quarta-feira, fevereiro 26, 2014

Nossa Senhora das Quotas da Ordens Profissionais... vinde cá ver isto!!

Nova página/movimento do Facebook:
.

Antes de prosseguir, uma declaração de interesses

1) nunca, nos meus posts (blog ou Facebook), fomentei imprecisões técnicas que induzissem colegas em erro; 
2) independentemente dos meu apoio aos actuais membros da Ordem dos Enfermeiros, sou um defensor acérrimo da existência de uma Ordem dos Enfermeiros (bem de como qualquer Ordem Profissional). 

Agora
1) O actual aumento de quotas, que culminou na quota (também é possível escrever "cotas") mensal de 10 euros, foi delineado pelo anterior mandato da Ordem dos Enfermeiros (Enfs. Maria Augusta de Sousa, Jacinto Oliveira, Lucília Nunes, Manuel Oliveira, etc.). 
Foi votada e aprovada em Assembleia Geral, com o voto "contra" do actual Bastonário, Enf. Germano Couto. Em reunião prévia de Conselho Directivo Nacional, a "direcção" de voto tinha sida a mesma (em coerência e consciência): contra! Estes factos são constatáveis na Acta da Assembleia Geral Extraordinária de 20 de Novembro de 2010 (disponíveis na área reservada do site a qualquer um dos 65 mil Enfermeiros), onde objectivamente está plasmado a orientação do voto:

.
2) A actual Ordem dos Enfermeiros propôs para a próxima Assembleia Geral um redução de quotas para 9 euros/ mensais. De acordo com a Lei/Estatuto da Ordem dos Enfermeiros, esta proposta só poderia ser feita no terceiro ano de mandato. Ora, 2014 é o terceiro de ano mandato! Portanto, foi na primeira oportunidade possível!
.
3) A Ordem dos Enfermeiros não tem uma quota variável em função da remuneração. É um valor fixo. Comparativamente: é a Ordem que cobra a quota mais barata em termos absolutos; em termos relativos também! 
Oferecendo exemplos: Ordem dos Advogados - de acordo com o último estudo de âmbito salarial, os jovens Advogados auferem em média 600 euros mensais e pagam cerca de 18,70 euros/mês durante os primeiros 4 anos. Depois disso, mantendo o mesmo salário, a quota sofre um acréscimo para 37,50 euros/mensais! Os jovens Arquitectos auferem em média 500 euros/mensais (muitos abaixo deste valor) e pagam 15 euros/mensais. Os Psicólogos (cuja esmagadora maioria está desempregada ou aufere o salário mínimo) pagam 144 euros/anuais. Os Nutricionistas/Dietistas pagam 150 euros/anuais! Resumindo: A Ordem dos Enfermeiros é a estrutura mais pesada de todas e, pese o facto, é a que cobra a quota mais barata!
.
4) Qual é o valor mais justo para as quotas? É sensato que cada um possa ter a sua opinião, 
todavia é sensato também que todos leiam os Relatórios de Contas no sentido de apurarem quanto custa manter a Ordem dos Enfermeiros, bem como onde consome os seus recursos! 
.
5) Nenhuma Ordem negoceia os salários dos seus membros. Não lhes é imputável,  logicamente, "culpas"/responsabilidades pela relação proporcional de salário/quota!
.
6) Para que serve a Ordem? 
Para uma profissão é um privilégio dispor de uma Ordem. Esta materializa a transferência de poderes do Governo para as mãos da própria classe; assim, desta forma, são os seus membros que deliberam e decidem sobre o seu próprio futuro profissional, não deixando o ónus dessa responsabilidade nas canetas de um conjunto de deputados, que, na sua maioria, ignoram o que é a Enfermagem ou que é ser Enfermeiro. Eu acho que a possibilidade e liberdade de cada um decidir sobre o seu futuro é inegociável. 
.
**
.
Esta página, obviamente, é um logro. O plano de trabalho para a próxima Assembleia Geral da Ordem dos Enfermeiros está traçados e inclui, como sabem, uma rectificação de uma decisão do mandato anterior (o tal aumento de quotas): a conhecida proposta de redução de quotas para os tais 9 euros/mensais. 
Para alterar tudo isto (e validar o que é "propagandeado" na tal página) é necessário que compareçam (e votem!) mais de 3000 Enfermeiros (5% da classe) à Assembleia Geral!!
.
Ora, se isto for conseguido, serei um Enfermeiro feliz - afinal de contas a classe de Enfermagem mobilizou-se em prol de algo!... e estaremos de parabéns!

