sexta-feira, outubro 16, 2015

O novo Estatuto da Ordem dos Enfermeiros e... os falsos Messias!

Hoje é um dia histórico: entra em vigor o novo Estatuto da Ordem dos Enfermeiros (OE), cuja alteração foi imposta pela Troika e a redacção foi determinada unilateralmente pelo Governo, quase sem possibilidade de ser discutida pela própria Ordem. 
O Estatuto não é um mero conjunto de regras aprovadas internamente; é uma Lei (156/2015), o que significa que não existe margem de manobra para invenções. Tal como um jogo de xadrez, as regras têm de ser cumpridas (se não o jogo não é viável e a sua existência cessa!). 
A estratégia decide-se de acordo com a perícia de cada interveniente.
.
Como estamos em maré pré-eleitoral para a OE, muitos são os anunciados Messias que prometem salvar a pátria (entenda-se, a Enfermagem), içando como bandeira os respectivos Planos de Acção Eleitoral
Assim, na senda do serviço público que este o blog Doutor Enfermeiro tem vindo a desenvolver junto dos colegas, irei prestar alguns esclarecimentos quanto à demagogia que paira no ar e pode apanhar distraídos os mais incautos, relativamente àquilo que a OE pode ou não fazer.
.

Análise de conceitos: demagogia - discurso ou acção que visa manipular as paixões e os sentimentos do eleitorado para conquista fácil de poder político, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa 2008-2013.
.
Demagogia n.º 1: "Vamos aumentar salários e mudar a carreira"!
.
Já vi prometer desde negociações salariais à definição de preço mínimo dos serviços de Enfermagem, passando pela negociação da carreira.
Não me entendam mal, eu também quero o reconhecimento económico da Enfermagem (tal como todos os colegas), mas... 
.



Mais claro, objectivo e transparente do que consta no novo Estatuto (n.º 5 do Art. 3) do que isto é impossível! A Ordem dos Enfermeiros não pode negociar carreiras nem salários, a Lei não permite. Não adianta a estes falsos Messias prometerem! 
Podem prometer o que quiserem… até podem prometer dar um Ferrari a cada enfermeiro (se quiserem), mas tenho a certeza absoluta que não vão cumprir!

Atenção: no seguimento daquilo que foi prossecutado no actual mandato, a reivindicação da reintrodução da categoria de enfermeiro especialista tem enquadramento nas atribuições da OE, atendendo que é título atribuído por esta entidade reguladora, mas que não tem eco na actual carreira (culpa imputável ao Sindicato dos Enfermeiros Portugueses)!
Para perceberem que isto é a sério, a Ordem dos Médicos, Ordem dos Médicos Dentistas e a Ordem dos Médicos Veterinários foram multadas respectivamente em 230 mil, 160 mil e 76 mil euros, pela Autoridade da Concorrência, por fixação de preços mínimos de honorários a serem cobrados pelos respectivos profissionais.
.

Quanto à negociação salarial, nunca nenhuma Ordem foi recebida por qualquer comissão negociadora do Governo, nem nunca será! É uma impossibilidade legal!
.
Demagogia n.º 2: "Acabaram-se as especialidades e atribuições dos respectivos títulos"!
.
Esta é a melhor! Querem intimidar os Enfermeiros ao afirmar que a partir de agora não haverão mais especialidades! Ficamo-nos pelas seis que existem, não havendo possibilidade para a criação de novas... isto é falso
O mais grave em tudo isto é o facto de alguns dos Messias que fazem estas afirmações são elementos dos actuais órgãos da OE e que aproveitam o seu estatuto interno na tentativa de assalto ao poder, como candidatos a Bastonário e outros lugares!
.


