quarta-feira, maio 20, 2015

Está aberta a época pré-eleitoral para a Ordem dos Enfermeiros?

.
Estão lançadas as primeiras bases para as eleições para a Ordem dos Enfermeiros. O contexto é delicado e há que escolher de forma prudente. 
Durante estes últimos 4 anos, a crise sócio-económica inviabilizou muitos objectivos, porém foram lançadas as sementes para o futuro. Como sabem, as sementes são invisíveis durante algum tempo até brotarem da terra e dar frutos. Nem sempre são compreendidas porque não se vêem.
.
É necessário ter sempre presente que a prudência nem sempre rima com a demagogia. Este ano temos vários candidatos a Bastonário e algumas listas. Para mim existe uma certeza: sei de antemão em quem não votar, pela inutilidade do voto. 
O sétimo candidato é muito interessante...

Comments:
Eu sei que no Germano nunca mais!
 
LOL ya ya sementes e nao sei que, claro. Ó homem, o germano foi uma nódoa, teve um mandato ilegal e só se meteu nessas andanças porque estava farto que lhe dessem ordens: "ó xor enfermeiro, va me buscar mais fio sff, tres zeros"


 
Afinal quem são os candidatos???
 
A cavaco parece uma girl à procura de um tacho para se coçar...muito show e garganta!
 
DE, sempre é verdade que o Enf Belmiro, de Gaia, vai concorrer a Bastonario???
 
Quem sabe...
 
Os candidatos são: Ulisses Rolim (blá, blá... wiskas saquetas), José Galrinho (blá, blá... wiskas saquetas), Carlos Folgado (blá, blá... wiskas saquetas), José Azevedo (a idade é um posto), Lucia Leite (Blá, blá...wiskas saquetas), Manuel Oliveira (vamos ver se é desta), Jorge Pires (blá, blá... wiskas saquetas), Belmiro Rocha (blá, blá... wiskas saquetas), José Carlos Gomes (blá, blá... wiskas saquetas), Ana Rita Cavaco (blá, blá... wiskas saquetas), Alexandre Tomás (blá, blá... wiskas saquetas), Sérgio Gomes (não fez nada na DGS, não vai ser agora que vai fazer...), o que quer dizer que estamos lixados com F! Com 12 candidatos estão à espera de quê!? que haja união para os enfermeiros? isto vai ser uma bandalheira pegada Com tanta gente de baixo nível. E ainda acho que alguém PSD com um governo PS (como se prevê), vai conseguir ZERO de ZERO para os enfermeiros. Nem quando são do mesmo partido resulta! Basta ver neste mandato eles até eram todos da mesma cor!!!!!
 
Agora a culpa foi da crise! so chegou dinheiro para sementes.

Isto é assumir que este germano não fez NADA, até que enfim se assume a verdade.

Não vnhe lançar confusão com tanto candidato porque não sabe nada do que se está a passar.
 
O Alexandre Tomás já se assumiu... panasca!
Já anda a anunciar e a postar em todo o lado!
Com o meu voto não vai lá... nem ele nem nenhum!
 
As quotas dos enfermeiros do sul pagam muita coisa.
 
nojo--- a carreira na miséria e a professorada de escolas de vão de escada querem ser bastonários...BASTA!
 
Não conheço todos, mas o Ulisses Rolim não vem de Escola nem de Gestão. Tem vinte e tal anos de prestação de cuidados, é mais um dos que lhe exigem funções de Especialista na prestação, mas é remunerado como graduado. sabe o que é trabalho e frustração. Se for eleito vai pisar muitos calos podem crer. É filho de um militar que lutou ativamente contra o regime de Salazar, é avesso a ditadores e oportunistas tem coragem e determinação para confrontar o poder político, além disso está rodeado de Norte a sul incluindo as ilhas por pessoas que querem ver as coisas mudadas. A malta da prestação de cuidados sabe do que precisa pois sente na pele todos os dias o estado das coisas. Estou contigo Ulisses........
 
Srs enfermeiros, em x de darem tiros nos pés, ponham uma bomba atómica no cu uns aos outros e acabem com isto de uma vez!!!

O que sobreviver se tiver competencias para limpar a m**** terá autonomia para se autoproclamar bastonário!

insultos à parte: sejam dignos de uma classe profissional que assume uma das maiores responsabilidades sociais: o cuidar!
 
Podemos tecer n comentários sobre cada um dos candidatos, mas há 2 coisas que seria importante impor a todos:
- Comprometerem-se a respeitar as decisões dos órgãos de controlo internos e só e apenas perante situações que objectivamente configurem um crime, recorrer aos tribunais, pq isso é o 1º passo para desacreditar toda a classe e vejam o que aconteceu com o último estatuto que nos coloca ao nível de uma creche;
- Assumir mecanismos de transparencia total no processo de tomada de decisões, pq defender que depois de se ser eleito/a tudo é permitido é próprio de gente pouco ou nada inteligente.
 
Ulisses? Quase um santo pena não ser... Enfim já há quem queira ser assessor...
 
A OE vai transformar-se numa trincheira onde se vão encontrar os partidos com representação parlamentar e todos eles vao ganhar, apenas perde a razão de ser de uma ordem destas: os enfermeiros (acrescento enfermeiras).
Reparem bem no perfil dos candidatos e acima de tudo quem os nomeou para cargos ou quem vai nomear. E não são as caras que aparecem como líderes, são os aparatchick é que vão beneficiar do poder e influência dos partidos. Nada disto seria problema, se nós tivessemos umas mulheres como a Augusta ou a Mariana que não podiam usar mini-saia pq se lhe viam os tomates, porque estas senhoras tinham e demonstraram ter, uma capacidade estranha às actuais figurinhas: separar interesses pessoais dos interesses da classe. Assim vamos tendo germanos, anas, aninhas, alexs, ulisses (se fosse da Ilíade ou do Joyce!!!) e no fim tudo espremido dá vestígios de competência, rigor, empenho na defesa do bem comum, quando tivermos sorte, porque como bem sabemos vestígios não é razão suficiente para se fazer um diagnóstico.
 
Caros colegas
Mas afinal vamos ao que interessa; Quais as linhas programáticas das candidaturas. Para além do passado de cada um o que é importante é o que defendem. Por exemplo o que pensam do SNS (prestador ou financiador? gratuito?, tendencialmente gratuito? ou com taxas moderadoras?)
Estive a ver um panfleto do Alexandre Tomás mas fica-se por coisas muito genéricas do género: " Sistema de Saude com maior capacidade de regulação"

 
Qualquer candidato/a tem de se preocupar antes de mais com a classe e o acesso à profissão. Ou seja, não abdicar da regulação e formatar a habilitação. Não acham estranho que continuem a existir cursos sem qualquer qualidade que cobram fortunas a alunos que depois despejam no mercado, ainda por cima saindo desses cursos com notas inflacionadas desvirtuando a concorrência? Não acham estranho que o pessoal ligado ao ensino em particular os "directores" de escola tenham um peso desproporcionado na aprovação de estatutos, de decretos? Enquanto a maioria dos enfermeiros não bater o pé, as mãos, a cabeça ou o que tiver à mão,para correr com estas situações não vamos a lado nenhum.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!