quinta-feira, setembro 26, 2013

"Fait-divers" arenosos: a culpa é do Bastonário Germano Couto!

.
Aqui e acolá, tenho lido umas opiniões desproporcionadas (que rima com encomendadas) sobre assuntos relevantes da Enfermagem. 
Desta vez li no homólogo Cogitare algo que me faz questionar se vivemos a mesma realidade ou - no mínimo - no mesmo mundo, se lemos as mesmas notícias ou mesmo até se partilhamos a mesma profissão.
Por lá, tudo é estranho e esquisito no que respeita a Ordem e extraordinário no que diz respeito a um sindicato em particular - o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP).
É pertinente e louvável que se critique como forma de reflexão, é certo, mas o desiderato final deverá ser sempre a construção e promoção da profissão. Não, a sua destruição...

Logo à partida o Bastonário Germano Couto é o culpado de tudo. Até dos erros, ineficácia e subtracção de inteligência do SEP. Eu diria mesmo que o Bastonário é culpado da minha flictena no hálux esquerdo - eu, DE, sou Enfermeiro. Ele é Bastonário. A Ordem tem como atribuição (não só!) defender e promover a dignidade da classe. Como ter flictenas não é digno, perante tal facto, só vislumbro um culpado: Enf. Germano Couto. Portanto, há aqui, como se pode constatar, um encadeamento lógico de ideias.

Vai e não vai, com fait-divers deploráveis, o SEP vai sacundindo a água do capote para os lados. Os colegas, compreensivelmente desesperados e impotentes, criam expectativas sobre uma possível ajuda, venha ela de onde vier (mesmo de onde não pode legalmente vir) - da Ordem, por exemplo. Por incompetência sindical.
.
A culpa do (possível) alargamento dos horários para 40 horas semanais é da Ordem?! Ora bem, enquadremos a questão. Isto é um problema sobre trabalho, logo sindical, mas, reitero, sobre trabalho
Os dois líderes do SEP trabalharam na vida toda 9 anos - os dois somados! O Enf. J C Martins exerceu 4 anos e a Enf. Guadalupe Simões, 5 anos. É complicado fazer sindicalismo quando não se trabalha, quando não se experiencia/vive a realidade das problemas ou mesmo quando não se sente na pele as respectivas consequências.
.
Há cerca de 10 anos começou a proliferar a implementação dos horários de trabalho com 40 horas! Viram o SEP?! Eu não. 
Passada um década chegam à mesa do Ministro da Saúde com argumentos facilmente rebatíveis e desmontáveis. Há quase 10 mil Enfermeiros nesta situação e nunca vi o SEP muito preocupado. Quer dizer, preocupado estava, mas era com outras coisas sem interesse absolutamente algum! Muitas vezes, em prejuízo dos Enfermeiros. Os Enfermeiros, sócios do SEP, pagam quotas para quê?! O SEP é uma associação privada que visa defender os interesses dos seus associados.
.


Recordam-se do diferendo que opôs o Hospital de Braga aos Enfermeiros do Bloco Operatório? 
O Sindicato dos Enfermeiros (o do Enf. José Azevedo!), lançou um pré-aviso de greve por tempo indeterminado no Bloco Operatório e conduziu o processo com elevada astúcia sindical. 
Resultado? O grupo Mello cedeu e os Enfermeiros conseguiram um acordo muito bom. Às vezes penso... se tivesse sido o SEP, a esta hora ainda andavam lá com bandeirolas e apitos! 
.
Retomando o raciocínio: hoje em dia, nas mesmas equipas temos uma amálgama de horários e de salários, todos diferentes, todos miseráveis. A culpa é da Ordem?!
.
A Ordem dos Enfermeiros, nesta matéria, deixou a sua posição bem clara, aqui (diga-se, com argumentos bem mais adequados e estruturados que o SEP).

