segunda-feira, agosto 29, 2016

Procrastinação?

.
Há vários tipos de chefias de Enfermagem incompetentes, mas há dois em particular que são por demais evidentes: os que limitam as trocas e os que emanam, sem justificação plausível, os horários no último dia do mês!

Esta última estirpe existe, por exemplo, no Hospital de Santo António, no Porto. Pode, porventura, ser uma inovadora estratégia gestionária que desconheço... porém, as normas de execução de horários são objectivas: deve ser sempre facilitada a vida pessoal dos Enfermeiros.
Enquanto que noutros países se esboçam horários trimestrais ou semestrais, no Santo António, os Enfermeiros nunca sabem quando podem planear uma ida ao Dentista, organizar a vida familiar ou  uma consulta de vigilância das hemorróidas! Alguns Chefes preferem manter o factor surpresa...

Há já quem afirme que o horário de Setembro vai ser lançado em Outubro!

Comments:
Então e os colegas o quefazem?nao estamos num estado de direito? Não sabem defender os seus direitos?? Por amos de Deus.....
 
Culpa dos enfermeiros que deixam que isso aconteça.

Há minimos....há chefes parvos e outros que abusam mas há equipas de enfermagem que tb ficam a ver os navios passar e acham normal que ás 8h do ultimo dia do mapa ainda não saibam o quem vai fazer tarde!!!

Só a gozar!!!
 
São chefes e principalmente enfermeiros diretores dos hospitais e vogais dos ACES que ajudam a criar essas injustiças. Todos recebem horas extras menos os enfermeiros (não são só os médicos que as recebem, nas USF é habitual pagarem os fins de semana e feriados em horas extra a assistentes técnicos e assistentes operacionais). E há muitos serviços que nem ausências totalmente imprevistas pagam horas extra aos enfs. O enf diretor faz cá um figurão... chegam a gabarem-se de não terem nenhumas horas extra nos enfermeiros. Bem, no geral Se calhar até há horas extras a mais (noutros sectores)... o que eu acho é que as regras têm de ser claras e iguais para todos os profissionais.Mas O que é muito estranho é o silêncio ...Medo? Incompetência sindical? Abuso de poder? Um pouco de tudo? Quem tem mais força para defender os enfermeiros é quem detém o poder enfs gestores, sindicatos, ordem ... os enfermeiros estão cada vez mais fracos e pobres para se defenderem.
 
A enfermagem está moribunda. Podemos ter todos culpa, mas há quem tenha mais e há quem tenha bem menos. Foram cometidos erros estratégicos gravíssimos e ninguém os assume. A carreira e os horários é de uma falta de ...
 
No meu serviço há pouco tempo faltou uma secretária de unidade por doença que foi substituída por trabalho extraordinário. Para os enfermeiros só quando não houver nenhum no serviço é que devem equacionar essa hipótese. A minha chefe diz que tem ordem do enfermeiro diretor para não recorrer ao trabalho extraordinário. As leis são iguais para todos?
 
Os enfermeiros têm a mania que querem ser diferentes. Horário de segunda a domingo, 4 semanas, carreira sem categorias ... só perdem. Eu só quero tudo igual aos médicos e até posso receber menos 50%. Como sou especialista e trabalho em exclusividade e vou optar pelas 40 horas - imaginem o aumento que vou ter!
 
Para quando um debate sério sobre a jornada de trabalho dos enfermeiros?

Ainda acreditam na historia da corochinha que a jornada de trabalho tem de ser de segunda a domingo?

Claro que não! Se os medicos trabalham nos hospitais 24h como os enfermeiros e nos mesmos serviços (blocos, urgencias, cuidados intensivos e fazem uma jornada de trabalho de segunda a sexta diurnos e o restos dos turnos (noites, fins de semana e feriados em extra) com direito a mais uma folga remunerada por fazerem estes turnos; e se tem por cada turno que fazem direito a mais 2horas de folga porque raio os enfermeiros que trabalham no mesmo local de trabalho tem uma jornada distinta?

