sérios receios (e muitas dúvidas), sobre esta comunicação deixada pela Ordem dos Enfermeiros (OE) na sua página oficial: "Ordem dos Enfermeiros preocupada com as alterações à Diretiva 2005/36/CE aprovadas pelo Parlamento Europeu". link
.
Nesta comunicação estão bem patentes as preocupações da OE no domínio europeu com óbvias implicações para o contexto português. Em traços gerais esta Directiva Europeia, prevê um downgrade das qualificações de acesso ao ensino de Enfermagem, permitindo que se possa, também, aceder ao curso possuído apenas o 10º ano de escolaridade (que resultará à posteriori numa formação parcial; uma espécie de vertente vocacional). Isto cisalhará irremediavelmente a classe, dividindo-a em dois níveis. 
Para a esmagadora maioria dos países europeus, poderá não ter repercussões nefastas (uma vez que já possuem mais do que um nível de diferenciação), estabelecendo um percurso de uniformização entre todos os países, que, outrora, definiam os critérios de acesso ao ensino da Enfermagem per si.
.
Quando reflectimos nas consequências da aprovação desta Directiva aplica a Portugal, irrompem receios fundados - entre nós existe (ainda?) apenas um nível formativo de Enfermeiros (não existem técnicos ou auxiliares de Enfermagem). Isto significa que um Enfermeiro de "nível inferior" (que denominação arrepiante!) que se forme no estrangeiro e desejar exercer em Portugal, terá de ser incluído na nossa classe de Enfermagem (apesar das diferenças científicas e técnicas)!!! Tal fragilizará calamitosamente todos os alicerces estruturais da Enfermagem portuguesa!! 
Se raciocinarmos quatro ou cinco passos à frente do plano lógico podemos concluir as intenções desta Directiva!
A esperança reside em três premissas e, em última instância, num instrumento regulador, como forma de regular a anarquia que se estabelecerá.
.
A saber:
.
- no acesso parcial à profissão, está prevista a possibilidade de existência de uma exclusão do acesso parcial, desde que devidamente fundamentada;
.
- a possibilidade de poder ser feito um controlo às competências linguísticas dos profissionais, em prol da defesa da segurança dos doentes e da saúde pública;
.
- a introdução de um mecanismo de alerta para casos de limitação ou inibição da prática profissional e a introdução da obrigatoriedade de desenvolvimento profissional contínuo.
.
Apesar destas três possibilidades - e no cenário actual - o Modelo de Desenvolvimento Profissional (que o Ministério da Saúde teima em não querer regulamentar) será a ferramenta que poderá mitigar os futuras assimetrias e deficiências qualitativas.

Comments:
É aqui que a OE tem que mostrar pulso. ou como o outro que está em moda: há que bater punho!

A enfermagem já está por um fio, terrivelmente fragilizada.
Não se consegue dirimir a persistência do MS em perpetuar uma atitude ora asfixiante, ora negligente, desconsiderando a enfermagem como se tem visto- e parece que não adiantou grabnde coisa em termos um ministro economista e não médico como é tradição - uns continuam a comer, outros a ser comidos...

 

VOCES, ENFERMEIROS PORTUGUESES, QUE SAO DOCTORES E ESTAO TAO ORGULHOSOS DE O TEREM CONSEGUIDO...O QUÉ FAZEM QUE AINDA CONTINUAM A LAVAR DOENTES E FAZEREM CAMAS???...ACHAM LÓGICA ESTA SITUAÇAO? ..... A CONTINUAÇAO ALGUMAS DAS FUNÇOES DAS NOSSAS AUXILIARES EM ESPAÑA,QUE SAO MUITO BEM PREPARADAS PARA SEREM PARTE DAS EQUIPAS DE SAUDE:

1.

Hacer las camas de los enfermos, excepto cuando por su estado le corresponda al Ayudante Técnico Sanitario o Enfermera, ayudando a los mismos en este caso.
2.

Realizar el aseo y limpieza de los enfermos, ayudando al Personal Auxiliar Sanitario Titulado, cuando la situación del enfermo lo requiera.
3.

Llevar las cuñas a los enfermos y retirarlas, teniendo cuidado de su limpieza.
4.

Realizar la limpieza de los carros de curas y de su material.
5.

La recepción de los carros de comida y la distribución de la misma.
6.

