quarta-feira, junho 11, 2014

Ali Baba e os quarenta vermelhos foram à Assembleia Geral da Ordem dos Enfermeiros!

.
No dia 30 de Maio decorreu mais uma Assembleia Geral da Ordem dos Enfermeiros. A ordem de trabalhos era a seguinte: 
Ponto 1 – Discussão e votação de Tomada de Posição do estado actual da profissão de Enfermagem; 
Ponto 2 – Discussão e votação da Tabela de Taxas, Emolumentos e Quotas; 
Ponto 3 – Discussão e votação da proposta de alteração do Regimento Disciplinar da Ordem dos Enfermeiros; 
Ponto 4 – Discussão e votação da proposta de Norma para o Cálculo de Dotações Seguras dos Cuidados de Enfermagem.
.
Importa, ainda, antes de prosseguir, fazer o seguinte intróito: na véspera desta Assembleia, a 29 de Maio, aconteceu, organizado e impulsionado pelo Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, uma reunião geral com a presença de todos os stakeholders da profissão – Ordem, Sindicatos e Escolas de Enfermagem e todas as Organizações/Associações de Enfermeiros existentes no país. 
O primeiro encontro sucedeu a 7 de Novembro de 2013 e desde então tem sido desenvolvidos esforços na consensualização de objectivos e definição de estratégias objectivas que afectarão fortemente o futuro da profissão em Portugal.
.
.
.Merece a verdade que se clarifique o seguinte: o trabalho destes últimos seis meses tem decorrido muito bem, com todos os players a manifestarem as mesmas preocupações e a proporem soluções semelhantes (o que é positivo, pois um barco precisa que todos os remadores se esforcem no mesmo sentido)… excepto o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses. Este sindicato manifesta posturas confusas e posições "estranhas", algumas delas contra tudo e contra todos. Um dos exemplos mais conhecidos é oposição à existência da categoria de Enfermeiro Especialista na carreira de Enfermagem!
O Presidente do Sindicato do Enfermeiros, Enf. José Azevedo, inicialmente discordante e opositor do Enf. Germano Couto, testemunha de forma inequívoca sobre esta matéria:
.
"Cobardemente, foram os únicos que faltaram à chamada, que culminou 6 meses de trabalho honesto para encontrar pontos de com senso para melhorar a estado a que a estratégia deles nos conduziram. 
A afirmação do SEP que não aderia à congregação de esforços, pela pessoa do seu Presidente, sem consultar a sua "Organização", fez com que nunca mais fosse visto nas reuniões seguintes, o que quer dizer que a unicidade de que falam é a deles. A bronca da sucessora, ao declarar, fazendo justiça a uma estupidez maligna, que é contra a especialidades na Enfermagem, o que quer dizer, desde já, que na sua perspectiva, ainda a querem instalar num escalão mais baixo, foi provavelmente a causa da ausência de representação."
.
Se excluirmos, a ambivalência da sua representação – uns dias o(s) representante(s) está em nome pessoal, outros sob a égide institucional, conforme dá jeito e o vento dá nas velas e nas ideias – o SEP deve defender algum interesse extraterrestre, (muito) difícil de decifrar. Nesta última reunião, todos na reunião falaram em uníssimo. O SEP… faltou! Nesta encontro foi definido um dos documentos mais importantes do passado recente da Enfermagem: Compromisso para a Enfermagem, que se constituiu, como podem verificar, como o primeiro ponto da ordem de trabalhos na Assembleia Geral, para que pudesse ser formalizado e legitimado como uma tomada de posição universal.
.
Questiono: porque terá sido o SEP/SERAM os únicos a faltarem ao convite da Ordem dos Enfermeiros para assinarem um Compromisso para o futuro da Enfermagem?
.
Dia seguinte: 30 de Maio, Lisboa, 13h30', Assembleia Geral da Ordem dos Enfermeiros. 
Se há um local para onde o SEP converge é para as Assembleias (para descomprimir a fúria da derrota eleitoral de 2011, ainda muito mal resolvida nas suas cabeças), mas neste dia até reuniu pela manhã onde alinhou a estratégia da parte da tarde: "é para votar contra tudo" - conforme relata o colega Mário Costa, na primeira imagem que ilustra este post!
.
Para o SEP é irrelevante se o trabalho é apresentado é bom ou muito bom – é para 
"chumbar"Reuniu os vermelhos com a orientação bem definida e votou sempre contra.
.
No primeiro ponto - Discussão e votação de Tomada de Posição do estado actual da profissão de Enfermagem – onde tudo, supostamente, seria unânime, o SEP votou contra. Num documento de consenso e união entre todos, o SEP... vota contra e chumba-o!!! 
Por lá (documento) constam objectivamente as formas de luta e intenções para o futuro, entre elas o reforço do papel do Enfermeiro Especialista, a tal categoria que o SEP abomina! Chumbado pelo SEP ou não, o Bastonário Germano Couto, bem como o Sindicato dos Enfermeiros, todas as Escolas e todas as Associações de Enfermagem, pautarão as suas intervenções e decisões futuras com base nestas orientações.
.
Nos restantes pontos da ordem de trabalho, é imperativo ressalvar o ponto número quatro: Discussão e votação da proposta de Norma para o Cálculo de Dotações Seguras dos Cuidados de Enfermagem.
.
Com esta norma, a Ordem dos Enfermeiros pretende ter um referencial que lhes permita obrigar as instituições a dotar as suas equipas. Não se trata de um mero instrumento de recomendação, tal como aquele que a Ordem tinha firmado na era da ex-Ministra da Saúde, Ana Jorge (cujo processo ficou incompleto, por incumprimento do que foi acordado, nomeadamente as experiências-piloto).

