sábado, dezembro 12, 2015

Carta Aberta do Candidato a Bastonário, José Carlos Gomes, aos Enfermeiros da Região Autónoma dos Açores.

.
"Caros Colegas 
.
Escrevo-vos estas linhas na qualidade de candidato a Bastonário da OE pelo movimento ENFERMAGEM COM FUTURO - Lista C.
.
Faço-o porque tenho sido confrontado com demasiadas mentiras em relação á minha pessoa e à lista que lidero. Defendo que um candidato a Bastonário deve ter uma atitude de respeito por TODOS os enfermeiros, E isto inclui os outros colegas candidatos. Repudio todas as tentativas de fulanização de um processo eleitoral que deve, em primeiro lugar, primar pelo respeito e elevação entre todos e centrar-se no debate de propostas. Independentemente do resultado das eleições, em Janeiro todos seremos enfermeiros, continuaremos a ter problemas para resolver e teremos de ser capazes de encontrar soluções para eles: TODOS JUNTOS.
.
Se, neste momento, entrarmos por um caminho de mentiras e de difamação, quem vai perder é a enfermagem e os enfermeiros. Ninguém ouviu da minha boca qualquer crítica pessoal aos outros colegas candidatos, pelo contrário. Não podemos querer representar TODOS os enfermeiros e, em campanha entrar em difamação pessoal dos outros. Não é a dividir que atingiremos os nossos objectivos, mas sim a unir
A união nasce no respeito por todos e pelas ideias de cada um. Se é verdade que fiquei satisfeito com as 7 listas candidatas aos órgãos nacionais, já que elas demonstram uma vontade de construção de que nos devemos orgulhar (e que a ENFERMAGEM COM FUTURO muito respeita como a petição pública que lançámos o comprova), também é verdade que fiquei preocupado com a divisão que isso poderia acarretar nos Açores: o número de enfermeiros é reduzido e, demasiadas listas provocaria, certamente, uma limitação do acto democrático de escolha. No limite, cada enfermeiro votaria na sua lista, e a escolha ficaria demasiado cerceada para quem, como eu, defende intransigentemente os valores da democracia, da participação, do diálogo e do consenso. Acresce, como sabem, que um conjunto de colegas optou por apresentar uma lista independente à região. Louvamos a iniciativa, porque reconhecemos as especificidades que a insularidade traz à vida de todos os dias dos enfermeiros açorianos. Por isso, no respeito pelos enfermeiros dos Açores, e pela defesa de um processo livre e esclarecido, optámos por não apresentar lista nos Açores. Porém, integrámos um enfermeiro dos Açores no nosso Conselho Directivo Nacional, porque todos somos enfermeiros, do interior mais profundo do continente à ilha do Corvo.
.
Acusam-me de muita coisa (algumas até anedóticas) mas, caros colegas, se quiserem ter informações fidedignas sobre mim, falem com quem me conhece e comigo trabalhou. E existem enfermeiros nos Açores que vos podem esclarecer com verdade e clareza: esses têm conhecimento de causa, outros apenas uma vontade de enganar... Visitem o nosso site (www.enfermagemcomfuturo.pt), analisem criticamente o meu trajecto na enfermagem de quase 30 anos, a obra que construí fora da OE, as ideias que defendo para o nosso futuro, e tomem a vossa decisão de uma forma esclarecida e consciente.
.
Eu sou o Zé, eu sou Enfermeiro, eu sou ENFERMAGEM COM FUTURO - Lista C. Um abraço atlântico.
.
José Carlos Rodrigues Gomes"

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!