sábado, setembro 26, 2015

Fenómenos (par)anormais...

.
No passado dia 15 de Setembro comemorou-se o 36.º aniversário do Serviço Nacional de Saúde.
A temática assentava no 50.º aniversário do Plano Nacional de Vacinação (PNV). Julgo que é do domínio comum que Portugal dispõe de um dos melhores planos do mundo, com uma cobertura quase perfeita, mérito atribuído ao investimento e profissionalismo dos Enfermeiros.
As referidas comemorações foram dinamizadas pela Direcção Geral do Saúde (DGS), inclusivamente com a presença do Ministro da Saúde. 
Enfermeiros? Só um: o Bastonário da Ordem dos Enfermeiros.
Quantos Enfermeiros estavam no Programa comemorativo? Nenhum. Curioso… como é possível abordar a temática vacinação sem Enfermeiros!?!
Quantos Médicos? Seis! Todos da carreira hospitalar!!
.
Reflectindo sobre esta (par)anormalidade, lembrei-me… e o nosso Chief Nursing Officer (cargo sediado na DGS), o Enf. Sérgio Gomes? Não teve uma palavra a dizer? Não se apercebeu disto? Não tomou nenhuma iniciativa? Não, não e não.
.
Fazendo um flashback, nos últimos anos a DGS (que se tem constituído como lobbie contra a Enfermagem) emitiu um conjunto de Normas e Despachos que atenta(ra)m a dignidade da classe de Enfermagem.
Que fez o Sr. Chief Nursing Officer? Dispenso-me de fazer as mesmas questões, mas permitam-me que forneça as respostas: não, não e não. Nada fez. Desapareceu sempre.
.
Agora, uma vez mais, concorre a Bastonário (ficou em último há quatro anos atrás).
A minha questão é: se nada fez/faz na GDS ou como Chief Nursing Officer, o que me leva a crer que irá concretizar algo que seja como Bastonário?! Não tenho qualquer ilusão sobre essa matéria!
O mandatário da sua lista é... o Man(u)el Lopes, o homem que ainda há pouco tempo, já em pico máximo de desemprego na Enfermagem, garantia que a profissão "tem uma empregabilidade de 100%"!
Como não há dois sem três, junta-se o Enf. José Ribeirocandidato pelo Norte à Secção Regional da Ordem dos Enfermeiros, ex-Enfermeiro Director do Centro Hospitalar do Salto Ave, EPE., conhecido pelas suas "reformas"...

Comments:
Júlios da enfermagem...
 
"Portugal dispõe de um dos melhores planos do mundo, com uma cobertura quase perfeita, mérito atribuído ao investimento e profissionalismo dos Enfermeiros."

Isto é o mesmo que atribuir a estabilização de um doente no internamento ao enfermeiro porque é este que administra a terapêutica.
Meus amigos, os médicos e demais gestores do SNS são quem tem o mérito do nosso PNV, não são os enfermeiros sentados numa salinha à espera que entre pela porta o utente para ser vacinado porque, ou tem uma receita médica, ou está na altura de ser vacinado pelo calendário do PNV criado por médicos.

Substituíamos as picas dos enfermeiros por picas de um farmacêutico/técnico de analises/médico/administrativo e o resultado seria o mesmo. Quantos de vocês estão envolvidos na criação de vacinas? Quantos de vocês sabem o tipo de imunidade celular e humoral criada por cada tipo de vacina? Quantos compreendem as respostas imunológicas e respectivas implicações clínicas de uma vacina conjugada vs polissacarídea vs polipeptídea? Quantos percebem as razões pelas quais a vacina X se administra Y vezes e na altura Z?

Só se enganam a vocês e ao zé povinho.
 
Lá está o enfermeiredo, sempre a dar palmadinhas nas próprias costas já que ninguém as dá por vocês...
 
Se há um coisa que eu gosto neste doutor enfermeiro é a honestidade nestas coisas. Só quem não conhece o Chief Nursing é que não sabe o zero que ele é. NUNCA defendeu os enfermeiros...
 
e o Ribeiro também nunca fez nada...
 
Será que há uma vacina para o sr. doutor com dor de cor....

 
Haverá sempre um Enfermeiro à tua espera...

 
Perante mais um tema divulgado neste blogger,que em exclusividade deveria e é dos enfermeiros,mais uma vez vem uns cientistas difamar uma classe profissional,que quer queiram quer não queiram fazem parte do sns.Estes cangalheiros do sistema(sim porque este esta falido e entregue as mafias doutoresca)apregoam-se como os sabichões,esquecendo-se que existem outros que antes destes colocarem no mercado através de receitas fraudulentas as pastilhas que em muitos casos não seriam necessárias ja outros(biólogos,químicos engenheiros genéticos,físicos)deram mais a ciência viva e nunca são reconhecidos porque estão na sombra em prol de uma comunidade humana sem interesses e sem viagens.
Por fim agradecia que com tanto azedume que transmitem a enfermagem que se dediquem aos seus bloggers,pode se que ai sejam mais comunicativos e mais interpretativos.
 
ao primeiro anónimo só posso perguntar: e quantos médicos o sabem? direi eu: um número estatisticamente irrelevante... do que se aprende nas cadeiras da faculdade de medicina à prática diária vai um mundo de diferença. mas respondendo à pergunta - quantos enfermeiros sabem? Se calhar mais do que julga, o que só revela que não conhece a profissão de Enfermagem tão bem quanto pensa. Nem a de médico, pelos vistos... Já agora, os grandes planeamentos que julga serem feitos pelos médicos em termos de tratamentos são como os projectos de arquitectura. Sem construção, não são nada. E durante a construção muitas são as mudanças realizadas. É que sabe, há que planear a implementação do planeado e há que saber se o planeado está correcto. Termino dizendo, uma pessoa pode não receber um antibiótico e receber água, sobrevivendo. Mas se não receber água e receber apenas antibiótico, ao fim de uns dias está morta de certeza.
 
o ultimo anónimo só posso perguntar: e quantos enfermeiros o sabem? direi eu: um número estatisticamente irrelevante... do que se aprende nas cadeiras da escola de enfermagem à prática diária vai um mundo de diferença. mas respondendo à pergunta - quantos médicos sabem? Se calhar mais do que julga, o que só revela que não conhece a profissão de Medicina tão bem quanto pensa. Nem a de enfermeiro, pelos vistos...