O Enf. José Azevedo opina, uma vez mais:
.
"Esta NORMA, absolutamente, indispensável para fixar um ponto onde se possam calcular os mínimos a partir dos quais não há condições de qualidade e de segurança nos cuidados de Enfermeiro. 
Eis uma consequência de haver pessoas sem experiência profissional a tomarem decisões cujas perspectivas são destituídas de um elemento essencial, as consequências do que defendem e do que atacam. Este ponto foi aprovado por 41 votos a favor e 40 contra, os tais 40. 
Será que há nos Enfermeiros quem seja capaz de não reconhecer aos colegas, que exercem no duro da profissão, o direito de terem condições de trabalho, mínimas? Infelizmente, há!"
.
Pensava eu que não haverá nenhum Enfermeiro neste planeta azul que discorde com as boas dotações... mas há! O SEP, uma vez mais!
.
Há uma explicação e ela chama-se... Germano Couto. É que o Senhor Bastonário desde que foi eleito (afastando os vermelhos do SEP, que controlavam a Ordem a seu bel-prazer) tem limpado o “terreno” e implementado uma política de transparência - esta opinião não é só minha. Sobre isto, uma vez mais, o Enf. José Azevedo, é muito claro e frontal (leiam com atenção, colegas)

"(...) Um dos principais responsáveis, pela estratégia, que conduziu a Enfermagem ao estado em que se encontra: o SEP faltou à chamada. Durante década e meia, funcionou como Sindicato Único ao fundir-se com a Ordem dos Enfermeiros, sem se preocuparem, ambos, em esconder os limites respectivos, que anularam, pois não se sabia, onde começava um e acabava o outro. E, agora, reagem mal a essa falta de UNICIDADE em que funcionavam; a Ordem como Sindicato e o SEP como Ordem, para realizarem a política demolidora que o PCP tem demonstrado para a Enfermagem, que não quer tão evoluída. E os seus militantes temem ir para casa de mãos a abanar. Até têm de inventar a desculpa de que a Ordem está a ingerir na esfera do(s) Sindicato(s)... Pois está, na medida em que, na administração anterior da Ordem, e como se disse, para quem não esquece depressa, a Ordem está a recuperar o seu papel, que lhe é imposto por lei, como aos Sindicatos que até têm uma rubrica no estatuto que se chama "rebelião", quando as leis violam os direitos, mais elementares dos seus Associados. Fingem ter medo de ingerências, que não são para aqui chamadas, porque já não existem, felizmente para os Enfermeiros. Foi tempo suficiente para convencer quem contrata Enfermeiros, que estas instituições podiam contar com a ideia hipócrita que o PCP e os seus militantes fazem do Enfermeiro Português.(...)".
.
Perante isto, as conclusões são evidentes…!
Pergunto: os colegas que ainda estão vinculados a estes dois sindicatos (SEP e SERAM) ainda acreditam em... quê? 
Um conselho: neste momento de crise está na hora de tomarem uma atitude inteligente e oportuna: migrem de sindicato...ou promovam-se com um aumento salarial de 1%!