Servir las comidas a los enfermos, atendiendo a la colocación y retirada de bandejas, cubiertos y vajilla; entendiéndose que dicha retirada se efectuará por el personal al que corresponda desde la puerta de la habitación de los enfermos.
7.

Dar la comida a los enfermos que no puedan hacerlo por sí mismos, salvo en aquellos casos que requieran cuidados especiales.
8.

Clasificar y ordenar las lencerías de planta a efectos de reposición de ropas y de vestuario, relacionándose con los servicios de lavadero y planta, presenciando la clasificación y recuento de las mismas, que se realizarán por el personal del lavadero.
9.

Por indicación del Personal Auxiliar Sanitario Titulado colaborará en la administración de medicamentos por vía oral y rectal, con exclusión de la vía parenteral. Asimismo podrá aplicar enemas de limpieza, salvo en casos de enfermos graves.
10.

Colaborar con el Personal Auxiliar Sanitario Titulado y bajo su supervisión en la recogida de los datos termométricos. Igualmente recogerán los signos que hayan llamado su atención, que transmitirá a dicho personal, en unión de las espontáneas manifestaciones de los enfermos sobre sus propios síntomas.
11.

Colaborar con el Personal Auxiliar Sanitario Titulado en el rasurado de las enfermas.
12.

Trasladar, para su cumplimiento por los Celadores, las comunicaciones verbales, documentos, correspondencia y objetos que les sean confiados por sus superiores.
13.

En general, todas aquellas actividades que, sin tener un carácter profesional sanitario, vienen a facilitar las funciones del Médico y de la Enfermera o Ayudante Técnico Sanitario



· Art. 76 del Estatuto: Las funciones de las Auxiliares de Enfermería en los Departamentos de Quirófano y Esterilización serán:

1.

El cuidado, conservación y reposición de batas, sabanillas, toallas, etc.
2.

El arreglo de guantes y confección de apósitos de gasa y otro material.
3.

Ayudar al personal Auxiliar Sanitario Titulado en la preparación del material para su esterilización.
4.

La recogida y limpieza del instrumental empleado en las intervenciones quirúrgicas, así como ayudar al Personal Auxiliar Sanitario Titulado en la ordenación de las vitrinas y arsenal.
5.

En general, todas aquellas actividades que, sin tener carácter profesional sanitario, vienen a facilitar las funciones del Médico y de la Enfermera o Ayudante Técnico Sanitario.

Oposiciones Sanidad: Auxliares, Celadores, Cuidadores, Ambulancieros...





· Art. 77 del Estatuto: Las funciones de las Auxiliares de Enfermería en los Departamentos de Tocología serán:

1.

Recogida y limpieza del instrumental.
2.

Ayuda al personal Auxiliar Sanitario Titulado en las atenciones a las enfermas y en la limpieza de los aparatos.
3.

Acompañar a las enfermas y recién nacidos a los Servicios y plantas que les sean asignados, atendiéndolos y vigilándolos hasta ..............ETC. ETC.......
 
Há muitos anos que é assim em Espanha, e há muitos anos que defendo este modelo!
Um gajo farta-se de estudar, de investir na formação e depois passa o tempo quase todo a tratar da higiene, a posicionar e a dar refeições aos doentes!!! Para fazer isso não é necessário pessoal tão qualificado!
Alguma coisa está mal minha gente!!!


 
E quem melhor do que o Enfermeiro para avaliar o risco de úlcera por pressão, avaliando a integridade da pele, por exemplo? Será menos digno para a classe prestar esse tipo de cuidados?! Até defendo que os assistentes operacionais devessem ter formação para desempenhar as suas tarefas, para que compreendam a importância das tarefas que lhes são atribuídas e saibam estar com os doentes. Mas não acredito que delegar tarefas importantes como a higiene de um doente dependente (entre outras) dignifique a nossa profissão. [Filomena Simões]
 
então vamos extinguir os profissionais de enfermagem e fica apenas médicos e auxiliares de acção médica e quando um médico for incompetente ao receitar um medicamento errado os auxiliares detectam o erro e alertam o médico..por exemplo..parece-me bem...
 
