terça-feira, março 22, 2016

A "nova era da Enfermagem" ?

.
"Um momento histórico" - dizem os Técnicos de Ambulância do INEM (ameaçaram com um greve geral, sem cuidados mínimos).
.
Ao que consta, esta quinta-feira, vão ser equiparados a profissionais de saúde e ver a sua carreira concretizada, com um aumento salarial (mais de 7%) e de funções (já podem puncionar, administrar fármacos e intubar?) - ver carreira dos Técnicos de Emergência, aqui.
.
Afinal, o Presidente do Sindicado dos Enfermeiros, Enf. José Azevedo, tem razão! Isto só lá vai com um greve geral, sem cuidados mínimos ou preocupações. É uma questão de força bruta!
.
Entretanto, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses sempre pode aprender como se faz. É uma questão de solicitarem um estágio não remunerado para aprender com os Técnicos. Eles nem precisaram da CGTP!!
.
Por outro lado, à Ordem dos Enfermeiros, que, ao longo destes 18 anos, nunca teve tantos membros estatutários a exercer funções no pré-hospitalar: ao que parece, quinta-feira, a senhora bastonária vai ter o seu momento histórico, ao assistir à consagração de funções de Enfermagem em Técnicos, cujo requisito para admissão à categoria é o 12º ano de escolaridade!
.
Em suma: os Enfermeiros exercem 40 horas semanais (remunerados como 35h), vão ser usurpados, não têm aumento salarial e não têm nova carreira. Deve ser a tal "nova era da Enfermagem" que tanto ouvi durante as eleições para a Ordem dos Enfermeiros!

Comments:
Não duvido que haja vontade na "nova OE" para resolver alguns assuntos de elevada relevância para a Enfermagem.

UMA COISA É CERTA!!!

Enquanto o cancro do SEP (refiro-me aos antigos, atuais e futuros corpos estatutários lá estiverem), a Enfermagem definha a cada dia. Sendo de esquerda como sou, já não consigo ver a merda do PCP e da CGTP à frente. É por estas e por outras que o PCP tem cada vez "mais" votos e sobe nas sondagens.

Guadalupes, Zé Cadaver, etc, desapareçam do mapa.
 
Incha!!
 
pQP profissão cada vez mais na merda, porra onde me fui eu meter
Qinda mais agora ora ser enfermeiro nem é preciso curso superior, fdss
 
Mas como é possível?!!!
Façamos já greve !!!
Devemos é ter cara de otários, só pode!!! Mesmo depois do ministro da saúde, medico, importante de se mencionar, ter-se comprometido em ajudar na evolução da Enfermagem Portuguesa, aquando do empossamento da Enf. Ana Rita cavaco,como Bastonária, vemos a nossa ininterrupta regressão. Apesar dos indicadores, dos países de onde Portugal copia os exemplos, voltarem a enfermagem como cada vez mais indispensável e a assumir mais incumbências, em Portugal constata-se o contrário. Vergonhoso!!!
 
Resumindo: administração de fármacos não é um acto exclusivo dos enfermeiros, intubacao é um acto médico e grande parte dos técnicos do INEM têm algum curso superior e alguns até têm mestrado ou doutoramento
 
FECHEM 90% das Escolas Superiores de Enfermagem e daqui a 20 anos o problema fica resolvido por si só!
 
GREVE POR TEMPO INDETERMINADO ATÉ RESOLUÇÃO... PRECISAMOS DE DESCANSAR DAS + 40H SEMANAIS E DOS BANCOS DE HORAS ILEGAIS HOSPITALARES IMPOSTOS DITATURIALMENTE...
 
Força Enfermeiro Azevedo!
Dê à luz a p*** da super GREVE QUE HA-de ameaçar pra inglês ver até ir prá cova, força!
Força SEP, continuem a armar greves às pinguinhas, PQvosP
 
deixem-se de chorar, quem ganha com isto é a população.
 