Culpa dos bananas dos sindicalistas que defendem a visao do governo em mamar regalias à custa da exploração dos enfermeiros! Os sindicalistas nem ousam falar e debater isto porque são os verdadeiros culpados!

Foram coniventes e assinaram por baixo! Olha eles caladinhos que nem ratos!

Corja de avéculas que deviam era estar defuntas de vez da enfermagem!
 
Para quando intervenção da Ordem sobre a discriminação que a classe de enfermagem está a viver já que os sindicatos não fazem nada e ate assinam por baixo a jornada de trabalho dos enfermeiros e os bancos de horas?

Para quando a união com todos os sindicatos? Senão conseguem comunicar entre si, que abandonem o seu posto e deiam lugar a pessoas lideres que pensem na enfermagem e não no umbigo do seu sindicato!

Para quando uma medida radical como despedimento colectivo dos enfermeiros do serviço nacional de saide para nao dar lugar à requesição civil?

BAstava um dia declarar isto e era ver o governo assinar por cruz às pretensões justas dos enfermeiros!

E ainda por cima com BE, PCP e PS e o presidente MArcelo que já deram razão aos enfermeiros do que os canalhas e acefalos dos sindicalistas esperam para agir!???

Vão deixar de perder esta oportunidade por andarem a apanhar sol na moleirinha enquanto os desgraçados dos enfermeiros andam a ser explorados!

Ajam e reajam! Chega de brincar as greves com apitos e bombos como se fossem para uma festa no autocarro para o Portugal dos pequeninos!


 
Pk nao lutaram para termos jornada de trabalho identica aos medicos?

Pk pagam horas a 100 por cento extraordinarias a medicos e em suplementos aos enfermeiros?

Pk os medicos tem direito a 2h remuneradas por cada dia de jornada continua ( vulgo turno)?

Pk os medicos tem direito a reduçao de horario semanal com a idade?

Pk os medicos tem direito a uma folga remunerada depois de noite domingo e feriado e esses dias pagos tb 100 por cento em extraordinario?

Ouvem os nossos sindicatos a falar sobre isto?

Ouvem os sindicatos falarem sobre p recente concurso para medicos consultores que da uma atualizaçao de 500 euros?

Ouvem os nossos sindicatos falarem sobre a atualizaçao da carreira medica e no 5 acordo colrctivo de trabalho?

 
Andam a dormir os nossos sindicatos! Ou de ferias vitalicias!
 

Deixem de falar nos médicos que já cheira mal e não leva a nada. Eles estão bem e não temos que acabar com o que está bem.
TEM QUE SE ACABAR É COM O QUE ESTÁ MAL.

De quem é a responsabilidade pela desastrosa, calamitosa e degradante situação dos enfermeiros?
Os sindicatos médicos (e estão no seu direito) defendem e bem os interesses dos seus representados. A título de exemplo não pugnaram por uma carreira só com uma categoria e temos assim diversas categorias na sua carreira
O que tem feito o SEP? Em vez de defender os seus representados tem feito tudo ao contrário contribuindo de forma inegável para a desvalorização dos enfermeiros e da enfermagem. A título de exemplo: Não foi o SEP que quis uma categoria unicategorial? Aqui há alguma coerência pois tratando-se de um sindicato dominado pelo Partido Comunista outra coisa não seria de esperar - todos iguais à boa maneira soviética - embora depois com os habituais privilegiados do regime…


Acabaram com os especialistas enquanto categoria consignada na carreira e com as chefias de carreira, independentes das administrações e o que aconteceu? Passámos a ter chefias nomeadas por afinidades políticas ou outras o que naturalmente condiciona e muito a postura de cada um desses nomeados.

Quanto tempo vai demorar para que os enfermeiros voltem a ter uma carreira que os dignifique?

A todos os que pagam as quotas do SEP e participam nas suas acções (greves, grevesinhas, manifestações, bandeiras, etc
AGORA QUEIXAM-SE???


