quinta-feira, fevereiro 26, 2015

Relógio suíço "CNO".

.
Há um novo método de medição de tempo, denominado "CNO". Esta sigla significa "Chief Nursing Officer". 
Em Portugal, como em muitos países, temos um CNO - o cargo (nomeação pelo Director-Geral da Saúde; com que critérios?) é ocupado pelo Enf. Sérgio Gomes (nem sequer questiono o mérito ou competência).
A sua função poder-se-ia descrever como um conselheiro do governo em matérias relacionadas com a Enfermagem, mas, por cá, tenho sérias reservas sobre a pertinência desta função. Raramento o vejo ou ouço uma menção relativa ao próprio, nunca lhe reconheci obra (por ser equívoco meu), nunca constatei uma referência do trabalho do CNO em prol da profissão, nada. Vislumbrei-o uma vez - em tempos remotos - numa pequena foto pixelizada, no site da DGS, onde levou o corpo a uma reunião. E, claro, vi-o nas últimas eleições (2011), como candidato a Bastonário da Ordem dos Enfermeiros.
.

.
Porém, nem tudo é menos positivo - por outro lado, o colega é pontualíssimo! De 4 em 4 anos, em vésperas eleitorais, com uma precisão de relojoeiro, o CNO Sérgio Gomes vem ver a luz do dia. Podemos acertar os relógios por ele (eu não quero um Bastonário assim).
.
Por estes dias, a Direcção Geral da Saúde veiculou um acção patrocinada pelo CNO (ou aliás, será... veiculada pelo CNO e patrocinada pela DGS?), com um slogan que ainda nao percebi, para ser honesto. 
Quem assim o desejar (como requisito mínimo terá de ser Enfermeiro), poderá preencher um inquérito para as bases de dados da campanha eleitoral do Enf. Sérgio Gomes, ao abrigo de um hipotética suposição sobre o "Enfermeiro do Futuro". Relativamente a esta matéria, há uma questão (que consta no referido questionário) que me deixou perplexo e pensativo: "em 2025, que Enfermeiro gostaria de ser"? São questões sem nexo, desarticuladas, sem objectivo, sem substrato, sem um fio condutor...
.
Fico triste.

Comments:
Este post também não é campanha!!! Ou é? O relógio tb é suíço mas doutra marca... Todos iguais! Caça ao poleiro começou!

 
...mais um com muito título e pouco conteúdo e trabalho concretizado?..
é que realmente pouco ou nada ouço falar deste homem, sobretudo, da sua obra....
 
Nada!... Uma nulidade.
Apenas o vi no casino da Figueira da Foz, num debate nas ultimas eleiçoes para a ordem, e digo:
É uma nulidade, nem coisa com coisa diz.
Alguém mais ouviu falar dele até agora?!!
Tachista!...
 
se guardasse a viola e apoiasse o trabalho do CNO, talvez percebesse as questões do inquérito. Se calhar o desnorte da profissão leva a existência destas questões. Uma ordem com processos eleitorais em tribunal, perde toda a credibilidade. Pense no CNO como uma oportunidade para a profissão e não como um "tacho". Se foi nomeado, por algum motivo foi. Se soubesse o funcionamento, dinâmica e a importância da DGS, perceberia o motivo das nomeações. informe-se antes de soltar disparates.
Disclaimer: não conheço o primeiro e atual CNO.
 
Doutor enfermeiro não é nada interesseiro? Tb quer esse poleiro?
Cambada de lixo que tem a nossa profissão, sempre a desdenhar e a dizer mal dos colegas!

Vai trabalhar!
 
Disclsimer, mr chief nurse strettrofaints??
 
mais um com mérito e o trabalho que o façam os outros... os palermas que trabalham na Saúde, pública ou privada.... guardado em torre de marfim, os profes.. vão enganando os jovens incautos das escolas secundárias.... agora nem querem que façam exames de acesso, quantos mais, melhor,,, enfim têm um exército de profes. que entraram por cunha ou familiar... tudo gente de boa "rasca", digo raça... ahahah
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!