Não votaram na Ana Rita???? Eu sempre disse que, a partir do momento que ela defendia um partido (seja ele qual for), o interesse dela era chegar ao poleiro.... Conseguiu! Não são sócios do SEP??? Agora, aguentem-se.... ou tenham tomates para fazermos a greve que o enfermeiro Azevedo tanto fala!
 
Muito boa noite,

Srs Enfermeiros não estou a perceber a vossa revolta!?

Tiram uma licenciatura em que é vocacionada para Hospital, cuidados continuados, e afins (afins este que nao contempla nem 10 minutos de Pré Hospitalar), como e que querem reivindicar algo que nem "competências" têm assim que terminam uma licenciatura que é um "Bébé" diga-se de passagem.

Contentem -se com facto de terem conseguido há uns anos atrás passarem de algo estranho a licenciados.

Como todos os países Civilizados o Doente está em primeiro lugar. Logo os Enfermeiros estão no local para o qual estudaram e que esta no Pré Hospitalar tem formação para o fazer deixem esse vosso sentimento de criança abandonada e façam aquilo que vos compete.
 
choremos por um profissão que morreu há já algum tempo sem que tenhamos dado conta....

choremos por todo o esforço feito nos últimos 20 anos para que fossemos alguém.....


enfim!!! rezemos para que os nossos filhos não queiram esta vida e que quando cairmos numa cama Deus nos proteja!!!

Helena
 
hahahahahaha
 
Toda a gente já reparou que ao longo da História as funções que os enfermeiros tinham, foram a pouco e pouco retiradas a única que vai ficar para a enfermagem é "Limadores de fezes em doentes acamados" que as escolas dizem que é "O cuidar"
 
O problema da enfermagem é o não querer assumir competências diferenciadas, quando se fala nessa hipótese começam a chover criticas...porque não recebem para tal, porque é função médica, porque já têm muito trabalho...só desculpas...mas depois exigem um vencimento maior, mais regalias...acham mesmo que algum dia a enfermagem receberá bem com o atual nível de competências? nunca! Depois é ver várias profissões assumirem competências que os enfermeiros recusam, estando a enfermagem a ficar praticamente com cuidados de higiene, posicionamentos e burocracias, a autonomia cada vez é menor! Pelo andar da carruagem em Portugal deixará de ser necessário uma licenciatura para ser enfermeiro, bastará um curso profissional! Na maioria dos países o Enfermeiro, dito Enfermeiro (licenciado) não tem como preocupação a higiene ou posicionamentos, isso fica para auxiliares de enfermagem (curso profissional de 1 ou 2 anos)...nesses países um licenciado tem de executar procedimentos que exigem formação superior! Os enfermeiros especialistas nesses países têm uma autonomia brutal, onde prescrevem medicação, exames complementares de diagnóstico, etc. Lá está assumiram a responsabilidade e não se esconderam na desculpa das higienes e posicionamentos! Há que decidir se querem continuar a executar tarefas pouco diferenciadas ou assumir de uma vez por todas que são licenciados e que querem executar tarefas diferencias, dignas de um licenciado, mestre, especialista, etc. E para os técnicos de pré hospitalar, não cantem de "galos", porque o vosso suposto aumento de competências só se deve a inércia da enfermagem portuguesa. É sabido que grande parte dos países a base do pré hospitalar são os enfermeiros, por isso a desculpa de que não são formados no pré hospitalar durante o curso é discurso tendencioso, porque os senhores quando vão frequentar o curso de técnicos também não sabem nada de pré hospitalar, são puros leigos no campo da saúde! E a conversa de que muitos técnicos são licenciados e mestres e doutorados é de rir, não vejo qual a melhoria que trás ao socorro pré hospitalar um licenciado, mestre ou doutorado em gestão, economia e por ai se tornar técnico...Se me falarem de licenciados na area da saúde muito bem, mesmo assim falem-me em enfermeiros...
 
