sexta-feira, outubro 23, 2015

A lista mágica.

.
Há uma candidatura que se desenhou para o sufrágio da Ordem dos Enfermeiros que nos presenteia com uma novidade eleitoral: uma lista de ELO's (acrónimo de Enfermeiro de Ligação à Ordem).

Como pretendente a membro conhecedor sobre os intervenientes deste processo, acedi ao sítio oficial da referida candidatura e analisei a informação.
.
Consta, na sua definição, que os ELO'S são Enfermeiros que se constituirão como uma ponte entre a Ordem dos Enfermeiros e os contextos de prática. Em analogia de índole metafórica, é evidenciado que serão "os olhos, ouvidos e as palavras do Bastonário junto dos colegas". Na mesma página, a ideia inerente aos ELO's é destacada como "uma dinâmica nunca vista".
Todavia, um pormenor captou a minha atenção - verifiquei que a lista tinha sofrido um encurtamento nos últimos dias... e fui tentar perceber o fenómeno.
Pesem estes factos, para as conclusões que se seguem:
.
1 - Esta ideia, obviamente, não é nova; já existe há anos em funcionamento da Ordem dos Enfermeiros, embora assuma outra denominação: rede de interlocutores. Funciona desde 2010 (inicialmente ao nível regional, com um alargamento nacional posterior), a título gratuito e voluntário, com uma dinâmica matricial bem estabelecida e consolidada.
.
2- A iniciativa desta candidatura assume-se como uma mera tentativa de angariação de votos, ao tentar materializar uma promessa de vinculação que se consubstancia em troca de voto.
.
3 - O encurtamento da lista deve-se ao desconhecimento de muitos colegas do facto de pertencerem à mesma (tal como o print screen ilustra)!! 
Muitos exigiram que se retirasse os seus nomes; outros argumentaram com a falta de autorização para o efeito. Como foi a colecta para a sua constituição? A que método recorreram?



.
4 - Percebi que existem vários desempregados. A sua inclusão é sempre bem-vinda pela pluralidade de ideias e intenções, porém... a sua integração como ELO não é a escolha mais sensata! Seriam a ponte entre a Ordem e quem? Uma vez mais: uma foto numa lista em troca de um voto.
.
5 - Um pormenor não menos importante é a desorganização (que reflecte, em escala, a organização da candidatura no seu todo). 
A forma de identificação dos elementos não é padronizada, não cumpre requisitos, pelo que ficamos sem perceber muito bem onde exercem e qual a sua origem. Isto, claro, se nos abstrairmos das fotos duplicadas e das etiquetas colocadas à pressa, sem foto e mal caracterizadas. O intuito é que lá se plante um nome (para que se tenha em consideração a sua existência). Uma semente em troca de um voto.
.
Sumariamente: nada de novo, com a agravante de nunca especificarem muito bem como operacionalizarão alguns medidas propostas. Para uma candidatura que se denominada como a ruptura... uma mão cheia de nada. Que dizer, bem cheia de demagogia da melhor da melhor casta.

Comments:
Caro DE, ainda falta saber ao certo quanto pagarão a cada elo, é essa a promessa, caso sejam eleitos pois claro. Falaram em €100 mensais por cabeça, não sei se brutos ou iliquidos. A descontar do orçamento das secções regionais? Ou virá de uma vaquinha entre os efetivos? É só fenómenos. Haja mama para todos, é isso que o povo gosta. E desde k não arranjem trabalho, k o tempo é pouco...
 
la esta o dr enfermeiro a fazer campanha, realmente, deitando abaixo os outros consegue elevar a sua lista... o seu tempo na ordem acabou!!! ainda nao percebeu pelo post anterior? deixe-se disso, no seu lugar renunciava a sua posicao no hospital, alias todos voces que escrevem sob o mesmo pseudonimo dr enfermeiro, deixava de o fazer, dediquem-se a enfermagem, mas a trabalhar, nao e em tachos... estamos cansados de tipos como voces!!! acabou o vosso tacho!!!
 
