quarta-feira, março 26, 2014

Assembleia Geral rima com Batalha Campal... infelizmente!

.
A Assembleia Geral (AG) da Ordem dos Enfermeiros decorreu na passada sexta-feira, 21 de Março. 
Se no passado, quando as AG's se realizavam ao sábado, o principal motivo para a não comparência nas mesmas era o facto de coincidirem com um dia de fim-de-semana (e os colegas não quererem sacrificar um "dia de família"), desta feita pairavam no ar críticas por esta se cumprir... a uma sexta-feira. Se ao sábado não é propício e à sexta inadequado... marca-se para que dia?
.
.
"De nada vale tentar ajudar aqueles que não se ajudam a si mesmos"
Confúcio
.
.
No anfiteatro da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, a distribuição de Enfermeiros pelo espaço é sintomática: elementos da Ordem e apoiantes para um lado, o "antigo regime" (e marionetas) - derrotados no último sufrágio - para outro. Preditivo, portanto. Nefasto para a classe, sempre.  

Presidente da Mesa da Assembleia Geral (PMAG) em exercício: Enf. Ribeiro Pires.

Os trabalhos iniciaram-se com algumas intervenções antes da ordem do dia, momento que se prolongou um pouco  mais do que o desejável com o objectivo de democratizar as oportunidades permitindo o maior número de participações - o objectivo, compreensivelmente, seria obter a contribuição de todos.
.
Disclaimer: não usarei a linguagem regimental, para que todos, mesmo aqueles que não frequentam as AG's percebam, de forma cristalina, o que aconteceu.
.
Desde do início que as intenções se perceberam. O número de pedidos de esclarecimento estéreis foi inflacionando. Mais de 90% desses pedidos eram oriundos de colegas derrotados na últimas eleições, que, irados (pareceu-me sinceramente que este facto ainda não estava muito bem resolvido na psiqué de cada um ou então o Rennie® - passo a publicidade gratuita - esgotou nas farmácias!), subiam a púlpito para interrogar sobre o que todos já sabiam de antemão, num baile de retórica desanimador. Objectivo: atirar areia para a engrenagem. Contribuições válidas: zero.
.
.
"O homem de bem exige tudo de si próprio; o homem medíocre espera tudo dos outros"
Confúcio
.
.
O Senhor Bastonário, Enf. Germano Couto, discursou e solicitou encarecidamente a todos que participassem, colaborassem construtivamente - reiterou por diversas vezes este rogo - apelando à união e concertação de esforços e ideias. 

A discussão começou e areia na engrenagem dificultava as rodas dentadas. Começaram os truques. Todos solicitavam explicações ao Bastonário sobre diversas matérias, cada mais extemporânea que outra. Muitos burburinhos corriam a AG: dúvidas, muitas dúvidas.
Com o farejo nas próximas eleições (ou numas eleições antecipadas de mãos-a-esfregar), os do antigo regime pretendiam culpabilizar a actual Ordem e respectivo Bastonário de tudo e com o mesmo "tudo" a servir de arma de arremesso.
.
É precisamente aqui que eu requesto a intervenção de um dos Enfermeiros mais conhecidos do país, a quem a profissão muito deve: Enf. José Correia de Azevedo, Presidente do Sindicato dos Enfermeiros e - notem bem! - crítico da actual direcção da Ordem dos Enfermeiros, bem como adversário na candidatura a Bastonário nas últimas eleições. Passo a citar o que escreveu:

"Os grandes responsáveis, alienados das suas responsabilidades, queriam culpar a actual Direcção da Ordem, pelos erros que eles cometeram, em 14 anos de influência, que vão, desde a instalação, a 2012 (...)"

