terça-feira, outubro 14, 2014

Desafio (quem conseguir conceber um horário)...!

-
Eu abomino horários de 8 horas (o SEP adora!). 
Não obedecem às exigências do exercício profissional do Enfermeiros e não proporcionam descanso, nem vida familiar e social. 
A imposição das 40 horas semanais agravou o cenário. Lembrem-se caros colegas, o busílis da questão não está na extensão do turno (até porque vários estudos confirmam que os horários de 12h não incrementam o erro e proporciona maiores índices de satisfação e motivação)... a questão reside nos TEMPOS DE DESCANSO!
.
Vamos lá ao desafio: construam-me um horário de 40 horas semanais, com as indicações que constam nos documentos referenciais (nomeadamente na CN 18/92). São elas: recomenda-se até 10 horas seguidas de trabalho, 16 horas ininterruptas de descanso e duas folgas seguidas! Boa sorte!
.
Ps1 - É óbvio que os horários TMN são uma brutalidade e opõem-se violentamente às recomendações!
.
Ps2 - É óbvio que tenho uma estrutura de horário alternativa a propôr!
.
Ps3 - Invistam na vossa vida pessoal, familiar e social!

Comments:
custa-me a crer como é k o SEP ou alguem que nos valha nao conseguiu ainda fazer uma proposta decente, visto que voltar às 35h parece fora de questao. com a grande maioria dos enfermeiro a trabalhar em roulement, a passagem de 35 a 40h, veio roubar 2/3folgas por mês. como é possivel isto ser legal? é que essa mesma maioria nao pode trabalhar mais 1h por dia pois os turnos sao "limitados" em horas, ao contrario dos CS em que se pode extender o horario +1h dia..
 
Acho é que as noites deviam ser de 4 horas... pois é um desgaste muito grande ao fim de uma de uma vida de trabalho (isto para quem não faz pausas claro!). E já há estudos científicos que comprovam que quem trabalha muitos anos à noite corre os risco de desenvolver vários problemas de saúde. É considerado um fator de risco para muitas doenças. Ou seja, corremos muitos riscos com a nossa profissão o mais certo é aproveitarmos muito pouco a nossa reforma.

AT
 
Como é que o TMN vai de encontro ás recomendações se o intervalo entre turnos é muito inferior a 16 horas?
O TMN colide com a recomendação C.N.18 -92 pecisamente no ponto 3.3
 
Boa tarde:

Antes de mais permita-me discordar consigo.
O horário de 8 horas é o mais equilibrado, tanto na realização dos horários como na organização da vida pessoal e familiar. Para além de ser o que único que torna possível cumprir a lei. Nunca foi avante em várias instituições por causa das acumulações. Fiz este horário durante muitos anos no Hospital de S. João no Porto. Na altura fazíamos 2xT, 2xM, 2xN e na generalidade 2 folgas, pois as vezes tínhamos 3 e mais Folgas seguidas (42 horas semanais na altura). Quanto menor for o valor de duração dos turnos maior o nº de vezes que temos que estar metidos no serviço e menor o nº de folgas seguidas (por vezes significa 10 dias seguidos a trabalhar sem folgas). Sei do que falo porque sinto-o na pele. 12 horas seguidas de dia ou de noite podem não incrementar o erro em alguns caso, já da satisfação e motivação duvido, só vendo alguns dados que o provem cientificamente. Mas em relação ao cansaço esse sim existe e está mais que provado em vários trabalhos efetuados para turnos de duração superior a 10 horas. Em relação a modelos de horário são variados e posso garantir que é possível fazer horários de 8 horas, incluindo num dia uma Manhã e Noite conseguindo-se 3 e mais Folgas. Porque o que importa é mesmo isso o nº de dias ausente do local de trabalho para recuperar. Cumprimentos Paulo Coelho
 
@ Enfermeiro movido a café:

Já alterei essa parte do post para não surgir dúvidas, mas "ir ao encontro de" significa corroborar, confirmar ou concordar; "ir de encontro" significa discordar, opor ou contrariar.
Abraço
 
Eu sou a favor das 12h. Os meus turnos são das 07:30-19:30 ou das 19:30-07:30.
Assim, consigo mais dias de folga, possibilitando ter uma vida social e familiar mais equilibrada.
 