Comments:
A INDIFERENÇA ESTÁ A AJUDAR A «MATAR» A CLASSE - À IMAGEM DO QUE SE PASSA NO PAÍS - OS ENFERMEIROS ESCUSAM-SE A PARTICIPAR NAS DECISÕES QUE NOS VÃO CONDICIONAR A PRÁTICA E A EXISTÊNCIA ENQUANTO PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM PARA SUSTENTAR A SOBREVIVÊNCIA DE CADA UM. EU PAGO PARA QUE ELES FAÇAM ISTO, DECIDAM AQUILO, COZAM AQUELOUTRO, BLÁ BLÁ BLÁ!!! PRA QUE ME HEI-DE CHATEAR??? ORA ESSA!!! EU PAGO CARAGO!

DEMITAM-SE DA RESPONSABILIDADE DE PARTICIPAR NESTES MOMENTOS DE TOMAR DECISÕES E DEPOIS QUEIXEM-SE QUE FORAM TOMADAS DECISÕES ERRADAS POR UMA MINORIA QUE NÃO REPRESENTA O QUE VAI NA ALMA DA MAIORIA!! NÃO FOI ASSIM QUANDO AUMENTARAM AS QUOTAS?????

O PODER DE TER NAS NOSSAS MÃOS O DESTINO DA CLASSE - ATRAVÉS DA EXISTÊNCIA DA NOSSA ORDEM PROFISSIONAL! - IMPLICA A RESPONSABILIDADE DE PARTICIPAR E CONTRIBUIR COM A PRESENÇA NAS ASSEMBLEIAS GERAIS E REGIONAIS! CADA PRESENÇA CONTA NA MESMA PROPORÇÃO DE OUTRO QUALQUER ENFERMEIRO PRESENTE NA ASSEMBLEIA! SEJA PRESIDENTE, BASTONÁRIO, EX-PRESIDENTE, PRESIDIÁRIO (LOL), CHEFE, DIRETOR, VELHO, NOVO, CUNHADO OU DESCUNHADO, EMPREGADO OU DESEMPREGADO, PRETO OU BRANCO OU AMARELO OU VERDE!! É UMA ASSEMBLEIA DEMOCRÁTICA ONDE UM É IGUAL A UM E TODOS TÊM A PALAVRA E OPINIÃO E VOTO NAS MATÉRIAS DISCUTIDAS. SIM, VOTO, QUE SIGNIFICA APROVAR OU REJEITAR DECISÕES E CAMINHOS DOS QUAIS NÃO CONCORDAMOS.

TAL COMO NO PAÍS, ONDE SOMOS REPRESENTADOS (E MANDADOS) POR PESSOAS EM QUEM A MAIORIA DO ZÉ POVINHO (SIM, SOMOS EU E TU!) NÃO SE RECONHECE NEM SE REVÊ E SE ABOMINA, É PURA CONSEQUÊNCIA DE UMA SOCIEDADE ONDE 60% DA MALTA PREFERE IR À BEJECA PRO QUENTINHO A IR VOTAR E MANIFESTAR O SEU DESAGRADO! SÓ OS BOYS DAS MÁQUINAS PARTIDÁRIAS E DOS INTERESSES É QUE VÃO VOTAR!! E SE FOSSEM ANTES 60% A VOTAR EM BRANCO???

REFLITAM E ASSUMAM SE QUEREM SABER USAR O PODER DA DEMOCRACIA A NOSSO FAVOR - COM A RESPONSABILIDADE E TRABALHO QUE ISSO IMPLICA - OU SE PREFEREM SISTEMAS DE PSEUDO-DEMOCRACIAS A CHEIRAR A DITADURA ONDE SÓ NOS SENTIMOS ENGANADOS E ATRAIÇOADOS POR QUEM NOS REPRESENTA!
 