.
Ou seja… temos estas seis especialidades e podemos ter outras! A Ordem têm é que fazer algum trabalho de casa prévio, nomeadamente a concepção dos regulamentos para que tal aconteça!
.
Demagogia n.º3: "Vamos baixar as quotas e abolir o pagamento de tudo, tudo e tudo"!…
.
De um lado prometem dar este mundo e o outro aos membros… isenções de quotas, isenção de pagamento de inscrição, trabalho árduo de todos os órgãos, Mesas dos Colégios, Conselho de Enfermagem, apoiar as associações profissionais, inscrição gratuita para eventos, videodonferência e streaming para todos os eventos da Ordem, congressos da Ordem em todos os distritos… e depois dizem que vão baixar as quotas?!
Querem que o dinheiro caia de onde (para fazer tudo isto)!? Querem dar tudo isto aos membros com que dinheiro?
.
No novo Estatuto passa a ser obrigatório que todos os membros da Ordem tenham um seguro de responsabilidade profissional. Este seguro já é oferecido actualmente pela Ordem dos Enfermeiros aos seus membros
E se a Ordem dos Enfermeiros para que deixasse de disponibilizar gratuitamente o Seguro de Responsabilidade Profissional aos membros? (a título de informação, este seguro, se for feito individualmente, custa, no mínimo, cerca de 80 euros por ano).
.
Demagogia n.º 4: "A OE tudo pode, tudo quer e tudo manda"
.

.
O que é que isto quer dizer? Quer dizer que a Ordem não pode fazer tudo o que lhe der vontade de fazer. Quer dizer que o Ministro da Saúde tem tutela sobre a atividade da Ordem. Quer dizer que o  Ministro não vai permitir a Ordem cometer ilegalidades nem fazer o que bem lhe apetece! Aliás, esta é uma prorrogativa para TODAS as ordens profissionais
Não vos agrada? A mim também não! Mas a imposição já vem de trás, com a Lei n.º2/2013, de 10 de Janeiro, e os nossos amigos da Troika!
Não terá sido, certamente, por vontade dos actuais órgãos que isto ficou assim.
.
Para breve mais esclarecimentos sobre demagogias…

Comments:
a ordem tem dever defender a segurança do doente. ja se pronunciou sobre a politica de mobilidade entre serviços sem integraçao prévia...apenas usados pelos chefes e supervisores para cumprir racios nos serviços...

aonde está a posiçao da ordem face à exaustao fisica e psicologica dos enfermeiros que poe em risco a segurança do doente?

Nao cabe à ordem participar e promover a investigaçao? tive uma resposta da ordem um ano depois...quando o estudo tinha terminado...

Isto é ser uma boa Ordem?
 
Caro doutor enfermeiro. Este é o discurso de quem nunca fez nada para mudar a profissão. É com esta visão redutora sobre estas questões que a ordem sempre pautou a sua actuação. O senhor ainda não entendeu a força que os enfermeiros podem e devem ter. Vocês nunca conseguiram lá chegar... estão sempre agarrados ao preconceito mesquinho. Os estatutos podem sempre ser entendidos de maneiras diferentes. ...o que falta é vontade e determinação na defesa dos enfermeiros. E isso não está ao vosso alcance.
 
CAROS UM BOM EXEMPLO DA CANALHADA QUE ACOMPANHA ANA RITA CAVACO.
VEJAM OS PERFIS DOS CANDIDADOS DA SUA LISTA NAS DIFERENTES REGIOES.
É UM VERDADEIRO ATENTADO Á INTELIGENCIA DOS ENFERMEIROS.RAPAZITOS E RAPARIGUITAS QUE EM NADA CONTRIBUIEM PARA, PELO MENOS, A BOA IMAGEM DA CLASSE.
É DE MORRER A RIR ALGUNS DELES ( BALDAS,POUCO DOTADOS DE EXPERIENCA E SABER.
ESTEJAM ATENTOS.
 
realmente hoje vi o que realmente é este blog, em vez de apoiar, vem com tretas de nao se pode fazer nada, esta enganado. diga la quao o bastonario que apoia!!! é uma vergonha para esta classe sem escrupulos!!! gentinha como o sr dispensamos da enfermagem...
 
"EXEMPLO DA CANALHADA QUE ACOMPANHA ANA RITA CAVACO. "

essa canalhada que se refere sao os seus colegas, que trabalham ao seu lado diariamente. Não julgue. Exerça o seu direito ao voto, escolhendo aqueles em que se revê, pois pelos seus comentários não será certamente nessa lista nem em outra, pois estaríamos muito mal representados por indivíduos como o sr. deveria ser crime ostentar o titulo de enfermeiro com esse discurso / postura. tenha vergonha de nos envergonhar com essa postura.
 