Caro amigo do café... eu felizmente livrei-me da enfermagem, mas a minha mulher não, trabalha na urgência e faz 40 horas em turnos, vive a 40 minutos de casa vai e vem de carro. Quando faz tarde, manhã sai às 0:30 chega à 1:10, com o stress e a adrenalina com que vem adormece pelas 2:10, levanta-se às 6:30, isto sim aumenta o erro. E por fim, ela não bebe café, não pode.... PS: Após as 40 horas deixámos de ter fs ela trabalha em todos... a sua justificação na prática não faz qualquer sentido, porque não leva em conta uma coisa simples a vida fora do hospital.
 
AÍ ESTÁ O QUE INTERESSA

Ps3 - Invistam na vossa vida pessoal, familiar e social!

O TRABALHO ESTÁ SEMPRE PRIMEIRO E A PAGA QUE NOS DÃO É TRABALHAR +5H DE BORLA, EXPLORAR CIT´S E CONVERTER A CLASSE EM PAUS MANDADOS LICENCIADOS

E OS HORÁRIOS SÃO COMO AS «FORÇAS DO MAL» QUEREM QUE SE MANTENHAM, ATÉ PORQUE OS SEUS INTERESSES EXTERNOS JÁ ESTÃO ORGANIZADOS POR AÍ... E INTERNOS TAMBÉM, QUEM DECIDE ESSAS CENAS ATÉ DEVE TER HORÁRIO FIXO DE 2A A 6A, OS OUTROS QUE SE LIXEM....


 
Já fiz horário de 8 horas, de 7 e 10horas e neste momento faço 12 +12 e é sem duvida o melhor
 
Faz TODO o sentido, após a implementação das 40h passar a turnos de 12h. No meu serviço está precisamente a dar-se início ao processo. E antecipo enormes ganhos pessoais e uma coisa de que quase nos esquecemos: ter vida para além do hospital!
Só estranho (ou não) que nem sindicatos nem ordem tenham proferido qualquer declaração neste sentido. Surpreendente! Ou não : )
 
Porque não fazem como os horários da semana inglesa que provam ser os melhores e que interferem menos com o ritmo circadiano?

Porque a autoridade para as condições do trabalho não interfere?

São demasiadas horas sem folga!

Onde está a ordem a promover um estudo sobre os efeitos organizacionais na segurança do dooente a nivel nacional?

Aonde andam os sindicatos?

Tudo esmagado pelo poder das chefias e dos lobbys!

Assim, mais vale enterrar o esterco desta profissão, os cadaveres dos sindicatos e as mumias do outro sindicato!

Qualquer dia estamos todos é na cova ou num ninho de cucos! Alguém faz alguma coisa? NADA!
 
o SEP FAZ PARTE DO GOVERNO? GRANDE ANEDOTA QUE É ESTE BLOG!
 
Boa tarde,

Como e possível um horario de 12 horas ser o mais adequado?!

Deixo uma questão: sou enfermeiro e a minha esposa também, trabalhamos em roleman. Os turnos de 12 horas na minha instituição são 8/20 e 20/8. Considerando que tenho um filho com 4 anos, a creche abre as 7:30 e encerra as 19:30, estou deslocado da minha família, onde deixo a criança se estivermos os 2 a fazer manhã? ( a minha esposa so faz manhas, inclusive fds, por motivos de saude). Podem dizer: troquem!! E se nao houver possibilidade de troca?!
Parece-me que as 12 horas é mais uma forma de se poupar horas de enfermagem... Façam as contas e vejam quantas horas mensais se poupa com a eliminação da meia hora da passagem de turno da manha para a tarde...
Deixo exemlo: 2 manha, 2 tarde, 2 noite, passa a 2 tarde e 2 noite: poupa-se 1 hora por dia, 30 horas por mês, 360 horas por ano...
 
