segunda-feira, fevereiro 02, 2015

Bastonário Germano Couto e as coisas no sítio!


Deixem-me ser imparcial. Li um Press Release da Ordem dos Enfermeiros onde o Senhor Bastonário explica que declinou o convite da RTP para a participação no programas "Prós e Contras". 
Porquê? De acordo com a RTP, o debate pretende confrontar a opinião dos diversos interlocutores da Saúde (onde objectivamente aponta os "Enfermeiros"), todavia, convida para o painel principal apenas... médicos. Ora, isto é inconsistente com um debate plural. Se pensarmos que a Enfermagem representa a maior fracção profissional do sector, percebemos à partida que o "debate" está enviesado!
.
O Bastonário Germano Couto recusou (um lugar na plateia) e bem! De uma vez por todas há que dar aos Enfermeiros a dignidade (um lugar no painel principal!!) e voz que merecem. Aliás, que o sistema e os respectivos utentes merecem! Se se pretende uma discussão séria e profícua, os Enfermeiros não podem ficar à margem, obviamente! 
Enquanto aos Enfermeiros não lhe for concedido o empowerment devido, os problemas não vislumbram solução, como aliás a realidade o tem demonstrado.

Comments:
Vergonhoso!! O prós e prós é um antro de opiniões médicas, sempre que há Saúde como base de tema.
 
Amigo, médico é médico, tarefeiros como os enfermeiros ou pedreiros não têm voz no seu respectivo campo.
 
Curioso é que enquanto os "pedreiros" não opinam, a casa não se constrói, como aliás se tem visto...
 
Os pedreiros nunca opinaram, e as casas sempre se formam construindo, tal como o estado da saúde, que até à troika, era das melhores do mundo.
 
Antes da troika já a coisa estava muito complicado... Já vão 15 anos desde que Portugal obteve uma boa classificação no ranking mundial...


 
Nos países onde os pedreiros opinam, arriscam-se a ser os melhores. Podemos ver os nórdicos onde um pedreiro é Ministro da Saúde ou Presidente de um qualquer Conselho de Administração...
 
Caro amigo, fico contente de ler a sua opinião (ediota, diga-se) pois revela que goza de boa saúde e que nunca precisou de cuidados de enfermagem. Mas um dia quando precisar espero que possa contar com um pedreiro (sem desprimor para este) para cuidar do que mais importante é para si: a sua saúde. Enquanto isso não acontece trate de se actualizar que bem precisa
 
Médioo é médico, que mania os enfermeiros têm de quererem ser médicos sem o serem. Que complexo de inferioridade.
 
Enfermeiro é Enfermeiro, Médico é Médicos. Não vejo o cerne da questão.
 
Sim senhora somos desvalorizados... mas vai servir de muito à enfermagem nem na plateia ter estado representada! De certeza que todo o bom português que assistiu ao programa procurou ir ao site da OE ler o comunicado do Sr Bastonário. Continuamos a não ser representados neste tipo de situações e outras bem mais pertinentes porque sabemos apenas reclamar que não somos valorizados e não fazemos por mostrar de facto o nosso valor. Repensem o nosso papel como profissionais, hajam em consenso, e deixem-se de lamúrios! Somos a mior classe profissional mas só em número....
 
E ao faze-lo o Enf Germano desperdiçou a oportunidade de defenser a Classe.
Ou seja por não ficava em 1º plano preferiu NENHUM plano...
 
A ausência do Bastonário da OE leva a pensar que o problema das urgências reside na falta de Médicos, enquanto que Enfermeiros são mais que suficientes; tal é tão verdade que os últimos até vão pedir MCDTs por protocolo (na verdade o computador é que os pede, o Enfermeiro só valida) o que significa que é necessário dar-lhes mais coisas para fazer pois andam demasiado "folgados" de trabalho.
 
Doutor Enfermeiro disse...
Enfermeiro é Enfermeiro, Médico é Médicos. Não vejo o cerne da questão.

LOL, rapaz, precisas de óculos e um cérebro para veres o cerne da questão.
 
Há aqui médicos assim tão inseguros que pensem que a valorização dos enfermeiros passa por desvalorizar os médicos ou verem as suas funções usurpadas? É mesquinhez ter que rebaixar os outros para se sobressaír.
 
O enf Germano Couto não apareceu no prós e contras porque não poderia aparecer como bastonário da OE, não nos podemos esquecer que o Tribunal Admnistrativo de Lisboa anulou o acto eleitoral no qual foi eleito.
 
Para além de que não pode dar muito nas vistas, senão lá se vai o tacho... este e o próximo...
 
E dizia assim alguém que também tem "as coisas no sitio":
"Que o Sr. José Manuel, que ontem, no Prós & Contras, foi destapando as misérias dos Colegas dele, que se abrigam nas urgências, mal feitas, por eles, por não saberem, por não serem, por só parecerem o que não são, etc e tal...

Há dias fui com um doente a uma consulta, por ser um velho amigo e não ser muito crente em mediquices. Para experimentar a sabedoria do Médico separei os relatórios das radiografias e dos eletrocardiogramas.
Foi tal a atrapalhação que marcou a consulta para o dia seguinte, porque queria ver o parecer do radiologista e do cardiologista.
A pergunta não tão estúpida como parece: qual a capacidade deste Médico para rejeitar as análises e radiografias e eletrocardiogramas requisitados (não feitos) pelo enfermeiro?
Se as radiografias e análises não trouxerem a cábula, qual o perigo de o Médico ficar a olhar para elas como um boi para um palácio?
Eu falo assim porque sei o que são necessidades.
Deixai, vós outros de ser ridículos: finjam que sabem e levam as coisas sérias a sério.
Com esta perspectiva é mais fácil apreciar o ridículo da prevenção cautelar duma ação inócua.
Bem mais perigoso para o doente é administração da terapêutica, que o Médico receita...
Não obstante, o Enfermeiro que se respeita e ao doente filtra os erros do Médico.
Querem debater isto connosco em terreno neutro?
O convite está feito!
....
 