Pois é! Presenças ("grandes responsáveis"): ex-Bastonária Maria Augusta de Sousa, Enf. Jacinto Oliveira (último Vice-Presidente), Enf. Manuel Oliveira, Enf. Margarida Filipe, Enf. Teresa Oliveira Marçal, etc.
Há aqui uma nota importantíssima: os actuais problemas que acometem a classe não surgiram nos dois anos de mandato do actual Bastonário - são consequência de muitos anos de inércia e erros estratégicos ou seja foram todos herdados (...e por solucionar). Vejamos:
.
a) Processo sobre as farmácias - herdado;
b) Processo sobre Pré-Hospitalar/INEM - herdado;
c) Dessincronia entre carreira profissional e títulos da Ordem - herdado;
d) Desregulação/excesso de oferta formativa - herdado;
e) Processo legislatório do Modelo de Desenvolvimento Profissional - herdado;
f) Inexistência de quadro legal sobre Enfermeiro da Família - herdado;
g) Incumprimento das normativas europeias sobre Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica - herdado; 
h) Dotações desadequadas - herdado;
i) Exercício ilegal - herdado;
j) Perdas por imparidade - herdado;
k) etc...

A lista é longa; poderia consumir aqui o resto do alfabeto. É pertinente pensar que seria pouco sensato os do antigo regime aludirem a qualquer estes pontos como arma de arremesso contra o Bastonário Germano Couto, uma vez que os "grandes responsáveis" (eles próprios!) revêm claramente a sua parte de culpabilidade nos mesmos. Assim, era necessário encontrar algo para atirar. Uma vez mais, escreve que sabe - Enf. José Azevedo - com a sua caneta da imparcialidade:
.
"Desde muito cedo, a anterior Bastonária demonstrou, ao que vinha, ela e os seus apaniguados, um dos quais, que fazia de qualquer coisa parecida com ministro de negócios estrangeiros, se existisse o cargo, na OE, descarregou um monte de propostas para o faz-de-conta e de pôr e retirar como aconteceu quando viram atingido o objectivo, demonstrando serem os grandes responsáveis pela homogeneidade entre a Ordem/SEP, ambos ao serviço e obediência das forças, que conduzem, à moderação das legítimas aspirações da Profissão Enfermeira, amordaçando-a (...)"

Verdade, sim senhor. Os presentes ficaram atónitos quando os "apaniguados" se multiplicaram a interpelações com pedidos de esclarecimento ao Bastonário, para logo de seguida solicitarem que se passasse de imediato à votação sem que o Bastonário tivesse oportunidade de responder a tudo!! Aqui, o Relatório de Actividades e Contas de 2013 (RAC 2013) foi aprovado. 
Perante a incredulidade de todos os presentes, depois de perceberem que o RAC 2013 tinha sido aprovado, os "questionadores" (que tinham solicitado a extinção do tempo de explicações do Bastonário, para que se votasse de imediato), queixaram-se que "não estavam devidamente esclarecidos"!!!! Foi aqui que Florence Nightingale deu uma volta na campa! De certeza!
.
Este tipo de jogadas não é novidade! Em tempos idos, muito malabarismo se fez em muitas AG's. Quando os anteriores mandatos se apercebiam que as suas propostas não iriam ser aprovadas, perante a ignorância regimental da maioria dos presentes, moldavam os mesmos como plasticina, arrumava-nos para a gaveta do esquecimento, para que duas semanas depois, numa AG Extraordinária habilmente marcada, fossem aprovados!

Quem mais subia e descia as escadas daquele anfiteatro era o pagem Miranda, com muitos atropelos regimentais, mas, afoito, lá ia ao púlpito. Exigiu à Ordem todas as actas das reuniões dos Conselho Directivo liderado pelo Bastonário Germano Couto. 
Calmamente, a Vice-Presidente explicou que todas serão disponibilizadas, obviamente, mas em bom rigor e consagrando os princípios da transparência, a Ordem dos Enfermeiros irá disponibilizar, não só ao tal pagem, mas a todos os Enfermeiros, não só as actas deste mandato, mas sim as actas de todos os mandatos! A porca torceu o rabo! Um passarinho disse-me ao ouvido que vamos lá ler coisas muito giras! Coisas que agora, só por espírito contraditório, o antigo regime se opõe, no seu "tempo" eram saudadas e bem saudades.
.
Confiem em mim: leiam, porque não se arrependerão!
.


"Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas"
Confúcio
.
.

As "dúvidas não-dúvidas" continuavam e os ponteiros do relógios não perdoavam:
.
- Senhor Bastonário, ficamos indignados por ter apoiado o Dr. Manuel Pizarro nas autárquicas! - afirmou uma colega do SEP .
Bastonário (pacientemente):
- Nunca o apoiei, o que aconteceu foi um uso indevido da imagem do Bastonário, prontamente, retirada pelo autor. Na devida altura foi emitido um comunicado da Ordem, onde isso é explicado de forma inequívoca!
.
O Manuel Pizarro parece ser o bode expiatório pelo insucesso do SEP. Até faz parecer que algum dia, algum político ou membro do Governo facilitou a vida à Enfermagem!! 
Aqui, uma justa menção à ex-Ministra da Saúde, Leonor Beleza, porque de facto reconheceu a preponderância e mérito dos Enfermeiros!

Voltando ao cenário: os "ataques terroristas" - menção da Enf. Lúcia Leite - podiam ter sido melhores, digo eu. 
Faltou atacar com a suposta intenção de emigração do Enf. Germano Couto para a Presidência da European Federation of Nurses, com o melhor objectivo de todos: num periodo em que profissão vê na forja um ataque à sua evolução académica e profissional oriunda da Europa Central, eis que o nosso Bastonário definiu que a melhor estratégia para reverter esse rumo seria tomar a presidência da respectiva Federação. Houve até um blog que, de forma ignorante (mirando tão só até onde a vista alcança), apelidou esta intenção como uma "fuga de Portugal"!
.
Relembro o ano de 2009 e Bastonária Maria Augusta de Sousa...


.
Afinal a Bastonária Maria Augusta de Sousa, aplaudida pelo tal blog, não tentou fugir de Portugal!... fugiu mesmo! 
Este trecho é passível de ser lido no editorial da Revista da Ordem dos Enfermeiros de Abril de 2009! Se bem se recordam os mais atentos, eu, crítico mordaz do mandato de então, nada referi. Qualquer um percebe que este tipo de incursões pelas lides internacionais é benéfica para a Enfermagem no cômputo geral!
.
.
"O silêncio é um amigo que nunca trai"
Confúcio
.
.
O carro do Bastonário também podia ter sido mais bem explorado pelo antigo regime. A Direcção da Ordem dispõe de uma viatura para se deslocar, maioritariamente usada pelo Bastonário (quem mais se desloca). Fica muito mais barato (!) o aluguer do badalado automóvel do que pagamento de despesas de deslocação em viatura própria! Boa gestão, portanto! 
Se me perguntarem: esse carro também transporta palha (sim, literalmente... palha!) - como fazia um antigo dirigente da Ordem dos Enfermeiros, no caminho para a sua quinta particular -... a resposta é... não! 
Não se espantem, pois a Ordem já foi, em tempos, pródiga em fenómenos destes!

E o salário de 5000 euros do Bastonário? Não passa de um boato instilado por quem sabe muito bem que o salário do Enf. Germano Couto cifra-se nos... 1350 euros líquidos (pagos pela ARS Norte)! Nem ele, nem nenhum outro membro estatutário da Ordem dos Enfermeiros aufere qualquer remuneração proveniente dessa organização!
.
O Correio da Manhã investigou isso...
.


