sábado, novembro 15, 2014

Bactéria foi a maior protagonista da... greve dos Enfermeiros!!

.
Quem diria que os Enfermeiros iriam ter como parceiro de ajuda... uma bactéria? Nunca um microorganismo ajudou tanto ...o SEP! Já está tudo escrito sobre a greve. Muitos protagonistas. Resultados aguardam-se.
Boa mediatização da mesma (agradecer à legionella) e há que reconhecer a boa participação do Enfermeiros e uma interessante intervenção do José Carlos Martins, Coordenador Nacional do SEP.
.
Coisas breves: como eu previa, a população não se solidarizou connosco (ver vários editoriais e comentários de figuras proeminentes). Os poucos que se manifestaram a favor fazem-no porque usam qualquer arma de arremesso contra o Governo. Foram os Enfermeiros, mas podiam ter sido os canalizadores. Tanto faz.
.
A classe sabe, internamente, que os cuidados à vítimas de legionella (circunscrito a uma pequena parte do país) não seriam prejudicados, mas o povo, leigo, não. A tutela foi inteligente. Poucas lutas se ganham sem o apoio da opinião pública. Gostava de ver o SEP decidir, exclusivamente, ponderando apenas sobre factores que beneficiam os Enfermeiros (e não que se rendam sistematicamente a uma agenda política).
.
Li, também, um comunicado da Secção do Sul da Ordem dos Enfermeiros sobre a greve. Faz-me parecer que o Presidente Regional, Enf. Alexandre Tomás, almeja o lugar de Bastonário (um direito que lhe assiste) e portanto pronuncia-se sobre qualquer matéria cuja essência envolva a componente demagógica. No final de contas, há que dizer o que se quer ouvir. Pode até nem servir qualquer interesse ou objectivo, mas se os colegas querem ouvir, há que dizer.
Li o comentário ("informação à população" - assim se denomina) e fiquei sem perceber muito bem o que acrescenta ao que já se sabe. Depois de espremido não gemeu sumo.
.
Por vezes, caros colegas, há que agir de forma inteligente e com estratégia. O berro e o populismo tem o seu espaço na manifestação democrática mas nem sempre se encaixa. Se eu persigo um objectivo o mais sensato não será, certamente, sair à rua e gritar por ele. As células cinzentas, com frequência, ajudam muito mais.
.
Recordo-me por exemplo, que em Julho, o Presidente da Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros fez declarações ofensivas contra os deputados. Ainda hoje não percebi o que ganhou com isso, mas sei o que perdeu: um importante canal de comunicação com o sistema política. Foram precisos anos para se conquistar uma via relacional com o poder político e quando abrimos as portas (estas coisas não acontecem do dia para a noite)... andamos a fechá-las!?
.
Como em tudo na vida, há que saber gerir o que dizemos e operacionalizar o que pensamos da forma mais ponderada possível.

Comments:
GREVE DO SEP? Mais uma GREVE em que os enfermeiros, mais uma vez ,se deixaram instrumentalizar pelo PCP/CGTP.
Tenho pena que haja um dito sindicato que em vez de servir os enfermeiros e a enfermagem mais não faz do que servir-se daqueles que diz representar.
Se há dúvidas, digam um exemplo de ganho que tenha existido em função de uma greve. O que se conseguiu?? Lembram-se do homem do cadáver??
O que é preciso é agitação, bandeiras, concentrações è frente do ministério - a CGTP manda e os enfermeiros obedecem.
Triste figura que fazem. Tenho pena!
 
O SEP É NULO!!
 
A colagem do Enf. Alexandre ao SEP é muito preocupante, já que confirma os indícios (ver comentários recentes da Enf. Guadalupe) de uma estratégia concertada de CAPTURA da OE novamente pelo SEP, através de quem "almeja o lugar de bastonário".
 
O Presidente da secção Regional dos Açores? Quem vos dera no Continente alguém com metade da integridade e seriedade do Enfº Tiago! Perdeu um importante canal de comunicação com o sistema politico?????
"Não há ignorância mais insolente do que a da ignorância quando se presume de sábia."
Carlos Malheiro Dias
Proponha ao seu CDR vir até às ilhas,recebê-lo-emos com toda a hospitalidade, pode ser que aprenda alguma coisa sobre negociação política!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!