quarta-feira, junho 12, 2013

Providência cautelar rejeitada!

(Clicar para imagem para ampliar e ler)
.
Foi rejeitada pelo Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa a providência cautelar contra o INEM e o Ministério da Saúde, relativamente ao aumento de competências dos TAE's. Obviamente, esta recusa não se deve à matéria constante na referida, mas ao acto processual, o que não invalida o propósito final da mesma!
.
Relembro - para que não seguiu atentamente todo este processo de discussão e negociação com o INEM (iniciados em mandatos anteriores, da parte da Ordem dos Enfermeiros, assim como da parte INEM e do próprio Ministério da saúde) - que o enquadramento inicial da questão padeceu de uma abordagem errada por parte dos anteriores membros estatutários da Ordem dos Enfermeiros, que não souberam lidar e gerir o mesmo (que se iniciou, de imediato e inclusivamente, pelo afastamento dos Enfermeiros nos CODU's, em 2009/2010!).
Já neste mandato, após esgotadas todas as tentativas de diálogo político, sem alternativa estratégica, culminou, de forma muito ponderada, com a interposição desta providência cautelar.
Tudo o que se possa afirmar de forma contrária, é pura ignorância, demagogia ou "jacintice"!


Comments:
Este comentário foi removido pelo autor.
 
"Já neste mandato, após esgotadas todas as tentativas de diálogo político, sem alternativa estratégica, culminou, de forma muito ponderada, com a interposição desta providência cautelar."

Esgotadas todas as tentativas de diálogo?
É a OE que não aparece para debater a situação.

Forma MUITO ponderada?
Sinceramente DE...
 
Bem, 2 anos depois de estarem a (des) governar a ordem esta cambada do Germano não tem culpa de nada.
Pensam que atirando areia para os olhos dos enfermeiros conseguem esconder a sua incompetência, ignorância e estupidez.
Um bastonário que reúne com um secretário de estado que e que chegam a um entendimento (aliás GC vangloriou-se dos resultados) desconhecendo que esse SE na véspera dessa reunião tinha decretado o contrário, ridículos.
Depois a Prov Cautelar isto é que é demagogia por utiliza um instrumento que se sabe inútil tentando enganar os enfermeiros.
Mas este bastonário está sempre do lado daqueles que destroem a enfermagem (Apoio a Pizarro)mas sobre isto não tem o DE tempo para reflectir.

 
A mera questão processual
Então os advogados que nós pagamos falham num assunto de tal relevo?
Tenham lá um pouco de consideração pelos enfermeiros e não brinquem com a dignidade desta profissão.
Estamos agora perdidos, sem margem negocial nem jurídica.
Aliás a questão nunca foi nem é jurídica ela é politica e tem (tinha) que ser com negociação empenhada, determinada e competente que a coisa se resolvia.
É certo que a falta de conhecimento do que é a enfermagem e de habilidade política dá nisto.
Gastar o nosso dinheiro em comitivas nunca antes vistas à Austrália sabem eles muito bem.
Tudo aquilo que era criticável antes, temos agora com Germano e companhia em dobro.
 
É tempo de fazer uma retrospectiva e comparar as promessas eleitorais deste elenco actual da OE com aquilo que foi realizado de facto. Verão que a história se assemelha a um certo primeiro-ministro que faz exactamente o contrário do que prometeu. A diferença é que esta Ordem nem ao contrário das promessas inicias consegue fazer alguma coisa!
 
Não é Ordem, os Sindicatos ou as organizações que falharam. É toda uma profissão que chegou ao limite do seu potencial!
 
Quem souber e quiser nas "entrelinhas" deste acordão percebe algo muito mais grave e que a OE insiste em esconder/atirar areia a ver se ninguém nota...

O que o tribunal, por outras palavras diz, é que nenhuma das novas competências dos TAEs são dependentes de aprovação por parte da OE ou dos enfermeiros!!! Nenhuma. Não cabe à OE "direito" sobre estes procedimentos, porque eles não são de facto procedimentos exclusivos de enfermeiros, são isso sim, procedimentos médicos DELEGADOS!! Durante anos, o DE e a OE vêm mandando areia para os olhos dos enfermeiros, meia dúzia devoram essas tretas, mas quem gosta de ver as coisas com independência sabe a realidade.

O tribunal e esta resolução vem colocar clara e objectivamente para quem quiser ver, que os procedimentos Médicos são delegáveis, e não compete à OE reclamar sobre eles qualquer direito, porque são isso mesmo... procedimentos Médicos!