VAMOS TER UMA LISTA SO COM CHEFES, PROFESSORESM CHIEF NURSING, E COM MAIS DE 25 ANOS DE OSTENTACAO DE TITULO COM 5 ANOS DE EXPERIENCIA, E COM ORDENADOS CHORUDOS, POIS ESTES CONHECEM BEM A REALIDADE DA ENFERMAGEM...EU QUERO ESTES INDIVIDUOS A REPRESENTAR OS ENFERMEIROS LOL... EXISTE CADA UM...TEMOS DE VER E ESSES CV... "CANALHADA" COMO REFERIU O "VELHO" NO COMENTARIO ANTERIOR, ESSA CANALHADA QUE EXISTE HOJE NA ENFERMAGEM, E QUE INFELIZMENTE TEMOS DE EMIGRAR POR CAUSA DE "VELHOS" POIS DE IDÓNEO NAO TERA NADA!!! E ESTAMOS NA SITUACAO QUE ESTAMOS POIS FORAM AS VOSSAS ESCOLHAS QUE DITARAM O NOSSO PRESENTE... BASTA... CHEGA...
 
É verdade que tudo isso é demagogia.
No entanto é revisitar o programa de Germano Couto nas ultimas eleições apoiado por esta especie de blog.
Lá estão salários e carreira, lá estão baixa de quotas (quem não se lembra das cópias de atas onde o Germano diz ter votado comtra a subida das quotas?, unir os enfermeiros e depois nem os órgãos sociais conseguiu unir e lá se demitiram todos.
Germano deveria voltar a votos para ser julgado por tudo o que não fez e prometeu.
Na altura muitos alertaram para essa demagogia mas este blog apoiava com todo o fervor.
O que mudou?
Na verdade a lista de que fala apresenta um programa demagógico e um elenco de fugir. É mais uma golpada de politica rafeira a tentar assaltar a Ordem.
Enfermeiros devem estar atentos.
 
"Artigo 3º

3 - São atribuições da Ordem:
a) Zelar pela função social, dignidade e prestígio da
profissão de enfermeiro, promovendo a valorização profissional
e científica dos seus membros"

Eu sei que a Ordem não negoceia carreiras, mas será que tem feito tudo o que pode para cumprir o pequeno excerto transcrito dos estatutos?
 
O programa eleitoral do Enf. Germano Couto foi cumprido quase na íntegra, com o mérito de nós encontramos numa das piores crises económicas das últimas décadas.

O que não foi cumprido?
 
O que pode mais fazer a Ordem? Nem uma simples greve pode decretar.

Julgo que muitos dos aspectos a que se referem são sindicais.
 
O que pode mais fazer a Ordem? Nem uma simples greve pode decretar.

Julgo que muitos dos aspectos a que se referem são sindicais.

Nas ultimas eleições não dizia isso!!!

esta com medo de perder lugar?

seja isento, e não pense que os enfermeiros sejam burros, para acreditar no que esta a tentar fazer...

a sua credibilidade foi-se depois da ultima eleição para a ordem...
 
Basta responder ao primeiro comentario e ve se que a Ordem falhou!
 
O que dizia eu nas últimas eleições?
 
E nada a escrever sobre o parasitismo na enfermagem e a inteligência de quem proferiu tais afirmações?!
 
O que dizia eu nas últimas eleições?
 
Saudações,
Não se pode exigir à mulher de "César" o que aparenta ser...
Por partes:
- Resulta, ou não, destes novos estatutos, que a todo aquele enfermeiro que não apresente "em dia" o imposto (por força do enquadramento jurídico) correrá o sério risco de ser "EXONERADO", porque ilegal????!!! Sim ou nim?
- Foi ou não "promessa" da actual(não da anterior ou da próxima); actualizar, em baixa NATURALMENTE, a contribuição mensal (as ditas quotas)?? Sim ou nim?
- Existe ou não, um nº3 do artigo terceiro desses mesmo estatutos?

A troika teve as costas bem largas nestes últimos tempos. Mas a cada troika, haverá, pelo menos é essa minha esperança, uma Perestroika.

De demagogias estão os enfermeiros fartos. Disso e de humilhações. E de "videodonferência e streaming para todos os eventos da Ordem, congressos da Ordem em todos os distritos..." TAMBÉM.