Germano Couto, Manuel Pizarro e a linda carreira de Enfermagem.
.
Com os Enfermeiros a viver uma situação muito preocupante e lamentável, a preocupação do SEP e de alguns Enfermeiros é... o Germano Couto apoia o Manuel Pizarro, o tal suposto coveiro da Enfermagem que se vangloriava de comer Enfermeiros ao pequeno-almoço?
Em primeiro, se o Manuel Pizarro "come" Enfermeiros logo nas primeiras horas matutinas é lá com ele. Eu acho indigesto, mas há gostos para tudo. Se o Germano Couto, apoia ou não o Manuel Pizarro para a Câmara Municipal do Porto (que até apresenta Enfermeiros para Vereadores), é lá com ele. 
Se o fizer, nunca usará o apoio da Ordem. No entanto, percorrendo o site oficial da candidatura do Manuel Pizarro, não consta nenhum Germano Couto em qualquer comissão.
.
Em segundo, se foi coveiro ou não, há algo a considerar:  nunca nenhum agente política deu, fosse o que fosse, de mão beijada ao Enfermeiros. A classe sempre teve de lutar pela justiça, aspirações e exigências. Recordo, no entanto, que na negociação da carreira de Enfermagem, quando os Enfermeiros exigiam 1500 euros mensais em início de carreira, o então Secretário de Estado, Manuel Pizarro ofereceu 1407 euros e o SEP trouxe para casa 1201 euros!!!! Incrível como um Sindicato consegue ainda menos do que o oferecido pelo Governo! É obra!
.
Como é lógico, tal deveu-se à falta de estratégia do SEP (os esquecidos podem ler isto). Mas há mais! O SEP, ávido pela glória das negociações (que se revelaram um dos maiores desastres de sempre), mandatou o seu advogado a exigir a separação das mesas negociais. Portanto: SEP para um lado, inteligência do Azevedo/Correia para outro e o Governo a esfregar as mãos de contentamento!

Espaço social do Enfermeiro.

Em poucas palavras, relembro que este espaço sempre foi uma aspiração da Ordem dos Enfermeiros. Quando a Ordem dos Médicos inaugurou o deles (sim, este tipo de estruturas tem paridade noutras Ordens!), convidou a Bastonária Maria Augusta de Sousa que, por sua vez, ficou deslumbrada pela pertinência de tal iniciativa. Todavia, a desorganizada Ordem de então nunca apresentou capacidade necessária para a consecução do projecto.
O Bastonário Germano Couto fê-lo. A custo zero (!!), conseguiu um espaço para erguer o tal projecto. No entanto, parece que a localização incomoda os anti-Germanistas (aqueles que só da oposição por nenhum motivo justificativo; apenas só porque lhes mexeram no quintal e nas passeatas...). 

Localização. "Porque é que é no sítio A  e não é no B"? "Porque é que é no sítio B e não é no C"? O argumento é circular. 
Caros colegas, pela minha vontade era à porta de minha casa, mas não pode ser. Obviamente, a escolha recaiu pela força do preço mais barato.

Bastonário Germano Couto, candidato à Federação Europeia de Enfermeiros.

Se Portugal receia a difusão dos preocupantes "problemas europeus", Portugal precisa de ter um papel activo. Como tal, o que há melhor do que o "chefe dos chefes/estratega europeu" ser o nosso Bastonário?! 
Só quem não tem qualquer visão estratégia é que não compreende esta medida em toda a sua extensão. 
Se o Bastonário comunicou o facto ontem, hoje ou amanhã, é, sinceramente, o que menos me preocupa, tendo em conta o contexto.
O SEP, por exemplo, reúne com o Ministério e nem dá cavaco algum. Nem ontem, hoje ou amanhã.
Apoio totalmente a candidatura do Enf. Germano Couto!

Pacotes de açúcar comemorativos da Ordem dos Enfermeiros.

Se a Ordem faz, é porque faz. Se tem, é por que tem. Se a Ordem não faz, é porque não faz. Se a Ordem não tem, é porque não tem. A mensagem passará, com certeza.
Esta campanha de promoção da Enfermagem não teve qualquer custo. Foi uma oferta da marca de cafés Delta pelo reconhecimento à profissão de Enfermagem
É para adoçar a boca pelos constantes amargos de boca que o SEP nos traz!
.
Quotas e Modelo de Desenvolvimento Profissional (MDP).
.
O aumento (para 10 euros mensais) foi imposto pela anterior Ordem e o MDP avança à medida que o poder político permite. 
Neste momento, a sobrevivência económica de Portugal parece ser a prioridade das prioridades, o que relega para segundo plano tudo o resto, até porque simplesmente não há... dinheiro. 
O Enf. Germano Couto herdou o problema há um ano e meio, mas o problema já se arrastava anteriormente há mais tempo. Mas relembro este comunicado: "Novo MDP a 1 de Janeiro se existirem condições para o aplicar"! 

