terça-feira, setembro 29, 2015

Histórico!

Hoje, está a decorrer a experiência-piloto relativamente à votação electrónica para as eleições na Ordem dos Enfermeiros.
Creio que esta medida incrementa a participal global de todos os membros. Na sua génese está a necessidade de implantação do espírito democrático e a melhoria inequívoca da respectiva acessibilidade. Porém, o voto electrónico (previsto no programa eleitoral) não foi uma vitória fácil. Foi um longo investimento de tempo, trabalho e resoluções jurídicas.
.
Cada um de nós pode agora exprimir a sua opinião à distância de um clique de rato. Para o efeito, devem ter recebido uma password enviada pela empresa Multicert. Na página oficial da Ordem dos Enfermeiros o procedimento está bem explicado.
Todavia, para o dia oficial das eleições – 15 de Dezembro de 2015 – a password chegará por correio (num envelope com as mesmas características de um pin de multibanco).
.
Hoje, o processo é experimental; portanto, o intuito é avaliar os erros para que se seja possivel implementar um conjunto de correções e ajustes necessários.
Pessoalmente, considero esta medida muito importante para o futuro. Para isto, há que reconhecer todo o trabalho do Presidente da Mesa da Assembleia Geral, o Enf. Jorge Ribeiro Pires, que também teve de conduzir a alteração estatutária em temos eleitorais e proferiu decisão justa, equilibrada e segura, sobre a legislação aplicável sem ambiguidades ou contradições que se pretendeu evitar.
Atendendo ao facto de que estamos a passar por uma complexa fase de transição estatutária, recentemente emitiu um comunicado onde explica objectivamente os contornos e implicações da mesma.
.
Quando me refiro ao Enf. Jorge Pires, não posso deixar de referir a sua magnânima contribuição, com um trabalho discreto, inteligente e consistente, para umas das maiores vitórias de sempre da Enfermagem (um diferendo que durava à 26 anos), particularmente da Enfermagem Militar. Curiosamente, esta conquista histórica passou um pouco despercebida, sendo que poucos perceberam o seu alcance: à semelhança do que os Enfermagem civil luta (igualdade com as outras profissões - Farmacêuticos, Nutricionistas, Psicólogos, etc.), a Enfermagem Militar alcançou esta justiça.
Doravante, os Enfermeiros que ingressem nas Forças Armadas, são admitidos exactamente com o mesmo estatuto, patente e salário de todos os outros profissionais licenciados, o que significa que a discriminação terminou (reparem que no SNS se luta por isso mesmo!).
.
Para tal, foi vital a colaboração entre a Ordem dos Enfermeiros (mais um a promessa) e a Associação Portuguesa de Enfermagem Militar, mediado pelo Enf. Jorge Pires, que desenvolveram todos os esforços (políticos, sociais e militares), para que o Estatuto dos Militares das Forças Armadas fosse historicamente alterado e previsse todas as considerações julgadas pertinentes para a Enfermagem (apesar de todos os lobbies contra!!!!).
.
Resta outro problema: a transição dos actuais Sargentos para Oficiais. Esta questão deveria ficar resolvida esta semana com a publicação de uma Portaria (devia ter sido publicada até 31 de Agosto) que previra os moldes desta transição.
Indepentemente da data de transição, a questão da igualdade está prevista, com efeitos de retroactividade, ou seja, para todos, para o efeito, contará a mesmo ponto temporal: 1 de Agosto de 2015 (caso seja publicada a proposta a que tive acesso).
Todos os elementos a transir deverão, ainda, cumprir um pequeno suplemento formativo de duração máxima de 6 meses ou 30 ECTS, cuja avaliação seja qualitativa: apto/não apto (uma vez mais para que não sobrevenham iniquidades no processo).
.
No fim de todas estas conquistas históricas, no términus do mandato, o sentimento é gratidão para com o Enf. Jorge Ribeiro Pires.

Comments:
É de assinalar esta boa notícia! Parabéns ao Enf. Jorge Ribeiro Pires.
MJR
 
Parabéns à Enfermagem que merece um presidente da MAG com garra. Pelo percurso aqui descrito, quais términus? Bem precisamos de enfermeiros destes - a liderar- como de pão para a boca. Multipliquem o homem por dez e vamos a algum lado.
 
Um Presidente da MAG arrogante, mal educado e prepotente que nunca permitiu um funcionamento pacifico das AG.
E os enfº militares que se F... nunca deram nenhum contributo à profissão, sempre tiveram regalias melhores que todos os outros e que deixam os socorristas fazer o trabalho de enfermagem enquanto se embebedam nas messes de sargentos ou de oficiais.
Já agora a OE que vá averiguar o exercício ilegal da profissão nas instituições militares com a anuencia e cobertura de muitos enfermeiros, se calhar até do J P.
 
NA HORA DE VOTAR OS ENFERMEIROS NÃO DEVERÃO ESQUECER ESTE FACTO - RISCO ENORME DO PIZARRO VOLTAR AO GOVERNO CASO PS GANHE.
LEMBREM-SE QUE SÓ O BE LEVOU A QUESTÃO DOS ENFERMEIROS AO PARLAMENTO.
PROPONHO QUE SINDICATOS E ORDEM DOS ENFERMEIROS COMPREM, EM DETERMINADO DIA, PRIMEIRAS PAGINAS INTEIRAS DOS JORNAIS, COM O DINEHIRO QUE RECEBEM DAS COTAS, PARA PEDIREM AOS ENFERMEIROS QUE NÃO VOTEM PS NEM PSD/CDS PELO MAL QUE FIZERAM Á CLASSE.
SE SOMOS MUITOS PARA NOS PAGAREM DEVIDAMENTE E RECONHECEREM TAMBEM O SOMOS NA HORA DE VOTAR E 66000 VOTOS CERTAMENTE OS FARÃO PENSAR EM NOS RESPEITAREM E DE UMA VEZ POR TODAS RENEGOCIAR A CARREIRA COM O DEVIDO RECONHECIMENTO SALARIAL QUE HÁ MUITO TEMPO NOS É NEGADO POR CULPA DOS SINDICATOS, PRINCDIPALMETE SEP, E ORDEM DOS ENFERMEIROS QUE AO CONTRARIO DA ORDEM DOS MEDICOS NADA FAZ PARA DEFENDER O PRESTIGIO DA CLASSE COM SALARIOS QUE NOS DIGNIFIQUEM E COM A CARREIRA QUE DIFERENCIE OS ESPECIALISTA.


 
gostava MESMO de saber se posso fazer voto em branco atravez deste "HISTORICO" (isto não é MINIMAMENTE importante para nós como classe profissional portanto leiam este historico com o maior cinismo por favor) voto eletronico...

 
ja agora, recebo emails para concluir votacao e nem sequer password me enviaram alguma vez na vida...alguem aconteceu o mesmo? nao devem é querer opinioes...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!