terça-feira, agosto 27, 2013

Zé Manel, o corajoso!


A respeito da recente polémica entre o Bastonário da Ordem dos Médicos (sempre ele!) e os Enfermeiros das triagens nos serviços de urgência, já muito foi dito e comentado. Para um ignorante ou iletrado, o Dr. José Manuel Silva pode até parecer apresentar um discurso minimamente razoável, mas todos os outros é mais uma fanfarronice daquelas a que o Bastonário da Ordem dos Médicos, infelizmente, já nos habituou.

É preciso ter coragem (!) para se debater contra as triagens realizadas por Enfermeiros (inteiramente suportada por evidências)!! Se não houvessem evidências científicas/estudos que suportam as capacidades dos Enfermeiros...
Se em quase todos os países do mundo as mesmas não fossem realizadas por Enfermeiros...
Se os Enfermeiros não tivessem provas dadas em todo o tipo de triagens... Naturalmente que a Ordem dos Enfermeiros emitiu um comunicado (inteligente) que faz esfumar qualquer parolice proferida pelo Zé Manel!
.
Todavia, já todos percebemos e vamos sabendo que este tipo de ataques aos Enfermeiros varia de forma directamente proporcional ao desemprego médico!
Aliás, não é uma guerra apenas contra os Enfermeiros! Este homem é um peregrino nestas matérias... há milhentos exemplos, cada um mais ridículo do que outro! O tempo das manias doutorais já lá vai... e ele não se apercebeu!?

Comments:
Caro Dr Enf, eu há muito que venho avisando para esta situação, o aumento de cagas em medicina irá tirar muitos mais enfermeiros de funções que até aqui têm, eles vão tomar conta de tudo o que tenha a ver com processos clinicos e enfermagem, triagem, medicação, tal e qual como ocorre nos outros países em que os enfermeiros pouco fazem senão vigiar, e nem tirar sangue fazem. Caro Dr Enf, a enfermagem como nós a conhecemos vai acabar, ando a falar disto há cerca de 7 anos, já quando fiz o complemento, por isso tirei outra licenciatura e mudei de ramo para um pouco ao lado. Porque ser apenas enfermeiro vai ser insuficiente para manter o emprego para quem tiver neste momento 20 e poucos anos. Se desejar saber a solução para esta situação que neste momento será uma fuga menos má, será unirmo-nos às universidades e aos cursos de ciências básicas de saúde, criando uma carreira paralela aos dos médicos e não oposta. Tirando essa hipótese não vejo outra... se alguém vir estou aberto a discussão
 
Mas não são os enfermeiros que fazem a triagem, é o sistema informático (programa), isto é, o enf apenas se limita a introduzir dados.
 
O Sr Bastonário da OM tinha que ver era asneiras que médicos fazem nos Serviço de Urgência e os enfermeiros a impedir que eles matem os doentes!
Com isto é que o Dr Jose M Silva se devia preocupar!
 
Se o sr Zé Manuel verificasse os tempos de espera em vez de se preocupar com a triagem... Iria ficar surpreendido que também houve doentes que morreram porque os médicos não os observaram no tempo preconizado pela triagem...
 
Pois mas o socorro pode ser feito por técnicos de ambulância e prestarem cuidados de emergência pré-hospitalar até podem ser taxistas, olha o paradigma do interesse financeiro, a triagem interessa pois foi estipulado um numero máximo de médicos de serviço na urgência por especialidade para acabar com os bancos de urgência para pagar férias e casas.

 
Não vejo qual é o problema. Pode ver o exemplo de um Serviço de Saúde exemplar (o NHS), em que a triagem é feita por médicos, com bons resultados. Nós enfermeiros queremos andar para a frente ou contiuar a fazer trabalho de secretaria?
 
a culpa é mais uma vez do sistema...
 