Comments:
Estes desavergonhados dos dirigentes SEP haviam de se pôr na alheta! Será que têm facebook ou vêm cá visitar o blog só para terem mais noção do nojo que a vasta maioria dos enfermeiros lhes tem?
 
de facto é impossível agradar a todos, mas será que não estamos a anos luz melhores na ordem do que alguma vez tivemos? eu votei no enfº Germano, não o conheço pessoalmente diga-se, mas era o que tinha o melhor projecto, era, e é, uma lufada de ar fresco na ordem. Deixem-no fazer trabalho, ainda para mais os que criticam nem se deram ao trabalho de votar em quer q seja. Qt aos sindicatos estamos mm mal, mas digo q devemos ser todos sindicalizados, pouco ou mto precisamos deles para nos defenderem. Qual o sindicato perguntam? Isso é fácil... informem-se dos feitos e actuações de cada um...
cumprimentos e sejamos todos mais unidos.
 
Sr. Doutor enfermeiro já sigo o seu blog há alguns anos, porém deveria colocar o Simbolo da Ordem dos Enfermeiros na sua página principal. Deixou de ser um blog imparcial e de reflexão. É agora um atacante de todas as opiniões contrárias à sua parceria com a miracolosa Ordem dos Enfermeiros qué passou de desastre a exemplo (mal mudaram os figurantes ou mal você passou a colaborar com essa instituição).
Talvez, agora, se tenha apercebido que é mais fácil destruir projectos do que estar envolvido neles e não acredito que nos seus posts actuais, acredite no que realmente escreve.
O cogitare em saúde é, sem duvída, hoje um exemplo a seguir de maior imparcialidade e reflexão critíca.
 
E eu ainda digo mais!! Estive na Assembleia Geral deste ano e alguém apresentou uma moção contra o Espaço Social do Enfermeiro. Essa moção foi chumbada pela Assembleia, o que quer dizer que os enfermeiros concordam com este projecto.

 
Que eu saiba isto é um blog pessoal, não é o site das Finanças. Não é suposto ser isento. Quem não quiser ler o que por aqui se passa, sempre pode deixar de vir! Continua DE, gosto de ti pá!!
 
O engraçado é que as 40 horas não se aplicam aos CIT pelo que temos no mesmo serviço enfermeiros a fazer 35 horas (CIT) e enfermeiros a fazer 40 horas (FP.

E alegadamente esta medida do governo seria para igualar o horário da função pública ao privado!!!

AH... e não foram os comunistas a implementar esta medida... nem o SEP...

Foi mesmo o PSD/CDS... Tão amigos que eles são dos enfermeiros não é?
Como aliás o têm demonstrado ao longo dos anos...
 
E quanto aos enfermeiros terem um 2.º emprego... Só o têm porque precisam de mais dinheiro e não porque precisam de mais trabalho..

Relembro que os médicos têm regime de exclusividade. Optam e ganham mais 30 a 40% (não sei exatamente quanto). E para além disso ainda fazem horas extraordinárias...

Para além disso, podem opcionalmente optar pelas 40 horas com acréscimo de vencimento...


Então porque é que acham estranho o enfermeiro acumular???

Acumula mas ganha mais dinheiro. E acumula por opção e não por obrigação o que significa que existem milhares de enfermeiros que não acumulam.

Quando é para nos lixar todos os argumentos são válidos não é?
 
Esta tão mal informado Dr enfermeiro.

Ponho as minhas duvidas se o senhor alguma vez exerceu enfermagem.