então não coloca aqui a noticia sobre a decisão do tribunal em relação ao actual bastonário... tem de assumir as suas preferências, pois o seu lugar esta em xeque
 
Ficava-te bem um pouco de honestidade intelectual.
Vá reler o que publicava neste espaço nas ultimas eleições e o que dizia dos órgãos sociais anteriores.
E relembro programa de Germano não foi cumprido em nada.
Formação - tudo na mesma
MDP - Desapareceu
Estatuto - uma vergonha o resultado uma humilhação para os enfermeiros o processo.
Baixar a quota - é letra.
Desemprego e imigração - piorou
Dotações - as piores de sempre
Coesão e participação - nem o conselho diretivo foi capaz de manter em funcionamento (saem 3 candidaturas de CD)
Etc .......
E porque não vai Germano a Votos????
 
ainda diz que nao defende a sua posicao na ordem, lista do germano, o que o sr fez foi campanha durante as ultimas eleicoes e continua agora a fazer.... entao nao coloca aqui a noticia sobre a decisao do tribunal em relacao ao actual bastonario...
tem de assumir as suas preferencias, pois o seu lugar esta em xeque...
 
Que honestidade se pode esperar de uma candidatura que trata estes assuntos com esta leviandade, aproveitando-se da inocência dos jovens enfermeiros?
Falta de coerência, falta de decência, falta de rigor.. vale tudo!
Já nos habituaram! São o estado islâmico da profissão!
E o pior cego é aquele que não quer ver....já dizia o que avô e é bem certo!


 
Desculpem a minha ignorância neste tema. Digam-me aonde encontro, nos estatutos, uma referencia aos ELO's ou à rede de interlocutores... Não consigo ver onde está. Agradeço a colaboração de todos.
 
É... giro, ver como andam alguns "militantes" atentos ao que se publica neste blogue. Mas eles também não fizeram nada a favor da Enfermagem nos últimos 4 anos, nem em assembleias, nem na comunicação social, nem em congressos do PSD. Limitaram-se a enfiar-se no buraco à espera de 2015, fazer granadas e cocktails molotof para brincarem agora às guerras. Assim se explica o desconhecimento do trabalho feito em prol da classe nestes últimos 4 anos. Será que nada se aproveita?? Desafio os do "contra" a assumirem publicamente que vão lutar pela revogação da norma das dotações seguras e o fim das visitas de acompanhamento do exercício profissional! Pelo prejuízo causado à classe e aos cidadãos!
Eis o reflexo do que se passa em determinados setores da classe enfermeira: ou estás comigo ou contra mim. Desta forma andamos para trás! Para deleite de quem nos quer controlar.
 
Caro DrEnfermeiro, acho engraçado aos seus post's ultimamente, numa campanha feroz anti Ana Rita e sua equipa. E que tal contar aqui tudo o que sabe sobre o processo relativo ás eleições de 2011 onde á pouco tempo foi dado como provado em tribunal a falcatrua que foi feita pela atual OE nomeadamente pelo colega agora candidato a Bastonário Alexandre. Conte os pormenores em que o tribunal se baseou para dizer que a eleição da secção regional sul foi ilegal. Outra questão, porque não explica as ramificações de todos os candidatos com a atual OE. É por estas perseguições, j+a efetuadas em 2011 que o seu blog deixou de ter interesse, caiu num marasmo. Veja no facebook, na sua página, em quase 24h deste post tem 3 comentários, 2 encomendados. VERGONHA caro colega. Ou então assuma de uma vez por todas quem apoia e assim percebe-se esta perseguição.
 
Este post, em 24 horas, teve mais de 8 mil visualizações, aqui, no blog. Ainda assim, não é a estatística que me move!
 