O grande problema em Portugal desta medida é o facto de existirem muitos Enfermeiros licenciados! Se pensar-mos na medida esta tem lógica, Portugal deve ser o único ou dos poucos países onde só existe 1 nível de Enfermagem (curso superior), na maioria dos países existe no mínimo 2 níveis de Enfermagem sendo que em alguns existe mesmo 3 níveis ( por exemplo brasil)! A minha opinião é que em Portugal deveria existir pelo menos 2 níveis de Enfermagem como por exemplo em Espanha, não é necessário um curso superior de 4 anos para alimentar uma pessoa ou higieniza-la! Ate acho graça os colegas que venham falar de ver a pele e sei la mais o que! Nós Enfermeiros não realizamos a vigilância e monitorização do doente e quando é necessário não chamamos o Médico quando supera as nossas competências? O mesmo aconteceria com o auxiliar tem feridas ou algo chama o Enfermeiro que trata da avaliação da ferida e realização do penso! isto é um exemplo! A situação atual em Portugal quer se queira quer não, não dignifica a Enfermagem de nível superior porque a população nivela por baixo nunca por cima! Enfermagem de nível superior é para usar a cabeça aplicar conhecimentos não é para fazer tarefas "básicas" que qualquer pessoa com um pouco de formação faz! Aos Enfermeiros que defendem com unhas e dentes as higienes e mudar fraldas só penso que são BURROS e querem tarefas fáceis usar mais a cabeça tá quieto! A entrar em vigor esta medida deve-se definitivamente fechar escolas de Enfermagem de nível superior e ficar bem explicito e escrito quais as tarefas e funções desse novo nível de Enfermagem!
 
Mas a enfermagem é uma profissão essencialmente TÉCNICA cuja função sempre foi, e será, apoiar a actividade médica. No dia em que a enfermagem for mais do que administrar o que for prescrito, reposicionar doentes, alimenta-los e higieniza-los, deixa de se chamar enfermagem e passa a ser medicina!
 
Esta directiva é nada mais nada menos do que o reconhecimento do absurdo que foi, em particular em Portugal, elevar um curso eminentemente prático e técnico, ao grau de superior, com toques de cientifico quando de cientifico pouco ou nada tem!

A criação destes dois graus de enfermagem, vai resumir-se simplesmente em cuidados de enfermagem mais baratos, com menos tendência a "bicos de pés", e a repor a classe de enfermagem no lugar intermédio que lhe pertence nos cuidados de saúde, repondo algum ordem e confusão de funções e competências que alguns enfermeiros tanto gostam...
 
Portugal tem dos mais prestigiados e completos ensinos em enfermagem, veja-se o exemplo do reino unido e da alemanha ao recrutarr enfermeiros portugueses. Espero que a Ordem dos Enfermeiros de Portugal tenha pulso firme nesta directiva que em nada contribui para o prestigio da enfermagem portuguesa. A enfermagem portuguesa não tem que ser como a enfermagem dos outros paises. Acho isto tudo perverso...
Um aparte apenas que nao tem a ver com o assunto, mas penso qe deveria fechar escolas de enfermagem.
 
Meu querido anónimo, a enfermagem portuguesa não é nada de especial, e muito menos comparável com a de outros países. Os enfermeiros portugueses são recrutados para o UK e alemanha juntamente com romenos, polacos e de países de terceiro mundo, porque há FALTA de enfermeiros na alemanha e no UK.
 
Adoro estes "inocentes" que vem no recrutamento de enfermeiros Portugueses por Alemães e Ingleses, um reconhecimento à "excelência" de formação da enfermagem nacional LOL!!

Ou se é realmente muito ingénuo, ou então acha-se que os outros são parvos, só pode...
 
Em Portugal já existiram auxiliares de Enfermagem e Enfermeiros simultaneamente e não foi por isso que a Enfermagem desapareceu ou regrediu! regrediu sim quando extinguiram os auxiliares de Enfermagem e lhes deram equivalência a Enfermeiros. Nos tempos que decorrem não faz sentido o Enfermeiro desempenhar certas tarefas! tando pelos estudos que possuem tando em termos econômicos! do Mesmo modo que muitos defendem que os Enfermeiros podem desempenhar certas tarefas que os Médicos desempenham e que isso se traduziria em poupança no SNS o mesmo acontece com a Enfermagem são sejam hipócritas!Nos outros países é esse o modelo que funciona e não há problemas mas em Portugal é uma complicação! fechem escolas de Enfermagem e cortem nas vagas que não haverá problema! O facto de só existir um nível de Enfermagem em Portugal condiciona as exigências em termos salariais por exemplo porque somos muitos e acabamos por ser no todo uma grande despesa!Deixem-se de conversa da treta e pensem no prestigio e condições salariais e de trabalho! ninguém quer saber se é o Enfermeiro ou o auxiliar que lhe limpa o cu ou lhe faz a cama! Deixem de ter medo porque é esse tipo de mentalidade que tem deitado a Enfermagem Portuguesa para o chão!
 
senhores enfermeiros
provem pelas vossas ações do dia-a-dia que merecem ser licenciados, mestrados e doutorados!!!
porque se erguem os canudos e a vossa prática continua a ser a de à 50 anos atrás (auxiliares de enfermagem ou médicos)!!!!