Não seja imparcial e publique todos os posts

viva bem. Vá-se confessar ao padre
 
a guadalupe odeia de morte o germano e ainda não aceitou a sua vitória democrática...
 
sendo do escopo da Ordem a promoção da dignidade dos Enfermeiros, continuo com a opinião que a OE deveria organizar-se com os Sindicatos, à semelhança do que fazem os médicos (claro está que aquele bastonário Zé manel é um vira a saia para qualquer lado e contra tudo e todos, mas enfim, ninguém o culpa de ser corporativista..).

talvez pudesse servir de elemento aglutinador entre os sindicatos, desavindos que estão.

já agora, colegas, sabendo vós da porcaria constante que o SEP tem feito, pergunto: que fazeis ainda sindicalizados a esta coisa, que recusou 1410 euros para 1200, que abuliu especialistas e graduados da carreira, que promete cadáveres diz coisas espampanantes e coisas concretas chapéu, que nunca mais mete na cxabeça que faz falta uma GREVE de partir loiça, etc e muitos mais etc.??

masoquismo? sem dúvida, nesta altura do campeonato, tolerar e apoiar o SEP, é masoquismo e é compactuar com o estado nojento das coisas....
 
O doutor enfermeiro passa as horas de trabalho neste blog, e depois queixa-se da situação atual.
Não tem tb responsabilidade
Eu sei que não tem de ser imparcial, mas por favor vamos crescer... Não é desta maneira que a enfermagem se afirma.
 
Ninguém concorda com nada... mas continua tudo a baldar-se às Assembleias Gerais!! Até os do cogitare, que são tão férteis em ideias. Continuam sempre os suspeitos do costume a marcar presença nas assembleias, se há tanta revolta aparecem e digam de
vossa justiça! É lá que se resolvem os problemas!!! E agora que ninguém se queixe que são só em Lisboa!
Só há uma conclusão - a nossa Classe não quer mudança, só quer continuar com as guerras pelo seu umbigo.
 
Mas, ... a OE terá a ver com uma coisa que sempre esqueceu e parece continuar a esquecer: a QUALIDADE DE CUIDADOS!

Nunca se pronunciou acerca da reforma aos 66 anos! É que daqui a uns anos vamos ter equipas com umas lindas médias de idade!!!! Teremos os mais jovens com toda a dedicação a amparar-nos enquanto prestamos cuidados de higiene!!!!

Quanto às 40 horas eu também is referir que a qualidade também se iria degradar... mas, ... não posso! É que há enfermeiros que já dão 35 + 18 + 18 + ......... e parece nunca se cansarem!




 
Boa tarde

Antes de mais agradecemos a publicidade. Permita que apresentemos o direito de refutar o que aqui escreveu.

Efectivamente é FALSO que o Espaço Social do Enfermeiro seja GRATUITO.

Transcrevo a notícia que se era falsa deveria ter sido prontamente rectificada :
LINK : http://www.noticiasaominuto.com/politica/103237/espa%C3%A7o-social-do-enfermeiro-deve-abrir-em-barcelos#.UkWvCdKsjTo

Transcrevemos : "Na ocasião, o bastonário da OE, Germano Couto, apontou para um investimento de cerca de 5 milhões de euros, que será candidatado aos fundos comunitários." De que forma é que a Ordem pode candidatar-se a fundos Europeus. Fica também a questão. Quem irá gerir o espaço hoteleiro e de prestação de cuidados . Novamente transcrevemos : "À ordem compete construir o equipamento, ceder o auditório e parque de estacionamento à freguesia, proporcionar um desconto de 50 por cento aos habitantes de Paradela pela utilização de todos os serviços prestados, ceder gratuitamente quatro quartos à freguesia e contratar preferencialmente habitantes de Paradela para trabalhar no Espaço Social do Enfermeiro".

Desculpem, mas não posso concordar com este tipo de acordo sem explicações adicionais.

MODELO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Falta muito que explicar estivemos recentemente num Congresso organizado pela Ordem dos Enfermeiros e este assunto nem sequer foi abordado! Se já há trabalho feito penso que pela sua importância deveria ser anunciado aos Enfermeiros ! Foi o MDP que justificou o aumento de quotas no anterior mandato. Ao ser verdade que não haveria dinheiro o mesmo deveria ter sido comunicado aos Enfermeiros e deveria ter sido realizada um auditoria às contas .