Comments:
O trabalho tem sido bom, mas o SEP é constituído por enfermeiros e representa muitos enfermeiros pelo país... Será necessário este ataque público? Quer o SEP quer a OE deveriam pensar melhor nas consequências desta "guerra" para a profissão e aproximarem-se.

Quanto ao PCP, bem... não foi o PCP que governou o nosso país desde o 25 de abril e que, com as decisões tomadas, tem demonstrado uma profunda falta de respeito pelos enfermeiros!!! Enxerguem-se please...
 
"migrem de sindicato..."
Para que sindicato? Nenhum vale nada! Os que fazem alguma coisa, fazem-no pessimamente mal. Os outros é só paleio, não fazem nada errado porque também nunca fizeram nada.
Triste Enfermagem... que vergonha!
 
tenham VERGONHA!!! e com estas posturas que querem que nos respeitem??? o que os médicos se devem estar a rir... é só tiros nos pés!!!!!!!!!
 
Acho que muita gente ainda não se conformou com a vitória do germano. eh verdade que este acabou com as mandingas e tachos do amigos do PCP que se serviam da ordem como se fosse a casa deles! não era já hora de lamberem as feridas?
 
não é com estas guerras nem com atitudes de maldizer que a enfermagem evolui . Neste momento bateu no fundo.

copiem a ordem dos medicos tenham nivel SEP e SE
 
SALVEM O CHTS
Dr. Emanuel administrador do CHTS nomeia irmã do deputado do PSD a administradora intermédia da psiquiatria, uma jornalista!!!! Agora, destitui a coordenadora dos Psicólogos e nomeia amiga da irmã do deputado.

SALVEM O CHTS.
 
Oh DE arrependeu-se? Retirou um comentário que falava da (des)união do sul, dos açores e dos balanços da madeira em redor do G.?
 
Isto parece conversa de mulheres de soalheiro. Conversas á Azevedos e Companhia LDª
 
Não abram os olhos não.
A tabela unica está aí e fala-se do posicionamento dos enfermeiros na carreira técnica e não na tecnica superior. Mais uma facada na Enfermagem , que de facada em faca se arrasta para a morte final!... técnicos superiores são aqueles que vão à enfermaria ver o doete em 2 minutos e dizem "voce tá melhor"; "voce tem alta"; "voce tem que ir morrer a casa"; "voce vai para casa e se piorar vem à urgencia" etc....Mas depois aqueles que fazem o resto do ttrabalho, as 24 horas, as explicaçoes e resolvem as angustias, medos, situaçoes urgentes, etc etc, ficam assim.
Todos para Lisboa para manifestação. Parem os serviços. Já chega de humilhaçoesl.
 
que NOJO!!
 
Não entendo como é que aqui se pede para assinar uma petição onde está a Ordem e os Sindicatos ? O sindicato dos medicos faz PETIÇÕES ? - NÃO ACTUA - flor



 
O sindicato dos enfermeiros é como um cancro dentro do corpo. Vai corroendo até matar. A cura é matar-se o cancro. Não haverá ninguém com amor, competência, conhecimento e sentido de amizade pelos colegas, na Enfermagem em Portugal capaz de criar um novo sindicato?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!