AH RAISMAPARTAM!!!
TOU C´OS NERBOS!!!
 
P.S.

É BEM MAIS FÁCIL ACREDITAR E EMBARCAR NESTAS ESPATAFURDICES DE MOVIMENTOS DA TRETA DO QUE PARAR PARA PENSAR E ASSUMIR POSIÇÕES!

E ISTO É IGUAL A IGNORÂNCIA, QUE É DIFERENTE DE BURRICE OU FALTA DE INTELIGÊNCIA, NÃO QUERO INSULTAR NINGUÉM!!!

É SÓ O CAMINHO MAIS FÁCIL DE QUEM SÓ SE LIMITA A FAZER OPOSIÇÃO PORQUE ESTOU ENERVADO E QUERO PARTIR ESTA ME#%A TODA E SE FOSSE COMIGO É QUE TU IAS VER PARTIA E REPARTIA TUDO E DAVA UM LEITÃO A CADA ENFERMEIRO E TODOS DEIXAVAM DE PAGAR QUOTAS E COTAS E EMOLUMENTOS E TAXAS!!!! E DEPOIS DA ORDEM ESTAR TODA FANICADA VENDIA TUDO AOS CHINESES E DAVA MAIS UM LEITÃO A CADA ENFERMEIRO E PUNHA ESSES RIOS E RIOS DE GUITO A RENDER NUM BPN E VIVÍAMOS TODOS FELIZES PARA SEMPRE!!!

E DEPOIS DE NÃO HAVER ORDEM E SER O AMIGO MACEDO E SEUS DRS SECRETÁRIOS DE ESTADO A DECRETAREM O QUE OS ENFERMEIROS DEVEM E NÃO DEVEM FAZER É QUE ESSE CIDADÃO ENERVADO E REVOLTADO IA VER COMO A VIDA SE TORNARIA UMA BELA M#$%&! E A BARRIGA CHEIA SÓ DUROU UM DIA, MAS QUE BELO DIA PÁ!!! E AGORA PÁ, O LEITÃO, JÁ SE FOI? NÃO HÁ MAIS???
 
Dr Enf, o problema é que ha sempre uma agenda paralela e quando para cumprir essa agenda e necessario trair os eleitores, todos o fazem... E uma questão de princípios e quem os tem não tem tempo para politica porque tem de trabalhar! Feliz em ve-lo de volta Dr...
 
Acho ridículo perdermos tempo a contestar uma quota que já em si é um valor baixíssimo.... temos problemas mais importantes para debater
 
DE, eu posso concordar consigo ou não, mas há uma coisa que tenho que reconhecer, é que o colega tem uma preserverança e uma vontade de ferro como eu nunca vi igual na minha vida!!! Ao longo dos anos resiste e com inteligencia dialoga e esclarece. Gostava de o conhecer pessoalmente!! Presumo que seja uma pessoa extraordinária!!!!!!!

Mas podia mandar baixar as quotas ;)
 
ridiculo baixar a quota?! fala por ti... como é possivel que quando todos os vencimentos levam cortes a Ordem possa aumentar quotas e ache descabido baixar esses valores para 7,50 por ex.? façam contas 65000 enfermeiros a 120 euros cada um dá uma fortuna que é gasta onde lhes aprouver e será na vossa opinião muito bem gasta mas será que todos têm de dizer amén a V.Exª?! não pode haver opiniões contrarias? acha V.Exª que a maior parte de nós não tem mais nada que fazer que andar a pavonear-se nas vossas reuniões, jornadas e afins ?! há quem tenha de trabalhar....
 
se são necessarios 3000 enfermeiros para a reunião porque é que o pessoal nos seus locais de trabalham não se mobilizam para estar esse nº presente ?

os sindicatos que se organizem para disponibilizar transportes
agora se ficam á espera que os outros resolvam os problemas não vámos a lado nenhum . flor

 
Ouça amigo...em frança a ordem dos enfermeiros tem os dias contados, passará a ser apenas voluntaria a inscriçao. Porque??? porque nao faz rigorosamente nada. Outra idiotisse é o jovem recem licenciado e recem desempregado ter que pagar cotas...ora siga lá o silogismo, se nao trabalha..logo nao tem dinheiro para pagar cotas!!!