 
""Mas a enfermagem é uma profissão essencialmente TÉCNICA cuja função sempre foi, e será, apoiar a actividade médica."

Função sempre foi de apoiar a actividade médica??!
oh rico, vai lá provocar para o raio quer te parta. Se fores profissional de saúde sabes que não é o que acontece. Desde quando é que o enfermeiro trabalha para o médico e precisa de fazer o que o mesmo prescreve? Então nem sequer um penso ou uma sutura ou posicionar o doente se podia fazer.
Trabalha mais o médico para o enfermeiro, mas a diferença é que um ganha como deve ser, o outro como um auxiliar de limpeza.
Essa é uma maneira de manter os enfermeiros por baixo, pagando-lhes mal, fá-los sentir miseraveis e rebaixados.
 
Alguém conhece um único país onde não existam auxiliares de enfermagem ou similares?

Nos lares e cuidados continuados deveria existir auxiliares de enfermagem, formados por enfermeiros e supervisionados por enfermeiros (24/24 horas).

Há serviços em que quem supervisiona e avalia as agora assistentes operacionais são administrativos ... sem qualquer conhecimento técnico!!!! Isto em Portugal é só Idiotas!!!

Formem mais enfermeiros ainda! Já agora todos especialistas!!! A ganharem 500 Euros, claro! E na labuta das higienes especialmente especiais


 
Mas quem inventou essa ideia de os enfermeiros serem todos licenciados e agora todos especialistas?
Para além de Portugal, onde isto já foi aplicado?
 
LOL

Os enfsem Portugal é que têm a mania que são doutores (da mula russa, só pode)!!

Remetam-se à aquilo que são e parem de ser ridículos!!
 
Enquanto tivermos escolas de enfermagem a defendder que somos ensino politecnico e nao universitario e bater o pé para nao avançarmos mais, só temos um caminho: regredimos!

A qualidade dos nossos docentes deviam ser questionaveis pela propria Ordem e por uma inspecção profunda do Ministerio do Ensino Superior!


 
Algo me diz, que muitos de vós escolheram a profissão errada. Já trabalho à alguns anos, com competências bem diferenciadas, e aquilo que mais gosto de fazer é cuidar do doente num todo. Para mim é tão importante prestar cuidados de higiene, como aspirar um doente ventilado! A crise de identidade da nossa profissão é que muitos de vós gostariam de ter sido médicos mas não tiveram médias para tal! Há grande maioria falta vocação para a profissão!A psicoterapia é o que recomendo para resolverem essa frustração
 
Anónimo que defende uma inspecção profunda da qualidade dos docentes e do ensino superior, quero agradecer-lhe por ter tocado no assunto. É lamentável a qualidade de alguns (senão muitos) dos docentes que integram as nossas escolas. Cada um puxa para seu lado, preocupando-se com os seus interesses, em vez de colocarem a profissão em primeiro lugar. É mesmo uma pena, pois ser enfermeiro(a) é mesmo aquilo que quero ser. (sim, mesmo depois de ter passado por estágio).
 
Os Enfermeiros Portugueses são extraordinários!
Eles são licenciados, especialistas, mestres, doutores e afins, mas depois, a atividade diária da maioria destes ilustres, resume-se aquilo que sabemos...bacias, fraldas, posicionar, dar a paparoca aos doentes e pouco mais!
Sejamos realistas, este modelo está completamente desajustado!
Enquanto a Enfermagem e a ordem dos enfermeiros for conduzida por docentes, isto não vai mudar, porque o $$$ que entra no ensino é o fio condutor dos destinos da Enfermagem.
Já trabalhei em Espanha e sei do que falo.