Quanto ao ponto 1, acho curioso que esteja em funcionamento desde 2010. Nunca tal ouvi nem encontrei 1 único interlocutor. Se a intenção era efectivamente ligar aos enfermeiros á Ordem, foi uma ideia que não evoluiu da plataforma conceptual.

O ponto 2 é uma questão de opinião.

O ponto 3, como tudo na vida, aparece como sendo passível de várias interpretações. Desde sempre existiu um conceito chamado "peer pressure". Conseguirei possivelmente conceptualizar (para um propósito de discussão) que os ELOs desistentes, tinham sido efectivamente contactados. Pelo caminho que foram abordados, ou não foram esclarecidos ou perceberam que o trabalho deles era só ouvir. Ora, lidando agora com o mediatismo que isto vai tornando e possivelmente com influência de outros colegas pertencentes ou simpatizantes de outras listas, face à publicação do seu nome/foto de forma pública, dizem agora que não fazem parte da candidatura porque X, Y ou Z. Parece-me "pertinente" que muitos destes colegas que agora afirmam que nada têm a haver com a candidatura. Pretenderiam eventualmente que fossem anónimos e que não fosse reconhecidos, mas como assumir responsabilidades e mostrar a cara pelo que se acredita, é mais complicado do que a hipocrisia que banha a nossa profissão, é mais fácil virar as costas e fugir com o rabo à seringa do que ir em frente pelo que acha correcto ou não.
Não me interpretem mal, acho bem que os colegas não queiram seguir a sua colaboração se não estão realmente motivados para tal ou se foram levados a participar sem se terem esclarecido completamente. Acho é deplorável a falta de personalidade de alguns dos desistentes (que por acaso conheço e sei o tipo de pessoas que são e muito me surpreendi de os ver na lista) mas principalmente a tentativa gorada de tornar este ponto de análise, passível de diversas interpretações, num forma de mediatismo e criar envolvimento por parte dos leitores numa novela mexicana, que nem de novela, nem de mexicana tem alguma coisa. Mas claro: é mau uma candidatura andar (acusacao falsa) a caçar votos com estas medidas, mas é de todo correcto um colega apelidado de Doutor, virar-se Jornalista de revistas cor de rosa e angariar leitores e interesse no seu blog através de uma fraca análise e ainda mais fraca visão jornalística.
Mas cada uma safa-se como pode.
E já agora, por curiosidade? Qual a lista que apoia? Só para se perceber a ambiguidade com que tem abafado certas notícias e escrito de forma espalhafatosa e sensacionalista, tantas outras?
 
Quanto ao comentário do anónimo em cima quanto ao valor pago aos ELOs? Posso garantir que é tudo feito em regime de voluntariado, sem tachismos como tantas outros fazem.
 
Em 2011 fiz parte da lista de Ana Rita Cavaco e levei a maior banhada de toda a minha vida! Prometiam mundos e fundos! Prometiam que Ana Rita Cavaco seria elegível. Prometiam apoio monetário, etc, prometia, prometiam... e afinal o resultado foi 0. Nem Ana Rita Cavaco elegível pela qual andei a dar a cara, nem dinheiro, nem honestidade nem humildade, nem nada!
Agora andou 4 anos a impugnar as eleições de 2011 para quê?? Após 4 anos vamos de novo a eleições, e o Germano nem sequer é candidato! Que adiantou???... que fantochada!!!
 
Caro DE, mesmo não gostando de estatísticas, seria engraçado relacionar a tendência política com a capacidade em dar pontapés na gramática. Ele há cada calinada, principalmente quando reagem em defesa do galinheiro... serão pessoas licenciadas a escrever aqui?
 
Acho que nem os militantes da cavaca sabem bem o que se passa nesse famoso processo judicial... porque não o explicam aqui? Não querem que se saiba que é por causa de uma rasteira? Uma assinatura numa acta? Uma tática baixa para se ganharem eleições na secretaria? Façam favor, o desafio está lançado. Julgo que o DE não vai censurar essa preciosa informação.
 