De resto, os alucinados do costume que façam barulho com as tiradas e demagogia do costume, mas não tenham duvidas que este foi o primeiro passo do fim real da enfermagem na EPH.
 
toma e embrulha dr enfermeiro
 
Anónimo 6/12/2013 07:33:00 PM:

Não diria melhor, sou enfermeiro e já estou farto de dizer isto à rapaziada nova!
Fazemos actos médicos delegados mas a lavagem cerebral é tanta que teimam em pensar que são actos de enfermagem.
 
Já deviam ter dialogado há muito tempo a apropriação (estilo usocapião) de algumas competências e enquadrar isso legalmente. Porque a enfermagem tem filosofias baratas e técnicas que foi buscar a outros. Não tem conteúdo. Mas a ordem, sindicatos incompetentes, advogados da treta pagos a peso de ouro, e os burros dos vossos professores de enfermagem nunca viram nada disso. Nem criaram nada de novo e original. Logo social e politicamente são vistos como lava rabos. Choca é a mediocridade das vossas elites, e isso diz tudo. Pensar nao é com voces. A enfermagem sempre teve pés de barro e podia ser esvaziada de repente. E esta a sê-lo agora. Mas o que é um acto de enfermagem? Ainda estou para saber que actos são esses, onde estão descritos e atestar a sua dificuldade e ciência. E são vossos? Vejam lá bem isso, investiguem, façam estudos sobre aquilo que é vosso, porque às tantas nada é vosso, muito menos o importante. Além desses "roubos" (agora acham-se donos das feridas...) de competências são ainda um grupo profissional autofágico como nunca vi: se aparece alguém novo com algumas capacidades e inteligência é comido e assassinado pelos pares, como as hienas de um programa da national geographic. Sou médico, tenho muitos enfermeiros amigos, a minha própria mulher é enfermeira, tenho muito respeito mas também tenho que saber dizer as verdades. Ainda recentemente me foi dado a conhecer o caso de alguem com razao, inteligencia e fundamento a despontar na unidade onde trabalho e de repente a ser alvo de bullying autofágico. Esses, os melhores, se se esticam e opinam e colocam o status quo em causa são gang raped. Triunfam na vossa classe os burros e os da cunha: professores, chefes, ordens e sindicatos são sofríveis e anedóticos. É uma tristeza.
 
Ao anónimo das 6/12/2013 07:33:00 PM
Ó animal, tu sabes lá o que dizes!... Nem sabes o que dizes, nem dizes o que sabes, se é que sabes alguma coisa!....pobre ignorate.
Uma das máximas da justiça é "a justiça tarda mas não falha.".
Mas aqui em Portugal a justiça tarda e falha!... É só olhar ao nosso redor.....E enquanto a justiça não for JUSTIÇA, pobre Portugal, nunca te levantarás.
 
AGORA NÃO SE ESQUEÇAM DE VOTAR PIZARRO, ESSE ALDRABÃO CUNHISTA DE UMA FIGA.
LANCEMOS UM REPTO ANTI PIZARRO PARA QUE DE UMA VEZ POR TODAS DESAMPARE A POLITICA DE CACA QUE FAZ
 
Razão quem diz que o problema era (e é) politico e não judicial
Esta (e outras) questões foram nitidamente menosprezadas pela figura do Sr. Bastonário
Era e é o assunto mais importante e aquele que mais danos pode fazer no presente e no futuro
No final do mandato teremos os Paramedics Lusitanos, a maior aberração dos sistemas de saúde da Europa... pois se não vejamos ... qual é o pais que muda a 360º toda a dinâmica de atendimento passando da filosofia assente em levar os cuidados hospitalares á rua ... para a filosófica do toca e foge ... Qual foi o pais no mundo que fez isso ??? Em que é que se baseou para tal ??? Que estudos científicos tem ??? Na Europa o sistema assente na ENFERMAGEM é o mais usual ( Suécia, Espanha, Holanda...) Quanto dinheiro se vai gastar em formação, material, equipamentos, quanto já há um sistema com qualidade (projeto SIV) tão mal aproveitado !!!!
Desilusão completa este Ministro e seus Secretários que não tem um argumento válido para esta mudança !!!
Infelizmente também continuamos a observar os outros "quadrantes" da Enfermagem a rejubilarem-se de cada vez que alguma coisa "corre mal" . Ele é sindicato, é Cogitare e outros blogs a afins...
De uma vez por todas É preciso união !!!
 
Amigos a Enfermagem esta a chegar ao FIM - nos vamos ficar dependentes de todos, sim ate dos TAEs - E claro que isto so se passa neste desgovernado Portugal.