See what I just did there? Its called contradiction. Você é um génio!
 
O que é mais complexo? Substituir uma válvula aórtica ou fazer o penso da esternotomia?
O que requer mais conhecimento? Decidir o antidiabético a prescrever ou administrá-lo?
O que é mais científico?
Decidir com base em algoritmos devidamente testados e validados ou com base numa prática que se acredita ser a única fonte necessária da evidência?

E já agora, a fixação é dos Enfermeiros pelos médicos, pois nos blogs médicos não se assiste a tamanha produção biliosa relativamente a outras classes, como dos blogs enfermeiros relativamente aos médicos
 
Ao sr. médico que anda por aqui a papaguear... Experimente iniciar uma substituição da válvula aortica ou outra coisa qualquer sem ter na sala um enfermeiro...? Tente colocar um bloco operatório a funcionar sem auxiliares...! Pois é! Em vez de andar a medir o tamanho da pila, seja humilde e encaixe! Todos são precisos! Até o varredor de rua! Você não faz o trabalho dele tanto quanto ele não faz o seu.
Tenho dito!
 
Os enfermeiros nem ler sabem ... quem é que disse que a figura do enfermeiro não é necessária? O meu colega anónimo só enumerou algumas pequenas grandes diferenças entre as nossas profissões. Mas já que quer ir por esse caminho, eu digo-lhe que posso substituir uma válvula aórtica apenas com outro médico e sem instrumentista. A requerer um instrumentista, este pode perfeitamente ser um 3º médico (e é, frequentemente, um interno de ano comum ou aluno de medicina). Posso ainda ter médicos "circulantes" que substituiriam os enfermeiros na perfeição. Portanto lamento, mas o enfermeiro não é dotado de um corpo de conhecimentos insubstituíveis.
Não há nada que o enfermeiro faça que um médico não possa fazer, já o inverso ...
 
eheheheh
Os "higienizadores" do SNS ficaram aziados com esta!!!
Remetam-se à vossa insignificância!
 
Enquanto meia duzia de miudos passam os dias aqui a degladiarem-se, o Macedo vai-nos ao pacote a TODOS... Continuem nesse entretenimento, que o gajo agradece...

 
perguntem aos colegas do hospital de guimaraes as saudades que têm do ze ribeiro ?!?!
esteve como enfermeiro diretor varias vezes e nepias e como vogal da ARSN então nem se fala e agora quer ir para a SRN da Ordem ?!?! é de quem não tem vergonha na cara!!!
 
Para quem possa escapar, fiquem sabendo que o sr dr enfermeiro é um mago do marketing... ele consegue vender aquecedores no pino do verão australiano...
 
NA HORA DE VOTAR OS ENFERMEIROS NÃO DEVERÃO ESQUECER ESTE FACTO - RISCO ENORME DO PIZARRO VOLTAR AO GOVERNO CASO PS GANHE.
LEMBREM-SE QUE SÓ O BE LEVOU A QUESTÃO DOS ENFERMEIROS AO PARLAMENTO.
PROPONHO QUE SINDICATOS E ORDEM DOS ENFERMEIROS COMPREM, EM DETERMINADO DIA, PRIMEIRAS PAGINAS INTEIRAS DOS JORNAIS, COM O DINEHIRO QUE RECEBEM DAS COTAS, PARA PEDIREM AOS ENFERMEIROS QUE NÃO VOTEM PS NEM PSD/CDS PELO MAL QUE FIZERAM Á CLASSE.
SE SOMOS MUITOS PARA NOS PAGAREM DEVIDAMENTE E RECONHECEREM TAMBEM O SOMOS NA HORA DE VOTAR E 66000 VOTOS CERTAMENTE OS FARÃO PENSAR EM NOS RESPEITAREM E DE UMA VEZ POR TODAS RENEGOCIAR A CARREIRA COM O DEVIDO RECONHECIMENTO SALARIAL QUE HÁ MUITO TEMPO NOS É NEGADO POR CULPA DOS SINDICATOS, PRINCDIPALMETE SEP, E ORDEM DOS ENFERMEIROS QUE AO CONTRARIO DA ORDEM DOS MEDICOS NADA FAZ PARA DEFENDER O PRESTIGIO DA CLASSE COM SALARIOS QUE NOS DIGNIFIQUEM E COM A CARREIRA QUE DIFERENCIE OS ESPECIALISTA.


 
O Chief....Sérgio Gomes é um verbo de encher!... Uma vergonha.... Uma anedota completa!...
Não tem feito nada na DGS. Conheci-o pessoalmente naquele celebre debate no casino da figueira aquando das ultimas eleições para a OE. Coitado!... não dá uma para a caixa. Só os inconsequentes podem votar e apoiar uma pessoa assim.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!