O grande problema é que não há descanso/pausas ao longo do trabalho. São 8, 12 ou 16 horas sempre a trabalhar, sem por vezes tempo para comer ou retornar uma chamada urgente. Tantos faz se é de 8 ou 12 horas, desde que, como está provado, o Enfermeiros faça uma pausa de 3 em 3 horas, no máximo.
Há algum local onde isso se cumpra em Portugal? Não. A falta de enfermeiros é brutal e não há o cumprimento da dotação de Enfermeiros, porque em Portugal há muita coisa que só existe no papel.
 
Caro doutorenfermeiro,

Com horários de 12 horas, na sua instituição, deixa de haver horas de borla não pagas aos enfermeiros? Na sua instituição são pagas horas extraordinárias aos enfermeiros? São cumpridas dotações seguras?
Não sei se sabe mas a OIT recomenda horários de 8 horas...
 
O melhor era uma mobilização geral e GREVE 1 SEMANA, porque os outros tiveram informação privilegiada (já sabiam que isto ia passar para as 40 h) , então apressaram-se e negociaram um horário de 40 horas (mas com aumento salarial). Para não dar nas vistas a negociata foi feita aqui em Lisboa num tal dito domingo.
Eu sou a favor duma paralisação de SEGUNDA A DOMINGO (total e nacional). Se andarmos a brincar às greves de tardes, meias manhas, faseadas, 1 dia, etc não vamos a lado nenhum. "Dos fracos não reza a história". "vale mais morrer de pé, que andar uma vida a caminhar de joelhos"
GREVE GERAL JÁ e 1 SEMANA.
O Zé Azevedo diz que vai fazer a mãe das greves, mas depois nada...a montanha pariu um rato. O SEP do Zé Carlos, é as greves às mijinhas para cumprir o calendário a CGTP e sabe lá deus o que mais. Mas que dois ZÉs que nós temos.
Quem zela pelos interesses dos enfermeiros?!.
Ninguém tem tomates para decretar uma greve duma semana para ver o que dá!... ...da-se que todos se encolhem. Ó pá, mais lixados que o que estamos, não ficamos....FORÇA Á GREVE de uma semana, até para ver nos enfermeiros trabalhadores quem tem as convicções e autoestima dum licenciado e aqueles que só tem goela e gostam de comer à sombra do espantalho.
Dinheiro! Sim perde-se algum, (mas faz falta a todos!... ão me venham com “istórias”), mas façam as contas e vejam o que já perderam com as não progressões, desvalorizações salariais, aumentos de descontos, aumento das horas de trabalho (+5 por semana=20 por mês= desvalorização de + 17%), a perda dos lugares de decisão, aquilo em que se transformaram os hospitais, os centros de saúde. Façam as contas, bem feitas!.. que isso representa várias semanas de trabalho (pelo menos na greve não trabalhas, se ficares a assegurar os cuidados mínimos, que deverão ser mesmo os mínimos ganhas igual). Reparem também nos aumentos salariais doutras classes. Então não há dinheiro?! Leiam essa publicação do DR enfermeiro relativa a mais uma atualização salarial dos médicos.
Deixem-se de queixumes de turnos de 8 , 10 ou 12 horas, porque está na hora de mostrar a FORÇA DOS ENFERMEIROS. Um dizia "os enfermeiros já os comi". outro diz que "os enfermeiros tem um poder boieiro", esta ultima, do poder boieiro deixou-me perplexo!... Então, mas o que é um "poder boieiro"?! Perguntei eu.
Resposta: Tem o PESO dum boi, o TAMANHO dum boi, a FORÇA dum boi, mas depois qualquer um (até uma criança!) com uma vara na mão os leva para onde quer! Eu pensei. ADMIRÁVEL ANALOGIA! Sim senhor!...
Depois refleti, pensei e cheguei á conclusão que o cérebro do animal está bem personificado: Então?!... O zé de Lisboa e o zé do Porto, respetivamente o hemisfério esquerdo e o hemisfério direito.
HÁ COISAS REALMENTE ADMIRAVEIS!...
Se os dois hemisférios (cerebrais) começassem a funcionar sincronizados, aí sim.
VAMOS Á GREVE DE SEGUNDA A DOMINGO. Em Dezembro seria uma rica Prenda de Natal.
Fica o meu reparo e sugestão
Obrigado