 
"Desde quando é que o enfermeiro (...) precisa de fazer o que o médico prescreve? (...)
Trabalha mais o médico para o enfermeiro(...)"
É por essas e por outras que ninguém vos leva a sério.
Este blog é uma fonte de pérolas hilariantes...
 
So vejo um interesse no meio disso tudo. É para aqueles iluminados que muito pouco respeito tem pelos doentes poderem fazer o que mais interessar aos seus bolsos, pondo em risco o doente. Reduzindo assim a hipotese de alguem denunciar as más praticas. Quem actalmente esta na prestação de cuidados percebe o que estou a dizer. Sou enfermeiro e o que mais me assusta nisto tudo é que alguns de nós (porque não conseguimos subir demonstrando as nossas competencias ou porque assim é mais facil, ou para manter o cargo/posto) compactuamos com isto tudo. Façam-se auditorias sérias e rigorosas ao que realmente esta a acontecer (publico e privado) e depois tomem-se decisões.
 
"" Anónimo disse...
Esta directiva é nada mais nada menos do que o reconhecimento do absurdo que foi, em particular em Portugal, elevar um curso eminentemente prático e técnico, ao grau de superior, com toques de cientifico quando de cientifico pouco ou nada tem!

A criação destes dois graus de enfermagem, vai resumir-se simplesmente em cuidados de enfermagem mais baratos, com menos tendência a "bicos de pés", e a repor a classe de enfermagem no lugar intermédio que lhe pertence..""


bem até já nem vontade de entrar na brincadeira do costume me apetece.. já metem nojo estes merdas que teimam em vir querer provar-se válidos (quando no contexto real, nem piam!!) mandando postas de pescada contra os enfermeiros.. sempre a provocar os enfermeiros.. não consigo entender porquê.. mas sentem-se ameaçados, ou é já mal de berço?..

opá chega.. vao-se lá tratar, sinceramente.. estas tretas como o doutormerdico/talibã das beiras/ Zé Santos de arganil UBI já cansam. gajos pouco vividos, pouco confiantes, que trocam a covardia do dia a dia pela coragem do teclado.
nem a minha "juventude exuberante" reage, sequer... =/

enfim, força aí..
 
Caros colegas até para colocar uma aparadeira é preciso ter conhecimento depende das patologias. embora considerem um trabalho menos nobre mas é do enfermeiro é ele que sabe...

De que lado colocar uma mesinha de cabeceira ? é algo muito simples mas é o enfermeiro que deve estar desperto para esta situação são pequenos saberes que dentro da equipa são nossos , e são tão simples ....... flor
 
http://www.enfermeiros.pt/content/view/1453/1/

Os enfermeiros dos centros de saúde reduzidos a lixeiros e sempre a serem tramados pelas "chefias".
Enfermeiros vs Enfermeiros = vergonha.
 
Eu fico sem palavras quando vejo colegas a proferirem afirmações que temos de fazer higienes, limpar o cu ao doente e preocupar-se com a fralda, pergunto eu no lares quem faz isso? há la Enfermeiros para o fazer? se calhar temos de meter a ordem a intervir nisso porque os funcionários dos lares nos andam a roubar competências não??? e meter sé Enfermeiros a fazer isso! Mais é necessário um curso superior com 4 anos para fazer tais tarefas??? Aos que defendem isso com unhas e dentes só digo isto, vão conhecer novas realidades fora de Portugal, cresçam um pouco e depois falem! Como podemos querer reconhecimento e mais competências ou reconhecimento legal de competências se no horário de trabalho temos de perder tempo em higienes, mudar fraldas, posicionar, dar refeições? depois há tempo pra novas tarefas complexas e que realmente exijam 4 anos ou mais de formação superior??? cresçam um pouco!
 
Cambada de anormais, cegos e burros (sem ofensa para uns e outros), porque voces não são cegos de vista, são cegos de espirito e burros por apetidão. Entram num blog e nem o titulo conhecem?!!! nem se dão ao trabalho de ler....
"A melhor profissão do mundo: Enfermagem. O título deste blog traduz de forma simbólica o actual paradigma da profissão. Reflecte a evolução académica, científica, técnica e humana da classe. Os Enfermeiros não querem ser apelidados de "doutor", pois, orgulhosamente, existe um título que os define e torna únicos: "Enfermeiro".