Gostava de perguntar ao Srs. Enfermeiros, tão cheios de si, tão cheios de certeza quanto ao seu maravilhoso trabalho de triadores, quem é que controla/avalia se a triagem, por eles realizada é bem executada? Quem é que recebe o doente, produto dessa triagem e avalia se está bem ou mal triado? É o médico ou o sr. enfermeiro?
Como médico, que trabalha nas urgências, penso que também posso contribuir para esta temática.
Tenho a dizer-vos que já recebi doentes triados como amarelos que se encontravam, hemodinamicamente instáveis (hipotensos+hipotermicos, pulso arrítmico...), com estridor (evidente!)...ou então conto aqui a historia do sr. enfermeiro que com ar jocoso e "ão cheio de si" disse: essa é amarela, para não lhe dar um verde. Uma crise de asma a saturar a 100%? - e ri-se o enfermeiro - Chamem mas é a psiquiatria. Pois a doente em questão encontrava-se sem proferir uma palavra, taquipneica, silencio auscultatório e pulso paradoxal.
Voces enfermeiros também cometem erros, mentalizem-se disso e admitam, porque só assim é que os sistemas evoluem!
E depois digam-me uma coisa, e se a sra do estridor tivesse morrido? Ou a jovem da "crise de ansiedade" tivesse parado? Quem era o responsável pela triagem medíocre? Há consequências desse tão nobre acto de triar?
Cumprimentos
 
Existem comentários que aquilo que tem de miseráveis, tem de desonestos.
Então existem doentes que morrem a esperar mais tempo do que aquela que está preconizada pela triagem? Que observação miserável. Aqueles que trabalham em serviços de urgência sabem perfeitamente que existem dias muito difíceis, onde os doente não param de entram, os enfermeiros não conseguem fazer as colheitas de sangue em tempo útil, o inicio de medicação fundamental (NBZ, oxigenoterapia, digoxina, furosemida), soros, gelatinas,abt, algaliações em doentes em choque septico, hipovolemico ... Quantas e quantas vezes depois de observados pelos médicos os doentes não recebem os cuidados que merecem? E digo-lhe meus caros enfermeiros que não sou desonesto (apenas para provar um ponto) na observação que faço. Os Enfermeiros, tal como os Médicos em SU não chegam para servir/atender/avaliar/monitorizar... os doentes que entram numa urgência.
Portanto caro anonimo desonesto, eu como Médico digo-lhe que me dá igual que sejam medicos ou enfermeiros a triar doentes, desde que quem lá esteja seja competente, admita os seu erros e queira melhorar.
 
"8/27/2013 02:01:00 PM"

Sem argumentos voltam-se para os mesmos, bater no ceguinho!

É lixado não é?
Cortarem a evolução só porque sim...
 
Tenho a solução para este paradigma. Porque não serem os médicos a fazer a triagem? Mas claro, durante a noite continuariam a ser os Sr´s enfermeiros porque o Sr. DR. Medico tem que descansar. Sr. Bastonário da ordem dos médicos, deixe de enfiar a cabeça na areia e preocupe-se sim com as verdadeiras funções da sua ordem. Preocupe-se com a má qualidade dos cuidados MÉDICOS prestados por alguns membros da ordem dos médicos. Quanto aos problemas com a triagem relizada pelos enfermeiros, esses devem ser expstos ao ministério publico e se for caso disso devem os profissionais em causa assumir as responsabilidades inerentes. Já agora Sr. Bastonário da ordem dos Médicos, deixe de ser prepotente. Quem é o Sr. para não querer que sejam os enfermeiros a fazer a triagem? Apresente factos e agurmentos concretos que existem benefícios para os utentes em que esta seja feita por médicos. Ou será que pretende que os enfermeiros façam a triagem, mas que o Sr. Dr. Médico deve estar na cadeira ao lado para validar? Estamos fartos de prestar cuidados e depois os Sr(s) dizerem que foi feito por vós. Para quando uma exposição real do que se passa efectivamente nas instituições de saúde?
 
" Mas não são os enfermeiros que fazem a triagem, é o sistema informático (programa), isto é, o enf apenas se limita a introduzir dados. "

Certo, põe lá então uma máquina de café ou um fax, a ver os doentes e a triar.. parvalhão.
 
Hão de existir sempre erros nas triagens, por quem quer que sejam efetuadas. Mas se os médicos começarem a fazer triagens, o tempo de espera para as mesmas vai aumentar (com o aumento de mortes por estarem mais tempo à espera para serem triados), pois a triagem deixará de ser uma triagem e passará a ser uma consulta médica. Nisto é que os médicos têm que pensar. A triagem serve apenas para "ordenar" pessoas na urgência.
E achei piada ao exemplo que deram do NHS. O NHS é o caos. O SNS, por enquanto, está muito melhor.
 