Pacotes de Açucar

Se efectivamente foi gratuito, Excelente, caso contrário seria muito melhor gasto este dinheiro noutras actividades de LOBBY .

Sindicato dos Enfermeiros

Efetivamente não concordamos com algumas posições do Sindicato já o escrevemos no facebook por exemplo que os Sindicatos de Enfermagem deveriam ter proposto ao GOVERNO um ACORDO COLETIVO DE TRABALHO que regulasse todos os contratos de trabalho em Portugal, tal como os médicos o fizeram. As 40 horas pensamos que deve ser opcional e que se o Estado pretende que sejam implementadas as 40 horas deve paga-las . COMO ? A nossa carreira já formaliza o trabalho num regime de 42 horas. Se os Enfermeiros quiserem até 2015 (exemplo do acordo médico e professores) passar para as 40 devem receber através de uma regra de 3 simples. Se nas 42horas se paga x nas 40 seriam Y .

Por fim acusa-se sempre o SEP - Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, mas estas propostas que em cima redigimos podia ser proposta por QUALQUER OUTRO Sindicato. Onde é que eles andam ? Porque é que não se unem ! e elaboram uma proposta COMUM ?
 
Estás a ficar apertado

 
És mesmo imparcial

Mas 40 horas por semana compromete fortemente a qualidade dos cuidados e a segurança dos mesmos (Quem tem que tratar disto?) A Ordem!

"MDP avança à medida que o poder político permite"
Se for o sindicato tem que conseguir tudo se for a Ordem é "à medida que o poder político permite" Boa.

Espaço social do enfermeiro para quê? ainda não perceberam que os enfermeiros se estão a ... para a Ordem? e para isso muito têm contribuidos os atuais Orgãos Sociais.


 
HOJE NO MEU SERVIÇO SAIU UM HORÁRIO COM OS CIT A 35H E OS MAIS VELHOS...OS DITOS CTFP A 40H!!!!!!


BATEMOS NO FUNDO.............BEM NO FUNDO!!!!!!!!!!!

SEM DINHEIRO, SEM CARREIRA, SEM IGUALDADES..................

ACABAMOS PARA A VIDA; NEM COM UM25 ABRIL NA PROFISSÃO LÁ VAMOS....

COMO ALGUÉM AQUI DISSE: TUDO TEM O SEU TEMPO E O DOS SINDICALAISTAS ACABOU HÁ MUITO!!!!!!!!!!
 
ATENÇÃO SÓCIOS DO SE E DO SIPE...

PROVIDENCIA CAUTELAR INTERPOSTA POR ESTES 2 SINDICATOS FOI ACEITE PELO TRIBUNAL E SUSPENDE DE IMEDIATO A APLICAÇÃO DAS 40 HORAS:

INFORMAÇÃO AOS ENFERMEIROS

SÓCIOS DO SIPE E SE





1-O Sindicato Independente Profissionais de Enfermagem - SIPE e Sindicato dos Enfermeiros – SE, informam os seus associados que a providência cautelar, que elaboraram e que deu entrada nos Tribunal Administrativo do Porto e Tribunal Administrativo de Coimbra aos dias 18 de Setembro, foi aceite e o Governo notificado para se pronunciar
2- Mais se informa que esta aceitação suspende a aplicação das 40 horas de trabalho semanal.

Para mais informações pode faze-lo através dos telefones

707 – 45 45 45 – SIPE
707 – 20 40 40 – SE


 
Como estudante fiquei maravilhado com o Enf Azevedo. Fez-me pensar que o resto é plastico e pior...fabricado na china.
 
FOOOOORA GUADALUPE!!!!!
 
Cogitare em Saúde disse...

"Boa tarde

Antes de mais agradecemos a publicidade. Permita que apresentemos o direito de refutar o que aqui escreveu.

Efectivamente é FALSO que o Espaço Social do Enfermeiro seja GRATUITO.

Transcrevo a notícia que se era falsa deveria ter sido prontamente rectificada :
LINK : http://www.noticiasaominuto.com/politica/103237/espa%C3%A7o-social-do-enfermeiro-deve-abrir-em-barcelos#.UkWvCdKsjTo

Saber ler é um virtude. Eu escrevi que o custo zero se refere ao "espaço". Não compreendo o prurido quanto ao espaço social. É uma obra digna! Não queriam que esse dinheiro fosse aplicado e apitos e outdoors do SEP, pois não?!
 