Não creio que as inscrições em eventos tenham necessária e obrigatoriamente de ser gratuitas. Escusam é de ser OFENSIVAMENTE insultuosas. Não me lembro de evento realmente interessante/importante promovido pela Ordem cuja inscrição tenha sido gratuita (pelo menos que tenha memória). As contas já foram feitas pelo que não voltarei a referi-las.
É absolutamente INDECENTE que enfermeiros no desemprego tenham de pagar quotas, da mesma forma que é VERGONHOSO o preço da quota exigido a cada enfermeiro.

Mas gostaria também de ver debatido a pouca vergonha que são, por exemplo, as especialidades e o seu acesso... e não creio que será por falta de suporte jurídico.

Atenciosamente
HRoque
 
Ficava-te bem um pouco de honestidade intelectual.
Vá reler o que publicava neste espaço nas ultimas eleições e o que dizia dos órgãos sociais anteriores.
E relembro programa de Germano não foi cumprido em nada.
Formação - tudo na mesma
MDP - Desapareceu
Estatuto - uma vergonha o resultado uma humilhação para os enfermeiros o processo.
Baixar a quota - é letra.
Desemprego e imigração - piorou
Dotações - as piores de sempre
Coesão e participação - nem o conselho diretivo foi capaz de manter em funcionamento (saem 3 candidaturas de CD)
Etc .......
E porque não vai Germano a Votos????
 
Então vamos lá discutir o programa eleitoral do Enf. Gemano Couto. Coloque aqui, por favor, os objectivos a que se propôs e analisamos o seu cumprimento.
Porque se eu seguir os items que colocou, as coisas são incorrectíssimas.
Vejamos...

1 -Formação: foras feitas várias reuniões e diligências junto da tutela (como, aliás, pode ver o site). Não foram aceites as propostas de redução formativa (tal como não foram aceites as propostas de nenhuma Ordem!);

2- MDP: não desapareceu; o que aconteceu é que o Governo chumbou a proposta - não foi por falta de vontade e trabalho do Bastonário e sua equipa; foi por desaprovação política do PSD! Que fazer?

3- Quota: foram reduzidas em 10%!!

4- Desemprego e imigração: como sabe os alunos que se formam hoje, significa que ingressaram há 4 anos atrás, o que significa que todos os que se formaram e imigraram ingressaram no curso na era pré-Germano Couto!

5- Dotação: foi publicada uma norma única entre as Ordens profissionais (que como sabe, é tão importante que o Ministério da Saúde fez queixa da OE no Ministério Púbico, com o fundamento que a Ordem pretende dominar as questões das dotações)!
6 - Cosesão e participação: juntou em reuniões todos os sindicatos, associações de enfermeiros e escolas... isso éhistórico e sem precendetes... é pouco?

Antes de falarmos, é imprescindivel saber o que dizemos!
 
Sou enfermeiro, não espero que a ordem, negoceie remunerações para a minha profissão, mas esperaria que a ordem estivesse atenta ao "estado de espírito dos enfermeiros", também esperaria que a Ordem denunciasse o desgaste, desmotivação e revolta que os profissionais de enfermagem sentem por se sentirem discriminados. Só os nossos iluminados responsáveis da Ordem dos enfermeiros é que entendem que defender a dignidade dos seus membros é SINDICALISMO.
Há algum tempo ouvi o Bastonário da Ordem dos médicos defender que melhorar os "incentivos" para os médicos se fixarem no interior não seria privilégios para os médicos, mas sim para os utentes que passariam a ter médico. Isto será sindicalismo?, na perspetiva de alguns pelos vistos pode ser, mas o que é certo é que as outras Ordens não hesitam em defender os seus membros. Por enquanto, neste País, ainda não é é preciso ser sindicalista, sindicalizado para se exigir mais respeito. É isso que todos os enfermeiros, em especial os que sentem na pele o que isso significa, exigem. mais respeito e menos discriminação. Quem quiser pode continuar a fingir que não vê. Mas é natural que os enfermeiros exijam mais intervenção por parte da Ordem, não respondo por outras listas, mas a lista a que pertenço "Ordem para Todos", compromete-se a lutar por isso, sem preconceitos, se quiséssemos ser sindicalistas teríamos concorrido aos Órgãos dos Sindicatos, que bem estão a precisar de renovação.
Carlos Ramalho
 
ainda diz que nao defende a sua posicao na ordem, lista do germano, o que o sr fez foi campanha durante as ultimas eleicoes e continua agora a fazer.... entao nao coloca aqui a noticia sobre a decisao do tribunal em relacao ao actual bastonario...
tem de assumir as suas preferencias, pois o seu lugar esta em xeque...