O Bast. da OM não está contra nenhum enfermeiro, está isso sim, contra a Triagem de Manchester!!!

Enfermeiros a fazer triagem?? Essa é muito boa!! Mas que triagem?? Chamam triagem à simples recolha de sinais vitais e queixas do doente???

Afinal quem atribui o grau de gravidade à situação?? O enfermeiro ou o computador???

Deixem de ser inocentes, os enfermeiros na triagem são meros bonecos, não riscam nada, nem tem capacidade diagnostica para nada. Limitam-se a cumprir o que o computador permite. simples.
 
Conclusão da história, quando a OM vem defender que na triagem devem estar Médicos e de preferência com experiência, a OE defende-se com um estudo comparando enfermeiros com.... estudantes de Medicina, do 5º ano!!!

Acho que fica tudo dito :D


 
Este Zé Manel envergonha os seus representados.
A sua postura atávica e aleivosa, de capelinhas e cortejos à lá Paulo Portas, e semrpe a desancar nos Enfermeiros - por sentir a elite médica e emprego garantido ameaçados - já mete nojo!

Sabendo do risco do desemprego médico, já quer limpar mais um sitio para garantir emprego aos médicos.
Mas, quando confrontado com as EVIDÊNCIAS de que a triagem enfermeira, é segura e traz claros benefícios.. já não se encontrava a OM disponível para conversar com a imprensa...

Em vez de estar calado e fomentar um bom relacionamento com os Enfermeiros, prefere criar guerrinhas, inúteis. Cala-te zé, porra!
 
Os enfermeiros querem fazer actos que são praticados por médicos, agora são os médicos a querer fazer actos que até agora têm sido praticados por enfermeiros.
 
O Zé Manuel é o único que tem mostrado uma veemente oposição relativamente a várias invectivas e posições assumidas pelo ministro da saúde e que ferem todo o sistema de Saúde.
O Germano, por seu lado, quando reage parece que o faz como última opção, sem convicção e com cuidados extremos em não despoletar pruridos no seu amigo Paulo Macedo.
Comparando as vitórias que o Zé trouxe para a sua profissão com as do Germano, a primeiro vence de forma avassaladora!
 
Mais nada!! Há que pôr os enfermeiros (mini médicos)no seu lugar. Façam o que vos compete: dar injeçoes, higienizar os doentes e avaliar sinais vitais.
 
Ora bem , o que estes Srs Doutores que aqui falam (que felizmente não são a voz de todos os médicos!!) gostariam era que na triagem fizessem logo o diagnóstico e passassem a consequente receita da ida ao Opital... e eles ficavam só a carimbar os papeis e ver os resultados das "chapas"... O que ninguém questiona é o tempo que estes levam a observar os doentes triados (principalmente os amarelos!) e a falta de enfermeiros nos serviços de Urgência para retriarem doentes e reavaliarem-nos conforme as necessidades! NA TRIAGEM NÃO SE FAZEM DIAGNÓSTICOS, APENAS SE AVALIAM SINAIS E SINTOMAS MEDIANTE UMA ESCALA CIENTIFICAMENTE VALIDADA E EMPIRICAMENTE ATESTADA PARA DEFINIR PRIORIDADES NO ATENDIMENTO!!! «Escala» esta que também sofre atualizações e se molda às limitações que vão sendo detetadas, nada é perfeito e nestas coisas de saúde obviamente não há uma lei matemática que determine o que se passa com um doente, daí a necessidade de condições físicas e rácios de pessoal que garanta uma atuação com segurança - e falo de médicos, enfermeiros, assistentes operacionais e também administrativos!!!!
Está visto que nestes tempos conturbados o que esta classe quer é reinar e não trabalhar em equipa, nada cedem nas suas competências - nem prescrever um "benurom" ou interpretar umas análises de rotina - e agora já querem tomar para eles as competências que estão cientificamente provadas serem melhor executadas por enfermeiros!!!!
Todas os profissionais de todas as classes são compostos por elementos bons e menos bons, todos erram num determinado momento da sua vida - somos humanos! - e sem trabalharmos todos para o mesmo objetivo e aproveitando tudo o que de melhor sabemos e podemos fazer não vamos a lado nenhum. Parece lamechas mas é básico ter esta atitude para que se aproveitem as competências de todos para objetivos comuns e não objetivos pessoais ou de classes dominantes. Parece que no final o que interessa é mesmo o poder...
 