A seguir veio o Espaço Social do Enfermeiro. Muitas Ordens profissionais têm uma - é inerente ao seu desígnio!
Em todas as Assembleias, Nacionais e Regionais, se discute isto! É cansativo! Quem não tem argumentos para esgrimir, fá-lo com o que vier à mão! Foi explicado que o terreno no valor de 1,5 milhões de euros foi oferecido pelas autoridades municipais! A Ordem fica isenta de qualquer taxa, IMI, projectos, etc. Recorrendo aos fundos existes para o efeito, a Ordem só pagará 15% do valor restante! Excelente negócio! A contra-partida é a dinamização do comércio local... apenas isto! Custo...zero!
Agora que a Ordem dos Enfermeiros vai disponibilizar aos colegas todas as actas, a oportunidade é de ouro: leiam-nas e confirmem! Vão ficar surpreendidos com o apoio do antigo regime a este espaço! Quando convém são a favor, quando não convém, contra! Cata-ventos!
.
Sobre esta matéria, o Enf. José Azevedo redigiu o seguinte:
.
"A reprovação pelas "forças do mal", com assento, na AG da OE, da proposta do tal (espaço social enfermeiro, em Barcelos), foi uma reedição, da "Casa do Enfermeiro", em Francelos, sem Ilda [alusão à dirigente comunista], mas bem substituída por Augusta de Sousa [antiga Bastonária], na circunstância, coveira da Enfermagem, como a história recente, já comprova e demonstra (...).
Esta construção do espaço social enfermeiro, seria uma forma correcta de fazer reverter, em proveito dos Membros da Ordem, nomeadamente Augusta de Sousa, quando a osteoporose lhe partir outra ou a mesma perna, em quedas simples de degrau de escada (...)"
.
Também lá estiveram dirigentes do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, a quem se deve a actual carreira e salários!
Um desses dirigentes questionou e responsabilizou o Bastonário Germano Couto por matérias de... índole sindical! Foi um momento... estranho! Há quem não acredite que isto aconteceu!
Uma vez mais, o Enf. José Azevedo opina sobre a coligação promíscuo e obscura entre a anterior Ordem e SEP:
.
"A versão Germano Bastonário separou, ligeiramente, as águas: SEP-OE, embora permaneçam alguns focos de infestação, como o prova a entrevista concedida ao SEP, após a reunião geral de 7 de Novembro p.p. tendo sido o SEP o único que não aceitou (obviamente) comprometer-se com um trabalho de conjunto, para bem da Classe Enfermeira. Aceitar isso seria o mesmo que reduzir-se à sua dimensão real, uma vez descolado da OE/SEP"
.
Tenho de discordar aqui, num pequeno pormenor, com o Enf. José Azevedo: os focos foram eliminados, o que explica o constante espernear do SEP! Infelizmente, parece-me que a melhor solução é a concertação de esforços entre todos, tal como relatado nesta reunião de 7 de Novembro, quando o Bastonário Germano Couto propôs a união de todos (Ordem, Sindicatos e Associações de Enfermagem)
Todos aceitaram prontamente, excepto... o SEP, que colocou reservas...! A leitura e respectiva ilação é difícil?!

E as viagens ao Estrangeiro? A última comitiva que se deslocou ao congresso do International Council of Nurses, por exemplo, era de 12 pessoas (na Revista é possível ler as conclusões das intervenções desses elementos) - uma redução de 50% face ao mandato anterior (que levou 24 pessoas!). Se juntarmos isto ao facto de a Ordem ter ordenado uma redução de, também, 50% nas ajudas de custo (alimentação, etc), a poupança é esclarecedora. 
O ex-Coordenador do Gabinete de Relações Internacionais, Enf. António Manuel, é que se revelou inconformado por ter visto os seus passeios interrompidos de forma abrupta.
Este mesmo colega acusou a Ordem de se ter inscrito no Fórum Europeu dos Cuidados de Saúde Primários. Segundo o mesmo, a Ordem, em mandatos anteriores também já tinha pensado nisso, mas "o elevado preço não compensava o custo-benefício", numa clara acusação à referida inscrição protagonizada pela equipa do actual Bastonário. Prontamente, o Enf. Germano Couto, explicou: "custa 300 euros por ano! É dinheiro mais investido?"!
.
O Plano de Actividades 2014 foi a discussão seguinte, com as mesmas armas de arremesso, que despontavam, em parábola, do lado do antigo regime. Uma vez mais, o Bastonário incitava: contribuam! Mas de lá, nada!
Este foi talvez o melhor Plano de sempre da Ordem dos Enfermeiros! Se há alguma melhor, onde está e quais são os resultados que decorreram dele!? 
Foi chumbado tangencialmente, por quatro votos apenas. Talvez tenham sido os votos daqueles que lá estavam distraídos e a dormir, e só se levantavam quando escutavam: "quem vota contra?". 
Alguns deles até se enganavam e votavam contra as minutas, prejudicando-se a si mesmo! Concluindo: não sabiam o que votavam, apenas lhe tinha sido encomendado o voto quando a palavra "contra" fosse pronunciada!

