segunda-feira, agosto 17, 2015

O princípio da valorização?!

.
(Clicar para ampliar e ler)
.
No Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga (CHEDV), 16 Enfermeiros (com Contratos Individuais de Trabalho) que efectivamente se levantaram do sofá, colocaram a instituição em tribunal, exigiram a equiparação salarial com os demais colegas em funções públicas.
Inconcebivelmente, tal como acontece em muitos outros, o Hospital remunerava os Enfermeiros com valores abaixo do previsto na Carreira de Enfermagem e abaixo do valor mínimo estipulado para os funcionários públicos com o grau de licenciado. 
Embora, o dispositivo legal que vigora para o CIT permita que se operem estes malabarismos, esta desigualdade viola frontalmente a Constituição da República Portuguesa, que é explícita no que concerne a esta matéria, no seu art 59º: "trabalho igual, salário igual". É escandaloso de tão evidente que é! 
Todavia, o CHEDV entendi que remunerava os colegas de forma correcta, com os famosos 1020 euros (referência a uma antiga grelha salarial, entretanto extinta...) em detrimento dos 1201 euros, a que a lei obriga! Esses 1020 euros servem ainda muitos outros propósitos economicistas por este país fora, que tentam poupar à custa da (in)justa retribuição dos Enfermeiros.
.
Todos os colegas em situações semelhantes devem seguir este exemplo, pois as possibilidades de vencerem em sede judicial são francamente elevadas!

Comments:
Uma pequena correção: os 16 enfermeiros são apenas os primeiros de um conjunto de 44 que, por questões de maior facilidade de gestão processual levaram a que o processo original fosse dividido em 4 partes, decidiram finalmente questionar porque é que alguns enfermeiros (os 2 primeiros grupos de transição) foram actualizados para os 1200€ enquanto que outros (o último grupo da referida transição) nunca o chegou a ser. Obrigado
 
O meu comentário surge em primeira mão. Sou enfermeira nesta instituição e fui uma das pessoas a lutar para q a equiparação salarial fosse dada em sede de tribunal, visto ser a única forma de o fazer. Àquilo q foi exposto anteriormente, queria apenas acrescentar q o hospital procedeu ao reposicionamento de 2 grupos de enfermeiros: os graduados até 2004 em Janeiro de 2011 e os restantes em Janeiro de 2012. Contudo, negou-se a reposicionar todos os outros em Janeiro 2013, tal como previsto na lei. Foram os enfermeiros deste último grupo a interpor uma acção judicial contra o hospital.
Ao longo desta caminhda, falei com colegas q estão na mm situacao, com colegas mais velhos, com agentes sindicais e chego a uma conclusão: a nossa carreira está na situação q está graças a gd parte nós, porque perdemos a capacidade de lutar, de acreditar q unidos fazemos a diferença; limitamo nos a criticar o ministro, os sindicatos, aqueles q reunem forças para fazer alguma coisa....
Felizmente ha quem faça diferença. ...e eu tenho orgulho de estar entre estas pessoas. So para q tenham noção, inicialmente éramos cerca de 100 enfermeiros motivados a ir a tribunal! Qd se falou nos honorários do advogado, cujo montanto era idêntico aquilo q nos tiram todos os meses, a maioria ficou pelo caminho....outra situação q me indignou foram os sindicatos, que além de n nos apoiarem, tendo membros seus nesta situação, tentaram demover - nos de lutar em sede da justiça, afirmando ser causa perdida.
Contudo, apesar de n termos apoio sindical, nem de grande parte dos colegas q estavam na mesma situação, fomos para a frente....
Bem haja....a todos os unidos nesta causa!

 
Licenciatura em Limpa Cus!!!
 
Vergonhoso!! Tiveram que ser 16 enfermeiros a tratar do assunto! Isto não devia ser função dos sindicatos?? onde é que andam a m**da dos sindicatos???
 
Enfermeiros:
Anulem a vossa inscrição nos sindicatos e coloquem o dinheiro num fundo comum para apoio jurídico.
Os tempos modernos já não guardam lugar para as grandes lutas grupais, mas sim para pequenos grupos que se auto-organizam para resolverem os seu problemas locais.
 
Boa tarde,
no hospital de Évora, como em outros hospitais do país, existe o mesmo problema da não atualização salarial. Temos um grupo que pretende iniciar um processo judicial, pelo que pedia à colega que esteve neste processo que enviasse o seu contacto para enfermeiros.unidos.hese@gmail.com para podermos esclarecer algumas dúvidas.

Cumprimentos.
 
Em Évora e não só... por todo o País!

Ora vejam

http://www.aenfermagemeasleis.pt/2015/08/14/aberto-concurso-de-enfermeiros-na-uls-norte-alentejano-candidaturas-a-17-e-18-de-agosto/

Os sindicatos há muito que deviam ter resolvido isto??

É para esta inércia que os enfermeiros se sindicalizam????
 
Boa tarde,

Pedia à colega que esteve envolvida nesse processo para me enviar uma copia do contrato que assinou para eu analisar pois tambem sou enfermeiro e gostaria de saber se poderei efetuar algo nesse sentido.
Tambem lhe pedia o nome do advogado.
O meu mail é enfpaulopalhares@gmail.com
Obrigado
 
Bom dia a todos,

trabalho num Centro Hospitalar e encontro-me numa situação semelhante, classificado abaixo da tabela.
Estou faz uns meses a tentar resolver internamente, uma vez que quem decide mostrou abertura para isso, contudo a situação vai-se arrastando sem apresentarem soluções.

Gostaria de saber se alguém me pode enviar (brnc.work@gmail.com) o acórdão com a decisão a condenar o CHEDV, gostaria de o usar para reforçar a minha posição, antes de avançar judicialmente, se for necessário.
Normalmente os acórdãos são publicados no sitio www.dgsi.pt, mas este em particular não encontro.

Desde já agradeço toda a ajuda que me possam dar.

Com os melhores cumprimentos,
brnc.work@gmail.com
 
Alguém por favor me arranja o nome ou contato do advogado dos colegas da Feira.
URGENTE
obrigada
patricia_vaz@msn.com
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!