 
Para aqueles que defendem a ideia de que são os médicos a estragarem a vida aos Enfermeiros, vem este post provar que, pasme-se, afinal os piores inimigos dos enfermeiros são...os próprios Enfermeiros! Irónico não?

Por isso ponham ordem na vossa casa antes de se preocuparem com a casa dos outros.

Declaração de conflito de Interesses: não sou médico
 
Na vida como na lei ha sempre comparaçoes para perceber se ha ou nao discriminaçao. E existe! Por culpa dos xulos dos sindicatos que assinaram uma jornada de trabalho de segunda a domingo!
Cheira mesmo mal estes cadaveres ambulantes guadalupes e afins!

A custa deles e do azevedo a enfermagem està arruinada ao fracasso e a exploraçao.

15 anos de pura imcompetencia à vista comparativamente com o trabalho dos outros sindicatos!
 


TOTALMENTE DE ACORDO

ASSUMAM AS CULPAS PRÓPRIAS
 
Sou enfermeiro e felizmente trabalho num serviço de hospital onde tenho um verdadeiro líder, não um chefe!

O horário é ajustado à vida pessoal de cada colega. Há colegas que preferem fazer tardes e outros que preferem fazer manhãs...

Discutimos nas várias reuniões mensais os problemas do serviço e chegamos quase sempre a consenso. Quando não há consenso, vamos a sorteio.

O horário sai ao dia 15 de cada mês e podemos organizar as nossas vidas.

A minha esposa também é enfermeira e precisamos de organizar as nossas vidas para ir buscar/levar a criança ao infantário.

Como é possível haver colegas que não têm o horário com uma semana de antecedência pelo menos?

Mas também não sei como poderia ajudá-los...

Recorrer ao SEP, ou ao ACT?
 
A legislação da jornada de 2 Segunda a domingo tb se aplica aos médicos, só que eles têm um interpretação diferente da nossa e dos nossos sindicatos. Só se aplica qd os profissionais trabalham 24/24 horas, nomeadamente nos hospitais. Mesmo aí, alegando escassez de recursos recebem horas extraordinárias. Nos centros de saúde é escandaloso que só os enfermeiros não sejam pagos com trabalho extraordinário aos fins de semana e feriados. São funcionários de segunda em relação não só aos médicos, como em relação a assistentes técnicos e operacionais. É algo sem qqr sentido... e faz confusão que enfermeiros pactuem com isto. Na gestão dos ACES tb há enfermeiros! E que fazem os sindicatos? De qqr forma como cidadão que quer uma administração pública eficaz e motivada, devia-se tentar reduzir ao mínimo as horas extraordinárias. Compor o vencimento com horas extra é um velho hábito português. Só que os portugueses não são todos iguais. Uma sugestão para os sindicatos voltem a negociar a carreira com várias categorias com % justas. Se não quiserem pelo menos desçam o enf principal para os 1800 -2000 mas com uma quota de pelo menos 50%. Muito mais justo!!!
 
Chefias de Enfermagem incompetentes...

Na enfermagem tínhamos as chefias por carreira, através de concurso de provas publicas. Estas chefias (enfºs chefes e supervisores) tinham total independência em relação às administrações, independentemente da sua cor política ou outra. Funcionavam, na sua grande maioria, mais como representantes dos enfermeiros junto da administração do que representante da administração junto dos enfermeiros. O seu estatuto permitia-lhes não terem que se subjugar a outros interesses que não os dos enfermeiros.
O SEP, sindicato comunista, acabou com as categorias (suprema igualdade) e com essas chefias para assim poder melhor controlar e assim colocar os seus em tais funções. Criou assim uma só categoria e depois em, comissão de serviço, passámos a ter chefias em comissão de serviço. Obviamente que estes nomeados em comissão de serviço são escolhidos por critérios onde tudo é possível desde o compadrio, cor política, etc, etc. e muito pouco pela competência, até porque sendo competentes muito provavelmente seriam muito incómodos.
Temos assim umas chefias de aviário. Naturalmente que estes chefes de ocasião têm que seguir “a voz do dono” por se o não fizerem lá se vai a comissão de serviço…