Como diz o DE e muito bem "os Enfermeiros são enfermeiros", como os engenheiros são engenheiros e alguns mais. Aqueles que não tiveram tempo nem vontade para arranjar nome para a profissão são dotores (e aqui cabem todos, uma panóplia de licenciados, não vou enumerar!....) e depois ainda temos os doutores!.....
 
Enf do Norte, uma perguntinha, muito básica, que qq aluno (caloiro) de medicina resolveria em 5 segundos, mas que neste contexto, serve apenas para te mostrar o quanto és incompetente e diminuído. Cá vai:
Um homem de 50 anos, com 80 Kg, dá entrada no serviço de urgência dum dado hospital (localizado entre braga e viana do castelo;)), com uma agudização de asma bronquica. O incompetente do médico, passa-te uma prescrição onde pretende obter uma concentração plasmática de teofilina de 12 mg/l, nisto, foste à wikkipedia e descobriste que o Vd da teofilina é de 0.5l/kg. Como o médico é incompetente, que dose de aminofilina administrarias??

Não respondas, já sei, ias perguntar ao médico. Que chatice pá!

 
OS comentários neste tipo de posts metem-me nojo... realmente a enfermagem só podia estar nesta situação por um motivo, os enfermeiros serem tão poucochinhos.

Caros colegas, ter 2 níveis ou 1 nível de enfermagem não é o principal, porque como já aqui foi dito existem muitos países com dois níveis. Aliás aqui no blogue já isso foi abordado por causa dos salários dos enfermeiros e as dotações.

O cerne da questão reside na forma como esse processo será implementado, porque o problema neste país é sempre esse, fazer o mesmo dos outros com supostos bons motivos, mas mal para empobrecer os outros e enriquecer os grupos económicos.

Por isso em vez que mais uma vez ver comentários que revelam algum complexo de inferioridade e em vez que ver comentários de médicos com complexo de superioridade, gostaria de ver comentários que discutissem como é que esse processo poderá ser benéfico.

Nós que somos licenciados continuaremos a pertencer a esse nível de instrução, a questão é que competências e que espaço ocupararão os colegas com menos instrução.

É que eu já vi gente com AVC's com pneumonias por causa de sopinhas dadas sem sensibilidade para perceber o que é disfagia... "tosse um bocado quando come"... tem de alguam forma haver sempre uma supervisão, porque até nas situações mais simples existem coisas importantes para observar, é essa a essencia da enfermagem e que não se pode perder... dar uma sopa qualquer pessoa dá, evitar o resto é para quem tem instrução.

Há enfermeiros a mais com licenciatura num cenário desses claro.
 
Ó Júlio Duarte ainda paras nos blogues de Enfermeiros para passeares as peneiras? Não chega andares no Piolho a passear o cabelo lambido e as calças justas? Olha que o Luis Camaé (o do 5º ano) também já foi Enfermeiro e não gosta muito da tua treta. Não pelo facto de seres rab...! QNem no ST.António te calas, mas foi giro a aluna do 4º ano te ter posto de rabinho entre as pernas. Pois, meter medo aos Enfermeiros só pela ecrã. ;)
 
"" Enf do Norte, uma perguntinha, muito básica, que qq aluno (caloiro) de medicina resolveria em 5 segundos, mas que neste contexto, serve apenas para te mostrar o quanto és incompetente e diminuído. Cá vai:
Um homem de 50 anos, com 80 Kg, dá entrada no serviço de urgência dum dado hospital (localizado entre braga e viana do castelo;)), com uma agudização de asma bronquica. O incompetente do médico, passa-te uma prescrição onde pretende obter uma concentração plasmática de teofilina de 12 mg/l, nisto, foste à wikkipedia e descobriste que o Vd da teofilina é de 0.5l/kg. Como o médico é incompetente, que dose de aminofilina administrarias??

Não respondas, já sei, ias perguntar ao médico. Que chatice pá""


Querido fã (já parece a revista Maria):
perguntei ao meu primo aqui no escritório, que está no 3º ano de medicina em braga: "sabes esta cena que este rabeca para aqui canta?" diz-me que não...

Pergunto ao médico do serviço enquanto lanchávamos: "faz ideia disto parceiro"? responde :"sei lá, vai ao google".
é, parece que nem todos são tão geniais como o prezado artista... =/ enfim, isto de se ser humano e não computador..