Pois é, pois é... os que oferecem o salário são voluntários...
 
Eles sabem o que lhes venderam. Só.
 
Lembram-se de Ana Rita Cavaco enquanto presidente da Federação Nacional de Associações de Estudantes de Enfermagem??

Deixou lá tudo menos $$$ e saudades! Que digam os seus sucessores.

Foi a maior trafulha que por lá passou.
 
Caro doutor enfermeiro , como bastonário o sr não vingou , acabando por dividir a ordem em três , está a regressar ao seu verdadeiro papel de escritor do maldizer. Acho que não deve dar todo o tempo de antena a uma lista esquecendo o papel das outras na discussão da enfermagem. Foi relegado para fora do Sindicatos dos Enfermeiros começou a falar mal dos sindicatos , agora que vai sair da ordem sem espaço em nenhuma das três listas está a maldizer uma lista á ordem. Os seus comentários sempre foram a forma de comunicar com quem o contraria. O que poderia dizer a enfermeira Lúcia Leite , o enfermeiro Jorge Cadete á cerca do Doutor Enfermeiro.....
 
O qqqquê? O DE montou uma cerca à volta da Lúcia e do Jorge?
 
Ainda não entenderam uma coisa: o DE só fala desta lista (por enquanto) porque é a única que produz fenómenos paranormais! E ainda faltam quase dois meses. Estou em pulgas para o que virá!
 
Fui convidado para ser ELO e achei a ideia muito interessante. Explicaram-me que para já seria para divulgar as ideias da Enf Ana Rita.
Depois se ganhar as eleições, promete que vai alterar os estatutos da Ordem para oficializar esta função.

A pergunta que fiz que não me souberam responder foi, com que critério que me escolheram a mim e não qualquer colega do meu serviço. A resposta foi porque eu era um gajo fixe...

Então depois os estatutos são alterados e vou continuar como ELO porque sou fixe...???

Não vão criar depois um regulamento que defina quem realmente deve ser ELO?

Acabei por achar uma tremenda injustiça e não aceitei.

Estava a ser manipulado como uma ovelha e isso não aceito, apesar de achar que a senhora até pode ser uma pessoa com boas ideias para presidente do Sindicato dos Enfermeiros, porque o Azevedo já está fora de validade e chéché...

Já agora, percebi por este post que esta ideia não é inovadora!



 
estes comentários (incluindo DR enf) demonstram a mesquinhez, a falta de profissionalismo, carácter, etc...
ninguém fala de soluções, uniões, apenas atacam as listas em prol da sua, isto para que? Eu respondo o que todos nos já sabemos: apenas para ocupar um lugar na Ordem... e tudo fica na mesma, tal e qual como tem acontecido desde que existe uma suposta Ordem, pois esta realmente não existe, e fictícia, denominado JOB for the Girls.
Cresçam, evoluam, e depois apareçam, com vontade de trabalhar, com vontade lutar lado a lado, de realmente tentar mudar a Enfermagem em Portugal. Não gastem as palavras caras, não falem em ética, brio profissional, etc... começam antes de tudo a ajudar o vosso colega de trabalho que luta ao vosso lado todos os dias, com excepção dos colegas de reabilitação (não resisti :) )
Quando isso realmente existir, ai sim teremos certamente muita ordem na nossa profissão. não tentem mudar o topo sem antes mudarem a vosso local de trabalho primeiro. Muita propaganda se faz neste blogue... ninguém sabe do que escreve...mas escreve.
 
https://www.facebook.com/Publico/posts/10153736524166983

Ana Rita Cavaco e as falcatruas do livro de ponto que assinou, nao tendo ido trabalhar
 
Desculpem a minha insistência:Onde está regulamentada a função dos ELO's? Se não existe é ilegal, ou não?
 
O doutor enfermeiro é ou não é o enfermeiro Germano Couto.
 