 
Caro Paulo Coelho, estive a ler o seu comentário e de facto não consigo entender como acha que o horário que tinha de 2M 2T 2N era um horário que fomenta a vida familiar. Também é praticado no meu serviço as 8H, e quando faço tardes quase não vejo os meus filhos pois vão para o infantário. Por isso 2T seguidas frequentemente é isso que implica se o marido também fizer horário de tardes... com quem ficam os meninos? Além de que 2N seguidas é para durante dois dias andar meio apatetado durante o dia. Pelo que pouco suporte em condições se consegue dar aos filhos. Contudo esclareça-me como é que com esse horário acha que é possivel ter vida familiar em condições.
Marta
 
A questão não é turnos de 8- 10 ou 12 horas!!O problema são as 40 horas!!A que outra classe profissional foi EFETIVAMENTE aplicada a lei das 40 horas??? professores, médicos, forças de segurança, trabalhadores autarquicos,... não! só nós, os mesmos de sempre é que pagamos a crise...
Deixemo-nos de tretas, deixemos de ser mansos!! Greve de 23 a 31 de Dezembro!!
 
Caro doutorenfermeiro,

Vai responder as minhas questões de 17 outubro que coloquei pelas 8:29?

Cumprimentos
 
eu acho imensa piada a tudo isto...

já tentei no meu serviço fazer horários a cumprir a lei e foram reprovados pela equipa sendo que ainda fizeram as trocas pondo-se a trabalhar com as tais tardes, manhãs ,noites....

os turnos de 12 horas seriam uma solução fantástica mas ao auscultar a mesma equipa sobre o assunto as opiniões não são unânimes.

Por tudo isto serei eternamente a chefe má e a chefe intolerante e a tal que já não se lembra quando fazia turnos, etc.etc.etc.

Enfim....como tenho aprendido ao longo dos anos: O chefe é sempre um horror!!!!!
 
A PROPOSITO DA NOTICIA DE CONTRATAÇÃO DE 8 ENFERMEIROS NO CENTRO HOSPITALAR MÉDIO TEJO POR 510 EUROS MES SOLOCITA-SE DIVULGAÇÃO E DA SEGUINTE PRIOPOSTA.VERGONHA DAS VERGONHAS.
PROPOSTA:
AMEAÇA URGENTE DE ABANDONO TOTAL DE TODOS OS POSTOS DE TRABALHO DURANTE 2 DIAS COM DIVULGAÇÃO IMEDIATA DA MEDIDA EM TODOS OS VEICULOS DE INFORMAÇÃO.
ABANDONO ESSE LEVADO MESMO ATÉ AO FIM.
UNS FALTAM E OS QUE ESTIVEREM AO SERVIÇO ABREM DE IMEDIATO BAIXA POR INDISPOSIÇAO, EM TODOS OS SERVIÇOS DE TODOS DS HOSPITAIS E CENTROS DE SAUDE DO PAIS EM SIMULTANEO, PARA QUE SERVIÇOS MINIMOS NÃO FIQUEM ASSEGURADOS. OU MELHOR OUTROS PROFISSIONAIS DE SAUDE QUE OS ASSEGUREM.
. E VAMOS VER SE ACABAM OU NÃO DE BRINCAR E GOZAR COM OS ENFERMEIROS
 
A PROPOSITO DA CONTRATAÇÃO DE 8 ENFERMEIROS NO CENTRO HOSPITALAR MÉDIO TEJO POR 510 EUROS (DIVULGADO PELO SER SINDICALISTA) SOLICITA-SE DIVULGAÇÃO DA NOTICIA POR TODOS OS MEIOS E DA PROPOSTA ABAIXO
VERGONHA DAS VERGONHAS.
PROPOSTA:
AMEAÇA URGENTE DE ABANDONO TOTAL DE TODOS OS POSTOS DE TRABALHO DURANTE 2 DIAS COM DIVULGAÇÃO IMEDIATA DA MEDIDA EM TODOS OS VEICULOS DE INFORMAÇÃO.
ABANDONO ESSE LEVADO MESMO ATÉ AO FIM.
UNS FALTAM E OS QUE ESTIVEREM AO SERVIÇO ABREM DE IMEDIATO BAIXA POR INDISPOSIÇAO, EM TODOS OS SERVIÇOS DE TODOS DS HOSPITAIS E CENTROS DE SAUDE DO PAIS EM SIMULTANEO, PARA QUE SERVIÇOS MINIMOS NÃO FIQUEM ASSEGURADOS. OU MELHOR OUTROS PROFISSIONAIS DE SAUDE QUE OS ASSEGUREM.
. E VAMOS VER SE ACABAM OU NÃO DE BRINCAR E GOZAR COM OS ENFERMEIROS
 