"Saber ler é um virtude. Eu escrevi que o custo zero se refere ao "espaço". Não compreendo o prurido quanto ao espaço social. É uma obra digna! Não queriam que esse dinheiro fosse aplicado e apitos e outdoors do SEP, pois não?!"

Não, talvez fosse melhor orientado para o desenvolvimento do MDP...??
 
Espaço social não é uma obra necessária:

Vai gastar milhões dos enfermeiros.

Não vai servir para nada.

Seja coerente com o que disse no passado e defenda os enfermeiros.

Quanto vai aumentar a quota para pagar isto?
 
Casa onde não há pão todos ralham e ninguem tem razão.
1º CIT a 40 h são a maioria dos CIT, os enfermerios não os quiseram, era isso ou rua. Quantos CTFP se preocuparam por estarem CIT a 40h e eles com 35H?
2º A maioria dos CIT nao recebem sequer pelo nivel mais baixo da tabela salarial, e os CTFP tb estao preocupados.
Acordem para a realidade, só juntos vamos conseguir qq coisa.

ANTES DE TUDO: IGUALDADE NA PROFISSÂO. enquanto isso nao acontecer, a discordia vai reinar e a enfermagem perder, perder e perder...
 
O Sérgio do cogitare é um lacaio do sep. Arranjou lá um tachito e agora anda a espumar-se por aí... tristeza! Há cada saloio!
 
ESPAÇO SOCIAL

QUANTO VAI CUSTAR AOS ENFERMEIROS A CONSTRUÇÃO DO EDIFÍCIO?

SERÁ PAGO POR TODOS OS ENFERMEIROS DO PAÍS OU SÓ PELOS DO NORTE?

SE FOR PAGO POR TODOS ISTO É UMA FRAUDE AOS ENFERMEIROS DO CENTRO SUL E ILHAS CERTO?

DIZEM QUE TERÁ PRESTAÇÃO DE CUIDADOS DE ENFERMAGEM. eNTÃO O REGULADOR AGORA SERÁ PRESTADOR? NÃO HAVERÁ CONFLITO DE INTERESSES?

RESPONDA LÁ A ISTO!
 
O apoio, institucional ou pessoal ao Coveiro da Enfermagem apenas vem realçar e confirmar a fragilidade das convicções do nosso bastonário, que ao sabor da corrente vai ancorando em "Portos de abrigo" outrora hostis à profissão mas onde agora poderá negociar com os mercadores de ocasião alguns (prováveis)proveitos para si. Ora, as convicções são algo definidor do Homem e não da sua circunstância, e, se verdadeiras, imprescindíveis e intocáveis .Parece que as convicções que sustentam o discurso de defesa da profissão do bastonário são afinal convertíveis por preponderância pessoal.Não se pode defender de manhã a Enfermagem à noite jantar com o agressor.
Quanto à candidatura à FEE, não me parece prolífica, na medida em que antes de encetarmos em devaneios Europeus devíamos arrumar primeiro a casa. Por outro lado, a subtração do tempo do bastonário para o exercício deste cargo iria inevitavelmente conduzir a uma maior dificuldade em gerir os assuntos da Enfermagem Portuguesa.
O Espaço Social do enfermeiro é uma boa medida, especialmente quando temos tentos Enfermeiros no desemprego, criando um espaço onde estes possam passar o seu tempo livre .
O MDP seria um passo útil se a profissão fruis-se de boa saúde; Espartilhada e fracturada como está neste momento, o MDP poderá trazer neste momento um factor perturbador acrescido, na medida em que exige um esforço de reorganização e acomodação da Enfermagem, algo que nos tempos actuais é de facto deletéreo.
Parece-me verdadeiramente "pornográfico" a manutenção cómoda dos 10 euros mensais de quota num momento em que a grande maioria dos Enfermeiros perde centenas de euros de rendimentos graças ao troikismo nacional, sacudir a água do capote e não fazer nada torna o actual elenco tão responsável pelo saque como o anterior.
Quanto aos pacotes de açúcar acho uma boa iniciativa, atendendo a que foi a custo 0.