O plano foi chumbado pelo ufano antigo regime. 
Se raciocinarmos prudentemente, percebemos que chumbando o plano, a lógica inviabiliza que se discutam os pontos seguintes (que são inerentes à existência de um plano aprovado). Assim, com efeito, o Senhor Bastonário, Presidente do Conselho Directivo da Ordem dos Enfermeiros e proponente da ordem de trabalhos, anuncia a entrada da Ordem em modo de "gestão corrente" e retirou os restantes pontos da convocatória, uma vez que sem Plano de Actividades e Orçamento, qualquer proposta seguinte não teria qualquer legitimidade ou lógica!
.
A redução das quotas proposta pela Ordem dos Enfermeiros não foi discutida, por "impedimento tático" do antigo regime, que uma vez mais prejudica a classe!
Se as quotas fossem reduzidas, o dinheiro seria devolvido aos Enfermeiros e apresentado novo orçamento rectificativo, com base no novo valor mensal! Engraçado e irónico foi... presenciar aqueles que aumentaram as quotas em 2011, foram aplaudidos, algumas vezes, pelas incoerências proferidas nesta reunião magna da Ordem!
.
Nada a fazer, o Enf. Ribeiro Pires ordenou o encerramento da AG! Muitos queixaram-se da precocidade do encerramento (quase previsível). Eu discordo!
Se fosse eu, tinha encerrado imediatamente quando um colega apelidou, alto e bom som, o PMAG de "palhaço"!! O Enf. Ribeiro Pires, condescendente porém, suspendeu os trabalhos momentaneamente e o Presidente do Conselho Jurisdicional fez anunciar processos disciplinares para os próximos incidentes semelhantes.
.
.
"Respeita-te e outros te respeitarão"
Confúcio
.

No final, depois de 10 horas de discussão, com Enfermeiros cansados e esfomeados, a AG terminou com a pompa e circunstância que devia - relata o Enf. José Azevedo:
.
"A chefe do grupo, Augusta de Sousa, veio tentar justificar-se, fechada a sessão, que ajudou a inquinar com laivos de democracia bacoca, dando mostras mais de estupidez do que malvadez (...)"
.
Deixou, ainda, um oportuno recado final, mas só para quem sabe interpretar:

"Confundiram, com a orientação da Augusta Sousa, o ódio que estão a cultivar ao seu sucessor [Enf. Germano Couto], com a obra que este pode construir, em benefício da Enfermagem, gastando nela os seus milhões, em vez de estarem a amealhar para alimentar vícios ou internacionais libertadoras suspeitas, de internacionais suspeitas disto e daquilo e daquelito"
.
Todavia, a cereja em cima do bolo estava reservada para o fim: viaturas de membros da Ordem... vandalizadas! Ora, chegar a casa com o carro destruído, induz a reflexão sobre as afirmações de um certo blogger: "não há nenhuma guerra"!
.
__________________________________________________________________
Post scriptum - como eu não quero ser impreciso, penitencio-me por me ter esquecido de que, afinal de contas, o antigo regime fez uma contribuição válida e estratégica para ajudar de forma eficaz e incisiva a Ordem dos Enfermeiros e a classe de forma geral: propôs a realização de um evento comemorativo dos 40 anos do "25 de Abril" e 35 anos do Sistema Nacional de Saúde!