A PROPOSITO DA CONTRATAÇÃO DE 8 ENFERMEIROS NO CENTRO HOSPITALAR MÉDIO TEJO POR 510 EUROS (DIVULGADO PELO SER SINDICALISTA) SOLICITA-SE DIVULGAÇÃO DA NOTICIA POR TODOS OS MEIOS E DA PROPOSTA ABAIXO
VERGONHA DAS VERGONHAS.
PROPOSTA:
AMEAÇA URGENTE DE ABANDONO TOTAL DE TODOS OS POSTOS DE TRABALHO DURANTE 2 DIAS COM DIVULGAÇÃO IMEDIATA DA MEDIDA EM TODOS OS VEICULOS DE INFORMAÇÃO.
ABANDONO ESSE LEVADO MESMO ATÉ AO FIM.
UNS FALTAM E OS QUE ESTIVEREM AO SERVIÇO ABREM DE IMEDIATO BAIXA POR INDISPOSIÇAO, EM TODOS OS SERVIÇOS DE TODOS DS HOSPITAIS E CENTROS DE SAUDE DO PAIS EM SIMULTANEO, PARA QUE SERVIÇOS MINIMOS NÃO FIQUEM ASSEGURADOS. OU MELHOR OUTROS PROFISSIONAIS DE SAUDE QUE OS ASSEGUREM.
. E VAMOS VER SE ACABAM OU NÃO DE BRINCAR E GOZAR COM OS ENFERMEIROS
 
BastaVA OS ENFERMEIROS DO BLOCO FAZEREM UMA GREVE POR TEMPO INDETERMINDADO E PAGAR-LHES PARA FAZER GREVE! sEM CIRURGIAS CAIAM todos os governos! Alguem duvida? Eu pagava!
Ao menos fazia se uma greve ou despedimento coletivo nos blocos! Era ve-los cair que nem tordos!
Há falta de coragem dos sindicatos MORIBUNDOS!
 
ABENÇOADOS SINDICATOS DOS MEDICOS ESSES SIM É VÊ-LOS SEMPRE A PROGREDIR NAS NEGOCIAÇÕES E DEFESA DOS INTERESSES,A MAOIR PARTE ECONOMICOS, DA CLASSE QUE DEFENDEM, AO CONTRARIO DOS ENFERMEIROS CUJOS SINDICATOS ATÉ METEM DÓ.FALAM, FALAM E NADA FAZEM, SÓ AMEAÇAS.
OS MEDICOS CONSEGUIRAM AUMENTOS NO SALARIO BASE DE MAIS DE 900 EUROS E ESTÃO NOVAMENTE EM NEGOCIAÇÕES. FAZEM 40 HORAS MAS SÃO PAGOS. OS ENFERMEIROS CONSEGUIRAM DESTRUIR A CARREIRA, TRABALHAM 40 HORAS DE BORLA, ASSISTE-SE A VERGONHAS DIARIAS, NÃO FAZEM CUMPRIR O ESTIPULADO NA LE I- LEIA-SE PELO MENOS CUMPRIREM AS CATEGORIAS MAL ACORDADAS ( PRINCIPAL ONDE ESTÁ ?) ONDE ESTÁ A REPOSIÇÃO DAS 35 HORAS PROMETIDAS PELO SINDICATO DO AZEVEDO PARA TENTAR COMPOR A PORCARIA QUE O SEP FEZ?. SÓ BALELAS.
 
Caro colega é fácil dizer isso mas sabe que as cirurgias desmarcadas em horário programado são realizadas e ocupam tempos operatórios nos blocos de urgência com adiamentos consequentes de cirurgias urgentes.
 