Acho que os enfermeiros abandalham um bocado a triagem e que muitos não estão preparados para a fazer. Triar um doente usando o sistema de manchester requer que se vá muitas vezes alem dos algoritmos e apesar do doente ter um tempo de espera mais longo se deve fazer retriagens periodicas para se ter a certeza de que a situação do doente não piorou e então atribuir-lhe outra cor mais urgente de atendimento. Nem todos os enfermeiros devem fazer triagem mas apenas os melhores e não é isso que se verifica. Nivelar por baixo leva a perda de competencias e funções. Por outro lado tenho verificado que os medicos contribuem para que se gerem situações de aperto nas urgências porque mesmo não tendo doentes para observar esperam que passem as 2 horas para observar um utente com cor verde. Isto leva a que se vierem mais utentes com necessidade de atendimento mais urgente esse atendimento em vez de ser de 2 horas passa a ser de 6 ou 8 horas.Isto é má fé e má prática dos medicos.
 
Olá! Alguém em casa. desde que no hospital onde trabalho, se começou a fazer triagem, os médicos nunca mais levantaram o rabo da cadeira para nada! Passaram a ser os enfermeiros a estar a dar a cara na linha da frente, muitas vezes com grande desrespeito de alguns doentes que entram pelo gabinete de triagem adentro a tomar café, falar ao telefone e nós é que temos de esperar que se dignem a falar conosco!
Outras vezes algumas pessoas entram pelos gabinetes adentro de forma agressiva, aos gritos e de forma histerica.
Várias vezes somos ameaçados devido à cor das pulseiras!
Quem inventou a triagem foram os médicos.
Todos os enfermeiros em portugal que fazem traigem, fizeram o curso, coordenado por um médico que é o responsável do grupo português de triagem:
A razão para serem médicos e não enfermeiros a fazer a triagem é bem explicíta durante o curso:
A triagem surge porque há incapacidade do sistema em ter um atendimento médico rápido para todos os doentes nas urgências.
Os médicos na triagem, não executam a função a que a triagem se destina, eles fazem sim uma primeira consulta médica, que não é o que se pretende da triagem.
A triagem tem regras muito bem definidas. Se o Dr. Bastonário não concorda com elas, que se reuna com o Dr. do GPTriagem e resolvam em conjunto.
 
Parece a guerra dos " fazem pouco contra os fazem nada".
Os enfermeiros pecam pela falta de decisão , se o medico nao atende em tempo, o enfermeiro que tirou a tempo, devia alertar para a demora de resposta do medico,mais eu digo,só seria o medico a intervir se algo de grave a necessitar de multidisciplinaridade! Assim se faz na Europa em países desenvolvidos.
 
Atenção o enf azevedo tem um blog ( filosofia barata, só copia e cola) que deve competir com este, mas só nas fotos... É deveras lamechas, coitadinho a vitima de i próprio, enquanto teve poder usava e abusava agora nao consegue nada ninguém lhe dá valor. Anda e usa alguma influente mas até ela leva facada...abre os olhos rapariga o Azevedo anda a azedar.
SOu sócio do sindicato dele e por vezes sei in loco através de uma voz com peso de pecados chamados AZEVEDOS e comp.
Aqui também se devia fazer triagem...
Esta guerra de enfermeiros e médicos é o que o Azevedo gosta,basta ler o blog dele, uma grande m....!

 
Ah... um pormenor: para que raio estaria um médico a fazer triagem de doentes para definir quanto tempo espera para ser observado por um... MÉDICO????????? LOL LOL LOL
 
Se a despesa é excessiva, criem guidelines para a prescrição terapêutica. É uma vergonha que num turno gaste 60 abocaths, 60 sistemas, 60 balões de soro, 60 seringas e 60 agulhas para administrar os mesmos medicamentos prescritos pelo médico A e que no turno seguinte, para as mesmas situações o médico B opte por comprimidos, ou mesmo uma receita para aviar na farmácia. Onde é que está o rigor científico, onde estão as preocupações com a saúde?
 