 
Caro DE deve estar muito desconfortável pela forma como justificou o trabalho do Germano. O que apresenta como trabalho não é pouco É Nada.
Mas desafio mais uma vez a ir revisitar as suas publicações anteriores a 2011.
E se fez assim tanto porque não se candidata de novo?
E Olhe que sei bem do que falo se calhar muito melhor de que V. Excia.
E se a Rita chegar a Batonária (o que será uma desgraça) os únicos responsáveis são Germano Couto e DE.
Criaram um ambiente populista, demagógico e de mentira que vai dar espaço aos radicalismos.
 
A culpa foi do governo.
Olhe o que dizia em 2011.

"Uma Ordem profissional verdadeiramente interessada em colaborar na melhoria do sistema não ruma a uma reunião com o representante máximo do respectivo Ministério e aconselha a definir "planos estratégicos", a "reavaliar", a "mudar" ou a "reorganizar"!!
Ao invés, de forma inteligente, deveria munir-se duma proposta concreta de plano estratégico, de dados objectivos para a mudança, duma reavaliação rigorosa/escrupulosa e duma matriz de reorganização estruturada ao pormenor.
Como não faz nada disso, vai transportando nos seus dossiês uma pitada de insensatez e sugestões densas, abstractas ou pouco viáveis. Como tal, já se prevê mais um tirito no pé. Já estamos habituados."

Germano fez pior, porque o trabalho principalmente do MDP estava feito,
 
"Sou enfermeiro, não espero que a ordem, negoceie remunerações para a minha profissão, mas esperaria que a ordem estivesse atenta ao "estado de espírito dos enfermeiros", também esperaria que a Ordem denunciasse o desgaste, desmotivação e revolta que os profissionais de enfermagem sentem por se sentirem discriminados."


Carlos Ramalho, certamente andou desatento. Sabe o que foi feito nesse sentido? Viu a imprensa? Leu o que foi transmitido no site? Sabe o que aconteceu?
 
" então não coloca aqui a noticia sobre a decisão do tribunal em relação ao actual bastonário... tem de assumir as suas preferências, pois o seu lugar esta em xeque"

Este blog não lida com fantasias.
 
"Mas desafio mais uma vez a ir revisitar as suas publicações anteriores a 2011."


Isso desafio eu. O que não foi cumprido?

Repare que ninguém pode afirmar que cumpre determinado objectivo, uma vez que o cumprimento depende sempre do Governo. O que é possível é trabalhar em determinada estratégia rumo a uma objectivo. Isso meu caro, foi tudo feito. O programa foi cumprido.
 
http://observador.pt/2015/10/19/em-2016-400-policias-ja-se-vao-poder-pre-aposentar-aos-55-anos-de-idade/

Todos conseguem melhores condições menos os enfermeiros! 36 horas por semana...pré reforma aos 55 anos ... trabalhar em feriado dá direito a folga ... etc...
 
" então não coloca aqui a noticia sobre a decisão do tribunal em relação ao actual bastonário... tem de assumir as suas preferências, pois o seu lugar esta em xeque"

"Este blog não lida com fantasias."

Fantasia é o que tem andado fazer estes últimos anos com este blogue. não atire areia para os olhos do enfermeiros, tire a sua fantasia e assuma o que quer sem rodeios.
 
Este mandato chegou ao fim normalmente.
 
É normal um mandato chegar ao fim com um conselho deiretivo completamente desmembrado por demissões (ao ponto dos suplentes não chegarem para cobrir as saídas)? é normal dum conselho diretivo sairem 3 candidaturas a bastonário (nos ultimos anos o ambiente devia ser o maximo, era ver quem espetava mais facas enquantos os enfermeiros e a profissão defenhava.
A profissão está hoje muito pior do que à 4 anos menor autonomia, menos capacidade de intervenção nos locais de trabalho, menor remunerações, menores dotações, sem valorização das competências especialisadas, mais desunidos, maior desemprego etc etc...
Por isso o resultado da governação do Germano está visto.
 
