quarta-feira, junho 05, 2013

Quo vadis?!

.
Quando leio esta afirmação, oriunda de um ex-candidato a Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, não posso deixar de pousar, à noite, a minha cabeça na almofada severamente preocupado.
Tinha tanta coisa para dissecar e opinar sobre esta declaração, mas sinceramente nem sei por onde lhe pegar... 
Historicamente isto seria uma aberração!


Comments:
Tenha juízo, compre uns tamancos e vá dar uma volta.

Não é só pelos politécnicos que a enfermagem está como está.

É com pessoas como o senhor que ajudam a descredibilizada enfermagem e os enfermeiros.
 
O que esperar desta personagem já retirada da verdadeira enfermagem há tanto tempo?Defendendo tachos....seu e dos seus....todos comungados com a endogamia reinante no Ensino Superior!!!!!
 
Para si é dificil aceitar e perceber que ha pessoas que estao na enfermagem e sao enfermeiros, porque gostam de o ser, porque tem prazer em ser enfermeiro!!! E nao essa mistura de aspirante a qualquer coisa, com alguma coisa que nunca será! Essa triste postura sim, passa para a opiniao publica a velha ideia dos enfermeiros frustrados, que queriam ser medicos e nao tiveram notas!! Acredito que tenha sido o seu caso, e de mais alguns que por aqui passam, mas ja era tempo de perceber que a enfermagem avança com competencias proprias e insubstituiveis... Agora enquanto o tema é tentar prescrever medicacao, pedir ECD, tentar no fundo ser aquilo que nunca será... Assim temos a enfermagem que vemos, usada e abusada por ser mais barata, e nao por ser melhor.
 
Tem razão numa coisa: não é o task shifting "per si" que vai alterar alguma coisa, pois se o básico ainda não dominamos quanto mais o avançado!
 
caro Enf. Manuel
O Sr até é um rapaz ajuízado, com um bom discurso, coerente ... pelo menos era-o enquanto enf. chefe do Hospital de Anadia. Não sabemos muito bem o que lhe aconteceu depois que ficou ao serviço da anterior OE. Quero acreditar mais, que tenha sido contágio do que seja a sua inteligencia a desvanescer-se....
A enfermagem é uma profissão de decisão, não de....
Grande Abraço
 
Ainda não percebemos bem qual é a enfermagem em que acredita!.... Olhe que o Bem Comum é diferente do bem das partes, ainda que elas sejam qualitativa e quantitativa significativas.
Cumprimentos
 
Olha o DE ao serviço de Germano e Cª a tentar ridicularizar o Manuel com medo que este se candidate e ganhe as próximas eleições depois deste nada que é esta OE.
 
Sao aqueles que acreditam na enfermagem tal como ela está, porque sao os mamoes de sempre que estao lá a mamar certinho e a enterrar esta enfermagem..nao os vejo a criticar os baixo salarios, as negociatas negligentes, as cargas horarias, e etc.A via que tanto falam é uma utopia que continua a aniquilar a profissao.
 
""Agora enquanto o tema é tentar prescrever medicacao, pedir ECD, tentar no fundo ser aquilo que nunca será... ""

tentar ser aquilo que nunca será? não, apenas tentar ser enfermeiros com a autonomia devida que a profissão exige e permite =)
..mas preocupamo-nos mais com vencimentos, carreira, etc.
 
O conceito task fishing é defendido pela organização mundial de saúde (WHO)para países em desenvolvimento e eventualmente para paises desenvolvidos. É pena que o Senhor Oliveira desconheça que não são devaneios de alguns mas afirmações públicas da Organização Mundial de Saúde;

E não faço mais comentários, porque quem vive para a mediocridade não consegue vislumbrar o Horizonte

Saudações

Margarida Barros
 
Caro DE:
numa aula de um curso de engenharia, um professor disse (referindo-se ao "mesmo" curso na vertente politécnico): "nós somos para pensar, ou outros são para trabalhar".
Isso fez-me pensar na enfermagem, ou melhor, na saúde; já temos pessoas para pensar (médicos), precisamos de pessoas para trabalhar, e aí entram os enfermeiros, oriundos do politécnico, de preferência pessoas que trabalhem nisto "porque gostam" e não por outras razões, pois assim não se importam de ganhar umas cascas de alho e de trabalhar em míseras condições.
O que seria de uma fábrica se puséssemos os operários todos "a pensar" em vez de fazer o seu trabalho físico e repetitivo? Cérebros já temos na saúde, por isso precisamos é de braços, de preferência que pensem pouco.
 
VAI-TE EMBORA Ó MANEL!!!!!!!!!
 
LProlog, esse comentário é tão imberbe...!!
Já temos pessoas para pensar na saúde? refere-se aos médicos, mas esses pensam, em Medicina.
para pensar Enfermagem, existem os Enfermeiros; que são parte integrante da Saúde.
Tal como psicólogos, nutricionistas, podólogos, ...
 
LProlog
Tu és mesmo ignorante!...O que pensas tu?... não confundas decorar umas páginas com pensar!...
 
Ai Margarida, aí DE! No alvo: poruqe será que a OMS defende o dito para os paises em vias de desenvolvimento. Não confundam conceitos e deixem os Maneis destes país serem enfermeiros em paz e sossego, porque eles sempre gostaram de o ser e não querem ser outra coisa qualquer.
 
Quem exerce essas criticas ao enf Manuel Oliveira, decerto, desconhece-o. É culto, inteligente, sabe o diz, está presente nas horas certas e não é demagogo. Respeitem as opiniões. Esse é o mal dos enfermeiros, em vez de se preocuparem com a profissão e discutirem os assuntos, partem logo para a desvalorização dos colegas...por isso...outros aproveitam e reinam
 
A enfermagem é uma arte e assim sendo, não se pode falar em "pensar Enfermagem", certo? Os enfermeiros são un artistas/artesãos, não uns pensadores!
Engenahria, "decorar páginas"? A isso eu chama ignorância, ou "mandar bitaites" sem o mínimo conhecimento de causa; decorar anatomia, patologia, farmacologia, etc.... é que se chama de "decorar páginas!", sem pensar muito mesmo... é encher uns dias antes e esvaziar nas provas.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!