Comments:
O doutor enfermeiro é o Germano Couto com tantas citações de Confúcio. É ridícula e sua exposição. Não ouvi o Presidente da mesa a dar a palavra ao Doutor Enfermeiro. Esteve lá?
 
so uma palavra: Nojo.... os responsáveis do mível da enfermagem são sempre os mesmos... os carneiros da ética e da moral (tema quase único dos seus congressos da éopca)... shame on you
 
ainda nao percebeu que o que se passou nao tem nada a haver com modelos de desenvolvimento, dotaçoes, pré-hospitalar, etc... isto só aconteceu por um motivo: o valor das cotas!! certamente haverá muita gente com outros interesses aí pelo meio, mas so ganharam este ímpeto por esse simples motivo. Voltem para os 7,5 euros/mes, e o orçamento será aprovado.
 
Boa tarde. Compreendo certa informação que transmitiu no texto e concordo. Foi a primeira vez que fui a uma AGE. Sendo eu do norte, seria imperativo fazer o máximo dos possíveis para estar presente. Alguns colegas estiveram muito bem ao intervirem e isso seria importante ressalvar. Tal como muitas interpelações, a proposta apresentada pelo conselho directivo antes da apresentação dos temas em questão era desnecessária, é um fato. Quanto tempo se perdeu em vão?! Não concordei com o pedido de impressão dos documentos (quando a atitude estava previamente justificada), não foi coerente que os colegas referissem o apoio à candidatura do Manuel Pisarro pelo Sr. Bastonário. Mas foi coerente a apelação da intervenção da OE face aos problemas que temos vivenciados. O Sr. Bastonário teve uma oportunidade de ouro para defender a Enfermagem e a Saúde num programa à tempos a trás do prós e contras e não o fez (exemplo). Pelo contrario, desiludiu. Os colegas têm razão ao exigirem os documentos/pareceres enviados ao ministério relativos a assuntos da Enfermagem e que ficaram ocultos. De questionarem o planeamento e operacionalização do modelo de desenvolvimento profissional, que não se encontra em andamento, nem existem previsões de tal. A assembleia teve muitas dificuldades para se contarem os votos(usou vários métodos), costuma ser normal? Muitos intervenientes tiveram mais de dois minutos, pelo que deveria haver um controlo mais apertado, com existência de relógio de controlo. Não sendo possível discutir todos os tópicos deveria ficar decidida na própria AGE a data da próxima AGE. Os colegas falaram bem quando existe secretismo à volta do tema do espaço social do Enfermeiro. Nós temos o direito de questionar, como sendo tópico integrante do plano de actividades. A questão dos colegas tirarem fotografias também o era desnecessário. Discutiu-se demais o relatório de contas (até porque o mesmo é transversal a outros mandatos e subjectivo). Deveria-se intervir mais sobre o plano de actividades. Dou o meu voto de louvor ao presidente da Mesa da AG, pela qualidade apresentada no seu papel. A questão dos pareceres da ordem dos enfermeiros (CJ) também o foi muito pertinente, exige-se mais e melhor (foi apropriado, porque os enfermeiros precisam que a OE os defendam). Com tantos problemas complexos em discussão ao se fazer votação de votos de Louvor, perde-se muito tempo, que é necessário para o debate de outras questões (deveria existir outro mecanismo para tal). Muito mais haveria para dizer... Cumprimentos.
 
Boa Tarde,
Também marquei presença na referida AG e revejo-me no relato feito pelo DE. Foi notório o Ressentimento dos anteriores Orgãos da OE (perdedores nas ultimas eleições). Não foram nada construtivos!! Podiam ter utilizado a sua experiência para o bem da enfermagem - coisa que não fizeram.
 
Não sou enfermeiro mas vocês estiveram perto de mim há pouco tempo.
Mais uma vez, como sempre e em tudo, os enfermeiros estão desunidos, só se preocupam com o que o outro fez e disse, atacam-se mostrando que ninguém se entende.
A culpa é sempre do outro quando sabemos que não há inocentes.
Falta sensatez, negociação, dialogo e sobretudo alguma inteligência emocional.
A mudança está aí e mostraram que estão a balançar, que são frágeis, que vos falta estrutura.
Cada um diz o que quer e o que pensa, sem filtros, sem perceber o impacto e as consequências que daí advêm.
Por favor mostrem que conseguem mais do isto!!!
A vossa imagem não é tudo mas pode ser a ponte para muita coisa.
E esta é a imagem que me passaram
e que me entristece.