"Contentem -se com facto de terem conseguido há uns anos atrás passarem de algo estranho a licenciados." ?????
Desculpe? Deve ser muito ignorante para fazer uma afirmação destas, em que menospreza uma classe profissional. Deve ser daqueles que só qdo precisar, é que vai dar valor... Já vi tantos assim... O seu dia há-de chegar. Depois vai ver quem é a criança abandonada.
 
Sem mais, ficou tudo dito na sua intervenção GMR.
 
È O QUE ACONTECE QUANDO ACTUAIS E ANTERIORES DIRIGENTES DA ORDEM DOS ENFERMEIROS ACEITAM DAR CURSOS E CURSINHOS A TAE'S ATRAVÉS DE EMPRESAS DE FORMAÇÃO DE QUE FAZEM PARTE E PARA AS QUAIS TÊM QUE TER CLIENTES SEJAM ELES QUAIS FOREM.
 
Nunca vi esta revolta por outras competências que se perdem ou perderam. Será porque o amarelo assegura a visibilidade que se procura, ou porque só agora a OE se lembra que é preciso dar emprego a quem sai das fábricas de enfermeiros que foram abrindo sem qualquer critério quanto à previsão de mão de obra futura. Essa era a altura para lutar, mas a garantia de emprego e remuneração convidativa não fazia com que houvesse necessidade de se preocuparem em vir para a rua. A preocupação foi formar mais e mais (quantos destas ultimas OE tiveram cargos lectivos ou directamente relacionados escolas de enfermagem?). E continuam muitos a enveredar por uma profissão julgando vir a ter uma remuneração adequada (a um licenciado), e quando acabam o curso sujeitam-se às regras do mercado, quanto maior a oferta menor o custo.

Para lembrar, é de 2010, certamente agora existirão muitos mais fisioterapeutas e menos enfermeiros nessas funções:
http://doutorenfermeiro.blogspot.pt/2010/02/enfermeiros-de-reabilitacaofisioterapeu.html
 
Os enfermeiros têm de se convencer, de uma vez por todas, que todos os governos estão-se "nas tintas" esta classe profissional. A política que tem vindo a ser seguida de descredibilização, divisão e humilhação de todos os enfermeiros só tem um objetivo - dividir para reinar. De que outra forma é que se pode explicar que uma profissão que tem evoluído de forma significativa nos últimos anos não saia do mesmo marasmo? Aquisição de novas competências - nem pensar, está-se a entrar no campo de atuação médico. Mas para outros com 12º ano, já não há problema em fazer uma formação "novas oportunidades" e ser o maior do pré-hospitalar!
O argumento "os enfermeiros no curso não têm formação sobre pré-hospitalar" é uma pérola! Sinceramente, não me recordo nem me parece que no 12º ano seja dada formação sobre pré-hospitalar, nem que este grau de ensino confira o estatuto de "profissional de saúde", Ah, ok, se a seguir ao 12º eu fizer umas horitas de formação já passo a ser profissional de saúde de pleno direito. Como diria o célebre engenheiro, porreiro pá!!
É que mesmo os médicos que vocês tanto prezam (e cuja Ordem está do lado dos TAE´s com o único objetivo de mais uma vez pisar os enfermeiros) fazem um curso para poderem trabalhar no INEM, à semelhança dos enfermeiros. Curioso é que para estes TAE´S, só os enfermeiros é que não têm conhecimentos sobre pré-hospitalar no final do curso...porque será que os médicos também necessitam de uma formação??
Caros TAE´s, se vocês realmente consideram que necessitam dessas novas competências profissionais, tenho um conselho para vocês. Vejam para além do 12º ano e inscrevam-se no curso de enfermagem. Se este curso é assim tão fácil como afirmam, não duvido que sejam capazes de o terminar com uma menção honrosa.
Para todos os enfermeiros, parece-me que é altura de dizer basta. Basta de exploração profissional, de não progressão, de salários ridículos que penalizam quem trabalha por turnos, de palmadinhas nas costas e dinheiros para os outros. Nós precisamos de trabalho, mas as instituições também não podem funcionar sem nós. Todos unidos, numa greve sem a mariquice dos cuidados minímos, podemos mostrar que temos um papel fundamental e, acima de tudo vital no sistema de saúde.
Até quando vamos esperar?
 
