quarta-feira, março 02, 2016

Sem comentários.



Comments:
BRILHANTE - ALGUÉM QUE CONSEGUE LIGAR OS HOLOFOTES PARA A AENFERMAGEM... HÁ 17 ANOS APAGADOS:

"A bastonária da Ordem dos Enfermeiros já foi ouvida pela Inspeção Geral das Atividades em Saúde (IGAS) por causa das suas declarações à Rádio Renascença. Ana Rita Cavaco voltou a assegurar ter sido mal interpretada no que disse sobre a eutanásia nos hospitais públicos e, ao que parece, preferiu falar sobre outro assunto com a IGAS: denunciou o facto de em vários hospitais o número de enfermeiros estar tão reduzido que a segurança dos doentes fica comprometida. (Há mais para ler sobre a polémica da eutanásia já a seguir, nos nossos Especiais.)"
Fonte: http://observador.pt/2016/03/02/bastonaria-ja-ouvida-na-inspecao-geral-da-saude-denunciou-casos-falta-enfermeiros/
 
Um enfermeiro num serviço com 80 camas

Considerando esta polémica um não-assunto, Ana Rita Cavaco explica que aproveitou a ida à IGAS para expor uma série de situações que recolheu no primeiro mês de mandato.


Fui levar um conjunto de casos de serviços [públicos e privados], de norte a sul do país, em que entendemos que a segurança dos doentes pode estar comprometida porque o número de enfermeiros por turno para o número de doentes nesses serviços, à partida, não cumpre com o número mínimo para garantir a segurança dos doentes”, contou ao Observador Ana Rita Cavaco.

E deu dois exemplos: um serviço de pediatria com um enfermeiro para oito crianças e um serviço de agudos com 80 camas e dois enfermeiros durante o dia e um à noite.

“Temos dúvidas que os rácios estejam a ser cumpridos. Por isso é que nós levámos estes dados à IGAS, porque isto tem de ser investigado. Achamos que o mais sério e correto é que, da mesma forma que se pediu investigação para uma coisa que eu não disse, se abra uma investigação” para perceber se a segurança dos doentes está posta em causa nestes serviços.

A bastonária entregou ainda, diz, dois estudos internacionais. “Um deles diz que se tivermos cinco doentes para um enfermeiro, por cada doente que aumenta para este enfermeiro, temos um aumento da taxa de mortalidade de 7%. E um outro, já deste ano, que diz que por cada seis doentes a mais, para lá desse rácio que é calculado, a taxa de mortalidade aumenta 20%.”
Fonte: http://www.cmjornal.xl.pt/exclusivos/detalhe/descontos_de_ferias_podem_chegar_a_70.html
 
"E deu dois exemplos: um serviço de pediatria com um enfermeiro para oito crianças e um serviço de agudos com 80 camas e dois enfermeiros durante o dia e um à noite."

Só faltava dizer que aos 2 Enfermeiros com 80 camas só lhes restam matar uns quantos doentes com bolus de insulina para corrigir os rácios.
 
olha para o que eu digo e não para o que eu faço....
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!