 
Atenção Margarida Barros, está i informar mal, o facto da providencia ter ido acite, o interesse publico, ganhou.
Logo só após a aceitação da contestação é que teremos a decisão nal, até lá temos ue fazer as horas, 40
O Azevedo está a enganar os Colegas atenção aos processos isiplinares por nao cumprir.
 
Estes anónimo cheira a Azevedo, lá escrever escreve bem, mas de facto é um ditador, eu sou o Presidente deste Sindicato á 40 anos, tipo Salazar, será que cai da cadeira ou sai com o rabo entre as pernas? Sai sai, e muito fragilidade, tem uma carga muito grande nas costas, Azevedos e ca.
Vamos aguardar, a nossa amiga da estomatologia dará notícias.
 
Estes anónimo cheira a Azevedo, lá escrever escreve bem, mas de facto é um ditador, eu sou o Presidente deste Sindicato á 40 anos, tipo Salazar, será que cai da cadeira ou sai com o rabo entre as pernas? Sai sai, e muito fragilidade, tem uma carga muito grande nas costas, Azevedos e ca.
Vamos aguardar, a nossa amiga da estomatologia dará notícias.
 
Caro Doutor Enfermeiro: como já referi noutros posts que coloquei no seu blog continuo a afirmar que de forma parcial continua a defender cegamente a ordem dos Enfermeiros. Como deve imaginar a Ordem não é perfeita está sujeita ao juízo e avaliação dos seus membros. Digo também que como forma de marketing para a ordem o seu blog funciona na perfeição. Feita esta apreciação vamos analisar um pouco o seu parcial raciocínio sobre o que se passa à sua volta e mais concretamente os problemas mais recentes da ordem dos Enfermeiros.
1º Realmente o senhor bastonário pode apoiar as listas e os candidatos que mais lhe aprouver, no entanto deve faze-lo como enfermeiro Germano ou apenas Germano Couto. Já um apoio como bastonário da Ordem dos Enfermeiros (que é assim que aparece no flyer) implica e envolve a ordem dos enfermeiros como instituição e os seus membros. Também é engraçado vê-lo agora a comentar os Dr Pizarro duma forma tão neutra e pacifica depois de já ter escrito os maiores impropérios sobre ele, na altura em que ele era secretário de estado da saúde. Prova, uma vez mais, que tem uma atitude parcial, mudando a sua opinião de acordo com os ventos que sopram. Um catavento que vai respondendo às brisas que emanam da ordem e do seu bastonário, tido como um ídolo para este blog e para o seu blogger.
2º É engraçado também, no que diz respeito ao espaço social dos enfermeiros, vê-lo fazer um jogo de palavras para tentar desvalorizar o que se tem dito sobre os gastos que a ordem vai ter com esse espaço. O terreno ter sido cedido a custo zero é mentira já que existem contrapartidas que tem que ser cumpridas, como cedências várias de espaços e outros descontos, por isso custo zero é mentira. A construção desse espaço não vai ficar barata e como se sabe, não estamos el altura de grandes gastos mas sim de alguma contenção, especialmente quando se está a falar do dinheiro da ordem mas do dinheiro de todos os seus membros.
3º Finalmente, dizer que as 40 horas não é um problema da ordem parece anedota, especialmente depois dos vários posts que colocou no seu blog (no tempo da antiga direcção da ordem) onde defendia a todo o custo a qualidade dos cuidados e a segurança quer dos profissionais quer dos doentes. É obvio que mais 5 horas por semana, 20 horas por mês, 240 por ano (ou seja mais 30 turnos por ano, um mês de trabalho seguido) trás implicações obvias no desempenho dos profissionais de Enfermagem.
Para concluir é importante ser possível fazer uma análise isenta do que se passa à nossa volta, reflectindo sobre todas as problemáticas para conseguirmos construir uma profissão digna, com visibilidade e com o reconhecimento que merece. Defender o indefensável a todo o custo vai trazer-lhe alguns amargos de boca que nem os pacotes de açúcar, que tanta propaganda faz, conseguirão tirar.

 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!