terça-feira, agosto 27, 2013

Triagens: Bastonário Germano Couto na TVI e SIC!

 
O Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Enf. Germano Couto, esteve ontem em directo no telejornal da TVI (hoje, às 13h volta a estar em diferido) e hoje estará na SIC (em directo, às 13h).

Comments:
http://www.publico.pt/portugal/jornal/ordem-quer-triagem-de-doentes-nas-urgencias-feita-apenas-por-medicos-27008217

Pois é...afinal alguém anda matar as pessoas e não são os maqueiros!

Afinal os DEUSES também falham e fazem diagnósticos desastrosos!

Provem o próprio veneno...
 
O bastonário daOrdem dos médicos é mesmo muita parvo! Pena é que há ganho calos no cú como ele, os que se acham a elite, e mal habituados a esses laivos de superioridade, mantida por declarações deste tipo da OM. Santa paciência Homem! Preocupa-te antes com os médicos, e os enfermeiros que se governem. Baza!
 
Tanta incompetência e falta de saber...
Alguém que explique a estes anormais que na triagem apenas se avaliam sinais e sintomas.
Os diagnósticos, muiiiiiiitas vezes errados, são da competência dos médicos.
 
Mais um TAE frustado... não sei pk que vão tantos para enfermagem
 
Pena é as pessoas no alto da sua mesquinhes escrever de forma anonima. Aquilo que por vezes nem sabem aquilo que se passa, mas se sabem ainda mais grave pois tentam ter o seu momento de fama.

cumprimentos
João Duarte
enfermeiro
 
Faltou o essencial nesta entrevista
Engraçado como o argumento do Enf Pedro Aguiar da SRSul é bastante mais forte~
Sem duvida que o problema está no tempo que o médico demora a realizar a primeira observação após a triagem ...
 
espero que se entenda quem são os senhores que fazem diagnosticos....
 
Pois, pode estrebuchar o que quiser, mas o Zé Manel, contra evidências: cala-te boca!
=)
É um azeiteiro, mesmo muitos médicos o reconhecem. Fala para aí...

 
As 40h são para os enfermeiros ? alguém sabe dizer alguma coisa ,pois hoje vim de ferias e ´gostaria de estar informada -flor
desde já agradeço
 
Em vez de andarem a trocar "mimos" permitam que seja os próprios utentes a escolherem. Há médicos ótimos e há médicos péssimos, depois também os há assim assim, ou seja, são ótimos do ponto de vista humano mas em conhecimentos são péssimos e vice-versa. O mesmo aplica-se aos enfermeiros. Se calhar bom-senso e solicitar a opinião dos real interessados, ou seja, os utentes, não era assim tão descabido. O mesmo aplica-se à hipótese de escolha dos serviços. A eterna obrigatoriedade de recorrer ao centro de saúde da zona e depois ao hospital da zona tb é discutível. Se todos pudéssemos escolher era bem melhor. A confiança em quem trata da nossa saúde é um bem impagável.
 
porque será que ainda não foi exigido em público que o Senhor Bastonário - MÉDICO . prove tais calúnias e que justifique porque é que doentes triados com prioridade Laranja (e que deveriam ter a 1.ª observação médica em 10 MINUTOS) por vezes esperam 1 e 2 HORASSSSSSSSS,
pois é o Germano devia atacar por aí!
e mais Processá-lo Judicialmente para aprender a não se meter com os ENFERMEIROS!!!!!
mas querem saber porque isto Agora?
é simples, o mercado MÉDICO está a ficar saturado, e a criatividade e originalidade dos senhores Médicos para arranjarem quintinhas .... está-se a esgotar e como tal querem tomar conta da triagem de manchester (mas tempos há e nã muio distantes em que os Médicos triadores estavam a fazer cruzinhas tipo totoloto, e, algumas vezes acertavam, na Especialidade!!!!