Olha que engraçado mas o sr. bastonário dos médicos consente e não lhe causa nenhum prurido, que os seus colegas do IPS Lisboa tenham passado a triagem clínica dos dadores para técnicos de análises. Desregular para reinar.
 
O BLog do Enfermeiro Azevedo é OPTIMO! Não Gostas não leias!
 
lol...desde quando é que a trigem é feita por enfermeiros? a triagem é feita pelo sistema informático e o enfermeiro apenas introduz os dados. para isso nem sequer é preciso um profissional de saude, mas sim alguem que saiba trabalhar com computadores.
A triagem feita por médicos nunca seria uma triagem de manchester, mas sim uma avaliação rápida do doente e devida orientação (área urgente, ou menos urgente, ou CASA). e isso meus amigos, os enfermeiros nunca farão.
 
Doutor Enfermeiro, expor desta forma uma pessoa que tem família, trabalha e merece respeito, não abona em nada a seu favor. Gostaria de o ver a mostrar aqui a sua identidade, a dar a cara, a não se escudar neste blog, que cada vez mais é mal frequentado e, dar oportunidade aos "zé maneis" de se defenderem, pois eles dão a cara e sofrem por isso, pois eles assumem posições e sofrem por isso, pois eles não o podem chamar de cobarde e sofrem por isso.
 
"Deixem de ser inocentes, os enfermeiros na triagem são meros bonecos, não riscam nada, nem tem capacidade diagnostica"

Sr Doutor! Quanta ignorância! Não o ensinaram a não falar do que não sabe? Para seu esclarecimento a triagem de manchester não faz diagnósticos...
 
"Mais nada!! Há que pôr os enfermeiros (mini médicos)no seu lugar. Façam o que vos compete: dar injeçoes, higienizar os doentes e avaliar sinais vitais."

Senhor: Os enfermeiros não pretendem ser mini médicos nem estes devem pretender ser mini enfermeiros.

Eu costumo dizer que mais vale ser um enfermeiro de 1ª do que um médico de 2ª! E há tantos destes últimos por aí!...
 
Dass, se chamam a um enfermeiro "mini-médico" é porque não fazem ideia do que um enfermeiro faz.
Cada macaco no seu galho pah...
Sou contra a usurpação de funções nestas duas classes, contudo muitas delas apenas seriam "oficializadas" como a prescrição de sos e antídotos no momento. Já outras eram necessárias (também de modo temporário) em meios extra-hospitalares, principalmente para quando o xôdtor tá de férias, ou simplesmente não lhe apetece alterar a dosagem de um fármaco potencialmente fatal.
 
Esta do Azevedo é mesmo verdade, coitado já nao consegue ver que o tempo dele já foi. Tve o seu tempo em altura, no s. Joao era o maníaco do poder e depois f.... ..' tinha as ninfas do gabinete que só despachavam positivo se fossem para o sindicato dele,eu fui um deles, aderi.
Jálá nao estou, porque aquele sind. É um marasmo, a começar pelo advogado passando pl informçao, quer do site quer do Azevedo, ele já nao está neste tempo.
Abram os olhos, e um sindicato dos novos nao?
 
"A triagem feita por médicos nunca seria uma triagem de manchester, mas sim uma avaliação rápida do doente e devida orientação (área urgente, ou menos urgente, ou CASA). e isso meus amigos, os enfermeiros nunca farão."

A triagem feita por enfermeiros é mais eficiente e certeira que a dos médicos, ponha isso na cabeça. Se há evidências, e contra elas o bestonário da OM já não se quis pronunciar, queres o quê..
Os enfermeiros fazem tudo isso que diz, e melhor. Custa aceitar isso, oh deus na terra??
 
Eu assino um sindicato com gente nova, com garra e sabendo o que fala.
Um nao sabe o que diz, o outro fala de filosofia barata e copiada, chega Azevedo!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!