Cumprimentos á rapaziada e bons jantares.
 
Ouça amigo...em frança a ordem dos enfermeiros tem os dias contados, passará a ser apenas voluntaria a inscriçao. Porque??? porque nao faz rigorosamente nada. Outra idiotisse é o jovem recem licenciado e recem desempregado ter que pagar cotas...ora siga lá o silogismo, se nao trabalha..logo nao tem dinheiro para pagar cotas!!!

Cumprimentos á rapaziada e bons jantares.
 
A quota é a mais baixa concerteza, é pena que use os numeros a seu favor e não refira que é a ordem com mais associados(120€x65000=7800000€), alem dos ordenados dos arquitectos, advogados seja bastante dispare, não podemos levar os valores inscritos como verdadeiros, além de mais são em numero bastante inferiores, menos associados/maior quota. Isto é ser correcto com os numeros.

P.S. E o nosso Bastonario considerar o "valor que digamos, não é nada de especial"

Atentamente
 
O Azevedo vai organizar transportes.

Estejam atento ás noticias.
 
Se o Governo nos tirou recentemente 8 a 12% do ordenado, e prepara-se para aplicar mais um corte de 5% em cima dessa percentagem, e os Enfermeiros, como a restante população , que está devidamente domesticada, não reclama, que mal faz mais 2,5 euros a somar ao saque?
 
Quanto das nos quotas, vai parar aos bancos para pagamento das dívidas contraídas para aquisição das luxuosas sedes?

Alguém me sabe dizer?
 
teria todo o gosto em pagar uma cota mais alta, no entanto e após 18 anos a trabalhar encontro-me a auferir 950€ líquidos para sustentar as minhas filhas e sobreviver.
Que demagogia é esta da nossa ordem que perante o contexto atual o nosso bastonário, na ultima entrevista "prós e contra", refere que "está tudo no bom caminho"....
Bom caminho????
Será o bom caminho este enquadramento da profissão?
Será o bom caminho os associados da nossa ordem estarem a auferir salários muito pouco dignos da profissão??
Será que defender a enfermagem não será defender salários e condições de trabalho que permitam aos enfermeiros dedicarem-se na melhoria continua das suas actividades??
Será que com este enquadramento não poderemos dizer que está tudo no mau caminho???
Deixo estas palavras para reflectirmos.
Cumprimentos
P.S. Não poderei comparecer na proxima convocatória da ordem pois não tenho dinheiro suficiente para me deslocar aos locais onde habituais de reunião.
 
Estivemos 3 anos há espera por esta AG para alterar o valor da quota porque só por essa via se pode alterar esse valor. E eis que esta atual direção escolhe a pior hora e o pior dia para o fazer. Com tantos dias no ano e tantas horas num dia, foram logo fazer as escolhas que exclui a maioria da classe... Isto sim é uma agenda paralela. Já estamos cheios de areia nos olhos. DE, este blog é seu e pode continuar com os seus comentários anónimos no seu próprio blog mas deixe de ser marioneta do bastonário, trate a pouca réstia de utilizadores que ainda se lembra de vir cá com o respeito que a classe necessita.
 
Estivemos 3 anos há espera por esta AG para alterar o valor da quota porque só por essa via se pode alterar esse valor. E eis que esta atual direção escolhe a pior hora e o pior dia para o fazer. Com tantos dias no ano e tantas horas num dia, foram logo fazer as escolhas que exclui a maioria da classe... Isto sim é uma agenda paralela. Já estamos cheios de areia nos olhos. DE, este blog é seu e pode continuar com os seus comentários anónimos no seu próprio blog mas deixe de ser marioneta do bastonário, trate a pouca réstia de utilizadores que ainda se lembra de vir cá com o respeito que a classe necessita.
 