Parabéns colega de 17/10/2014 das 07:36 p.m pelas suas palavras. Realmente só uma greve de uma semana com total de paralisação é que podia ecoar o nosso total descontentamento sobre a realidade vigente. Muito medo tem os colegas de receber menos uns trocados e depois não se importam de ser roubados de forma faseada com implicações futuras. Somos o reflexo dos pseudo líderes da Ordem e do Sindicato, uns autênticos "meninos" de coro a agitar as sainhas para ver se alguém lhes pega. Uns frouxos isso sim, porque de homens com "H" não têm nada. Não tenho paciência para homens sem "tomates". Enfim... haja paciência!
 
Voçes sabiam que um medico por fazer seis horas seguidas de jornada continua tem direito a mais uma hora por dia de folga?

Porque dizem que não podem parar para comer....

Jornada de trabalho igual à dos medicos.... somos diferentes em que?
Na corja destes sindicatos que temos sim!

Porque a jornada de um medico é de segunda a sexta e sabados, domingos e noites são extra e os enfermeiros em suplementos mal pagos!

Ninguem ve esta injustiça?


 
O que me incomoda é que trabalho num hospital e sob argumento legal os enfermeiros não podem fazer 16 horas ou mais porque é cansativo e correm o risco de profissionalmente cometerem erros graves, mas já outros profissionais podem fazer 24,48 e até 72 horas ... e não estou a falar só dos médicos mas sim de motoristas , técnicos de sangue laboratório e de radiologia e farmácia ! Segundo o CA e os respetivos enfermeiros elitistas e colunáveis, para os enfermeiros e ilegal e dirá direito a multa para o hospital. que eu saiba , ou estou muito enganado a legislação laboral não é exclusiva para os enfermeiros , mas estes sempre pagaram pela diferenciação nas medidas repressivas e pela indiferenciação nas medidas pecuniárias e nos direitos profissionais... será constitucional !?
quado assumirmos a nossa força ...seremos grandes !!!
 
O que me incomoda é que trabalho num hospital e sob argumento legal os enfermeiros não podem fazer 16 horas ou mais porque é cansativo e correm o risco de profissionalmente cometerem erros graves, mas já outros profissionais podem fazer 24,49 e até 76 horas ... e não estou a falar só dos médicos mas sim de motoristas , técnicos de sangue laboratório e de radiologia e farmácia ! Segundo o CA e os respetivos enfermeiros elitistas e colunáveis, para os enfermeiros e ilegal e dirá direito a multa para o hospital. que eu saiba , ou estou muito enganado a legislação laboral não é exclusiva para os enfermeiros , mas estes sempre pagaram pela diferenciação nas medidas repressivas e pela indiferenciação nas medidas pecuniárias e nos direitos profissionais... será constitucional !?
 
O que me incomoda é que trabalho num hospital e sob argumento legal os enfermeiros não podem fazer 16 horas ou mais porque é cansativo e correm o risco de profissionalmente cometerem erros graves, mas já outros profissionais podem fazer 24,49 e até 76 horas ... e não estou a falar só dos médicos mas sim de motoristas , técnicos de sangue laboratório e de radiologia e farmácia ! Segundo o CA e os respetivos enfermeiros elitistas e colunáveis, para os enfermeiros e ilegal e dirá direito a multa para o hospital. que eu saiba , ou estou muito enganado a legislação laboral não é exclusiva para os enfermeiros , mas estes sempre pagaram pela diferenciação nas medidas repressivas e pela indiferenciação nas medidas pecuniárias e nos direitos profissionais... será constitucional !?
 
O que me incomoda é que trabalho num hospital e sob argumento legal os enfermeiros não podem fazer 16 horas ou mais porque é cansativo e correm o risco de profissionalmente cometerem erros graves, mas já outros profissionais podem fazer 24,49 e até 76 horas ... e não estou a falar só dos médicos mas sim de motoristas , técnicos de sangue laboratório e de radiologia e farmácia ! Segundo o CA e os respetivos enfermeiros elitistas e colunáveis, para os enfermeiros e ilegal e dirá direito a multa para o hospital. que eu saiba , ou estou muito enganado a legislação laboral não é exclusiva para os enfermeiros , mas estes sempre pagaram pela diferenciação nas medidas repressivas e pela indiferenciação nas medidas pecuniárias e nos direitos profissionais... será constitucional !?
 