Os resultados estão à vista…


 
Há quem defenda que a Enfermagem volte a ser uma profissão vocacional, como as freirinhas. Há algumas décadas existiam em alguns hospitais as camaratas/quartos das Enfermeiras internas (analogia com as empregadas internas) que tinham o seu horário planeado, o não planeado (inclusive iam-lhes bater à porta do quarto quando era necessário arranjar mão-de-obra de última hora) e algumas ainda satisfaziam a volúpia de alguns Srs. Doutores nas horas vagas, algumas delas tendo ascendido chefes de carreira, variando na forma em que essa ascensão fora feita ( de pé, curvada, em decúbito ou de cócoras).

Hoje a porta do quarto é o telemóvel do Enfermeiro que serve para constantemente o convocar para turnos não planeados e o horário à última da hora uma espécie de negação do direito a ter uma vida fora da vocação Enfermeira.


 
Isto so é possivel com conivencia dos enfermeiros! Falta alguem ha sempre alguem disponivel para fazer o turno..e toca a por no banco de horas!

Mas qual a justiça de existirem profissionais ma mesma imstituiçao e no mesmo serviço ganaharem em horas extra e outros em suplementos?

E onde esta a justiça por cada turno que os mwdicos fazem ao fim de semanaa e feriados alem do pagamento em extraordinarias tem direito ainda a uma folga remunerada por cada um desses turnos????...

Porque carga de agua e sapiciencia de asno os sindicalistas assinaram uma jornada de trabalho para os enfermeiros de segunda a domingo e compactuaram com isto? enquanto os medicos e secretarias de unidade apenas de segunda a sexta e turnos noturnos e feriados e fins de semana em extra!!?

Realnente nao importa apenas o salario mas as condiçoes de trabalho!

Os sindicatos estao amimicos cadavericos e sem forças....ja vi mumias paraliticas mais eficientes e ativas!
 
realmente a enfermagem é uma carreira especial de corrida!

Que merda de sindicatos! Vendidos!
 

Não deve haver no panorama sindical portugûes pior sindicato do que o sep.

É pressuposto que um sindicato defenda os seus representados?
O que tem feito o sep na medida em que o mesmo tudo o que tem feito vai no sentido de LIXAR os enfermeiros. Eles estão-se marimbando para os enfermeiros. Interessa-lhe apenas o partido.


De facto, pior é impossível
 
Os Enfermeiros só têm os sindicatos que merecem!
 
Os sindicatos têm a representação que os enfermeiros lhe dão... Só existe o SEP? Não. Ainda que a outra opção (SE) seja pior pois mal se faz ouvir e quando se faz mais valia estar calado... No entanto, fica a questão: sem representatividade sindical que poder negocial teriam os enfermeiros?! Nenhum. E para aqueles que acham que devia ser a Ordem... Não sejam ignorantes.
 
Os enfermeiros que reajam!
Não são escravos dos Diretores e Chefes e afins.
Têm um contrato de trabalho assinado pelas partes, os termos de organização do trabalho estão lá, principalmente a carga horária semanal.
Trabalho extraordinário é o que resulta de AUMENTOS IMPREVISTOS do volume de trabalho - ora o planeado no horário deixa de ser imprevisto, é só consultar o dicionário de língua Portuguesa.
Se deixam que uma das partes abuse sem o consentimento da outra, BURRICE!!!
 
A chefe das consultas externas do Hosp S José,lança o horario frequentemente nas vesperas do inicio do mesmo, alem de alterá-lo frequentemente só com a comunicaçaõ ao elemento em causa. Confrontada, diz que é mesmo assim e quem está mal que se mude. Quem se manifesta é retaliado. E esta?????

 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!