quinta-feira, agosto 07, 2014

Enfermagem de Anestesiologia!

.
Mais informações, aqui.

Comments:
Alguem me pode esclarecer a seguinte situação? Será esta uma nova especialização na área de enfermagem? Será reconhecida pela ordem dos enfermeiros? Procurei no site da ordem e não encontrei nada sobre esta especialização. Ou será mais uma invenção para enganar os enfermeiros?

 
É uma invenção, tal como todas as "especialidades" em enfermagem, te-las ou não é igual. Continuamos todos enfermeiros a fazer o mesmo. Enquanto estas especialidades forem cursinhos ao fim-de-semana, e não pratica intensa e tutelada como os medicos, com atribuição de novas funções, vai continuar tudo na mesma.
 
Mais um cursinho de fim de semana, com nome pomposo mas que na prática não qualifica ninguém para coisa alguma.

E de resto, mais uma usurpação de funções (médicas neste caso), mascaradas de mix-skills.
 
Se não qualifica ninguém para coisa alguma, como pode ser usurpação de funções?
 
Não percebo a necessidade destes cursos. Será pela necessidade das universidades "fazerem" dinheiro? Pois existe uma especialidade em enfermagem, devidamente reconhecida pela ordem dos enfermeiros, onde se desenvolvem estas competências. Usurpação de funções? Deixem-me rir! Trabalhei 15 anos numa unidade de cuidados intensivos em que eram os enfermeiros os responsáveis por implementar estes cuidados e nunca me apercebi qualquer problema relativamente a usurpação de funções. Ou será que o problema é os enfermeiros assumirem efetivamente os cuidados que prestam, contrariando aquilo que vem a acontecer em diversas áreas. Pois muitas vezes são os enfermeiros que possuem os conhecimentos e os aplicam, aparecendo depois outros a assumir os mesmos apenas para a "fotografia". Deixem-se de tretas, em prol dos doentes é necessário trabalharmos efetivamente em equipa e cada um assumir os cuidados por si prestados. E já agora, não seria da competência da ordem dos enfermeiros analisar estas ofertas formativas que tentam ludibriar os enfermeiros?

 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!