Concordo plenamente com a observação do colega Joaquim Pereira. Já me tinha feito a mesma pergunta. Realmente pagar Jornadas com almoçaradas incluídas, deslocações dos que organizam somando as estadias...extraordinário! Com o dinheiro dos outros eu faria com certeza imenso... comeria, viajaria, ouviria uns temas para ter uns papelitos para pôr no portefólio/currículo... enfim... uma autêntica festa. Aliás fiquei surpreso numa dessas Jornadas, parecia que não comiam à pelo menos um mês e o corrupio de comida parecia um casamento, mas atendendo que a minha quota deu para pagar pelo menos o café... Não consegui engolir nenhum, porque o cenário era tão contrastante duma realidade tão desfocada da verdadeira que enfim. Não vou obviamente a mais nenhuma Jornada, prefiro não ver como o meu dinheiro multiplicado pelo dinheiro de todos os enfermeiros é utilizado. Sugestão: pagamento de quotas voluntário???? Se quiser ou puder pago, senão... Ah já agora, prescindo da agenda e da caneta. Utilizo gadgets e não preciso de dizer ao "mundo" que sou enfermeiro. Agenda de papel??? Que saloiada! Ah antes que me esqueça... alguns organizadores dessa tal Jornada utilizaram o número da telefone do tlm que deveria ser para assuntos estritamente profissionais (leia-se pago por nós) para trocar mensagens e mms digamos... interessantes. A colega que foi comigo divertiu-se imenso... não façam uma pesquisa ao teor das mensagens/telefonemas desses telefones que não é preciso...não façam uma auditoria ao que realmente é gasto que não é preciso... enfim... uma verdadeira desilusão!
 
Estiveram 3000 enfermeiros quando decidiram aumentar as quotas ?!
 
Se é possével, que baixe já!

Afinal de contas se não der para ter um palacete como Delegação Regional, mudemos para um T1 ou para uma loja de Rua. Eu próprio nem dinheiro tenho para ligar o aquecimento em casa, logo pagar menos 2,5€/mês para mim é importante.

Cumprimentos
 
SALÁRIO DIGNO PARA TODOS
A verdade é que deveria ter respeito e valorização dos nossos profissionais, salário digno é assim:
Graduado... Dr. Médico - 100%
Graduado... Dr. Enfermeiro - 70% do Dr. Médico
Graduado... Outros Doutores da saúde 70% do Dr. Enfermeiro

Nível Médio – Técnico de Enfermagem ou outros da saúde - 50% dos outros Doutores da saúde
Ensino fundamental – Auxiliar de Enfermagem ou outros da saúde - 70% do Técnico de Enfermagem ou outros da saúde.

30 HORAS JÁ: ENFERMAGEM E TODOS – ÁREA DE SAÚDE


... xxx ... xxx ... xxx ... XXX ... xxx ... xxx ... xxx ...


Acredite: SER DOUTOR É MAIS FÁCIL DO QUE SE TORNAR ENFERMEIRO OU MÉDICO

Os 10 MANDAMENTOS DOS DOUTORES: MÉDICOS E ENFERMEIROS

1 - Se você não sabe o que tem, dá VOLTAREN;

2 - Se você não entende o que viu, dá BENZETACIL;

3 - Apertou a barriga e fez 'ahhnnn', dá BUSCOPAN;

4 - Caiu e passou mal, dá GARDENAL;

5 - Tá com uma dor bem grandona? Dá DIPIRONA;

6 - Se você não sabe o que é bom, dá DECADRON;

7 - Vomitou tudo o que ingeriu, dá PLASIL;

8 - Se a pressão subiu, dá CAPTOPRIL;

9 - Se a pressão deu mais uma grande subida, dá FUROSEMIDA!

10 - Chegou morrendo de choro, ponha no SORO.

...e mais...

Arritmia doidona dá AMIODARONA...

Pelo não, pelo sim, dá ROCEFIN.

...e SE NADA DER CERTO, NÃO TEM NEUROSE...
...DIGA QUE:

É SÓ ESSA NOVA VIROSE!!!

Parece brincadeira, mas... É verdade!

(Recebido por e-mail - Autor Desconhecido)

 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!