E de quem e a culpa.... e nossa (minha inclusive)
 
Na minha opinião isto é um grande erro no sentido em que Portugal tem um modelo pré hospitalar baseado em médicos e enfermeiros e agora vai fazer um modelo hibrido...nos paises onde existe o modelo do paramedico ou os medicos e enfermeiros não querem andar na rua ou então (o mais comum) não existem médicos nem enfermeiros suficientes para fazerem emergencia pré hospitalar... A meu ver isto é tudo jogo politico e os senhores do sindicato dos TAE fizeram uma grande jogada e vão-se encher de dinheiro com a historia da formação aos TAE´s...E este pais de tão ilustre que é vai gastar dinheiro necessario em outras coisas a formar "paramedicos" que no fundo nem isso vão ser...os verdadeiros paramedicos têm uma formação muito mais diferenciada que esta que foi proposta aos TAE´S! Sou enfermeiro e não me opunha a criação de "paramedicos" desde que o pais não tivesse recursos para o pré hospitalar, a questão é que tem de sobra e alem de não serem aproveitados ainda se vai gastar dinheiro a "criar" nem sei bem o que...Relativamente a competencia X ou Y ser do médico, do enfermeiro ou de outro qualquer quem no fundo manda nisso é o governo! É assim cá e é asim nos outros paises, basta ser dada formação no que se pretende!Do mesmo modo que os enfermeiros noutros paises prescrevem medicação, exames complementares de diagnostico e muito mais tambem cá o podiam fazer com a formação necessaria, do mesmo modo que se podiam formar paramedicos a serio e alem de não serem necessarios enfermeiros no pré hospitalar tambem não seriam necessarios médicos! Mas prontos isto tudo é guerra de interesses e enquanto for dada tanta força a classe médica isto NUNCA andará para a frente...
 
A enfermagem é de tal modo autofágica que qualquer um que se destaque é injuriado e calcado pelos demais, dotados de uma burrice tal que o QI, se quantificado, não ultrapassaria por certo o de uma folha de eucalipto.
Depois fazem-se "doutoramentos" em enfermagem que toda a gente sabe ser uma verdadeira treta e que não acrescentam nada de novo à enfermagem ou a qualquer ciência.
Fui vitima de canibalismo, neste momento estou contente por isso, caso contrário provavelmente ainda estaria mergulhado nesse lamaçal e não exerceria medicina, profissão sem a qual a enfermagem seria vazia e sem actos delegados.

 
Ele é vacinas, é o pre hospitalar com estes TAE...existem tambem agora uns tecnicos ambientais nao sei das quantas...estamos lixados. mas faz-se tudo nos serviços, desde papelada ao cano roto. Isto ja nao tem futuro. Concordo com o medico, infelizmente.
 
De facto a enfermagem na EPH como a conhecemos tem os dias contados... O que nao deixa de ser curioso, quando ainda ha pouco trmpo, haviam tantas e tantas movimentaçoes de bastidores, para inclusivamente fazer pressao e começar a diminuir o nr de VMERs em prol dessa aberração de nome SIV.

Portugal e o unico pais da europa que tendo disponibilidade de Medicos sufieciente, continua a apostar em pessoal indeferenciado para assistir doentes graves, transportar doentes criticos, e ir contra todas as regras, recomendações e mesmo LEIS que existem sobre essa materia... Ora nunca houve da parte da OE uma posiçao contra esta situaçao... E porque? Porque queriam tudo so para eles, porque se acharam a certa altura, os principais agentes da PH quando nao passam de simples auxiliares,tal como nos hospitais... Num pais em crise e com falta de €€ o argumento de ser mais barato, impera sempre sobre o da qualidade. Felizmente, houve bom senso do tribunal, e a enfermagem começou aqui a cair no PH.
 
"Sou médico, tenho muitos enfermeiros amigos, a minha própria mulher é enfermeira, tenho muito respeito mas também tenho que saber dizer as verdades. Ainda recentemente me foi dado a conhecer o caso de alguem com razao, inteligencia e fundamento a despontar na unidade onde trabalho e de repente a ser alvo de bullying autofágico."


Quem te fez a folha em Mangualde?? O Chefe? ;)

Calma, ainda não acabou ó inteligência destacada com razão autofágica :)

 
Olha um TAEzinho com pele de cordeiro
 
Vai-me dizer que isto não acontece nos Medicos? Ou é inocente ou crente. ..
 
Mais um TAE lambe retos a médicos e adora!
 
Sou médico, tenho muitos enfermeiros amigos, a minha própria mulher é enfermeira, tenho muito respeito mas também tenho que saber dizer as verdades.

A tua mulher deve ter muito respeitinho por ti...
 
