domingo, março 06, 2016

Estranhos fenómenos.

.
Nos passados dias 4 e 5 de Março decorreram as várias Assembleias nacionais dos Colégios de Especialidade da Ordem dos Enfermeiros. Estes eventos estiveram... desertos!
A Especialidade mais concorrida foi, como sempre, a de Reabilitação - cujo Presidente é o Enf. Belmiro Rocha - com 33 Enfermeiros presentes.
Algumas especialidades tiveram...11 presenças!!
.
Não forneço respostas, mas lanço perguntas:
.
1 - Que conclusão podemos retirar com as Assembleias a baterem recordes de incomparências?
.
2 - Os Enfermeiros (onde estão eles?) revêem-se nesta Ordem?
.
3 - Porque não compareceu a Bastonária à sua própria Assembleia!?
.
4- Apenas dois ex-candidatos ao cargo de Bastonário estiveram presentes: Enf. José Carlos Gomes e o Enf. Alexandre Tomás. Onde estão os outros (Enfs. Sérgio Gomes, Lúcia Leite, etc.)?

Comments:
Pudera... Marcarem uma Assembleia do Colégio da Especialidade de Enfermagem Comunitária a um dia de semana?! Quando, logicamente, se deveria perceber que os membros desta mesa na sua maioria trabalhando em Cuidados de Saúde Primários jamais conseguiriam estar presentes. Vai-se lá saber porquê... E assim vai a (des)Ordem...

 
Alguma coisa se passa!
Eu gostaria de ter ido à assembleia da minha especialidade mas depois das declarações da bastonária quanto mais longe melhor! Não quero que confundam a árvore com a floresta! Não me identifico com esta Ordem nem quero saber dela para nada! Se pudesse desligava-me por completo.
 
Nao tem necessariamente que ver com "esta" Ordem de agora, mas antes com o total desprendimento que os enfermeiros especialistas sentem em relação à sua autonomia, reconhecimento, retribuiçao monetária que nao é feita, pelo facto de que a "carreira" que temos nao contempla especialistas, os temas a discutir são enfadonhos, serem em lisboa, a um dia da semana,...
 
Olha olha fazem reuniões da direção da ordem por skype. é a maneira das decosões serem tomadas pela ritinha pois não se aguenta mais de meia hora no skype. é ver as carinhas , parece que não estão a perceber ou a ver bem.
 
O fenómeno das assembleias vazias da Ordem é o mesmo que explica o esvaziamento deste blog dos seus visitantes: está tudo a cag$%-se para a Enfermagem e para tudo o que se relaciona com ela.
 
nao acho adequado culpar pessoas ou ser simpatizante desta bastonaria ou de outro
 
a enfermagem vale o que vale, o seu conteudo funcional é o que é, os enfermeiros nao sao valorizados porque o cidadao nao o quer valorizar.
 
Tal dinheirito, tal trabalhito!...
Que especialidades?!...
A carreira só tem duas categorias, enfermeiro e enfermeiro principal (não ha nenhum no país). Agora a culpa é da batonária?! Palhaços, esses gajos do SEP (zé guadalupe) que fizeram esta negociata ao serviço do PCP e da CGTP que lá vão... Os sócios do SEP que vão às assembleias...

 
È engracado, quando o sr esteve na ordem,, neste ultimo mandato, nunca se pronunciou a ausencia de membros nos diferentes colegios e assembleias.....

cale-se, e lute por uma enfermagem unida, ajude os enfermeiros, seja elo de uniao entre os membros da classe, ou só lhe interessa ocupar um lugar, que sabe bem o que fez de mal para com os enfermeiros, a bom tempo as coisas vão-se saber...NOS SABEMOS O QUE VOCÊS FIZERAM
 
Ah voces sabem eu também sei quanto vao ganhar na ordem. falaremos disso qualquer dia
 
Nota-se a união da classe ahaha! A bastonária começou bem seria melhor estar calada! Com certeza a classe ganharia mais respeito quer dos cidadãos quer dos políticos.
Concomitantemente ela representa a classe com 90% de abstenção.


 
"Carina Melo tem 30 anos, é enfermeira e está a trabalhar naquele restaurante (McDonald's) desde setembro de 2014. Natural de Vila Real, onde trabalhava na área em que se licenciou, decidiu mudar de cidade e de profissão. Não queria emigrar e sabia que não ia ter evolução na carreira. Quando soube da oportunidade na McDonald’s, concorreu e agora é estagiária de assistente de gerência." - Reportagem Jonal online Observador

Esta é a real enfermagem de hoje. É a real carreira negociada que colocam todos no mesmo lugar sejam especialistas, generalistas, mestrados, licenciados, bachareis, doutorados, 30 anos de experiência, recém formado...tudo a ganhar mil euros, com a excepção do Sr. Enf Diretor e dos subsistentes chefes e supervisores a ganharem muito mais, claro!! Esta é a enfermagem verdadeira. Aquela em que se tem mais hipóteses de progredir na carreira no Mcdonald's do que como enfermeiro! Parabéns a quem destruiu a enfermagem, nomeadamente a antiga carreira - ainda não percebi qual o motivo da sua alteração. O que interessava (aumentar os vencimentos, não aconteceu...apenas umas migalhas aos recém formados, criando profundas e incompreensíveis injustiças aos mais velhos)...o que se lembraram de fazer foi destruir a carreira: os graduados... os especialistas ... até com as chefias acabaram! Já ouvi explicações várias, mas todas me parecem profundamente idiotas! Enquanto isso vamos assistindo a progressões na GNR, na PSP, nos militares, nos médicos Leiam o DR para verem as vagas a abrirem ... na enfermagem a Categoria de Principal é uma piada de mau gosto: 2900 Euros!!!! Significava um salto para quem lá chegasse de quase 200% no actual vencimento. Claro que não há nenhum, nem creio que alguma vez existam, mas a existirem é apenas mais uma injustiça, pois vai tratar-se de uma muito, muito pequena minoria...não se chama progredir na carreira mas salto em altura!
 
Tenho um avô analfabeto que foi cantoneiro principal na Junta De freguesia.
O meu sonho é fazer parte um dia, hipoteticamente, dos eventuais prometidos 10% de enfermeiros principais.

Carreira humilhante, estruturalmente apoiada por quem envergonhou e envergonha a classe!

Talvez os enfermeiros o mereçam ...
 
Fui enfermeira, fiz provas e passei a categoria de enfermeira graduada, estudei, concorri e passei para a categoria de enfermeira especialista, depois vieram uns iluminados e voltei novamente para enfermeira (pelo menos, no meu caso ficou o vencimento...)
 
A carreira de enfermagem em Portugal é hiper mega super motivante, com imensas hipóteses de poderes subir na carreira. Começas na categoria de enfermeiro, depois ganhas experiência, tiras cursos depois uma especialidade, depois um mestrado, depois até um doutoramento e sempre a ganhar experiência e saber acumulado, sempre a subir até à categoria máxima de .... enfermeiro e precisamente com o mesmo vencimento que entraste! YUUUUPIII!

Quem está agora a começar só se for meio louco é que fica por cá!

Por favor alguém que coloque como prioridade das prioridades a valorização da formação e da experiência/competências adquiridas
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!