A PÁGINA DE FACEBOOK DA ANA RITA CAVACO ESTÁ CHEIA DE PROPAGANDA PSD. NAO CONTARÁ CERTAMENTE COM O MEU VOTO.... REALMENTE FALTA-LHE ALGUMA INTELIGENCIA, ACHA QUE COMER PSD LHE VAI DAR ALGUMA VANTAGEM PESSOAL E PROFISSIONAL....
 
olha a página da Lúcia Leite está a divulgar a tertúlia do estatuto paga com o nosso dinheiro. Muita atenção. São jogadas sujas como esta que me faz detestar esta estirpe de gente.
 
A profissão de enfermagem está em progressiva regressão... não existem motivações profissionais, sociais e académicas para continuar a ser ENFERMEIRO!
 
Todos sabem que os elos de ligação nada têm a ver com interlocutores da ordem.
Deixe de tratar os enfermeiros como se fossem acéfalos.
Os seus interlocutores foram um projecto incipiente de caris aristocrata. Estes interlocutores como sabe eram de origem superior, nomeados por chefes e afins.
Quase não saíram de uma ideia quase não praticada.
Mais uma das muitas ideias abortadas por esta ordem.
A implementação dos elos de ligação é uma ideia que pretende difundir a ordem aos enfermeiros. Não é nenhuma falsa questão.
O pseudo doutor enfermeiro como gosta de estar fundamentado deixe a contra informação.
Bem sabemos que não quer uma imagem negativa da ordem nem da sua descendência que aparece agora como salvadores encapuçados em mantos brancos. Tenta apagar a inércia dos anteriores mandatos. Todos sabemos que esta ordem foi uma nulidade. Se perguntar aos enfermeiros o que eles pensam do dinheiro que eles dão para ordem vai ter as suas respostas.
A ordem aburguesou-se com autistas sem rumo.
A ordem precisa de uma mudança e é uma vergonha que os seus mais famosos interpretes se recandidatem para perpetuar o vazio filosófico desta ordem sem existência e sem rumo
Como sabe os elos de ligação não são desta origem, não são pagos, e são representantes dos enfermeiros. São enfermeiros das bases que dão a cara todos os dias nos seus serviços pela enfermagem. São tão importantes como os que se sentam a passear a fama no cadeirão do poder da ordem. É uma forma clara de democratizar a profissão e de devolver a ordem a quem deve pertencer. Aos enfermeiros.
Quanto ao enfermeiro que cita neste post, ao contrário do que escreve aqui, embora pressionado pelas outras listas e até coagido, apoia a lista da enfermeira ANA RITA CAVACO, porque já percebeu os valores que norteiam a candidatura. Uma candidatura com força e que vai devolver a dignidade aos enfermeiros. Porque o valor comum dos enfermeiros é maior do que qualquer ambição pessoal.
A ordem está num niilismo axiológico confrangedor. Sem rumo e sem estratégia.
A ordem precisa de uma mudança e que devolva a dignidade a todos os enfermeiros. Que ao contrário do que diz também é uma das funções da ordem dos enfermeiros. Leia os estatutos.
Os enfermeiros exigem uma MUDANÇA. Uma mudança para uma equipa forte e sem medos de mudar a estrutura que coloca a profissão no abismo. Esta estrutura obsoleta bloqueada pelos poderes instituídos. Deixem o lugar de onde já deviam ter saído à muito. Devolvam a ORDEM AOS ENFERMEIROS.

 
Ao contrário da sua força política de apoio que agoniza no governo relâmpago, Ana Rita Cavaco vai tomar conta da Ordem.
Já era tempo de mudar de azimute.
Porque é que tantos temem a Ana Cavaco? Será que esta representa o fim dos benefícios e tachos para uma certa elite da Enfermagem?
Vamos ver...
 
O RUI SILVA é que devia ser candidato à Ordem dos Enfermeiros !
Esse levava o meu voto.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!