quinta-feira, abril 02, 2015

Crenças do séc. XXI!


Faço um apelo: mostrem-me um estudo sério, estruturado e independente que demonstre a eficácia da homeopatia!
.
Ofereço 5000 euros (do meu bolso)!! 

"Homeopathic remedies contain nothing whatsoever,” University College London pharmacologist David Colquhoun told The Independent. “The Americans have spent 2 billion [dolars] investigating these things . . . they haven’t found a single one that works" link

Comments:
Fala o gajo que não sabe o que é uma hipótese nula ou um intervalo de confiança. Como se tu conseguisses notar a diferença entre um paper da nature ou da revista sábado.
 
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24685414
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23981403
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23870381
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23714686
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23424755
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22963271

Devo continuar? Receberei 5000€ por cada estudo?
Estes foram estudos que me apareceram assim sem grande procura, tenho a certeza que se se esforçar até consegue encontrar melhor que isto que lhe estou a dar ;)

Chega da cegueira gratuita fornecida pelas farmacêuticas!!

“A recusa de algumas pessoas, entre elas os cientistas, em admitir como possíveis coisas aparentemente extravagantes constitui o principal obstáculo ao progresso da ciência” George S. Trimble
 
Em certas situações, a homeopatia funciona, mas não pelos poderes místicos da água. Daí haverem, de facto, estudos bem estruturados que demonstram eficácia na homeopatia. A sua oferta dos 5000 € só demonstra o quão ignorante é.

Aceito cheque, cash ou transferência. Mas como aldrabão que é, bem posso esperar sentado.
 
Lol, ele deve ler a Super Interessante ao deitar e depois dá nisto... fujam!!! Vou deixar de vir aqui, pode ser que Darwin se ocupe de fechar o blog...
 
Já está aqui a armada da banha de cobra. Será que deveria dar ouvidos aos grandes pseudocientistas de sofá que teceram os comentários anteriores ou valorizar as palavras do pharmacologist da University College London, que é só a universidade do último estudo que venceu o prémio Nobel da medicina? Quando todo o staff altamente qualificado sair do país mesquinho que é Portugal, quero ver quem vos cura as comichões.
 
Por falar em pseudocientistas, penso que deveria ler este artigo de opinião, aposto que se vai rever nele ;)

http://www.sol.pt/noticia/128354

PHARMACOLOGIST da University College London, disse bem!
Se a Homeopatia não fosse tão barata e uma ameaça para as farmacêuticas tenho a certeza que estudos desses não sairiam tão frequentemente ;)

Lembre-se que a penicilina saiu do mercado recentemente e não foi por acaso, custasse ela mais uns euros e nunca tinha saído. Produtos homeopáticos a custar o que custam nunca poderão entrar sequer.

Tire a venda dos olhos e seja um pouco mais critico, seja algo mais parecido com um cientista de verdade.
 
Ponto 1 - Para falar de homeopatia, temos de perceber o que é e como se produz. Desde logo percebemos que assenta e misticismo e poderes cinéti-mágicos. Curiosamente, nas formulações finais não é possível detectar uma única molécula do princípio activo inicial. Portanto, se não está lá nada (comprovado de forma unânime por laboratórios independentes)... o que pode fazer "nada"?
A homeopatia tem um dos seus pressupostos na diluição. Essa diluição é de uma grandeza monstruosa. Par terem uma ideia, equivalia a diluir um pacote de açúçar num copo do tamanho do sistema solar :) Nada!
Para contornar essa dificuldade os homeopatas defendem-se usando um argumento no mínimo peculiar: dizem que água têm memória e recorda-se da molécula que um dia por lá passou e saiu :))

Ponto 2 - Os 5000 euros estão disponíveis. Porém, no post inicial está escrito: " estudo sério, estruturado e independente". Os links de estudos apresentados não são independentes. São provenientes de escolas de homeopatia ou financiados por laboratórios homeopáticos. Além disso, nenhum deles é sério. Nem é preciso ser muito crítico ou exigente. Para alguém com leves conhecimentos de investigação encontra fragilidades.

3 - Alguém sabe do gigante da indústria pseudo-farmacêutica da homeopatia que perdeu um processo porque não conseguiu provar... nada?
 
Especifique, quais as fragilidades. Não deve ser muito difícil para quem tem "leves conhecimentos de investigação" (seja lá o que isso for). Mais uma vez o sr enfermeiro distorce tudo o que lhe convém para chegar a brasa à sua sardinha, como já nos vem habituando. Triste, para não dizer mais.
 
Concluindo se os estudos feitos ou mandados fazer por homeopatas não são válidos, então os estudos de enfermagem tb não!
 
Eu não sei porque passei tanto tempo a estudar, nem sei porque passo todo o dia a operar quando podia usar agua da torneira para mandar os meus doentes limpinhos para casa.
 
É lógico q um estudo tem de ser independente. Quem n se lembra das companhias de tabaco a financiarem estudos onde se concluía que o tabaco n provocava o cancro. Lol
 
Boa tarde...
Algum dos senhores/senhoras tem formação em Homeopatia ?Não me venham falar de fraudes e estudos tendenciosos porque o mundo da saúde está carregado de estudos deste género.Depois é só uma questão de "apontar o GPS" para onde interessar mais.A comparação feita entre o açucar diluído num copo do tamanho do sistema solar é fantástica.realmente.Mas mesmo que assim fosse (não existem diluições tão altas), o açucar continuaria a existir.Apesar de estar ultra-diluído, mas está lá na mesma.Quando me falam nesta questão das diluições lembro-me o exemplo das unidades nas análises clínicas.Há 20 anos, quando muito, alguns dos constituintes químicos do sangue eram doseados em mg/dL, atualmente já são a em microgramas e nanogramas.Porque ? Há 20 anos não existia o nanograma?SE aparecesse alguém a referir a existência de unidades tão pequenas como nanograma, o atosegundo,etc...seria acreditado ? Ou descridibilizado?É precisamente aí que quero chegar...!A questão atualmente prende-se com uma só palavra "confiança".E a verdade é que ela falta em muitas àreas, com muitos estudos (mesmo os que defendem a Homeopatia), não se pode confiar em coisa nenhuma.Recordo-me de um estudo muito badalado há uns anos sobre a resposta leucocitária a concentrações infinitisemais de Histamina.Eram realmente concentrações infinitesimais, e realmente houve resposta leucocitária à presença da Histamina.A questão é....Se não estava lá "nada" a que reagiram os leucócitos ?Entretanto , segundo sei, este estudo fo idesconsidrado por, alegadamente, falha na metodologia.Outro pormenor....Não confundir os conceitos de "diluição" com "concentração".
 
E já agora....Mesmo tendo formação em Homeopatia, também não engulo a questão da "memória da água", mesmo porque nem todos os medicamentos homeopáticos tem base aquosa.Na verdade uma grande maioria deles não a tem.Mas defendo claramente (e o ano passado houve inclusivé um cientista israelita que provou esta questão**)o rearranjo de cristais consoante alguns factores que atuam sobre o arranjo espacial dos cristais.E sabemos que a àgua, em determinadas condições ,forma arranjos de cristal.Essa questão do rearranjo dos cristais era algo acerrimamente negado pela ciência.Entretanto lá se teve de aceitar esta verdade.

** Tive oportunidade de estudar uma crónica sobre este trabalho numa das revistas da soc.portuguesa de física.Não sei agora qual, mas cito de memória.Tem dúvidas ? Investiguem!

 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!