A velocidade com que se passa da troca de argumentos, aos insultos, demonstra bem o "nível" da enfermagem portuguesa... Mas com médias de 11 não se pode pedir muito mais.
 
A informação e contrainformação criada por homónimos e heterónimos esquizofrénicos, todos têm opinião e espaço para criar entropia entre os ENFERMEIROS!... Por que será que tanta gente se aflige com os Enfermeiros?!
 
esta história ainda não acabou. desde que a OE faça punho de ferro, a defesa do que é nosso não nos será sonegada!

entretanto, seria de bom tom a OE também juntar-se ou acordar os sindicatos, no que concerne às 40h, ao vencimento, à carreira, enfim a tanta coisa que vai mal para o nosso lado!
 
OS tribunais no seu melhor!... Por isso é que este País assim anda!... confundem alhos com bogalhos e no fim sai salada russa!....
Então mas quais são as funçoes da ORDEM DOS ENFERMEIROS?
Não é zelar pelos cuidados de saúde em geral e de enfermagem em Particular. Garantir a segurança dos cuidados (entre outros)
Embora saibamos que o assunto poderá eventualmente lesar de forma indireta alguns enfermeiros (isso é matéria puramente sindical e os sindicatos que se manifestem). A ordem dos enfermeiros ao recorrer à providencia cautelar, quiz acautelar a segurança dos doentes (que se não o forem, poderão entretanto ficar!....). Teme pelos riscos de saúde para os cidaddãos que são entregues na mãos de individuos sem a minima competencia para prestar cuidados com o rigor que a emergencia pré-hospitalar exige.
Se este escarro de projecto de pré-hospitalar for avante, convido todos os enfermeiros ou médicos que trabalham em serviços de urgencia a participarem por escrito todos os acontecimentos que tenham posto ou ponham em risco a vida de qualquer cidadão (que pode ser qualquer um de nós!), para que os mentores de tal idiotice sejam chamados à responsabilidade e respondam também eles, no sitio certo, por aquilo que fazem!....


 
GOSTEI SOBRETUDO DA PARTE:A ORDEM DOS ENFERMEIROS NÃO TEM LEGITIMIDADE ( ATIVA, O QUE REVELA BEM A IMAGEM QUE EXISTE DA MESMA, OU SEJA UMA " COISA " QUE NÃO SERVE PARA NADA, SENÃO PARA FAZER OS PROFISSIONAIS PAGAREM QUOTAS ESCANDALOSAMENTE CARAS, PARA QUE ESTES CHICOS ESPERTOS VIVAM Á GRANDE E Á FRANCESA SEM FAZER NENHUM, POR FALAR EM FRANÇA, NÃO ADMIRA QUE OS COLEGAS FRANCESES ESTEJAM CONTRA A FORMAÇÃO DA ORDEM POR LÁ.
 
Manuel, Enfº

"...convido todos os enfermeiros ou médicos que trabalham em serviços de urgencia a participarem por escrito todos os acontecimentos que tenham posto ou ponham em risco a vida de qualquer cidadão (que pode ser qualquer um de nós!), para que os mentores de tal idiotice sejam chamados à responsabilidade e respondam também eles, no sitio certo, por aquilo que fazem!"

Da mesma forma que se poderá fazer ao contrário e responsabilizar os erros de enfermagem para que toda gente saiba QUE TAMBÉM HÁ ENFERMEIROS MAUS.

Vocês estão tão cegos que nem admitem que existem maus profissionais na vossa profissão!
 
A média das minis que emborcas no bombeiral para depois ir para TAE são bem mais altas!
 
Foi fagocitado por quem diga?
F. Júlio
 
Sugestão para as Escolas de Enfermagem, transformadas em Outlets de formações: Criem uma "Especialidade em Enfermagem TAE " e está o problema resolvido, pois estamos tão em baixo como profissão, que passarmos a TAE`s, num futuro próximo passará a ser uma progressão profissional para os Enfermeiros.
 
Conversa de totós e ainda perdi tempo a ler os comentários, sendo alguns certos.
E regulação das condições de trabalho e ordenado em lares e afins.. Espera que os lares são para os auxiliares, isso não vêm no programa escolar, mas ECG e diagnósticos já vêm
 
http://www.ordemenfermeiros.pt/comunicacao/Paginas/RenovadaProvidenciaCautelarinterpostacontraoMinisteriodaSaude.aspx


Este é o caminho...Assim continuo a pagar as minhas quotas com todo o gosto!!
 
Então como ficou este circo ?

Ignoraram-vos novamente ou foi preciso dizer-vos na cara mais uma vez que não tem legitimidade nesta matéria?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!