 
Quem nao falha?
Abram os olhos enfermeiros, assumam as competencias
 
http://porquedeixeideserenfermeiro.blogspot.pt/2013/08/memorando-da-triagem-de-manchester-para.html

a resposta ao bastonete da OM
 
A ordem dos médicos ao publicar o artigo, na forma e conteúdo apresentados, desrespeitou a classe profissional dos enfermeiros, pois colocou em causa a sua competência e qualificação profissionais, faltando à verdade dos factos e baseando-se numa situação exemplo não totalmente esclarecida. A Ordem dos médicos com este artigo criou uma situação de alarme e desconfiança na população, demonstrando despreocupação com as consequências desse ato, falta de sensibilidade e de formação necessárias para se aperceberem da potencialidade de provocar manifestações psicológicas nos utentes das urgências classificados com prioridade verde após a noticia. Por outro lado, esta ordem produziu um documento escrito, que tornou publico através da sua revista, a assumir um profundo e lamentável desconhecimento sobre os princípios da triagem de prioridades, logo incapacidade para assumir este procedimento. Diagnósticos clínicos e acertar são dois termos que sobressaem num artigo sobre triagem de prioridades, acho que deveriam ser evidenciados a negrito pois são descritores/ palavras-chave para quem quiser fundamentar-se relativamente ao preconizado por qualquer método de triagem de prioridades, lool.
 
é facil falar. todos os casos de reclamação da triagem são verificados pelas administrações e pela ordem quando os utentes reclamam para a ordem. Na triagem não se faz diagnosticos. conforme as queixa é escolhido o fluxograma adequado e conforme o 1º item que dá positivo dá a prioridade de atendimento. é claro que qualquer utente pode agravar o seu estado , nesta altura deve ser novamente avaliado.
mas se não são visto no tempo alvo maximo de atendimento o problema nãoé o Enfermeiro . mas sim médico ou administração por não ter pessaol suficiente
 
http://porquedeixeideserenfermeiro.blogspot.pt/2013/08/memorando-da-triagem-de-manchester-para.html

Aqui tem anónimo. Não somos deuses, somos humanos, como tal erramos. A diferença está na ordem e impunidade de cada profissão e não nas competências e/ou conhecimentos.
 
Porque será que o Bastonário da Ordem dos Médicos disse que preferia ser triado por um enfermeiro com experiência em ve de um médico interno???!!!!!

Para bom entendedor meia palavra basta!

Enfermeiros deste País: Lutem por vós e pela vossa classe e não entrem em trocas de palavras e guerras mesquinhas....

A população respeita-vos....só vocês não se respeitam a vós próprios..

Ass: Cidadão Português de 60 anos e com larga experiência (infelizmente) em hospitais!
 
o que pensam os colegas acerca das 40 horas >?
os sindicatos não fazem nada?
o Germano estará a trabalhar nisso ?

Caro Drº Enfº gostaria que responde-se ( os medicos estão calados pois souberam negociar )flor
 
O Zé Manel NÃO É BASTONÁRIO DA ORDEM DOS MÉDICOS!! Isso não existe!A Ordem dos Médicos não tem Bastonário... irra que são teimosos e continuam a insistir em chamar ao homem Bastonário...
 
Só gostaria de duas coisas:
- Doente com fibrilhação auricular conhecida e com resposta ventricular controlada deixasse de ser triado como Laranja qualquer que seja o motivo da sua urgância (isto porque ao por pulso arrítmico no computador dá logo laranja... mas há que ter o bom senso que o senhor tem fibrilhação auricular e o seu pulso será sempre arrítmico!!!!!!!"

- Não triar a intoxicação paracetamol como amarelo ("é só paracetamol, que mal faz...") quando esta é bem mais grave que as intoxicações por benzodiazepinas que por alguma razão aparecem sempre a laranja...

Com isto já ficaria mais feliz.
 
sr enfermeiro, voce devia permitir a aceitaçao imediata de posts, caso contrario este blog morre, voce tem demorado demasiado tempo a aceita los.
 
Será que o Bastonário tem algo a dizer em relação às escolas de enfermagem, às notas de acesso, ao MDP, exame de acesso à Ordem, aos especialistas e licenciados nunca remunerados como tal....
 
Que pensam os enfermeiros da dualidade novamente em enfermagem, defendido pelo bastonário?

Ninguém se pronuncia?

Novamente aos auxiliares de enfermagem dr Enfermeiro?

Não diz nada do que se passou la para a Austrália?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!