Anónimo que admira imenso a vossa profissão e agradece-vos por tudo o que fizeram.
 
Isto para quem não esteve na AGOE, está muito confusio naquilo que escreve.

Se alguém tem derrotado a Enfermagem , tem sido o Dr Enfermeiro.

Para mal e desagregação na classe de Enfermagem já chega. Tenha juízo, pois só sabe destruir.

 
O que se passou nesta AGO, é uma anuncio do fim da Profissão de Enfermagem. Na altura que A classe se quer UNIDA e a caminhar para um rumo depois de tantos anos de Etica e Deontologia sem nada fazer pela Classe estavam a espera de quê?? Neste momento estamos a tentar recuperar de anos e anos de uma OE adormecida, ou melhor dizendo em COMA. Esta AG demonstra bem, com a classe é interesseira e apenas pensa na forma de trepar o colega para chegar mais a frente, mesmo que isso coloque em risco tudo aquilo que se lutou durante anos e anos....
Enfermeiros abram os olhos e lutem por uma profissão de valor porque a este ritmo dentro de pouco tempo somos todos substituídos por técnicos de Enfermagem e não só....
 
Em primeiro lugar não compreendo como é possível publicar o comentário do anónimo das 12:04
 
Carissimos
Eu também estive na AG e não vi nada do que este doutor da mula russa viu.

O que eu vi:
1- Um relatório de contas martelado que não foi clarificado, mesmo os tendo os acessores da ordem para a matéria desdobrados em contactos informais para calar algumas bocas esclarecidas;
2- Um CD em desagregação já nem tem suplentes para formar uma equipe com nº adequado;
3- Uma ordem sem rumo com um plano sem nexo tentando meter às escondidas intenções duvias;
4 - Não vi nenhuma oposição à profissão mas vi enfermeiros esclarecidos e preocupados perante um CD arrugante e prepotente sem respostas ou projetos;
5 - Vi orgãos regionais eleitos nas listas de Germano Couto a chumbar o plano e orçamento;
6 - Vi uns ratos radicais tentados a protagonismos perigosos (ver reações nas noticias do dia seguinte) quem não esteve lá falava como se tivesse sido protagonista ativo da situação, cuidado!

Isto foi o que vi estando distante das diferentes tendências e receio que quem viu outra coisa esteja interessado em derreter esta profissão. Tenho pena.
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Publico este comentário de um anónimo, subtraíndo uma parte desadequada: "A mama acabou-se para Maria Augusta; Lucília Nunes; Manel Oliveira e tantos outros que tomaram a ordem para servir os seus interesses. ************** destruíram a enfermagem e continuam com essas incursões ridículas a espera duma oportunidade."
 
Boa tarde,

Fico relamente triste e desmotivado ao ver que continuamos sem um rumo, sem um trilho que nos eleve enquanto profissionais
 
Caro Armando Mucha
Não o vi, nem a ninguém, subir à tribuna e clarificar as propostas do CD porque será???
Respondo
porque todos sabem que as criticas são verdadeiras e que era necessário aproveitar esses contributos.
 
Estive presente nesta ultima AG da OE.
Este relato retrata o que aconteceu nesta triste sexta-feira para a enfermagem em portugal.
Espero que os senhores enfermeiros do SEP e seguidores da antiga bastonaria repensem as suas atitudes, pois assim so emperram a nossa evolução.
Acho interessante implicarem com o espaço social do enfermeiro, quando no passado gastaram dinheiro ao comprar um palacete no centro do Porto, com a sua reabilitação e com o seu recheio.
Foi vergonhoso para a profissão a maioria das intervenções, com o intuito apenas de atrasar e cansar os enfermeiros que de fecto queriam discutir ENFERMAGEM. Muitos deles pareciam que tinham engolido cassetes.
Nas ultimas eleições não votei no atual Bastonario, por isso, considero-me isento. Se de facto o plano de actividades incomodou muita gente é porque deveria ser bom. De uma vez por todas os enfermeiros devem comparecer em massa às AG, não nos podemos deixar instrumentalizar por quem se diz defensor da profissão (basta olhar para o que fizeram à nossa carreira). Por ultimo, acho infeliz a intervenção do Sr Enf Jose Carlos Martins sobre o facto da OE querer emitir um comunicado sobre a importancia da categoria de Enf Especialista, referindo esse sr enf que a discussão da carreira apenas competia ao sindicato. Se bem me lembro foi esse senhor que destruiu a nossa carreira fazendo desaparecer a categoria de espacialista. Se a OE é de todos os enfermeiros, tb os sindicatos deveriam estar interessados em defender a Enfermagem e não o interesse e aganda de Partidos Politicos.
 