Qual vida social e familiar qual car... querem é tempo livre para ir trabalhar nas clínicas e hospitais privados.
 
Doutor enfermeiro: você não deve ter filhos ou deve ter possibilidade de os deixar com alguém de confiança. Concordo consigo em imensos assuntos, mas nisto não posso concordar, pois nós, enfermeiros, já temos dificuldade em procurar creches para os filhos devido ao horário por turnos, em ir levá-los e buscá-los à escola, e um horário de 12 horas só agravaria este problema! Como é possível alguém defender o horário de 12 horas? Eu fico exausta por trabalhar 8,5 horas no meu serviço, quanto mais 12 horas! E os meus colegas que emigraram e exercem em países que adotaram o horário de 12 horas têm saudades dos turnos mais curtos. Quem TRABALHA durante TODO o turno não deseja fazê-lo durante 12 horas, muitas vezes sem uma única refeição, sem um único período de descanso.
 
Anónimo 11/05/2014 06:53:00 da tarde...
não é enfermeiro (a)...é notório...
mas pelo seu comentário, gostava muito de ser :) Força! e deslumbre-se com a boa vida que é ser enfermeiro...porque afinal, queixamo-nos de barriga cheia, fartinhos de ganhar dinheiro e com uma vida pessoal espetacular, já para não falar de uma felicidade intrínseca que nos faz descorar de nós mesmos, hipoteticamente pela lavagem cerebral da moralidade em que crescemos.
E sou anónimo, porque ganho bem e posso dar-me a esse luxo que é ter livre expressão, sem sofrer represálias. Mais motivos para ingressar já! :)
 
Agora, abordando o cerne da questão, tenho um horário miserável, de autoflagelo...não me custaria fazer 12h, porque afinal, faço mais do que as 7, 8 ou wtv...e não sofro compensação (mais pontos para a Enfermagem).
Os enfermeiros estão cansados...mas continuam na sua missão altruista e a vida passa.
Há algum tempo não vinha visitar o seu blog doutor enfermeiro e conseguiu voltar a conquistar a minha consideração. Porque...

"Ps3 - Invistam na vossa vida pessoal, familiar e social!"

Faz-me lembrar que a Enfermagem é uma profissão e não um ideal de vida.


 
sou TAE e com muito gosto.... também abomino os horarios das 8 horas.. concord plenamente com o que os enfermeiros aqui referem. as 12 horas melhoram a qualidade de vida dos profissionais porque tornam os horarios mais homogeneos e regulares permitindo descanso.
lamento profundamente ainda a decisão da greve para os proxs dias.. pois numa situação tao grave como a do momento, podiam calar o governo com uma atitude de coragem pois trabalham para a população.. quem vai pagar o preço sao as pessoas e nao o govrno..
força tAE inem.. sempre..

 
os horarios de 8h parecem ser os mais equilibrados,sendo que nenhum horàrio agradarà a todos.Jà agora valia a pena ter em conta a idade das pessoas,pois fazer 12h aos 50 anos nao é fazer 12h aos 25......a logica deveria ser um horàrio que se fosse adaptando à idade e nao meter tudo no mesmo saco.
 
"até porque vários estudos confirmam que os horários de 12h não incrementam o erro e proporciona maiores índices de satisfação e motivação."

Não questionando a questão da satisfação e motivação, todos os estudos que encontrei são unânimes em afirmar que com turnos mais longos, há risco aumentado de erros, acidentes de serviço, lesões musculares e, no geral, piores cuidados de saúde e riscos acrescidos para os pacientes.

A minha questão é: a que estudos se refere? Pode-nos fornecer links para eles?

Obrigado.
 
Bom dia,
O/A anonim@ que pergunta pelos estudos ainda espera pela resposta, I wonder why... Boa pergunta, já agora.
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Podias dizer me o estudo onde refere que as 12 h n incrementa o erro por favor?
Cumprimentos
 
Podias dizer me o estudo onde refere que as 12 h n incrementa o erro por favor?
Cumprimentos
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!