sexta-feira, agosto 28, 2015

Prémio de Jornalismo (uma medida muito à frente da capacidade de entendimento de alguns)!

À semelhança de práticas comuns lá por fora (onde os prémios de incentivo são frequentes), a Ordem dos Enfermeiros criou um prémio para recompensar, estimular e promover o bom jornalismo relativamente à profissão.
Acho que é uma medida de uma estratégia profunda, pedagógica e muito inteligente, pensando para além vulgar.
Não deve ser entendido como um pagamento em troca de visibilidade social (tal como fazem as outras Ordens e Associações e até alguns candidatos a Bastonário e a Presidentes de Secções Regionais!), mas sim como uma forma de incentivar e sensibilizar a comunicação social para a importância da Enfermagem!
Consubstancia-se como um investimento de curto/médio/longo prazo com o objectivo de aculturar a classe jornalística e culturizar o sector relativamente à profissão. Parece também uma excelente medida económica pois, como já referi, dispensa os habituais custos avulsos que as várias Associações custeam. Portanto, uma poupança assinalável.
.
Aproveitar esta medida para promover campanhas "negras" não me parece sério e honesto. Há quem diga, entre candidatos a Bastonário, que a Ordem dos Enfermeiros devia era investir "internamente", pois não é "correcto oferecer dinheiro a outros que não Enfermeiros". 
Para esses "esquecidosrelembro a Bolsa de Investigação Maria Aurora Bessa, o Prémio de Investigação Mariana Diniz de Sousa, o Cuidar, etc, entre outros, que premeiam boas práticas, onde a Ordem dos Enfermeiros investe, anualmente, muito mais de 10.000 euros!
.
Quem conhece as circunstâncias sabe que é esta é uma iniciativa inteligente e que recuperará rapidamente o investimento inicial e incrementará o valor social da Enfermagem. Afinal alguns enfermeiros que tanto se queixam que a sua Ordem devia pagar para aparecer na comunicação social afinal também se queixam porque... a sua Ordem quer aparecer na comunicação social! Caricato.

Comments:
É uma vegonha sermos das classes profissionais que mais paga a ordem profissional, para andar a criar premios da "treta" que o resultado ao contrario que você pensa e na minha opinião será nenhum!
Reduzem é as cotas, e defendam mais a nossa profissão!
 
Esquecendo a parte monetária da questão, alguem se preocupou em perceber qual será o impacto social das "noticias" que chegaram ao cidadão comum.
 
@ Anónimo, os relatórios de contas da OE são explícitos acerca das rubricas onde o dinheiro é aplicado. Ao contrário do que pensa, os membros da Ordem dos Enfermeiros são dos que menos pagam. Os valores não podem ser analisados de forma absoluta, mas sim relativa. Ou seja, as contas não podem ser feitas tendo em conta o somatório das quotas de todos. É preciso ter presente que a Ordem dos Enfermeiro é uma organização que pela sua magnitude consome mais dinheiro e, per capita, é das que menos recebe...

@ João, estou certo que sim.
 
Notícias sobre Enfermagem?
O povo não quer saber de banhos, pensos, levantes e Enfermeiros a correrem loucos pelos serviços dos hospitais a fazerem o trabalho do outro que não está nem nunca esteve.

O povo quer ver é o novo mundo da medicina molecular, os transplantes, a terapia genética, as cirurgias inovadoras!

É isso que vende no mercado da informação!


 
Os enfermeiros estão em quase todas as áreas da saúde, soque não se fazem ser vistos e reconhecidos.
E lá fora estão mesmo em todas as áreas da saúde e fazem questão de serem vistos e reconhecidos e é assim que deve de ser
 
E por acaso esta "rubrica" constava do plano de actividades e do relatório de contas aprovado em AG?
 
A Ordem recebe muito mais do que o necessário para as suas atividades.
Este prémio será para um jornalista que vai dar visibilidade à candidatura do sistema. Mais nada..
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!