Ainda nos rimos e diz-me "pá deixa lá essas cenas, desses que se armam ao cag**lhão e com mania de deus na terra e pequenos génios, assim que chegam à prática e quando os erros lhes baterem à porta e virem que afinal, tanto precisam dos outros profssionais para lhe safarem o lombo (erros, esquecimentos, etc), tanto as gónadas e as peneiras lhes caem".

Chegámos a uma teoria consensual: a maior parte destes jovens divinos e ultra sapiens, ou são ainda muito jovenzitos e andam deslumbrados sem o peso da realidade em cima, ou pobres frustrados que cheios de orgulho flatulento e infantilidade de "nhãnhãnhã", tocam de mandar perdigotos a ver se os acham mais especiais, que aquilo que efectivamente são.
Em quais te encaixas? =)


 
Bem ali o aminofilinas aprendeu uma coisa nova na escola e vem mostrar que é sabichão. Faz lembrar os meninos que viram as pontas da saia a uma moçoila e depois dizem aos amigos que já comeram meninas a rodos. Enf norte rio-me mas não percebo porque passa cavaco a rapazolas. Deixe ladrar. A caravana custa mas passa. E peneiras pouco assustam.
 
Oh Enf do norte, sinceramente, ir perguntar a um aluno de medicina do 3º ano?? que desilusão, obviamente que o rapaz sabe menos que um aluno enfermeiro do 1º ano, quanto mais de um enfermeiro especialista em reabilitação... bem, mas para evitar os meus erros, é que quero garantir que um enfermeiro como tú, estará em condições de me corrigir, pois vou ser um médico incompetente a muito, muito breve prazo e preciso de enfermeiros competentes para me safar, caso contrário, vai ser só libertar flatulências até apareceres.
Se quiseres, com jeitinho, ainda te explico como se resolve isto... quem sabe se um qq TAE não o saberá resolver? quem sabe?
Enquanto não souberes resolver um problema básico e da vida real, meu lindo, não mereces nem estás à altura do respeito, nem tens moral para criticares quem estuda, esforça e tudo faz pela excelência e competência, vê lá se isto te fica muito largo, é que se for preciso estreito mais um pouco, rapazito.
 
""...É que eu já vi gente com AVC's com pneumonias por causa de sopinhas dadas sem sensibilidade para perceber o que é disfagia... "tosse um bocado quando come"... tem de alguam forma haver sempre uma supervisão, porque até nas situações mais simples existem coisas importantes para observar, é essa a essencia da enfermagem e que não se pode perder... dar uma sopa qualquer pessoa dá, evitar o resto é para quem tem instrução.""

Prezado colega, disse pouco mas bem; ok eu acredito que colegas há que se sentem inferiorizados por terem que prestar cuidados de higiene, alimentar doentes, limpar cus; ok certo que algumas dessas tarefas podem ser prestadas por auxiliares, mas sempre supervisionadas por enfermeiros.
é que os colegas às vezes esquecem da imprtãncia que é a do banho, a da observaçºao das características da eliminação, de proporcionar conforto e bem estar a um utente que ou esteja borrado ou mal posicionado ou seja o que for.
Parece coisa fácil, brejeira, ou desproporcionada para um licenciado. Mas, como foi dito atrás, qualquer um dá sopinhas a seja quem for, mas observar disfagia, e sobretudo prevenir complicações tipo pneumonia de aspiração e fazer um treino de deglutição, já muda o tom da fanfarra.
Percebo que se perde por vezes muito tempo útil em coisas que podiam ser feitas por auxiliares mas... haja bom senso, e sobretudo, orgulho no que se faz - quem se sente mal por ter que meter as mãos na trampa, então devia ter escolhido outra profissão.

só uma coisa: quem gozar com o enfº por ser lava-cús, lembrem a essaqs pessoas que o cú deles, e da mãe deles, há-de passar pelas mãos de um enfermeiro - e na altura, a ver se não darão o valor a esta tarefe "insignificante"...
 
"só uma coisa: quem gozar com o enfº por ser lava-cús, lembrem a essaqs pessoas que o cú deles, e da mãe deles, há-de passar pelas mãos de um enfermeiro - e na altura, a ver se não darão o valor a esta tarefe "insignificante".."

É preciso ter lata, o tal que passa a vida a chamar incompetente aos outros, que se acha dono do saber, que quer fazer o que as outras profissões, mais diferenciadas e antigas fazem, vem falar em gozar.
Mas, a única tarefa insignificante que vejo aqui, é tentares continuar a sobreviver.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!