Existe uma transferência de competências de Enfermagem para técnicos com o 12º ano, é verdade!
Mas também é verdade que as competências actuais da Enfermagem ainda são exercidas por muitos Enfermeiros que apenas têm o 4º ou 6º ano de escolaridade, e que obtiveram o bacharel ou licenciatura por via de uma espécie de equivalência! Por isso a escolaridade não é argumento.
Talvez esta seja uma oportunidade de os Enfermeiros perceberem que a sua sobrevivência enquanto classe não se pode continuar a firmar num corpo de competências que permanece genericamente o mesmo desde há 40 anos.
Talvez seja tempo de evoluir para um novo paradigma relativamente aquilo que é o exclusivo e necessário papel do Enfermeiro no século XXI.
 
"Enfermagem ainda são exercidas por muitos Enfermeiros que apenas têm o 4º ou 6º ano de escolaridade, e que obtiveram o bacharel ou licenciatura por via de uma espécie de equivalência! Por isso a escolaridade não é argumento."

o sr com esse argumento deve pensar que esta nos anos 70, nao temos nenhum enfermeiro a exercer com cedelua profissional atualizada que nao tenha habilitacaoo minima que é o bacharel, assim como muitas outras profisssoes, engenheiros... etc...

Falam que estes novos orgaos da ordem que nao fazem nada.....pensem: eles assumiram os cargos apenas 2 meses...esta situacao ja vem alguns anos, onde inclusive os "donos " deste blogue, estiveram na ordem ate este ultimo mandato ja findado, e facil esconder por de tras de palavras, mas verifiquem o que neste blogue se escreveu "contra" a ordem nos ultimos 4 anos. Infelizmente temos pessoas que so pensam em "lugares" em prol de uma carreira...

Para quem afirma que os enfermeiros nao tem formacao no pre hospitalar, que se cale pois temos especialistas, nessa area...

Acreditem que esses TAE, so depende de nos proprios, nem ordem, nem sindicatos, estao descontentes, querem fazer parte da mudança: escrevam aqui quem quer fazer parte da mudanca e criamos um grupo....aguardo feedback...
 
Caro DE, o carissimo não fez nenhum comentario sobre a audição a dignissima bastonária Ana Rita Cavaco na sua audição na comissão saude. Já sei! O sr ficou sem palavras.
Andou lá 4 anos a empalear, rua abaixo, rua acima. viagem para aqui e para ali, mas não fizeram o essencial... até nunca mais....
José Rui
 
Encerrem 95% das Escolas Superiores de Enfermagem... o problema resolve-se por si só.
 
vao
para
o
c...........

Enfermagem morreu! Pro raio que vos parta!
Ameaças de super-greves que não passam disso, ameaças!
pro c....!!!
Onde me vim eu meter, merda de profissão, porra!!!
 
Ao menos vão passar para as 35 horas. Com o anterior governo passariam era para as 45! Não se queixem.
 
Então pá? estás a dormir?
tanta coisa que se está a passar e tu, nada?
Como é que a SRN convoca uma AGR com 2 dias de antecedência e tu não reages??
Estás mol....
 
Parece que há enfermeiros da nova Ordem dos Enfermeiros que têm empresas de formação e que vão lucrar com a formação dos TAE.
Por isso ainda não vi nenhuma reação da senhora bastonária, Ana Rita Cavaco.
Estranho, não??


 
O Presidente do CD da SR Norte tem uma dessas empresas e anda em reuniões dessa empresas em dias de semana durante a manhã. Fica a questão, Está a tempo inteiro na Ordem? se sim qual o horário de trabalho? Não existe conflito de interesses? Conselho Jurisdicional, vamos ao trabalho pois quem tanto defende transparência e ética estes procedimentos são um pouco estranhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!