"Uma delegação de 3 pessoas da Ordem dos Enfermeiros vai, amanhã, 3 de Fevereiro, lançar o "Projecto Biblioteca Móvel em Português" (...) em Díli, Timor-Leste(...). Com a chegada a este longínquo país asiático com longos laços de ligação com Portugal, os objectivos traçados pela Ordem dos Enfermeiros ficam, assim, concretizados" link.
Só a deslocação da comitiva custa ao "ricos" Enfermeiros portugueses cerca de 11,500 euros (mais 3 bibliotecas móveis de 3000 euros cada!).

Quando aqui, com os nossos mais-do-que-muitos problemas, se esperava o investimento e esforço da Ordem dos Enfermeiros, o dinheiro voa para Timor.
É sem dúvida um projecto louvável, mas... porque é que tem de ser o nosso dinheiro esbanjado. Este tipo de responsabilidade é da incumbência de outras entidades e organizações.
Quando, por terras lusas, o desemprego granjeia exponencialmente, e o sacrifico é um vocábulo do quotidiano, não é de bom tom consumir dinheiro desta forma.
Só no próximo mês, a quota de quase cerca de 1500 Enfermeiros será destinada ao pagamento da referida deslocação..." (DE fevereiro 2011)

Bem, e o que me diz à oferta de carros a associações que têm milhares em subsidios e outras receitas? E ao prémio para Jornalista (miseráveis provavelmente)?
Porque têm os enfermeiros que pagar isso??

 
"Este mandato chegou ao fim normalmente", ou o sr tem problemas de personalidade ou entao existe mais que um a escrever em nome de Dr enfermeiro, pois, todos nós sabemos que este mandato não chegou a fim como previsto.

Mas porque não fala da decisão do tribunal sobre este mandado? fale ou algum de vocês que fale.

Ja agora fiquei elucidado sobre o dinheiro que gasto em viagens... muito bem!!!
 
Colegas enfermeiros muita atenção. Há muita aldrabice na constituição de algumas listas. Dizem que quem lidera é uma pessoa e depois de termos aceite pertencer às mesmas aparece outra liderança. Isto está a acontecer nas listas do Jorge Freitas (da Rita Cavaco) e do Juan Pereira na madeira. Depois a lista da Ana arranja uns elos à força. Pedem-nos para distribuirmos folhetos e já aparecemos no site. Se esta gente trabalha assim como vai ser se forem eleitos. Só fraude e vão-nos enganando até que vamos aos poucos abrindo os olhos. Mas há mais a lista da Rita na Madeira tem uma mulher reformada a mando do governo a governar as coisas por de trás. Mas com mais 25 anos para trabalhar vou ter que assistir estes anos todos a estes jogos que só esfrangalham a minha profissão?
 

NOVIDADE. Na Ordem do Germano quem faz o controlo do exercício profissional são os enf. Diretores.
No estatuto diz outra coisa mas está bem....

"Exmo. Sr. Enf. Diretor

Venho solicitar a colaboração de V. Ex.ª para que possa ser efetuado, no Centro Hospital que dirige, uma medida de controlo do exercício profissional, através da verificação da validade das Cédulas Profissionais, uma vez que estas são o garante dos pressupostos do exercício legal da Profissão.

Certos do acolhimento ao solicitado, encontro-me ao dispor de V. Ex.ª para o que for entendido por conveniente,

Rogério Gonçalves

Enf. Rogério Gonçalves
Presidente
Conselho Jurisdicional

Sede
Av. Almirante Gago Coutinho, n.º 75
1700-028 Lisboa
T:218455230
F:218455259
http://www.ordemenfermeiros.pt/


 
Dotação: foi publicada uma norma única entre as Ordens profissionais (que como sabe, é tão importante que o Ministério da Saúde fez queixa da OE no Ministério Púbico, com o fundamento que a Ordem pretende dominar as questões das dotações)!

Caro DE, esclareça por favor os enfermeiros sobre este assunto, que é da maior importância para a classe, não pode simplesmente ser atirado para o ar. Se o ministério tem esta atitude, algo de muito radical tem de ser feito! E principalmente começar a ser discutido pelas milhentas de gente em campanha eleitoral.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!