quinta-feira, setembro 04, 2014

5500 vagas para Enfermeiros Principais!?!

.
Correu esta notícia por aí (apesar da pouca tinta dispendida). Têm-me questionado sobre a veracidade da mesma - "no próximo dia 17, negociar-se-à, de facto, 5500 vagas para Enfermeiros Principais"?
Seria bom que a resposta fosse sim, mas a resposta mais provável (com 99% de certeza) é... não!
Relembro que, na melhor das hipóteses, 80% dos Enfermeiros nunca se serão promovidos a Principal (fruto da limitação de quotas para a categoria).
.
Em primeiro, é uma notícia sem "origem" (a menção ao dia 17 leva a crer que terá uma relação com o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses - SEP, uma vez que para esse dia está agendada uma reunião com o Secretário de Estado da Saúde), por isso, difícil de se atribuir credibilidade. Manobra de marketing optimista ou promoção sindical? Pressing político?
.
Em segundo, o número "5500" parece-me ser um valor unilateral (lançado pelo SEP) que decorre da fórmula ponderada de cálculo para Enfermeiros Principais, tendo em conta o universo do SNS. Provavelmente, resulta de algum "levantamento" de "necessidades" de Principais, ou de uma conciliação destes dois factores!
.
Em terceiro, não duvido que seja proposto ao Ministério da Saúde (MS) este bolo para admissão! Duvido muito é que tenha aceitação!
Aliás, o MS já foi questionado inúmeras vezes sobre a abertura destes concursos (sim, porque depende de um procedimento concursal), sendo que a resposta é de adiamento, fundamentado no levantamento e análise de necessidades. 
Será sempre adiado, até porque um passarinho disse-me que no orçamento existente não está estipulado nenhum cabimento para verbas inerentes a esta promoção de categoria (relembro que o salário-base mínimo de um Enfermeiro Principal é superior a 2900 euros).
.
Por fim, fruto da (mal negociada, indefinida e dessincronizada) carreira de Enfermagem, se num futuro próximo acontecesse uma disponibilização de vagas para Enfermeiro Principal (lamento, mas não me parece que irá acontecer, apesar das expectáveis promessas!), o concurso decorreria por um largo período de tempo, consequência das (previsíveis) inúmeras impugnações que atrasarão constantemente todo o processo.
.
Concluíndo: não se conderarão estas vagas a curto prazo. Contudo, é possível que se prometam (como todo o significado que o conceito "promessa" tem para o MS) algumas a médio prazo (para pacificar ânimos); porém, nunca 5500! 
Prevejo, portanto, uma intrincada e displicente troca de argumentos entre grupos políticos (usando esta metéria como arma de arremesso) e os Enfermeiros a assistirem um penoso jogo de ténis!


Comments:
Uma vez mais um DE informativo e acutilante!!! Já sentia falta disto!!
 


Será que todos os enfermeiros chefes vão ser promvidos a Enfº Principal para que possam fazer parte da carreira de enfermagem.Seria mais que justo.
Afinal não fazem parte de carreira alguma.
 
Os enf principais já estao destinados aos amigos...
 
Desse fantástico número, gostava de saber quamtos contratados estarão incluíd0s....

Enfim...."Uma carreira,para a enfermagem inteira", gritou o palonço pelo SEP faz uns anos atrás!!!

Melhores dias hão-de vir!


Daniel Lopes
 
MAIS UMA VEZ dr. ENFERMEIRO NO SEU PIOR. ATITUDE DERROTISTA.
SE USASSSE A SUA ARGUMENTAÇÃO, CADA VEZ MAIS FATELA, PARA PROMOVER E ENCENTIVAR A REVOLTA PARA QUE ISSO, LEIA-SE PROMOÇÃO DA CARREIRA DE ENFERMAGEM COM O DEVIDO RECONHECIMENTO SALARIAL, PARA QUE DE FACTO ISSO ACONTECESSE É QUE FAZIA BEM. PESSOAS A ACHAREM QUE O ORDENADO DE PRINCIPAL É ALTO ???? (O QUE NÃO É VERDADE POR COMPARAÇÃO COM OUTRAS CLASSES COM 10 ANOS DE SERVIÇO, TAL COMO NO MINIMO ACONTECERÁ PARA SE SER PRINCIPAL)É O QUE NÃO FALTA.
NÃO SERIA NECESSARIO VIR O AUTOR RELEMBRAR E DESDENHAR. VÁ TRABALHAR.
 
Um mau serviço à enfermagem e à saúde dos cidadãos mais uma vez lavado a cabo por um cobardola qualquer.

Mesmo que seja difícil cpnseguir concurso para enf. Princ. não devemos manifestar a nossa divisão, a não ser para fazer um favor ao governo.
Talvez seja essa a missão do DE dividir e criar confusão colocando-se do lado do poder para um destes dias obter um daqueles poleiros que todos conhecemos.
Este senhor não está seguramente preocupado com a Enfermagem mas sim com a sua carreira, calcando os que forem necessários para lá chegar.
Mais lhe informo que a ACSS pediu esta semana aos hospitais elementos para calcular o nº de enf. Princ. necessários. Não sei se serão 5500 mas todos os que vierem será um inicio.
 
Aposto como os enfermeiros vão entrar em greves na altura da época eleitoral e instrumentalizados pelo sindicato do SEP...é ve-los com um apito e um bombo todos contentes na carreira das 10h rumo a lisboa..

Ao menos sejam inteligentes e utilizem este facto e façam verdadeira pressão antes da epoca eleitoral que vem aí!

Eles não querem, nem sonham perder o tacho, portanto a fazer greves deixem de brincar às grevezinhas e proponham um despedimento coletivo em massa como argumento e so terminam as negociaçoes quando conseguirem o que é justo para a enfermagem! Ganhamos 800 euros liquidos! Vergonha de sindicatos!
 
Caro anónimo
9/05/2014 08:26:00 da tarde

Vergonha de sindicatos?? Não! Vergonha de enfermeiros como V. Excia.

Cada um faz greve quando quer, não trate os enfermeiros como mentecaptos porque não o são.

E, se uma greve de enfermeiros na altura das eleições ajudar a obter algumas das nossas reivindicações ou a correr com este governo ladrão lá estarei com todo o orgulho.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!