Este dr enfermeiro, é um doutor muito mal formado,e nem sequer enfermeiro deve ser, para ter este comportamento tão miserável.
 
o doutor enfermeiro está enganado. Quem chumbou o orçamento 2014 não foram os votos contra do "antigo regime" como lhe chama, mas as abstenções de elementos das secções regionais. Foram 4. Eu vi. Ninguém me contou. Esqueceu-se de relatar que o Sr. Bastonário retirou da Ordem de trabalhos os restantes pontos e anunciou que a Ordem entrava em gestão corrente a partir do dia seguinte. São lapsos... Percebo.
 
Dr Enf não acha que o Bastonário já devia ter tomado posição sobre a prescrição de medicação e exames à luz das noticias? Por outro lado entendo que por vezes trabalhar nos bastidores é o melhor... espero que seja esse o caso porque perder uma oportunidade destas de uma life time nunca mais voltará acredite.
 
Espero que o sr. Bastonário tenha vergonha de se encontrar em gestão corrente. A Enfermagem não merece estar mais de um ano nesta situação. Tenha coragem e vergonha, ponha o lugar à disposição dos Enfermeiros. A Enfermagem merece mais e melhor.
 
SALÁRIO DIGNO PARA TODOS
A verdade é que deveria ter respeito e valorização dos nossos profissionais, salário digno é assim:
Graduado... Dr. Médico - 100%
Graduado... Dr. Enfermeiro - 70% do Dr. Médico
Graduado... Outros Doutores da saúde 70% do Dr. Enfermeiro

Nível Médio – Técnico de Enfermagem ou outros da saúde - 50% dos outros Doutores da saúde
Ensino fundamental – Auxiliar de Enfermagem ou outros da saúde - 70% do Técnico de Enfermagem ou outros da saúde.

30 HORAS JÁ: ENFERMAGEM E TODOS – ÁREA DE SAÚDE


... xxx ... xxx ... xxx ... XXX ... xxx ... xxx ... xxx ...


Acredite: SER DOUTOR É MAIS FÁCIL DO QUE SE TORNAR ENFERMEIRO E MÉDICO

Os 10 MANDAMENTOS DOS DOUTORES: MÉDICOS E ENFERMEIROS

1 - Se você não sabe o que tem, dá VOLTAREN;

2 - Se você não entende o que viu, dá BENZETACIL;

3 - Apertou a barriga e fez 'ahhnnn', dá BUSCOPAN;

4 - Caiu e passou mal, dá GARDENAL;

5 - Tá com uma dor bem grandona? Dá DIPIRONA;

6 - Se você não sabe o que é bom, dá DECADRON;

7 - Vomitou tudo o que ingeriu, dá PLASIL;

8 - Se a pressão subiu, dá CAPTOPRIL;

9 - Se a pressão deu mais uma grande subida, dá FUROSEMIDA!

10 - Chegou morrendo de choro, ponha no SORO.

...e mais...

Arritmia doidona dá AMIODARONA...

Pelo não, pelo sim, dá ROCEFIN.

...e SE NADA DER CERTO, NÃO TEM NEUROSE...
...DIGA QUE:

É SÓ ESSA NOVA VIROSE!!!

Parece brincadeira, mas... É verdade!

(Recebido por e-mail - Autor Desconhecido)

 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!