Terminei agora de ver o "pós e contras" da passada 2ªfeira e achei tão triste e lamentavel que a Ordem do Médicos venha defender a degradação das condições de trabalho e a carência dos enfermeiros, quando a nossa OE nem sequer se fez representar...
Pois caros colegas, assim vai a Enfermagem em Portugal...
 
Ó nandinhus
Eu não vi o programa, mas?! A Ordem dos Médicos defende a degradação das condiçoes de trabalho?!... já não me espanta tanto que defenda a carência de enfermeiros?!... Mas é mesmo isso é mesmo assim?!...
 
desculpa lá ó Manel, tens razão... queria dizer apontar a degradação das condições de trabalho e defender a a carência dos enfermeiros. Isto é o que dá muitos dias seguidos a trabalhar e poucas horas para dormir....
 
Defendeu mais a enfermagem o Bastonário da OM do que o Sr. Germano que nem lá apareceu. E o problema não esteve nos lugares destinados (o do enfermeiro será sempre secundário e "fora do palco"), o problema está em que nunca um bastonario da OE esteve tão proximo de um ministro e de politicas tão destrutivas do SNS como estas.

Não esquecer que o sr. Germano preferiu vender o interesse dos cidadãos e do SNS a troco de meia duzia de falsas promessas de pseudoevolução dos enfermeiros, que no fundo se resume a mais uma mão cheia de nada... Haverá maior atestado de incompetência, do que incumbir uma classe de "triar" doentes urgentes e pedir MCDTs quando na verdade quem tudo decide é o computador?? Quando todo o sistema está desenhado para que o enfermeiro nada tenha a opinar sobre o assunto?? Chamam a isso diferenciação??? Não me façam rir.

Vivemos num país onde mais importante do que ser, é parecer. E os srs. enfermeiros são o exemplo vivo de uma classe que quer parecer muito mais do que aquilo que é na realidade.
 
É o que nos ensinam na escola e nos estágios. Que "parecer ser é mais importante do que ser", é o lema da enfermagem.
 
Porquê tanta preocupação com os exames de requisitados por Enfermeiros? Se é um computador que indica qual é o prurido? Dá menos trabalho, menos responsabilidade e assinatura dos Enfermeiros começam cada vez a constar mais nos papéis, o que é importante. Os medicos nos cuidados de saúde primários não fazem o mesmo? O sistema é que notifica que análises devem pedir, etc...
 
Para já, não sei em que raio de USF/CS andou para achar que o sistema sugere que que análises pedir, mas ainda que fosse verdade, haveria uma pequena diferença: o enfermeiro está limitado ao algoritmo (criado por médicos, diga-se de passagem), o médico faz o que bem entender.
 
O anónimo do dia 7 de Fevereiro às 12.06 não é enfermeiro, senão não dizias tantas asneiras juntas. É precisamente o contrário daquilo que dizes!... os enfermeiros valem e fazem muito mais do que a visibilidade que lhes deixam ter. Muito do seu trabalho, do seu esforço, do seu mérito são ilegitimamente apropriados por outros. Quando quiseres discutir esse assunto ao teu nível deixa o contacto. depois falamos.
 
Desde que comecei a ler este blog há uma coisa que me intriga bastante!... Isto não é um blog criado por um enfermeiro?! Embora não exclusivo, teoricamente não é um espaço para enfermeiros?!! Ainda que possa ter visitas esporádicas de "...não enfermeiros...", é curioso como há tantos outros profissionais que por aqui passam, alguns dos quais até escrevem e postam as suas opiniões (algumas interessantes, outras meros afrontos de frustrações da vida que são como que transladadas para o campo profissional!...Os psicólogos explicam melhor isto!)
Uma coisa é certa, aquilo que os enfermeiros fazem, o que dizem e o que pensam interessa-lhes!...
Por que será?!
 
"2 Anónimo disse...

Há aqui médicos assim tão inseguros que pensem que a valorização dos enfermeiros passa por desvalorizar os médicos ou verem as suas funções usurpadas? É mesquinhez ter que rebaixar os outros para se sobressaír.""

Completamente de acordo! Este, um Blog que aborda sobretudo problemas envolvidos na temática da Enfermagem, atrai tanto não enfermeiro =)
eu sei eu sei, o medo que os enfermeiros impõem começa cada vez mais a ser tão forte, que, na falta de "tê-los no sítio" e de serem pessoas profissional e pessoalmente tão diminuídas, sentem necessidade de ventilar frustrações - que não resolvem no local de trabalho por falta "deles" - de forma anónima e infantil.

É vê-los estrebuchar e nós cada vez mais a ganhar terreno; custa, demora, mas é inevitável ;)
 
...existem para aqui uns comentarios de medicos que são sim pedreiros e é por isso que o SNS hoje é uma boa merda...
 
...amigo médico é medico e enfermeiro é enfermeiro mas tenho visto de ambos muito bons e muito maus...alguns que se julgam bons a construir um SNS mas que só lá poem os pés umas horitas, fazem 25 e cobram 40...e os enfermeiros mantêm a tasca 24 horas aberta...mas isso tá acabando...não foi a troika foi a porcaria que agora é mais facil de se tornar noticia..e ao que parece toda a merda vem do lado dos que se julgam construtores de casas...e donos dela...uns coitados...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!